Livro de Cultos 220 a 224

220A     Cantor Cristão.   PERDÃO E SALVAÇÃO
1."Vem, vem a Mim!" o Salvador terno, diz ao que sede tem, que venha, e dessa célica fonte, desfrutará o bem.

CORO. Jesus, o Mestre, vos chama. Quereis a Cristo vir? O seu perdão e salvação, podeis já possuir.

2."Oh! vinde a Mim! Se andais em trabalhos, tereis descanso assim; tomai, pois, sobre vós o meu jugo, sim, aprendei de mim."

3.Jesus, o coração quebrantado, jamais rejeitará; mas, ai de quem não queira aceitá-lo, perdido ficará.

4.Encher-vos quer de bênçãos celestes, o grande Salvador. Podeis ouvir com indiferença, contar tão grande amor?
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Hino com métrica semelhante ao CC. 184, 220, 292, 416, 441,  

220B     HCC.   TEU LIVRO SANTO
1.Teu santo livro, ó grande Deus, em nossas mãos tomamos. Clareia os bons ensinos teus, Senhor, nós te imploramos.

2.O brilho da celeste luz, nos dê inteligência. O livro do Senhor Jesus, leiamos com freqüência.

3.Inspira as nossas orações, Espírito divino, abrindo nossos corações, ao teu bendito ensino.
Tema: Bíblia, Palavra de Deus
Tonalidade... Si Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 21, 29, 87, 163, 220, 420, 429, 471, 518, 585, 589,

220C     OH.   Ó AMAI-VOS UNS AOS OUTROS
1. Ó, amai-vos uns aos outros, Assim como Eu vos amei. Ó, amai-vos uns aos outros, Assim como Eu vos amei.
Aprendei do meu amor, pois eu sou o Salvador. Ó amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei

2. Eu estou no meu Pai, Vós em Mim e Eu em vós. Eu estou no meu Pai, Vós em Mim e Eu em vós.
Meu amor é poder, só comigo irás vencer, Eu estou no meu Pai, vós em Mim e Eu em vós.

3.O amor que eu lhes dou, é amor que devem dar. O amor que eu lhes dou, É o amor que devem dar.
O Espírito em vós, este fruto ele dar. O amor que eu lhes dou, é amor que devem dar.
Tema: A comunhão fraternal na Igreja

220E     LC.   DIGNO DE LOUVOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Damos glórias a Deus pela santa ceia, por ela nos revelar o quanto o Senhor é digno de nosso louvor... 
Pastor ou Direção... 1 Louvemos ao Senhor. Louvemos, servos do Senhor, louvemos o nome do Senhor. 
Congregação... 2 Bendito seja o nome do Senhor, desde agora e para sempre. 
Diáconos... 3 Desde o nascimento do sol até o seu ocaso, há de ser louvado o nome do Senhor. 
Todos... 4 Exaltado está o Senhor acima de todas as nações, e a sua glória acima dos céus.  
Salvos... Nós de glorificamos, Senhor Deus, pela certeza que temos de nossa salvação, por Jesus Cristo, mesmo reconhecendo nossos pecados e a nossa indignidade. 
Congregação... 5 Quem é semelhante ao Senhor nosso Deus, que tem o seu assento nas alturas, 
Pastor ou Direção... 6 que se inclina para ver o que está no céu e na terra? 
Voluntário1... 7 Ele nos levanta do pó, como pobres, e do monturo nos ergue, como necessitados, 
Congregação... 8 para nos fazer sentar com os príncipes, sim, com os nossos  príncipes, nós, seu povo santo. 
Mulheres... Estamos na presença de Deus, somos a igreja de Jesus Cristo, somos o corpo atuante do Senhor, celebramos com toda nossa reverência, a vida e a morte de Jesus, a santa ceia do Senhor. 
Convidado... Damos glórias a Deus pela santa ceia, por ela nos revelar o quanto o Senhor é digno de nosso louvor... 
Coro... Louvamos ao Senhor, nós os seus servos, louvamos o nome do Senhor. 
Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pela santa ceia do Senhor, pelo pão e pelo sangue, pela vinda e pela morte de Jesus. 
Todos... 9 Ele faz com que as mulheres estéreis habitem em família, e sejam alegres mães de filhos. Louvemos ao Senhor. ... Amém
Salmo 113

221A     Cantor Cristão.   CONVITE
1."Vinde todos sem demora", diz o amado Redentor; ele salva, e, mesmo agora, vos convida com amor.

CORO. Seu convite é admirável, vinde a Cristo, o bom Senhor! Seu convite é aceitável, vinde ao vosso Salvador!

2.Ele está vos convidando, para o divinal festim; voz eterna vos chamando: "Pecadores, vinde a Mim!"

3.Aos contritos pecadores, vestes brancas ele dá; aflições, tristezas, dores, lá no céu não haverá.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 32, 44, 49, 66, 68, 69, 75, 96, 100, 107, 132, 133, 138, 155, 165, 167, 221, 229, 258, 264, 265, 279, 312, 315, 358, 406, 408, 459, 496, 553, 558,

221B     HCC.   ENSINA-ME, SENHOR, A TUA PALAVRA!
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Dirigente: Oh! Quanto amo a tua lei! Ela é a minha meditação o dia todo. Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca. 
Homens: Quando considero os meus caminhos, volto os meus pés para os teus testemunhos. Apresso-me sem detença a observar os teus mandamentos. 
Todos: A terra, ó Senhor, está cheia da tua benignidade; ensina-me os teus estatutos. Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está firmada nos céus. 
Mulheres: Pequeno sou e desprezado, mas não me esqueço dos teus preceitos. Tribulação e angústia se apoderaram de mim; mas os teus mandamentos são o meu prazer. 
Todos:Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus estatutos. Nunca me esquecerei dos teus preceitos, pois por eles me tens vivificado. 
Dirigente: Bem sei eu, ó Senhor, que os teus juízos são retos, e que em tua fidelidade me afligiste. Sirva, pois, a tua benignidade para me consolar, segundo a palavra que deste ao teu servo.  
Homens:Bendito és tu, ó Senhor, ensina-me os teus estatutos. Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido as tuas retas ordenanças. 
Mulheres: A minha alma se consome de tristeza; fortaleceme segundo a tua palavra. Desvia de mim o caminho da falsidade, e ensina-me benignamente a tua lei. 
Todos: A tua fidelidade estende-se de geração a geração; tu firmaste a terra, e firme permanece. Conforme a tua ordenança, tudo se mantém até hoje. 
Dirigente: Sou teu servo; dá-me entendimento, para que eu conheça os teus testemunhos. Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo, e ensina-me os teus estatutos. 
Todos: Profiram louvor os meus lábios, pois me ensinas os teus estatutos. Celebre a minha língua a tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos. Que minha alma viva, para que te louve; ajudem-me as tuas ordenanças.
Tema: Bíblia, Palavra de Deus
Leitura bíblica: Sl 119. 97, 103, 59, 60, 64, 89, 141, 143, 68, 93, 75, 76, 12, 7, 28, 29, 90, 91, 125, 135, 171, 172, 175

221C     OH.   SOMOS UM SÓ CORPO
1.Somos um só Corpo, mas muitos membros. Deus colocou-nos, como lhe aprouve. O que nos une, é o amor de Deus.
Cristo é o Cabeça, e nós membros Seus. Cristo é o Cabeça, e nós membros Seus

2.Somos um só Corpo, mas muitos membros. Com diferenças, que nos completam. O que nos une, é o amor de Deus.
Cristo é o Cabeça, e nós membros Seus. Cristo é o Cabeça, e nós membros Seus
Tema: A comunhão fraternal na Igreja

222A     Cantor Cristão.   MANSO E SUAVE
1.Manso e suave Jesus convidando, chama por ti e por mim.
Eis que ele à porta te espera velando, vela por ti e por mim.

CORO. Vem já, vem já! Alma cansada vem já! Manso e suave Jesus convidando, chama: "Ó pecador, vem!"

2.Pois que esperamos? Jesus convidando, convida a ti, sim, e a mim.
Oh! não desprezes mercê que está dando, sim, dando a ti, dando a mim.

3.Correm os dias, as horas se passam, passam por ti e por mim;
transes de morte por fim nos esperam, vêm tanto a ti quanto a mim.

4.Oh! grande amor! que Jesus nos tem dado, tem dado a ti, dado a mim!
Veio salvar-nos do tão vil pecado, veio por ti e por mim.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 183, 222, 272, 430
Melodia também cantada no hino C. 278

222B     HCC.   DEUS ESTÁ PRESENTE
1.Deus está presente. Vamos adorá-lo, reverentes, exaltá-lo. Deus está no templo; quietos,
pois, fiquemos; diante dele nos prostremos. Ao Senhor, com temor, graças hoje damos, hinos entoamos.

2.Deus está presente. Anjos lhe obedecem, sua glória reconhecem. "Santo, santo, santo", eis a
melodia, de anjos cheios de alegria. Ó Jesus, nossa luz, ouve a tua igreja, que te honrar deseja.

3.Faze que sejamos, Deus e Pai amado, povo teu, santificado. Adoremos todos, com
sinceridade, tua glória e majestade. Com fervor, Salvador, hoje te imploramos, teu poder rogamos.
Tema: Convite à adoração no Culto a Deus
Tonalidade... Sol Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC.  14, 45, 195, 207, 222, 310, 392, 475, 507, 563,

222C     OH.   CONDIÇÕES DE DEUS
1.Se o meu povo, Que se chama pelo meu nome. Se converter , se humilhar, E buscar a minha face

2.Eu ouvirei dos céus, E o perdoarei, E restaurarei o seu coração
Tema: A mensagem Salvadora do Evangelho
2Crônicas 7:14, este texto se refere a Israel, os muitos que se diziam povo de Deus, mas que não era convertido, não era, verdadeiramente, povo do Senhor, Rm.9:6-8, 27

222E     LC.   O ÊXODO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Honramos a Deus por nossa garantia de salvação, pela certeza do céu que tens nos dado... 
Pastor ou Direção... 1 Quando saímos do Egito, um povo de língua estranha, 
Congregação... 2 Tornamo-nos o santuário de Deus, e passamos a ser o seu domínio.  
Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por sermos considerados por ti, como filhos, teus eleitos, teu povo, tua herança para sempre. 
Diáconos... 3 O mar vermelho viu isto, e fugiu; o rio Jordão tornou atrás. 
Todos... 4 Os montes saltaram como carneiros, e os outeiros como cordeiros do rebanho. 
Voluntário1... 5 Que tens tu, ó mar, para fugires? e tu, ó Jordão, para tornares atrás? 
Batizados... Somos salvos, somos de Jesus Cristo, já o obedecemos com nosso batismo, da nossa eternidade temos toda garantia da graça de que nada nos separará desta salvação eterna com Deus. 
Congregação... 6 E vós, montes, que saltais como carneiros, e vós outeiros, como cordeiros do rebanho? 
Pastor ou Direção... 7 Treme, ó terra, na presença do Senhor, na presença do nosso Deus, 
Convidado... Honramos a Deus por nossa garantia de salvação, pela certeza do céu que tens nos dado... 
Coro... Quando saímos do mundo, dum povo de língua estranha, tornamo-nos o santuário de Deus. 
Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, certeza de salvação eterna, pela garantia que tens nos dado, pela esperança  e confiança que descansamos em ti. 
Congregação... 8 o qual converteu a rocha em lago de águas, a pederneira em manancial. ... Amém
Salmo 114

223A     Cantor Cristão.   ABRIGO
1.Oh! vinde, vós aflitos, já, a Cristo o Redentor; abrigo certo vos dará, refúgio em seu amor.

CORO. Cristo salva, Cristo salva, salva o pecador. Cristo salva, Cristo salva, salva o pecador.

2.Seu sangue derramou por nós, e assim nos veio abrir, estrada reta que conduz ao céu, o bom porvir.

3.Em Cristo há vida, paz e luz, só nele existe amor, dá tudo, enfim, o bom Jesus, ao pobre pecador.

4.Oh! vinde pois, vinde já, a Cristo vos unir! Perdão Jesus concederá, àquele que o seguir.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 25, 48, 57, 206, 212, 223, 344, 377, 386, 400, 403, 528, 534, 539,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

223B     HCC.   ALEGRES, ADORAI
1.Alegres, adorai, ao Redentor Jesus. Louvor e graças dai, a quem venceu na cruz.

CORO.Em alta voz, ao vosso Deus cantai, ao Pai de amor louvai.

2.O vosso Redentor, sofreu humilhação; na cruz mostrou o amor, que aos homens dá perdão.

Na terra ou céu além, Jesus dominará. E a glória que ele tem, aos crentes mostrará.
Tema: Convite à adoração no Culto a Deus
Tonalidade... Ré Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 124, 223
Hino com métrica semelhante ao HCC.  6, 18, 80, 124, 223, 235,  315, 360, 505, 600,

223C     OH.   SE O MEU POVO
1.Se este povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, me honrar e me buscar.
Se este povo, que se chama pelo meu nome, se converter, dos seus caminhos maus.

CORO.Então eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados, e sararei, sararei a sua terra.
E estarão abetos os meus olhos, e atentos os meus ouvidos, para’a oração que se fizer neste lugar.

2.Qualquer pessoa, que queira ser mesmo meu povo, se humilhar, me horar e me buscar.
Qualquer pessoa, que queira ser mesmo meu povo, se converter, dos seus caminhos maus.
Tema: A mensagem Salvadora do Evangelho
2Crônicas 7:14, este texto se refere a Israel, os muitos que se diziam povo de Deus, mas que não era convertido, não era, verdadeiramente, povo do Senhor, Rm.9:6-8, 27

223E     LC.   O ÊXODO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Adoramos ao Senhor por mais um ano que passou, por estarmos saindo dele com muitas vitórias e indo para um novo ano em sua presença, para a sua glória... 
Pastor ou Direção... 1 Quando saímos do Egito, um povo de língua estranha, 
Congregação... 2 Tornamo-nos o santuário de Deus, e passamos a ser o seu domínio. 
Diáconos... 3 O mar vermelho viu isto, e fugiu; o rio Jordão tornou atrás. 
Salvos... Nós te glorificamos, Senhor, pela salvação que nos deste em teu Filho Jesus Cristo. Por isto, juntos, de cultuamos. 
Todos... 4 Os montes saltaram como carneiros, e os outeiros como cordeiros do rebanho. 
Voluntário1... 5 Que tens tu, ó mar, para fugires? e tu, ó Jordão, para tornares atrás? 
Congregação... 6 E vós, montes, que saltais como carneiros, e vós outeiros, como cordeiros do rebanho? 
Pastor ou Direção... 7 Treme, ó terra, na presença do Senhor, na presença do nosso Deus, 
Casados... Estamos na presença do Senhor Deus, estamos agradecidos a Ele por todo o ano que passou em nossas vidas, estamos agradecidos pela fé, por todo o novo ano que temos a viver. Queremos estar cada vez mais na presença, na bênção e na direção do nosso Senhor. 
Convidado... Adoramos ao Senhor por mais um ano que passou, por estarmos saindo dele com muitas vitórias e indo para um novo ano em sua presença, para a sua glória... Coro... Quando saímos do mundo, dum povo de língua estranha, tornamo-nos o santuário de Deus. 
Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por estarmos aqui nos preparando para um novo ano contigo e para tua glória. 
Congregação... 8 o qual converteu a rocha em lago de águas, a pederneira em manancial. ... Amém
Salmo 114

224A     Cantor Cristão.   UM PASSO SÓ
1.Um passo só pra Cristo! por que mais demorar? Ele oferece agora, a paz e bem-estar.

CORO. Um passo só! Um passo só! Vem ó pecador com arrependimento,
tudo lhe confessando! Um passo só pra Cristo! Oh! vem sem demorar!

2.Um passo só pra Cristo! Das trevas para a luz; para inefável graça, ao lado de Jesus.

3.Um passo só pra Cristo! Oh! vem, decide já! Com terno amor te espera, perdão te outorgará.

4.Um passo só pra Cristo! Oh! deixa todo o mal, as seduções do mundo, e aceita a paz real.

5.Um passo só pra Cristo! Não queiras hesitar; pois corre grande risco, quem mais se demorar.

6.Um passo só pra Cristo! Mui breve a morte vem; como viver sem ele, na eternidade, além?

7.Um passo só pra Cristo! Oh! clama, pecador; "Salva-me, que eu pereço, socorre-me, Senhor!"

CORO. Um passo dou, para o Senhor, para o Salvador, com arrependimento
e nele confiando! O passo dou pra Cristo, sem mais me demorar!
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 191, 224, 289, 300, 390, 457, 465, 549,
Letra: Fanny Jane Crosby (1820 1915) (sua história está no hino 15A)

224B     HCC.   VÓS, CRIATURAS DE DEUS PAI
1.Vós criaturas de Deus Pai, todos erguei a voz, cantai: Aleluia! Aleluia!
Tu, sol dourado a refulgir. Tu, lua em prata a reluzir, oh, louvai-o! Oh, louvai-o!

CORO.Aleluia! Aleluia! Aleluia!

2.Tu, água pura a borbulhar, em melodias vem cantar: Aleluia! Aleluia!
Tu, fogo vivo, aquecedor, infunde em todos novo ardor; oh, louvai-o! Oh, louvai-o!

3.Terra que a todos dás vigor, bem forte entoa o teu louvor: Aleluia! Aleluia!
Frutos e flores, juntos dai, a glória a Deus, Senhor e Pai. Oh, louvai-o! Oh, louvai-o!

4.Filhos e filhas do Senhor, vinde adorá-lo com fervor: Aleluia! Aleluia!
Dai glória ao Filho, glória ao Pai, e ao Santo Espírito louvai! Oh, louvai-o! Oh, louvai-o!
Tema: Convite à adoração no Culto a Deus
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC. 224, 326, 378, 171, 238, 286, 500, 301, 114,

224C     OH.   BEM AVENTURADO O HOMEM
Bem aventurado o homem que não anda, Segundo os conselhos dos ímpios; Nem se detém no caminho dos pecadores,
Nem se assenta na roda dos escarnecedores; Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, E na sua lei medita dia e noite
Pois será como árvore plantada, Junto a ribeiros de águas, A qual dá o seu fruto na estação apropriada,
E cuja as folhas não caem, Tudo o quanto fizer prosperará; A qual dá o seu fruto na estação apropriada,
E cuja as folhas não caem, Tudo o quanto fizer prosperará
Tema: A mensagem Salvadora do Evangelho
Salmo 1