Livro de Cultos 340 a 344

340A     Cantor Cristão.   IMPORTARÁ
1.Importará ao Senhor Jesus, que eu viva no mundo a ter, o meu coração cheio de aflição? Sentirá meu triste viver?

CORO. Oh! sim, eu sei, Jesus bem vê, o que eu estou a sofrer. Em cruel peleja, pavor, inveja, Jesus me quer valer.

2.Importará ao Senhor Jesus, que eu viva com dissabor, por andar sem luz, que me vem da cruz? Sentirá, pois, meu Salvador?

3.Importará ao Senhor Jesus, que eu caia na tentação? Se Satã puder minha fé vencer, me dará de novo o perdão?

4.Importará ao Senhor Jesus, se a morte ferir meu lar? E que diga adeus aos queridos meus, sentirá Jesus? Pesará?
Tema: Vida de Conforto de Deus nas Aflições
Hino com métrica semelhante ao CC.238, 257, 340,   

340B     HCC.   SALVADOR BENDITO
1.Salvador bendito; terno e bom Senhor, só em ti confio, grande Salvador.
Sobre a cruz morreste para me salvar, tudo padeceste para me livrar.

CORO.Ó Jesus bendito, terno e bom Senhor, só em ti confio, grande Salvador.

2.Só em ti confio; grande é teu amor. Nunca desprezaste um só pecador.
Todo o que contrito já te procurou, pela tua graça salvação achou.

3.Sim, em ti confio; Salvador fiel. Nunca abandonaste o teu Israel.
Tua excelsa graça nunca faltará. O que em ti confia não perecerá.

4.Sempre em ti confio; grande é teu poder. Tu os inimigos podes bem vencer.
Salvo e bem seguro leva-me, Senhor, sempre protegido pelo teu amor.
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.368
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 228, 331, 340, 444, 454, 468, 497, 521,

340C     OH.   ORAÇÃO NOTURNA
1.Cristo, bênçãos vespertinas, dá-nos antes de dormir, Faltas e erros perdoados, teu conforto a sentir.

2.Se inimigos nos circundam, flechas silvam ao redor, Anjos teus nos guardam sempre, temos paz por ti Senhor.

3.Quando é noite escura e fria, tu mais perto a nós estás; Não te cansas, nem nos deixas, à mercê de Satanás.

4.Se esta noite a morte viesse nos levando ao céu, então, Nosso dia glorioso viveríamos por teu perdão.
Tema: Vida de oração e súplicas
Hino cantado também com a melodia do CC.296

340D     DC.   O NOSSO CULTO A DEUS 3
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
O nosso Deus é digno de toda honra. Viemos aqui, para juntos prestarmos o nosso melhor culto a Ele. Ouvindo, dizimando, cantando, lendo, queremos render graças a nosso Senhor. Nosso culto é solene, alegre e voltado a agradar a santidade de Deus. Nosso culto não visa agradar adoradores, mas o próprio Deus; por isto não praticamos cultos atrativos com modismos, aplausos, danças, emocionalismos e outros rituais profanos, viciantes e pseudo-despirituais. Orientamos o silêncio, a reverência e o melhor facilitar o culto das outras pessoas, por isso não converse e não ande desnecessariamente principalmente nos momentos da oração, da leitura da Bíblia e da pregação. Nosso Deus está entre nós, e está sendo dignamente exaltado por todos nós... que Ele faça suas vontades em cada um de nós..

341A     Cantor Cristão.   SOCORRO DIVINO
1.No meu viver é ajudador, meu Pai dos céus, meu bom Senhor; a minha vida toda vê, e quer fazer-me bem, eu sei.

CORO. Oh! quer-me bem, sim, quer-me bem; em compaixão valer-me vem;
na minha dor, e dissabor, meu Pai, vigia com amor.

2.As minhas lutas Ele vê, e sempre ajuda por mercê; do meu pesar é sabedor, e logo vem me dar vigor.

3.As culpas e fraquezas vê, os erros contra sua lei; não tarda a vir com seu perdão, o grande Deus de compaixão.

4.Vai, pois, buscar, ó meu irmão, divina paz em aflição; de todo mal te livrará, o teu Senhor, que perto está.
Tema: Vida de Conforto de Deus nas Aflições
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 22, 58, 87, 125, 128, 134, 182, 232, 297, 341, 353, 359, 424, 490, 492, 501, 503,

341B     HCC.   NOSSA CONFIANÇA NO SENHOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Dirigente: Deus meu, em ti confio; não seja eu envergonhado; Congregação: não triunfem sobre mim os meus inimigos. Todos: Não seja envergonhado nenhum dos que em ti esperam; Coro: envergonhados sejam os que sem causa procedem traiçoeiramente. Dirigente: O Senhor resgata a alma dos seus servos, Congregação: e nenhum dos que nele se refugiam será condenado. Coro: Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. Congregação: Em ti confiaram nossos pais; Coro: confiaram, e tu os livraste. Congregação: A ti clamaram e foram salvos; Coro: em ti confiaram, e não foram confundidos. Dirigente: Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam o seu pacto e os seus testemunhos. Congregação: Ouve, ó Deus, a minha voz na minha queixa; preserva a minha vida do horror do inimigo. Todos: Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem; Coro: levem-me elas ao teu santo monte, e à tua habitação. Dirigente: Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é minha alegria. Todos: Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Leitura bíblica: Sl 25.2, 3; 34.22, 15; 22.4, 5; 25.10; 64.1; 43.3, 4; Hb 4.16

341C     OH.   JESUS RESPONDE
1.Pensas que orar é em vão, e que se’esqueceram de ti? Olha além do sol a mansão, onde Cristo atende a ti.

CORO.Ouve o céu, a tu’oração, nunca esquece, tua petição.
Lá no além, com Cristo estarás, todas respostas, ele te dará.

2.Mesmo que não sejas Jacó, anjos agem a mando de Deus. Crês que Cristo te liga ao céu, e escuta o rogo que é teu.

3.Ele atenta a cada oração, nada escapa à sua’tenção. Vela qual pastor em amor, se interessa ao menor clamor.
Tema: Vida de oração e súplicas
Hino cantado também com a melodia do CC.304

341D     DC.   O NOSSO CULTO A DEUS 4
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
O nosso Deus é digno de toda glória. Com alegria, todos nós queremos glorificá-lo. Dizimando, cantando, lendo, ouvindo, queremos render graças a nosso Senhor. Nosso culto é reverente, bíblico e voltado a agradar a justiça de Deus. Orientamos o silêncio, a reverência e o melhor facilitar o culto dos outros irmãos, por isso não converse e não ande desnecessariamente principalmente nos momentos da oração, da leitura da Bíblia e da pregação. Nosso Deus está entre nós, e está sendo dignamente exaltado por todos nós... que Ele faça suas vontades em cada um de nós..

342A     Cantor Cristão.   A MINHA CRUZ
1.A cruz que me deu Jesus Cristo, fortalece o meu amor; as dores que sempre me ferem, não me apartam do Senhor.

CORO. A cruz que me deu para eu levar, as dores que a mim vêm assaltar,
não escondem meu Jesus, pois eu ando em sua luz, vou vencendo para os céus.

2.O mundo a meu Mestre despreza, e persegue os de Jesus; mas por seu amor, pela graça, levarei a minha cruz.

3.Fazer a vontade de Cristo, eu desejo sempre, sim; contando eu a tão bela história, tenho graça e paz sem fim.
Tema: Vida de Conforto de Deus nas Aflições
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 113, 129, 342

342B     HCC.    SE QUERES FORÇAS NA FRAQUEZA
1.Se queres forças na fraqueza, pede ao Senhor, pois tem poder. Ele há de ouvir-te, com certeza,
e teus problemas resolver. Quem ama e crê no bom Senhor, recebe os frutos desse amor.

2.Os teus lamentos revoltosos, não aliviam teu pesar; em teus caminhos espinhosos
procura em Deus teu mal sanar. Se tens tristezas e amargor, não os transformes em rancor.

3.Fiel prossegue em tua vida, com gratidão e com louvor. De Deus a graça é prometida
a quem confia em seu amor. Deus sempre atende, em seu poder, aquele que em seu nome crer.
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Tonalidade... HCC: 342 Mi Bemol Maior; HCC: 343 Sol Menor
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 342, 343, 511
Hino com métrica semelhante ao HCC. 234, 530, 342, 511, 343, 252, 137, 110, 538, 188,

342C     OH.   BOM ESTARMOS AQUI

1.Bom estarmos aqui louvando a Deus, Estamos exaltando o seu Nome
Temos para isso, tempo para louvarmos a Deus, Num só amor num só espírito
Temos para isso, tempo para estarmos com Deus, com o coração muito contrito

CORO.Deus, esse teu abençoar, essa tua união, nunca falta para nós
Deus, quando estamos no altar, quando estás a nos ouvir, tua bênção é sobre nós.

2.Bom estamos aqui, suplicando a Deus, pedindo o seu Reino em nossa vida
Temos o desejo, de parecer com Cristo Jesus, o seu caráter, sua dedicação
Temos o desejo, de agradar ao nosso Senhor, com nossa vida em doce oração.
Tema: Vida de oração e súplicas

342D     DC.   O NOSSO CULTO A DEUS 5
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
O nosso Deus é digno de todo reconhecimento  Estamos aqui, para unidos prestarmos o nosso melhor culto a Ele. Ouvindo, dizimando, cantando, lendo, queremos render graças a nosso Senhor. Nosso culto é reverente, bíblico e voltado a agradar a justiça de Deus. Orientamos o silêncio, a reverência e o melhor facilitar o culto dos outros adoradores, por isso não converse e não ande desnecessariamente principalmente nos momentos da oração, da leitura da Bíblia e da pregação. Nosso Deus está entre nós, e está sendo dignamente exaltado por todos nós... que Ele faça suas vontades em cada um de nós..

343A     Cantor Cristão.   SEMPRE FIRME
1.Minha morada Jesus assegura, paz e conforto na luta feroz;
dá-me teu braço, transporta-me à altura, onde escutar poderei tua voz.

CORO. Vem dar-me paz, ó meu Jesus, dá-me teu braço, ó Cristo!
Vou perecendo longe da cruz, e eu em clamar insisto!

2.Triste, procuro refúgio ao teu lado, volta-me a paz, o descanso me vem;
quando na terra me achar desprezado, glória terei noutra pátria de além.

3.Quando da morte cercar-me a tristeza, finda a jornada do mundo cruel,
certo, terei nesse dia a certeza, de ir me alegrar sob imenso docel.
Tema: Vida de Conforto de Deus nas Aflições
Este hino está recomposto no HCC: 411
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 7, 343, 437, 443, 464, 494

343B     HCC.    SE QUERES FORÇAS NA FRAQUEZA
1.Se queres forças na fraqueza, pede ao Senhor, pois tem poder. Ele há de ouvir-te, com certeza,
e teus problemas resolver. Quem ama e crê no bom Senhor, recebe os frutos desse amor.

2.Os teus lamentos revoltosos, não aliviam teu pesar; em teus caminhos espinhosos
procura em Deus teu mal sanar. Se tens tristezas e amargor, não os transformes em rancor.

3.Fiel prossegue em tua vida, com gratidão e com louvor. De Deus a graça é prometida
a quem confia em seu amor. Deus sempre atende, em seu poder, aquele que em seu nome crer.
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Tonalidade... HCC: 342 Mi Bemol Maior; HCC: 343 Sol Menor
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 342, 343, 511
Hino com métrica semelhante ao HCC. 234, 530, 342, 511, 343, 252, 137, 110, 538, 188,

343C     OH.   ORAR SEMPRE
1.Volve-te a Deus bem cedinho, ou quando alto vai o sol. Volve-te a Deus ao entardecer, orar sempre é teu dever.

2.Deus te responde cedinho, ou quando alto vai o sol. Ele responde ao entardecer, e sua paz irás viver.

3.Vindo Jesus bem cedinho, ou quando alto vai o sol. Vindo Jesus ao entardecer, pronto estarás para lhe ver.
Tema: Vida de oração e súplicas
Hino cantando também com a melodia do CC.21

343D     DC.   O NOSSO CULTO A DEUS 6
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Estamos aqui para a glória do nosso Deus. Estamos aqui porque reconhecemos o amor, a misericórdia, toda a graça do nosso Senhor para com todos nós. Estamos aqui para abrir o coração e manifestar nossa exaltação ao nosso Senhor. Estamos aqui porque o Espírito Santo de Deus nos trouxe para juntos rendermos toda honra ao nosso Senhor Deus.

344A     Cantor Cristão.   DEUS CUIDARÁ DE TI
1.Aflito e triste coração, Deus cuidará de ti; por ti opera a sua mão, que cuidará de ti.

CORO. Deus cuidará de ti, em cada dia proverá; sim, cuidará de ti, Deus cuidará de ti.

2.Na dor cruel na provação, Deus cuidará de ti; socorro dá e salvação, pois cuidará de ti.

3.A tua fé Deus quer provar, mas cuidará de ti; o teu amor quer aumentar, e cuidará de ti.

4.Nos seus tesouros tudo tens, Deus cuidará de ti; terrestres e celestes bens, e cuidará de ti.

5.O que é mister te pode dar, quem cuidará de ti; nos braços seus te sustentar, pois cuidará de ti.
Tema: Vida de Conforto de Deus nas Aflições
Este hino está recomposto no HCC: 033
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 25, 48, 57, 206, 212, 223, 344, 377, 386, 400, 403, 528, 534, 539,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

344B     HCC.   FIRME NAS PROMESSAS
1.Firme nas promessas do meu Salvador, cantarei louvores ao meu Criador.
Sempre permaneço, pelo seu amor, firme nas promessas de Jesus.

CORO.Firme, firme, firme nas promessas, de Jesus, meu Mestre. Firme, firme, sim, firme, nas promessas de Jesus.

2.Firme nas promessas, que não vão falhar, venço as tempestades do revolto mar;
todo medo e todo mal vou derrotar, firme nas promessas de Jesus.

3.Firme nas promessas de Jesus, Senhor, sou agradecido pelo seu favor.
Pelo seu Espírito sou vencedor, firme nas promessas de Jesus.
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Tonalidade... HCC: 344 Si Bemol Maior; HCC: 345 Ré Maior
Este hino é rcomposição do CC.154
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 338, 344

344C     OH.   SENHOR, TU OUVIRÁS
1.Tu me ouvirás, Senhor, a voz, sozinho eu vou orar; Minh’oração dirijo a ti, a ti levanto olhar.

2.Que teu poder me guie os pés, no trilho só do bem; Aplaina a senda ao meu dever, e firme me sustém.

3.Quem ao teu nome tem amor, verá o anelo seu; O grande Deus o guardará, de todo mal, pois creu.
Tema: Vida de oração e súplicas
Hino cantado também com a melodia do CC.94

344D     DC.   O NOSSO CULTO A DEUS 7
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Viemos a este lugar, para este momento, com nossos corações cheios de grandes motivos para a exaltação do nosso Deus. Somos as pessoas mais favorecidas pela misericórdia do Senhor. Somos o povo com mais motivos para se reunir e demonstrar a máxima alegria de nossas almas. Nosso Deus já tem nos abençoado demais, já tem nos protegido demais, já tem nos agradado demais. Temos todos os motivos do mundo para estar neste lugar, na presença do Senhor, para glorificá-lo.