Livro de Cultos 15 a 19

015A     Cantor Cristão.   EXULTAÇÃO
1.A Deus demos glória, com grande fervor; 
seu Filho bendito por nós todos deu;
a graça concede ao mais vil pecador, 
abrindo-lhe a porta de entrada no céu.

CORO. Exultai! Exultai! Vinde todos louvar, 
a Jesus Salvador, a Jesus Redentor;
A Deus demos glória, porquanto do céu, 
seu Filho bendito por nós todos deu.

2.Oh! graça real, foi assim que Jesus, 
morrendo, seu sangue por nós derramou!
Herança nos céus, com os santos em luz, 
comprou-nos Jesus, pois o preço pagou.

3.A crer nos convida tal rasgo de amor, 
nos merecimentos do Filho de Deus;
e quem, pois, confia no seu Salvador, 
vai vê-lo sentado na glória dos céus.
Tema: Adoração ao Deus-Pai
Este hino está recomposto no HCC: 228
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 15, 51, 237, 253, 299, 329, 335, 401, 455, 461, 512, 563,
Letra: Fanny Jane Crosby (1820 1915) Música: William Howard Doane (1832-1915)
A prolífica poetisa Fanny Crosby escreveu este hino. Difere da maior parte dos seus hinos por expressar o louvor mais objetivo, e não o típico testemunho ou a experiência pessoal característico da sua época.
Fanny Crosby nasceu no condado de Putnam, Estado de Nova Iorque, em 24 de março de 1820. Seus pais, fazendeiros pobres, eram puritanos dedicados, descendentes dos fundadores da Colônia da Baia de Massachusetts e membros da igreja presbiteriana. Por causa de um tratamento errado duma inflamação dos seus olhos, Fanny ficou praticamente cega com seis semanas de idade, podendo perceber somente uma luz brilhante. Em novembro daquele ano seu pai, John Crosby, morreu. Por necessidade, sua mãe. Mercy, foi trabalhar numa fazenda vizinha, deixando Fanny aos bons cuidados da sua avó, Eunice. Para outra pessoa, ser cega poderia ser o fim, mas não para Fanny. Sua avó decidiu ser seus olhos. Dedicando-se de corpo e alma ao bem da sua neta, ensinou-a muitas coisas que fariam dela uma menina independente e alegre. Dela Fanny aprendeu a arte da descrição: dos pássaros, do pôr do sol, cujas cores ela podia às vezes perceber vagamente, e das flores.
Dela Fanny aprendeu a amar e decorar a Palavra, a orar, a se unir com os crentes na Igreja e cantar, o que Fanny amava demais, decorando os Salmos com grande rapidez. Ainda criança, Fanny, quando desanimada pela cegueira, perguntou a Deus se, mesmo cega, poderia ser uma filha dele. Testemunhou, mais tarde, que ouviu a voz de Deus dizendo a ela; “não se desanime, menina. Um dia você será muito feliz e operosa mesmo na cegueira”.
A tradução literal duma poesia escrita por ela aos oito anos mostra sua personalidade: “Então pode chorar e soluçar porque sou cega/  Oh, que menina contente sou eu, /  Apesar de não poder ver, /  Pois decidida estou que/  Neste mundo alegre serei! /  Quantas bênçãos recebo eu/  Então pode chorar e soluçar porque sou cega/  Porque isso não farei!”  Fanny Crosby seria, em toda a sua vida, caracterizada pela alegria. 
Com a idade de 15 anos, Fanny entrou no Instituto Para Cegos, em Nova Iorque , com excelente aproveitamento. Continuou no seu hábito de escrever poesia, muitas vezes solicitada a suprir a letra para músicas que lhe eram entregues. Além de tocar violão, que aprendera quando criança, tornou-se cantora concertista, pianista talentosa e proficiente e aprendeu o órgão e a harpa. Ao se formar, tornou-se professora da instituição.
Em 1850, depois de passar alguns meses considerando se ela era realmente salva, num camp meeting ao som do hino Por Meus Pecados Padeceu de Watts, Fanny recebeu a certeza de sua salvação. ”Minha alma inundou-se com a luz celestial”, testificaria depois. Levantou-se exclamou: "Aleluia! Aleluia!" Entregando sua vida totalmente a Cristo, ela disse: ”Pela primeira vez entendi que estava procurando segurar o mundo em uma mão e o Senhor na outra”.
Fanny começou a suprir letras para canções e cantatas do destacado compositor George F. Root. Obtiveram muito sucesso. Mas o compositor que usou a vida de Fanny foi Willian B. Bradbury. Procurando quem escrevesse letras para seus hinos e ouvindo da capacidade de Fanny, procurou-a. “Fanny”, disse ele, “dou graças a Deus que nós nos encontramos, porque acho que você pode escrever hinos”. A seu pedido, Fanny escreveu um hino e lho deu. Bradbury estava entusiasmado, e ali começou uma parceria que continuaria até a morte dele. “Parecia que a grande obra da minha vida começara”, escreveu a poetisa que continuaria a escrever, dando ao mundo mais de 9.000 hinos! Aos 38 anos, Fanny casou-se com Alexander Van Alstyne, músico cego, conhecido como um dos melhores organistas em Nova Iorque. Homem bonito, jovial e muito apreciado, empregou-se em várias igrejas como organista e ensinava órgão para sustentar a família. Tiveram um filhinho, mas esse morreu na infância.
Poucos souberam sobre ele: ”Van” compôs melodias para alguns dos textos de Fanny, mas não perduraram. Um hinário que os dois prepararam não foi aceito pela editora, porque, disseram, não queriam um hinário somente de duas pessoas. Nos anos que seguiram, Fanny continuaria a escrever letras para hinos dos mais conhecidos hinistas. Chegou a usar 204 pseudônimos! Nunca fez questão de remuneração adequada. Morava em lares muito simples, vivia modestamente e dava muito do que recebia aos outros. Não se gabava na sua fama. Conheceu mais de um Presidente do seu País. Foi a primeira mulher a falar diante do Senado dos Estados Unidos. Pregava nos púlpitos de grandes igrejas e fez conferências em muitos lugares. À sua própria maneira, tornou-se um dos evangelistas mais proficientes da sua época. Amava o trabalho das missões como o Exército de Salvação, Associação de Moços Cristãos, e a famosa Bowery, que trabalhavam com os alcoólatras e necessitados. Cooperava nestes trabalhos, dando muito de si. Embora fosse mulher muito pequenina, parecia ter energia ilimitada. Mulher de oração, nunca escrevia um hino sem ter orado, pedindo a direção de Deus. Gostava das horas da noite para comunhão com seu Senhor. Possuindo uma memória extraordinária, conhecia muitos livros da Bíblia de cor. Nunca gostou de usar o Braile, e decorava seus textos, ditando até quarenta deles de uma só vez à pessoa que consentisse em escrevê-los. Compôs músicas de grande beleza, mas se recusou a publicá-las. Publicou cinco volumes de poesias. Escreveu o libretto de um oratório.
Uma vez, questionada como podia escrever tantos hinos, Fanny comentou: “Que alguns dos meus hinos foram ditados pelo Espírito Santo, não tenho nenhuma dúvida; e que outros foram o resultado de profunda meditação, sei que é verdade; mas que o poeta tenha o direito de reclamar mérito especial para ele mesmo é certamente presunção. Sinto que há um poço de inspiração do qual podemos tirar os tragos efervescentes que são tão essenciais à boa poesia. (. . . ) Às vezes o hino vem a mim por estrofes, e precisa somente ser escrito, mas nunca peço que uma porção de um poema seja escrita até que o poema todo seja completo. Então geralmente preciso podar e revisar muito. Algumas poesias é verdade, vêm completas, mas a maioria, não. (. . . ) Nunca começo um hino sem primeiro pedir meu bom Senhor para ser minha inspiração no trabalho que estou a começar.” Fanny Crosby, que ministrou e continua a ministrar ao mundo todo com suas mensagens que “tocam o coração”, poucos dias antes da sua morte, numa visita de obreiros, falou estas palavras muito significativas: “Creio que a maior bênção que o Criador me proporcionou foi quando permitiu que a minha visão externa fosse fechada. Consagrou-me para a obra para a qual me fez. Nunca conheci o que é enxergar, e por isso não posso compreender a minha perda. Mas tive sonhos maravilhosos. Tenho visto os mais lindos olhos, os mais belos rostos e as paisagens mais singulares. A perda da minha visão não foi perda nenhuma para mim.” Fanny faleceu em Bridgeport, Estado de Connecticut em 12 de fevereiro de 1915. A pedra da sua sepultura é simples. Como pedira; tinha simplesmente as palavras Aunt Fanny – She Did What She Could. (Tia Fanny - Ela fez o que pôde). Em 1955, um grande monumento foi erigido sobre o seu túmulo homenageando esta serva de Deus e incluindo a primeira estrofe de Que segurança! Sou de Jesus!
O compositor publicador William Howard Doane, um dos parceiros mais bem sucedidos de Fanny, musicou esta letra e publicou o hino na sua coletânea Brightest and Best (O Mais Brilhante e o Melhor) em 1875. O ilustre hinólogo W. J. Reynolds acha estranho que o hino não fosse incluído logo nas seis coletâneas de Gospel Hymns publicadas por Bliss e Sankey nos Estados Unidos, porque Sankey o introduziu nas suas campanhas evangelísticas com Moody na Inglaterra em 1873-1874 e incluiu-o nas suas coletâneas publicadas naquele país, os Sacred Songs and Solos (Cânticos e Solos Sacros - coletânea que continua a ser publicada até hoje), Por isso, o hino não foi bem conhecido nos Estados Unidos até que a equipe de Billy Graham o trouxesse das suas campanhas na Inglaterra em 1954. Assim, este hino favorito dos crentes brasileiros foi redescoberto na América do Norte, tornou-se muito amado e aparece em muitos hinários mais recentes.
O nome da melodia, TO GOD BE THE GLORY, corresponde ao título original do hino, bem traduzido para o português, "A Deus Demos Glória."
Este hino foi primorosamente traduzido pelo Pastor Joseph Jones em 1887 e entrou nos hinários evangélicos mais antigos no Brasil.
Joseph Jones (1848-1927) nasceu em Portugal, filho de ingleses. Em 1857, aos 23 anos, converteu-se através do testemunho de membros duma família batista. Foi batizado em Londres. Retornou a Portugal e, onde iniciou atividades evangelísticas. Apesar da perseguição, Jones abriu uma Casa de Oração no subúrbio de Bonsucesso, na Ilha Mastro, perto do local onde mais tarde seria construído o tabernáculo batista.
Livro: Se os Hinos Falassem4



015 A2     Cantor Cristão.    EXULTAÇÃO
1.A Deus demos glória, com grande fervor
Com Cristo assumimos. Viver seu amor
A vida que temos, é pouco demais
Pra tudo que Ele, já fez e nos faz.



CORO. 

Radicais, Radicais,  vimos todos louvar
A Jesus, o Senhor, a Jesus Salvador
Vontade não falta, em nosso querer
Ser seus Radicais, e este mundo vencer.



2.Servindo a Cristo, com nosso ardor

No Corpo de Cristo, o nosso Senhor
Tentados nós somos, e é natural
Mais fortes nós somos, com a fé eternal.



3.Fiéis, dedicados, estamos aqui

Pra testemunhar, nossa fé e assim
Louvarmos a Deus, por seu jeito de amor
E com ousadia, servir ao Senhor.
Este hino é cantado com a melodia do
Hino 15A no Livro de Cultos
foi cantado pelos Radicais IBC presentes no culto a noite do 2ºDomingo de Dezembro 2018
como Hino Oficial dos Radicais IBC, em nossa igreja.

015B     HCC.   Ó MINHA ALMA, A DEUS BENDIZE
1.Ó minha alma, a Deus bendize, 
em humilde adoração. 
Nada há mais que te escravize,
no pecado e escuridão. 
Oh, louvai-o! Oh, louvai-o! 
Ele é Rei da criação.

2.Pelo seu favor e graça, 
que outorgou a nossos pais, 
e por tudo que Deus faça,
bendizei-o mais e mais. 
Oh, louvai-o! Oh, louvai-o! 
É fiel a nós, mortais.

3.Se estivermos em perigo, 
nosso Deus nos guardará. 
Ele, a força do inimigo
para sempre vencerá. 
Oh, louvai-o! Oh, louvai-o, 
pelas bênçãos que ele dá!

4.Anjos e homens, reverentes, 
adorai-o com fervor. 
Luz, estrelas, sol fulgente
que ao espaço dais fulgor, 
oh, louvai-o! Oh, louvai-o, 
pois é Deus de graça e amor!
Tema: Adoração ao Deus-Pai
Tonalidade... Ré Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 15, 89, 199, 271, 274
Hino com métrica semelhante ao HCC. 406, 513, 107, 493, 494, 199, 15, 274, 271, 89,

015C     OH.   DEUS GLORIOSO
1.Deus glorioso, 
a ti rendemos graças, 
Deus compassivo 
que atendes nossas súplicas.
Deus poderoso 
que velas sobre a terra e céu. 
Ó Rei da glória, 
toda a terra o seu louvor cantai.

2.Ó daí louvor, 
toda a terra entoai, 
Cantai louvores a Deus. 
Com amor gratidão e louvor cantai.
Ele criou todo o céu, 
todo o mar e a terra! 
Seu poder, seu amor, 
cantai, louvai. Louvai a Deus poderoso!

3.A Deus seja dada 
toda a glória e honra na terra. 
Com grande alegria ao Senhor 
glória e honra daí!
Ó vinde e cantai louvor, 
glória a Deus o rei de todo amor. 
Todas as nações cantai, 
regozijai-vos, louvai a Deus.
Tema: Adoração ao Deus-Pai
Coleção Coral Sinfônico, 1978

015D     DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA SOBRE REINO DE DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Nós, Igreja de Jesus Cristo, chamados Batistas, declaramos que... 

(TODOS) O reino de Deus é o domínio soberano e universal de Deus e é eterno.1 É também o domínio de Deus no coração dos homens que, voluntariamente, a ele se submetem pela fé, aceitando-o como Senhor e Rei. ...  

É, assim , o reino invisível nos corações regenerados, que opera no mundo e se manifesta pelo testemunho dos seus súditos.2 A consumação do reino ocorrerá com a volta de Jesus Cristo, em data que só Deus conhece, quando o mal será completamente vencido e surgirão o novo céu e a nova terra para a eterna habitação dos remidos com Deus.3 

(TODOS) Nisto cremos e isto pregamos, nisto biblicamente vivemos e isto nos faz mais comprometidos com a vontade do Senhor.
(1) Dan. 2:37-44; Is. 9:6,7 (2) Mat. 4:17; Luc. 17:20; 4:43; João. 18:36; 3:3-5 (3) Mat. 25:31-46; I Cor. 15:24; Apoc. 11:15

015E     LC.   A GLÓRIA DIVINA E O HOMEM
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Exaltamos ao Senhor por ser nosso poderoso criador; por sua glória manifestada em toda sua criação... 

Pastor ou Direção... 1 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, tu que puseste a tua glória dos céus! 

Todos... 2 Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários para fazeres calar o inimigo e vingador. 

Congregação... 3 Quando contemplamos os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, 

Homens... 4 que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? 

Mulheres... 5 Contudo, pouco abaixo de Ti o fizeste; de glória e de honra o coroaste. 

Congregação... 6 Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: 

Salvos... Nós te agradecemos, Senhor Deus, por estarmos incluídos entre os teus salvos, pela misericórdia do teu Filho Jesus Cristo. 

Pastor ou Direção... 7 todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, 

Congregação... 8 as aves do céu, e os peixes do mar, tudo o que passa pelas veredas dos mares. 

Homens... Nosso Deus é o único Deus, em todo o universo, ele é o Todo-Poderoso, ele é o nosso Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo, ele é o Senhor Criador do céu e da terra, criador de tudo e de todos. 

Convidado... Exaltamos ao Senhor por ser nosso poderoso criador; por sua glória manifestada em toda sua criação... 

Coro... mui admirável é o nome do Senhor em toda a terra e no céu onde está sua glória. 

Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por tua criação, por sermos tuas criaturas amadas. 

Todos... 9 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra! ... Amém
Salmo 8

016A     Cantor Cristão.   VINDE ADORAR
1.Oh! vinde adorar o excelso e bom Deus, 
eterno Senhor da terra e dos céus,
que reina supremo, envolto na luz, 
e que se revela em Cristo Jesus.

2.Seu grande poder deveis contemplar, 
no brilho do céu, na terra e no mar;
as gotas de orvalho, sim, toda flor, 
proclamam constantes seu grande Autor.
Tema: Adoração ao Deus-Pai
Este hino está recomposto no HCC: 001
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 16, 137, 161, 291, 578

016B     HCC.   BENDIZE, Ó MINHA ALMA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Congregação: Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. 

Dirigente: O Senhor executa atos de justiça, e juízo a favor de todos os oprimidos. 

Congregação: Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios. 

Dirigente: É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades(...) quem te coroa de benignidade e de misericórdia, quem te supre de todo o bem. 

Congregação: Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra! 

Dirigente: O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo. 

Congregação: Bendizei ao Senhor, vós todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais a sua vontade! 

Dirigente: É de eternidade a eternidade a benignidade do Senhor sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos, sobre aqueles que guardam o seu pacto, e sobre os que se lembram dos seus preceitos para os cumprirem. 

Todos: Bendizei ao Senhor, vós todas as suas obras. Bendize, ó minha alma ao Senhor!
Tema: Adoração ao Deus-Pai
 (Sl 103.1, 6, 2, 3, 4, 5, 20, 19, 21, 17, 18, 22)

016C     OH.   EU TE AMO Ó DEUS
1.Eu te amo ó Deus, Eu te amo, 
Eu te amo ó Deus, Eu te amo

CORO. Pois todos que Te amam 
(louvam, adoram, querem), 
Brilham como o Sol, 
como o Sol ao amanhecer
Pois todos que Te amam 
(louvam, adoram, querem) 
Brilham como o Sol, 
como o Sol ao amanhecer
   
2. Eu te louvo ó Deus, eu te louvo, 
Eu te louvo ó Deus, eu te louvo

3. Eu te adoro ó Deus, eu te adoro, 
Eu te adoro ó Deus, eu te adoro

4.Eu te quero ó Deus, eu te quero, 
Eu te quero ó Deus, eu te quero
Tema: Adoração ao Deus-Pai

016D     DC.   DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA SOBRE IGREJA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Nós, Igreja de Jesus Cristo, chamados Batistas, declaramos que... 

(TODOS) Igreja é uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas após profissão de fé. ...  

É nesse sentido que a palavra "igreja" é empregada no maior número de vezes nos livros do Novo Testamento.1 Tais congregações são constituídas por livre vontade dessas pessoas com a finalidade de prestarem culto a Deus, observarem as ordenanças de Jesus, meditarem nos ensinamentos da Bíblia para a edificação mútua e para a propagação do evangelho.2 As igrejas neotestamentárias são autônomas, têm governo democrático, praticam a disciplina e se regem em todas as questões espirituais e doutrinárias exclusivamente pela Palavra de Deus, sob a orientação do Espírito Santo.3 

(TODOS) Há nas igrejas, segundo as escrituras, duas espécies de oficiais: pastores e diáconos....  

As igrejas devem relacionar-se com as demais igrejas da mesma fé e ordem e cooperar, voluntariamente, nas atividades do reino de Deus. O relacionamento com outras entidades, quer seja de natureza eclesiástica ou outra, não deve envolver a violação da consciência ou o comprometimento da lealdade a Cristo e a Sua Palavra. Cada igreja é um templo do Espírito Santo.4 Há também no Novo Testamento um outro sentido da palavra "igreja" em que ela aparece como... 

(TODOS) a reunião universal dos remidos de todos os tempos, estabelecida por Jesus Cristo e sobre ele edificada, constituindo-se no corpo espiritual do Senhor, do qual ele mesmo é a cabeça. ...  

Sua unidade é de natureza espiritual e se expressa pelo amor fraternal, pela harmonia e cooperação voluntária na realização dos propósitos comuns do reino de Deus.5 

(TODOS) Nisto cremos e isto pregamos, nisto biblicamente vivemos e isto nos faz mais comprometidos com a vontade do Senhor.
(1) Mat. 18:17; At. 5:11; 20:17-28; I Cor. 4:17 (2) At. 2:41,42 (3) Mat. 18:15-17 (4) At. 20:17,28; Tito. 1:5-9; I Tim. 3:1-13 (5) Mat. 16:18; Col. 1:18; Heb. 12:22-24; Ef. 1:22,23

016E     LC.   A GLÓRIA DIVINA E O HOMEM
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Adoramos a Deus pelo poder que há no nome do seu filho Jesus Cristo, pela glória que este nome manifesta por toda eternidade... 

Pastor ou Direção... 1 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, tu que puseste a tua glória dos céus! 

Todos... 2 Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários para fazeres calar o inimigo e vingador. 

Congregação... 3 Quando contemplamos os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, 

Homens... 4 que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? 

Mulheres... 5 Contudo, pouco abaixo de Ti o fizeste; de glória e de honra o coroaste. 

Congregação... 6 Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: 

Pastor ou Direção... 7 todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, 

Congregação... 8 as aves do céu, e os peixes do mar, tudo o que passa pelas veredas dos mares. 

Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por todos os privilégios que tens nos dado, por termos nos rendido à tua vontade. 

Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Filho, ele deixou o ser Deus e veio ter o nome que está acima de todo nome, em todo o universo. 

Convidado... Adoramos a Deus pelo poder que há no nome do seu filho Jesus Cristo, pela glória que este nome manifesta por toda eternidade... 

Coro... mui admirável é o nome do Senhor em toda a terra e no céu onde está sua glória. 

Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por Jesus Cristo, pelo poder do seu nome em nossa vida. 

Todos... 9 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra! ... Amém
Salmo 8

017A     Cantor Cristão.   O AMOR DE DEUS
1.Decorridas eras são, 
desde que aos judeus, 
Cristo fez proclamação, 
do grande amor de Deus.

CORO. Que profundo amor se via, 
quando aqui andou! 
Terna, santa simpatia ele nos mostrou!

2.Veio aos cegos vista dar, 
luz nas trevas ser; 
pecadores quis salvar, 
perdidos recolher.

3.Nunca os pobres desprezou, 
sempre os recebeu; 
paga sempre recusou; 
de graça tudo deu.

4.Tempos já passados são, 
Cristo o mesmo é; 
vida, vista, salvação 
obtêm-se pela fé.
Tema: O Amor de Deus-Pai
Hino com métrica semelhante ao CC. 17, 186, 242, 322, 419, 446, 538,

017B     HCC.   FONTE ÉS TU DE TODA BÊNÇÃO
1.Fonte és tu de toda bênção; 
vem o canto me inspirar; 
a misericórdia tua, 
quero em alto som louvar.
Oh, ensina o novo canto, 
dos remidos lá dos céus, 
ao teu servo e ao povo santo, 
pra louvarmos-te, bom Deus!

2.Ao Senhor eu agradeço, 
pois Jesus me socorreu, 
e, por sua graça, um dia, 
vai levar-me para o céu.
Eu, perdido, procurou-me, 
longe do meu Deus, sem luz; 
dos pecados meus lavou-me, 
com seu sangue o bom Jesus.

3.Devedor à tua graça, 
cada dia e hora sou. 
Teu cuidado sempre faça, 
com que eu ame a ti, Senhor.
O meu ser é vacilante: 
toma-o, prende-o com amor, 
pra que eu, a todo instante, 
glorifique a ti, Senhor.
Tema: Adoração ao Deus-Pai
Tonalidade... Ré Maior
Este hino é rcomposição do CC.132
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 17, 47, 60, 165, 191, 214, 288, 321, 419, 466, 490, 537, 542, 593, 603, 612,

017C     OH.   VIM PARA ADORAR-TE
1. Vim para adorar-te, 
vim para dizer que te amo ó pai. 
És tudo para mim 
e eu exalto o teu nome.
Eu exalto o teu nome, 
e eu exalto o teu nome ó Pai.

2.Só para adorar-te 
só para dizer que te amo ó Pai. 
És Tudo para mim 
e eu exalto o teu nome.
Eu exalto o teu nome, 
e eu exalto o teu nome ó pai
Tema: Adoração ao Deus-Pai

017D     DC.   DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA SOBRE O BATISMO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Nós, Igreja de Jesus Cristo, chamados Batistas, declaramos que... 

(TODOS) O Batismo e a Ceia são as duas ordenanças da igreja estabelecidas pelo próprio Jesus Cristo, sendo ambas de natureza simbólica.1...  

O batismo consiste na imersão do crente em água, após sua publica profissão de fé em Jesus Cristo como Salvador único, suficiente e pessoal.2 

(TODOS) Simboliza a morte e sepultamento do velho homem e a ressurreição para uma nova vida em identificação com a morte, sepultamento e a ressurreição do Senhor Jesus Cristo...  

e também prenúncio da ressurreição dos remidos.3 O batismo, que é condição para ser membro de uma igreja, deve ser ministrado sob a invocação do nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.4 

(TODOS) Nisto cremos e isto pregamos, nisto biblicamente vivemos e isto nos faz mais comprometidos com a vontade do Senhor.
(1)Mat. 3:5,6,13-17; João. 3:22,23; 4:1,2; I Cor. 11:20,23-30 (2)At. 2:41,42; 8:12,36-39; 10:47,48 (3)Rom. 6:3-5; Gál. 3:27; Col. 2:12 (4)Mat. 28:19; At. 2:38,41,42; 10:48

017E     LC.   AÇÕES DE GRAÇAS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Adoramos o Senhor, manifestamos o nosso louvor e a nossa gratidão ao Deus Todo-Poderoso.... 

Pastor ou Direção... 1 Nós te louvaremos, Senhor, de todo o nosso coração; contaremos todas as tuas maravilhas. 

Congregação... 2 Em ti nos alegraremos e exultaremos; cantaremos louvores ao teu nome, ó Altíssimo; 

Homens... 3 porquanto os inimigos retrocedem, caem e perecem diante de ti. 

Mulheres... 4 Sustentaste o nosso direito e a nossa causa; tu te assentaste no tribunal, julgando justamente. 

Todos... 5 Repreendeste as nações, destruíste os ímpios; apagaste o seu nome para sempre e eternamente. 

Diáconos... 6 Os inimigos consumidos estão; perpétuas são as suas ruínas. 

Salvos... Nós de glorificamos, Senhor Deus, pela certeza que temos de nossa salvação, por Jesus Cristo, mesmo reconhecendo nossos pecados e a nossa indignidade. 

Congregação... 7 Mas o Senhor está entronizado para sempre; preparou o seu trono para exercer o juízo. 

Pastor ou Direção... 8 Ele mesmo julga o mundo com justiça; julga os povos com eqüidade. 

Mulheres... Estamos aqui para exaltar ao Senhor, o nosso culto é de salvos desejosos de louvar, nele expressamos nosso louvor e nossa gratidão ao Deus, nosso Senhor. 

Convidado... Adoramos o Senhor, manifestamos o nosso louvor e a nossa gratidão ao Deus Todo-Poderoso.... 

Coro... Louvaremos ao Senhor de todo nosso coração, e cantaremos todas as suas maravilhas. 

Homens... 9 O Senhor é também um alto refúgio para nós, os oprimidos, um alto refúgio em tempos de angústia. 

Mulheres... 10 Em ti confiamos, nós os que conhecemos o teu nome; porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam. 

Congregação... 11 Cantemos louvores ao Senhor, que habita em Sião; anunciemos entre os povos os seus feitos. 

Voluntário1... 12 Pois ele, o vingador do sangue, se lembra deles; não se esquece do clamor dos aflitos. 

Todos... 13 Tem misericórdia de nós, Senhor; olha a aflição que sofremos daqueles que nos odeiam, tu que nos levantas das portas da morte. 

Homens... 14 para que cantemos todos os teus louvores nas portas da filha de Sião e nos alegremos na tua salvação. 

Mulheres... 15 Afundaram-se as nações na cova que abriram; na rede que ocultaram ficou preso o seu pé. 

Congregação... 16 O Senhor deu-se a conhecer, executou o juízo; enlaçado ficou o ímpio nos seus próprios feitos.  

Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por sermos considerados por ti, como filhos, teus eleitos, teu povo, tua herança para sempre. 

Pastor ou Direção... 17 Os ímpios irão para a morte, sim, todas as nações que se esquecem de Deus. 

Homens... 18 Pois o necessitado não será esquecido para sempre, nem a esperança dos pobres será frustrada perpetuamente. 

Mulheres... 19 Levanta-te, Senhor! Não prevaleça o homem; sejam julgadas as nações na tua presença! 

Convidado... Adoramos o Senhor, manifestamos o nosso louvor e a nossa gratidão ao Deus Todo-Poderoso.... 

Coro... Louvaremos ao Senhor de todo nosso coração, e cantaremos todas as suas maravilhas. 

Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por nosso louvor, por nossa gratidão a ti. 

Todos... 20 Senhor, incute-lhes temor! Que as nações saibam que não passam de meros homens! ... Amém
Salmo 009

018A     Cantor Cristão.   AMOR SEM IGUAL
1.Oh! não tens ouvido do amor sem igual, 
do amor que teu Deus tem por ti?!
Do amor que O levou a seu Filho entregar, 
pra os salvos levar para Si?!

CORO. Oh! crê! Oh! crê! 
A graça de Deus te chama dos céus; 
Oh! crê nesse amor sem igual!

2.Não foram os grandes que Cristo chamou, 
nem justos veio Ele salvar;
mas pobres e fracos, culpados e maus, 
mandou pelos servos chamar.

3.O homem, porém, não podia chegar, 
à santa presença de Deus;
porque seus pecados qual grande montão, 
vedavam-lhe a entrada nos céus.

4.Mas pelo seu sangue Jesus expirou, 
a culpa dos salvos na cruz;
tirando o pecado, caminho mostrou, 
o qual para o céu nos conduz.

5.E tu, pecador, não desejas então, 
o amor do teu Deus conhecer?
Por fé no Senhor, como teu Salvador, 
irás alcançar tal prazer.
Tema: O Amor de Deus-Pai
Melodia também cantada no hino C. 152

018B     HCC.   Ó SANTO DE ISRAEL
1.O Santo de Israel, 
supremo e justo ser, 
no céu cercado estás, 
de glória e de poder.

2.Tu és o Criador, do mar, 
da terra e céus, 
o mais sublime Rei, 
o nosso eterno Deus.

3.Em santa adoração, 
nós vimos suplicar, 
a graça e todo o bem, 
e forças pra lutar.

4.Aceita, amado Pai, 
os hinos de louvor, 
que nós, os servos teus, 
cantamos com fervor. 
Amém.
Tema: Adoração ao Deus-Pai
Tonalidade... Fá Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC.  6, 18, 80, 124, 223, 235,  315, 360, 505, 600,

018C     OH.   O AMOR SEM DEUS
1.O amor sem Deus, Tão passageiro é, 
Mas o doce amor de meu Mestre, 
É algo que jamais morrerá.

Não morrerá, não morrerá, 
É algo que jamais morrerá, 
Sim o doce amor de meu Mestre, 
É algo que jamais morrerá.
Tema: O Amor de Deus-Pai

018D     DC.   DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA SOBRE A CEIA DO SENHOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Nós, Igreja de Jesus Cristo, chamados Batistas, declaramos que... 

(TODOS) O Batismo e a Ceia são as duas ordenanças da igreja estabelecidas pelo próprio Jesus Cristo, sendo ambas de natureza simbólica.1...  

A ceia do Senhor é uma cerimônia da igreja reunida, comemorativa e proclamadora da morte do Senhor Jesus Cristo, simbolizada por meio dos elementos utilizados: o pão e o vinho.5 Neste memorial o pão representa seu corpo dado por nós no calvário e o vinho simboliza seu sangue derramado.6 

(TODOS) A ceia do Senhor deve ser celebrada pelas igrejas até a volta de Cristo...  

e sua celebração pressupõe o batismo bíblico e o cuidadoso exame íntimo dos participantes.7

(TODOS) Nisto cremos e isto pregamos, nisto biblicamente vivemos e isto nos faz mais comprometidos com a vontade do Senhor.
(5e6)Mat. 26:26-29; I Cor. 10:16,17-21; 11:23-29 (7)Mat. 26:29; I Cor. 11:26-28; At. 2:42; 20:4-8

018E     LC.   AÇÕES DE GRAÇAS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Glorificamos ao Senhor, queremos demonstrar toda a nossa gratidão ao nosso Deus, é nossa ação de graças a ele... 

Pastor ou Direção... 1 Nós te louvaremos, Senhor, de todo o nosso coração; contaremos todas as tuas maravilhas. 

Congregação... 2 Em ti nos alegraremos e exultaremos; cantaremos louvores ao teu nome, ó Altíssimo; 

Homens... 3 porquanto os inimigos retrocedem, caem e perecem diante de ti. 

Mulheres... 4 Sustentaste o nosso direito e a nossa causa; tu te assentaste no tribunal, julgando justamente. 

Todos... 5 Repreendeste as nações, destruíste os ímpios; apagaste o seu nome para sempre e eternamente. 

Batizados... Somos salvos, somos de Jesus Cristo, já o obedecemos com nosso batismo, em nossa vida cristã temos tido muitos motivos para sermos e vivermos profunda gratidão a Deus. 

Diáconos... 6 Os inimigos consumidos estão; perpétuas são as suas ruínas. 

Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por sermos considerados por ti, como filhos, teus eleitos, teu povo, tua herança para sempre. 

Congregação... 7 Mas o Senhor está entronizado para sempre; preparou o seu trono para exercer o juízo. 

Pastor ou Direção... 8 Ele mesmo julga o mundo com justiça; julga os povos com eqüidade. 

Convidado... Glorificamos ao Senhor, queremos demonstrar toda a nossa gratidão ao nosso Deus, é nossa ação de graças a ele... 

Coro... Louvaremos ao Senhor de todo nosso coração, e cantaremos todas as suas maravilhas. 

Homens... 9 O Senhor é também um alto refúgio para nós, os oprimidos, um alto refúgio em tempos de angústia. 

Mulheres... 10 Em ti confiamos, nós os que conhecemos o teu nome; porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam. 

Congregação... 11 Cantemos louvores ao Senhor, que habita em Sião; anunciemos entre os povos os seus feitos. 

Voluntário1... 12 Pois ele, o vingador do sangue, se lembra deles; não se esquece do clamor dos aflitos. 

Todos... 13 Tem misericórdia de nós, Senhor; olha a aflição que sofremos daqueles que nos odeiam, tu que nos levantas das portas da morte. 

Homens... 14 para que cantemos todos os teus louvores nas portas da filha de Sião e nos alegremos na tua salvação. 

Mulheres... 15 Afundaram-se as nações na cova que abriram; na rede que ocultaram ficou preso o seu pé. 

Congregação... 16 O Senhor deu-se a conhecer, executou o juízo; enlaçado ficou o ímpio nos seus próprios feitos. 

Salvos... Nós te glorificamos, Senhor, pela salvação que nos deste em teu Filho Jesus Cristo. Por isto, juntos, de cultuamos. 

Pastor ou Direção... 17 Os ímpios irão para a morte, sim, todas as nações que se esquecem de Deus. 

Homens... 18 Pois o necessitado não será esquecido para sempre, nem a esperança dos pobres será frustrada perpetuamente. 

Mulheres... 19 Levanta-te, Senhor! Não prevaleça o homem; sejam julgadas as nações na tua presença! 

Convidado... Glorificamos ao Senhor, queremos demonstrar toda a nossa gratidão ao nosso Deus, é nossa ação de graças a ele... 

Coro... Louvaremos ao Senhor de todo nosso coração, e cantaremos todas as suas maravilhas. 

Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por nossa vida de gratidão verdadeira a ti. 

Todos... 20 Senhor, incute-lhes temor! Que as nações saibam que não passam de meros homens! ... Amém
Salmo 009

019A     Cantor Cristão.   BOA-NOVA
1.Alegre nova nos chegou: 
o grande Deus assim amou,
a todo o mundo pecador, 
que deu seu Filho benfeitor 
em sua redenção.

2.Aquele, pois, que em Cristo crer, 
a vida eterna passa a ter;
jamais a morte vai provar; 
no céu, porém, irá viver 
a plena salvação.

3.Mister é Cristo conhecer, 
e dele em tudo depender
guardar a sua santa lei, 
e coroá-lo nosso Rei 
de toda o coração.

4.Ó mundo todo, a Cristo vem, 
ao que concede todo o bem,
que poderá tornar feliz, 
a cada povo e seu país 
com sua proteção.
Tema: O Amor de Deus-Pai
Hino com métrica semelhante ao CC. 19, 54, 148,  333, 481,

019B     HCC.   LOUVAMOS O SENHOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Dirigente: Grande é o Senhor, e mui digno de ser louvado (...) Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos. 

Congregação: Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; cantar-te-ei louvores entre as nações. Pois a tua, benignidade é grande até os céus, e a tua verdade até as nuvens. 

Dirigente: Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força. Tributai ao Senhor a glória, devida ao seu nome. 

Congregação: Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, de todo o meu coração e glorificarei o teu nome para sempre. Pois grande é a tua benignidade para comigo. Porque tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus. 

Dirigente: Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; erguei alegres vozes ao Deus de Jacó.
Tema: Adoração ao Deus-Pai
 (Sl 145.3, 2; 57.9, 10; 96.7, 8; 86.12, 13, 10; 81.1)

019C     OH.   DAI GRAÇAS
Daí graças de coração 
ao Deus da criação, 
Dai graças por seu filho 
Jesus Cristo Senhor
Daí graças de coração 
ao Deus da criação, 
Dai graças por seu filho 
Jesus Cristo Senhor
Cantai, pois ao fraco deu vigor 
e ao pobre sustentou, 
Porque tão grande é seu amor por nós
Cantai, pois ao fraco deu vigor 
e ao pobre sustentou, 
Porque tão grande é seu amor por nós
Cantai ao Senhor, graças daí.
Tema: O Amor de Deus-Pai

019D     DC.   DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA SOBRE O DIA DO SENHOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Nós, Igreja de Jesus Cristo, chamados Batistas, declaramos que... 

(TODOS) O domingo, dia do Senhor, é o dia do descanso cristão...  

satisfazendo plenamente a exigência divina em favor da necessidade humana de um dia em sete para o repouso do corpo e do espírito.1 Com o advento do cristianismo, o primeiro dia da semana passou a ser o dia do Senhor, em virtude de haver Jesus ressuscitado nesse dia.2 

(TODOS) Deve ser para os cristãos um dia de real repouso em que, pela freqüência aos cultos nas igrejas e pelo maior tempo dedicado à oração, à leitura bíblica e outras atividades religiosas...  

eles estarão se preparando para "aquele descanso que resta para o povo de Deus". 3 Nesse dia os cristãos devem abster-se de todo trabalho secular, excetuando aquele que seja imprescindível e indispensável à vida da comunidade. Devem também abster-se de recreações que desviem a atenção das atividades espirituais.4 

(TODOS) Nisto cremos e isto pregamos, nisto biblicamente vivemos e isto nos faz mais comprometidos com a vontade do Senhor.
(1)Gên. 2:3; Êx. 20:8-11; Is. 58:13-14 (2)João. 20:1,19,26; At. 20:7; Apoc. 1:10 (3)Heb. 4:9-11; Apoc. 14:12,13 (4)Êx. 20:8-11; Jer. 17:21,22,27; Ez. 22:8

019E     LC.   A DERRUBADA DOS ÍMPIOS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Exaltamos a Deus porque podemos convidar outras pessoas para virem viver diferente para Jesus Cristo; exaltamos por tirar pessoas da condenação que os ímpios vivem para sempre... 

Pastor ou Direção... 1 Por que te conservas ao longe, Senhor? Por que te escondes em tempos de angústia? 

Homens... 2 Os ímpios, na sua arrogância, perseguem furiosamente o pobre; sejam eles apanhados nas ciladas que maquinaram. 

Mulheres... 3 Pois o ímpio gloria-se do desejo do seu coração, e o que é dado à rapina despreza e maldiz o Senhor. 

Todos... 4 Por causa do seu orgulho, o ímpio não o busca; todos os seus pensamentos são: Não há Deus. 

Congregação... 5 Os seus caminhos são sempre prósperos; os teus juízos estão acima dele, fora da sua vista; quanto a todos os seus adversários, ele os trata com desprezo. 

Homens... 6 Diz em seu coração: Não serei abalado; nunca me verei na adversidade. 

Salvos... Nós te agradecemos, Senhor Deus, por estarmos incluídos entre os teus salvos, pela misericórdia do teu Filho Jesus Cristo. 

Mulheres... 7 A sua boca está cheia de imprecauções, de enganos e de opressão; debaixo da sua língua há malícia e iniqüidade. 

Diáconos... 8 Põe-se de emboscada nas aldeias; nos lugares ocultos mata o inocente; os seus olhos estão de espreita ao desamparado. 

Convidado... Exaltamos a Deus porque podemos convidar outras pessoas para virem viver diferente para Jesus Cristo; exaltamos por tirar pessoas da condenação que os ímpios vivem para sempre... 

Mulheres... Estamos aqui para exaltar ao Senhor, o nosso culto é de salvos desejosos de louvar, nele convidamos todo pecador a deixar o mundo e voltar-se para a salvação em Jesus Cristo. 

Coro... O Senhor não fica longe de nós, o Senhor não se esconde nos tempos de nossas angústias. 

Todos... 9 Qual leão no seu covil, está ele de emboscada num lugar oculto; está de emboscada para apanhar o pobre; apanha-o, colhendo-o na sua rede. 

Homens... 10 Abaixa-se, curva-se; assim os desamparados lhe caem nas fortes garras. 

Mulheres... 11 Diz ele em seu coração: Deus se esqueceu; cobriu o seu rosto; nunca verá isto. 

Congregação... 12 Levanta-te, Senhor; ó Deus, levanta a tua mão; não te esqueças dos necessitados. 

Pastor ou Direção... 13 Por que blasfema de Deus o ímpio, dizendo no seu coração: Tu não inquirirás? 

Homens... 14 Tu o viste, porque atentas para o trabalho e enfado, para o tomares na tua mão; a ti o desamparado se entrega; tu és o amparo do órfão. 

Mulheres... 15 Quebra tu o braço do ímpio e malvado; esquadrinha a sua maldade, até que a descubras de todo. 

Congregação... 16 O Senhor é Rei sempre e eternamente; da sua terra perecerão as nações.  

Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por todos os privilégios que tens nos dado, por termos nos rendido à tua vontade. 

Convidado... Exaltamos a Deus porque podemos convidar outras pessoas para virem viver diferente para Jesus Cristo; exaltamos por tirar pessoas da condenação que os ímpios vivem para sempre... 

Coro... O Senhor não fica longe de nós, o Senhor não se esconde nos tempos de nossas angústias. 

Voluntário1... 17 Tu, Senhor, ouvirás os desejos dos mansos; confortarás o seu coração; inclinarás o teu ouvido, 

Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pelo convite que tu tens sempre feito a todo pecador. 

Todos... 18 para fazeres justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem, que é da terra, não mais inspire terror. ... Amém
Salmo 010