Livro de Cultos 245 a 249

245A     Cantor Cristão.   CRISTO VAI PASSAR
1.Há hoje alguém esperando, para Jesus encontrar? Venha, sem mais demorar-se, Cristo vai hoje passar!
Ei-lo de mãos estendidas, cheio de graça sem par. Oh! que ventura inaudita, Cristo vai hoje passar!

CORO. Cristo vai hoje passar, passar, passar! Passa de amor transbordando,
todos a si convidando. O Mestre vai hoje passar, sim, hoje Ele vai passar.

2.Há inda alguém duvidando, do seu poder de salvar? Pois venha experimentá-lo, Cristo vai hoje passar!
O seu poder é divino, o seu amor é sem par. Ó coração quebrantado! Cristo vai hoje passar!

3.Há inda alguém demorando, para Jesus aceitar? Eis que o Senhor está perto, Ele vai hoje passar!
Ó pecador desditoso, não cesses pois de clamar! Vem tuas culpas chorando; Cristo vai hoje passar!
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 209, 245, 331, 456, 581,
Letra de João Dieners (1889-1963) (Sua história está no hino 259A)

245B     HCC.   TUDO VEM DE TI, SENHOR!
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Bendito és tu, ó Senhor (...) Tua é a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos. Congregação... 2.Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. Homens... 3.Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos o teu glorioso nome. Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos fazer ofertas tão voluntariamente? Direção... 4.Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos. Ó Senhor, Deus nosso, toda esta abundância, que preparamos para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão e é toda tua. Mulheres... 5.Na sinceridade do meu coração voluntariamente ofereci todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, ofereceu voluntariamente. Todos... 6.Ó Senhor, Deus de nossos pais (...) conserva para sempre no coração do teu povo estas disposições e estes pensamentos, e encaminha o seu coração para ti.
Tema: Dedicação do Ofertório no Culto a Deus
Leitura bíblica: 1 Cr 29.10-14, 16-18

245C     OH.   AGRADEÇO AO MEU SALVADOR
1.Agradeço ao meu Salvador, de todo o meu coração. Por ter-me tirado do mundo,
das trevas e da perdição. Vivia no mundo e pecado, vagava sem ter direção,
Hoje eu vivo contente, porque sou um crente, achei salvação;
Hoje eu vivo contente, porque sou um crente, achei salvação

2.Agradeço ao meu Salvador, de todo o meu coração. Sua vinda ao mundo e morte,
na cruz concedeu-me perdão. Sua graça alcançou minha alma, me fez de Jesus, seu irmão
Hoje minha vida é dele, e agradar a ele, é minha intenção
Hoje minha vida é dele, e agradar a ele, é minha intenção

3.Agradeço ao meu Salvador, de todo o meu coração. Eu quero ser bênção a todos,
vivendo minha gratidão. Agir como ele em casa, com amigos, colegas e mais
Hoje eu quero exaltá-lo, ser luz neste mundo, na igreja também
Hoje eu quero exaltá-lo, ser luz neste mundo, na igreja também
Tema: Alegria do Evangelho no novo salvo

245D     DH.   LIVRO DE JEREMIAS
I. O CHAMADO DE JEREMIAS 1.1-9
II. COLEÇÃO DE DISCURSOS 2.1-33.26
Primeiro oráculos 2.1-6.30,                       Sermão do templo e abusos no culto 7.1-8.3       Assuntos diversos 8.4-10.25
Eventos na vida de Jeremias 11.1-13.27  Seca e outras catástrofes 14.1-15.21                  Advertência e promessas 16.1-17.18
A santificação do sábado 17.19-27           Lições do oleiro 18.1-20.18                                 Oráculos contra leis, profetas e povo 21.1-24.10
O exílio babilônico 25.1-29.32                   O livro de consolação 30.1-35.19     
III. APÊNDICE HISTÓRICO 34.1-35.19
Advertência a Zedequias 34.1-7               Revogada a libertação de escravos 34.8-22        O exemplo dos recabitas 35.1-19
IV. JULGAMENTOS E SOFRIMENTOS DE JEREMIAS 36.1-45.5
Jeoaquim e os rolos 36.1-32                    Cerco e queda de Jerusalém 37.1-40.6               Gedalias e o seu assassinato 40.7-41.18
A fuga para o Egito 42.1-43.7                   Jeremias no Egito 43.8-44.30                              Oráculos para Baruque 45.1-5
V. ORÁCULOS CONTRA NAÇÕES ESTRANGEIRAS 46.1-51.64
Contra o Egito 46.1-28               Contra os filisteus 47.1-7          Contra Moabe 48.1-47                      Contra os amonitas 49.1-6
Contra Edom 49.7-22                 Contra Damasco 49.23-27       Contra Quedar e Hazor 49.28-33     Contra Helão 49.34-39
Contra a Babilônia 50.1-3
VI. APÊNDICE HISTÓRICO 52.1-34
O reinado de Zedequias 52.1-3               Cerco e queda de Jerusalém 52.4-27            Sumário de três deportações 52.28-30
Libertação de Joaquim 52.31-34

246A     Cantor Cristão.   VEM AGORA
1.Vem a Cristo, vem agora.

CORO. Vem, oh! vem pecador! Vem, vem confiadamente, a Jesus, o Senhor!

2.Crendo nele ficas salvo.

3.Deus não quer que tu te percas.

4.Cristo pode, sim, salvar-te.

5.O Senhor não te rejeita.

6.Ele almeja perdoar-te.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Hino com métrica semelhante ao CC. 76, 86,  197, 246, 309,

246B     HCC.   SANTUÁRIOS NÓS SOMOS
1.Santuário nós somos, santuários do bom Deus. Do pecado libertos, nos tornamos filhos seus.

CORO.Ao Senhor eu pertenço; não sou meu, bem certo estou. Tudo entrego ao meu Mestre, que do mal me libertou.

2.Nosso corpo guardemos, da impureza e todo mal. Somos luz neste mundo, e na terra somos sal.

3.O que sou e o que tenho, eu dedico ao meu Senhor. Minha vida eu entrego, e os meus bens, com todo o amor.

4.Multiplica e abençoa, o que venho te ofertar, pra estender o teu reino, tanto aqui como além-mar.
Tema: Dedicação do Ofertório no Culto a Deus
Tonalidade... Lá Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 46, 173, 246, 357, 364
Hino com métrica semelhante ao HCC.  46, 508, 217, 247, 146, 439, 135, 173, 246, 364, 357, 607, 516, 334, 598, 210,

246C     OH.   ESTOU ALEGRE E LHE DIREI PORQUE
1. Estou alegre e lhe direi por que, sei que Jesus Cristo me salvou. De sua Graça, sempre cantarei,
sei que Jesus Cristo me salvou. A tremenda carga do meu coração, Cristo já mudou em doce
comunhão. Estou alegre e lhe direi por que, sei que Jesus Cristo me salvou

2.Algo novo já aconteceu, sei que Jesus Cristo me salvou. A minh’alma vive a agradecer,
porque Cristo quis e me salvou. Me livrou completo da escravidão, deu-me acesso a Deus
em minha oração. Vivo alegre e lhe direi por que, sei que Jesus Cristo me salvou.
Tema: Alegria do Evangelho no novo salvo

246D     DC.   LIVRO DE LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS
I. O PRIMEIRO POEMA: A MISÉRIA, O PECADO E A ORAÇÃO DE JERUSALÉM 1.1-22
A derrota, humilhação, sofrimento e pecado de Jerusalém 1.1-11,       Falando ao mundo descuidado sobre seu castigo 1.12-19
Uma oração por ajuda em grande aflição 1.20-22
II. O SEGUNDO POEMA: A DESTRUIÇÃO MANDADA POR DEUS E A REAÇÃO DO PROFETA 2.1-22
Como o próprio Deus destruiu Israel 2.1-10                      O sofrimento do profeta, desesperança e exortação à oração 2.11-19
A oração angustiada de Judá 2.20-22
III. O TERCEIRO POEMA: A SEVERIDADE E MISERICÓRDIA DE DEUS; A SUBMISSÃO E A ORAÇÃO DO POVO 3.1-66
A severidade do castigo conduz a pensamentos de misericórdia 3.1-24     Submissão e humildade trazem misericórdia 3.35-39
O arrependimento deles chega tarde demais 3.40-47                                 O profeta e o povo confiam em Deus pra vindicação no fim 3.48-66
IV. O QUARTO POEMA: DEVASTAÇÃO, O RESULTADO DA DESOBEDIÊNCIA 4.1-22
A devastação do povo e de seus líderes 4.1-11                              A desobediência e seus resultados 4.12-20         
Edom será castigado e Israel será ajudado 4.21.22
V. O QUINTO POEMA: UMA ORAÇÃO REGISTRANDO O SOFRIMENTO E APELOS FINAIS DE JERUSALÉM 5.1-22
Uma lembrança de seu estado lamentável 5.1-10                            Ninguém está isento do sofrimento 5.11-14
Todo o orgulho e a alegria se foram 5.15-18                                    O apelo final desesperado 5.19-22

246E     LC.   FÉ INABALÁVEL
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Adoramos a Deus pelo casamento, pelo matrimônio, por esta vontade do Senhor para nós... Pastor ou Direção... 1 Nós que confiamos no Senhor somos como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre. Congregação... 2 Como estão os montes ao redor de Jerusalém, assim o Senhor está ao nosso redor, o seu povo, desde agora e para sempre. Pastor ou Direção... 3 Porque o cetro da impiedade não repousará sobre a nossa sorte como justos,  para que não estendamos as nossas mãos para cometer as iniqüidades. Congregação... 4 Faze o bem, ó Senhor, a nós, os bons e retos de coração.  Salvos... Nós te agradecemos, Senhor Deus, por estarmos incluídos entre os teus salvos, pela misericórdia do teu Filho Jesus Cristo. Convidado... Adoramos a Deus pelo casamento, pelo matrimônio, por esta vontade do Senhor para nós... Coro... Confiamos no Senhor, somos como o monte Sião que não pode ser abalado e permanece para sempre. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pelo casamento, pela vida a dois que nos proporciona sob tua bênção. Casados... Somos salvos, filhos de Deus, casados, de casamentos abençoados, somos assim por causa do Senhor e para a glória dele. Todos... 5 Mas aos que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o Senhor juntamente com os que praticam a maldade. Que haja paz sobre nós, o povo de Deus. ... Amém
Salmo 125

247A     Cantor Cristão.   VEM, FILHO PERDIDO
1.Vem, filho perdido, ó pródigo vem! Ruína te espera nas trevas além. Tu, de medo tremendo, e de fome gemendo.

CORO. Ó filho perdido, vem, pródigo, vem! Vem! Vem! pródigo, vem!

2.Vem, filho perdido, ó pródigo vem! Teu Pai te convida, querendo-te bem! Vestes há para ornar-te, ricos dons, vem fartar-te.

3.Vem, filho perdido, sim, volta a Jesus! Bondade infinita se avista na cruz. Em miséria vagando, tuas culpas chorando!

4.Ó pródigo, escuta as vozes de amor! Oh! rompe as ciladas do vil tentador! Pois em casa há bastante, e tu andas errante?
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Hino com métrica semelhante ao CC.4, 99, 247, 262

247B     HCC.   VEM NOS ENSINAR, SENHOR
1.Vem nos ensinar, Senhor, tudo o que devemos ser; pelas tuas leis de amor, rege o nosso proceder.

2.Vem nos ensinar a orar, pelos povos e as nações; que não sabem te adorar, tendo o mal nos corações.

3.Vem nos ensinar a dar, nossos bens e nosso amor; para em tudo proclamar, que és do mundo o Salvador.
Tema: Dedicação do Ofertório no Culto a Deus
Tonalidade... Fá Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 146, 217, 247, 439
Hino com métrica semelhante ao HCC.  46, 508, 217, 247, 146, 439, 135, 173, 246, 364, 357, 607, 516, 334, 598, 210,

247C     OH.   SIM, EU SOU FELIZ
1.Sim, eu sou feliz, sim vivo a cantar, A razão é simples, eu vou lhe explicar
Sim, eu sou feliz, sim vivo a cantar, A razão é simples, eu vou lhe explicar

CORO.Conheci a Cristo, dei meu coração. Ele em troca disto, deu-me a salvação (Aleluia)

3.Sim, eu sou feliz, sim vivo a cantar, A razão é Cristo, Ele me quis salvar
Sim, eu sou feliz, sim vivo a cantar, A razão é Cristo, Ele me quis salvar
Tema: Alegria do Evangelho no novo salvo

248A     Cantor Cristão.   O FILHO PRÓDIGO
1.Ide meu filho procurar, já prestes a perecer; no meio dos males, no pecar, sua alma a se corromper.

CORO. Oh! ide buscá-lo já! Oh! ide buscá-lo já! Oh! com amor, com intenso fervor, oh! ide buscá-lo já!

2.Oh! quem me dera contemplar, agora esse filho meu! Oh! como desejo vê-lo entrar, na senda que vai ao céu!

3.Ide buscar meu filho já, tão vil é o seu viver; trazei-me meu filho como está, pois tanto o desejo ter!
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Hino com métrica semelhante ao CC. 23,   248, 328, 580,

248B     HCC.   AO FINDAR O LABOR DESTA VIDA
1.Ao findar o labor desta vida, quando a morte ao teu lado chegar,
que destino há de ter a tua alma? Qual será no futuro o teu lar?

CORO.Meu amigo, hoje tu tens a escolha, vida ou morte, qual vais aceitar?
Amanhã pode ser muito tarde, hoje Cristo te quer libertar.

2.Tu procuras a paz neste mundo, em prazeres que passam em vão,
mas, na última hora da vida, eles já não te satisfarão.

3.Tens manchada tua alma e não podes, contemplar o semblante de Deus;
só os salvos por Deus, pela graça, viverão com Jesus lá nos céus.

4.Se decides deixar teus pecados, e entregar tua vida a Jesus,
entrarás, sim, na última hora, nas gloriosas moradas de luz.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.259
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 215, 248, 330, 350, 446, 478, 595

248C     OH.   SE CONFESSARMOS
Se confessarmos os nossos pecados, Ele é Fiel e Justo Para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Tema: Vida de arrependimento e confissão
1João 1:8-2:2, neste texto o apóstolo está ensinando que todos somos pecadores, todos cometemos pecados, e que, a pesar de já estarmos perdoados e defendidos por Jesus, é natural que o salvo viva uma vida de arrependimento e confissão; por isto, Ele assumiu nossa condenação e não deixa que permaneçamos na prática do pecado, 3:6-9

249A     Cantor Cristão.   BANQUETE DE BELSAZAR
1.Numa orgia nefanda o rebelde Belsazar, com os grandes do seu reino, todos eles a folgar;
com espanto pararam, quando o rei estremeceu: na parede a mão divina, escrevendo, apareceu.

CORO. Lá no céu a mão de Deus! Lá no céu a mão de Deus!
Vê qual seja a tua sorte, a tua vida ou morte; lá no céu escreve a mão de Deus.

2.No palácio, os festivos nobres não souberam ler, tal escrita na parede; logo o rei, todo a tremer,
vir mandou bem depressa, o cativo Daniel, que, do escrito na parede, deu a tradução fiel.

3.A sentença foi grave, ao monarca dos caldeus, que vivia no pecado, sem temor nenhum de Deus:
"O teu reino passou-se, na parede escrito está; na balança da justiça, a tua alma em falta está."

4.Tua vida, ó amigo, nesta hora escrita está; o registro dos teus atos, Deus, no céu, escreve já;
que Jesus, pois, te faça, tal escrita compreender, que, em havendo tempo, possas, sua graça receber.
Tema: Advertência e Insistência do Evangelho
Hino com métrica semelhante ao CC. 29, 93, 249, 361, 362, 509,
Letra de João Dieners (1889-1963) (Sua história está no hino 259A)

249B     HCC.   O NOVO NASCIMENTO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Homens... 2.Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Mulheres... 3.Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Todos... 4.Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Leitura bíblica: Jo 3.1-7

249C     OH.   A MARAVILHOSA CRUZ
1.A História do Calvário não me preocupou. Até que eu encontrei o meu Senhor
Sentido verdadeiro o meu coração negou. Não senti a minha culpa na sua dor.
Ó fui eu quem pregou Jesus na cruz. Ou será que por mim Jesus morreu?
Tão cruéis mataram a Jesus. Sim fui eu culpado pois eu sou. Sim Jesus morreu e me salvou.

2.Ao ouvir a voz de Deus, ou a Palavra ler. Será que fazes tal indagação?
Então na tua vida podes na verdade ter, Santa paz, pois Cristo dá o seu perdão.
Tu pregaste Jesus na rude cruz. Ou será que por ti Jesus morreu?
Tão cruéis mataram a Jesus. Sim tu és culpado, pecador.  Mas Jesus morreu e te salvou.

3.Conhecendo sua graça, sei o que fazer, Pra ir a outros  e os acudir.
Maravilhoso é o Cristo para todo o ser, É só crer e a salvação hás de sntir.
Se cada um que pregou Jesus na cruz, Se cada um por quem Jesus morreu
Se cada um pudesse ver a luz, E morresse sentindo a sua dor. Muito mais louvaria ao Salvador.
Tema: Vida de arrependimento e confissão
Hinário Novo Som da Nova Vida, hino 68