Livro de Cultos 25 a 29

025A     Cantor Cristão.   AMOR
1.Que grande amor, excelso amor, que Cristo nos mostrou! Pra se tornar o Salvador a vida não negou.

CORO. Louvemos tão grande amor, sim, tão grande amor
que Cristo assim nos manifesta; que maravilha de amor; que nos trouxe para Deus!

2.Ninguém, pois, deve duvidar, do seu tão grande amor, mas todos devem aceitar o amor do Salvador.

3.O que esse amor de nós fará, é nos vedado ver; mas Cristo em breve voltará, e nos fará saber.
Tema: O Amor de Deus-Pai
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 25, 48, 57, 206, 212, 223, 344, 377, 386, 400, 403, 528, 534, 539,
Melodia também cantada no hino C. 463
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

025B     HCC.   TU ÉS FIEL, SENHOR
1.Tu és fiel, Senhor, meu Pai celeste, pleno poder aos teus filhos darás.
Nunca mudaste, tu nunca faltaste: tal como eras, tu sempre serás.

CORO.Tu és fiel, Senhor, tu és fiel, Senhor, dia após dia, com bênçãos sem fim.
Tua mercê me sustenta e me guarda; tu és fiel, Senhor, fiel a mim.

2.Flores e frutos, montanhas e mares, sol, lua, estrelas no céu a brilhar:
tudo criaste na terra e nos ares. Todo o universo vem, pois, te louvar!

3.Pleno perdão tu dás, paz, segurança; cada momento me guias, Senhor.
E, no porvir - oh, que doce esperança! - desfrutarei do teu rico favor.
Tema: Adoração ao Deus-Pai
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 25, 32, 52, 116, 411, 480, 541, 582

025C     OH.   EU CREIO QUE TUDO É POSSÍVEL
Eu Creio que tudo é possível, E que nada é impossível para Ti, Basta uma palavra Tua, E os montes se removerão

Pois contigo saltarei muralhas, E também destruirei exércitos, E serei mais que vencedor
Tema: O Amparo e Direção de Deus-Pai
Este é um cântico que pode ser cantado como de  triunfalismo, uma crença pagã muito difundida entre pentecostais e neo-pentecostais, sobre a divindade que está a serviço protetor e abençoador de quem simplesmente declara que confia que ele prometeu e vai cumprir. Tudo isto se torna uma verdade bíblica ao ser um salvo, sem necessariamente ter que fazer a reivindicação como querendo obrigar Deus a cumprir o que prometeu. A felicidade, a vida abundante que o Senhor dá aos seus salvos não se baseia em vitórias, em prosperidades, pois estas coisas, Deus sabe usar bem para o nosso bem.

025D     DC.   DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA SOBRE ORDEM SOCIAL
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Nós, Igreja de Jesus Cristo, chamados Batistas, declaramos que... (TODOS) Como o sal da terra e a luz do mundo, o cristão tem o dever de participar em todo esforço que tende ao bem comum da sociedade em que vive.1...  Entretanto, o maior benefício que pode prestar é anunciar a mensagem do evangelho; o bem-estar social e o estabelecimento da justiça entre os homens dependem basicamente da regeneração de cada pessoa e da prática dos princípios do evangelho na vida indivídual e coletiva.2 (TODOS) Todavia, como cristãos, devemos estender a mão de ajuda aos órfãos, às viúvas, aos anciãos, aos enfermos e a outros necessitados, ...  bem como a todos aqueles que forem vítimas de quaisquer injustiça e opressões.3 Isso faremos no espírito de amor, jamais apelando para quaisquer meios de violência ou discordantes das normas de vida expostas no Novo Testamento.4 (TODOS) Nisto cremos e isto pregamos, nisto biblicamente vivemos e isto nos faz mais comprometidos com a vontade do Senhor.
(1)Mat. 5:13-16; João. 12:35-36; Fil. 2:15 (2)Mat. 6:33; Mar. 6:37; Luc. 10:29-37 (3)Êx. 22:21,22; Sal. 82:3,4; Ecl. 11:1,2 (4)Is. 1:16-20; Miq. 6:8; Mat. 5:9

025E     LC.   ORAÇÃO DE FÉ
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... glórias damos a Deus por seu amor, pela completa manifestação do seu carinho para conosco... Pastor ou Direção... 1 Até quando, ó Senhor, te esquecerás de nós? para sempre? Até quando esconderás de nós o teu rosto? Congregação... 2 Até quando encheremos de cuidados a nossa alma, tendo tristeza no nosso coração cada dia? Até quando os nossos inimigos se exaltarão sobre nós? Pastor ou Direção... 3 Considera-nos e responde-nos, ó Senhor, Deus nosso; alumia os nossos olhos para que não durmamos o sono da morte; Todos... 4 para que os nossos inimigos não digam: Prevalecemos contra eles; e os nossos adversários não se alegrem, em sendo nós abalados. Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Pai, ele tem um cuidado paternal para com todos nós, ele tem vivido um grande amor para com cada um de nós.  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por sermos considerados por ti, como filhos, teus eleitos, teu povo, tua herança para sempre. Convidado... glórias damos a Deus por seu amor, pela completa manifestação do seu carinho para conosco... Coro... o nosso Deus não se esquecerá de nós, não esconderá o seu rosto de nós. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pelo teu amor paterno para com cada um de nós.  Congregação... 5 Mas nós confiamos na tua benignidade; os nossos corações se regozijam na tua salvação. Todos... 6 Cantaremos ao Senhor, porquanto nos tem feito muito bem. ... Amém
Salmo 13

026A     Cantor Cristão.   REI EXCELSO
1.Cantai que o Salvador chegou! Acolha a terra o Rei! Leais, nações, a Ele só,
contentes vos rendei, contentes vos rendei; oh! sim, contentes vos rendei!

2.Ao mundo triste proclamai, o reino de Jesus! Ó terra e mar e céus cantai
a resplendente luz, a resplendente luz; a grande e resplendente luz.

3.Pecados, dores, morte, já, vencidos dele são; a paz Jesus concederá
em régia profusão, em, régia profusão; oh, sim, em régia profusão.

4.Verdade e amor são sua lei; os povos acharão, que é justo e bom o excelso Rei,
e lhe obedecerão, e lhe obedecerão; sim, todos lhe obedecerão.
Tema: Natal, o nascimento de Jesus
Este hino está recomposto no HCC: 106
Hino com métrica semelhante ao CC. 26, 60,  291, 383,
Hino com métrica semelhante ao CC. 26, 131, 388,
Melodia também cantada no hino C. 124
Letra de Isaac Watts (1674-1748), (sua história está no hino 119A)

026B     HCC.   A FIDELIDADE DE DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Congregação: Ó Deus, nós ouvimos com os nossos ouvidos, nossos pais nos têm contado os feitos que realizaste em seus dias, nos tempos da antigüidade. Pois não foi pela sua espada que conquistaram a terra, nem foi o seu braço que os salvou, mas a tua destra e o teu braço, e a luz do teu rosto, porquanto te agradaste deles, Dirigente: Tu é o meu Rei, ó Deus. Pois não confio no meu arco, nem a minha espada me pode salvar. Todos: Tu és fiel, Senhor, tu és fiel, Senhor; (cantando) dia após dia, com bênçãos sem fim. Tua mercê me sustente e me guarda; tu és fiel, Senhor, fiel a mim. Homens: Louvai ao Senhor desde o céu, louvai-o nas alturas! Louvai-o, todos os seus anjos! Mulheres: Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes! Homens: Fogo e saraiva, neve e vapor; Congregação: montes e todos os outeiros; árvores frutíferas e todos os cedros. Dirigente: Louvem eles o nome do Senhor, pois só o seu nome é excelso. Todos: Tu és fiel, Senhor, tu és fiel, Senhor; (cantando) dia após dia, com bênçãos sem fim. Tua mercê me sustente e me guarda; tu és fiel, Senhor, fiel a mim. Congregação: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Dirigente: Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. Todos: Tu és fiel, Senhor, tu és fiel, Senhor; (cantando) dia após dia, com bênçãos sem fim. Tua mercê me sustente e me guarda; tu és fiel, Senhor, fiel a mim.
Tema: Adoração ao Deus-Pai
 (Sl 44.1, 3, 4, 6; 148.1-3, 8, 9, 13; 1 Jo 1.9; Is 43.25)

026C     OH.   OS QUE CONFIAM NO SENHOR
Os que confiam no Senhor, são como os montes de Sião, Que não se abalam mas permanecem para sempre.
Como em volta de Jerusalém estão os montes, Assim  é o Senhor em volta do Seu povo.
Autoridade e poder, o domínio em Sua mãos, Pois o Senhor é Deus, o Senhor é Rei Dos povos.
Cale-se diante Dele a terra, dobre os joelhos, erga as mãos, Pois o Senhor é Deus, o Senhor é Rei dos povos.
Tema: O Amparo e Direção de Deus-Pai

026D     DC.   DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA SOBRE FAMÍLIA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Nós, Igreja de Jesus Cristo, chamados Batistas, declaramos que... (TODOS) A família, criada por Deus para o bem do homem, é a primeira instituição da sociedade. ...  Sua base é o casamento monogâmico e duradouro, por toda a vida, só podendo se desfeito pela morte ou pela infidelidade conjugal.1 (TODOS) O propósito imediato da família é glorificar a Deus e prover a satisfação das necessidades humanas...  de comunhão, educação, companheirismo, segurança, preservação da espécie e bem assim o perfeito ajustamento da pessoa humana em todas as suas dimensões.2 Caída em virtude do pecado, Deus provê para ela, mediante a fé em Cristo, a benção da salvação temporal e eterna, e quando salva poderá cumprir seus fins temporais e promover a glória de Deus.3(TODOS) Nisto cremos e isto pregamos, nisto biblicamente vivemos e isto nos faz mais comprometidos com a vontade do Senhor.
(1)Gên. 1:7; Jos. 24:15; I Reis. 2:1-3; Mal. 2:1 (2)Gên. 1:28; Sal. 127:1-5; Ecl. 4:9-13 (3)At. 16:31,34

027A     Cantor Cristão.   NATAL
1.Eis dos anjos a harmonia, cantam glória ao novo Rei, paz aos homens e alegria, paz com Deus e suave lei.
Ouçam povos exultantes, ergam salmos triunfantes, aclamando o seu Senhor; nasce Cristo o Redentor.

CORO. Toda a terra e altos céus, cantem glória ao Homem-Deus!

2.Cante o povo resgatado, "Glória ao Príncipe da paz". Deus, em Cristo revelado, vida e luz ao mundo traz.
Nasce pra que renasçamos; vive para que vivamos. Rei, profeta e Salvador! Louvem todos ao Senhor!
Tema: Natal, o nascimento de Jesus
Este hino está recomposto no HCC: 096
Hino com métrica semelhante ao CC. 27, 59, 151, 180, 217, 454, 526, 
Melodia também cantada no hino C. 257

027B     HCC.   CANTEMOS OS LOUVORES
1.Cantemos os louvores de Deus e seu amor. Socorre os sofredores em sua luta e dor.
Liberta de amarguras o pobre coração, protege nas agruras, no medo e na aflição.

2.Ressoam nossos cantos vibrantes de fervor, enchendo os átrios santos da casa do Senhor.
Cobriu-nos de bondade e não nos deixará; por toda a eternidade conosco ficará.

3.O nosso Pai amado mostrou-nos compaixão;do nosso triste estado nos deu libertação.
De todos os delitos remiu-nos o Senhor, tornando-nos benditos por graça e infindo amor.

4.A Deus cantemos hinos, sem nunca mais cessar. Marchemos, peregrinos, ao nosso eterno lar.
Lembremos a bondade que Deus nos dispensou, servindo em piedade a quem nos resgatou.
Tema: Adoração ao Deus-Pai
Tonalidade... Si Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 27, 30, 123, 130, 134, 138, 166, 358, 362, 382, 431, 504, 512, 540, 557, 566, 579,

027C     OH.   EU TENHO UM DEUS MARAVILHOSO
1. Eu tenho um Deus maravilhoso, Eu tenho um Deus que ama a mim
Eu tenho um Deus maravilhoso, Eu tenho um Deus que ama a mim

CORO. Ó aleluia, ó aleluia, ó aleluia, Jesus, Ó aleluia, ó aleluia, ó aleluia, Jesus

2. Eu tenho um Deus maravilhoso, Eu tenho um Deus que cuida de mim
Eu tenho um Deus maravilhoso, Eu tenho um Deus que cuida de mim

3.Eu tenho um Deus maravilhoso, Eu tenho um Deus que morreu por mim
Eu tenho um Deus maravilhoso, Eu tenho um Deus que morreu por mim
Tema: O Amparo e Direção de Deus-Pai

027D     DC.   DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA SOBRE MORTE
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Nós, Igreja de Jesus Cristo, chamados Batistas, declaramos que... (TODOS) Todos os homens são marcados pela finitude, de vez que, em conseqüência do pecado, a morte se estende a todos.1...  A palavra de Deus assegura a continuidade da consciência e da identidade pessoais após a morte, bem como a necessidade de todos os homens aceitarem a graça de Deus em Cristo enquanto estão neste mundo.2 Com a morte está definido o destino eterno de cada homem.3 (TODOS) Pela fé nos méritos do sacrifício substitutivo de Cristo na cruz, a morte do crente deixa de ser tragédia, pois ela o transporta para um estado de completa e constante felicidade na presença de Deus. ...  A esse estado de felicidade as Escrituras chamam "dormir no Senhor".4 Os incrédulos e impenitentes entram, apartir da morte, num estado de separação definitiva de Deus.5 Na Palavra de Deus encontramos claramente expressa a proibição divina da busca de contato com os mortos, bem como a negação da eficácia de atos religiosos com relação aos que já morreram.6 (TODOS) Nisto cremos e isto pregamos, nisto biblicamente vivemos e isto nos faz mais comprometidos com a vontade do Senhor.
(1)Rom. 5:12; I Cor. 15:21-26; Heb. 9:27; Tiago. 4:14 (2)Luc. 16:19-31; Heb. 9:27 (3)Luc. 16:19-31; 23:39-46; Heb. 9:27 (4)Rom. 5:6-11; 14:7-9; I Cor. 15:18-20; II Cor. 5:14,15; Fil. 1:21-23; I Tess. 4:13-17; II Tim. 2:11 (5)Luc. 16:19-31; João. 5:28,29 (6)Êx. 22:18; Lev. 19:31; 20:6,27; Deut. 18:10; I Crôn. 10:13; Is. 8:19; João. 3:18

027E     LC.   A CORRUPÇÃO DO PECADOR E SUA REDENÇÃO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... glorificamos a Deus por ter nos levado ao arrependimento, por ter nos conduzido à decisão de receber e viver Jesus Cristo... Pastor ou Direção... 1 Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Os homens têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras; não há quem faça o bem. Congregação... 2 O Senhor olhou do céu para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento, que buscasse a Deus. Diáconos... 3 Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um. Todos... 4 Acaso não tem conhecimento nem sequer um dos que praticam a iniqüidade, que ofendem o povo santo como se comessem pão, e que não invocam o Senhor? Congregação... 5 Achar-se-ão ali em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos. Pastor ou Direção... 6 Vós quereis frustrar o conselho dos pobres, mas o Senhor é o seu refúgio. Salvos... Nós te agradecemos, Senhor Deus, por estarmos incluídos entre os teus salvos, pela misericórdia do teu Filho Jesus Cristo. Mulheres... Somos os pregadores do santo evangelho, somos divulgadores da necessidade que todos têm de arrependimento e da decisão de obedecer a Jesus Cristo em suas vidas. Convidado... glorificamos a Deus por ter nos levado ao arrependimento, por ter nos conduzido à decisão de receber e viver Jesus Cristo... Coro... Os néscios não confiam em Deus, os homens se afastam de Deus, mas nós somos do Senhor e com o Senhor vivemos. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pelo arrependimento que teu evangelho induz, pela decisão que nosso coração toma para ti agradar. Todos... 7 Oxalá que de Sião venha a salvação de Israel! Quando o Senhor fizer voltar os cativos do seu povo, então se regozijará Jacó e se alegrará Israel. ... Amém
Salmo 014

028A     Cantor Cristão.   NASCEU O REDENTOR
1.Alerta, ó terra, entoa! O canto que ressoa: O mundo pecador tem grande sorte e boa.
A nova se vos dá, e quão alegre soa: Nasceu o Redentor!

CORO. Nasceu o Redentor! Nasceu o Redentor! O eterno Pai do céu, seu Filho ao mundo deu.
Alerta, ó terra, entoa a nova alegre e boa:  Nasceu o Redentor!

2.A noite já passou, a aurora já raiou; o negro e denso véu de todo se rasgou.
Dos montes através o brado ressoou: Nasceu o Redentor!

3.Nasceu o Rei da paz, num berço humilde jaz, nas asas desse amor conforto a todos traz;
dizei em alta voz que Cristo satisfaz: Nasceu o Redentor!

4.Oh! glória divinal, amor celestial, quem pode te sondar ou ter um outro igual?
Posso eu, da morte réu, viver ventura tal? Nasceu o Redentor!

5.Ó povos, exultai, nações, ó jubilai, eis finda toda a dor jamais se dá um ai;
a virgem deu à luz; a Deus glorificai! Nasceu o Redentor!
Tema: Natal, o nascimento de Jesus
Hino com métrica semelhante ao CC. 28, 136, 189, 207, 280, 568,

028B     HCC.   MEDIDA DO AMOR DE DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Tema: O Amor de Deus-Pai
 (João 3.16)

028C     OH.   CONFIA EM DEUS
1.A vida tem, tristezas mil, nem tudo é, um céu de’anil. Mas contra’a dor que’é tão sutil, há um caminho só;

CORO.Confia’em Deus, que ele sempre te’ouvirá, Confia’em Deus, que ele nunca falhará,
Confia’em Deus, que’a negra nuvem passará, Oh! Não duvides, mas confia’em Deus.

2.Quando’o teu céu, escurecer, e’a sós penares teu sofrer, Não desanimes, pra vencer, há um caminho só;

3.E se tua’fé, provada for, e te’esqueceres do Senhor, Necessitqndo’um Salvador, há um caminho só.
Tema: O Amparo e Direção de Deus-Pai
Tonalidade:  D
Hino cantado também com a melodia do MV.168

028D     DC.   DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA SOBRE JUSTOS E ÍMPIOS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Nós, Igreja de Jesus Cristo, chamados Batistas, declaramos que... (TODOS) Deus, no exercício de sua sabedoria, está conduzindo o mundo e a história a seu termo final.1...  Em cumprimento à sua promessa, Jesus Cristo voltará a este mundo, pessoal e visivelmente, em grande poder e glória.2 Os mortos em Cristo serão ressuscitados, arrebatados e se unirão ao Senhor.3 Os mortos sem Cristo também serão ressuscitados.4 (TODOS) Conquanto os crentes já estejam justificação pela fé, todos os homens comparecerão perante o tribunal de Jesus Cristo para serem julgados, ...  cada um segundo suas obras, pois através destas é que se manifestam os frutos da fé ou os da incredulidade.5 Os ímpios condenados e destinados ao inferno lá sofrerão o castigo eterno, separados de Deus.6 Os justos, com os corpos glorificados, receberão seus galardões e habitarão para sempre no céu com o Senhor.7 (TODOS) Nisto cremos e isto pregamos, nisto biblicamente vivemos e isto nos faz mais comprometidos com a vontade do Senhor.
(1)Mt 13:39,40; 28:20; At 3:21; I Co 15:24-28; Ef 1:10 (2)Mt 16:27; Mc 8:38; Lc 17:24; 21:27; At 1:11; I Ts 4:16; I Tm 6:14,15; II Tm. 4:1,8 (3)Dn 12:2,3; Jo 5:28,29; Rm 8:23; I Co 15:12-58; Fl 3:20; Cl 3:4 (4)Dn 12:2; Jo 5:28,29; At 24:15; I Co 15:12-24 (5)Mt 13:49,50; At 10:42; I Co 4:5; II Co 5:10; II Tm 4:1; Hb 9:27; II Pe 2:9 (6)Dn 12:2,3; Mt 16:27; Mc 9:43-48; Lc 16:26-31; Jo 5:28,29; Rm 6:22,23 (7)Dn 12:2,3; Mt 16:27; 25:31-40; Lc 14:14; 16:22,23; Jo 5:28,29; 14:1-3; Rm 6:22,23; I Co 15:42-44; Ap 22:11,12

028E     LC.   A CORRUPÇÃO DO PECADOR E SUA REDENÇÃO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Exaltamos a Deus pela salvação que tem nos levado a viver intensamente em nossa vida cristã... Pastor ou Direção... 1 Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Os homens têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras; não há quem faça o bem. Congregação... 2 O Senhor olhou do céu para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento, que buscasse a Deus. Diáconos... 3 Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um. Todos... 4 Acaso não tem conhecimento nem sequer um dos que praticam a iniqüidade, que ofendem o povo santo como se comessem pão, e que não invocam o Senhor? Congregação... 5 Achar-se-ão ali em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos. Batizados... Somos salvos, somos de Jesus Cristo, já o obedecemos com nosso batismo, em nossa vida cristã temos descansado em nossa salvação eterna, confiando somente no perdão dado na cruz. Pastor ou Direção... 6 Vós quereis frustrar o conselho dos pobres, mas o Senhor é o seu refúgio.  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por todos os privilégios que tens nos dado, por termos nos rendido à tua vontade. Convidado... Exaltamos a Deus pela salvação que tem nos levado a viver intensamente em nossa vida cristã... Coro... Os néscios não confiam em Deus, os homens se afastam de Deus, mas nós somos do Senhor e com o Senhor vivemos. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pela salvação que a vida cristã nos leva a viver em tua presença. Todos... 7 Oxalá que de Sião venha a salvação de Israel! Quando o Senhor fizer voltar os cativos do seu povo, então se regozijará Jacó e se alegrará Israel. ... Amém
Salmo 14

029A     Cantor Cristão.   NASCE JESUS
1.O povo, sim, coberto de densas trevas, perto, do abismo e não desperto, vê surpreso um grande e divinal clarão!

CORO. É Jesus que nasce, Autor da salvação, Cristo amado a todos traz a redenção!
O coro angelical, num hino triunfal, proclama a Cristo, com adoração!

2.Cumprindo as profecias nos nasce o Rei Messias, em horas tão sombrias, cada povo em trevas vê o seu clarão!

3.Jesus o Rei da glória humilde em sua história, a todos dá vitória; vinde ver o Cristo em sua humilhação!

4.Oh! nova alegre e boa no céu azul ressoa, que Cristo nos perdoa. Aceita-o, ó povos; dai-lhe o coração!
Tema: Natal, o nascimento de Jesus
Hino com métrica semelhante ao CC. 29, 93, 249, 361, 362, 509,

029B     HCC.   DEUS É AMOR
1.Deus é amor. A sua graça conquistou meu coração; concedeu-me vida eterna, paz e luz e salvação.

2.Deus é amor. O mundo passa, e com ele o seu valor. Só perdura inalterável, o divino e eterno amor.

3.Deus é amor. O seu cuidado, é constante, bom, fiel. Ele inspira, guia e livra, como ao povo de Israel.

4.Deus é amor. E sempre busca, ao perdido, sem a luz, perdoando, transformando, pelo sangue de Jesus.
Tema: O Amor de Deus-Pai
Tonalidade... Mi Menor
Este hino é rcomposição do CC.024
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 21, 29, 87, 163, 220, 420, 429, 471, 518, 585, 589,

029C     OH.   MEU DEUS STÁ NO MONTE
1. Meu Deus stá no monte, ele fala a mim; Meu Deus stá no monte, ele fala a mim
Meu Deus stá no mar, onde as ondas vão, Na minha alma e no coração.

2.Meu Deus stá na chuva, ele está no sol; Meu Deus stá na chuva, ele está no sol
Meu Deus stá nas nuvens e no furacão, Na minha alma e no coração.

3.Meu Deus stá no vale, na perturbação, E nas tristezas me segura a mão
Meu Deus stá comigo e na minha dor. Ele é abrigo e Consolador.
Tema: O Amparo e Direção de Deus-Pai
Hinário Novo Som da Nova Vida, hino46

029D     DC.   PORQUE SOMOS BATISTAS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
A Bíblia diz que devemos estar sempre preparados para responder com mansidão e temor, a todos que nos pedem a razão da nossa fé (1)... (TODOS) Por isto dizemos que não somos batistas... só porque nossos pais e parentes são; ou porque só há igreja batista onde moramos; ou porque fomos evangelizados por batistas. (TODOS) Nós não somos batistas... só porque fomos bem recebidos por eles; ou porque nos sentimos bem entre eles; ou porque não fomos obrigados a padrões de aparência coletiva; ou porque não gostamos de barulheira cultual. (TODOS) Nós não somos batistas... só porque é a igreja mais perto de nossa casa; ou porque não são intransigentes nas suas práticas; ou porque trabalham no Sábado; ou porque recebemos alguma ajuda deles. (TODOS) Nós não somos batistas...  só porque tivemos alguma experiência emocional que interpretamos como sendo Deus nos mandando ser; ou porque nos sentimos melhor emocionalmente no meio deles; ou porque nos convertemos a Jesus numa Igreja deles. (TODOS) Nós somos sim, batistas, com plena convicção... porque os batistas sempre foram uma das poucas denominações cristãs que crêem e pregam que a Salvação é somente pela fé em Jesus Cristo, e por isso não crêem em perda de salvação. (TODOS) Nós somos sim, batistas com toda convicção... por que os batistas sempre foram uma das poucas denominações cristãs que crêem e pregam que a Bíblia é a única Palavra e Revelação de Deus depois da vinda de Jesus Cristo. (TODOS) Nós somos sim, batistas com muita convicção... por que os batistas sempre foram uma das poucas denominações cristãs que não tem nenhuma interpretação particular do ensino de Deus, não tem nenhuma doutrina que só eles crêem e pregam. (TODOS) Nós somos sim, batistas com a máxima convicção bíblica de que somos alguns dos muito poucos que passaram pela porta estreita e por isto guiados pelo Espírito Santo a toda a verdade de Deus... Amém.
Ef.2:8, Jo.10:28; Hb.1:1, Jo.5:39, Lc.16:29ss; 2Pd.1:21-22, (1)1Pd.3:15,

029E     LC.   O CIDADÃO DOS CÉUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Adoramos a Deus pelo privilégio de sermos partes importantes na celebração da santa ceia; adoramos por sermos cidadãos dos céus... Pastor ou Direção... 1 Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte? Congregação... 2 Nós que andamos irrepreensivelmente e praticamos a justiça, e dos nossos corações falamos a verdade; Pastor ou Direção... 3 que não difamamos com a nossa língua, nem fazemos o mal ao nosso próximo, nem contra ele aceitamos nenhuma afronta; Congregação... 4 nós que desprezamos o pecado, que honramos os que temem ao Senhor; nós que, embora juremos com prejuízo, não mudamos;  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, pela certeza que temos de nossa salvação, por Jesus Cristo, mesmo reconhecendo nossos pecados e a nossa indignidade. Mulheres... Estamos na presença de Deus, somos a igreja de Jesus Cristo, somos o corpo atuante do Senhor, celebramos com toda nossa reverência, a vida e a morte de Jesus, a santa ceia do Senhor. Convidado... Adoramos a Deus pelo privilégio de sermos partes importantes na celebração da santa ceia; adoramos por sermos cidadãos dos céus... Coro... Nós habitaremos nas tendas dos Senhor, nós moraremos no seu santo monte. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pelo que a ceia significa para todos nós, pelo privilégio que nos dás em participar dela. Todos... 5 que não emprestamos o nosso dinheiro a juros, nem recebemos subornos contra o inocente. Nós que assim procedemos nunca seremos abalados. ... Amém
Salmo 15