Livro de Cultos 385 a 389


385A     Cantor Cristão.   LOUVOR
1.Vamos nós louvar a Deus, vamos, vamos; ao Senhor de toda a luz, santo, santo!
Cantem, louvem, lá nos céus, nosso Deus e Rei Jesus! Exaltado seja Deus, santo, santo!

CORO. Exaltado seja nosso Deus e Pai! Exaltado para sempre, oh! exaltai!
Cantem, louvem, lá nos céus, nosso Deus e Rei Jesus! Exaltado seja Deus, santo, santo!

2.Deus, o nosso eterno Pai, santo, santo, deu-nos bênçãos por Jesus, vêde, vêde!
Ao Senhor glorificai, vós, os salvos pela cruz, sim, conosco glória dai, vinde, vinde!

3.Exaltemos nosso Deus, santo, santo; exaltemos com fervor, hoje, hoje!
Tributemos todos nós, hinos santos de louvor, sim, louvor em alta voz, hoje, hoje!

4.Ao Senhor de todo amor, Deus de glória, Deus de luz, e Deus de paz, cantem glória!
Hoje nós também louvor, vimos dar-Te que te apraz, pois nos deste, Salvador, muitas bênçãos.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Hino com métrica semelhante ao CC. 201, 385, 557, 

385B     HCC.   PAI NOSSO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 
Congregação... 2.Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. 
Homens... 3.E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Portanto, orai vós deste modo: 
Mulheres... 4.Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. 
Todos... 5.Porque teu é o reino e o poder, e a glória para sempre. Amém.
Tema: Vida de Oração e Súplicas
Leitura bíblica: Mt 6.5-13

385C     OH.   PARTILHAI VOSSA FÉ
1.Partilhai vossa fé, vós os salvos de Deus, Nesta estrada da luz que nos leva aos céus.
É mui grande o labor do Senhor bom Jesus, O evangelho levar com tocha de luz.

CORO.Pelo mundo’a pregar, pois é tempo de brilhar! Partilhai com os outros a vossa fé,
Jesus é quem nos quer mandar.

2.Partilhai vossa fé, vós os salvos de Deus, Vossa fé no Senhor que fez terra e céus.
Vossa fé em Jesus como bom Salvador, Que já é nosso Rei e Senhor.

3.Partilhai vossa fé, vós os salvos de Deus, Pois na luta atroz o Senhor guarda os seus.
E sejamos fiéis, seja o preço qual for, Pois ao fim nos dará a coroa o Senhor.
Tema: Vida de evangelismo pessoal
Hino cantado também com a melodia do CC.422

385D     DC.   POSTURAS CORRETAS EM RELAÇÃO AO CULTO A DEUS
(1)ter o culto a Deus como prioridade de vida, sobre tudo e todos, haja o que houver, custe o que custar para isto.
(2)estabelecer os horários de cultos na igreja ou na vida da igreja, como horários consagrados mesmo, a Deus
(3)assumir o ir ao culto como algo insubstituível e inegociável, no mínimo como se faz em relação ao emprego
(4)aguardar o momento de ir ao culto, como algo festivo, um grande momento de começar a exaltação ao Senhor
(5)ir ao culto como a maior adoração ao Senhor Deus, desde o momento dos preparativos, em casa até o final do culto
(6)chegar ao culto disposto a oferecer a melhor exaltação, não o fazer por fazer, não o fazer por outros estarem fazendo
(7)participar intensamente de cada momento do culto, cantando, orando, escutando, ofertando, lendo, convivendo

386A     Cantor Cristão.   CRISTO, MEU DELEITE
1.Ah! se eu tivesse mil vozes, para o Brasil encher, com os louvores de Cristo, que singular prazer!

CORO. Sua bondade infinita, seu divinal amor, deslumbram-me sobre maneira, e infundem-me vivo ardor.

2.Sua presença constante, firma-me o coração, tira-me toda a incerteza, guarda na provação.

3.Desta nação brasileira, seja Jesus, Senhor; que este país tão querido, renda-se ao Salvador.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Este hino está recomposto no HCC: 525
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 25, 48, 57, 206, 212, 223, 344, 377, 386, 400, 403, 528, 534, 539,

386B     HCC.   BEM DE MANHÃ
1.Bem de manhã embora o céu sereno, pareça um dia calmo anunciar,
vigia e ora: o coração pequeno, um temporal pode enfrentar!

CORO.Bem de manhã, e sem cessar, vigiar, sim, e orar!

2.Ao meio dia, quando sons e brados, abafam mais de Deus a voz de amor,
ao Salvador entrega os teus cuidados, e vive em paz com o Senhor!

3.Do dia ao fim, após os seus lidares, relembra as bênçãos do celeste amor
e conta a Deus prazeres e pesares, deixando em suas mãos a dor!

4.E, sem cessar, vigia a cada instante, que o inimigo ataca sem parar!
Só com Jesus, em comunhão constante, tu podes sempre triunfar.
Tema: Vida de Oração e Súplicas
Tonalidade... Dó Maior
Este hino é rcomposição do CC.162
Hino com métrica semelhante ao HCC. 386, 545, 592, 590, 473, 456, 345,

386C     OH.   PESCADOR
1.Jesus, conserta-me a rede, que eu quero ser um pescador. Pescador que não
apanhas peixes, tu precisas do Senhor. Pescador que não apanhas peixes, tu precisas do Senhor.

2.Tu podes ser moço ou velho, tu podes até ser doutor. Mas Jesus está
te chamando, é pra ser um pescador. Mas Jesus está te chamando, é pra ser um pescador.

3.Quem viu ficou maravilhado, com os peixes que Pedro apanhou, Foi porque Pedro
lançou a rede na presença do Senhor. Foi porque Pedro lançou a rede na presença do Senhor.

4.Há peixes que escapam da rede, por um cordão que arrebentou. Consertemos, irmãos,
nossas redes, na presença do Senhor. Consertemos, irmãos, nossas redes, na presença do Senhor.
Tema: Vida de evangelismo pessoal
Tonalidade Mi b

386D     DC.   CELEBRAÇÃO NÃO É CULTO A DEUS
Há características claras que determinam a profunda diferença entre uma coisa e outra, e suas conseqüências.
(1)Celebração é o que Israel fazia enquanto Moisés estava recebendo os Mandamentos – Ex.32:18-19
(2)Culto tem o objetivo de promover alegria no coração da divindade suprema pelos seus adoradores
(3)Celebração tem o objetivo  de mostrar a alegria dos adoradores pela divindade exaltada
(4)Culto é reflexão, reconhecimento de pequenês diante do Soberano e misericordioso Senhor
(5)Celebração é festival pagão, vibração carnal, nada a ver com arrependimento e pedido de perdão
(6)Culto é adoração que homenageia a pessoa e o caráter da divindade, independente de seus feitos
(7)Celebração é a festa que homenageia os feitos agradáveis, divinos, pelos adoradores beneficiados
(8)Culto pode ser prestado pelo triste ou o alegre, o arrependido e o agradecido, o reverente diante da divindade
(9)Celebração só é possível aos alegres, mesmo os de motivos carnais, principalmente pelos irreverentes à divindade.
(10)Culto é a homenagem do súdito, do servo, do submisso, na presença augusta do soberano Senhor do Universo.

387A     Cantor Cristão.   CONTENTAMENTO
1.MInha alma deleita-se em Cristo; afável é Ele pra mim; viver na sua intimidade, dá graça real, e sem fim.

CORO. Muito contente estou, pois que Jesus me amou, pra si me chamou, por filho tomou, feliz, tão feliz eu sou.

2.Por sua bondade admirável, eu vivo a fruir seu amor; a sua presença conserva, minha alma na fé, com fervor.

3.Um dia serei semelhante, a Cristo, meu reto Senhor; com Ele terei eu morada, oh! graças a meu Salvador!
Tema: Alegria da Vida Cristã
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 387, 547

387B     HCC.   O MEU CLAMOR, Ó DEUS, ATENDE
1.O meu clamor, ó Deus, atende, pois dia e noite eu oro a ti.
Tão frágil sou, tão pobre aqui! Magoada e só, minha alma chora, por isso implora.

2.Da vida e luz tu és a fonte. Em mim derrama o teu poder.
Minha oração vem atender, pois, quando sai o sol bem cedo, eu intercedo.

3.Tu és um Deus que não te alegras, no tropeçar do pecador.
Bondoso e justo és tu, Senhor. Tu não toleras orgulhosos, e mentirosos.

4.Na luz dos teus caminhos santos, humilde e grato eu andarei.
Tu és meu Deus, tu és meu Rei. Contigo sempre andar eu quero, puro e sincero.

5.Teus filhos tem constante alento, felizes sempre em tua paz.
De todo mal os guardarás, pois a tua lei, ó Deus, conhecem e te obedecem.
Tema: Vida de Oração e Súplicas
Tonalidade... Ré Menor
Hino com métrica semelhante ao HCC. 160, 532, 167, 396, 37, 387, 303, 450, 308,

387C     OH.   DEUS A TODOS CHAMA
1.Deus a todos chama, Deus a todos chama, para trabalhar. Eis que o tempo é curto, eis que o tempo é curto,
Para semear. Pregue a Cristo com fervor, fale dEle sem temor, Quem irá aos campos, quem irá aos campos, Anunciar.

2.Deus a todos chama, Deus a todos chama, para trabalhar. Muitos que se perdem, pedem por socorro,
querem se salvar. Cumpra o ide de Jesus, fale a todos da sua cruz; Pregue aos de perto, pregue aos de longe, Anunciai.
Tema: Vida de evangelismo pessoal

387D     DC.   CALVINISMO E ARMINIANISMO
O mundo teológico tem dividido os salvos, as doutrinas e as igrejas, em Calvinistas e Arminianos. Os que seguem a linha teológica de Calvino, e os que seguem a linha teológica de Armínio. Um crê que a doutrina da Graça equivale ao homem ser incapaz totalmente de vir a Deus, então o Senhor escolhe e ajuda alguns para a salvação, rejeitando a grande maioria. O outro crê que a salvação e a santificação depende de iniciativas de cada homem, a ponto de um momento ele poder estar salvo e num processo de santificação, e noutro momento, ter perdido esta salvação e estar totalmente fora desta santificação iniciada.

Desde antes de Calvino e Armínio, os Anabatistas bíblicos, sempre creram que ser “imagem e semelhança” de Deus é ter a capacidade de tomar decisões. O homem pode não ter a capacidade de deixar de pecar, de perdoar seus pecados, de si santificar, até mesmo de não compreender sua situação pecaminosa (Rm.3:10-12); mas tem a capacidade de “querer”, interiormente, deixar a vida de condenação e passar para uma vida nova com Jesus (Sl.37:5, Jo.3:16). Este querer é o suficiente para Deus o ajudar no arrependimento (At.11:18) que necessita para então receber a fé que é suficiente para sua salvação eterna (Ef.2:8). A partir daí, a Graça de Deus opera as mudanças, o precesso de santificação (Tt.2:11-14), nos levando a ser agradáveis a Deus (Hb.13:20-21) e a Jesus Cristo (Ef.5:25-27).

Assim, temos semelhanças e diferenças em relação aos dois grupos. (1)Não pregamos uma salvação baseada em merecimentos, como os Arminianos; nem uma salvação exclusiva a alguns privilegiados, como os calvinistas; pregamos uma salvação accessível a qualquer pessoas que “queira” ser alcançada pela Graça do Senhor. (2)Não somos motivados a pregar como os arminianos que fazem isto para ganhar ou manter a salvação particular; nem desmotivados como os calvinistas, que acreditam que os salvos serão ajudados de qualquer forma por Deus em seus propósitos; mas motivados sabendo que devemos cumprir o IDE, e muitos que poderiam ser salvos, estão perecendo por que não estão ouvindo sobre esta salvação. (3)Não somos tão dedicados à igreja e ao Reino, como os arminianos que fazem isto para ganhar ou manter salvação, e também para se tornarem mais santificados; nem desmotivados como os calvinistas que crêem que só acontece o que Deus determinou que acontecesse; nós somos motivados pelo fato de crer que muitas coisas na obra de Deus, deixaram de ser feitas por causa de nossas negligências. (4)Os arminianos são ultra obedientes às lideranças por causa de medos ou barganhas; nós e os calvinistas cremos somos por uma obra do Espírito Santo em nossas vidas, e que apenas deixamos de ganhar quando falhamos nisto. (5)Os calvinistas acreditam que Deus só quis manifestar seu amor a alguns privilegiados para a salvação; nós e os arminianos cremos que este amor é realmente para todos os homens, e que Ele gostaria de salvar a todos, mas somente alguns chegarão ao céu.

Calvinistas são as igrejas Presbiterianas, Anglicanas, e outras Reformadas pelo mundo. Arminianas, são as igrejas Católicas, Pentecostais e Neo-Pentecostais, Adventistas, Testemunhas de Jeová,  e muitas outras dentro do cristianismo. Este pensamento arminiano tem respaldo de todas as religiões do mundo, e da grande maioria das igrejas dentro do cristianismo. As Igrejas Batistas, Congregacionais, Luteranas e outras, não são Calvinistas, nem Arminianas.

388A     Cantor Cristão.   O HOMEM FELIZ
1.Feliz é o homem que não vai, conforme os ímpios vão, nem com os pecadores tem, alguma comunhão, alguma comunhão.

2.Porém na lei, na santa lei, de Deus se alegra bem, e posto sempre o coração, na lei divina tem, na lei divina tem.

3.Tal momento florescendo vai, qual plantação que está, ao pé de um rio, e fruto bom, em tempo próprio dá, em tempo próprio dá.

4.Jamais a sua folha cai, nem murcha vem a ser, e bem maduro se fará, o fruto que ele der, o fruto que ele der.

5.Os ímpios não serão assim, jamais felizes são; porém parecem com o pó, que os ventos levarão, que os ventos levarão.

6.No juízo não subsistirão, no dia do Senhor; dos justos longe ficarão, curtindo eterna dor, curtindo eterna dor.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 131, 388
Hino com métrica semelhante ao CC. 26, 131, 388,

388B     HCC.   SANTIFICA A TUA IGREJA
1.Santifica tua Igreja, ó bendito Salvador! Dá-llhe tua plena graça; vem, renova seu vigor.

CORO.Santifica, santifica nossas vidas, ó Senhor! Santifica, santifica, nossas vidas, ó Senhor! Amém!

2.Santifica tua Igreja, ó bendito Criador! Faz as mudanças que te agradam, com teu poder, melhorar.

3.Santifica tua Igreja, ó Espírito do Senhor! Cada salvo, vem dirigir, obediente faz-nos ser.
Tema: Jesus é nosso Santificador
Tonalidade... Fá Menor
Este hino é rcomposição do CC.580
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 42, 95, 250, 388

388C     OH.   O MESTRE CHAMA
1.Já os campos da seara, tem o grão a madurar. O Senhor procur’obreiros, eis que’o ouço a me chamar!

CORO.Eis que’o ouço a me chamar, eis que’o ouço a me chamar. O senhor procura obreiros,
eis que’o ouço a me chamar. O Senhor procura obreiros, eis que’o ouço a me chamar.

2.Cristo amigo dos perdidos, esta ovelha quis buscar. Hoje, aos outros quer qu’eu busque,eis que’o ouço a me chamar.

3.Eu me’entrego ao seu serviço, sigo’aonde me mandar; São mui poucos os obreiros, eis que’o ouço a me chamar.

4.A seara’inda espera, há de’o Mestre em rogar? Jovens, velhos, vinde à frente, eis que’o ouço a vos chamar

CORO. Eis que’o ouço a vos chamar, eis que’o ouço a vos chamar. O senhor procura obreiros,
eis que’o ouço a vos chamar. O Senhor procura obreiros, eis que’o ouço a vos chamar.
Tema: Vida de evangelismo pessoal
Hino cantado também com a melodia do CC.412

388D     DC.   MOTIVOS PARA VIVER SEMPRE ORANDO
(Entendendo que o salvo é guiado pelo Espírito de Deus, e ele, respeitando nossa individualidade, imaturidade, limitações, sabe perfeitamente nos conduzir nos crescimento espiritual, santificação, que a Graça tem proposta para nós... compreendemos que temos alguns motivos para vivermos em oração)
(1)OBEDIÊNCIA maior à vontade do Senhor que tem seus fortes motivos para nos chamar à oração incessante.
(2)ATENÇÃO maior ao que Deus está fazendo ao seu redor, principalmente naquilo que tem sido lembrado na oração.
(3)CONFIANÇA maior ao ver que o Senhor realmente sabe como agir em relação ao que nos incomoda no cotidiano.
(4)GRATIDÃO maior por Deus ser quem é, agir como age, a pesar de sermos o que somos, e agirmos como agimos.
(5)COMPROMISSO maior com Deus, em relação ao que se está orando, como instrumento melhor dele na resposta.
(6)ATUAÇÃO maior, mais eficiente e eficaz em direção ao que tem orado, tendo mais propósitos no que faz por aquilo.
(7)ADORAÇÃO maior, pois buscar estar com Deus, mesmo no silêncio da oração, é exaltá-lo por nunca nos deixar.

389A     Cantor Cristão.   VENTURA
1.O amor de meu Cristo é ventura, repleto de graça sem par; e sua ternura percebo, cada dia por mim aumentar.

CORO. Oh! ternura, graça e amor, me dispensa o Salvador!
Que amor sublime do meu Mestre, que ternura, que graça sem par!

2.Contente seguir vou seus passos, nos trilhos traçados por Deus; e se me provar na fornalha, sejam feitos os desígnios seus.

3.Veloz se aproxima o seu dia; então seu semblante verei. Assim seu amor e ternura, eu eternamente viverei.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Hino com métrica semelhante ao CC.216, 228, 232, 389, 435, 486,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

389B     HCC.   O SENHOR DEUS NOS SANTIFICA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Eu sou o Senhor. Eu sou o Senhor que vos santifico. Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós. 
Congregação... 2.Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos. 
Homens... 3.Não extingais o Espírito; não desprezeis as profecias, mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; abstende-vos de toda espécie de mal. 
Mulheres... 4.E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 
Todos... 5.Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus. Guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifico.
Tema: Jesus é nosso Santificador
Leitura bíblica: Lv 22.33, 32; Js 3.5; 1 Ts 5.15, 19-23; Lv 20.7, 8

389C     OH.   VEM TOCAR EM MIM
1.Mãos ensangüentadas de Jesus, Que foram feridas lá na cruz
Mãos ensangüentadas de Jesus, que foram feridas lá na cruz.

CORO.Vêm tocar em mim, sim vêm tocar em mim. Vêm guardar a mim, sim vem guardar a mim.
Vêm usar a mim, sim vem usar a mim. Vêm mostrar a mim, vitórias para mim.

2.Os meus inimigos, se levantaram contra mim, Sorrindo eles aguardam, que eu tenha um amargo fim.
Minh’alma então implora, estar juntinho a ti, Por isso eu te peço, vem tocar em mim.

3.São grandes as minhas lutas, chego a chorar enfim. Parece que Jesus está longe de mim.
Pensando então que eu, poderei cair, Eu corro a suplicar, vem tocar em mim.
Tema: Vida de lutas e vitórias

389D     DC.   SUGESTÕES PARA A CRIAÇÃO DE FILHOS
(1)Ensine seu filho sobre Deus, Jesus, Espírito Santo, Bíblia, Igreja, pecado, perdão na cruz, salvação, céu e inferno.
(2)Seja sempre o melhor exemplo do seu filho, sobre tudo que ensinar a ele, na vida espiritual ou secular.
(3)Esteja atento sobre as amizades do seu filho na escola, na vizinhança e etc. E proíba contatos com os nocivos
(4)Estabeleça limites coerentes para tudo, dentro e fora de casa e da igreja, e confirme se foi entendido por ele.
(5)Estabeleça disciplina adequada para cada limite quebrado, e cumpra no momento certo, principalmente em particular.
(6)Discipline seu filho em momento diferente à desobediência; faça-os recordar sempre do ocorrido e as conseqüências.
(7)Faça dele um religioso dedicado, a obra de Deus acima de tudo; a conversão só Deus pode fazer.
(8)Leve-o a ser freqüente, pontual e participativo na EBD; ajude as professoras a cuidar de seu filho.
(9)Ensine seu filho a respeitar as mulheres, as autoridades, os idosos, os deficientes, e os outros.
(10)Mostre sempre que você ensina, disciplina, mas compreende bem as falhas que eles cometem, pois já fez o mesmo.
(11)Mantenha no culto a Deus, seu filho ao seu lado ou em bancos à frente, para acompanha-lo devidamente.
(12)Faça ele estar diariamente em comunhão com Deus pelo culto doméstico, orações particulares e leitura da Bíblia.
(13)Incentive para que diariamente tenha um texto interessante à sua idade, de um livro, para ler e dizer o que entendeu.