Livro de Cultos 460 a 464

460A     Cantor Cristão.   VITÓRIA
1.Eia, avante, salvos, já na guerra entrai; lombos bem cingidos, fortes pelejai!
A Jesus seguindo pela cruz lutai, e seu estandarte hoje desfraldai!

CORO. Eia, avante, salvos, caminhai na luz; A vitória é certa, ganha por Jesus.

2.Grande e forte sempre vos será Jesus; nunca foi vencida sua santa cruz.
E, seguindo a Ele, tudo vencereis, mais que vencedores todos vós sereis!

3.Reis e potestades desfalecerão; reinos deste mundo cedo passarão;
sempre triunfante Cristo marchará; seu bendito reino nunca findará!
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 67, 368, 458, 460

460B     HCC.   CRISTO EM MINHA VIDA
1.Cristo veio ao mundo, pra mudar o meu viver. Cristo em minha vida, santifica meu querer.
Ele deu-me tudo, vindo morrer em meu lugar. Cristo em minha vida, trouxe paz e perdão sem par.

2.Logo vem o dia, quando Jesus irá voltar. Cristo, em sua graça, vai meu ser glorificar.
Deus, o pai das luzes, mostrou ao mundo a solução. Cristo em minha vida, representa salvação.
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Tonalidade... Dó Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC.  10, 112, 132, 230, 293, 460,  465, 492, 596,

460C     OH.   ASPIRAÇÃO
1.Quero andar com Jesus, o meu Mestre, Sua voz quero ouvir em meu lar;
Seus ensinos guardar em minh’ alma, E com ele a familiar guiar.

CORO. É bendito o lar em que vive Jesus, E no mundo expande sua luz...
Que tu vejas, Senhor, nesta aspiração, O desejo do meu lar cristão.

2.Quero ouvi-lo falar bem cedinho, E’à tardinha eu quero escutar.
Quando a noite chegar, de mansinho, Junto a ele eu me quero encontar.

3.Findo o dia, contar suas bênçãos, Seu amor, sua paz, seu perdão.
Reunindo em culto a família, Render graças e adoração.
Tema: Lar e família cristãos
Hino cantado também com a melodia do hino O Jardim de Oração

461A     Cantor Cristão.   FUJAMOS À TENTAÇÃO
1.Sempre combatamos toda tentação, pois infelicita nosso coração;
sempre dominemos toda vil paixão, a Jesus seguindo sempre em união.

CORO. Em Jesus procuremos, força, auxílio e graça; Ele está-nos ouvindo, ele no-los quer dar.

2.Das más companhias não queirais saber; a Jesus não ouvem, querem vos perder.
Sede fervorosos, com bom coração, a Jesus seguindo sempre em união.

3.Cristo galardoa só a quem vencer; ide, pois, avante, nada há que temer.
Oh! volvei pra Cristo, vossa atenção, a Jesus seguindo sempre em união.
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 15, 51, 237, 253, 299, 329, 335, 401, 455, 461, 512, 563,

461B     HCC.   RESPLANDECENDO DIANTE DOS HOMENS"
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Dirigente: Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Congregação: Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Todos: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Leitura bíblica: Mt 5.13-16

461C     OH.   VIDA NO LAR
1.O Pai Celeste, em nosso lar habitas, Sim, dia a dia, em nosso meio estás. 
Tu vês os atos de bondade e bênção, Quando, harmoniosos, temos paz, 
Mas, quando não... ó Deus, Senhor, Por favor, dá perdão!

2.Que nos reunamos para ler a Bíblia. Que agradeçamos tuas provisões, 
E todos, juntos, aprendamos sempre, A ter alegres corações, 
Mas, quando não... ó Deus, Senhor, Por favor, dá perdão!

3.Quando há problemas, que saibamos sempre, Que é disciplina para o nosso bem, 
E cresçam sempre a fé, o amor, e a vida, Em tudo que nos sobrevém. 
Mas, quando não... ó Deus, Senhor, Por favor, dá perdão!

4.Os pais e os filhos dão a ti louvores, Pois tu és puro, justo e bom, Senhor. 
E cada um de nós, pessoalmente, Se entrega a Cristo, o Salvador. 
Mas, quando não... ó Deus, Senhor, Por favor, dá perdão!

5.Assim em tudo nós aprenderemos, Que a solução é sempre ser fiel.  
O lar na terra é bênção inaudita, E prenuncia o lar no céu. 
Sim, lar cristão... ó Deus, Senhor, Tem louvor e oração.
Tema: Lar e família cristãos
Hino cantado também com a melodia do CC.162... Bem de manhã, embora o céu sereno

462A     Cantor Cristão.   UNIDOS
1.Irmãos fiéis, uni-vos já, para trabalhar por nosso Deus, e combater com todo ardor, o rei do mal e os servos seus!

CORO. Unidos vamos já! Pois Deus conosco está, em combater o mal! Vitória nos dará!
Firmados no Senhor, lutemos com ardor, seguindo sempre a Cristo, o forte Redentor.

2.Vitória, pois, com Cristo, o Rei, os seus fiéis alcançarão; em seu poder os guiará!, Avante, pois, em união!

3.Ó Salvador, teu reino aqui, ajuda-nos a promover! Dá-nos fervor e inspiração, pra executar o teu querer!
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 47, 230, 233, 236, 278, 317, 407, 426, 462, 529,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

462B     HCC.   CRISTO ME AMOU E ME LIVROU
1.Eu, perdido pecador, longe do meu Jesus, já me achava sem vigor, a perecer sem luz;
meu estado Cristo viu, e me estendeu a mão, e salvar-me conseguiu, da perdição.

CORO.Cristo me amou e me livrou. O seu imenso amor me transformou.
Por seu poder e seu querer, Cristo, meu Salvador, me libertou.

2.Minha vida, todo o ser, quero lhe consagrar. A seu lado vou viver, o seu amor cantar
e a mensagem transmitir, aos que perdidos são. Vou ao meu Senhor servir, com gratidão.
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Tonalidade... Si Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.046
Hino com métrica semelhante ao HCC.  117, 168, 169, 175, 229, 335, 430, 462, 506, 534, 601,

462C     OH.   MAIS DE CRISTO NO LAR
1.Mais de Cristo no meu lar, Mais do seu amor mostrar, 
Vem, oh, vem, sim, meu Jesus Fazer morada no meu lar!

CORO. Vem, vem, ó Cristo, vem Conosco habitar; 
E do teu puro e santo amor Enche meu lar, meu Salvador.

2.Mais de Cristo no meu lar, Pra família conviver, 
Sempre perto dele andar Sua vontade obedecer.

3.Mais de Cristo no meu lar, para o mundo alcançar
e ser bênção onde for, para servi-Lo com amor
Tema: Lar e família cristãos
Hino cantado também com a melodia do CC.169... Mais de Cristo quero ver, mais do seu amor obter

463A     Cantor Cristão.   TRIUNFO
Eu triunfarei pelo sangue de Jesus; sim, triunfarei pela sua cruz.
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Hino com métrica semelhante ao CC. (114, 507), 396, 463,

463B     HCC.   O MEU CORAÇÃO SOFREDOR
1.O meu coração sofredor, descanso seguro encontrou, seguindo os conselhos de amor, do Pai, que do mal me chamou.

CORO.Cantai, cantai, no templo do nosso Senhor. Cantai, cantai, ao mundo mostrai seu amor.

2.Nos astros que brilham nos céus, da lua no brando clarão, eu leio poemas de Deus, que falam de amor e perdão.

3.No livro bendito encontrei, palavras de amor e de luz, e canto celeste escutei, dos anjos, saudando Jesus.

4.Os males do mundo deixei, por isso me pus a cantar. Com Deus para sempre estarei, irei com Jesus ao seu lar.
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Tonalidade... Lá Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 85, 181, 297, 348, 463

463C     OH.   RECORDAÇÃO DA INFANCIA
1.É doce agora relembrar, os dias infantis. 
Em que a voz de minha mãe, ouvia mui feliz.

CORO CC.25.Filhinho, durma em paz,  
Deus cuida de nós, não chores, mas descansa nEle.
Sua fé, me faz confiar, que o Senhor nunca falhará.

2.Tomando-me nos braços seus, bem junto ao coração. 
Cantava para me’animar, esta  maternal canção.

3.E quando estou em aflição, quando estou com muita dor. 
Pareço ainda ouvir-lhe a voz, a dizer-me com seu amor.
Tema: Lar e família cristãos
Hino cantado também com a melodia do CC.25... Que grande amor excelso amor, que Cristo nos mostrou

464A     Cantor Cristão.   SEMPRE FIÉIS
1.Sempre fiéis, sim, a Ti nós seremos, por tua graça, por teu grande amor!
Sempre fiéis, sim, por ti lutaremos, sob teu pendão, ó Jesus Salvador!

CORO. Sempre fiéis, irmãos! Irmãos, sejamos, sempre fiéis a Cristo Jesus!
Ele por nós prosseguiu 'té à morte,  e libertou-nos, morrendo na cruz!

2.Por ti viver, ó bendito Cordeiro, quem não deseja, se Te conhecer?
Quem que se diga cristão verdadeiro, não se disponha por Ti a sofrer?

3.Mas Salvador, se imperfeitos nós somos, como podemos deixar de cair,
se por ti mesmo guardados não formos? Quem 'té à morte, Te pode seguir?

CORO. Sempre fiéis! Sim, mesmo até a morte! "Sempre fiéis! Tomemos a Cruz!"
Eis a divisa que a nós nos pertence, os libertados por Cristo Jesus!
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 7, 343, 437, 443, 464, 494

464B     HCC.   TESTEMUNHOS DE FÉ
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício (...) dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela, depois de morto, ainda fala. Congregação... 2.Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte (...) pois antes (...) alcançou testemunho de que agradara a Deus. Homens... 3.Pela fé Noé (...) sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família. Mulheres... 4.Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu. Pela fé, até a própria Sara recebeu a virtude de conceber um filho, mesmo fora da idade. Todos... 5.Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas, tendo-as visto e saudado de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Homens... 6.Pela fé Isaque abençoou a Jacó e a Esaú no tocante às coisas futuras. Mulheres... 7.Pela fé José (...) Pela fé Moisés (...) Pela fé Raabe (...) E que mais direi? Pois me faltará o tempo, se eu contar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas; Congregação... 8.os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Pastores... 9.Outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados. Todos... 10.Portanto, nós também, pois que estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual (...) suportou a cruz (...) e está assentado à direita do trono de Deus.
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Leitura bíblica: Hb 11.4, 5, 7, 8, 11, 13, 20, 22, 23, 31- 34, 36, 37; 12.1, 2

464C     OH.   AMOR DE MÃE
CC.1.Neste mundo de dor, desventura, opressor, Quão feliz quem tem mãe, seus conselhos e amor.
Esse’amor sem igual, nunca, nunca nos trai, Carinho do bom Deus, nossa mãe, ai, ai, ai.

CC.2.Quem nos dera gozar, esse’amor que’é divinal, Sem medida sem par, toda vida sem final.
A Desfrutar mui bem, quem a vida nos deu, E nos faz mui feliz, nossa mãe, ai, ai, ai.

CC.3.Nesta vida fugaz, quem tem mãe a atender, Aos conselhos de paz, que nos dá para fazer,
Vossa mãe, sempre amai, não a façais sofrer, Merece’o nosso honrar, vossa mãe, ai, ai, ai

MV.1.Neste mundo de dor, farto de desventura, Quão feliz quem tem mãe, seus conselhos e’amor.
Esse’amor sem igual, nunca, nunca nos trai; Mas tão cedo se vai, nossa mãe, ai, ai, ai.

MV.2.Quem nos dera gozar esse amor e ternura, Sem medica, sem par. Toda vida, sem fim.
Mas bem presto se vai, quem a vida nos deu, E nos deixa a chorar, nossa mãe, ai, ai, ai.

MV.3.Nesta vida fugaz, quem tem mãe bem atenda, Aos conselhos de paz, que nos dá sem cessar;
Vossa mãe sempre amai, não a façais sofrer, Pois bem cedo se vai, essa vida ai, ai, ai.
Tema: Lar e família cristãos
Hino cantado também com a melodia do HCC.235, MV.172