Livro de Cultos 600 a 604

600B     HCC.   DE TI, Ó MEU BRASIL
1.De ti, ó meu Brasil, país de encantos mil, eu vou cantar.
Florestas sem rivais, e rios perenais, e lindos litorais, tu tens sem par!

2.Tu, minha Pátria, tens, maravilhosos bens, no solo teu.
Tão belos laranjais, e ricos cafezais, riquezas naturais, orgulho meu.

3.Sê livre, meu país, sê forte e bem feliz, com justas leis.
Combate a corrupção, o crime, a opressão, e pede a proteção, do Rei dos reis.

4.Que possas prosperar, e, firme, caminhar, na santa luz!
Que sempre com favor, e com extremo amor, te cerque o bom Senhor, e Rei, Jesus.
Tema: Culto Cívico a Deus
Tonalidade... Fá Menor
Este hino é rcomposição do CC.574
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 6, 360, 600
Hino com métrica semelhante ao HCC.  6, 18, 80, 124, 223, 235,  315, 360, 505, 600,

600C     OH.   EXISTIMOS PRA TE ADORAR
1.Senhor Deus, nós te louvamos, mais um ano a te servir; o passado de vitórias, tua mão a nos remir.
O poder que tem nos dado, oportunidades mil; de viver teu Evangelho, de fazer-nos teu redil.

CORO.Nosssa gratidão feliz, nosso coração a dar, muitas glórias de louvor, nós vivemos pra te adorar.

2.Nosso Deus testemunhamos, com intrepidez e amor; os milagres que promoves, pra servirmos ao Senhor.
Somos a muralha firme, em teu Reino de poder; o inferno e o mundo inteiro, enfrentamos sem temer.

3.Ó Senhor, glorificamos, tua Graça em nos usar; com sabedoria e garra, o Evangelho anunciar.
Temos sérios compromissos, com tua obra e teu querer; tua ajuda nos conforta, a viver e te obedecer.
Hino oficial do aniversário da Igreja  Batista Central em 2010, 2014, 2018, 2022
Hino cantado com a melodia do CC. 456

601B     HCC.   POR NOSSA PÁTRIA ORAMOS
1.Por nossa Pátria oramos, a ti, supremo Deus. Por nosso lar clamamos, a ti, ó Rei dos céus.
Que reine aqui a tua paz, e faça o povo o que te apraz, porque conosco tu estás: Deus salve a Pátria!

2.À Pátria, que nos deste, concede proteção, de guerras, fome e peste, maldade e traição.
Sustenta a ordem nacional, o bom governo imparcial, e dá-nos graça divinal: Deus salve a Pátria!

3.A tua Igreja inflama, com zelo e terno amor, e seja o seu programa, cumprido com vigor.
Que nós, os salvos por Jesus, tenhamos glória em sua cruz, sejamos sal, sejamos luz, em toda a Pátria. Amém.
Tema: Culto Cívico a Deus
Tonalidade... Mi Menor / Mi Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC.  117, 168, 169, 175, 229, 335, 430, 462, 506, 534, 601,

601C     OH.   DEUS É TÃO BOM
1.Deus é tão bom, Aleluia; Deus é tão bom, Aleluia; Deus é tão bom, é tão bom pra mim,

2.Cristo é real, Aleluia; Cristo é real, Aleluia; Cristo é real, é real pra mim.

3.Ele voltará, Aleluia; Ele voltará, Aleluia; Ele voltará, voltará pra mim.

4.Deus é tão bom, Aleluia; Cristo é real, Aleluia; Ele voltará, voltará pra mim.
Tema: A volta de Jesus ao Mundo
“Pois a bondade de Deus dura para sempre”. Sal. 52: 1
Esta é a história do Pastor Estéfano Rutuna, o criador da letra e musica do conhecido corinho “Deus é Tão Bom”. Filho de pais muçulmanos, ia a uma escola evangélica na Uganda, sua pátria, apenas para aprender as noções do Francês, matemática, etc. Nenhum dos trezentos alunos foi ali buscar salvação. Mas a dedicação dos mestres impressionou a Estéfano. Começou a conhecer a Bíblia, depois a Jesus, ao ouvi-los se referirem sempre ao amor de Deus. Com doze anos Estéfano se entregou a Cristo. Quando adulto, um dia, foi convidado a ser o Primeiro-Ministro de seu país. Isto o deixou num grande dilema. Sendo um pastor e embaixador de Cristo entre as crianças africanas ele decidiu não aceitar o convite. Preferiu continuar anunciando o amor de Deus. Mas o governo qualificou a recusa como alta traição contra a pátria; e ele foi tratado como espião. Estéfano foi preso, julgado e condenado à morte. Seria decapitado, e sua família queimada na sua casa. Quando chegou o dia, Estéfano testemunhou a morte de outros condenados, um a um, num total de doze. Mas ele não temia a morte. Sentia-se nas mãos de Deus, a quem amava e que tinha sido tão bom para ele. Lamentava apenas morrer nas mãos dos ímpios. Em sua última oração diante dos verdugos pediu que o Senhor Se dignasse tirar-lhe a vida. Que fizesse uso da tempestade que caía então, enviando um raio para matá-lo. Nos seus últimos momentos de vida havia um canto de louvor a Deus nos seus lábios. Como rendendo o espírito, cantou um hino que ele próprio compôs, música e letra, sobre a bondade de Deus: “Deus é tão bom, Deus é tão bom”, Deus é tão bom, é tão bom pra mim. ”  Nesse instante Deus Se pronunciou. Um raio entrou no cárcere e atingiu um dos algozes, matando-o. O temor caiu em todos os carrascos. Ninguém se atrevia a decapitar Estéfano e suspenderam a execução. No mesmo momento os soldados, que conduziram sua esposa e filhinhos para serem queimados com a casa, ficaram tocados com o testemunho do menino de quatro anos e não tiveram coragem de atear fogo e queimar a criança. O caso foi levado ao presidente, que retirou a sentença de morte, mas expulsou a família da Uganda para não mais voltarem. Vivem atualmente no Quênia. Sim, “Deus é tão bom! ”.

602B     HCC.   "PROCURAI A PAZ DA NAÇÃO"
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Dirigente: Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança. E procurai a paz da cidade (...) e orai por ela ao Senhor: porque na sua paz vós tereis paz. Congregação: Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano, quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, façais emudecer a ignorância dos homens insensatos Mulheres: e procurai a paz da cidade (...) e orai por ela ao Senhor: porque na sua paz vós tereis paz. Homens: A justiça exalta as nações; mas o pecado é o opróbrio dos povos. Tira o ímpio da presença do rei, e o seu trono se firmará na justiça. Dirigente: Exorto (...) que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Pois isto é bom e agradável diante de Deus. Todos: Então um trono será estabelecido em benignidade, e sobre ele, no tabernáculo de Davi, se assentará em verdade um que julgue, e que procure a justiça e se apresse a praticar a retidão. Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei. Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor.
Tema: Culto Cívico a Deus
Leitura bíblica: Sl 33.12; Jr 29.7; 1 Pe 2.13-15; Jr 29.7; Pv 14.34; 25.5; 1 Tm 2.1-3; Is 16.5; 1 Pe 2.17; Sl 33.12

602C     OH.   LIBERTO ESTOU
1.Eu andava, pelo mundo escravizado; era triste, e vivia preso ao pecado.
Mas na cruz, Cristo um dia, me comprou, e um alto preço pagou, e agora liberto estou.
Mas na cruz, Cristo um dia, me comprou, e um alto preço pagou, e agora liberto estou.

CORO.Hoje, eu não sou, mais escravizado; Jesus, o meu Salvador, tem me libertado.
Liberdade, ele tem, me outorgado, e vida nova me dado, Sou feliz com Jesus ao meu lado!
Liberdade, ele tem, me outorgado, e vida nova me dado, Sou feliz com Jesus ao meu lado!

2.Era escravo, e vivia sempre cansado; na angústia, e na tristeza subjugado.
Liberdade, eu não tinha, Cristo me deu, na cruz por mim já morreu, e o seu amor me venceu!
Liberdade, eu não tinha, Cristo me deu, na cruz por mim já morreu, e o seu amor me venceu!

3.A gratidão, que na alma me anima; sua Graça, que me inspira e domina.
Obedeço, a fazer sua vontade; viver na sua bondade, pregar esta sua liberdade.
Obedeço, a fazer sua vontade; viver na sua bondade, pregar esta sua liberdade.
Tema: Testemunho na vida cristã

603B     HCC.   MINHA PÁTRIA PARA CRISTO
1.Minha Pátria para Cristo, é a minha petição. Minha Pátria, tão querida, eu te dei meu coração.
Lar prezado, lar formoso, é por ti o meu amor. Que o meu Deus de excelsa graça, te dispense seu favor.

CORO.Salve Deus a minha Pátria, minha Pátria varonil. Salve Deus a minha terra, salve a terra do Brasil.

2.Quero, pois, com alegria, ver meu povo tão gentil, aceitando o evangelho, nesta terra do Brasil.
"Brava gente brasileira, longe vá temor servil." Ou ficar a Pátria salva, ou morrer pelo Brasil.
Tema: Culto Cívico a Deus
Tonalidade... Lá Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.439
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 17, 47, 60, 165, 191, 214, 288, 321, 419, 466, 490, 537, 542, 593, 603, 612,

603C     OH.   Nome dos Nomes
1.A sarça não se consumiu, e Moises Sua glória viu; voz de poder, som de trovão. Stás na presença do Grande Eu Sou.
Israel viu o exército, e os carros mil do Egito;  e Deus soprou, abrindo o mar; pra o seu povo a pé passar.

CORO.E cada vez mais perto, Deus revelava afeto, e muitos nomes Deus recebeu.
E Deus aproximava, e o povo O adorava, sim muitos nomes Deus recebeu.
Senhor dos Exércitos e Deus fiel; o Deus de Abraão, o Deus de Israel;
o Alfa e Ômega, Grande Eu Sou, Libertador nosso que jamais mudou.
(final... Um outro nome maior não há.)

NARRAÇÃO.Noé, construa uma arca para você e sua família, e faça entrar nela um casal de cada criatura, pois inundarei a Terra.
3.Noé ouviu, a voz de Deus; e a arca fez, pra salvar os seus. Ao seu mandar, obedeceu, e ao dilúvio sobreviveu.
Para Abraão, Deus disse vai; e em sacrifício, teu filho daí. Sem questionar, o atendeu, e um cordeiro o Senhor proveu.

NARRAÇÃO.Vez por vez, no Antigo Testamento, Deus se revelou aos homens, e cada vez os homens lhe deram um nome baseado naquela revelação. Davi o chamou de “Nossa Retidão, Jeremias o chamou de “Nosso Conforto” e Jó o chamou de “Meu Amigo”. Todos esses nomes eram verdades a cerca de Deus e todos apontavam para Jesus. Jesus foi profetizado por Isaías quando este declarou: “Uma virgem conceberá e dará a luz a um filho e seu nome será Emanuel”.
4.Maria foi, quem Deus chamou; pra ser a mãe, do Salvador. Jesus será, seu nome; um outro nome maior não há. Nem haverá.
Do Musical “Experiência com Deus”
Tema: Obediência e Submissão (a Deus) na Vida Cristã

604B     HCC.   O SENHOR RESTAURARÁ O SEU POVO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. Pois eu vos livrarei de todas as vossas imundícias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós; Congregação... 2.mas multiplicarei o fruto das árvores, e a novidade do campo, para que não mais recebais o opróbrio da fome entre as nações. Direção... 3.No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniqüidades, então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados. Homens... 4.E a terra que estava assolada será lavrada, em lugar de ser uma desolação aos olhos de todos os que passavam. Mulheres... 5.E dirão: Esta terra que estava assolada tem-se tornado como jardim do Éden; e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas. Todos... 6.Então as nações que ficarem de resto em redor de vós saberão que eu, o Senhor, tenho reedificado as cidades destruídas, e plantado o que estava devastado. Eu, o Senhor, o disse e o farei.
Tema: Culto Cívico a Deus
Leitura bíblica: Ez 36.28-30, 33-36

604C     OH.   NÃO HÁ PALAVRAS
NARRAÇÃO. Deus tem trabalhado através da história, buscando relacionar- se com os homens. Em sarças ardentes, em tomo de montanhas flamejantes, em quartos silenciosos e em momentos de quietude, Deus tem atraído pessoas para si. Você consegue imaginar Moisés, Maria, Abraão ou Noé tendo um contato direto com o Deus vivo? Ele se revelou a cada um deles de uma maneira singular e cada um deles respondeu de um modo diferente. Alguns tremeram, uns se prostraram e outros ficaram em sua presença em adoração silenciosa. Como você tem respondido? A forma como respondemos a Deus, revela o que cremos a seu respeito.

1.Palavras são como vento. Conceitos se vão, tento te descrever.
Quero te imaginar, só com os olhos da fé posso ver
O que as palavras não sabem dizer, ao provar de Tua graça sem par.

CORO.E sem palavras, maravilhado em louvor; sou silenciado, por tão tremendo amor.
Me salvaste, me livraste, me deste a mão. E sem palavras, olho para o céu; admirado, perante o trono Teu.
Revelaste o amor, que a todos deixa sem palavras. (sem palavras)

2.Que tipo de amor é o Seu, que trocou todo o céu pela cruz.
E pensar que há festa no céu, se um perdido enxerga Sua luz.
Deus de todo este universo, é uma história de amor sem igual.

3.Oh! Quão grande é o amor, e a graça que Deus tem nos dado;
que nos transformou em filhos e filhas de Deus (de Deus)
Adoramos ao Senhor (Stamos diante do amor, Stamos diante da graça)
Nos salvaste (e ao contemplar Tua cruz, não há palavras).
Oh! Sem palavras, olho para o céu (stamos diante do Rei). Admirados perante o trono Teu (e ao contemplar Tua glória)
Revelaste o amor que a todos deixa sem palavras (não há palavras. Stamos diante do amor, stamos diante da graça)
Sem palavras (e ao contemplar tua cruz, não há palavras)
Stamos diante do Rei, e ao contemplar tua glória; Não há palavras. Stamos diante do amor, stamos diante da graça
E ao contemplar tua cruz, não há palavras; stamos diante do Rei, stamos diante da glória, não há palavras.
Do Musical “Experiência com Deus”
Tema: Querer Comunhão com Deus na Vida Cristã