Livro de Cultos 465 a 469

465A     Cantor Cristão.   IGUAL A DANIEL
1.Meu irmão, procura ser, igual a Daniel!  Resoluto em combater, o usurpador cruel!

CORO. Faze como Daniel! Serve o eterno Deus; entre os infiéis, fiel, marcha para os céus!

2.Em coragem singular, leal sê tu ao Rei! Sempre ousado em proclamar, Jesus e sua lei!

3.Fortalece o coração; e deixa a timidez! Muitos males cairão, perante a intrepidez!
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 191, 224, 289, 300, 390, 457, 465, 549,

465B     HCC.   CRER E OBSERVAR
1.Em Jesus confiar, Seu querer observar, é trilhar um caminho de paz.
Satisfeitos, guardar o que ele ordenar, alegria perene nos traz.

CORO.Crer e observar, tudo quanto ordenar; o fiel obedece, ao que Cristo mandar.

2.Ao andarmos com Deus, recebemos dos céus, direção e conforto sem par.
Nem tristeza, nem dor, nem a prova maior, poderão nossa fé abalar.

3.Inefável prazer é Jesus conhecer, e ser crente zeloso e leal.
Sua voz sempre ouvir, suas ordens cumprir, é ter bênção constante e real.

4.Resolutos, Senhor, e com todo fervor, os teu passos queremos seguir,
teus preceitos guardar, o teu nome exaltar, sempre a tua presença sentir.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Tonalidade... Fá Maior
Este hino é rcomposição do CC.301
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 112, 132, 465
Hino com métrica semelhante ao HCC.  10, 112, 132, 230, 293, 460,  465, 492, 596,

465C     OH.   ALMEJO IR PARA CASA
1.Almejo ir pra casa afim de estar com minha mãe; 
Tão boa e carinhosa que me fala com dulçor.
Desejo ouvir’a sua voz afável e gentil, 
Trazendo ao coração real amor.

CORO.Oh, quão feliz serei, lá no meu velho, velho lar, 
E junto’estar de minha mãe querida a cantar,
Oh, quão feliz serei no lar com minha mãe, 
E demonstrar-lhe como devo amar.

2.Eu sei que muitas vezes minha mãe já fiz chorar! 
Causei-lhe sofrimento, dissabores e aflição.
Agora reconheço tudo quanto fez, 
Perdão lhe rogarei de coração.

3.Estando junto a ela bem contente no meu lar! 
Eu hei de ser bondoso para dar-lhe mais prazer;
Amável, obediente, e vê-la mais feliz 
Alegre minha mãe eu quero ver.
Tema: Lar e família cristãos
Hino cantado também com a melodia do CC.85... Ó vinde salvos e entoai louvores a Jesus, 

466A     Cantor Cristão.   LUTAI POR CRISTO
1.Lutai, irmãos, por Cristo - Soldados sois da luz; alçai seu estandarte, lidai por sua cruz!
Vencei os inimigos, as hostes derrotai; oh! sede destemidos, à frente Cristo vai!

CORO. Marchai, ó salvos, soldados de Jesus! Alçai seu estandarte, unidos lutai por sua cruz!

2.Estai bem preparados ao toque do clarim; segui de perto a Cristo até da luta o fim!
As armas empunhando, cobertos de valor, dispostos, bem ousados, marchai, pois, sem temor!

3.Oh! confiai em Cristo, na sua proteção; pois, confiando em outro, só lutareis em vão!
Da santa vestidura de Deus vos revesti; na brecha, no perigo, firmai-vos, resisti!

4.A luta já travada em pouco findará,  e o grito da vitória bem cedo soará;
então a recompensa terá o vencedor, daquele Rei da glória, do forte Redentor.
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 50, 241, 316, 391, 427, 449, 466, 485,

466B     HCC.   CEDO OU TARDE
1.Cedo ou tarde, em dura escolha, todos devem decidir, entre o erro e a verdade, para o mal ou bem seguir.
Falsos cristos, novas causas, recompensa que seduz? Continua o desafio: densa treva ou clara luz!

2.Muitos deram suas vidas, e sofreram por Jesus; um caminho estreito temos ao tomar a nossa cruz.
Passa o tempo e novos rumos, temos sempre de tomar, mas avante e para o alto, temos nós de caminhar.

3.Se a maldade aqui prospera, a verdade é divinal; pode o bem, na dura luta, se abater perante o mal?
E se num futuro incerto, mais intensa a luta for, sendo a Rocha inabalável, Deus nos guarda em seu amor.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Tonalidade... Fá Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 17, 47, 60, 165, 191, 214, 288, 321, 419, 466, 490, 537, 542, 593, 603, 612,

466C     OH.   NOSSA MÃE
1.Nossa mãe é na vida um anjo do céu, Que nos ama e quer nosso bem, 
Neste mundo de dor, este anjo de Deus, nos conforta nos guia ao Salvador..

CORO. Nossa mãe, nossa mãe, obrigado por ser, tudo isto que Deus confiou
Nós amamos você, nós queremos lhe ver, muito alegre nos dando o seu amor

2.Nossa mãe enche o lar com o encanto que tem, que só ela de Deus recebeu
a beleza do lar, o carinho a nos dar, o ensino aos outros respeitar.

3.Neste mundo não há, mais ninguém para ser, como a mãe que o Senhor já nos deu
sabe tudo de nós, o melhor para os seus, nossa mãe é uma dádiva de Deus
Tema: Lar e família cristãos
Hino cantado também com a melodia do CC.296... Oh! tão cego eu andei, e perdido vaguei,

467A     Cantor Cristão.   AVANTE COM ALEGRIA
Eia, avante, sempre alegres, vai conosco o Salvador;
Ele nunca deixará, nunca desamparará, quem confia no seu grande amor!
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Hino com métrica semelhante ao CC. 192,  397, 467, 480, 493,

467B     HCC.   POR ONDE ME CONDUZIR
1."Oh, toma a cruz e segue-me!", Jesus me disse assim; "pra te salvar, na cruz morri; entrega-te hoje a mim".

CORO.Por onde me conduzir, por onde me conduzir, a Cristo, meu Mestre, irei seguir, por onde me conduzir.

2.Bem perto, ao lado de Jesus, desejo aqui seguir, andando sempre em sua luz, por onde me conduzir.

3.Em sombra ou sol, na paz, na dor, a Cristo irei servir; em terra ou mar, seja onde for, por onde me conduzir.

4.Meu ser e meu louvor darei, a quem me quis remir. A Cristo, o Mestre, seguirei, por onde me conduzir.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Tonalidade... Fá Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 177, 467
Hino com métrica semelhante ao HCC.  98, 319, 200, 569, 259, 467, 177, 546, 198,

467C     OH.   GRATIDÃO À MÃE
1.Ao me recordar do meu velho lar, Que saudades vem ao meu coração, E por tudo, enfim, que fizeste’a mim,
Rendo’a ti, ó mãe, minha gratidão, De noite’a orar, por mim a’implorar, Meu berço embalavas com amor,
A tua oração e a linda canção, Traziam conforto na dor, A ti, ó mãe, minha gratidão! A ti, ó mãe, meu amor
Por mim sofreste pesar e dor e por isso te tenho afeição.

2.Ao me recordar do meu velho lar, Que saudades vem ao meu coração, E por tudo, enfim, que fizeste’a mim,
Rendo’a ti, ó mãe, minha gratidão, De berço’a’embalar, pra me’acalentar, Cantavas suave canção,
Não posso esquecer, o grande poder, Da tua singela’oração, A ti, ó mãe, minha gratidão! A ti, ó mãe, meu amor
Por mim sofreste pesar e dor e por isso te tenho afeição.
Tema: Lar e família cristãos
Hino cantado também com a melodia do MV.173

468A     Cantor Cristão.   TESTEMUNHAS
1.Eia, salvos destemidos! Da verdade convencidos, para a luta apercebidos, no combate entrai!
eis que surgem, aleivosos, erros grandes, perniciosos; nestes tempos perigosos, vossa fé mostrai!
O dever vos chama, vosso Deus proclama, a santa lei do Cristo Rei, que vosso ardor reclama.
Confessai, pois, resolutos, fervorosos, incorrutos, e com lábios impolutos: Deus, verdade e fé!

2.Vós, por Cristo libertados, não sejais escravizados! Os direitos alcançados firmes conservai!
Salvação por homens dada, paz fingida, paz comprada, Lei de Deus falsificada, tudo rejeitai!
Lei de Deus não muda. O Senhor ajuda, ao que a cumprir sem desistir, e seu preceito estuda.
Avançai, pois, exultando, sempre em Cristo confiando, vosso testemunho dando: Deus, verdade e fé!
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Hino com métrica semelhante ao CC. 35, 270, 378, 468,

468B     HCC.   ONDE QUER QUE SEJA
1.Onde quer que seja, com Jesus irei, ele é meu bendito Salvador e Rei.
Seja para a luta, a fim de batalhar, seja para o campo, a fim de semear.

CORO.Onde quer, onde quer, que Deus me mandar, perto do meu Salvador, eu quero estar.

2."Onde quer que seja, seguirei Jesus", diz o coração que vive em sua luz.
Perto dele sempre bem seguro vou, onde quer que seja, pois contente estou.

3.Seja, pois, para onde quer que me levar, eu feliz com ele sempre vou estar.
Onde quer que seja, sempre cantarei: "Tu, Senhor, comigo estás; não temerei."
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Tonalidade... Ré Maior
Este hino é rcomposição do CC.299
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 228, 331, 340, 444, 454, 468, 497, 521,

468C     OH.   FIM DE CULTO
1.Neste fim de culto a Deus, imploramos, Que ele venha em nós fazer, sua vontade.
Como salvos em Jesus, como servos do Senhor, Pregadores desta luz, do bom Salvador.

CORO.Que nos leve, para o mundo e nosso lar. Nos prepare, para a Cristo proclamar.
Nossas vidas e amor, o que nos alimentou, Com a Palavra do Senhor, e nos use.

2.Nesta oração final, concordamos, Que este culto divinal, nos conclame.
Obediência e amor, compromisso com o Senhor. Para o mundo em sua dor, refrigério.

3.Nos abraços dos irmãos, o desejo, De manter a união, a igreja.
Que voltemos com ardor, para o culto ao Senhor, Com mais fé e mais amor, sem demoras.
Tema: Saudação e Despedidas cristãs
Hino cantado também com a melodia do CC.385

469A     Cantor Cristão.   CORAJOSOS
1.Um pendão real vos entregou o Rei, a vós, soldados seus; corajosos, pois, de tudo o defendei, marchando para os céus.

CORO. Com valor, sem temor, por Cristo prontos a sofrer, bem alto erguei o seu pendão, firmes sempre até morrer!

2.Eis formados já malignos batalhões, do grande usurpador! Revelai-vos hoje bravos campeões; avante sem temor!

3.Oh! sejamos todos a Jesus leais, e a seu real pendão! Os que na batalha sempre são fiéis, com ele reinarão.
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 436, 469
Livro: Se os Hinos Falassem4

469B     HCC.   SEMPRE SEGUIREI A CRISTO
1.Ao vale calmo irei tranqüilo com Jesus, onde as flores brotam, a levar minha cruz.
Por qualquer lugar eu seguirei meu Salvador, protegido pelo seu eterno amor.

CORO.Sempre, sempre seguirei a Cristo, seja por onde for, eu o seguirei.
Sempre, sempre seguirei a Cristo; seja, pois, por onde for, o seguirei.

2.Ao vale escuro irei tranqüilo com Jesus, onde as tempestades sempre encobrem a luz.
Minha mão na sua, eu prossigo sem temor; com Jesus ao lado eu ando com vigor.

3.Por onde quer que for, Jesus, te seguirei; entoando alegres melodias irei.
Teu caminho em segurança sempre vou trilhar, e, por fim, irei entrar no céu, meu lar.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Tonalidade... Sol Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC. 2, 69, 327, 469, 488, 100, 193, 136,

469C     OH.   BOM SENHOR
1.No fim do culto ao Senhor, agradecidos a cantar. Ele nos trouxe e ajudou, a estar aqui e o adorar.

CORO.Bom Senhor, bom Senhor, tua igreja rende-lhe louvor. Maravilhados a cantar, tua presença a nos falar,
Vem agora abençoar, que em nós tua luz, venha brilhar.

2.Saindo aqui, deste lugar, as nossas vidas, ó Senhor, Sejam tuas bênçãos a fartar, as muitas vidas sem amor.

3.E quando lá, no mundo então, como igreja a espalhar, Em casa, em todo canto além, somos teu povo a pregar.
Tema: Saudação e Despedidas cristãs
Hino cantado também com a melodia do CC.407