Livro de Cultos 470 a 474

470A     Cantor Cristão.   O COMBATE
1.Cristo vos chama, salvos fiéis, pra obedecerdes o seu querer;
firmes na causa, sim, combater, sempre cumprindo vosso dever.

CORO. Eia avante, dando combate ao pecado, atendendo ao mando do bom Salvador!
Firmes, salvos, sempre fiéis, bem unidos, a vitória é do bom Redentor!

2.Cristo vos chama; dai-lhe atenção! Vinde dispostos, em união,
vossa armadura logo tomai; por sua causa sempre lutai!

3.Logo o conflito terminará; Cristo com glória cedo virá;
salvos, lutai, pois, com santo ardor, por Cristo, o Mestre, Rei vencedor!
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 453, 470
Hino com métrica semelhante ao CC. 34, 77, 250, 251, 282, 453,  470, 525,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

470B     HCC.   O EXEMPLO DE CRISTO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Então foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmane, e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar. E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo. 
Congregação... 2.E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. 
Direção... 3.Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. 
Todos... 4.Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Leitura bíblica: Mt 26.36-42

470C     OH.   AO FIM DA JORNADA
1.Haverá luz nos céus, das moradas de Deus, Quando ao fim, da jornada eu chegar.
E delícias sem par, vou pra sempre gozar, Quando ao fim, da jornada eu chegar.

2.Quando o dia findar deste meu labutar. Com os salvos nos céus hei de entrar!
Um portal se abrirá, Cristo me saudará, Quando ao fim, da jornada eu chegar;
E delícias, sem par, vou pra sempre gozar, Quando ao fim da jornada eu chegar.
Tema: Funeral Cristão
Tonalidade Do

471A     Cantor Cristão.   VITORIOSO
1.Sempre vencendo, mui valoros, Cristo Jesus, o Senhor! Chefe bendito, Chefe glorioso, Em tudo Ele é vencedor.
Ei-lo supremo, guiando, com seu poder e valor! Todos unidos, avante, todos seguindo o Senhor!

CORO. Não é dos fortes a vitória, nem dos que correm melhor! Mas dos fiéis e sinceros, como nos diz o Senhor!

2.Sempre vencendo, mui valoroso, Cristo Jesus, o Senhor! Eis suas hostes inumeráveis, vindo com muito valor!
Cristo que é nosso Monarca, e tem a glória do Pai, sempre nos ama e nos guarda, sempre conosco Ele vai!

3.Sempre vencendo, mui valoroso, Cristo Jesus, o Senhor! Reis e monarcas, príncipes fortes, buscam também seu favor.
E humildemente lhe peço, que me permita lutar, só ao seu lado, invencível, té minha vida findar!
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Hino com métrica semelhante ao CC. 91, 226, 471, 475, 564,   
Letra: Fanny Jane Crosby (1820 1915) (sua história está no hino 15A)
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

471B     HCC.   CRISTO CHAMA
1.Cristo chama nos tumultos, e aflições que nos detêm; dia a dia, em voz suave: "Vem seguir-me, ó crente, vem!"

2.Cristo chama dos cuidados, dos pecados, do amargor, dos enganos, dos desgostos: "Vem mostrar-me mais amor!"

3.Cristo chama na alegria, na tristeza, no labor, no descanso e nos prazeres: "Vem mostrar-me mais amor!"

4.Cristo chama, eis-nos prontos, a seguir-te, ó Salvador; nossas vidas entregamos, ao serviço teu, Senhor.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Tonalidade... Ré Menor
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 21, 29, 87, 163, 220, 420, 429, 471, 518, 585, 589,

471C     OH.   A IGREJA VEIO SE DESPEDIR
1.Nossa igreja veio com alegria e dor, despedir de um irmã(o). Uma bênção que foi entre nós, de Deus, para o nosso coração.

CORO.Esta morte, alegria trás, pois o(a) irmã(o), está com o Senhor.
Esta morte, muita dor nos trás, pois o(a) irmã(o) já nos deixou.

2.Muita gente conheceu o Salvador, através deste(a) irmã(o). Na igreja, no mundo, onde viveu, confirmou a salvação.

3.A família, amigos, todos a perder, o convívio deste(a) irmã(o). Mas no céu está, a nos preceder, a viver seu galardão.
Tema: Funeral Cristão
Hino cantando também com a melodia do CC.436

472A     Cantor Cristão.   FRENTE OUSADA
1.Eia! às armas camaradas! Presto já formai! Destras firmes nas espadas, sem temor marchai!

CORO. Frente ousada aos inimigos; é por nós Jesus! Quer livrar-nos dos perigos, quem morreu na cruz.

2.O combate já ferido, com furor, sem dó! Tropas, tudo jaz sumido, em bulcões de pó.

3.Contra nós a lança, irado, Satanás brandiu, um dos nossos, alcançado, vacilou, caiu!

4.Não ouvis no céu brilhante, toques de clarim? Vem Jesus, vem triunfante! Venceremos, sim!
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 472, 552
Hino com métrica semelhante ao CC. 325, 472, 552

472B     HCC.   TUA VONTADE FAZE, Ó SENHOR
1.Tua vontade faze, ó Senhor! Sou criatura, és Criador.
Molda e refaze todo o meu ser, segundo as normas do teu querer!

2.Tua vontade faze, ó meu Deus! Sonda e corrige os passos meus!
Torna-me santo como tu és; ouve-me a prece, eis-me a teus pés!

3.Tua vontade faze, ó meu Pai! Por ela o crente vive e não cai.
Guia-me a vida com tua luz; poder e graça dá-me em Jesus!

4.Tua vontade, boa e sem par, quero na vida realizar.
Vive, triunfa, domina, enfim! Reina, supremo, meu Deus, em mim! Amém.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC.  9, 63, 99, 109, 140, 277, 324, 366, 426, 434, 472,

472C     OH.   O MONTE DO SENHOR
1.Se meu Senhor quiser que no vale eu vá servir. Ou mesmo na escarpada meu pés vá ferir.
Mas se Jesus vier meus passos conduzir, por ele amparado, a paz vou fruir.

CORO.Subindo às alturas do Monte do Senhor. Minha alma reluz, perante Jesus, em seu louvor..
Embora escureça o horizonte, prosseguirei; com Cristo, às alturas do Monte, subirei.

2.Talvez em meu viver, haja grande provação, ou ande eu entre espinhos, servindo em submissão.
Mas, se com Cristo houver, constante comunhão, os cardos em flor se farão.

3.Talvez a minha cruz seja um peso esmagador. Mas, oh! Que imenso fardo a cruz do Salvador.
Envolto em nova luz, sentindo um novo amor, no Monte Sagrado a cruz vou depor.
Tema: O santo Ministério da Palavra

473A     Cantor Cristão.   FIRME NA FÉ
1.Campeões da peleja sagrada, o clarim chama a luta os fiéis!
Vamos nós nessa arena bendita, conquistar os celeste lauréis!

CORO. Vamos já, com Jesus, arvorando o glorioso pendão!
Contra as trevas lutemos com Deus, sempre juntos do bom Capitão!

2.Sim, a luta do bem é suprema, quando, sob o comando de Deus,
a vitória é completa e segura, porque temos a ajuda dos céus.

3.Se o labor desta causa altaneira, tem espinhos que podem ferir,
é nos céus compensado mil vezes, pela paz do celeste porvir.

4.E se o mundo atear os seus ódios, contra nós, com maldoso desdém,
não importa, isso nunca enfraquece, os heróis da conquista do bem.
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 314, 349, 382, 473, 545

473B     HCC.   SEGUNDO A VONTADE DE DEUS
1.Não é minha vontade, mas é tua; não são meus os caminhos, mas são teus. Que eu comece uma nova caminhada,
pensando segundo a vontade de Deus, pensando segundo a vontade de Deus.

CORO.Não a minha verdade, mas a tua verdade; não a minha vontade, mas a tua vontade;
não os meus descaminhos, mas os caminhos teus. Que eu reflita e proclame aos amigos
e ao mundo, que só vivo segundo a vontade de Deus, que só vivo segundo a vontade de Deus.

2;Seja a tua palavra como a estrela, que brilhou lá na pátria dos judeus, e que eu fale de Cristo a todo o mundo,
agindo segundo a vontade de Deus, agindo segundo a vontade de Deus.

3.Que eu me torne uma bênção permanente, para mim, para os outros, para os meus. Vejam todos assim que sou um crente,
vivendo segundo a vontade de Deus, vivendo segundo a vontade de Deus.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Tonalidade... Ré Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC. 386, 545, 592, 590, 473, 456, 345,

473C     OH.   HINO PELA BAHIA
1.Num país amado, como este nosso, há uma terra bela, tão cheia de dulçor
Onde começou, tudo que sabemos, é a Bahia, bênção do Senhor.

2.Entre as muitas graças, que aqui se viu, os Batistas vieram, viver o seu ardor
Junto com as belezas, deste povo esguio, o evangelho, do bom Salvador.

3.Nós comemoramos, sua independência, esta luta atros, que veio lhe acender
Mas também pregamos, para o bem de todos, Cristo a liberdade, devem conhecer.

4.Glórias nós rendemos, ao Senhor eterno, suas providências, seus gestos de amor.
Para nossa gente, de carinho materno, gente que precisa, do bom Redentor.
Tema: Culto Cívico a Deus
Hino cantando também com a melodia do CC.9

474A     Cantor Cristão.   EIA, AO COMBATE
1.Eia, ao combate! Em vibrações constantes, já, vos chama o toque do clarim a ir!
Na grande luta, Cristo triunfante, sim, terá de contra o rei do mal sair.

CORO. Eia, ao combate, vós, ó salvos, os inimigos destroçar! Em cada dia, o que confia, ao lado de Jesus lutar!
Eia, ao combate, firmes, fortes, e corajosos, avançar! O Onipotente é suficiente, para a vitória nos guiar!

2.Eia, avançar! Unidos todos em Jesus, triunfaremos; Deus conosco está!
E com as armas preparadas pelo Rei, na liça combatamos por Jeová!

3.Eia, avançar! Pois Cristo as trevas vai vencer; não tardará a vir aniquilar
as hostes do maligno e todo o seu poder, e, com seu povo, em paz irá reinar!
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Este hino está recomposto no HCC: 446
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 447, 474
Hino com métrica semelhante ao CC. 204, 447, 450, 474,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

474B     HCC.   SEGUNDO O PROPÓSITO DE DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. 
Todos... 2.Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Leitura bíblica em uníssono: Rm 8.29, 30, 28

474C     OH.   HINO POR TEIXEIRA DE FREITAS
1.Teixeira de Freitas, cidade de amor, de gente bem vinda, de encantos mil
Louvamos a Deus por teu doce calor, que atrai todo o mundo de alma gentil.

CORO. Há prazer, em estar, nesta terra que diz; que o viver, sua paz, faz o mundo feliz
Teixeira de Freitas, minha terra, Senhor, que busque a ti como seu Salvador.

2.Com a linda história, que tem pra contar, famílias juntaram, fizeram nascer
Um pouco de tempo e tudo a florar, aqui é o lugar de tudo acontecer.

3.Pedimos tua bênção, tua proteção, ao jeito amoroso do povo de então
Que mais olhem Cristo, o perdão lá da cruz, deixando os enganos, seguindo tua luz.

4.Os filhos benditos que nascem aqui, prossigam bem firmes, buscando a ti
E com ousadia, promovam até, que nosso torrão seja canto de fé.
Tema: Culto Cívico a Deus
Hino cantando também com a melodia do CC.15