Livro de Cultos 550 a 554

550A     Cantor Cristão.   JUVENTUDE
1.Levantai-vos, moços salvos, para anunciar Jesus, como Salvador do mundo, verdadeiro Guia e Luz.

CORO. (Despertai-vos! Levantai-vos!), Despertai-vos! Levantai-vos! Não há tempo que perder.
Se quereis servir a Cristo, tendes muito que fazer. Meditai no seu amor, meditai no que ele fez:
Pela morte no Calváro, resgatou-nos de uma vez!

2.Sim, Ele é "a luz do mundo"! ele poderá dizer: "Só Eu dou a vida eterna, a qualquer que queira crer."

3.Pois se nós estamos certos, de que Cristo é Salvador, vamos publicá-lo a todos, com coragem e fervor.

4.E se nós, sinceramente, já servimos nosso Deus, exultamos na certeza, de encontrá-lo lá nos céus.
Tema: A Adoração das Crianças
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 24, 62, 106, 124, 168, 185, 215, 225, 252, 286, 295, 307, 318, 339, 350, 364, 373, 399, 402, 411, 412, 550, 560,

550B     HCC.   O MEU POVO NÃO SERÁ ENVERGONHADO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Todos... 1.Ouvi isto, vós, anciãos, e escutai, todos os moradores da terra: Aconteceu isto em vossos dias, ou nos dias de vossos pais? Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a transmitam a seus filhos, e os filhos destes à geração seguinte. Todos... 2.O campo está assolado, e a terra chora; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite falta. Envergonhai-vos, lavradores, uivai, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu. Todos... 3.Como geme o gado! As manadas de vacas estão confusas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas estão desolados. Tocai a trombeta em Sião, e dai o alarma no meu santo monte. Tremam todos os moradores da terra, porque vem vindo o dia do Senhor; já está perto! Todos... 4.Convertei-vos a mim. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo. Todos... 5.Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? Então o Senhor teve zelo da sua terra, e se compadeceu do seu povo. Todos... 6.Alegrai-vos (...) e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida. Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus. Todos... 7.Vós, pois, sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
Tema: Responsabilidade Social da Igreja
Leitura bíblica : Jl 1.2, 3, 10, 11, 18; 2.1, 12, 13, 17, 18, 23, 26, 27

550C     OH.   JEOVÁ, SENHOR NOSSO
1.Jeová, Senhor nosso, quão grande é teu nome, em toda a terra, Aleluia!
Jeová, Senhor nosso, quão grande é teu nome, em toda a terra, Aleluia!

CORO.Ôoooo... ooo, o Senhor Jeová, em toda a terra, Aleluia. Ôoooo... ooo, o Senhor Jeová, em toda a terra, Aleluia.

2.Quando eu olho pra o céu, a lua e as estrelas, pergunto que é o homem, Aleluia.
Quando eu olho pra o céu, a lua e as estrelas, pergunto que é o homem, Aleluia.

3.Da boca dos pequeninos, daqueles que mamam, suscitas fortalezas, Aleluia.
Da boca dos pequeninos, daqueles que mamam, suscitas fortalezas, Aleluia.
Tema: Adoração ao Deus-Trino

551A     Cantor Cristão.   MOCIDADE
1.Mocidade, deixa o mundo, com seu mal e seu pesar, e procura o amor fecundo, que Jesus quer te ofertar;
no aconchego dos seus braços, tu terás consolo e amor; mocidade, nos teus passos, segue os passos do Senhor!

CORO. Mocidade, ergue a bandeira, contra o mundo e seus ardis; mocidade brasileira, com Jesus serás feliz!

2.Mocidade, a vida é bela, quando em bênçãos se traduz, quando na alma um céu estrela, as promessas de Jesus;
vê que o mundo se debate, entre as ondas da paixão; mocidade, nesse embate, anuncia a salvação.
Tema: A Adoração das Crianças
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 158, 310, 439, 546, 551

551B     HCC.   SE EU POSSO HOJE O BEM FAZER
1.Se eu posso hoje o bem fazer, se posso a alguém favorecer, se posso ajuda a alguém trazer,

CORO.que eu possa, ó Deus, assim fazer. Amém.

2.Se posso a dor aliviar, se o fraco eu posso ir animar, se posso os tristes alegrar,

3.Se eu posso alguém encorajar, e o fardo de outros carregar, se alguém feliz puder tornar,

4.Se o pão eu posso dividir, se posso aos pobres acudir, se posso com nobreza agir,
Tema: Responsabilidade Social da Igreja
Tonalidade... Ré Menor

551C     OH.   A FORÇA DO AMOR
1.Não existe força maior, que o amor fluído de Deus. Nem o mar com todo furor, durará eternamente.
O amor sempre existiu, e será pra sempre. O amor não findará, Deus assim garante.

2.O amor supera o ódio e tudo mais; o amor tudo suporta e deve esperar. O amor jamais acaba e tudo sofre.
A força do amor, (o amor vem de Deus). A força do amor, (o amor vem de Deus). O amor.
Tema: O Amor de Deus-Pai

552A     Cantor Cristão.   MOCIDADE CRENTE
1.Levantai-vos, jovens salvos, firmes pela cruz! Combatei os inimigos, do Senhor Jesus!

CORO. Lealdade, ó jovens salvos, a Jesus Senhor! Firmes sempre nas doutrinas, do bom Redentor.

2.Vêde as hostes temerárias, cheias de furor; oh! unidos combatamos, sempre, sem temor!

3.Avançai com lealdade, firmes em Jesus! Seja a Bíblia vosso guia, seja vossa luz.
Tema: A Adoração das Crianças
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 472, 552
Hino com métrica semelhante ao CC. 325, 472, 552
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

552B     HCC.   QUE ESTOU FAZENDO SE SOU CRISTÃO?
1.Que estou fazendo se sou cristão? Se Cristo deu-me total perdão?
Há muitos pobres sem lar, sem pão. Há muitas vidas sem salvação. Meu Cristo veio pra nos remir:
o homem todo, sem dividir. Não só a alma do mal salvar, também o corpo resuscitar.

2.Há muita fome no meu país, há tanta gente que é infeliz!
Há criancinhas que vão morrer, há tantos velhos a padecer! Milhões não sabem como escrever,
milhões de olhos não sabem ler, nas trevas vivem ser perceber, que são escravos de outro ser.

3.Que estou fazendo se sou cristão? Se Cristo deu-me total perdão?
Há muitos pobres sem lar, sem pão. Há muitas vidas sem salvação. Aos poderosos eu vou pregar,
aos homens ricos vou proclamar, que a injustiça é contra Deus, e a vil miséria insulta os céus.
Tema: Responsabilidade Social da Igreja
Tonalidade... Ré Menor
Hino com métrica semelhante ao HCC. 369, 417, 291, 552, 443, 438, 76, 424, 572, 241, 442, 574, 

552C     OH.   ESTOU ALEGRE
1.(homens) Eu sou alegre.                (mulheres) Por que és alegre.
(homens) Eu sou alegre.                   (mulheres) Conta-me por que.
(homens) Eu sou alegre.                   (mulheres) Por que és alegre, por isso eu quero já saber.
(homens) Vou contar-lhe                   (mulheres) Pode contar-me a razão de ser alegre assim.
(todos) Cristo um dia me salvou, e também me transformou, por isso eu alegre sou.

2.(homens) Quero falar-te.                (mulheres) O que quer falar-me.
(homens) Quero falar-te.                   (mulheres) Conta-me o que é.
(homens) Quero falar-te.                   (mulheres) O que quer falar-me, desejo logo aqui saber.
(homens) Vou contar-lhe                   (mulheres) Pode contar-me o que quer falar-me tanto assim.
(todos) Cristo quer lhe salvar, e também lhe transformar, fazer você alegre assim.
Tema: Vida de evangelismo pessoal

553A     Cantor Cristão.   LEALDADE A CRISTO
1.Mocidade, estais amando, a Jesus e seu pendão? Já marchais sob seu comando, de abrasado coração?
Dedicai-vos, sem reserva, ao serviço de Jesus, pois o inferno se conserva, em combate contra a luz!

2.Defendei a sã doutrina; proclamai com grande ardor, tudo quanto nos ensina, a Palavra do Senhor.
Combatei a vil mentira, avançai em união, tendo sempre em vossa mira, Jesus Cristo e seu pendão!

3.Despertai-vos já, e vede, quantas almas há sem luz, tão cansados e com sede, do descanso de Jesus;
apontai-lhes a água viva, que dimana do Senhor; ela torna rediviva, a alma opressa, sem vigor.

4.Transmiti o dom eterno, que lograstes alcançar; Deus em seu amor paterno, os perdidos quer salvar.
Sim, de vós é que se espera, que ao Brasil a luz leveis, onde o erro tanto impera, contra Cristo e suas leis.
Tema: A Adoração das Crianças
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 32, 44, 49, 66, 68, 69, 75, 96, 100, 107, 132, 133, 138, 155, 165, 167, 221, 229, 258, 264, 265, 279, 312, 315, 358, 406, 408, 459, 496, 553, 558,

553B     HCC.   NESTA GRANDE CIDADE VIVEMOS
1.Nesta grande cidade vivemos, onde muitos estão a lutar,
entre a insônia e o trabalho constante, para o pão cotidiano ganhar.

2.Nesta grande cidade que cresce, há milhares sem fé, sem amor,
que precisam da graça de Cristo, pra viver uma vida melhor.

3.Nesta grande e ruidosa cidade, onde há fome, pobreza e ilusão,
proclamemos a graça de Cristo, esperança pra nossa nação.

4.Nesta grande e violena cidade, onde há fome, pobreza e ilusão
Proclamemos a graça de Cristo, esperança para nossa nação.

5.Cresce, cresce a cidade gigante, e não pára jamais de crescer;
mas é falso o progresso que vemos, se a cidade a Jesus esquecer.
Tema: Responsabilidade Social da Igreja
Tonalidade... Fá Sustenido Menor
Hino com métrica semelhante ao HCC. 606, 390, 203, 361, 514, 197, 282, 102, 543, 553,

553C     OH.   ESTA É A CANÇÃO
1.Esta é a canção, de quem tristeza não tem, não. Quem vive alegre e nunca está entregue, a dor de uma paixão
(a dor de uma paixão). Quem odeia a guerra, no entanto a beleza,  do céu e da terra vive a contemplar;
e que deseja que você também seja, feliz toda a vida, e comece a cantar.

2.Vem, vem, vem cantar. Esta alegre canção, vem! Cante com a gente, com choro fora da mente, é alegria que vem
(alegria que vem). Mas não se entristeça, pois não há quem mereça, ao lado de gente tristonho ficar.
A vida é linda, e será mais ainda, ao ver que você, está feliz a cantar.

554A     Cantor Cristão.   AGORA
1.Ó moços, que ventura, vos é servir a Deus! Com vida santa e pura, correr caminho aos céus;
chegai-vos sem demora, a Cristo, o Salvador; aproveitai agora, fugi da eterna dor.

2.Porque só na velhice, servir a Deus quereis? Também, quem foi que disse, que lá vós chegareis?
Não dura a mocidade, mais que mimosa flor; correi com brevidade, a dar-vos ao Senhor.

3.Que pobre sacrifício, a Deus oferecer: deixar pecado e vício, só ao envelhecer!
Se endureceis vossa alma, à santa vocação, lembrai que Deus condena, a vossa dilação.
Tema: A Adoração das Crianças

554B     HCC.   "O AMOR QUE NECESSITAMOS"
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Dirigente: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. Coro: E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. Dirigente: E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. Todos: O amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, Dirigente: não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, Coro: o amor é sofredor, é benigno; se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Todos: O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão, havendo ciência, desaparecerá. Em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.
Tema: Responsabilidade Social da Igreja
Leitura bíblica: 1Co 13.1-6, 4, 6-9, 13

554C     OH.   ESPERANÇA DE ISRAEL
1.Ele é o Leão da Tribo de Judá. Jesus tomou nossas cadeias e nos libertou. Ele é a rocha da nossa vitória.
É a nossa força em tempo de fraqueza. Uma torre em tempo de guerra. Ó esperança de Israel.

2.Ele é o Cordeiro prometido de Deus. Jesus tomou nossos pecados e nos libertou. Ele é a certeza do perdão.
Ele nos dá a sua salvação. E nos dá a sua proteção. Ó esperança de Israel.
Tema: Exaltamos o Deus-Filho por seus títulos