Livro de Cultos 335 a 339

335A     Cantor Cristão.   O GÔZO DA VIDA
1.Cristo amado, sei que na força do mal, Tu, meu Mestre, sempre serás protetor.
Tu me guardas, dando-me paz divinal; eu contigo sempre serei vencedor!

CORO. Cristo, Mestre, sei que contigo sou vencedor; dá-me graça, dá-me do teu poder, Redentor.

2.Que alegria tenho no meu Salvador; tenho graça, vida de amor paternal!
Tudo posso, tudo, por ti, meu Senhor; deste mundo, sou vencedor afinal!

3.Não duvido, Cristo, meu Mestre, de ti; creio em tua rica promessa, Jesus;
não me deixes, nem me rejeites aqui, quero sempre ver tua face de luz!

4.Oh! que bênção ter a certeza do bem, ter na vida paz e perdão do Senhor!
Mui alegre, busco essa pátria de além, onde reina Cristo Jesus, Rei de amor!
Tema: Vida de Conforto de Deus nas Aflições
Este hino está recomposto no HCC: 497
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 15, 51, 237, 253, 299, 329, 335, 401, 455, 461, 512, 563,

335B     HCC.   DE TEU CUIDADO TERNO
De teu cuidado terno, me cercas, bom Pastor, porque, se tu ao longe estás, eu fico sem vigor.
Ao pé de ti desejo, meu Deus, meu Pai, viver, e tua forte mão sentir, a minha mão suster.

2.Tu és o meu amparo, meu guia e protetor; a graça, a paz, reside em ti, em ti reside o amor.
No auge da ventura, ou das tribulações, teu santo nome bendirei, ó luz dos corações.

3.Só tu da morte as sombras, poder tens de afastar, e as portas da mansão feliz, abrir de par em par.
A ti, naquele dia, no dia sem igual, com os remidos cantarei, um hino triunfal.
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Tonalidade... Lá Maior
Este hino é rcomposição do CC.360
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 335, 430
Hino com métrica semelhante ao HCC.  117, 168, 169, 175, 229, 335, 430, 462, 506, 534, 601,

335C     OH.   SABERÁS MUITO EM BREVE
1.Os fardos da vida te oprimem? Vem nuvens teu céu encobrir? Por que o Senhor não socorre? Irmão, saberás no porvir.

CORO.Irmão, saberás muito bem, oh sim, saberás no porvir! Porque o fardo não é leve, irmão, saberás, no porvir.

2.Ninguém ao teu lado compreende, o grito de teu coração? Confia no amigo clemente, Jesus, que te’escuta a’oração.

3.E quando à cidade chegares, já finda a jornada daqui, Verás que foi sua mão sábia que os pés te guiou par’ali.
Tema: Vida de fé e esperança
Hino cantado também com a melodia do CC.547

335D     DC.   O BATISMO CRISTÃO 1
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
O batismo, simbolismo que mostra que morremos e renascemos em Cristo, é oferta generosa da aceitação de Deus. A água aponta para essa dupla realidade do batismo: água mata, afoga, destrói e também lava, refresca e dá vida. Batismo, porém, é água e Palavra de Deus. É nessa combinação de água e Palavra em presença da comunidade que crê que o batismo realiza a transformação maravilhosa: nos conclama como filhos de Deus. Mas batismo não é mágica. Batismo é início de uma caminhada na busca de viver para a glória do Senhor. Batismo é, portanto, um refletir diário sobre nossa vida a partir do Evangelho de Jesus Cristo na busca da prática. Assim, onde há vida verdadeira pelo batismo, há também salvação (1). Ao mesmo tempo que ordena o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (2), Jesus afirma que é preciso "ensinar a guardar todas as coisas". Ao sermos batizados somos integrados na comunidade cristã. Na comunidade aprendemos a "guardar todas as coisas" que interessam para a vida de fé. Na comunidade recebemos forças, ânimo e somos amparados e encorajados nessa difícil travessia que é o batismo. O batismo tem seu lugar no culto, sempre em presença da comunidade. A comunidade é co-batizadora e, portanto, co-responsável para "ensinar a guardar todas as coisas". (TODOS) Senhor Deus, somos agradecidos pelo que o batismo significa para nossas vidas, pelo que testemunha sobre nosso relacionamento contigo, pelo que prega sobre nossa convivência neste mundo. Te louvamos pela nossa obediência no batismo... Amém.
(1)Mc 16.16, (2)Mt 28.19-20

336A     Cantor Cristão.   FONTE DE CONSOLAÇÃO
1.Alma, que aflita estás, Deus, Pai bondoso, em compaixão e amor, tem o poder
de te livrar do mal e dar-te graça, e sem demora em Jesus te esconder.

2.Ó meu irmão, se tens grandes tormentos, lembra-te, então, de Deus, teu Protetor;
ele te livrará desses lamentos; só Ele pode sarar tua dor.

3.Se pesaroso estás em tua vida, busca o teu Salvador Cristo Jesus;
Ele com muito amor já te convida. Cristo te ajuda a levar a tua cruz.

4.Oh! que consolação temos em Cristo; pois da tristeza Deus nos livrará!
Sempre sustenta os seus; somos benquistos, ele nos ama e nos protegerá.
Tema: Vida de Conforto de Deus nas Aflições
Este hino está recomposto no HCC: 257
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 109, 336, 363
Hino com métrica semelhante ao CC. 109, 162, 319, 336, 363,

336B     HCC.   MEU CORAÇÃO DESCANSA EM DEUS
1.Meu coração descansa em Deus, que não me deixará. Só em seu nome posso crer, pois nunca falhará.

CORO.Não se alicerça minha fé, em credo ou tradição. Creio em Jesus, o Redentor, pra minha salvação.

2.Ciência não me valerá, nem falso e vão saber. Me basta enquanto vivo aqui, Jesus e seu poder.

3.Das minhas dúvidas cruéis, Jesus me libertou. A ele fui eu, pecador; da morte me salvou.

4.Jesus pregou, curou, salvou, morrendo numa cruz. Ressuscitado agora está; do mundo é vida e luz.
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Tonalidade... Sol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 33, 125, 213, 312, 323, 336, 367, 393, 447, 525, 577,

336C     OH.   CREPÚSCULO
1.Morre o dia, põe o sol, desce à terra n’amplidão, Suave calmo, doce paz, vem medita, em oração.

CORO.Santo’é’o Senhor, Deus da terra e céu, Todos vêem glorificar, a ti Senhor de’amor.

2.Quando sombras sobrevêm, cobre-nos com tua mão. Tu que lá no céu estás, vive’em nosso coração.

3.Quando’à nossa vista, enfim, não existe solução, Dá-nos tua graça’ó Deus, e então tua proteção.
Tema: Vida de oração e súplicas
Hino cantado também com a melodia do CC.268

336D     DC.   O BATISMO CRISTÃO 2
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
O Batismo é a manifestação pessoal, diante da Igreja e do mundo, da aceitação da Nova Vida que o Senhor Jesus Cristo nos dá. O Batismo é um testemunho público dessa aceitação e a forma bíblica é a da imersão, isto é fazer-se imergir, mergulhar, engolfar-se, entranhar-se nas águas batismais. O candidato ao batismo deve estar preparado para ingressar na vida de membro do corpo de Cristo, que é a Igreja, com a responsabilidade do estabelecimento do Reino de Deus.  Deve entender que a imersão é o seu sepultamento simbólico, e que dessa forma a vida anterior à sua conversão já não mais existe.  O Batismo não é ato de conversão, apenas declara o fato ocorrido anteriormente. Todo o crente deve submeter-se ao batismo;  porque é uma ordem de Jesus Cristo;  porque é a forma bíblica; porque é o símbolo da Nova Vida e porque traz alegria à Igreja. O Batismo é um ato de consciência.  O crente é levado por sua consciência a manifestar-se através da ordenança de Cristo. O salvo, como crente em Jesus Cristo, deve aceitar, promover e submeter-se ao Batismo, com alegria e prazer. (TODOS) Senhor Deus, somos agradecidos pelo que o batismo significa para nossas vidas, pelo que testemunha sobre nosso relacionamento contigo, pelo que prega sobre nossa convivência neste mundo. Te louvamos pela nossa obediência no batismo... Amém.

337A     Cantor Cristão.   NADA DE DESÂNIMO
1.Queres desanimar-te? Já não tens teu fervor? De coração pesado, não crês em teu Senhor? Pois Cristo é
teu Amigo, Teu Guia e Protetor; de tudo que careces Te supre seu favor, de tudo que careces Te supre seu favor.

CORO. Exulta, ó salvo, exulta!, Ao Salvador bendiz! Por ele protegido, és livre e és feliz.

2.Sendo, porém, tentado, prestes a sucumbir, turvo o teu horizonte, mui feio o teu porvir, procura já chegar-te bem
junto ao Salvador, pois tudo te garante teu Guia e Protetor, pois tudo te garante teu Guia e Protetor.

3."Nunca se turbe, ó salvo, teu triste coração!" Eis com ternura exclama quem te deu salvação. "Confia em Mim
somente, somente em meu poder; e nas mansões eternas comigo irás viver, e nas mansões eternas comigo irás viver.
Tema: Vida de Conforto de Deus nas Aflições
Hino com métrica semelhante ao CC. 37,  46, 95, 115, 337, 513, 510,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

337B     HCC.   CHUVAS DE BÊNÇÃOS
1.Chuvas de bênçãos teremos, é a promessa de Deus; tempos benditos veremos, chuvas mandadas dos céus.

CORO.Chuvas de bênçãos, chuvas de bênçãos dos céus; gotas somente nós temos; chuvas rogamos a Deus.

2.Chuvas de bênçãos teremos, vida de paz e perdão; os pecadores por elas, graça dos céus obterão.

3.Chuvas de bênçãos teremos, manda-nos já, ó Senhor; que essa bendita promessa, venha trazer-nos vigor.
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Tonalidade... Si Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.168
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 64, 97, 104, 148, 174, 196, 318, 337, 346, 347, 372, 373, 404, 435, 440, 448, 451, 452, 459, 476, 536, 581, 583,

337C     OH.   PAI NOSSO
Pai nosso, que estás no céu. Santificado seja teu nome, Venha o teu Reino, Tua vontade,
nos céus e na terra, se faça. Dá-nos o pão de cada dia, E perdoa as nossas dívidas como nós,
aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentações, mas livra-nos do mal,
pois teu é o Reino, o poder, e a Glória, pra sempre. Amém.
Tema: Vida de oração e súplicas
Tonalidade: C

337D     DC.   O BATISMO CRISTÃO 3
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
É importante saber que o batismo é uma ordem de Jesus para os salvos, para os que o aceitaram como Senhor e Salvador. Quem já aceitou a Jesus e não se batiza está desobedecendo uma das ordens expressas de Jesus para seus discípulos. No dia do batismo o salvo promete continuar sendo um servo de Jesus Cristo, obedecendo as ordens do Mestre e amando a igreja na qual o Senhor o colocou como membro. No dia do batismo o salvo assume compromissos solenes de sempre dar bom testemunho cristão de freqüentar os cultos e as atividades da igreja com assiduidade, de ser dizimista fiel e dar ofertas para a realização da obra do Reino de Deus. O salvo se compromete em falar do amor de Deus aos outros, de ter uma vida de oração e de busca do conhecimento da Palavra de Deus. O batismo é um ato importante na vida do discípulo de Jesus, pois determina o grau de submissão ao Senhor. O batismo não é um ato transformador, ele é uma demonstração da transformação que houve quando aceitamos a Cristo como Senhor. O batismo é um ato de compromisso, de declaração de fé e uma representação de nossa morte para o mundo e nossa vida para Deus através da fé e forma o vínculo com o Corpo de Cristo que é a igreja. Que Deus nos ajude a sermos fiéis no cumprimento de nossos deveres e compromissos diários com Ele e com sua igreja neste mundo. (TODOS) Senhor Deus, somos agradecidos pelo que o batismo significa para nossas vidas, pelo que testemunha sobre nosso relacionamento contigo, pelo que prega sobre nossa convivência neste mundo. Te louvamos pela nossa obediência no batismo... Amém.

338A     Cantor Cristão.   REDENTOR
1.Sei que vive o Redentor, sei que há vida em seu favor, que, se aqui na cruz morreu, reina em glória lá no céu.

2.Vive para interceder, e nas lutas me valer; vive pra me sustentar, e do mal me resguardar.

3.Deus me livra de temor, minorando a minha dor, a tristeza me desfaz, dá-me graça, vida e paz.

4.Vive! hosanas eu Lhe dou! Vive! reina! e salvo eu sou! Vivo nele, o Redentor, sempre firme em seu amor!
Tema: Vida de Conforto de Deus nas Aflições
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 10, 74, 172, 338

338B     HCC.   NOSSA FÉ JESUS CONTEMPLARÁ
1.Deus promete grandes coisas conceder, a qualquer que peça, crendo que há de obter
a resposta, sem na fé enfraquecer.

CORO.Nossa fé Jesus contemplará. Nossa fé Jesus contemplará; tudo o que Jesus promete dá.
Ele vê o coração e responde a petição; nossa fé Jesus contemplará.

2.Deus tem prometido a quem não duvidar, dar-lhe tudo quanto a ele suplicar;
ele o prometeu e não irá negar. Nossa fé Jesus contemplará.

3.Deus já grandes maravilhas operou, por alguém que firme nele confiou
e que da promessa em nada duvidou. Nossa fé Jesus contemplará.
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Tonalidade... Si Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.160
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 338, 344

338C     OH.   O JARDIM DE ORAÇÃO
1.O Jardim onde Cristo me espera, É lugar de delícia e de paz. A certeza de sua presença,
Dá-me vida feliz e eficaz. Oh! Que lindo jardim, O Jardim de oração. Onde Cristo me vem esperar;
Perto d'Ele estarei, E contente serei, De minha alma a seus pés derramar.

2.No Jardim onde Cristo me espera, Quer também te acolher, meu irmão; Vem fruir a incessante bondade,
Que promana do seu coração! Oh! Que lindo jardim, O Jardim de oração, Onde as flores são graça e poder;
Onde Cristo, o Senhor, Abre as portas do Amor, Eu me sinto feliz em viver!

3.O Jardim onde Cristo me espera, Está dentro do meu coração; É lugar protegido com a Graça,
É lugar que que já teve perdão! Oh! Que lindo Jardim, o Jardim de oração, onde o Espírito vive a cuidar;
Onde sempre estou, com o meu Salvador, porque sempre com Ele estou.
Tema: Vida de oração e súplicas
Tonalidade:  F

338D     DC.   O NOSSO CULTO A DEUS 1
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
O nosso Deus é digno de toda adoração. Viemos aqui, para juntos prestarmos o nosso melhor culto a Ele. Cantando, lendo, ouvindo, dizimando, queremos render graças a nosso Senhor. Nosso culto é solene, alegre e voltado a agradar a santidade de Deus. Orientamos o silêncio, a reverência e o facilitar o culto das outras pessoas, por isso não converse e não ande desnecessariamente principalmente nos momentos da oração, da leitura da Bíblia e da pregação. Nosso Deus está entre nós, e está sendo dignamente exaltado por todos nós... que Ele faça suas vontades em cada um de nós.

339A     Cantor Cristão.   NÃO CONSINTAS
1.Oh! não consintas tristezas, dentro do teu coração; tendo fé firme no Mestre, segue-O sem hesitação.

CORO. Não consentir! Não consentir! Que qualquer dor ou tristeza, venha apagar teu amor!
Oh! não temer! Nunca ceder! Em teus apertos te lembra, que Cristo é teu Protetor.

2.Se por acaso desgostos, vierem trazer-te temor, nunca te esqueças de Cristo, que é teu maior Protetor.

3.Deixa, pois, tua tristeza, toda incerteza e temor; paz e prazer tu em breve, receberás do Senhor.
Tema: Vida de Conforto de Deus nas Aflições
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 24, 62, 106, 124, 168, 185, 215, 225, 252, 286, 295, 307, 318, 339, 350, 364, 373, 399, 402, 411, 412, 550, 560,
Letra: Fanny Jane Crosby (1820 1915) (sua história está no hino 15A)
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

339B     HCC.   ALMEJO A FÉ QUE FORTE É
1.Almejo a fé que forte é, no mundo tentador, que, calma, não recuará, e não terá temor.

2.A fé que não me faz queixar, se vem a correção; e, quanto mais severa for, mais firma o coração.

3.A fé que sempre brilha mais, em meio ao furacão; que no perigo sente paz, em densa escuridão.

4.Tão forte seja a minha fé, que, venha o que vier, eu possa mesmo aqui provar, celestial prazer.
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Tonalidade... Lá Maior
Este hino é rcomposição do CC.365
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 38, 72, 82, 120, 187, 190, 290, 304, 314, 316, 339, 437, 510, 515, 524, 567,

339C     OH.   MÁGOAS
1.Tendes súplicas não atendidas? Tendes mágoas, cruel tentação?
Cristo sabe de vossas feridas, Não ignora a vossa’aflição.

CORO.Ao trocardes a cruz por coroa, E gozardes as glórias do céu
Quando’andardes com ele orando, Vossa mente já tudo’esqueceu.

2.Não há mágoas que não suavize, O amante’e fiel Salvador
Sua mão estendida bendize, Santa mão de Jesus Redentor.

3.Não sabeis do viver o destino? É escuro’o caminho além?
Em Jesus tendes forte arrimo, E sua paz vos concede também.
Tema: Vida de oração e súplicas
Hino cantado também com a melodia do CC.544

339D     DC.   O NOSSO CULTO A DEUS 2
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
O nosso Deus é digno de toda exaltação. Com alegria, todos nós queremos exaltá-lo. Lendo, ouvindo, dizimando, cantando, queremos render graças a nosso Senhor. Nosso culto é reverente, bíblico e voltado a agradar a justiça de Deus. Orientamos o silêncio, a reverência e o facilitar o culto dos outros irmãos, por isso não converse e não ande desnecessariamente principalmente nos momentos da oração, da leitura da Bíblia e da pregação. Nosso Deus está entre nós, e está sendo dignamente exaltado por todos nós... que Ele faça suas vontades em cada um de nós..