Livro de Cultos 60 a 64

060A     Cantor Cristão.   COROAI
1.Saudai o nome de Jesus! Arcanjos vos prostrai! Arcanjos vos prostrai! O Filho do glorioso Deus,

CORO.Com Glóooooooria, Glória! Glória, Glória, com Glória, coroai.

2.Ó escolhida geração, do bom, eterno Pai, do bom, eterno Pai, o grande Autor da salvação,

3.Ó perdoados, por Jesus, alegres adorai! alegres adorai! O Deus de paz, o Deus de luz,

4.Ó raças, tribos e nações, ao Rei divino honrai; ao Rei divino honrai; a quem quebrou os vis grilhões
Tema: Jesus exaltado por seus Títulos
Este hino, no Cantor Cristão, pode ser cantado em duas melodias diferentes.
Este hino está recomposto no HCC: 056, 59
Hino com métrica semelhante ao CC. 60, 332, 522, 524,  532, 26, 60,  291, 383,

060B     HCC.   ALELUIA! ALELUIA! GRATOS HINOS ENTOAI!
1.Aleluia! Aleluia! Gratos hinos entoai. Jubilosos e contentes, hinos a Jesus cantai.
Pra livrar-nos do pecado, triste morte padeceu; triunfando dessa morte, ele vida eterna deu.

2.Cristo, Redentor divino, o pecado aniquilou, e alcançou a mesma bênção, para os que ele resgatou.
Eis milhares de milhares, a prestar-lhe adoração, descobrindo em sua obra, vida, luz e salvação.

3.Aleluia! Aleluia! a Jesus rendei louvor. Aleluia eternamente, ao bendito Redentor!
Ao Consolador dai glória, pois conforto e vida traz. Aleluia ao Pai eterno, Deus da graça, Deus da paz! Amém!
Tema: Louvor e Adoração ao Deus-Filho
Tonalidade... Sol Maior
Este hino é rcomposição do CC.069
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 17, 47, 60, 165, 191, 214, 288, 321, 419, 466, 490, 537, 542, 593, 603, 612,

060C     OH.   PASTORIL ALAGOANO
Uma estrela renasce no céu, anunciando que o natal chegou. Com os meus braços ao céu, oremos hoje
ao nosso Senhor. Paz na terra aos homens de bem, ser feliz é a nossa vontade, Deus não esquece ninguém
e dá a todos mil felicidades. Aleluia, Aleluia, pelo bem que nos conduz, Aleluia, Aleluia, pelo amor ao menino Jesus.
Tema: O Natal, o nascimento do Deus-Filho
Coleção Coral Sinfônico, vol.5, Estrelas Mil, hino 20

060D     DC.   O ANO VELHO SE FOI
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Os corações palpitam, os rostos não escondem a emoção, as mãos se enlaçam, num aperto caloroso. Em tudo, há beleza e satisfação. Não chores o ano que está indo pelo que te trouxe ou que te levou, pois tuas lágrimas não te deixarão ver chegar este novo que Deus te dá com amor! (TODOS) O ano velho está indo embora... Não te amargures pensando que seria melhor se fizesse isso ou aquilo... se fosse dessa ou de outra forma.... Concentra a atenção no que serás. Esmera-te em fazer, em tudo, o melhor, e um ano maravilhoso construirás! Não lances sobre outros os fracassos que, porventura, vieram sobre ti; segue em frente, prossegue para o alvo. (TODOS) O ano velho está indo embora... Faze feliz e laborioso o ano novo que começa aqui! Trilharás, um por um, os dias deste ano que se desperta tão lindo. Que Deus te dê o privilégio de viver cada aurora nele, até vê-lo completamente findo e poder receber, emoldurados, tantos e tantos outros que te serão dados. (TODOS) O ano velho está indo embora... Os teus sonhos de pessoa, tão carinhosamente acalentados, ficaram à deriva? Dormiram em ti? Não foram, como queria, realizados? Se cultivaste um empenho com todo amor, e ele passou para mãos alheias, é porque não mereceu um só dos pensamentos que lhe dedicaste em tantos e tantos momentos. Não cabe a ti, agora, entristecer-te. (TODOS) O ano velho está indo embora... Não percas tempo em choro e lamentos, para não ter do que arrepender-te. Não penses no que se foi, mas no que virá. E lindo, maravilhoso, encantado, ao teu coração, o empenho chegará! Se aos teus dias vieram chuvas finais, se muitas tardes cinzentas tiveste, esquece o que passou. (TODOS) O ano velho está indo embora... Eis o ano novo. Crê! Ele te trará céus azuis, raios dourados. Confia sempre no Pai celeste. Se o ano que passou não foi como esperavas e vencer momentos maus te foi custoso, linda aurora desponta. O ano velho se foi... Deus te dá um novo! (TODOS) O ano velho está indo embora, estamos recebendo de Deus um ano novo cheio de alegrias, esperanças e muitas oportunidades... Que Deus nos dê sabedoria para aproveitar bem tudo que ele vai nos dar... Amém.

060E     LC.   AÇÃO DE GRAÇAS PELA LIBERTAÇÃO DA MORTE
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Glorificamos a Deus por Jesus, pelo seu amor, pela eterna demonstração do amor que tem por nós desde toda a eternidade... Pastor ou Direção... 1 Exaltar-te-emos, ó Senhor, porque tu nos levantaste, e não permitiste que nossos inimigos se alegrassem sobre nós. Diáconos... 2 ó Senhor, Deus nosso, a ti clamamos, e tu nos curastes. Congregação... 3 Senhor, fizeste subir a nossa alma da morte, conservaste-nos a vida, dentre os que descem à cova. Voluntário1... 4 Cantemos louvores ao Senhor, nós que somos seus santos, e louvemos o seu santo nome. Todos... 5 Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo. Voluntário2... 6 Quanto a nós, dizíamos na nossa prosperidade: Jamais seremos abalados. Salvos... Nós te glorificamos, Senhor, pela salvação que nos deste em teu Filho Jesus Cristo. Por isto, juntos, de cultuamos. Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Filho, ele deixou o ser Deus e veio viver o seu amor por nós até as últimas conseqüências, até a cruz. Convidado... Glorificamos a Deus por Jesus, pelo seu amor, pela eterna demonstração do amor que tem por nós desde toda a eternidade... Coro... Te exaltaremos, ó Senhor, porque nos levantastes e não permitiste que os inimigos se alegrassem sobre nós. Congregação... 7 Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste que a nossa montanha permanecesse forte; ocultaste o teu rosto, e ficamos conturbados. Pastor ou Direção... 8 A ti, Senhor, clamamos, e ao Senhor suplicamos: Diáconos... 9 Que proveito haverá no nosso sangue, se descermos à cova? Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a verdade? Congregação... 10 Ouve, Senhor, e tem compaixão de nós! ó Senhor, sê o nosso ajudador! Voluntário1... 11 Tornaste o nosso pranto em regozijo, tiraste a nossa dor, e nos cingistes de alegria; Convidado... Glorificamos a Deus por Jesus, pelo seu amor, pela eterna demonstração do amor que tem por nós desde toda a eternidade... Coro... Te exaltaremos, ó Senhor, porque nos levantastes e não permitiste que os inimigos se alegrassem sobre nós. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por Jesus Cristo, pelo seu amor, pela demonstração do seu carinho eterno para com todos nós. Todos... 12 para que a nossa alma te cante louvores, e não se cale. Senhor, Deus nosso, nós te louvaremos para sempre. ... Amém
Salmo 30

061A     Cantor Cristão.   GLÓRIA A JESUS
Glória, glória, aleluia! Glória, glória ao nosso Salvador! Glória a Jesus, glória a Jesus, nosso grande Redentor!
Tema: Jesus exaltado por seus Títulos
Hino com métrica semelhante ao CC.8, 61, 123, 219, 

061B     HCC.   O SENTIMENTO DE JESUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Pastor... Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Todos... Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai.
Tema: Louvor e Adoração ao Deus-Filho
Leitura bíblica em uníssono: Fp 2.5-11

061C     OH.   O VELHO HINO
1.Ouvio à meia noite, bem, o lindo hino ideal, Que’a hoste de’anjos entoou, em coro-festa celestial.
Na terra aos homens, seja paz, proclama’o grandioso Rei, No mundo, tudo quieto jaz, a’ouvir a voz da santa grei.

2.Suavemente pelo céu, abertas todas asas vêm; E’o canto’adeja pelo ar, mensagem que vem do além.
Do mundo’em vale’e monte vão, num gesto alegre de’envolver; Vão sobrepondo’a confusão, o hino cheio de prazer.

3.Em ais de luta’e mal e dor, sofrido’o mundo todo tem; E desse canto vindo’a nós, milênios passam e vão também.
O povo’em guerras entre si, não ouve’a voz que vem do’amor, “Cessai, mortais, a luta’aqui, nasceu’agora’o Salvador”
Tema: O Natal, o nascimento do Deus-Filho
hino cantado também com a melodia do CC.148

061D     DC.   PROFESSOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Professor hoje é seu dia. (TODOS) Parabéns pelas lutas e vitórias neste dia tão especial...  Talvez muitos não te dão valor, mas é com seu árduo trabalho, com sua vontade e amor... Que o leque de nosso entendimento, desde criança até ancião, aprende o segredo das letras e formam palavras cheias de emoção. (TODOS) Parabéns pelas lutas e vitórias neste dia tão especial...  Professor que passa quase metade da vida, estudando para se formar, para a carreira ser seguida. Assim também o  professor da Escola Dominical, caminha lado a lado com Cristo, para mostrar a vitória final. Professor da Escola Secular, professor da Escola Bíblica Dominical, (TODOS) Parabéns pelas lutas e vitórias neste dia tão especial.

061E     LC.   AÇÕES DE GRAÇAS PELA LIBERTAÇÃO DA MORTE
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Exaltamos a Deus por Jesus, glorificamos ao Senhor por sua ressurreição, adoramos a Deus por sua ascensão... Pastor ou Direção... 1 Exaltar-te-emos, ó Senhor, porque tu nos levantaste, e não permitiste que nossos inimigos se alegrassem sobre nós. Diáconos... 2 ó Senhor, Deus nosso, a ti clamamos, e tu nos curastes. Congregação... 3 Senhor, fizeste subir a nossa alma da morte, conservaste-nos a vida, dentre os que descem à cova. Voluntário1... 4 Cantemos louvores ao Senhor, nós que somos seus santos, e louvemos o seu santo nome. Todos... 5 Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo. Voluntário2... 6 Quanto a nós, dizíamos na nossa prosperidade: Jamais seremos abalados. Salvos... Nós te agradecemos, Senhor Deus, por estarmos incluídos entre os teus salvos, pela misericórdia do teu Filho Jesus Cristo. Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Filho, ele deixou o ser Deus e veio a este mundo, celebramos a sua ressurreição dentre os mortos, celebramos a sua ascensão aos céus. Convidado... Exaltamos a Deus por Jesus, glorificamos ao Senhor por sua ressurreição, adoramos a Deus por sua ascensão... Coro... Te exaltaremos, ó Senhor, porque nos levantastes e não permitiste que os inimigos se alegrassem sobre nós. Congregação... 7 Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste que a nossa montanha permanecesse forte; ocultaste o teu rosto, e ficamos conturbados. Pastor ou Direção... 8 A ti, Senhor, clamamos, e ao Senhor suplicamos: Diáconos... 9 Que proveito haverá no nosso sangue, se descermos à cova? Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a verdade? Congregação... 10 Ouve, Senhor, e tem compaixão de nós! ó Senhor, sê o nosso ajudador! Voluntário1... 11 Tornaste o nosso pranto em regozijo, tiraste a nossa dor, e nos cingistes de alegria; Convidado... Exaltamos a Deus por Jesus, glorificamos ao Senhor por sua ressurreição, adoramos a Deus por sua ascensão... Coro... Te exaltaremos, ó Senhor, porque nos levantastes e não permitiste que os inimigos se alegrassem sobre nós. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por Jesus Cristo, por sua ressurreição, por sua ascensão, por ele ter vencido a morte em nosso lugar. Todos... 12 para que a nossa alma te cante louvores, e não se cale. Senhor, Deus nosso, nós te louvaremos para sempre. ... Amém
Salmo 30

062A     Cantor Cristão.   NOME PRECIOSO
1.Nome santo e venerável, é Jesus, o amado teu, Rei dos reis, Senhor eterno, tu o aclamarás no céu.

CORO. Nome bom, doce à fé, pra esperança do porvir. Nome bom, doce à fé, pra esperança do porvir.

2.Oh! que nome tão precioso! Graça lembra ao coração;sendo por Jesus aceito, tu terás o seu perdão.

3.Este nome lembra sempre, só Jesus pra defender. Ele é vida ao teu alcance, quando o mal te aparecer.

4.Leva tu contigo o nome, de Jesus, o Salvador; Com amor lhe dá consolo, seja no lugar que for.
Tema: Jesus exaltado por seus Títulos
Este hino está recomposto no HCC: 174
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 24, 62, 106, 124, 168, 185, 215, 225, 252, 286, 295, 307, 318, 339, 350, 364, 373, 399, 402, 411, 412, 550, 560,
Letra - Lydia Baxter (1809 - 1874)   (sua história está no hino 252A)

062B     HCC.   JESUS, SEMPRE TE AMO
1.Jesus, sempre te amo porque sei que és meu; feliz eu te rendo louvor que é só teu.
Meu Mestre divino, Senhor e meu Rei, a ti, ó meu Cristo, me submeterei.

2.Eu te amo porque tu morreste por mim; eu te amo porque teu amor não tem fim.
Em ti confiança pra sempre terei, e a ti, ó meu Cristo, me submeterei.

3.Eu te amo na vida e na morte também; sempre hei de louvar-te na glória de além.
Agora e pra sempre por ti viverei, e a ti, ó meu Cristo, me submeterei.
Tema: Louvor e Adoração ao Deus-Filho
Tonalidade... Fá Maior
Este hino é rcomposição do CC.303
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 13, 62, 67, 84, 179, 269, 270, 349, 575, 588,

062C     OH.   Ó TU BELEM
1.Ó Belém, tu és bendita, na terra, de Judá, Enquanto dormes calma’assim, bênçãos Deus já te dá.
Escura, embora brilha, em ti a eterna luz, As tristezas, sombras e’ambições, em ti, só se reduz.

2.Em ti Belém nascido é, Jesus, Salvador; Os anjos em coro lá do céu, cantam’a Deus, dão louvor.
Estrelas dalva’unidas, este fato publicai! Cantai glórias ao Senhor e rei, aos homens paz cantai.

3.Ó vem a nós Senhor Jesus, tu nascido em Belém; Reunimo-nos quais filhos teus, vem conosco estar também.
Os anjos hoje ouvimos, suas novas proclamar, Agora mesmo vem, Jesus, vem reinar, vem reinar.
Tema: O Natal, o nascimento do Deus-Filho
hino cantado também com a melodia do CC.380

062D     DC.   IGREJA IDEAL
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
A Igreja ideal não é aquela igreja de colunas reais, tão majestosa, de arquitetura moderna e pórticos reais! Tão ampla, tão distinta, um grande templo! As salas suntuosas, o mobiliário rico, mas igreja vazia para Cristo! Igreja fria e cega! A igreja que perdeu seu Salvador! (TODOS) O Espírito Santo de Deus nos tem feito a igreja ideal, da glória do Senhor Jesus! ...   A igreja ideal não é a igreja rica em dólares ou milhões. Não é a igreja clássica, a européia, mas a igreja rica em amor aos pecadores. Na igreja ideal não existem castas! O pobre e o rico, o plebeu e o nobre, o iletrado e o culto, são unidos pelo amor real! O amor de Cristo que não tem fronteiras. (TODOS) O Espírito Santo de Deus nos tem feito a igreja ideal, da glória do Senhor Jesus! ...   A igreja ideal há um coro original de pessoas salvas, remidos por Jesus. Há salvação e amor! Há igualdade e fraternidade! Existe paz! A paz que Cristo dá! Nesta igreja singular e original não há destaque maior para ninguém, pois Cristo ocupa a preeminência e o destaque maior é o de servir. Humildemente, sem nenhuma paga. Humildemente, sem pensar no preço. Pensando muito mais naquilo que se oferece. (TODOS) O Espírito Santo de Deus nos tem feito a igreja ideal, da glória do Senhor Jesus! ...  A igreja ideal é a que chora com os aflitos, espalha graça e misericórdia. É a igreja que se alegra com os felizes, que estende a mão, com grande compaixão, ao caído, ao ferido, ao seu irmão, pelo qual numa cruz morreu Jesus! É a igreja firme na salvação de Cristo, pela fé. Na doutrina do amor e do perdão, na doutrina de Cristo, sempre viva, anunciando a grande salvação! (TODOS) O Espírito Santo de Deus nos tem feito a igreja ideal, da glória do Senhor Jesus! ...  A igreja ideal tem um pastor, modelo vivo do pastor que é Cristo. Guiando o seu rebanho às águas de descanso e ao refrigério dos pastos ricos de excelente amor! A igreja ideal aguarda a vinda de um Cristo triunfal. A esperança viva! Jamais a deixa se apagara do coração. É sempre nova, radiosa, refulgente. (TODOS) O Espírito Santo de Deus nos tem feito a igreja ideal, da glória do Senhor Jesus! ...   A igreja ideal, para sempre, é a igreja viva em Cristo, o Senhor! É a igreja do amor compaixão! É a igreja da paz, da união, em que todos os irmãos unem suas mãos em amor e oração; em graça e paz. E assim proclama Cristo, a luz radiosa, para refulgir em muitos corações! (TODOS) O Espírito Santo de Deus nos tem feito a igreja ideal, da glória do Senhor Jesus! Igreja que não cabe neste mundo, mas cabe sim no coração de Deus, igreja da paz e da esperança! Igreja do amor e do perdão. Amém.

062E     LC.   LAMENTOS E LOUVOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Exaltamos a Deus por Cristo, exaltamos ao Senhor pelo amigo que ele nos deu para sempre, pelo amigo que nos amou eternamente... Pastor ou Direção... 1 Em ti, Senhor, nos refugiamos; nunca sejamos envergonhados; livra-nos pela tua justiça! Congregação... 2 Inclina para nós os teus ouvidos, livra-nos depressa! Sê para nós uma rocha de refúgio, uma casa de defesa que nos salve! Homens... 3 Porque tu és a nossa rocha e a nossa fortaleza; pelo que, por amor do teu nome, guia-nos e encaminha-nos. Mulheres... 4 Tira-nos do laço que nos armaram, pois tu és o nosso refúgio. Diáconos... 5 Nas tuas mãos entregamos o nosso espírito; tu nos remistes, ó Senhor, Deus da verdade. Voluntário1... 6 Odeias aqueles que atentam para ídolos vãos; nós, porém, confiamos no Senhor.  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por todos os privilégios que tens nos dado, por termos nos rendido à tua vontade. Convidado... Exaltamos a Deus por Cristo, exaltamos ao Senhor pelo amigo que ele nos deu para sempre, pelo amigo que nos amou eternamente... Coro... Em ti, Senhor, nos refugiamos; nunca sejamos envergonhados; livra-nos pela tua justiça! Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Filho, ele deixou o ser Deus e veio ser o nosso amigo, o nosso melhor amigo entre todos os amigos. Congregação... 7 Nos alegraremos e regozijaremos na tua benignidade, pois tens visto a nossa aflição. Tens conhecido as nossas angústias, Pastor ou Direção... 8 e não nos entregastes nas mãos dos inimigos; puseste os nossos pés num lugar espaçoso. Voluntário2... 9 Tem compaixão de nós, ó Senhor, porque estamos angustiados; consumidos estão de tristeza os nossos olhos, a nossa alma e o nosso corpo. Todos... 10 Pois as nossas vidas estão gastas de tristezas, e os nossos anos de suspiros; as nossas forças desfalecem por causa das nossas iniqüidades, e os nossos ossos se consomem. Congregação... 11 Por causa de todos os nossos adversários tornamo-nos em zombaria, sim, sobremodo somos para os nossos vizinhos, e horror para os nossos conhecidos; os que nos vêem na rua fogem de nós. Homens... 12 Somos esquecidos como mortos de quem não há memórias; somos como vasos quebrados. Mulheres... 13 Pois temos ouvido a difamação de muitos, terror por todos os lados; enquanto juntamente conspiravam contra nós, maquinaram tirar-nos a vida. Convidado... Exaltamos a Deus por Cristo, exaltamos ao Senhor pelo amigo que ele nos deu para sempre, pelo amigo que nos amou eternamente... Coro... Em ti, Senhor, nos refugiamos; nunca sejamos envergonhados; livra-nos pela tua justiça! Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Filho, ele deixou o ser Deus e veio ser o nosso amigo, o nosso melhor amigo entre todos os amigos. Diáconos... 14 Mas nós confiamos em ti, ó Senhor; e dizemos: Tu és o nosso Deus. Congregação... 15 Os nossos dias estão nas tuas mãos; livra-nos das mãos dos nossos inimigos e dos que nos perseguem. Pastor ou Direção... 16 Faze resplandecer o teu rosto sobre os teus servos; salva-nos por tua bondade. Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por todos os privilégios que tens nos dado, por termos nos rendido à tua vontade. Homens... 17 Não sejamos envergonhados, ó Senhor, porque te invocamos; envergonhados sejam os ímpios, emudeçam na morte. Mulheres... 18 Emudeçam os lábios mentirosos, que falam insolentemente contra os justos, com arrogância e com desprezo. Todos... 19 Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para nós que te tememos, a qual na presença dos filhos dos homens preparaste para nós que em ti nos refugiamos! Congregação... 20 No abrigo da tua presença tu os escondes das intrigas dos homens; em um pavilhão os ocultas da contenda das línguas. Homens... 21 Bendito seja o Senhor, pois fez maravilhosa a sua bondade para conosco numa cidade sitiada. Mulheres... 22 Dizíamos no nosso espanto: Estamos cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste as nossas súplicas quando a ti clamamos. Voluntário1... 23 Amemos ao Senhor, nós todos os que somos seus santos; o Senhor nos guarda pois somos seus fiéis, e retribui abundantemente ao que usa de orgulho. Convidado... Exaltamos a Deus por Cristo, exaltamos ao Senhor pelo amigo que ele nos deu para sempre, pelo amigo que nos amou eternamente... Coro... Em ti, Senhor, nos refugiamos; nunca sejamos envergonhados; livra-nos pela tua justiça! Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por Jesus Cristo, por ele ser o nosso melhor amigo, o nosso eterno melhor amigo.. Todos... 24 Esforcemo-nos, e fortaleçamos o nosso coração, nós todos os que esperamos no Senhor. ... Amém
Salmo 031

063A     Cantor Cristão.   JESUS O SENHOR
1.Jesus, santo nome do Cristo de Deus, por Deus posto acima de todos os céus! Jesus, o bendito e divino Senhor,
Jesus o bondoso, fiel Redentor! Fiel Redentor, fiel Redentor, Jesus, o bondoso, fiel Redentor!

2.Jesus Nazareno, sem honras aqui, Jesus, Deus excelso, com glórias ali, Jesus, que saudamos, real Salvador,
Jesus, que aclamamos, do mundo o Senhor! Do mundo o Senhor, do mundo o Senhor, Jesus, que aclamamos, do mundo o Senhor!
Tema: Jesus exaltado por seus Títulos
Cantado com a melodia do CC. 63, 346
Este hino está recomposto no HCC: 179
Hino com métrica semelhante ao CC. 63, 166, 324, 346, 458, 489,

063B     HCC.   MARAVILHOSO, Ó JESUS AMADO
1.Maravilhoso, ó Jesus amado, és tu, meu Rei, meu Salvador!
A tua glória os céus e a terra, celebram sem cessar, Senhor.

2.Belas florestas, verdejantes bosques, quanto esplendor nos vêm mostrar!
Mais belo, ó Cristo, és tu, que fazes, o triste coração cantar.

3.O sol glorioso e os milhões de estrelas, vão pelo espaço a refulgir.
Mais do que eles brilhas, ó Cristo, divina luz a difundir.

4.Belas as flores e os ditosos sonhos, da juventude em seu fulgor.
Mas logo passam, e tão somente, tu permaneces, ó Senhor.

5.Quando findar-se minha vida breve, será descanso para mim;
com tua glória hás de cobrir-me, de resplendor que não tem fim.
Tema: Louvor e Adoração ao Deus-Filho
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC.  9, 63, 99, 109, 140, 277, 324, 366, 426, 434, 472,

063C     OH.   BRILHA JESUS
1.Vejo a luz do Senhor que brilha bem no meio das trevas brilha,
Jesus Cristo é a luz deste mundo, nos aguarda de um sono profundo

CORO. Brilha em mim, brilha em mim. Brilha Jesus mostra ao mundo a luz de Deus pai, Espírito de Deus
vem refulge em nós. Faz transbordar sobre os povos tua graça e perdão, Vem ordenar que haja luz ó Senhor

2.Contemplando tua majestade teu reflexo em nossas faces,
Cada dia de glória em glória, mostra sempre a tua história

3.Eis me achego ao teu trono eterno, Poderoso e sempre terno,
por seu sangue precioso, Eu ouso entrar minha sombra da alma vem dissipar
Tema: A vida e a Graça do Deus-Filho

063D     DC.   APRENDER A ENVELHECER
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Transfigurar-se pela saudade e pela submissão num lento e silencioso caminho ao longo das lembranças, (TODOS) Ó velhice! Como és triste e sublime a um só tempo... Triste pela fragilidade que impões às criaturas; sublime por que santifica pela resignação, todas quantos desafiaram o tempo. (TODOS) Ah! Mas tu, velhice, não és apenas fraqueza, humildade e silêncio...  És resistência e temperança; és sabedoria e experiência; és renúncia e paz... paz sobretudo, aos nimbares de prata, frontes austeras, veneráveis, glorificadas pelos anos... (TODOS) Te saudamos e te esperamos, ó velhice, sem temor e sem espanto... sabemos que chegarás em breve anunciando-nos ao coração a aos olhos as doces claridades do crepúsculo que antecede o grande mistério, mas não nos encontrarás tristes nem solitários; porque a tua chegada coincidirá com cânticos das vozes amadas a quem ensinamos os hinos da tua glorificação. (TODOS) Velhice... Serás sempre bem vinda, pois, nós te esperamos e te exaltamos neste dia, na presença do nosso Deus. Amém.

063E     LC.   LAMENTOS E LOUVOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Glorificamos a Deus eternamente, nossa alma se derrama em louvores, se mostra com lamentos, nós glorificamos a Deus... Pastor ou Direção... 1 Em ti, Senhor, nos refugiamos; nunca sejamos envergonhados; livra-nos pela tua justiça! Congregação... 2 Inclina para nós os teus ouvidos, livra-nos depressa! Sê para nós uma rocha de refúgio, uma casa de defesa que nos salve! Homens... 3 Porque tu és a nossa rocha e a nossa fortaleza; pelo que, por amor do teu nome, guia-nos e encaminha-nos. Mulheres... 4 Tira-nos do laço que nos armaram, pois tu és o nosso refúgio. Diáconos... 5 Nas tuas mãos entregamos o nosso espírito; tu nos remistes, ó Senhor, Deus da verdade. Voluntário1... 6 Odeias aqueles que atentam para ídolos vãos; nós, porém, confiamos no Senhor. Salvos... Nós de glorificamos, Senhor Deus, pela certeza que temos de nossa salvação, por Jesus Cristo, mesmo reconhecendo nossos pecados e a nossa indignidade. Mulheres... Estamos aqui para exaltar ao Senhor, o nosso culto é de salvos desejosos de louvar, nele Deus nos fala todo o tempo, nele temos muito o que responder e assumir com o Senhor. Convidado... Glorificamos a Deus eternamente, nossa alma se derrama em louvores, se mostra com lamentos, nós glorificamos a Deus... Coro... Em ti, Senhor, nos refugiamos; nunca sejamos envergonhados; livra-nos pela tua justiça! Congregação... 7 Nos alegraremos e regozijaremos na tua benignidade, pois tens visto a nossa aflição. Tens conhecido as nossas angústias, Pastor ou Direção... 8 e não nos entregastes nas mãos dos inimigos; puseste os nossos pés num lugar espaçoso. Voluntário2... 9 Tem compaixão de nós, ó Senhor, porque estamos angustiados; consumidos estão de tristeza os nossos olhos, a nossa alma e o nosso corpo. Todos... 10 Pois as nossas vidas estão gastas de tristezas, e os nossos anos de suspiros; as nossas forças desfalecem por causa das nossas iniqüidades, e os nossos ossos se consomem. Congregação... 11 Por causa de todos os nossos adversários tornamo-nos em zombaria, sim, sobremodo somos para os nossos vizinhos, e horror para os nossos conhecidos; os que nos vêem na rua fogem de nós. Homens... 12 Somos esquecidos como mortos de quem não há memórias; somos como vasos quebrados. Mulheres... 13 Pois temos ouvido a difamação de muitos, terror por todos os lados; enquanto juntamente conspiravam contra nós, maquinaram tirar-nos a vida. Convidado... Glorificamos a Deus eternamente, nossa alma se derrama em louvores, se mostra com lamentos, nós glorificamos a Deus... Coro... Em ti, Senhor, nos refugiamos; nunca sejamos envergonhados; livra-nos pela tua justiça! Diáconos... 14 Mas nós confiamos em ti, ó Senhor; e dizemos: Tu és o nosso Deus. Congregação... 15 Os nossos dias estão nas tuas mãos; livra-nos das mãos dos nossos inimigos e dos que nos perseguem. Pastor ou Direção... 16 Faze resplandecer o teu rosto sobre os teus servos; salva-nos por tua bondade.  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por sermos considerados por ti, como filhos, teus eleitos, teu povo, tua herança para sempre. Homens... 17 Não sejamos envergonhados, ó Senhor, porque te invocamos; envergonhados sejam os ímpios, emudeçam na morte. Mulheres... 18 Emudeçam os lábios mentirosos, que falam insolentemente contra os justos, com arrogância e com desprezo. Todos... 19 Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para nós que te tememos, a qual na presença dos filhos dos homens preparaste para nós que em ti nos refugiamos! Congregação... 20 No abrigo da tua presença tu os escondes das intrigas dos homens; em um pavilhão os ocultas da contenda das línguas. Homens... 21 Bendito seja o Senhor, pois fez maravilhosa a sua bondade para conosco numa cidade sitiada. Mulheres... 22 Dizíamos no nosso espanto: Estamos cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste as nossas súplicas quando a ti clamamos. Voluntário1... 23 Amemos ao Senhor, nós todos os que somos seus santos; o Senhor nos guarda pois somos seus fiéis, e retribui abundantemente ao que usa de orgulho. Convidado... Glorificamos a Deus eternamente, nossa alma se derrama em louvores, se mostra com lamentos, nós glorificamos a Deus... Mulheres... Estamos aqui para exaltar ao Senhor, o nosso culto é de salvos desejosos de louvar, nele Deus nos fala todo o tempo, nele temos muito o que responder e assumir com o Senhor. Coro... Em ti, Senhor, nos refugiamos; nunca sejamos envergonhados; livra-nos pela tua justiça! Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por termos um coração desejoso de ti exaltar sempre, por estarmos sempre prontos a te exaltar, também, com nossas respostas ao que teu Espírito nos fala em cada culto. Todos... 24 Esforcemo-nos, e fortaleçamos o nosso coração, nós todos os que esperamos no Senhor. ... Amém
Salmo 031

064A     Cantor Cristão.   JUBILOSO
1.Desperta já, meu coração, faz tua voz soar; louvores ao teu Redentor, não cesses de cantar!
Pois te remiu em uma cruz, dos vis pecados teus, e com seu sangue te comprou, a doce paz dos céus.

CORO. Desperta já, meu coração! Desperta, sim, para entoar, canções sem fim à redenção, de Deus o amor cantar!

2.Remido estou; meu Deus, meu Rei, me deu a salvação! E me livrou do vil poder, da negra tentação.
Tão grande amor não pagarei, não pagarei jamais; pois nessa graça ainda vou, ter graças divinais!

3.Oh! santo amor, sublime amor, que os anjos lá nos céus, não têm poder de aquilatar, o eterno amor de Deus!
Tudo ele faz resplandecer, a tudo dá vigor; ó céus, ó mar, ó vastidão, louvai o Deus de amor!
Tema: Jesus exaltado por seus Títulos
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 42, 64, 82, 119, 121, 313, 394, 502, 520, 535,
Letra: Fanny Jane Crosby (1820 1915) (sua história está no hino 15A)

064B     HCC.   GLORIOSO ÉS TU SENHOR
1.Salvador, nós te adoramos, proclamamos teu amor; tu és santo e poderoso, glorioso és tu, Senhor!

CORO.Glorioso, glorioso, glorioso és tu, Senhor! Glorioso, glorioso, glorioso és tu, Senhor!

2.Redentor, Senhor e Mestre, luz eterna das nações, tu és digno dos louvores, de mui gratos corações.

3.Do teu lar de luz e glória, à mais infamante cruz, tu vieste dar a vida, pra nos redimir, Jesus.

4.Vem, oh, vem, eterno Cristo, Rei sublime, divinal; vem reinar, e para sempre, do teu trono celestial!
Tema: Louvor e Adoração ao Deus-Filho
Tonalidade... Fá Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 64, 97, 104, 148, 174, 196, 318, 337, 346, 347, 372, 373, 404, 435, 440, 448, 451, 452, 459, 476, 536, 581, 583,

064C     OH.   O ROSTO DE CRISTO
1.Sempre que lemos a história de Cristo, ficamos pensando com grande emoção; No privilégio que muitos tiveram,
De ver o Seu rosto, sentir Sua mão. Também nós queremos a mesma alegria, De vê-Lo bem perto, bem junto a nós
E olhar os Seus olhos, serenos e meigos, Seriamos todos tão feliz assim. Queremos saber como era o Seu rosto,
Embora sentimos que era mui lindo, Inspirava fé e também confiança, E dava a todos um gôzo infindo.

2.E ao ver as gravuras, os quadros pintados, Daquilo que dizem ser nosso Senhor; Nós não aceitamos
o que está na tela, É falsa a inspiração do pintor. Não cremos, não cremos, num Cristo vencido,
Cheio de amargura, semblante de dor, Nós cremos num Cristo de rosto alegre, Nós cremos num Cristo que é vencedor.

3.E um dia também Nós veremos sua face, E assim nós cremos, pela nossa fé, Ó aleluia! Veremos Seu rosto,
Veremos Jesus, como Ele é; Ó aleluia! Veremos Seu rosto, Veremos Jesus, como Ele é.
Tema: A vida e a Graça do Deus-Filho

064D     DC.   SER AVÔ
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Ser avô é sentir felicidade, é conhecer um amor doce, profundo; é viver de carinho, de ansiedade, é resumir nos netos o seu mundo! (TODOS) Agradecemos a Deus pelos avôs que somos e que temos, sob sua bênção paternal...  Ser avô é voltar a ser criança, é fazer tudo pelo neto amado... É povoar a vida de esperança, é reviver todinho o seu passado. (TODOS) Louvamos a Deus pelos avôs que temos e somos, sob sua direção paternal...  Ser mãe e pai é dar o coração, nós cremos, mas ser avô, que sonho abençoado! É viver de ilusão, num doce enleio, é amar no neto o filho idolatrado. (TODOS) Glorificamos a Deus pelos avôs que vivem entre nós, sob sua proteção paternal. Amém.

064E     LC.   A BEM AVENTURANÇA DE QUEM RECEBE O PERDÃO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Exaltamos a Deus pela salvação, por ela nos ter alcançado, por ela ter nos dado nova vida, por ela nos estar sempre dando muitas alegrias... Pastor ou Direção... 1 Bem-aventurados somos pois nossa transgressão foi perdoada, e nosso pecado foi coberto. Congregação... 2 Bem-aventurados somos pois o Senhor não atribui a iniqüidade, e em nosso espírito não há dolo. Homens... 3 Enquanto guardamos silêncio, consumiram-se os nossos ossos pelo nosso bramido durante o dia todo. Mulheres... 4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre nós; o nosso humor se tornou em grande sequidão. Congregação... 5 Confessamos-te os nossos pecados, e a nossa iniqüidade não encobrimos. Dissemos: Confessaremos ao Senhor as nossas transgressões; e tu perdoaste a culpa do nosso pecado. Todos... 6 Pelo que somos piedosos,  oraremos a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estás e nos protegerás.  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor, pela salvação que nos deste em teu Filho Jesus Cristo. Por isto, juntos, de cultuamos. Pastor ou Direção... 7 Tu és o nosso esconderijo; nos preservas da angústia; de alegres cânticos de livramento nos cercas. Congregação... 8 Nos diz: Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista. Homens... 9 Homens, não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão. Mulheres... Somos os pregadores do santo evangelho, somos divulgadores da alegria que Deus tem preparado para todos os novos salvos, para todos os seus escolhidos. Convidado... Exaltamos a Deus pela salvação, por ela nos ter alcançado, por ela ter nos dado nova vida, por ela nos estar sempre dando muitas alegrias... Coro... Bem-aventurados somos pois nossa transgressão foi perdoada, e nosso pecado foi coberto. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pelo evangelho, pela alegria que ele planta no coração de todo novo salvo. Mulheres... 10 O ímpio tem muitas dores, mas nós que confiamos no Senhor, a misericórdia nos cerca. Todos... 11 Alegramo-nos no Senhor, e regozijamo-nos, nós justos; e cantamos de júbilo, todos nós que somos retos de coração. ... Amém
Salmo 32