(33)Domingo é o dia do Senhor (ser Cultuado)

No culto a Deus, o momento da valorização do domingo, chamado na Bíblia de “Primeiro Dia da Semana”, como o dia escolhido pelos cristãos, desde os tempos de Cristo, como o dia da adoração dos seguidores de Jesus. Não se trata de “guardar” o dia como coisa essencial para a salvação, ou para identificar os salvos, mas tê-lo como dia especial para todos pararem seus afazeres e dedicarem exclusivamente ao Senhor, lembrando nele a ressurreição do Senhor e o Pentecostes quando o Espírito Santo inaugurou sua dispensação.
.
.
.
Quanto mais consagrado for o salvo, melhor o Senhor opera sua Graça, fazendo-o agradável aos seus propósitos. (2Co.3:5, Sl.37:5, Tt.2:11-14, Hb.13:20-21) (leia 399D)
Motivos para o Domingo (primeiro dia da semana) e não o Sábado, ser o Dia do Senhor para os cristãos: (1)Deus avisara no VT que aboliria o sábado como dia religioso. (2)O sábado era da Lei, era Mandamento, e os cristãos não estão sujeitos à Lei, pois Jesus cumpriu toda a lei por nós. (3)Cristo em momento algum guardou o sábado como mandava a tradição, ao contrário, ele mandou pessoas quebrarem o mandamento, defendeu os discípulos quando quebraram no milharal, e ainda afirmou que Ele e Deus trabalhavam naquele dia chamado sábado. (4)Não existe nenhum ensino no Novo Testamento para que se guarde o sábado como dia religioso; quando Paulo e Jesus culturam no sábado, na sinagoga, o fizeram por ser o único dia em que podia encontrar os judeus reunidos com intúito religioso. (5)O domingo foi o dia que Jesus ressuscitou e este é o grande marco que faz com que o cristianismo seja, em vários sentidos, muito diferente de qualquer outra religião. (6)Domingo foi o dia em que se deram fatos memoráveis à igreja cristã, como aparição de Jesus aos discípulos, a impetração de sua bênção, a descida do Espírito Santo, a ascensão de Jesus. (7)Domingo se tornou o dia do culto dos primeiros cristãos. (8)Domingo tornou-se o dia da celebração da ceia do Senhor, principalmente por causa da ressurreição. (9)Domingo relembra o dia da nossa redenção. (10)Se for o caso, e não precisa ser, já estamos livres da Lei, e Jesus já cumpriu tudo por nós, o Domingo pode ser uma forma de cumprir o mandamento do sábado, pois o texto, no original hebraico, diz “Lembra-te do dia do descanso para o santificar”; este mandamento além de formar 11 mandamentos no texto todo, o que foi corrigido em Dt.5, pode ser qualquer dia do descanso, como nos sete dias da criação, tudo depende do dia em que Deus começou a criar o mundo. (11)testemunhos de Inácio de Antioquia, Barnabé, Clemente, Irineu, Justiniano Martir, Eusébio e outros, afirmam que a igreja primitiva se reunia no Domingo. (1)Os.2:12, (2)Gl.3:24-25, (3)Jo.5:16-18, 9:16, (5)Mt.16:9, (7)At.20:7, (8)At.20:9, (10)Ex.20.
Domingo (Primeiro dia da Semana)... Cristo aparece a Maria, Mc.16:9; Aparece a dois rumo a Emaús, Lc.24:13-15; Aparece aos discípulos, Jo.20:19; Volta a aparecer aos discípulos, Jo.20:26; Paulo prega em Troas, At.20:7; Recolhimento de ofertas, 1Co.16:1; João recebe visão de Deus, Ap.1:10-11..
.

.
.
.
Frequencia à Casa de Deus... Mandamento divino, Dt.12:5; Bênçãos pronunciadas, Sl.84:4; Refúgio em tempos de dificuldades, Is.37:1; Lugar de instrução, Mq.4:2; Consolo na velhice, Lc.2:36-37; Exemplo de Cristo, Lc.4:16; Exemplo dos apóstolos, Lc.24:52-53; Outros, Is.37:14, Lc.18:10, Jo.7:14, At.2:46, 3:1
.
.
.
REFLEXÕES SOBRE O TEMA:
Tarefas para o PréAdolescentes
.
.
OUTRAS REFLEXÕES

Texto... Discurso do Sr Domingo


.
.
.
Questões... (1)Tratar o domingo como dia do Senhor, um extremo é fazer disto um sinal ou critério para salvação, como alguns fazem com o sábado; qual seria o outro extremo que cometemos quando somos negligentes com ele? (2)Lembremos 5 costumes que deveríamos assumir para fazer deste dia um dia realmente especial para o Senhor e seu Reino. (3)Lembremos 5 motivos que fazem com que não pratiquemos estes costumes que sabemos ser ideal para a valorização correta deste dia dedicado ao Senhor.
.
.
.
Introdução do Tema... Vários irmãos se levantam e cada um menciona um motivo para que devamos reconhecer o Domingo como dia ideal para dedicar ao culto e ao serviço do Senhor.
Leitura Reflexiva Sl.122. Intróito Declarativo: 404D
Abertura do Culto... (Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)... Digno é o nosso Deus eterno, de toda exaltação. Somos indignos de estar perante ele, mas por sua misericórdia, está entre nós. Queremos oferecer-lhe um culto que expresse nossas homenagens espirituais. Glorifica-lo com nossa presença, quando a igreja está reunida para sua exaltação, é nossa prioridade de vida. Entender que ele está aqui, e saber da maneira como seu Espírito Santo opera em cada um de nós, é o verdadeiro sentido do que estamos a fazer. Em Habacuque 2:20, a Bíblia orienta que devemos entrar e estar no culto a Deus com a maior reverência possível, ensina que devemos estar atentos, pois no santuário, estamos presentes para ouvir o Senhor. A preocupação bíblica deste culto é “Domingo é o dia do Senhor ser cultuado” quando pensaremos melhor sobre o que o dia do Senhor exige de nós, pelo que Ele é, e pelo que Ele merece, e o quanto temos oferecido neste sentido..... NOSSA ORAÇÃO... Digno és, nosso Deus eterno, de toda exaltação. Sejas honrado em nosso culto. Para sempre. Amém. (cântico diferente das estrofes do hino 139A durante momentos apropriados do culto) Hino coral: 385A
.
.
.
Cantor Cristão (hinos A): 139 a 141. Hinário para o Culto Cristão (hinos B): 1, 10, 14, 27, 56, 59, 199, 437. Outros Hinos (hinos C): 156 a 159
Leituras Coletivizadas (E): 90, 157, 163, 183, 193. Declaração Congregacional (D): 19
Nosso culto a Deus: 340D. Responso Congregacional: Manhã, 350D; Noite, 359D. Declaração Final: 414D. Bênção Final: 364D.
Adicionantes... Calendário da Igreja; Dias Comemorativos, 396D; Oração Congregacional, 394D