Livro de Cultos 505 a 509

505A     Cantor Cristão.   JERUSALÉM
1.Jerusalém excelsa, gloriamo-nos em ti, afável esperança de todo salvo aqui.
Radiante é tua porta, que ao longe já se vê, por onde tem entrada o que no Cristo crê.

2.A cruz e sua glória e o grande Redentor, em ti são exaltados em cantos de louvor.
Que vida tu me inspiras, eterna habitação, pois sei que em ti se finda a peregrinação!

3.Ó doce lar amado, descanso meu serás, quando eu tiver herdado teu bem e tua paz.
Ó coração que gemes, na dor que te desfaz, com Deus, que te redime, feliz, então, serás.
Tema: Os Remidos no Céu Eterno
Este hino está recomposto no HCC: 579
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 45, 122, 147, 153, 163, 177, 260, 381, 421, 432, 440, 442, 444, 478, 505, 523, 536, 569, 570,

505B     HCC.   IGREJAS BEM FORTES
1.Igrejas bem fortes num mundo arruinado, levantem seu brado com a Bíblia na mão.
O mundo precisa, e mais do que nunca, do bom testemunho de todo cristão.

2.Sigamos unidos, pois todos sabemos, que em Cristo nós temos real solução
do triste problema de um mundo em crise, que sofre por falta de amor e perdão.

3.Ao mundo em crise sejamos a prova, da paz que renova, com vida e poder;
e, firmes, vivamos a fé que abraçamos, confiantes em Cristo, pois há de vencer.
Tema: Natureza Espiritual da Igreja
Tonalidade... Sol Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC.  6, 18, 80, 124, 223, 235,  315, 360, 505, 600,

505C     OH.   ALEGRIA NO CORAÇÃO
1.A alegria está no coração, de quem já conhece a Jesus. A verdadeira paz só tem aquele, que já conhece a Jesus.
O sentimentos mais precioso, que vem do nosso Senhor, é o amor que só tem quem já conhece a Jesus, Aleluia, Amém.

CORO.Aleluia, Aleluia, Esta alegria, ela nos faz mais a Deus adorar.
Aleluia, Aleluia, É o amor que só tem quem já conhece a Jesus.

2.Há alegria no nosso coração, porque conhecemos Jesus. Há verdadeira paz no coração, porque conhecemos Jesus.
O sentimentos mais precioso, que vem do nosso Senhor, é o amor que já temos em conhecer a Jesus, Aleluia, Amém.

3.Posso pisar numa tropa e saltar as muralhas, Aleluia, ó Aleluia. Posso pisar numa tropa e saltar as muralhas,
Aleluia, ó Aleluia. Cristo é a rocha da minha salvação, com ele não há mais condenação.
Posso pisar numa tropa e saltar as muralhas, Aleluia, ó Aleluia.
Tema: Alegria da Vida Cristã

506A     Cantor Cristão.   JUNTO AO TRONO
1.Junto ao trono de Deus preparado, tens, cristão, um lugar dado a ti; Alegrias, e amor exaltado, há delícias profusas ali;
sim, ali, sim, ali, de seus anjos fiéis rodeado, e cercado de glória e de luz, junto a Deus já te espera Jesus.

2.Não nos podem da terra os encantos, dar idéia da vida dali; se no mundo os prazeres são tantos, são prazeres que cessam aqui;
mas ali, mas ali, as venturas eternas concorrem, na existência perpétua da luz, pra tornar-te feliz com Jesus.

3.Conservemos em nossa lembrança, as riquezas do lindo país, e guardemos conosco a esperança, de uma vida melhor, mais feliz;
pois dali, pois dali, uma voz verdadeira não cansa, de chamar-nos ao reino da luz; é a voz divinal de Jesus.

4.Se quizermos viver da ventura, que no belo país haverá, é somente pedir de alma pura, que Jesus sua graça nos dá; pois ali, pois ali, todo cheio de amor, de ternura,
desse amor demonstrado na cruz, nos escuta e recebe Jesus.
Tema: Os Remidos no Céu Eterno
Hino com métrica semelhante ao CC. 256, 476, 498, 506,

506B     HCC.   SENHOR, A TUA IGREJA
1.Senhor, a tua igreja, se une com fervor, querendo expressar-te, profundo e grato amor.
Em vão é nosso esforço, sem tua aprovação; viemos implorar-te, a tua direção.

CORO.Dá-nos visão e coragem, pois queremos te obedecer,
e, em tudo o que nós fizermos, te honrar e engrandecer.

2.Em ti nós confiamos, pois tudo vem de ti. E a ti nos consagramos, por toda a vida aqui.
Das bênçãos que nos deste, trazemos o melhor: talentos, bens e tempo, são teus, ó Salvador.
Tema: Natureza Espiritual da Igreja
Tonalidade... Fá Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 506, 534
Hino com métrica semelhante ao HCC.  117, 168, 169, 175, 229, 335, 430, 462, 506, 534, 601,

506C     OH.   TE ADORAMOS
1.Jesus, te adoramos, te exaltamos, pois és Rei (que és Rei). Tu estas no meio de nós,
te exaltamos com louvores. A ti fazemos um culto de louvores; a ti fazemos um culto de louvores;
a ti fazemos um culto de louvores; ó vem Jesus, queremos te adorar.

2.Jesus, nossa alegria, é saber que estás aqui (estás aqui). Nos ajudando a te exaltar,
Esta é a nossa adoração. A nossa vida é pra te adorar; a nossa vida é pra te adorar;
a nossa vida é pra te adorar; Senhor Jesus, é para te adorar.
Tema: Adoração e Louvor ao Deus-Filho
Letra mudada do original: “Jesus te entronizamos, declarmos que és Rei”. Letra que foi alterada por vários motivos, inclusive para não passar a idéia, a pretensão, de que não o reconhecemos entronizado, mas fazemos isto agora.

507A     Cantor Cristão.   MINHA COROA
1.Meu deleite é pensar numa terra além, onde irei, finda a luta de aquém;
quando por meu Jesus conseguir lá chegar, na coroa eu estrelas terei?

CORO. Na coroa as estrelas preciosas terei, quando o dia de glória raiar?
Quando Deus me buscar, e da morte me erguer, na coroa eu estrelas terei?

2.No poder de Jesus vou orar e lutar, para ao céu muitas almas guiar;
quero, pois, receber nesse dia final, a coroa de glória a brilhar.

3.Oh! que vida será o seu rosto mirar, e, prostrado aos seus pés, o adorar!
Na cidade celeste de Cristo, meu Rei, a coroa da vida terei?
Tema: Os Remidos no Céu Eterno
Cantado com a melodia do CC. 114, 507
Hino com métrica semelhante ao CC. (114, 507), 396, 463,

507B     HCC.   EU AMO COM FERVOR
1.Eu amor com fervor, a igreja do meu Deus, congregação de fé e amor, dos que são filhos seus.

2.Em comunhão, com tantos bons irmãos, é privilégio, é prazer, pra nós, fiéis cristãos.

3.Por ela irei zelar, também orar e agir, até a vida aqui findar, e eu ao céu subir.
Tema: Natureza Espiritual da Igreja
Tonalidade... Fá Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 207, 507, 563
Hino com métrica semelhante ao HCC.  14, 45, 195, 207, 222, 310, 392, 475, 507, 563,

507C     OH.   MEU LOUVOR É FRUTO
CORO.O meu louvor é fruto, do meu amor por ti, Jesus; de lábios que confessam o teu nome. É fruto de tua Graça,
e da paz que encontro em ti, e do teu Espírito que habita em mim, Que habita em mim.
O meu louvor é fruto, do meu amor por ti, Jesus; de lábios que confessam o teu nome. É fruto de tua Graça,
e da paz que encontro em ti, e do teu Espírito que habita em mim, Que habita em mim.

1.Ainda que as trevas venham me cercar, ainda que os montes desabem sobre mim.
Meus lábios não se fecharão, pra sempre hei de te louvar.

2.Ainda que as cadeias venham me prender, ainda que os homens se levantem contra mim.
Meus lábios não se fecharão, pra sempre hei de te louvar.
Tema: Adoração e Louvor ao Deus-Filho

508A     Cantor Cristão.   TERRA FELIZ
1.Eu avisto uma terra feliz, onde irei para sempre morar; há mansões nesse lindo país, que Jesus foi pra nós preparar.
Vou morar, vou morar, nessa terra, celeste porvir! Vou morar, vou morar, nessa terra, celeste porvir!

2.Cantarei nesse lindo país, belos hinos ao meu Salvador, pois ali viverei bem feliz, sem angústia, tristezas, nem dor.
Vou cantar, vou cantar, nessa terra, celeste porvir! Vou cantar, vou cantar, nessa terra, celeste porvir!

3.Deixarei este mundo afinal, para ir a Jesus adorar; nessa linda cidade real, mil venturas sem fim desfrutar.
Desfrutar, desfrutar, dessa terra, celeste porvir! Desfrutar, desfrutar, dessa terra, celeste porvir!
Tema: Os Remidos no Céu Eterno
Cantado com a melodia do CC. 508, 571
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 433, 504, 508, 571

508B     HCC.   SENHOR, QUE É NOSSO TEMPLO?
1.Senhor, que é nosso templo, se não estás presente? Que valem as paredes, e os vidros a brilhar?
E de que vale o coro, e o órgão tão potente, se tua eterna glória, aqui não habitar?

2.Que valem nossas vozes, se falta a humildade? Que valem as palavras, discursos, oração,
se o hálito divino, não enche de bondade, o íntimo aposento, de cada coração?

3.Que valem cerimônias, os credos, simbolismo, os salmos, os louvores, ofertas e sermão,
se existe entre os teus filhos, um tão profundo abismo, que priva as nossas almas, de terna comunhão?

4.Senhor, enche este templo, conosco sê presente. Que, no silêncio santo, de tão feliz mansão,
nós todos, irmanados, ergamos altamente, os fervorosos hinos, de nossa gratidão.
Tema: Natureza Espiritual da Igreja
Tonalidade... Ré Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC.  46, 508, 217, 247, 146, 439, 135, 173, 246, 364, 357, 607, 516, 334, 598, 210,

508C     OH.   QUERO LOUVAR-TE
1.Quero louvar-te, sempre mais e mais; quero louvar-te, sempre mais e mais.
Buscar o teu querer, tua graça conhecer, quero louvar-te.

CORO.As aves do céu, cantam para ti; as feras do campo refletem teu poder;
Quero louvar, quero dedicar o meu louvor , a ti, Senhor.

2.Quero amar-te, sempre mais e mais, quero amar-te, sempre mais e mais.
Buscar o teu querer, tua graça conhecer, quero amar-te.

3.Quero servir-te, sempre mais e mais, quero servir-te, sempre mais e mais.
Buscar o teu querer, tua graça conhecer, quero servir-te.

509A     Cantor Cristão.   VEREI MEU REDENTOR
1.Finda a lida terreal, quando já do rio além, nessa vida tão gloriosa me encontrar,
sei que lá meu Redentor, finalmente eu hei de ver, e com hinos de louvor hei de O saudar.

CORO. Hei de ver meu Redentor; redimido junto dele eu hei de estar;
hei de ver meu Salvador; os sinais dos cravos hei de contemplar.

2.Oh! que enlevo divinal: o seu rosto a contemplar, desde a aurora desse dia perenal;
como então o meu coração, haverá de O exaltar, pela graça e compaixão celestial!

3.Nessa pátria de esplendor, hei de amigos encontrar, meus irmãos em Cristo lá hei de rever;
mas primeiro que os irmãos, quando ali no céu chegar, meu Jesus é quem eu mais anseio ver.

4.Pelas portas de Sião, com as vestes a brilhar, onde a noite e o pranto nunca chegarão,
lá no lindo céu de luz, há de Cristo me guiar, e mui perto, sim, eu hei de vê-lo então.
Tema: Os Remidos no Céu Eterno
Hino com métrica semelhante ao CC. 29, 93, 249, 361, 362, 509,

509B     HCC.   CRISTO É O FUNDAMENTO DA IGREJA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará. Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. 
Todos... 2.E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o  perfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo. 
Todos... 3.Cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor. 
Todos... 4. N ão sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo edifício bem ajustado cresce para templo santo do Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.
Tema: Natureza Espiritual da Igreja
Leitura bíblica : 1 Co 3.9, 11-14; Ef 4.11-13, 15, 16; 2.19-22

509C     OH.   A COMEÇAR EM MIM
1.A começar em mim, quebra corações, pra que sejamos todos um, como tu és em nós.
A começar em mim, quebra corações, pra que sejamos todos um, como tu és em nós.

2.Onde há tristeza, que eu leve amor, onde há ódio o perdão; para que teu Corpo cresça assim; Rumo à perfeição.
Tema: A comunhão fraternal na Igreja