Livro de Cultos 495 a 499

495A     Cantor Cristão.   REDENÇÃO
1.Nós iremos com Cristo Jesus viver, uma vida de eterno prazer e amor,
onde nunca perigo qualquer há de haver, vida gloriosa na graça do Redentor!

CORO. Salvos por Jesus cantaremos nós no céu; glória, glória, paz, salvação do Senhor!
Eis que todos, anjos e santos, sem véu, hemos de O ver coroado Rei e, do céu, Senhor.

2.Todos nós, os remidos, com gratidão, juntos, num regozijo eternal com Deus,
louvaremos a quem nos deu tal salvação! Sim, ao Cordeiro de Deus e Senhor dos céus.

3.Oh! que grande verdade, que grande luz! Paz, favor, redenção, alegria, amor,
tudo, tudo nos vem, pela morte na cruz, desse Cordeiro de Deus, divinal Senhor.

4.Pela fé no Senhor recebemos paz, dom gracioso de Cristo Jesus, o Rei.
Deu-nos, pois, salvação que é completa e veraz! Oh! sim, livrou-nos do justo rigor da lei!

5.Tão alegres seremos na vida ali, pois veremos Jesus que na cruz venceu!
Provas Ele nos deu já por ter vindo aqui, oh! que ditosa esperança do povo seu!
Tema: Os Remidos no Céu Eterno
Hino com métrica semelhante ao CC. 52, 55, 305, 320, 495, 574, 

495B     HCC.   BARNABÉ, O SERVO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de Chipre, possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos. Todos... 2.Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo; e, tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos.
Tema: Vida de Serviço e Recompensa no Reino
Leitura bíblica : At 4.36, 37; 11.25, 26

495C     OH.   ANJOS EM NOSSA IGREJA
1.Pela Graça de Deus, percebemos entre nós, muitos anjos que ele aqui juntou,
Um a um, ao seu jeito, de forma divinal, atraiu e esta igreja formou.
Mais, mais, sempre mais, cada vez, mais e mais, outros anjos atrai. Hoje somos igreja de paz.

2.Entre os anjos trazidos, por Deus e seu amor, há os que engrandecem nossa grei.
Atuantes, são bênçãos na obra do Senhor, são colunas na Igreja do Rei.
Pron-tos, pra servir, são “tratores” celestes em tudo a fazer, Somos viva igreja aqui.

3.Outros anjos juntados, por Deus e seu amor, não se envolvem, assistem sem atenção.
Entram, saem, cantam, oram, alegres até são, mas em nada diferem ao pagão.
Ó, Pai, esse irmão, no convívio conosco, não deixe isto assim, muda firme o seu coração.

4.Ó Senhor continua trazendo mais irmãos, muitos anjos que somem aos que há.
Pra fazermos com ardor, tua obra, anunciar, o Evangelho, devemos pregar.
Mais, mais, mais irmãos, mas só traga aqueles que queres trazer, os que vivem a te obedecer.
Hino cantado também com a melodia do CC.195

496A     Cantor Cristão.   RIO DA VIDA
1.Há um rio cristalino, onde os santos viverão, nasce no divino trono, para bênçao do cristão.

CORO. Essa graça nós teremos, por Jesus, o bom Senhor; para sempre viveremos, com o nosso Redentor.

2.Junto às margens desse rio, os remidos andarão, sempre a Cristo ali servindo, com sincera devoção.

3.Nós veremos breve o rio, finda a peregrinação, e louvores sempiternos, nossos lábios cantarão.
Tema: Os Remidos no Céu Eterno
Este hino está recomposto no HCC: 581
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 32, 44, 49, 66, 68, 69, 75, 96, 100, 107, 132, 133, 138, 155, 165, 167, 221, 229, 258, 264, 265, 279, 312, 315, 358, 406, 408, 459, 496, 553, 558,

496B     HCC.   BARNABÉ, HOMEM DE DEUS
1.Não fica bem a gente passar bem, e o outro carestia, ainda mais quando se sabe, o que fazer e não se faz.
Como fruto do amor de Cristo, fruto do seu compromisso, vendeu um homem o que tinha e repartiu.

CORO.Era o seu nome Barnabé, natural de Chipre, também chamado de José da Consolação,
homem bom e piedoso, cheio de temor e fé, homem de Deus.

2.E quando Saulo converteu-se a Cristo, lhe faltou amigo, alguém que fosse companheiro, fonte de consolo e abrigo.
Como fruto do amor de Cristo, fruto do seu compromisso, foi um homem procurá-lo, dando-lhe a mão.

3.E quando a Igreja se espalhou, por todo canto que havia, por providência, sim, por mão de Deus, chegou a Antioquia.
Precisando de um pastor de almas, mesmo de um pastor de homens, foram procurar aquele que Deus preparou.
Tema: Vida de Serviço e Recompensa no Reino
Tonalidade... Si Bemol Maior

496C     OH.   SOMOS BATISTAS DE VERDADE
1.Pela história, os Cristãos, perseguidos sempre são. Por sua fé, ou adoração, o que negam aprovação.
São sempre poucos onde estão, são rejeitados  como irmãos, Pois incomodam com razão, os que pensam ser cristãos.

2.Por todo lado, a surgir, heresias a mentir. São maioria a forçar, a mentira a se seguir.
Parecem mesmo que eles são, os verdadeiros bons cristãos, mas a Palavra a lembrar, salvos não são multidão.

3.O Evangelho não atrai, muita gente por aí. Pregar a Bíblia e ensinar, Muita gente a repulsar.
Para chamar a atenção, muitas mentiras e invenção, Pois sabem que para “crescer”, enganar é a solução.

4.Por tudo isto, e muito mais, nós podemos afirmar, Somos batistas com ardor, Na história a continuar.
Da sã doutrina, guardiões. Do santo culto  os pendões, Tradicionais, nos chamam mal, apelido celestial.
Hino cantado também com a melodia do CC.217

497A     Cantor Cristão.   TANTOS REMIDOS
1.Tantos remidos vejo nos céus, tendo coroas, ricos troféus; salvos, mercê de Cristo, já estão; sempre felizes eles serão.

CORO. Juntos na glória, vivem em luz, ganham a santa paz de Jesus;
belas canções de grato louvor, cantam, sem fim, a seu Redentor.

2.Tendo vencido o mundo falaz, transes penosos e Satanás, foram então morada fazer, onde só há perfeito prazer.

3.Fome nem sede nunca terão, dores ou mágoas não sofrerão; vida perene, vida real, vivem sem fim, libertos do mal.

4.Cristo "benvindo" aos salvos vai dar, nesse tão belo e santo lugar, aos que em seu sangue limpos estão, brancos, mui brancos no coração.
Tema: Os Remidos no Céu Eterno
Hino com métrica semelhante ao CC. 235, 375, 497,

497B     HCC.   CRISTO AMADO
1.Cristo amado, sei que na força do mal, tu, meu Mestre, sempre serás protetor.
Tu me guardas, dando-me paz divinal. Eu contigo sempre serei vencedor.

CORO.Cristo, Mestre, sei que contigo sou vencedor. Dá-me graça, dá-me do teu poder, Redentor!

2.Que alegria tenho no meu Salvador! Tenho graça, vida e amor paternal.
Tudo posso, tudo, por ti, meu Senhor; deste mundo sou vencedor afinal.

3.Oh, que bênção ter a certeza do bem, ter na vida paz e perdão do Senhor!
Vivo alegre, busco essa pátria de além, onde reina Cristo Jesus, Rei de amor.
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Tonalidade... Si Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.335
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 228, 331, 340, 444, 454, 468, 497, 521,

497C     OH.   MINISTÉRIOS GERAIS DA IGREJA
1.Nossa igreja toda está a realizar, as obras do Senhor. Todos juntos a fazer o de melhor, em tudo o que Deus quer.
Reunidos, em ação, Ministérios vão a trabalhar.  Com ousadia e emoção, fazem a igreja atuar.

2.O Ação Comunitária vem cuidar, de feitos sociais. Ajudar famílias a saber vencer, suas dores pessoais. Com amor no
Senhor, há muitos a se alcançar, É a nossa igreja a obedecer, ao que Deus manda fazer.

3.O Ação Social vem para ajudar, carentes, mesmo irmãos. De uma forma ou outra auxílio sempre tem, com amor e o coração.
Mas para acontecer, há cuidados a observar. É a nossa igreja a obedecer, ao que Deus manda fazer.

4.O Administração vem a gerenciar, os bens que a igreja tem. Pra manter, crescer e sempre melhorar, Testemunhar também.
Construções e lazer, é patrimônio do Senhor. É a nossa igreja a obedecer, ao que Deus manda fazer.

5.O de Comunhão vem para integrar, igreja e os irmãos. Confraternizando todos de uma vez, Com muita devoção.
A união fraternal, está em tudo a fazer. É a nossa igreja a obedecer, ao que Deus manda fazer.

6.O de Educação Religiosa vem, com instrução a ter. Nas Escolas de Treinamento e Missões, e também na EBD.
A Palavra de Deus é o livro para os filhos seus. É a nossa igreja a obedecer, ao que Deus manda fazer.

7.O de Evangelismo e Missões que vem, nos leva a pregar. Na cidade, Estado e no mundo além, A obra sustentar.
Muita gente já alcançou, mas há muito o que fazer. É a nossa igreja a obedecer, ao que Deus manda fazer.

8.O de Vizinhança  Abençoada vem, vizinhos alcançar. Com cuidados e o evangelho a pregar, nosso testemunhar.
Vamos juntos conquistar, os que Deus nos deu para ganhar. É a nossa igreja a obedecer, ao que Deus manda fazer.

9.O de Música, idôneo também vem, com o melhor louvor. Sem o humanismo que outros cultos tem, agradamos só o Senhor.
Instrumentos e coral, irmãos cantando com amor. É a nossa igreja a obedecer, ao que Deus manda fazer.

10.O de Oração vem com a sua fé, nos leva a descansar. Sem os misticismos e o intransigir, de outros no clamar.
Confiar é “relaxar”, saber que Deus sabe o que quer. É a nossa igreja a obedecer, ao que Deus manda fazer.
Hino cantado também com a melodia do CC.469

498A     Cantor Cristão.   A BELA CIDADE
1.Tenho lido da bela cidade, construída por Cristo nos céus; é murada de jaspe luzente, e juncada com áureos troféus.
e, no meio da praça, eis o rio, do vigor e da vida eternal; mas metade da glória celeste, jamais se contou ao mortal.

CORO. Jamais se contou ao mortal; jamais se contou ao mortal; metade da glória celeste, jamais se contou ao mortal.

2.Tenho lido das belas moradas, que Jesus foi no céu preparar, onde os salvos fiéis, para sempre, mui felizes irão habitar.
Nem tristeza, nem dor, nem gemidos, entrarão na mansão paternal; mas metade da graça celeste, jamais se contou ao mortal.

3.Tenho lido das vestes brilhantes, das coroas que os santos terão, quando o Pai os chamar e disser-lhes: "Recebei o eternal galardão."
Tenho lido que os santos na glória, pisarão ruas de ouro e cristal; mas metade da glória celeste, jamais se contou ao mortal.
Tema: Os Remidos no Céu Eterno
Hino com métrica semelhante ao CC. 256, 476, 498, 506,

498B     HCC.   O SENHOR É MEU LIBERTADOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Todos... 1.Bendito seja o Senhor, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra; meu refúgio e minha fortaleza, meu alto retiro e meu libertador, escudo meu, em quem me refugio; ele é quem me sujeita o meu povo. Todos... 2.A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com a harpa de dez cordas te cantarei louvores. O Senhor fez notória a sua salvação, manifestou a sua justiça perante os olhos das nações. Todos... 3.Com trombetas, e ao som de buzinas, exultai diante do Rei, o Senhor. Brame o mar e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam; batam palmas os rios; Todos... à uma regozijem-se os montes diante do Senhor, porque vem julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e os povos com eqüidade.
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Leitura bíblica : Sl 144.1, 2, 9; 98.2, 6-9

498C     OH.   UTOPIA NUM LAR CRISTÃO
1. Das muitas coisas, Do meu tempo de criança, Guardo vivo na lembrança, O aconchego de meu lar. No fim da tarde,
Quando tudo se aquietava, A família se ajuntava, Lá no alpendre a conversar. Meus pai não tinham,
Nem escola e nem dinheiro, Todo dia o ano inteiro, Trabalhavam sem parar. Faltava tudo,
Mas a gente nem ligava, O importante não faltava, Seu sorriso, seu olhar

2.Eu tantas vezes, Vi meu pai chegar cansado, Mas aquilo era sagrado, Um por um ele afagava, E perguntava,
Quem fizera estrepolia, A mamãe nos compreendia, E tudo aos poucos se ajeitava. O sol se punha,
A viola alguém trazia, Todo mundo então queria, Ver papai cantar seus hinos. Desafinado,
Meio rouco e voz cansada, Ele cantava e adorava, o que faz uma alma crente.

3.O tempo passa, E eu vejo a maravilha, De se ter uma família, Enquanto muitos não a tem. Pessoas tristes
que desobedecem Deus, No que ele quer pra os seus, não respeitam a ninguém. Há tantos filhos,
Que bem mais do que um palácio, Gostariam de um abraço, E do carinho entre seus pais. Se dessem tempo,
pra viver pra Jesus Cristo, Viveriam a utopia, viveriam esta paz.
Recomenda-se que ele não seja incluído entre os hinos cantados num culto normal da igreja, no templo ou nas casas, por vários motivos, inclusive por confundir as pessoas, fora, não salvas, que venham ouvir. É recomendado que seja cantado em reuniões específicas para famíliase casais, em particular.
Este hino é originalmente católico, sem que o compositor tivesse dado qualquer conotação religiosa. É um cântico muito requisitado nos Encontro de Casais com Cristo. Para estar neste hinário, ele foi totalmente refeito, e Deus é mencionado como a solução para os problemas em qualquer família.

499A     Cantor Cristão.   TUDO FELIZ
1.Se infeliz nos corre a vida terreal, temos de deixá-la um dia, para irmos logo ao lar celestial, onde tudo é mui feliz.

CORO. Vamos ver Jesus ali, sua santa paz fruir, e com Ele estar seu rosto contemplar, santa vida desfrutar.

2.Muitos são os males nesta vida aqui; temos de deixá-la um dia; alegria plena vamos ter ali, onde tudo é mui feliz.

3.A vitória certa que Jesus nos dá, hemos de vivê-la um dia; a peleja finda, calma nos virá, onde tudo é mui feliz.

4.Todos os remidos se conhecerão, sim, ali no céu, um dia; na alegria santa sempre viverão, onde tudo é mui feliz.
Tema: Os Remidos no Céu Eterno
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 410, 499

499B     HCC.   OUVI CONTAR A HISTÓRIA DE JESUS
1.Ouvi contar a história de Jesus, o Rei da glória, que do céu desceu e aqui viveu, porque me quis salvar.
Ouvi do sofrimento que ele padeceu, morrendo. Arrependi-me e confiei em Cristo, o Salvador.

CORO.Jesus me dá vitória, vitória completa. Buscou-me, comprou-me com sangue remidor.
De coração amou-me, da perdição salvou-me. Vitória me assegurou Jesus, meu Salvador.

2.Jesus aqui curava; seu poder favor mostrava. Aleijados Cristo fez andar, e aos cegos deu visão.
Clamei a Cristo: "Cura meu espírito em tortura." Minha alma ele então limpou, e deu-me a salvação.

3.Ouvi de um lar glorioso que Jesus, meu Rei bondoso, preparou nos céus, e um dia ali com ele habitarei.
E no celeste coro cantarei a antiga história. Ao meu Senhor e Salvador pra sempre louvarei.
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Tonalidade... Sol Maior

499C     OH.   VALORIZE-SE
1.Lembro que valorize o que você é, você é um salvo, ou você não é, mas é importante para Deus.
Nada de ficar sofrendo angústia e dor, deixe o seu complexo inferior, pensando as vezes que não é ninguém.

2.Eu venho lembrar do valor que você tem, eu venho lembrar, do valor que você tem.

3.Se ele está em você, o Espírito Santo atua em você, até com gemidos, inexpremíveis, inexpremiveis.
Daí você pode então perceber que pra ele há algo importante em você, por isso levante e cante e exalte ao Senhor.
Se você não o tem, o Espírito Santo quer morar em você; você tem valor, o Espírito Santo quer morar em você, você tem valor.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Esta letra foi alterada para mostrar melhor o valor que as pessoas tem para Deus, mesmo aquelas que ainda não são salvas.