Livro de Cultos 370 a 374

370A     Cantor Cristão.   CRENDO EM CRISTO
1.Mestre divino, ó Jesus, meu Senhor, eu creio em Ti, sim, creio em Ti;
Força recebo, sustento e vigor, quando, Senhor, creio em Ti!

CORO. Creio, creio, Cristo Jesus, creio em Ti! Graça concedes-me, força, vigor, quando, Senhor, creio em Ti.

2.Quando me cercam as ondas do mar, eu creio em Ti, sim, creio em Ti;
paz e prazer tenho e graça sem par, quando, Senhor, creio em ti!

3.Inda que as trevas encubram o céu, eu creio em Ti, sim, creio em Ti;
paz, graça eu tenho através desse véu, quando, Senhor, creio em Ti!

4.Cristo Jesus, meu amigo leal, eu creio em Ti, sim, creio em Ti;
sempre refúgio, defesa real, Cristo Jesus, creio em Ti!
Tema: Vida de Fé e Esperança em Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 130, 210, 370
Letra: Fanny Jane Crosby (1820 1915) (sua história está no hino 15A)

370B     HCC.   VEM, SALVADOR, AGORA, TRANSFORMAR
1.Vem, Salvador, agora, transformar, a minha mente e todo o meu viver.
Tua verdade pura e singular, seja o modelo do meu proceder.

2.Minha vontade, ó Pai, vem dirigir; tua vontade aqui eu vou fazer.
Minha vaidade vem, pois, suprimir, vaso de bênção teu eu quero ser.

3.Meu coração vem dominar, Senhor; do egoísmo vem me libertar.
Espalharei o teu grandioso amor. Vem minha vida agora controlar.
Tema: Vida Aspiração Cristã
Tonalidade... Lá Menor

370C     OH.   SOU DE JESUS
1.Cristo, meu Mestre, sempre há de amar-me, E dele o mal não pode afastar-me, Deu sua vida, pra me salvar, e agora dele sou.

CORO.Sou de Jesus, meu Mestre, e Jesus Cristo é meu. Não só nos dias que se vão, mas para sempre, amém.

2.Perdido afeito ao mal, degradado, Me concedeu perdão do pecado. Não ando triste, sou mui feliz, e agora dele sou.

3.Eu canto de alegria que salvo, Meu coração Jesus deixou alvo, Pois o seu sangue o purificou, e agora dele sou.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Tonalidade Ab

370D     DC.   BÊNÇÃO FINAL  9
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
 “Que a Graça do nosso Senhor Jesus Cristo, seja conosco, e que o Amor do Senhor Deus continue nos alcançando para sempre, em Seu Filho.... amém.”

371A     Cantor Cristão.   ROCHA ETERNA
1.Rocha eterna, foi na cruz, que morreste Tu, Jesus; vem de Ti um sangue tal
que me limpa todo o mal; traz as bênçãos do perdão: graça, paz e salvação.

2.Nem trabalho, nem penar, pode o pecador salvar; só tu podes, bom Jesus,
dar-me vida, paz e luz. Peço-te perdão, Senhor, pois confio em teu amor.

3.Eis que vem a morte atrás, desta vida tão fugaz; quando eu ao meu lar subir,
e teu rosto em glória vir, rocha eterna, que prazer, eu terei de em Ti viver.
Tema: Vida de Fé e Esperança em Deus
Cantado com a melodia do CC. 139, 371
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 139, 327, 371

371B     HCC.   MAIS PURO QUERO SER
1.Mais puro quero ser, ó meu Senhor, a ti me dedicar com todo ardor.
Meus pés, que errantes vão, guie-os a tua mão. Mais puro, ó Deus, eu quero ser.

2.Mais puro quero ser, ó meu Senhor, seguindo as tuas leis com fé e amor.
Vem me auxiliar, em mim vem habitar. Mais puro, ó Deus, eu quero ser.

3.Mais puro quero ser, ó meu Senhor. Amigo e mestre és, meu defensor.
Na tentação, na dor, sê tu meu protetor. Mais puro, ó Deus, eu quero ser. Amém.
Tema: Vida Aspiração Cristã
Tonalidade... Sol Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC. 182, 244, 399, 379, 371, 549, 280,

371C     OH.   TOCOU-ME
1.Algemado por um peso, oh, quão triste eu andei; até sentir a mão de Cristo, não sou mais como era, eu sei.

CORO.Tocou-me, Jesus, tocou-me, de paz ele encheu meu coração.
Quando, o Senhor, Jesus me tocou, livrou-me da escuridão.

2.Desde que encontrei a Cristo, e senti seu terno amor; Tenho achado paz e vida, pra sempre cantarei em seu louvor.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Tonalidade Mi

371D     DC.   BÊNÇÃO FINAL  10
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
 “Que o Senhor nos abençoe e nos guarde; que Ele faça resplandecer o Seu rosto sobre nós e continue tendo misericórdia de nós; que o Senhor  levante o Seu rosto sobre todos nós e continue nos dando de Sua paz.... amém.”

372A     Cantor Cristão.   SALVO ESTOU
1.Glória a Jesus, sim, ao Filho de Deus, o bom Salvador que nos veio dos céus!
Estávamos mortos, mas Ele chegou, e do pecado nos ressucitou.

CORO. Salvo! Salvo! Eu salvo, das penas eternas já sou! Salvo! Salvo! Pela graça, de Cristo Jesus salvo estou!

2.Na corrupção não podia viver, a vida era assim um constante sofrer;
até que num dia Jesus me encontrou, e Ele minha alma de novo gerou.

3.Longe de Cristo tão cego eu andei; em trevas vivia, perdido, bem sei;
mas Ele com tão grande amor me buscou, logo minha alma da morte livrou.

4.Salvo pra sempre eu agora já sou, Jesus com seu snague minha alma lavou;
louvores pra sempre ao Senhor eu darei, ao seu trabalho me consagrarei.
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Hino com métrica semelhante ao CC. 41, 213, 293, 352, 372,    
Letra de João Dieners (1889-1963) (Sua história está no hino 259A)

372B     HCC.   QUERO SER COMO CRISTO
1.Tenho um desejo especial: Quero ser como Cristo. Este é meu santo ideal: quero ser como Cristo.
Mestre o Senhor sempre há de ser. Que o mundo inteiro possa ver, sua presença em meu viver. Quero ser como Cristo.

2.Ao Pai celeste obedeceu. Quero ser como Cristo, Na cruz por todos padeceu. Quero ser como Cristo.
Os meus pecados carregou; paz e descanso me ofertou. Seu agressores perdoou. Quero ser como Cristo.

3.Em santidade aqui viveu. Quero ser como Cristo. Por seus irmãos intercedeu. Quero ser como Cristo.
Em seu poder desejo andar, de sua cruz testemunhar, eis meu sincero anelar: quero ser como Cristo.
Tema: Vida Aspiração Cristã
Tonalidade... Ré Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 64, 97, 104, 148, 174, 196, 318, 337, 346, 347, 372, 373, 404, 435, 440, 448, 451, 452, 459, 476, 536, 581, 583,

372C     OH.   AO MUNDO EU NÃO VOLTO
1.Ao mundo eu não volto, não volto nunca mais, Eu quero estar com Cristo, pois Cristo me satisfaz.
Jesus comigo estando, eu sinto muita paz, Eu quero estar com Cristo, pois Cristo me satisfaz.
Eu quero estar com Cristo, pois Cristo me satisfaz.

2.Ao mundo eu não volto, não tem como voltar, pertenço a Jesus Cristo, com Ele quero ficar.
O Espírito me guiando, tirando-me do pecar; pra sempre estar com Cristo, e Ele comigo estar.
Pra sempre estar com Cristo, e Ele comigo estar.

3.Ao mundo eu não volto, não tem por que voltar, depois que estou com Cristo, feliz minha alma está.
Perdão pra meus pecados, e paz com Deus me dá; Só Cristo é que eu quero, comigo no caminhar.
Só Cristo é que eu quero, comigo no caminhar.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Tonalidade Si b

372D     DC.   52 FRASES PARA SE APRENDER EM LIBRAS
Uma frase por semana, no domingo de manhã, a noite, na terça e quinta feira
Janeiro, Fevereiro e Março
(1)Bom dia, Boa tarde, Boa noite, meu irmão
(2)Sua família, seu pai, sua mãe, seu irmão e sua irmã
(3)Meu amigo, minha amiga, meu colega, minha colega, meu vizinho, minha vizinha
(4)Eu gosto muito de você e mais algumas outras pessoas
    (5)Nós somos a Igreja Batista Central
    (6)Cremos na Bíblia, no céu, e em Deus, Jesus e no Espírito Santo
    (7)Eu sou um salvo, já entreguei minha vida a Jesus Cristo
    (8)Eu creio que Jesus Cristo perdoou todos os meus pecados lá na cruz
(9)Os meus pecados ofendem muito a santidade de Deus
(10)A Graça de Deus é o plano que Ele fez para salvar todos os arrependidos
(11)A Graça nos perdoa, nos salva, nos muda, nos dirige e nos protege, Tito 2:12-14,
(12)Vamos ganhar muita gente para Jesus
    (13)O Senhor é meu Pastor e nada nos faltará, Salmo 23:1,
Abril, Maio e Junho
(14)As provações são humanas e Deus não deixa que sejam além do que podemos suportar, 1Coríntios 10:13
(15)Deus permite e faz com que todas as coisas aconteçam para o nosso bem , Romanos 8:28, Filipenses 4:12-13,
(16)Em tudo devemos dar graças a Deus, pois esta é a vontade dele para conosco, 1Tesalonicenses 5:18,
(17)O salvo não permanece no pecado pois a semente de Deus não deixa que permaneça, 1João 3:9, Efésios 2:10,
    (18)Não devemos pecar, mas quando pecarmos lembremos que Cristo é nosso Advogado, 1João 2:1-2,
    (19)De graça somos salvos por meio da fé que Deus dá a todos os arrependidos , Efésios 2:8,
    (20)Cristo nos santifica para nos fazer a noiva preparada que ele quer para bodas eternas Efésios 5:25-27,
    (21)Cristo nos deu vida ao perdoar todos os nossos pecados na cruz , Colossenses 2:13,
(22)Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,  Romanos 3:23,
(23)Estão condenados os que não conhecem a Deus e os desobedientes ao Evangelho, 1Tessalonicenses 1:8-9,
(24)Todo pessoa é pecadora e não merece ir para o céu, Romanos 3:10-12, 1João 1:8,10,
(25)Quando Jesus nos perdoou na cruz, passamos a ter paz com Deus, Romanos 5:1,
    (26)Todos os salvos são filhos de Deus pois são guiados pelo Espírito Santo, Romanos 8:14,
Julho, Agosto e Setembro
(27)Deus quer que deixemos tudo que provoque escândalo nas outras pessoas, Romanos 14:15,
(28)Somos novas criaturas, Deus está nos fazendo cada vez mais diferentes do mundo, 2Coríntios 5:17, Gálatas 2:20, Efésios 2:10,
(29)Deus permite nossas fraquezas para que possamos depender mais dele, 2Coríntios 12:7-10,
(30)O Velho Testamento nos serviu para obedecer até encontrarmos a fé em Jesus, Gálatas 3:22-26,
    (31)O velho homem nos incentiva a muitas vontades contrárias à Vontade de Deus, Gálatas 5:19-21,
    (32)O Espírito Santo em nós nos incentiva a muitas vontades agradáveis a Deus, Gálatas 5:22-23,
    (33)Deus tem orientações para maridos, esposas, filhos, empregados e patrões, Efésios 5:22-6:9,
    (34)Devemos ocupar nossa mente com tudo que edifique a nós, e aos outros, Filipenses 4:8,
(35)Só Jesus e mais ninguém, é mediador entre Deus e os homens, 1Timóteo 2:5,
(36)No Velho Testamento Deus falava de muitas maneira, depois é só por Jesus na Bíblia, Hebreus 1:1-2, João 3:35,
(37)Fé é a confiança em Deus sobre o nosso presente e o nosso futuro no céu,  Hebreus 11:1,
(38)Tudo que fazemos sem a motivação da fé é pecado aos olhos de Deus Hebreus 11:6, Romanos 14:23,
    (39)Deus quer que amemos, respeitemos e alegremos os nossos pastores,  Hebreus 13:7,17,
Outubro, Novembro e Dezembro
(40)Deus leva os salvos a serem agradáveis a ele, como é a sua vontade, Hebreus 13:20-21,
(41)Buscar agradar o mundo faz com que Deus fique desagradado, Tiago 4:4, 1João 2:15,
(42)Levar pessoas a se converterem a Jesus dá muita alegria ao coração de Deus, Tiago 5:20,
(43)Na conversão, Deus já nos deu tudo necessário para nossa vida agradável a Ele, 2Pedro 1:3,
    (44)Os que saem em busca de uma religião moderna e agradável, não são de nós, 1João 2:19, 2Timóteo 4:3-4,
    (45)Devemos pregar o evangelho de Cristo em todas as ocasiões que surgirem, 2Timóteo 4:2,
    (46)Todo salvo tem força suficiente para vencer o mundo, suas atrações e perseguições, 1João 5:4-5, 2:13-14, Romanos 6:14,
    (47)Tudo que pedirmos a Deus segundo a sua vontade e propósito, ele atende, 1João 5:14,
(48)O maligno não pode tocar, de forma alguma, num salvo, protegido por Deus, 1João 5:18, João 17:15, 2Ts.3:3, Salmo 125: 1-3, 34:7,
(49)Todas as pessoas sem Jesus, são endemoninhadas, estão sob o domínio do maligno , 1João 5:19,
(50)Dom de línguas é idiomas estrangeiros e para falar aos não salvos, Atos 2:4-12, 1Coríntios 14:21-22,
(51)Quem crer em perda de salvação não tem fé, não confia em Jesus, está perdido, Romanos 11:6, João 10:28, 6:37, Romanos 8:38-39, Hebreus 11:1, 6,
(52)A salvação não é por merecimentos, mas pela Graça e misericórdia de Deus, Efésios 2:8-9, 2Timóteo 1:9, Romanos 1:6, Tito 3:5,

373A     Cantor Cristão.   CERTEZA
1.Por mim sofreu o Salvador; glória, glória a meu Jesus! Louvai comigo ao Redentor. Glória, glória a meu Jesus!

CORO. Jesus, Jesus, o Salvador! É doce o nome do Senhor; Abrasa-me com santo amor; glória, glória a meu Senhor!

2.Os meus pecados carregou, glória, glória a meu Jesus! E sobre a cruz me resgatou. Glória, glória a meu Jesus!

3.Eu sei que perdoado estou; glória, glória a meu Jesus! e com certeza ao céu eu vou. Glória, glória a meu Jesus!

4.E, quando a luta aqui findar, glória, glória a meu Jesus!No céu de luz eu vou cantar. Glória, glória a meu Jesus!
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 24, 62, 106, 124, 168, 185, 215, 225, 252, 286, 295, 307, 318, 339, 350, 364, 373, 399, 402, 411, 412, 550, 560,

373B     HCC.   JUNTO A TI
1.Oh, riqueza inestimável, és, amado Salvador, bem maior que o bem da vida, és, meu Deus e meu Senhor!

CORO.Junto a ti, junto a ti, junto a ti, junto a ti, quero andar contigo sempre, na jornada minha aqui.

2.Os confortos deste mundo, não te venho suplicar. Mesmo em meio ao sofrimento, eu contigo quero andar.

3.Pelo vale tão sombrio, ou no mais violento mar, queira tua mão divina, bem seguro me guardar.

4.Quando entrar, no fim da vida, na feliz Jerusalém, estarei contigo sempre, meu Senhor e sumo bem.
Tema: Vida Aspiração Cristã
Tonalidade... Sol Maior
Este hino é rcomposição do CC.286
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 64, 97, 104, 148, 174, 196, 318, 337, 346, 347, 372, 373, 404, 435, 440, 448, 451, 452, 459, 476, 536, 581, 583,

373C     OH.   TEUS OLHOS
1.Teus olhos revelam que eu nada posso esconder, Que não sou nada sem ti ó fiel Senhor
Tudo sabes de mim quando sondas meu coração, E tudo podes ver bem dentro de mim

2.Leva minha vida a uma só verdade, Que quando me sondas nada posso ocultar

3.Sei que a tua fidelidade leva minha vida, Mais além do que eu possa imaginar
Sei e não posso negar que os teus olhos sobre mim, Me enchem da tua paz.
Tema: Vida de Paz com Deus

373D     DC.   DEDICAÇÃO DE DÍZIMOS E OFERTAS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Leitor 1... O nosso Deus é Senhor absoluto de todo o universo. Todas as riquezas e belezas que existem, foram criadas por Ele e pertencem todas a Ele. Tudo e todos que existem no mundo são dEle e a Ele devem toda a honra, todo o louvor, toda a exaltação, toda obediência. Nós somos feituras do Senhor, Tudo que somos e tudo que temos é absolutamente do Senhor. Nada é nosso, tudo que podemos considerar como nosso, é de Deus, a Ele pertence, e Ele nos dá o direito de usufruir para nossas vidas. Leitor 2... A força, a inteligência, as oportunidades que temos, para angariar bens, para ter, comprar e ganhar algumas coisas, tudo é dado ou permitido por Ele. Somos todos, em tudo, dEle. Devemos a Ele toda a obediência. Não podemos negar nada a Ele, nada do que nos pede, nada do que nos manda. Leitor 3... O Senhor Deus além de tudo que tem e de tudo que nos deixa desfrutar de suas riquezas, ainda nos proporciona a segurança do seu pastoreio, a confiança de que nada necessário para nossa vida, nos faltará; a certeza de que não precisamos ser ansiosos pois da mesma forma que cuida bem dos passarinhos, do lírio do campo e de toda criação, Ele, muito mais, saberá cuidar de nós. Leitor 1... O Senhor nosso Deus, além de tudo que nos dá para administrar em seu nome, em nossas vidas, além da garantia que nos dá de que sabe perfeitamente cuidar de cada um de nós em nossas necessidade, ainda nos dá toda uma eternidade sob a sua bênção, presença e direção. Leitor 2... Esse é o nosso Deus, o nosso amado Senhor. Esse é o Todo Poderoso que nos manda ser fiéis em nossa mordomia. Ele diz que o dízimo de tudo que ganhamos ou adquirimos, é dEle e para Ele e sua obra deve ser entregue. De tudo que nos dá, de tudo que nos promete, de tudo que tem feito para nosso sustento, Ele nos manda entregar seu dízimo e sua oferta, com fidelidade, com dedicação, com prioridade absoluta, por obediência, por gratidão, por reconhecimento e por adoração. Leitor 3... Eu sou dizimista, nós somos dizimistas, nossa igreja é dizimista, com nossa mordomia fiel, nós sustentamos uma grande obra no Reino do Senhor.

374A     Cantor Cristão.   SALVO
1.Salvo por Jesus Cristo tenho perfeita paz; a comunhão com Ele toda aflição desfaz.
Ele me deu certeza da minha salvação, que inefável graça, enche meu coração.

CORO. Salvo por Jesus Cristo tenho perfeita paz; a comunhão com Ele toda aflição desfaz.

2.Cristo é a minha vida, fonte de doce amor; ele me tira a mágoa, todo o pesar e a dor.
E se sofrer a prova, mui fácil me será;  quando verter o pranto, logo Ele o enxugará.

3.E passarei a noite com Ele, sem temor, té que amanheça o dia de perenal fulgor.
Magnificente e santo vê-lo-ei a me fitar, e na mansão de glória vou com Jesus reinar!
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 254, 276, 374, 420, 541,
Letra: Fanny Jane Crosby (1820 1915) (sua história está no hino 15A)

374B     HCC.   AO ORARMOS SENHOR
1.Ao orarmos, Senhor, vem encher-nos com teu amor, pra esquecermos do mundo as pressões,
e aquecermos os nossos corações. Nossas vidas vem, pois, transformar, e vigor para alma nos dar.
Que outros venham de todo lugar, tua graça conosco suplicar!

2.Ao orarmos, Senhor, teu Espírito a nos ajudar, com carinho escutar todos nós,
Tua vontade fazer e nos dar. Dirigir nossas vidas, então, nos confirma tua proteção.
Neste culto conosco estás, tua presença e conforto nos dás.
Tema: Vida de Oração e Súplicas
Tonalidade... Ré Bemol Maior

374C     OH.   TENHO UM HINO NO MEU CORAÇÃO
1.Tenho um hino no meu coração, que Jesus modula assim: Ouve, eu contig’estou na dor, ou no riso até o fim.

CORO.A Jesus eu louvo sempre, pois feliz com ele hoje sou;
Enche-me de cantos de amor, Quando após seus passos vou

2.Arruinada minha vida foi, dissipada’em tristes ais. Mas Jesus as cordas consertou, desferiu sons divinais.

3.Sou feliz, ó graça sem igual, confiante pois estou. Contemplando o rosto divinal, eis porque louvores dou.

4.Breve ele vem pra me buscar, pr’ás celestiais mansões, Hei de alçar meu vôo ao mundo além, vou louva-lo com canções.
Tema: Vida de Paz com Deus
Hino cantado também com a melodia do CC.129

374D     DC.   O SOFRIMENTO DE JESUS POR MIM
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto. Dramatize sua fala)
Leitor 1... Sou um cirurgião, e dou aulas há algum tempo. Por treze anos vivi em companhia de cadáveres e durante a minha carreira estudei anatomia a fundo. Posso portanto escrever sem presunção a respeito de morte como aquela. 'Jesus entrou em agonia no Getsemani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra'. O único evangelista que relata o fato é um médico, Lucas. E o faz com a precisão de um clínico. O suar sangue, ou "hematidrose", é um fenômeno raríssimo. É produzido em condições excepcionais: para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo. Leitor 2... O terror, o susto, a angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens devem ter esmagado Jesus. Tal tensão extrema produz o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo o corpo até a terra. Conhecemos a farsa do processo preparado pelo Sinédrio hebraico, o envio de Jesus a Pilatos e o desempate entre o procurador romano e Herodes. Leitor 3... Pilatos cede, e então ordena a flagelação de Jesus. Os soldados despojam Jesus e o prendem pelo pulso a uma coluna do pátio. A flagelação se efetua com tiras de couro múltiplas sobre as quais são fixadas bolinhas de chumbo e de pequenos ossos. Os carrascos devem ter sido dois, um de cada lado, e de diferente estatura. Golpeiam com chibatadas a pele, já alterada por milhões de microscópicas hemorragias do suor de sangue. Leitor 4... Na cruz, a pele de Jesus se dilacera e se rompe; o sangue espirra. A cada golpe ele  reage em um sobressalto de dor. As forças se esvaem; um suor frio lhe impregna a fronte, a cabeça gira em uma vertigem de náusea, calafrios lhe correm ao longo das costas. Se não estivesse preso no alto pelos pulsos, cairia em uma poça de sangue. Leitor 1... Depois o escárnio da coroação. Com longos espinhos, mais duros que os de acácia, os algozes entrelaçam uma espécie de capacete e o aplicam sobre a cabeça. Os espinhos penetram no couro cabeludo fazendo-o sangrar (os cirurgiões sabem o quanto sangra o couro cabeludo). Pilatos, depois de ter mostrado aquele homem dilacerado à multidão feroz, o entrega para ser crucificado. Leitor 2... Colocam sobre os ombros de Jesus o grande braço horizontal da Cruz; pesa uns cinqüenta quilos. A estaca vertical já está plantada sobre o Calvário. Jesus caminha com os pés descalços pelas ruas de terreno irregular, cheias de pedregulhos. Os soldados o puxam com as cordas. O percurso, é de cerca de 600 metros. Jesus, fatigado, arrasta um pé após o outro, freqüentemente cai sobre os joelhos. E os ombros de Jesus estão cobertos de chagas. Quando ele cai por terra, a viga lhe escapa, escorrega, e lhe esfola o dorso. Leitor 3... Sobre o Calvário tem início a crucificação. Os carrascos despojam o condenado, mas a sua túnica está colada nas chagas e tirá-la produz dor atroz. Quem já tirou ma atadura de gaze de uma grande ferida percebe do que se trata. Cada fio de tecido adere à carne viva:  o levarem a túnica, se laceram as terminações nervosas postas em descoberto pelas chagas. Os carrascos dão um puxão violento. Há um risco de toda aquela dor provocar uma síncope, mas ainda não é o fim. O sangue começa a escorrer. Leitor 4... Jesus é deitado de costas, as suas chagas se incrustam de pó e pedregulhos. Depositam-no sobre o braço horizontal da cruz. Os algozes tomam as medidas. Com uma  broca, é feito um furo na madeira para facilitar a penetração dos pregos. Na cruz, os carrascos pegam um prego (um longo prego pontudo e quadrado), apoiam-no sobre o pulso de Jesus, com um golpe certeiro de martelo o plantam e o rebatem sobre a madeira. Jesus deve ter contraído o rosto assustadoramente. Leitor 1... O nervo mediano foi lesado. Pode-se imaginar aquilo que Jesus deve ter provado; uma dor lancinante, agudíssima, que se difundiu pelos dedos, e espalhou-se pelos ombros, atingindo o cérebro. A dor mais insuportável que um homem pode provar, ou seja, aquela produzida pela lesão dos grandes troncos nervosos: provoca uma síncope e faz perder a consciência. Em Jesus não. Leitor 2... O nervo é destruído só em parte: a lesão do tronco nervoso permanece em contato com o prego: quando o corpo for  suspenso na cruz, o nervo se esticará fortemente como uma corda de violino esticada sobre a cravelha. A cada solavanco, a cada movimento, vibrará despertando dores dilacerantes. Um suplício que durará três horas. Leitor 3... O carrasco e seu ajudante empunham a extremidade da trava; elevam Jesus, colocando-o primeiro sentado e depois em pé; conseqüentemente fazendo-o tombar para trás, o encostam na estaca vertical. Depois rapidamente encaixam o braço horizontal da cruz sobre a estaca vertical. Os ombros da vítima esfregam dolorosamente sobre a madeira áspera. As pontas cortantes da grande coroa de espinhos penetram o crânio. Leitor 4... A cabeça de Jesus inclina-se para frente, uma vez que o diâmetro da coroa o impede de apoiar-se na madeira. Cada vez que o mártir levanta a cabeça, recomeçam pontadas agudas de dor. Pregam-lhe os pés. Ao meio-dia Jesus tem sede. Não bebeu desde a tarde anterior. Seu corpo é uma máscara de sangue. A boca está semi-aberta e o lábio inferior começa a pender. A garganta, seca, lhe queima, mas ele não pode engolir. Tem sede. Um soldado lhe estende sobre a ponta de uma vara, uma esponja embebida em bebida ácida, em uso entre os militares. Tudo aquilo é uma tortura atroz. Leitor 1... Um estranho fenômeno se produz no corpo de Jesus. Na cruz, os músculos dos braços de Jesus se enrijecem em uma contração que vai se acentuando: os deltóides, os bíceps esticados e levantados, os dedos, se curvam. É como acontece a alguém ferido de tétano. A isto que os médicos chamam tetania, quando os sintomas se generalizam: os músculos do abdômen se enrijecem em ondas imóveis, em seguida aqueles entre as costelas, os do pescoço, e os respiratórios. Leitor 2... A respiração se faz, pouco a pouco mais curta. O ar entra com um sibilo, mas não consegue mais sair. Jesus respira com o ápice dos pulmões. Tem sede de ar: como um asmático em plena crise, seu rosto pálido pouco a pouco se torna vermelho, depois se transforma num violeta purpúreo e enfim em cianítico. Jesus é envolvido pela asfixia. Os pulmões cheios de ar não podem mais esvaziar-se. Leitor 3... A fronte está impregnada de suor, os olhos saem fora de órbita. Mas o que acontece? Lentamente com um esforço sobre-humano, Jesus toma um ponto de apoio sobre o prego dos pés. Esforça-se a pequenos golpes, se eleva aliviando a tração dos braços. Os músculos do tórax se distendem. A respiração torna-se mais ampla e profunda, os pulmões se esvaziam e o rosto recupera a palidez inicial. Por que este esforço? Porque Jesus quer falar: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem". Logo em seguida o corpo começa afrouxar-se de novo, e a asfixia recomeça. Leitor 4... Foram transmitidas sete frases pronunciadas por ele na cruz: cada vez que quer falar, deverá elevar-se tendo como apoio o prego dos pés. Inimaginável! Atraídas pelo sangue que ainda escorre e pelo coagulado, enxames de moscas zunem ao redor do seu corpo, mas ele não pode enxotá-las. Leitor 1... Pouco depois o céu escurece, o sol se esconde: de repente a temperatura diminui. Logo serão três da tarde, depois de uma tortura que dura três horas. Leitor 2... Todas as suas dores, a sede, as cãibras, a asfixia, o latejar dos nervos medianos, lhe arrancam um lamento: "Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?". Leitor 3... Jesus grita: "Tudo está consumado!". Leitor 4... Em seguida num grande brado diz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". Leitores... E morre. Em meu lugar e no seu.