Livro de Cultos 180 a 184

180A     Cantor Cristão.   DESPEDIDA
1.Grande Deus, em paz agora, 
vem, despede-nos, Senhor;
certos de fruir as bênçãos, 
que provêm de teu amor. 
Dá-nos forças, neste mundo de amargor!

2.Graças, graças te rendemos, 
pela tua redenção;
e rogamos, fervorosos, 
tua firme proteção; 
teu Espírito, domine o coração.
Tema: Fim do Culto a Deus
Este hino está recomposto no HCC: 274
Hino com métrica semelhante ao CC. 27, 59, 151, 180, 217, 454, 526, 
Letra: John Fawcett(1740-1817),  (sua história está no hino 379A)

180B     HCC.   JESUS, TEU NOME SATISFAZ
1.Jesus, teu nome satisfaz, 
por todo o mundo leva a paz, 
perfeito amor e vida traz, 
Jesus, Senhor amado.

2.Ao servo teu, ó Salvador, 
ao coração tão sofredor, 
dás tua graça e muito amor, 
Jesus, Senhor amado.

3.Se enfrento forte provação, 
me fortalece a tua mão, 
pois peço ajuda em oração, 
Jesus, Senhor amado.

4.Jesus, teu nome sem igual, 
dá força a todo o que é leal; 
dá paz perfeita, perenal, Jesus, Senhor amado.
Tema: O Nome do Deus-Filho
Tonalidade... Mi Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 180, 285
Hino com métrica semelhante ao HCC. 458, 180, 285, 484,

180C     OH.   NOSSA ESCOLA DOMINICAL
Esta é a nossa escola, 
Escola Dominical, 
esta é a nossa escola, 
uma escola sem igual

Uma escola sem igual, 
que faz bem a toda gente, 
quem não vem a esta escola, 
com certeza está doente

Com certeza está doente, 
ou o culto está trocando, 
essa troca no Domingo, 
do Senhor está lesando

Do Senhor está lesando, 
quem por nada é atrasado, 
deixa de ser uma bênção, 
e ele fica endividado...

Ele fica endividado 
por não saber a lição, 
professor faz a pergunta 
ele diz eu não sei não...

Ele diz eu não sei não, 
professor vai explicar, 
ele senta em seu banco 
e começa a murmurar...

Vamos pois, meus irmãos, 
sempre como bons cristãos, 
melhorarmos nossa escola, 
com amor no coração.
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja

180C2     OH.   FAMÍLIA NA EBD
Neste domingo, vou me aprontar
minha família, eu vou levar
para ir comigo a Escola, 
Escola Dominical.
.
Obedecendo, com gratidão
tod' o domingo, pr' adoração
juntos com outros na igreja
na igreja do Salvador


Prioridade, pra o Senhor

Suas vontades, e o Seu amor
nada é mais importante
que o Dia do Salvador
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja




180D     DC.   CÂNTICO DA ESTRELA DA MANHÃ (poesia de Gióia Jr.)
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Eu vi o menino, estrelas irmãs, 
estava dormindo. 
Ai! Ele era lindo e tão pequenino. 
Eu vi como quis, estrelas irmãs. 
Ai! Ele sorria e a meiga Maria era tão feliz... 
Ensinei a rota, estrelas irmãs, 
aos Magos contentes 
trazendo presentes de plaga remota! 
Os que apascentavam, estrelas irmãs, 
viram, delirantes, meus olhos brilhantes 
que não se apagavam... 
Vede minha luz, estrelas irmãs. 
A minha vontade 
é que a humanidade possa ver Jesus! 

(TODOS) Eu vi o menino, estrelas irmãs, 
estava dormindo. 
Ai! Ele era lindo e tão pequenino... 
Amém.

180E     LC.   APELO PARA A JUSTIÇA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Honramos ao Senhor 
pela igreja de Cristo, 
por sua responsabilidade social, 
por seu compromisso com a verdade 
ao bem do próximo 
que ele nos tem dado... 

Pastor ou Direção... 1 ó Senhor, 
Deus da justiça, ó Deus da justiça, 
resplandece! 

Congregação... 2 Exalta-te, 
ó juiz da terra! 
dá aos orgulhosos o que merecem. 

Homens... 3 Até quando os ímpios, 
Senhor, até quando eles exultarão? 

Mulheres... 4 Até quando falarão, 
dizendo coisas arrogantes, 
e se gloriarão 
todos os que praticam a iniqüidade? 

Todos... 5 Nos esmagam, 
teu povo, ó Senhor, 
e afligem a nós, tua herança. 

Congregação... 6 Matam nossas viúvas 
e nossos estrangeiros, 
e tiram a vida dos nossos órfãos. 

Pastor ou Direção... 7 E dizem: 
O Senhor não vê; 
o Deus dos salvos não o percebe. 

Mulheres... Estamos na presença de Deus, 
somos a igreja de Jesus Cristo, 
somos o corpo atuante do Senhor, 
temos responsabilidade social 
como testemunho de nossa fé. 

Convidado... Honramos ao Senhor 
pela igreja de Cristo, 
por sua responsabilidade social, 
por seu compromisso com a verdade 
ao bem do próximo que ele nos tem dado... 

Coro... O Senhor é Deus de justiça, 
ele resplandece para sempre. 

Homens... 8 Atendei, ó néscios, 
dentre o povo; 
e vós, insensatos, 
quando haveis de ser sábios? 

Salvos... Nós de glorificamos, 
Senhor Deus, 
pela certeza que temos de nossa salvação, 
por Jesus Cristo, 
mesmo reconhecendo nossos pecados 
e a nossa indignidade. 

Mulheres... 9 Aquele que fez ouvido, 
não ouvirá? 
ou aquele que formou o olho, não verá? 

Diáconos... 10 Porventura 
aquele que disciplina as nações, 
não corrigirá? 
Aquele que instrui os homens no conhecimento, 

Congregação... 11 o Senhor, 
conhece os pensamentos dos homens, 
que são vaidade. 

Homens... 12 Bem-aventurado somos, 
os homens a quem tu repreendes, 
ó Senhor, e nós, 
a quem ensinas a tua palavra, 

Mulheres... 13 para nos dares descanso 
dos dias da adversidade, 
até que se abra uma cova para os ímpios. 

Todos... 14 Pois o Senhor 
não nos rejeitará, seu povo, 
nem desamparará a nós, sua herança. 

Convidado... Honramos ao Senhor 
pela igreja de Cristo, 
por sua responsabilidade social, 
por seu compromisso com a verdade 
ao bem do próximo que ele nos tem dado... 

Coro... O Senhor é Deus de justiça, 
ele resplandece para sempre. 

Congregação... 15 Mas o juízo 
voltará a ser feito com justiça, 
e hão de ser seguido por todos nós,  
os retos de coração. 

Pastor ou Direção... 16 Quem se levantará por nós contra os malfeitores? 
quem se porá ao nosso lado 
contra os que praticam a iniqüidade? 

Homens... 17 Se o Senhor 
não tivesse sido o nosso auxílio, 
já a nossa alma estaria habitando 
no lugar do silêncio. 

Salvos... Nós te glorificamos, 
Senhor Deus, 
por sermos considerados por ti, 
como filhos, teus eleitos, teu povo, 
tua herança para sempre. 

Mulheres... 18 Quando dissemos: 
O nosso pé resvala; 
a tua benignidade, Senhor, nos susteve. 

Voluntário1... 19 Quando os cuidados 
do nosso coração se multiplicam, 
as tuas consolações recreiam a nossa alma. 

Voluntário2... 20 Pode acaso 
associar-se contigo o trono de iniqüidade, 
que forja o mal 
tendo a tua palavra por pretexto? 

Diáconos... 21 Acorrem em cardume 
contra as vidas dos justos, 
e condenam o sangue inocente. 

Congregação... 22 Mas o Senhor 
tem sido o nosso alto retiro, 
e rocha do nosso refúgio. 

Convidado... Honramos ao Senhor 
pela igreja de Cristo, 
por sua responsabilidade social, 
por seu compromisso com a verdade 
ao bem do próximo que ele nos tem dado... 

Coro... O Senhor é Deus de justiça, 
ele resplandece para sempre. 

Mulheres... Estamos 
na presença de Deus, 
somos a igreja de Jesus Cristo, 
somos o corpo atuante do Senhor, 
temos responsabilidade social 
como testemunho de nossa fé. 

Pastor ou Direção... Rendemos 
graças a ti, Senhor Deus, 
pela igreja de Jesus Cristo, 
pela responsabilidade social 
que tens entregue a ela 
em seus testemunho neste mundo. 

Todos... 23 Ele fará recair sobre eles 
a sua própria iniquidade, 
e os destruirá na sua própria malícia; 
o Senhor nosso Deus os destruirá. ... 
Amém
Salmo 094

181A     Cantor Cristão.   BÊNÇÃO
A graça de nosso Senhor, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo, conosco seja. Amém! Amém!
Tema: Fim do Culto a Deus

181B     HCC.   JESUS ME GUIA
1.Jesus me guia. Que prazer! 
Palavras de consolação! 
Por onde for, no meu viver, 
me guia sempre a sua mão.

CORO.Jesus me guia. Que prazer! 
É sua mão que me conduz. 
Em cada passo do viver, 
quem me dirige é meu Jesus.

2.Nas horas tristes de aflição, 
que a vida sempre a todos dá, 
ou quando alegre o coração, 
o meu Jesus me guiará.

3.Ajuda-me a não murmurar, 
qualquer que seja a condição. 
Contente vou, me guiarás, 
por tua mui bondosa mão.

4.E, quando a morte a mim vier, 
e a minha vida aqui ceifar, 
por ti guardado, meu Senhor,  
contigo irei então morar.
Tema: Jesus é nosso Pastor e Guia
Tonalidade... Ré Maior
Este hino é rcomposição do CC.359
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 85, 181, 297, 348, 463

181C     OH.   ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
1.Prontamente às armas nós vamos chegar, 
E’a bandeira santa já vai desfraldar.
Pela honra’e glória dele batalhar, 
Queremos estudar.

CORO.Louvor daremos’a Deus, 
Louvor daremos a Deus. 
Estudando a Bíblia, Palavra dos céus. 
Queremos estudar.

2.Sim, na EBD, nós queremos estar, 
Para’as armas saber na luta usar
E depois no mundo poder batalhar, 
Queremos estudar.

3.Alegri’eterna segue’a luta’qui, 
Nossas mágoas nunca chegarão ali;
Em Sião há gozo pra mim e pra ti, 
Queremos estudar.

4.Sempre’unidos com o povo de Jesus, 
Pela fé andemos na divina luz
A coroa vem depois da’marga cruz, 
Queremos estudar.
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja
Hino cantado também com a melodia do CC.201

181D     DC.   PADECESTE POR NÓS (poesia de Gióia Jr.)
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Qual ovelha, Senhor, qual ovelhinha mansa, 
padeceste por nós sem ódio, sem vingança, 
sem um gesto sequer e sem um pensamento 
que mostrasse impiedade o arrependimento. 

(TODOS) Padeceste, Senhor, 
vitupério e desdouro e, 
Cordeiro de Deus... 

subiste ao matadouro, onde sofreste, ó Pai, 
escárnio, provações e as dores mais cruéis, 
ao lado de ladrões. 
Suportaste, Jesus, todo o nosso pecado 
e foste perseguido e foste desprezado. 
Como os homens são maus 
e como são mesquinhos! 
Tua fronte sangrou coroada de espinhos, 
sangraram tuas mãos, enfim, 
teu corpo enxangue 
era todo uma chaga afogada de sangue. 
Poderias ter feito um prodígio, um milagre, 
quando tiveste sede e te deram vinagre. 
Não quiseste, Senhor! 
Suportaste fiel a vontade do Pai, 
o cálice de fel. 

(TODOS) Qual ovelha 
enfrentaste o cutelo do algoz e, 
nos braços da cruz, 
padeceste por nós... 
Amém.

182A     Cantor Cristão.   DESPEDIDA DO CULTO
1.Despede-nos, ó bom Jesus, 
no fim do teu serviço aqui; 
guiar-nos venha a tua luz, 
pra que sirvamos só a ti.

CORO. Despede-nos, ó Salvador! 
Despede-nos em teu amor; 
permite que nós outra vez, 
nos ajuntemos, ó Senhor.

2.Protege-nos, ó bom Jesus, 
e não nos largue a tua mão! 
O teu amor só nos induz, 
a te louvar de coração.

3.Pai nosso, tu, que estás nos céus, 
aqui, abençoar-nos vem; 
ó tu, Espírito de Deus, 
dá-nos inspiração também.
Tema: Fim do Culto a Deus
Cantado com a melodia do CC. 134, 182
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 22, 58, 87, 125, 128, 134, 182, 232, 297, 341, 353, 359, 424, 490, 492, 501, 503,

182B     HCC.   DIA A DIA
1.Dia a dia passam-se os instantes, 
e o meu Deus me ampara em meu viver; 
pondo nele a minha fé constante, 
nada temo, nada vou temer. 
É meu Pai, de coração bondoso, 
que me supre tudo em seu amor. 
Viva alegre ou em sofrer penoso, 
dá-me paz e alento o meu Senhor.

2.Cada dia Deus está bem perto, 
e conselhos dele posso ter. 
Segurança e auxílio em tempo certo, 
me concede pelo seu poder. 
Com carinho Deus protege e guia, 
qual zeloso pai,os filhos seus. 
“Forças te darei a cada dia”, 
- é promessa que ele mesmo deu.

3.Quero, ó Deus, em cada sofrimento, 
confiar em teu cuidado e amor. 
Que com fé eu permaneça atento, 
às promessas tuas, Redentor! 
E que eu possa, em lutas, dores, trevas, 
aceitar das tuas mãos, ó Deus, 
um a um os dias que me entregas, 
nesta minha vida rumo ao céu.
Tema: Jesus é nosso Pastor e Guia
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC. 182, 244, 399, 379, 371, 549, 280,

182C     OH.   QUERO APRENDER NA EBD
1.Quero ser uma bênção, 
quero melhor servir, 
Estar pronto à obra de Deus para’agir
Quero dedicar-me, junto’a meus irmãos. 
Na’Escola bendita, com meu coração.

2.Quero mais aprender, 
da Bíblia, do’amor, 
Da vontade santa, de Deus, o Senhor
Todo o meu tempo, talentos e dons, 
Dedicados firmes, ao meu Salvador.

3.Quero ser responsável 
no que dedicar, 
Dar-lhe primazia, com todo’amor
Fazer cõ’alegria, o que’ele mandar, 
Estudar’a Palavra do bom Salvador
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja
Hino cantado também com a melodia do CC.176

182D     DC.   VEM JESUS SALVADOR! (poesia de Gióia Jr.)
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Vem, Jesus Salvador, 
Filho de Deus, Cordeiro; 
que banhaste de sangue o pesado madeiro; 
derrama sobre mim, nesta hora que passa, 
o bálsamo eficaz da tua excelsa graça; 
abençoa, Jesus, com tuas mãos feridas, 
os nossos corações 
e as nossas pobres vidas; 
torna plena de luz esta hora vazia, 
esta noite pesada, atribulada e fria... 

(TODOS) Vem, Jesus Salvador, 
pois só de ti dimana, 
o poder que consola 
a triste raça humana... 

Fala de novo, ó Pai, com palavras suaves, 
dos peixes e dos pães, 
das flores e das aves. 
Que doce e puro mel, que bendita colméia: 
o Sermão da Montanha e o céu da Galiléia! 
Senhor, o mundo jaz à beira de um abismo, 
de guerras e de horror e de materialismo; 
precisamos de um guia, 
estamos sem pastor. 

(TODOS) Vem Jesus Salvador! 
Vem Jesus Salvador.... 
Amém.

183A     Cantor Cristão.   A LUZ DO MUNDO
1.Pra todo perdido nas trevas do mal, 
Jesus é a luz do mundo!
Do sol no esplendor não encontra rival; 
Jesus é a luz do mundo!

CORO. Vem para a luz, pois brilha por ti; 
dentro do peito, alegre, a senti;
vendo-a, do mal a Deus eu corri; 
Jesus é a luz do mundo!

2.Do reino das trevas nós vimos Jesus; 
Jesus é a luz do mundo!
Andamos seguros na trilha da cruz; 
Jesus é a luz do mundo!

3.Ó cegos, que a terra do mal habitais, 
Jesus é a luz do mundo!
Na Bíblia se encontra essa luz que buscais; 
Jesus é a luz do mundo!

4.Do brilho do sol não carecem os céus, 
Jesus é a luz do mundo;
pois brilha o Cordeiro no Templo de Deus; 
Jesus é a luz do mundo!
Tema: Mensagem Salvadora do Evangelho
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 183, 222, 272, 430
Melodia também cantada no hino C. 415

183B     HCC.   CADA MOMENTO
1.Sendo remido por Cristo na cruz, 
vivo contente no reino da luz,
cheio da graça que vem de Jesus. 
Cada momento o Senhor me conduz.

CORO.Cada momento me guia o Senhor, 
cada momento dispensa favor.
Sua presença me outorga vigor; 
cada momento sou teu, ó Senhor.

2.Junto com Cristo na luta moral 
o erro combato, o pecado e o mal.
Ergo bem alto a bandeira real, 
cada momento mais firme leal.

3.Salvo por Cristo da vil perdição, 
posso sentir que ele dá salvação.
Nunca os contritos o buscam em vão; 
cada momento concede perdão.

4.Nas minhas lutas me pode amparar, 
e do maligno também me livrar.
Cada momento, por onde eu andar, 
Cristo, meu Mestre, me pode guardar.
Tema: Jesus é nosso Pastor e Guia
Tonalidade... Fá Maior
Este hino é rcomposição do CC.354

183C     OH.   AS ÁRVORES BALANÇAM
1.As árvores balançam, 
balançam, balançam, 
As árvores balançam, 
com o vento que Deus fez.

2.O coelhinho pula, 
sim pula, sim pula, 
O coelhinho pula, 
com o vento que Deus fez.

3.Os passarinhos voam, 
sim voam, sim voam. 
Os passarinhos voam, 
com o vento que Deus fez.

4.A linda flor se inclina, 
se inclinam se inclina, 
A linda flor se inclina, 
com o vento que Deus fez.
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja

183D     DC.   VOZ DA ESPERANÇA PARA O POVO (poesia de Gióia Jr.)
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Canto o Evangelho novo, 
o evangelho de Cristo verdadeiro, 
para o Brasil e para o mundo inteiro. 
Ouça-me com surpresa e preconceito velho: 
Trago a voz da Esperança para o povo, 
pois o povo precisa do Evangelho... 

(TODOS) Canto o Evangelho nobre, 
Religião Verdadeira, Eficaz, Interior, 
do Soberano Cristo... 

humilde e pobre, 
que padeceu na cruz por meu amor... 
A multidão descalça, 
que a miséria tristíssima consome, 
está cansada da doutrina falsa, 
demagogia hipócrita e sem termo, 
que diz “amai-vos”, e não mata a fome, 
que fala em caridade, 
e não socorre o enfermo... 
Canto o Evangelho de Jesus Humano, 
que acalma o meu tormento 
e abranda a minha dor, 
Evangelho sem luxo e sem vaidade, 
que não fica somente na cidade, 
mas vai também ao bairro suburbano, 
e distribui prodigamente o amor... 

(TODOS) Evangelho Fartura, 
Evangelho Atitude, 
não esse caricato Evangelho de Altar, 
que, prometendo, mente, 
e oferecendo, ilude... 

Pois que alimento de justiça e de virtude, 
pode ele acaso dar?... 
Canto o Evangelho sem espalhafatos, 
sem badalos de sino e repiques e dobres, 
em que fala mais alto a voz dos atos, 
sem pomposos rituais desnecessários. 
Evangelho dos ricos e dos pobres, 
dos poderosos e dos operários... 
Canto o Evangelho Novo, 
o Evangelho de Cristo Verdadeiro, 
para o Brasil e para o mundo inteiro. 
Ouça-me com surpresa o preconceito velho: 

(TODOS) Trago a voz da Esperança 
para o povo, 
pois o povo precisa do Evangelho... 
Amém.

184A     Cantor Cristão.   HÁ LIVRE PERDÃO
1.Glória a Jesus, pois há livre perdão, 
há livre perdão, há livre perdão! 
Vem, pecador, aceitar este dom: 
De Deus um livre perdão! 
Vem, sim, agora em Jesus confiar,
Jesus confiar, Jesus confiar; 
vida perene vais nele encontrar; 
e pleno e livre perdão!

CORO. Cristo está pronto pra te perdoar, 
pra te perdoar, pra te perdoar!
Ó pecador, porque não aceitar? 
Em Deus há livre perdão.

2.Longe de Cristo só podes sofrer, 
só podes sofrer, só podes sofrer; 
mas nos seus braços há sumo prazer; 
em Deus há livre perdão! 
Trevas te cercam? Oh! vem para a luz,
oh! vem para a luz, oh! vem para a luz, 
paz, força e vida terás em Jesus; 
e pleno e livre perdão!

3.Basta pensar só no seu grande amor, 
no seu grande amor, no seu grande amor, 
no seu sofrer e na morte de horror, 
pra ver que há livre perdão! 
Arrependido te entrega a Jesus,
te entrega a Jesus, te entrega a Jesus, 
que te concede perdão pela cruz; 
sim, pleno e livre perdão!

4.Sim, há perdão para aquele que crer, 
aquele que crer, aquele que crer! 
E mesmo agora tu podes obter, 
de Deus um livre perdão. 
Cristo espera, sim, vem como estás,
sim, vem como estás, sim, vem como estás; 
Oh! vem agora, pois receberás 
um pleno e livre perdão!
Tema: Mensagem Salvadora do Evangelho
Hino com métrica semelhante ao CC. 184, 220, 292, 416, 441,  
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

184B     HCC.   JESUS, O BOM PASTOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.O Senhor é o meu pastor; 
nada me faltará. 
Deitar-me faz em pastos verdejantes; 
guia-me mansamente a águas tranqüilas. 

Homens... 2.Eu vim para que tenham vida, 
e a tenham em abundância. 
Eu sou o bom pastor; 
o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 

Mulheres... 3.Refrigera a minha alma; 
guia-me nas veredas da justiça 
por amor do seu nome. 

Congregação... 4.O que é mercenário, 
e não pastor, de quem não são as ovelhas, 
vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; 
e o lobo as arrebata e dispersa. 
Ora, o mercenário foge porque é mercenário, 
e não se importa com as ovelhas. 
Eu sou o bom pastor; 
conheço as minhas ovelhas, 
e elas me conhecem. 

Homens... 5.Ainda que eu ande 
pelo vale da sombra da morte, 
não temerei mal algum, 
porque tu estás comigo; 
a tua vara e o teu cajado me consolam. 
Preparas uma mesa perante mim 
na presença dos meus inimigos; 
unges com óleo a minha cabeça, 
o meu cálice transborda. 

Mulheres... 6.Tenho ainda outras ovelhas 
que não são deste aprisco; 
a essas também me importa conduzir, 
e elas ouvirão a minha voz; 
e haverá um rebanho e um pastor. 

Todos... 7.Certamente 
que a bondade e a misericórdia 
me seguirão todos os dias da minha vida, 
e habitarei na casa do Senhor 
por longos dias.
Tema: Jesus é nosso Pastor e Guia
Leitura bíblica: Sl 23.1,2; Jo 10.10, 11; Sl 23.3; Jo 10.12-14; Sl 23.4, 5; Jo 10.16; Sl 23.6.

184C     OH.   O SABÃO
1.O sabão lava o meu rostinho, 
Lava o meu pezinho, lava a minha mão
Mas Jesus pra me deixar limpinho, 
Quer lavar meu coração.

2.Quando o mal, faz uma manchinha, 
Eu sei muito bem quem pode me limpar
É Jesus, eu não escondo nada, 
Tudo Ele pode apagar!
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja

184D     DC.   MEDITAÇÃO – A CEIA DO SENHOR (poesia de Gióia Jr.)
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
A fronte reclinada, o olhar cerrado, 
avisto a cena sepulcral do suplício de Cristo. 
Da cruz ensangüentada ele me fita e diz: 
“Meu filho, isto eu sofri para te ver feliz, 
aceita a minha morte, 
eu sofri tanto assim por tua causa, 
ó filho, ao mundo ingrato eu vim 
para te libertar. 
Se não morresse aqui, 
terias de sofrer a angústia que eu sofri!” 
Eu vejo o céu revolto, o horizonte nublado 
e o corpo de Jesus despido 
e ensanguentado. 
A cruz exposta e nua após a morte, 
a cruz manchada de carmim. 

(TODOS) O sangue de Jesus 
na terra do Calvário, 
e a minha vida alheia... 

Eterno Pai, perdoa o meu pecado. 
A Ceia retorna ao meu olhar, o crime. 
Que eu encarne 
o amor com que me amaste. 
Ó meu Jesus enxangue, 

(TODOS) bendito seja o pão, 
memória dessa carne, 
e o cálice de amor, 
lembrança desse sangue... 
Amém.

184E     LC.   TRIBUTO À GLÓRIA DE DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Honramos a Deus, 
pelo seu Espírito Santo, 
pelo ajudador que tem sido para conosco, 
tributamos glórias ao Senhor... 

Pastor ou Direção... 1 Cantemos 
ao Senhor um cântico novo, 
cantemos ao Senhor, 
todos os moradores da terra. 

Congregação... 2 Cantemos ao Senhor, 
bendigamos o seu nome; 
anunciemos de dia em dia a sua salvação. 

Diáconos... 3 Anunciemos 
entre as nações a sua glória, 
entre todos os povos as suas maravilhas. 

Todos... 4 Porque grande é o Senhor, 
e digno de ser louvado; 
ele é mais temível do que todos os deuses. 

Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso 
se manifesta também, 
como Deus-Espírito Santo, 
ele veio para habitar em nós, 
para nos dirigir, 
para nos fazer obedientes ao Senhor. 

Convidado... Honramos a Deus, 
pelo seu Espírito Santo, 
pelo ajudador que tem sido para conosco, 
tributamos glórias ao Senhor... 

Coro... cantamos 
ao Senhor um cântico novo, 
cantamos juntos 
com todos os moradores da terra. 

Congregação... 5 Porque 
todos os deuses dos povos 
são apenas ídolos; 
mas o Senhor fez os céus. 

Pastor ou Direção... 6 Glória 
e majestade estão diante dele, 
força e formosura no seu santuário. 

Homens... 7 Tributemos ao Senhor, 
ó famílias dos povos, 
tributemos ao Senhor glória e força. 

Salvos... Nós te glorificamos, 
Senhor Deus, 
por todos os privilégios que tens nos dado, 
por termos nos rendido à tua vontade. 

Mulheres... 8 Tributemos ao Senhor 
a glória devida ao seu nome; 
tragamos oferendas, 
e entremos nos seus átrios. 

Voluntário1... 9 Adoremos ao Senhor 
vestidos de trajes santos; 
tremamos diante dele, 
todos os habitantes da terra. 

Congregação... 10 Digamos 
entre as nações: O Senhor reina; 
ele firmou o mundo, 
de modo que não pode ser abalado. 
Ele julgará os povos com retidão. 

Convidado... Honramos a Deus, 
pelo seu Espírito Santo, 
pelo ajudador que tem sido para conosco, 
tributamos glórias ao Senhor... 

Coro... cantamos ao Senhor 
um cântico novo, 
cantamos juntos 
com todos os moradores da terra. 

Pastor ou Direção... Rendemos 
graças a ti, Senhor Deus, 
pelo Espírito Santo, 
pelo ajudador que ele é, 
pela tua presença que ele é em nós. 

Homens... 11 Alegrem-se os céus, 
e regozije-se a terra; 
brame o mar e a sua plenitude. 

Voluntário2... 12 Exultem os campos, 
e tudo o que neles há; 
então cantarão de júbilo 
todas as árvores dos bosques. 

Todos... 13 diante do Senhor, 
porque ele vem, 
porque vem julgar a terra: 
julgará o mundo com justiça 
e os povos com a sua fidelidade. ... 
Amém
Salmo 96