Livro de Cultos 405 a 409

405A     Cantor Cristão.   GOZO E PAZ
1.Oh! eu sou feliz, pois já creio em meu Jesus, que por mim morreu, deu-me a vida e deu-me luz;
sim, eu sou feliz, tenho a paz que Cristo dá; e eu agora sei que do mal me guardará.

CORO. Sim, feliz eu sou só por Cristo; e por ele sou benquisto;
em Jesus eu tenho esse dom veraz; seu amor me satisfaz.

2.Que prazer maior posso então ambicionar do que ter Jesus e com Ele sempre andar!
Mais prazer não há! Só Jesus me dá perdão, só Jesus concede gloriosa salvação.

3.Alegria e paz tenho em meu bom Salvador, neste mundo vil é Jesus meu Protetor.
Graça infinda achei pela fé no eterno Rei; paz perfeita, paz no Senhor já encontrei.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 347, 405, 422

405B     HCC.   "A MINHA ALMA TEM SEDE DE DEUS"
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Dirigente: Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; porquanto ele está à minha mão direita, não serei abalado. Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Congregação: Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; ponho a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as suas obras. Todos: Todavia estou sempre contigo; tu me seguras a mão direita. Congregação: Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus! Todos: A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus? Dirigente: Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.
Tema: Vida Querendo Comunhão com Deus
Leitura bíblica: Sl 16.8; 145.18; 73.28, 23; 42.1, 2; Hb 10.22

405C     OH.   NAS RÉGIAS MANSÕES
1.Nas régias mansões eu almejo ir morar! Ali reina o Salvador.
E vozes maviosas já ouço a cantar, de júbilo e de dulçor.

CORO.Ao meu eterno Rei, alegre cantarei. Meus olhos hão de ver a pátria celestial.
Feliz e salvo sou, e caminhando vou, ao meu querido e eterno lar.

2.Por senda escarpada eu terei de trilhar, o mundo me esquecerá
Porém, nas ribeiras do límpido mar, os santos me esperam lá.

3.Gloriosa esperança, inefável, de paz, eu sinto em meu coração.
Em Deus eu terei comunhão que me traz, a doce consolação.
Tema: Aspiração pelo céu eterno
Tonalidade: F

405D     DC.   INTRÓITO DECLARATIVO 4
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Estamos todos aqui, e invocamos solenemente o nome do Senhor nosso Deus. Reverentemente nos apresentamos a Ele para o santo culto que vamos lhe prestar neste lugar. Deixamos os nossos lares, e todos os nossos afazeres, para estarmos aqui, juntos, para exaltar o santo Nome do nosso Deus. Para este momento, não valorizamos nossas vidas, nossas existências, tudo que somos e tudo que temos, para estarmos na presença da magestade do Senhor Todo-Poderoso. Este é o nosso lugar celeste, este é o nosso momento de estar em adoração ao nosso Criador, ao nosso Salvador, ao nosso Santificador. Honramos a Deus com nossa presença, com nosso melhor culto, com o reconhecimento que todos nós queremos demonstrar durante tudo que vamos fazer nesta adoração. Que Deus seja exaltado em tudo que vamos viver neste lugar divino, em tudo que vamos experimentar no culto que prestaremos à sua perfeita santidade. Amém.

406A     Cantor Cristão.   CONFIAR EM CRISTO
1.Que delícia é crer em Cristo, em seu nome confiar, aceitar os seus ensinos, e as promessas desfrutar!

CORO. Cristo! Cristo! Já confio, em teu nome, em teu poder. Cristo! Cristo, Bem Amado! Faze minha fé crescer.

2.Oh! que gôzo é crer em Cristo, ter certeza de perdão! Receber de Cristo mesmo, vida, paz e salvação.

3.Bem feliz eu sou em Cristo, sempre dÊle quero ser; quero agora mui submisso, sempre a Ele obedecer.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Este hino está recomposto no HCC: 318
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 32, 44, 49, 66, 68, 69, 75, 96, 100, 107, 132, 133, 138, 155, 165, 167, 221, 229, 258, 264, 265, 279, 312, 315, 358, 406, 408, 459, 496, 553, 558,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

406B     HCC.   CASTELO FORTE É NOSSO DEUS
1.Castelo forte é nosso Deus, escudo e boa espada. Com seu poder defende os seus, a sua Igreja amada.
Com força e com furor, nos prova o Tentador, com artimanhas tais, e astúcias infernais, que iguais não há na terra.

2.A nossa força nada faz, estamos nós perdidos, mas nosso Deus, socorro traz e somos protegidos.
Defende-nos Jesus, o que venceu na cruz, Senhor dos altos céus, que, sendo o próprio Deus, triunfa na batalha.

3.Se nos quisessem devorar, demônios não contados, não nos podiam assustar, nem somos derrotados.
O grande acusador, dos servos do Senhor já condenado está, vencido cairá, por uma só palavra.

4.Sim, que a palavra ficará, sabemos com certeza, pois ela nos ajudará, com armas de defesa.
Se temos de perder, família, bens, poder, e, embora a vida vá, por nós Jesus está, e dar-nos-á seu reino.
Tema: A Certeza de Salvação Eterna
Tonalidade... Ré Maior
Este hino é rcomposição do CC.323
Hino com métrica semelhante ao HCC. 406, 513, 107, 493, 494, 199, 15, 274, 271, 89,

406C     OH.   LUGAR MARAVILHOSO
O Céu é um lugar maravilhoso, Cheio de Vida e Glória, Lá hei de ver o meu Salvador,
O Céu é um lugar... lugar pra onde vou... O Céu é um lugar maravilhoso

(homens...) Irei ao Céu, é maravilhoso, Cheio de Vida e Glória
Lá hei de ver o meu Salvador, O Céu é um lugar maravilhoso
Tema: Aspiração pelo céu eterno

406D     DC.   INTRÓITO DECLARATIVO 5
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Invocamos solenemente o nome do Senhor nosso Deus. Reverentemente nos prostramos diante dEle para o santo culto que vamos lhe prestar neste lugar. Deixamos os nossos lares, e todos os nossos lidares, para estarmos aqui, juntos, para glorificar o santo Nome do nosso Deus. Abrimos mão de nossas vidas, de nossas existências, de tudo que somos e de tudo que temos, para estarmos na presença justíssima do Senhor Todo-Poderoso. Este é o nosso lugar, este é o nosso momento de estar honrando ao nosso Criador, ao nosso Salvador, ao nosso Santificador. Glorificamos a Deus com nossa presença, com nosso melhor culto, com o reconhecimento que nossos corações querem demonstrar durante tudo que vamos fazer nesta adoração. Que o Senhor nosso Deus seja exaltado em tudo que vamos viver neste lugar, em tudo que vamos oferecer no culto que prestaremos à sua eterna santidade. Amém.

407A     Cantor Cristão.   DITOSO DIA
1.Ditoso o dia em que aceitei, do meu Senhor a salvação; a grande paz que eu alcancei, perdura no meu coração.

CORO. Que prazer eu senti, no dia em que me converti! Agora sinto o seu amor,
e segurança, paz, fervor. Sou feliz! Tão feliz! Pois em Jesus me satisfiz!

2.Aquilo que eu então votei, minha alma, sim, o cumprirá. Em cada dia renderei, louvor a Deus, que me ouvirá.

3.Exulta, pois, meu coração, no Filho do supremo Deus; porque te deu a redenção, e trouxe-te perdão dos céus.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Este hino está recomposto no HCC: 297
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 47, 230, 233, 236, 278, 317, 407, 426, 462, 529,

407B     HCC.   BEM-AVENTURADO É AQUELE
1.Bem-aventurado é aquele, que tem no Senhor o auxílio. Bem-aventurado é aquele que não segue o mau conselho,
não imita o pecador, nem o escarnecedor; antes tem o seu prazer, em meditar na lei do Senhor.

2.Ele é semelhante à árvore, plantada junto às águas; vive sempre bem seguro, não receia o mal, nem as mágoas; dá
seu fruto na estação, nunca as folhas cairão, tudo quanto faz prospera, pois tem no Senhor proteção.

3.Mas os ímpios não, subsistirão no dia do juízo, nem os pecadores poderão, entrar no paraíso; só os justos entrarão,
na celestial mansão. Bem-aventurado é aquele, que já tem em Deus salvação.
Tema: A Certeza de Salvação Eterna
Tonalidade... Lá Bemol Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC. 66, 352, 560, 227, 275, 157, 400, 407

407C     OH.   SUPREMO ANELO
1.Além do céu azul, foi Jesus preparar, O lar pra dar a quem a vitória alcançar
Anelo conseguir a vida do porvir, Com no meu Senhor Jesus.

2.Bem sei que eu de mim, Nada tenho pra dar. Mas sei que meu Jesus já me veio salvar.
Agora quero eu ter fé no coração, Até seu rosto ver além.
Tema: Aspiração pelo céu eterno
Hino cantado com a melodia do MV.52

407D     DC.   INTRÓITO DECLARATIVO 6
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Neste santo momento, invocamos solenemente o nome do Senhor nosso Deus. Reverentemente nos apresentamos a Ele para o santo culto que vamos lhe prestar neste lugar. Deixamos os nossos lares, e todos os nossos cotidianos, para estarmos aqui, juntos, para exaltar o santo Nome do nosso Deus. Diante do Senhor, desprezamos nossas vidas, nossas existências, tudo que somos e tudo que temos, para estarmos na presença da magestade do Senhor Todo-Poderoso. Este é o nosso lugar divino, este é o nosso momento de estar em adoração ao nosso Criador, ao nosso Salvador, ao nosso Santificador. Rendemos glórias a Deus com nossa presença, com nosso melhor culto, com o reconhecimento que nossas vontades querem demonstrar durante tudo que vamos fazer nesta adoração. Que Deus seja exaltado em tudo que vamos viver neste lugar celeste, em tudo que vamos experimentar no culto que prestaremos à sua amorosa santidade. Amém.

408A     Cantor Cristão.   DESCANSO VERDADEIRO
1.Cada coração procura, onde possa descansar; mas descanso verdadeiro, só Jesus o pode dar.

CORO. Cristo sempre, e tão somente, Cristo, Salvador e Rei; meu abrigo, meu amigo, tudo, tudo nele achei.

2.Pois meu coração te entrego, ó Jesus, meu Salvador! Sejas tu pra sempre dele, o seu Rei e seu Senhor.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Este hino está recomposto no HCC: 163
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 32, 44, 49, 66, 68, 69, 75, 96, 100, 107, 132, 133, 138, 155, 165, 167, 221, 229, 258, 264, 265, 279, 312, 315, 358, 406, 408, 459, 496, 553, 558,

408B     HCC.   MESTRE, O MAR SE REVOLTA
1.Mestre, o mar se revolta, as ondas nos dão pavor. O céu se reveste de trevas, não temos um Salvador.
Não te incomodas conosco? Podes assim dormir, se a cada momento estamos, bem perto de submergir?

CORO.As ondas atendem, ao meu mandar: " Sossegai!" Seja o encapelado mar, a ira dos homens, as forças do mal,
tais águas não podem a nau tragar, que leva o Senhor, Rei do céu e mar. Pois todos ouvem o meu mandar:
"Sossegai, sossegai; convosco estou para vos salvar, sim, sossegai."

2.Mestre, na minha tristeza, estou quase a sucumbir. A dor que perturba minha alma, eu peço-te, vem banir.
De ondas do mal que me encobrem, quem me fará sair? Pereço, sem ti, ó meu Mestre; vem logo, vem me acudir.

3.Mestre, chegou a bonança. Em paz vejo o céu e o mar. O meu coração vive em calma que não poderá findar.
Fica comigo, meu Mestre, dono da terra e céu, e assim chegarei bem seguro, ao porto, destino meu.
Tema: A Certeza de Salvação Eterna
Tonalidade... Dó Maior
Este hino é rcomposição do CC.328

408C     OH.   MEU DOCE LAR
1.Pelo meu caminho’eu ouvi, voz gentil, mui melodiosa, “No céu, eu estou, a ti preparar, um’eterno e belo lar” .

CORO.Doce lar, onde’eu não vou mais errar, Eu avisto, ao longe o céu,
De’onde vem a luz, do meu bom Jesus, Meu lar, onde vou morar.

2.Lá vou achar queridos meus, a louvar o Senhor meu Jesus, Eu hei de’adorá-lo nos altos céus, viver sob sua luz.

3.A vida no mundo’a passar, com Jesus logo morarei, Além bela praia’a me convidar, no céu eu viverei.
Tema: Aspiração pelo céu eterno
Hino cantado também com a melodia do CC.384

408D     DC.   INTRÓITO DECLARATIVO 7
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Invocamos solenemente o nome do Senhor nosso Deus. Com muita reverência nos apresentamos a Ele para o santo culto que vamos lhe prestar neste lugar. Deixamos os nossos lares, e todos os nossos lidares, para estarmos aqui, juntos, para dignificar o santo Nome do nosso Deus. Abrimos mão de nossas vidas, de nossas existências, de tudo que somos e de tudo que temos, para estarmos na presença santíssima do Senhor Todo-Poderoso. Este é o nosso lugar, este é o nosso momento de estar submisso ao nosso Criador, ao nosso Salvador, ao nosso Santificador. Glorificamos a Deus com nossa presença, com nosso melhor culto, com o reconhecimento que nossos corações querem demonstrar durante tudo que vamos fazer nesta adoração. Que o Senhor nosso amado Deus seja exaltado em tudo que vamos viver neste lugar, em tudo que vamos participar no culto que prestaremos à sua eterna santidade. Amém.

409A     Cantor Cristão.   PLENA PAZ
1.Plena paz tenho eu! Plena paz tenho eu! E, seguindo a meu Jesus, vou andando para o céu.

2.Só Jesus me dá paz! Só Jesus me dá paz! Neste mundo sem sua luz, vou andando para o céu.

3.Seu perdão me dá paz! Seu perdão me dá paz! Perdoado lá na cruz, vou andando para o céu.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Hino com métrica semelhante ao CC.14, 88, (140, 321), 409, 413,

409B     HCC.   SEI QUE JESUS VAI POR ONDE EU ANDAR
Sei que Jesus vai por onde eu andar, vem meu Jesus me guiar. Sobre as montanhas,
na terra e no mar, sempre comigo ele está. E quando no vale de dor eu passar,
comigo ele está, sim, eu sei, eu sei. Sei que Jesus vai por onde eu andar, vem meu Jesus me guiar.
Tema: A Certeza de Salvação Eterna
Tonalidade... Ré Maior

409C     OH.   COM JESUS EU SEGUIREI
1.Vivendo neste mundo, com angustia e muita dor, Enfrentando perigos, tristezas, dissabor
Mas se Jesus vier meus passos conduzir, Por ele amparado, a paz, vou fruir.

CORO.Subindo as alturas do monte do Senhor, Minh’alma reluz perante Jesus, em seu louvor
Embora escureça o horizonte, prosseguirei, Com Cristo às alturas do monte, subirei.

2.Talvez em meu viver haja grande provação, Ou ande’eu entre espinhos, servindo em submissão
Mas se com Cristo houver constante comunhão, Os cardos ferinos, em flor, se farão.

3.Talvez a minha cruz seja um peso esmagador, Mas, oh! Que imenso fardo a cruz do Salvador
Envolto em nova luz, sentindo um novo amor, No monte sagrado a cruz, vou depor
Tema: O céu antecipado aos salvos

409D     DC.   INTRÓITO DECLARATIVO 8
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Com muita alegria, agora, estamos invocando solenemente o nome do Senhor nosso Deus. Reverentemente nos apresentamos a Ele para o santo culto que vamos lhe prestamos neste lugar. Deixamos os nossos lares e confortos, e todos os nossos lida-res, para estarmos aqui, juntos, para exaltar o santo Nome do nosso Deus. Espiritual-mente, aqui, desvalorizamos nossas vidas, nossas existências, tudo que somos e tu-do que temos, para estarmos na presença da majestade do Senhor Todo-Poderoso. Este é o nosso lugar espiritual, este é o nosso momento de estar em adoração ao nosso Criador, ao nosso Salvador, ao nosso Santificador. Dignificamos a Deus com nossa presença, com nosso melhor culto, com o reconhecimento que nossas vidas querem demonstrar durante tudo que fizermos nesta adoração. Que Deus seja exal-tado em tudo que vivamos neste lugar de glórias, em tudo que experimentarmos no culto que estamos a prestar à sua eterna santidade. Amém.