Livro de Cultos 255 a 259

255A     Cantor Cristão.   QUAL É TEU REFÚGIO
1.Amigo, qual é teu refúgio, e qual teu destino real? Por que trabalhar por tesouros, que tens de deixar afinal?
Oh! cuida do bem da tua alma, que eterna permanecerá, e tem mais valor que este mundo, só Cristo a salvar poderá.

CORO. De nada aproveita este mundo ganhar, se em troca tua alma tu tens de entregar!
Se em troca tua alma tu tens de entregar!

2.Amigo, teu Mestre te chama, com grande paciência e amor, oh! vem aceitar sua graça, oferta do teu Benfeitor.
Medita na cruz do Calvário; oh! pensa no que Ele sofreu! Sim, vem com arrependimento, e aceita essa oferta do céu!

3.Amigo, eis que o tempo se passa, aceita de Deus o perdão; a graça da misericórdia, opera real salvação.
Depressa, depressa decide, despreza este mundo falaz, contente, submisso te entrega, a quem te dá vida de paz.
Tema: Advertência e Insistência do Evangelho
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 71, 255
Letra: Fanny Jane Crosby (1820 1915) (sua história está no hino 15A)
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

255B     HCC.   TRISTE ESTÁS, CANSADO E AFLITO?
1."Triste estás, cansado e aflito, pobre e sem vigor? Vem a mim!"- diz quem me inpira, paz e amor.

2."Quais as marcas que me indicam, seu poder real?" Nos seus pés e mãos e lado, há sinal.

3."Traz coroa de monarca? Vestes de esplendor?" Tem coroa, mas de espinhos, sangue e dor.

4."Quando o vir e, então, seguí-lo, me galardoará?" Choros, lutas e trabalhos, te dará.

5."Se lhe peço que me aceite, vai me recusar?" Nunca! Embora o céu e a terra, vão passar.

6."Se confio na promessa, salvará no fim?" Anjos, santos, o universo, bradam: "Sim!"
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Tonalidade... Fá Menor
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 189, 255
Hino com métrica semelhante ao HCC.  53, 79, 307, 305, 226, 251, 384, 299, 108, 189, 255,

255C     OH.   EU TE LOUVAREI
És Tu única razão da minha adoração. Oh Jesus! És Tu única esperança,
Que me alegro em ter, Oh Jesus! Confiei em Ti fui ajudado, Tua salvação tem me alegrado.
Hoje há vida em meu coração, Com meu canto Te louvarei! Eu Te louvarei, Te glorificarei,
Eu Te louvarei, meu bom Jesus. Em todo tempo Te louvarei, Em todo tempo Te adorarei!
Tema: Vida de Salvação

255E     LC.   FELICIDADE NO LAR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Honramos a Deus pelo casamento, pela felicidade que promove através do matrimônio... Pastor ou Direção... 1 Bem-aventurados todos nós que tememos ao Senhor e andamos nos seus caminhos. Congregação... 2 Pois comeremos do trabalho das nossas mãos; feliz seremos, e tudo nos irá bem. Homens... 3 As nossas mulheres serão como videiras frutíferas, no interior das nossas casas; os nossos filhos como plantas de oliveira, ao redor das nossas mesas.  Salvos... Nós de glorificamos, Senhor Deus, pela certeza que temos de nossa salvação, por Jesus Cristo, mesmo reconhecendo nossos pecados e a nossa indignidade. Mulheres... 4 Eis que assim seremos abençoados como homens que temem ao Senhor. Congregação... 5 O Senhor nos abençoará; veremos a nossa prosperidade como povo de Deus, por todos os dias das nossas vidas, Casados... Somos salvos, filhos de Deus, casados, de casamentos abençoados, somos assim por causa do Senhor e para a glória dele. Convidado... Honramos a Deus pelo casamento, pela felicidade que promove através do matrimônio... Coro... Somos bem aventurados por que tememos ao Senhor e andamos nos seus caminhos. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pelo casamento, pela bênção de vivermos juntos como casal, como família, em tua presença, e sob tua direção eterna. Todos... 6 e veremos os filhos de nossos filhos. A paz seja sobre nós, o povo de Deus. ... Amém
Salmo 128

256A     Cantor Cristão.   INDA HÁ LUGAR
1.Inda há lugar; o régio Salvador, chama ao banquete o pobre pecador!

CORO. Vem, vem; oh! vem! No céu inda há lugar!

2.Eis o convite, escuta a voz de Deus! Oh! vinde a Cristo, vinde para os céus!

3.Ávido vem, e cheio de fervor, ouve o bemvindo de celeste amor.

4.Hoje há lugar, desperta, meu irmão! Pois, quem demora, arrisca a salvação.

5.Bem cedo a porta tem de se fechar, e se dirá então: "Não há lugar."
Tema: Advertência e Insistência do Evangelho
Hino com métrica semelhante ao CC. 256, 476, 498, 506,

256B     HCC.   JESUS QUER ENTRAR HOJE EM TEU CORAÇÃO
1.Jesus quer entrar hoje em teu coração, e para sempre ficar,
pois nada o impede de dar-te perdão, quando o deixares entrar.

CORO.Já muitas vezes à porta esperou, e agora ele volta a bater,
querendo te dar salvação, paz e amor. Queres a Cristo atender?

2.Se abrires a porta do teu coração, e o convidares a entrar,
Jesus te dará seu divino perdão, para contigo habitar.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Tonalidade... Fá Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC. 233, 1, 436, 256, 295, 491, 35, 482,

256C     OH.   O GRANDE AMOR DE DEUS
Vede quão grande amor, Nos tem concedido o Pai. Vede quão grande amor, Nos tem concedido o Pai 
A ponto de sermos Chamados “Filhos de Deus” A ponto de sermos Chamados “Filhos de Deus”
Tema: Vida de Salvação
Cântico baseado em 1João 3:1

256E     LC.   O RECORDA LIBERTAÇÕES
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Adoramos a Deus pela igreja de Jesus, pelo corpo de Cristo que ela é na libertação deste mundo perdido... Pastor ou Direção... 1 2 Gravemente fomos angustiados desde a nossa mocidade, todavia não prevaleceram contra nós os inimigos. Congregação... 3 Os lavradores araram sobre as nossas costas; compridos fizeram os seus sulcos. Homens... 4 O Senhor é justo; ele corta as cordas dos ímpios.  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por sermos considerados por ti, como filhos, teus eleitos, teu povo, tua herança para sempre. Mulheres... 5 Sejam envergonhados e repelidos para trás todos os que nos odeiam como povo de Deus. Pastor ou Direção... 6 Sejam como as ervas dos telhados, que secam antes de florescerem; Congregação... 7 com a qual os segadores não enchem as mãos, nem os regaços o que atam os feixes; Convidado... Adoramos a Deus pela igreja de Jesus, pelo corpo de Cristo que ela é na libertação deste mundo perdido... Mulheres... Estamos na presença de Deus, somos a igreja de Jesus Cristo, somos o corpo atuante do Senhor, somos a igreja proclamadora do Reino de Deus neste mundo condenado. Coro... O Senhor não deixou que os inimigos prevalecessem contra nós. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pela igreja de Jesus Cristo, por sua natureza espiritual, por suas responsabilidades contigo neste mundo de iniqüidades. Todos... 8 nem dizem os que passam: A bênção do Senhor seja sobre vós; nós vos abençoamos em nome do Senhor. ... Amém
Salmo 129

257A     Cantor Cristão.   QUEM É QUE VAI
1.Quem é que vai com Jesus estar, lá no céu? Lá no céu? Quem dessa graça vai desfrutar?
Vais tu? Vou eu? Vais tu? Vou eu? Quem vai provar esse santo amor, longe de toda a tristeza e dor,
junto com Cristo seu Salvador? Vais tu? Vou eu? Vais tu? Vou eu?

2.Logo o cristão vai deixar a cruz lá no céu? Lá no céu? Ter a coroa de glória e luz. Vais tu?
Vou eu? Vais tu? Vou eu? Vai sim, de Cristo o semblante ver, suas palavras ouvir e ter
graça de celestial prazer? Vais tu? Vou eu? Vais tu? Vou eu?

3.Quem vai ainda querer entrar, lá no céu? Lá no céu? Pois se dirá: "Não há mais lugar."
Vais tu? Vou eu? Vais tu? Vou eu? Quem vai parar na miséria atroz, sem mais ouvir a celeste voz?
Vai, por desgraça, qualquer de nós? Vais tu? Vou eu? Vais tu? Vou eu?

4.Quem vai ter parte na adoração, lá no céu? Lá no céu? Que os redimidos a Deus darão?
Vais tu? Vou eu? Vais tu? Vou eu? Quem, com o coro celestial, parte terá no louvor real,
livre de todo o poder do mal? Vais tu? Vou eu? Vais tu? Vou eu?
Tema: Advertência e Insistência do Evangelho
Hino com métrica semelhante ao CC.238, 257, 340,   

257B     HCC.   VENHA, Ó SOFREDOR, VENHA AGORA
1.Venha, ó sofredor, venha agora, ante Jesus, Senhor, já se curvar.
Sua existência aqui ele melhora, seu sofrimento só quer minorar.

2.Ao desolado traz luz e alegrias, graça e esperança tem ele pra dar.
Pois com ternura diz todos os dias: "Venho os meus filhos aqui confortar."

3.Água é Jesus, Senhor. Sendo bebida, traz bem-estar a nós, íntimos seus.
Ele é divina luz, é pão da vida. Venham agora à ceia de Deus.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Tonalidade... Fá Maior
Este hino é rcomposição do CC.336
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 40, 257, 351, 377, 562, 597

257C     OH.   O MILAGRE DA SALVAÇÃO
1.Dos milagres que tivemos, um foi o da salvação. Do inferno retirados, não há mais
condenação. Nada somos que mereça, nada temos que mereça. O perdão nos alcançou,
Cristo Jesus já nos salvou. E pra sempre nos achou, nada nos tira do Senhor.

2.Com a fé que já nos deu, com o Espírito a nos guiar. Nova vida que vivemos, salvação a
proclamar. Salvos, vivos e contentes,  servos e obedientes. O milagre aconteceu,
Cristo Jesus nos convenceu. Tudo já modificou, somos felizes com o Senhor

3.Salvação bem plenamente, desfrutamos desde então. O Senhor nos abençoa e nos dá
sua proteção. Somos todos irmanados, salvos todos bem atados. Contemplando a Graça e a paz,
sob o domínio do Senhor. Exaltamos nosso Deus, pela harmonia do seu amor.
Tema: Vida de Salvação
Hino cantado também com a melodia do CC.27

257E     LC.   DAS PROFUNDEZAS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Exaltamos a Deus pela nossa vida cristã, pelo arrependimento que o Espírito nos leva a desfrutar, pela confissão que nossa alma está sempre a demonstrar, mesmo nas profundezas em que estamos... Pastor ou Direção... 1 Das profundezas clamamos a ti, ó Senhor. Congregação... 2 Senhor, escuta a nossa voz; estejam os teus ouvidos atentos à voz das nossas súplicas. Homens... 3 Se tu, Senhor, observares as nossas iniqüidades, Senhor, quem subsistirá entre nós?  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor, pela salvação que nos deste em teu Filho Jesus Cristo. Por isto, juntos, de cultuamos. Mulheres... 4 Mas contigo está o perdão, para que sejas temido. Congregação... 5 Aguardamos ao Senhor; a nossa alma o aguarda, e espera na sua palavra. Batizados... Somos salvos, somos de Jesus Cristo, já o obedecemos com nosso batismo, em nossa vida cristã temos vivido arrependimento e confissão em todo tempo de nossa existência neste mundo. Pastor ou Direção... 6 A nossa alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper das manhãs, sim, mais do que os guardas pelas manhãs. Congregação... 7 Esperemos no Senhor! pois com o Senhor há benignidade, e com ele há copiosa redenção; Convidado... Exaltamos a Deus pela nossa vida cristã, pelo arrependimento que o Espírito nos leva a desfrutar, pela confissão que nossa alma está sempre a demonstrar, mesmo nas profundezas em que estamos... Coro... Nós clamamos a Deus desde as profundezas. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por nossa vida cristã, pelo arrependimento e pela confissão que fazem parte do nosso lidar contigo. Todos... 8 e ele nos remirá como seu povo de todas as nossas iniqüidades. ... Amém
Salmo 130

258A     Cantor Cristão.   CHORA AGORA
1.Pecador, confessa e chora teus pecados, sem tardar; olha bem que o tempo foge, é perigo demorar.
Louco estás se não te emendas, sabes que te há de julgar; um Deus reto e justiceiro, que te pode condenar.

2.Chora agora as tuas culpas, vai a Deus as confessar; e se não, sem mais remédio, tarde então hás de chorar.
Ah! se a dor aqui te aflige, como então hás de sofrer; no tormento, sem alívio, para sempre a padecer?

3.Com remorso e pranto tarde, tu dirás: "Eu infeliz! Eu perverso e desgraçado! Deus chamou-me e eu não quis."
Ouve a Deus, escuta agora, sim, enquanto a vida der; pois naquele grande dia, justiceiro Ele há de ser.
Tema: Advertência e Insistência do Evangelho
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 32, 44, 49, 66, 68, 69, 75, 96, 100, 107, 132, 133, 138, 155, 165, 167, 221, 229, 258, 264, 265, 279, 312, 315, 358, 406, 408, 459, 496, 553, 558,

258B     HCC.   DECIDINDO PELA SALVAÇÃO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Leitura bíblica em uníssono: At 16.31

258C     OH.   MEU CORAÇÃO
1.Meu coração transborda de amor. Porque meu Deus é o Deus de amor
Minha alma está repleta de paz. Porque Jesus é a minha paz

CORO. Eu canto aleluia! Aleluia! Deus me ama, Aleluia! Cristo Salva, Aleluia! Amém!
Eu canto aleluia! Aleluia! Sou um salvo! Aleluia! Para sempre! Aleluia! Amém!

2.Meu coração só tem alegria. Porque meu Deus quis e me salvou.
Minha alma está muito feliz, Porque em Jesus já me satisfiz.
Tema: Alegria da Vida Cristã

259A     Cantor Cristão.   A ÚLTIMA HORA
1.Ao findar o labor desta vida, quando a morte a teu lado chegar,
que destino há de ter a tua alma? Qual será no futuro teu lar?

CORO. Meu amigo, hoje tu tens a escolha: vida ou morte, qual vais aceitar?
Amanhã pode ser muito tarde, hoje Cristo te quer libertar.

2.Tu procuras a paz neste mundo, em prazeres que passam em vão,
mas, na última hora da vida, eles já não te satisfarão.

3.Por acaso tu riste, ó amigo, quando ouviste falar em Jesus?
Mas é só Ele o único meio, de salvar pela morte na cruz.

4.Tens manchada tua alma e não podes, nunca, ver o semblante de Deus;
só os salvos com corações limpos, poderão ter a bênção dos céus.

5.Se decides deixar teus pecados, e entregar tua vida a Jesus,
trilharás, sim, na última hora, um caminho brilhante de luz.
Tema: Advertência e Insistência do Evangelho
Este hino está recomposto no HCC: 248
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 259, 345, 530, 540, 544
Melodia também cantada no hino C. 102
Letra de João Dieners (1889-1963)
O autor deste comovente convite, João Diener, nasceu em 24 de setembro de 1889, próximo a Moscou na Rússia. Sua família era evangélica, de origem letã. Chegou ao Brasil em agosto de 1897, instalando-se no Estado de São Paulo, onde trabalhou como operário numa fábrica de tecelagem. Este, seu hino mais célebre, foi escrito em 1911, de uma forma inesperada. Henriqueta Rosa Fernandes Braga conta que João Diener estava trabalhando na tecelagem e pensava na mensagem proferida pelo missionário pioneiro batista. A. B. Deter no dia anterior. Seu trabalho tornou-se mecânico, enquanto aflorava em sua mente uma melodia nunca ouvida antes, mas muito clara. Repetiu a melodia várias vezes e, em sua casa, trabalhou a letra que surgira na fábrica. Durante um período de desemprego, Diener foi amparado pelo missionário Deter e sua família e continuava a morar com eles. Ele pediu a Edith, filha de 13 anos do missionário, que lhe auxiliasse ao piano, e na partitura, enquanto ele compunha "voz por voz" a harmonia desta linda melodia. João Diener cantou-a pela primeira vez na Igreja Batista do Alto da Serra, em São Paulo, num culto em que pregou o missionário William Buck Bagby. O Pr. Francisco Cid, missionário da Junta de Missões Mundiais (da Convenção Batista Brasileira) na Argentina, escreve em O Jornal Batista uma história comovente da influência mais dramática deste hino: Certo domingo à tarde, vagueava um homem nas ruas da cidade de São Paulo. Depois de haver bebido durante o dia, se recostou para dormir num dos bancos da Praça Princesa Isabel, a mesma onde fica a primeira Igreja Batista. Passadas algumas horas, ele despertou. Já era noite. De longe lhe vinha aos ouvidos o cântico de um hino! E era seu hino! Lá na Igreja, o pastor havia terminado a pregação e anunciou o hino final do culto. O hino era A Última Hora. Este homem, separado da família e longe de Deus, ainda trôpego e um tanto ébrio, se levantou daquele lugar frio e de abandono e marchou em direção ao templo. Quando entrou, o Pr. Tertuliano Cerqueira se aproximava da porta, e daquele homem desalinhado e com forte cheiro de bebida alcoólica o cumprimentou e disse: "...Que mensagem de Deus tem este hino! " O pastor lhe respondeu: "Eu sei que o compositor foi alguém inspirado por Deus. " Diener lhe disse, então: "Eu escrevi esse hino! " Em seguida, mostrou ao pastor a sua identificação. Depois, o pr. Tertuliano levou Diener à sua casa, ouviu sua comovedora história e a manifestação daquele coração, que naquela noite havia se arrependido. João Diener reconstruiu o seu lar, que estava desfeito, reconciliando-se com sua mulher. Voltou a cantar o seu hino, tornou-se outra vez regente do coro da igreja, e foi fiel ao Senhor até a sua partida, no ano 1963.

259B     HCC.   ESCUTO A VOZ DO BOM JESUS
1.Escuto a voz do bom Jesus: "Segue-me, vem, segue-me. Guiar-te-ei à eterna luz; segue-me, vem, segue-me.
Por ti eu toda a lei cumpri, por ti o amargo fel bebi, por ti a morte já sofri; segue-me, vem, segue-me."

2."Liberto dos pecados teus, Segue-me, vem, segue-me. Levar-te-ei aos altos céus; segue-me, vem, segue-me.
Oh, quantas vezes te chamei, e tu quebraste a minha lei, mas teus pecados perdoei! Segue-me, vem, segue-me."

3."Em mim tu podes descansar; segue-me, vem, segue-me. Vem teus cuidados me entregar; segue-me, vem, segue-me.
Eu sou teu Deus, teu Salvador; eu te amo muito, ó pecador. Oh, deixa todo o teu temor! Segue-me, vem, segue-me."

4.Sim, meu Jesus, te seguirei; seguirei, sim, seguirei. Por ti eu tudo deixarei; deixarei, sim, deixarei.
Sem ti sou fraco e sem valor, sem ti não posso andar, Senhor. Mas cheio, então, do teu vigor, seguirei, sim, seguirei.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Tonalidade... Mi Menor
Este hino é rcomposição do CC.217
Hino com métrica semelhante ao HCC.  98, 319, 200, 569, 259, 467, 177, 546, 198,

259C     OH.   EU ME ALEGRO EM TI
1.A Ti bendirei pra sempre. Em Ti confiarei, Senhor. Eu não terei do que ter medo; Meus pés só na rocha firmarei. Não me abalarei. E do Senhor direi

2.Tu és meu Deus, Protetor. Meu Refúgio. Libertador. Meu Abrigo. Torre Forte. Todo tempo meu socorro vem de Ti.

3.Não há outro a quem eu ame. Tu és tudo que eu desejo; Eu me alegro em Ti. E do Senhor direi:
Tema: Alegria da Vida Cristã