(62)Serviço e Recompensa na Vida Cristã

A vida cristã, pela iniciativa da graça de Deus, no processo de santificação em que estamos, nos leva a uma vida de serviço na obra de Deus. Somos as mãos, os braços e os demais membros do Corpo do Senhor, a Igreja, e através de nossa disponibilidade, ela se torna mais ou menos atuante no mundo, no contexto em que está inserida. A motivação do salvo está na obediência ao que ele manda que sejamos e façamos, como igreja coletiva ou individual; no reconhecimento que temos de seu senhorio sobre tudo e todos, principalmente sobre nós mesmos e tudo que somos e temos; na gratidão que temos pelo que ele é, e tem sido para conosco, todo o tempo; na coerência cristã, já que ele usa muita gente para nos abençoar, nos usa também para abençoar outros, principalmente os não salvos. É certo que há uma recompensa, neste mundo, e na eternidade para os servos mais ou menos atuantes. A Bíblia diz que o Senhor é quem opera em nós, tanto o querer como o efeturar, diz ainda que sem ele nada podemos fazer, assim, os galardões que teremos estará baseado no nível de disponibilidade que nos apresentamos a ele, pois muito ou pouco, grandes ou pequenas obras, ele faz através de nossas vidas, a partir do que temos deixado ao seu dispor, como salvos e servos. Esta recompensa, qualquer que seja ela, será algo de muito valor na eternidade e não nos conceitos humanos e materiais.
.
.
.
Quanto mais consagrado for o salvo, melhor o Senhor opera sua Graça, fazendo-o agradável aos seus propósitos. (2Co.3:5, Sl.37:5, Tt.2:11-14, Hb.13:20-21) (leia 399D)
Ensino Teológico Básico: Somente a Graça de Deus é capaz de nos proteger e nos preparar para a eternidade com o Senhor, segundo seu amor, justiça e santidade. Declaração Bíblica: Sl.23:1-6, Tt.2:11-14, Ef.5:25-27, Hb.13:20-21, Ef.2:0, Fp.2:13, 1Co.12:6, 2Co.3:5, 1Jo.2:20, 27, 3:6-9.
.
.
.
Serviço Espiritual... Requerido por Deus, Ex.23:25, Dt.10:12, Js.24:14, 1Cr.28:9, Sl.2:11, 100:2, 1Co.15:58, Ef.6:7, Hb.12:28. Oferecido a Cristo, Jo.12:26, 1Co.7:22, Ef.6:6, Fp.1:1, Cl.3:24.
Alimento espiritual para os salvos... Pv.9:1-6, Is.25:6, Mt.22:4, Mc.14:22, Lc.14:16, Ap.19:9. Recompensas... Aos ganhardores de almas, Dn.12:3; Aos servos humildes, Mt.10:42; Aos mordomos fiéis, Mt.25:23; Aos benevolentes, Lc.6:35; Aos que fazem o bem, Rm.2:10; A todas as classes, Ef.6:8; Outros, Mt.25:34, Mc.9:41, Jo.4:36, 1Co.3:8, Cl.3:24.
Indiferença no serviço... Nm.32:6, Js.18:3, Jz.5:23, 2Cr.24:5, Nm.3:5, Jr.48:10, Ez.33:31
Negligência do dever... Jz.5:23, 21:8, Ne.3:5, 9:35, Mt.7:26, 25:27, Lc.12:47, Tg.2:14, 4:17.
Coroas espirituais... Incorruptível, 1Co.9:25; De Justiça, 2Tm.4:8; Da vida, Tg.1:12; De glória, 1Pd.5:4; Devem ser guardadas, Ap.3:11; Aos pés de Cristo, Ap.4:10; Outros, Ap.2:10
.
.
JOGRAIS:
.
.
TEXTOS
.

Questões... (1)Lembremos umas 5 maneiras que Deus poderia nos recompensar na eternidade, por nossa disponibilidade para o seu serviço. (2)Se é Deus quem opera em nós tanto o querer como o efetuar, como diz a Bíblia, então como entender a situação de salvos que estão inativos na obra e no Reino do Sehor?  (3)Lembremos 3 situações em que podemos nos apresentar melhor a Deus para que ele nos use no seu serviço dentro e fora da igreja.

Introdução do Tema... Vários irmãos vão se levantando, e cada um faz uma oração-frase nos oferecendo para uma vida de mais seviço e dedicação ao Reino do Senhor.
Leitura Reflexiva Sl.42. Intróito Declarativo: 403D
Abertura do Culto... (Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)... O nosso eterno Senhor Deus, é digno de toda a nossa adoração. Em Sofonias 1:7 e Zacarias 2:13, a Bíblia orienta que diante do Senhor devemos estar calados, em absoluto temor, pelo que ele tem feito sobre toda a terra. O assunto bíblico deste culto é “Vida de Serviço e Recompensa no Reino de Deus” quando meditaremos no serviço que somos levados a prestar pela direção do Espírito que habita em nós, e toda recompensa presente e futura que haveremos de colher pra nosso bem, pra glória do Todo-Poderoso..... NOSSA ORAÇÃO... Nosso Senhor Deus, és digno de toda a nossa adoração. Sejas dignificado em nosso culto. Agora e por toda eternidade. Amém. (cântico diferente das estrofes do hino 419A durante momentos apropriados do culto) hino coral  410A
Cantor Cristão (hinos A): 413 a 426, 428, 429, 430, 431, 432, 433, 434, 445, 446, 447, 449, 469, 499, 500, 507, 511, 513, 517. Hinário para o Culto Cristão (hinos B): 486 a 496, 37, 394, 429, 438, 465, 482, 508, 551. Outros Hinos (hinos C): 375 a 377, 598, 608
Leitura Bíblica HCC. (B): 487, 489, 495. Leituras Coletivizadas (E): 137, 282, 210. Declaração Congregacional (D): 192, 200
Nosso culto a Deus:  339D. Responso Congregacional: Manhã, 349D; Noite, 358D. Declaração Final: 413D. Bênção Final: 363D.
Adicionantes... Calendário da Igreja;   Dias Comemorativos, 396D;   Oração Congregacional, 394D