Livro de Cultos 575 a 579

575A     Cantor Cristão.   PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL
1.Seja um pálio de luz desdobrado, sob a larga amplidão destes céus, este canto rebel
que o passado, vem remir dos mais torpes labéus! Seja um hino de glória que fale, de esperanças
de um novo porvir! Com visões de triunfos embale, quem por ele lutando surgir!

CORO. Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade, dá que ouçamos tua voz!

2.Nós nem cremos que escravos outrora, tenha havido em tão nobre país... Hoje o rubro lampejo
da aurora, acha irmãos, não tiranos hostis. Somos todos iguais! Ao futuro, saberemos,
unidos, levar, nosso augusto estandarte que, puro, brilha, ovante, da Pátria no altar!

3.Se é mister que de peitos valentes, haja sangue no nosso pendão, sangue vivo do herói
Tiradentes, batizou deste audaz pavilhão! Mensageiros de paz, paz queremos. É de amor nossa
força e poder, mas de guerra nos transes supremos, heis de ver-nos lutar e vencer!

4.Do Ipiranga é precioso que o brado, seja um grito soberbo de fé! O Brasil já surgiu
libertado, sobre as púrpuras régias de pé! Eia pois, brasileiros, avante! Verdes louros
colhamos louçãos! Seja o nosso país, triunfante, livre terra de livres irmãos!
Tema: Culto Cívico a Deus

575B     HCC.   "NA PÁTRIA CELESTE"
1.Na pátria celeste, de Deus doce lar, prepara Jesus para os seus um lugar,
pois longe do mal, da tristeza e da dor, quer tê-los consigo pra sempre o Senhor.

2.No lar puro e santo de paz e de amor, verei sobre o trono de eterno esplendor
o excelso Cordeiro, reinando na luz, por todos louvado, bendito Jesus.

3.Que glórias sublimes se encontram ali! Sonora harmonia que igual nunca ouvi!
Ao coro dos anjos eu vou pertencer, e em honra ao meu Deus cantarei com prazer.

4.Mas, desses prazeres que Deus vai me dar, o que eu mais espero é com Cristo ficar,
sem mais contristá-lo, sem mais ofender, a quem, pra salvar-me, por mim quis morrer.
Tema: A Vida Eterna com o Senhor
Tonalidade... Fá Maior
Este hino é rcomposição do CC.512
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 13, 62, 67, 84, 179, 269, 270, 349, 575, 588,

575C     OH.   ELE É RAZÃO DE VIVER
1.Como crianças sonhamos com o Natal, Brinquedos para dar e receber
Mas não percebemos que o nenê que veio p'ra nascer, Daria para nós novo viver

CORO.Foi para nós que deu o seu viver; Foi para nós o Seu sofrer e morrer
Para o mundo perdido poder perceber; Que há uma razão de viver

2.Passando anos aprendemos como dar; Que é sacrificar o nosso ser
Num instante eu vi Jesus morrer com muita dor, Morrer em meu lugar, só por amor

3.Agora achei razão p'ra viver; O meu ser completamente entrego a Deus
Em tudo que eu faça, em tudo que eu diga; Darei a Jesus o meu ser, o meu ser

576A     Cantor Cristão.   HINO À BANDEIRA NACIONAL
1.Salve lindo pendão da esperança! Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança, a grandeza da Pátria nos traz.

CORO. Recebe o afeto que se encerra, em nosso peito juvenil. Querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil!

2.Em teu seio formoso retratas, este céu de puríssimo azul,
a verdura sem par destas matas, e o esplendor do Cruzeiro do Sul.

3.Contemplando teu vulto sagrado, compreendemos o nosso dever.
E o Brasil, por seus filhos amado, poderoso e feliz há de ser.

4.Sobre a imensa nação brasileira, nos momentos de festa ou de dor
paira sempre, sagrada bandeira, pavilhão da justiça e do amor!
Tema: Culto Cívico a Deus

576B     HCC.   ESTAREMOS COM O SENHOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. (...) Vou preparar-vos lugar. Todos... 2.E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. E para onde eu vou vós conheceis o caminho.
Tema: A Vida Eterna com o Senhor
Leitura bíblica : Jo 14.1-4

576C     OH.   ELE É TUDO PRA MIM
1.Cristo é tudo pra mim, Cristo é tudo pra mim. Ele é o tesouro que eu tenho, guardado em meu peito.
Ele é tudo pra mim. Ele é o tesouro que eu tenho, guardado em meu peito. Ele é tudo pra mim.

2.Meus pecados ele perdoou, minha vida ele já transformou. Já não tenho mais nada no mundo, seu amor profundo,
ele me doou. Já não tenho mais nada no mundo, seu amor profundo, ele me doou.

3.Ele sabe como me guardar, do pecado, da dor e do mal, Com carinho me leva seguro, por caminhos duros,
ao céu de amor. Com carinho me leva seguro, por caminhos duros, ao céu de amor.
Tema: Vida de Salvação

577A     Cantor Cristão.   HINO NACIONAL BRASILEIRO
1.Ouviram do Ipiranga as margens plácidas, de um povo heróico o brado retumbante,
e o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor, dessa igualdade, consegurmos conquistar com braço forte,
em teu seio, ó liberdade, desafio o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada, idolatrada, salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido;
de amor e de esperança à terra desce. Se em teu formoso céu, risonho e límpido
a imagem do Cruzeiro resplandesce. Gigante pela própria natureza.
És belo, és forte impávido colosso. E o teu futuro espelha essa grandeza.

CORO.Terra adorada. Entre outras mil és tu, Brasil, ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil. Pátria amada, Brasil!

2.Deitado eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo
fulguras, ó Brasil, florão da América, iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra, mais garrida, teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques, têm mais vida, nossa vida", no teu seio, "mais amores".
Ó Patria amada, idolatrada, salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo
o lábaro que ostentas estrelado. E diga o verde louro desta flâmula:
"Paz no futuro e glória no passado." Mas se ergues da justiça a clava forte
verás que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte.
Tema: Culto Cívico a Deus

577B     HCC.   PERANTE O TRONO DE ESPLENDOR"
1.Perante o trono de esplendor, na glória de Jesus, milhares de remidos há, vivendo em santa luz.

CORO.E cantam: "Glória,! Glória! Glória ao Salvador Jesus!"

2.Dos seus pecados o perdão, Jesus lhes concedeu; por isso, em sua eterna paz, com ele estão no céu.

3.Já muitos salvos por Jesus, na eterna habitação, a ele rendem seu louvor, em santa comunhão.

4.Aqui amavam nosso Deus, buscando-o com fervor; agora lá na glória estão, com ele, em seu fulgor.
Tema: A Vida Eterna com o Senhor
Tonalidade... Sol Maior
Este hino é rcomposição do CC.534
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 33, 125, 213, 312, 323, 336, 367, 393, 447, 525, 577,

577C     OH.   TODOS ORANDO POR CADA UM
1.Após o culto prestado a Deus, neste lugar, com todos os seus. Muitos de nós,
que ficamos pra orar, ele com amor, bem nos ouvirá. Somos felizes, isto nos faz, deixar o mundo,
e ficar com o Pai. Temos motivos para agradecer, ficar com ele, fazer seu querer.

2.Todos orando, por cada um, com muita fé, sem cansaço nenhum. Nossos irmãos,
que conosco ficar, vamos pedir, pra Deus os guiar. Com gratidão, vamos adorar, por suas vidas,
bênçãos nos dar. Suas vitórias, nossas serão, risos ao nosso, bom coração.

3.Diante de ti, ó Deus, o Senhor, nós nos prostramos, por teu amor. Uns pelos outros,
nossa oração, tua vontade, tem compaixão. Somos teus anjos, neste lugar; somos teus servos,
vamos orar. Nos abençoes, por teu querer, nossos desejo, é te obedecer.
Hino cantado também com a melodia do CC.393

578A     Cantor Cristão.   SONDA-ME, Ó DEUS
1.Sonda-me, ó Deus, pois vês meu coração; prova-me, ó Pai, te peço em oração.
De todo o mal liberta-me, Senhor, também da transgressão que oculta for.

2.Vem me limpar dos vis pecados meus, conforme prometeste, meu bom Deus.
Faze-me arder e consumir de amor, pois quero te magnificar, Senhor.

3.Todo o meu ser, que já não chamo meu, quero gastá-lo no serviço teu.
Minhas paixões tu podes dominar: Ó Santo Deus, vem sempre em mim estar!

4.Lá do alto céu o avivamento vem, a começar em mim e indo além.
O teu poder, as bênçãos, teu favor, concede aos que são teus, ó Pai de amor.
Tema: Responsos e Doxologias no Culto a Deus
Este hino está recomposto no HCC: 279
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 16, 137, 161, 291, 578

578B     HCC.   DEUS ENXUGARÁ TODA LÁGRIMA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares. Congregação... 2.E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião. Também ouvi uma voz como a de grande multidão, como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia! Porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso. Homens... 3.Tu, só tu, és Senhor; tu fizeste o céu e o céu dos céus, juntamente com todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela existe, os mares e tudo quanto neles há, e tu os conservas a todos, e o exército do céu te adora. Mulheres... 4.E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram? Pastores... 5.Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles. Todos... 6.Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem cairá sobre eles o sol, nem calor algum; porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.
Tema: A Vida Eterna com o Senhor
Leitura bíblica : Ap 5.11; 14.1; 19.6; Ne 9.6; Ap 7.13-17

578C     OH.   NO MEU CORAÇÃO
1.No meu coração, no meu coração, vem hoje entrar, ó Cristo.
Vem hoje entrar, vem para ficar. No meu coração. ó Cristo.

2.Me rendo a ti, me dou todo a ti, recebe minh’ alma, ó Cristo.
Toma pra ti, quero te servir, com toda minh’ alma, ó Cristo.

3.Do mundo que vim, não quero voltar, eu quero estar com Cristo.
Viver assim, para o agradar, querendo estar com Cristo.
Tema: Arrependimento e Decisão para o Evangelho

579A     Cantor Cristão.   OLHANDO PARA CRISTO
1.Ruge, forte, contundente, a guerra do pecado, mas os seus clangores vis, não podem me
afligir. Sei em quem confio, pois, na Rocha estou firmado, e celestes bênçãos irei fruir.

CORO. Olhando para Cristo, grande autor da salvação, prossigo, pois avisto, soberano galardão.
De Deus ministro me revisto, do poder do meu Senhor, para serví-lo com todo ardor.

2.Vejo ao longe campos vastos, prontos pra colheita: multidões sem luz, sem Deus, aguardam
salvação! Vem, ó Deus, desperta o amor, da geração eleita, para os teus obreiros concede unção.

3.Desprezando deste mundo, as sendas ardilosas, volto o meu olhar pra a cruz, de quem me
resgatou; dele tenho na alma, então, as bênçãos mui gloriosas, e feliz com Cristo cantando vou.
Tema: O Santo Ministério da Palavra
Este hino está recomposto no HCC: 560
Hino com métrica semelhante ao CC. 511, 579,

579B     HCC.   JERUSALÉM EXCELSA"
1.Jerusalém excelsa, gloriamo-nos em ti, afável esperança, de todo crente aqui.
Radiante é tua porta, que ao longe já se vê, por onde tem entrada, o que no Cristo crê.

2.A cruz e sua glória, e o nosso Redentor, em ti são exaltados, com hinos de louvor.
Que gozo tu me inspiras, eterna habitação, pois sei que em ti se finda, a peregrinação!

3.Ó doce lar amado, descanso meu serás, quando eu tiver herdado, teu bem e tua paz.
Ó coração que gemes, na dor que te desfaz, com Deus, que te redime, feliz, então serás.
Tema: A Vida Eterna com o Senhor
Tonalidade... Ré Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.505
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 27, 30, 123, 130, 134, 138, 166, 358, 362, 382, 431, 504, 512, 540, 557, 566, 579,

579C     OH.   TUDO É TEU
1.Tudo é teu na terra e  no céu. Tudo é teu sobre o mar. Tudo que existe no mundo é teu,
mas fico a meditar. Se me criastes, Senhor, por que? Não sou teu, não sou teu.
Quero esta bênção que os outros têm, quero ser teu também.

2.Toda criação vem louvar, vem te glorificar. Cada um ao seu jeito vem,
mas fico a meditar. Fui criado por ti também, mas não vivo a te louvar.
Arrependido, meu coração, quer te adorar também.

3.O universo declara poder, prega o teu amor. Todos entendem sua condição,
mas fico a meditar. Sou criatura de tuas mãos, mas não sei testemunhar.
Quero ser útil ao teu querer, quero pregar também.
Tema: A Arrependimento e Decisão para o Evangelho