Livro de Cultos 75 a 79

075A     Cantor Cristão.   QUE GRANDE AMIGO
1.Que grande amigo é meu Jesus, tão santo, bom e terno! Sem outro igual, o seu poder, e o seu amor, superno.
Para esta ovelha sem vigor,  olhou com simpatia; e sua tão bondosa mão, serviu-me então de guia.

2.Que grande amigo é meu Jesus, de longe quis buscar-me! Desceu, chegou, sofreu, penou, morreu pra resgatar-me!
As glórias do seu santo lar, renovam meu alento; pois breve espero receber, o seu acolhimento.

3.Que grande amigo é meu Jesus, meu guia tão prudente, meu protetor tão ideal, e capitão valente!
Sou de Jesus, Jesus é meu,  por tempos sempiternos, e viverei de Deus no céu, favores seus paternos.
Tema: Jesus é nosso Amigo
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 32, 44, 49, 66, 68, 69, 75, 96, 100, 107, 132, 133, 138, 155, 165, 167, 221, 229, 258, 264, 265, 279, 312, 315, 358, 406, 408, 459, 496, 553, 558,
Melodia também cantada no hino C. 158

075B     HCC.   BENDIZE, TU, MEU CORAÇÃO
1.Bendize tu, meu coração, bendize o Salvador; e tudo quanto houver em mim, entoe o seu louvor, entoe o seu louvor.

2.Bendize tu, meu coração, bendize o Salvador; e nunca deixes de exaltar, o seu eterno amor, o seu eterno amor.

3.De sua graça e compaixão, tua alma revestiu. Os teus pecados esqueceu, e assim te redimiu, e assim te redimiu.

4.Os teus desejos satisfaz, com verdadeiros bens; a vida restaurada em Deus, e forças novas tens, e forças novas tens.
Tema: Louvor e Adoração ao Deus-Filho
Tonalidade... Lá Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.131
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 56, 59, 75, 106

075C     OH.   MARAVILHOSO JESUS
1.Maravilhoso’és meu Mestre! Qual tu não há ninguém! Maravilho’és meu Mestre! És para mim, supremo bem.
Maravilhoso’és meu Mestre! Tenho-te’menso amor. Belo entre os belos tu és, meu Rei e Salvador.

2.Maravilhoso’és meu Mestre! És meu Senhor e Rei! Maravilho’és meu Mestre! És para mim, eterno bem.
Maravilhoso’és meu Mestre! És o meu bom Pastor. O teu cuidado eu sinto, vivo por teu amor.
Tema: Exaltamos o Deus-Filho por seus títulos
Hino cantado com a melodia do MV.60

075D     DC.   PRECE PELOS LARES
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Senhor Deus, oramos por nossos lares, por nossas famílias, pelo céu que tens feito entre nós, neste mundo. (TODOS) Deus, dá-nos lares. Lares cujos pais desempenham seu dever, com sacerdotal devoção.... Lares cuja alegria tenha o brilho de longo alcance. Lares que saibam conservar-se isentos da corrupção do mundo. (TODOS) Deus, dá-nos lares. Lares cujas mães sejam rainhas do amor.... Lares que eduquem os filhos no são temor do divino Mestre. Lares que sejam uma razão constante da juventude que neles cresce.. (TODOS) Deus dá-nos lares. Lares cujos filhos tornem luminosas as horas de sua vida.... Lares cujos filhos desabrochem e floresçam como lindas e perfumadas flores. Lares que sejam um aconchego de luz em doce e santificado retiro. (TODOS) Deus, dá-nos Lares. Lares onde o Livro Santo seja amado, ensinado e vivido.... Lares com o espírito de Cristo no pensamento da família. Lares contagiados com a semelhança do céu. (TODOS) Deus dá-nos lares. Lares que sejam segundo o teu coração... Amém.

075E     LC.   A VAIDADE DA VIDA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Adoramos a Deus pelo santo evangelho, pela mensagem que ele tem para todos os homens, pela mensagem que alcançou e transformou nossa alma, para sempre... Congregação... 1 Dissemos: Guardaremos os nossos caminhos para não pecar com a nossa língua; guardaremos a nossa boca com uma mordaça, enquanto o ímpio estiver diante de nós. Pastor ou Direção... 2 Com silêncio ficamos qual um mudo; calava-nos mesmo acerca do bem; mas a nossa dor se agravou. Diáconos... 3 Incandesceu dentro de nós o nosso coração; enquanto meditávamos acendeu-se o fogo; então com a nossa língua, dizendo; Todos... 4 Faze-nos conhecer, ó Senhor, o nosso fim, e qual a medida dos nossos dias, para que saibamos quão frágil somos. Congregação... 5 Eis que mediste os nossos dias a palmos; o tempo da nossa vida é como que nada diante de ti. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vão. Homens... 6 Na verdade, todo homem anda qual uma sombra; na verdade, em vão se inquieta, amontoa riquezas, e não sabe quem as levará.  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por sermos considerados por ti, como filhos, teus eleitos, teu povo, tua herança para sempre. Mulheres... Somos os pregadores do santo evangelho, somos divulgadores da mensagem Salvadora da graça do Senhor. Convidado... Adoramos a Deus pelo santo evangelho, pela mensagem que ele tem para todos os homens, pela mensagem que alcançou e transformou nossa alma, para sempre... Coro... Guardamos os nossos caminhos para não pecar com a nossa língua, guardamos a nossa boca quando a impiedade está diante de nós. Mulheres... 7 Agora, pois, Senhor, que esperamos nós? a nossa esperança está em ti. Voluntário1... 8 Livra-nos de todas as nossas transgressões; não nos faças o desprezo dos insensatos. Voluntário2... 9 Emudecidos estamos, não abrimos a nossa boca; pois tu é que ages, Diáconos... 10 Tira de sobre nós o teu flagelo; estamos desfalecidos pelo golpe da tua mão. Voluntário1... 11 Quando com repreensões castigas o homem por causa da iniqüidade, destruís, como traça, o que ele tem de precioso; na verdade todo homem é vão. Congregação... 12 Ouve, Senhor, a nossa oração, e inclina os teus ouvidos ao nosso clamor; não te cales perante as nossas lágrimas, porque somos para contigo como estranhos, peregrinos como todos os nossos pais. Convidado... Adoramos a Deus pelo santo evangelho, pela mensagem que ele tem para todos os homens, pela mensagem que alcançou e transformou nossa alma, para sempre... Coro... Guardamos os nossos caminhos para não pecar com a nossa língua, guardamos a nossa boca quando a impiedade está diante de nós. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pelo evangelho de Jesus Cristo, por sua mensagem Salvadora que mudou nossa existência. Todos... 13 Desvia de nós o teu olhar, para que tomemos alento, antes que varmos e não existamos mais. ... Amém
Salmo 39

076A     Cantor Cristão.   AMIGO VERDADEIRO
1.Há um amigo verdadeiro, Cristo, o Senhor, que sofreu sobre o madeiro a nossa dor.
Este amigo, moribundo, padecendo pelo mundo, patenteia amor profundo. Que grande amor!

2.Vida eterna é conhecê-lo, Cristo, o Senhor; quem quiser, depressa venha ao Redentor.
Por nós outros derramava, o seu sangue, pois amava, os perdidos que chamava. Que grande amor!

3.Ontem, hoje e para sempre Cristo, o Senhor, é o mesmo bom amigo do pecador.
É maná para o deserto, guia no maior aperto; seu socorro sempre é certo. Que grande amor!
Tema: Jesus é nosso Amigo
Hino com métrica semelhante ao CC. 76, 86,  197, 246, 309,

076B     HCC.   AO ETERNO SALVADOR JESUS
1.Ao eterno Salvador Jesus, que por mim sofreu humilhação,
tão bondoso, sim, pois tomou a cruz, a ele sempre todo o meu louvor.

2.Ao bendito Redentor Jesus, que por mim sofreu ingratidão,
poderoso, sim, mas sofreu na cruz, a ele sempre todo o meu louvor.

3.Ao divino e bom Pastor Jesus, que por mim sofreu a maldição
glorioso, sim, pois venceu na cruz, a ele sempre todo o meu louvor.
Tema: Louvor e Adoração ao Deus-Filho
Tonalidade... Fá Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC. 369, 417, 291, 552, 443, 438, 76, 424, 572, 241, 442, 574, 

076C     OH.   ESTRELA DA MANHÃ
1.Jesus, é a nossa estrela da manhã. Cordeiro santo que nos trouxe a paz. Em Suas mãos está todo poder.
Perdão a todo aquele que clamar. Na verdade, a Sua Palavra nos garante assim. Por isso estamos aqui

2.Ele é a nossa estrela da manhã. Cordeiro santo pra nos perdoar. Em seu amor está todo vencer.
Fazer-nos Filhos santos para amar. Na verdade, a Sua Palavra nos garante assim. Por isso estamos aqui

CORO. Nós louvamos ao Senhor, pelo Seu imenso amor. Nos rendemos a Jesus e Seu poder

E assim vamos o adorar para sempre, Pra sempre ó meu Deus
Tema: Exaltamos o Deus-Filho por seus títulos
Este é um cântico que pode ser cantado como de  triunfalismo, uma crença pagã muito difundida entre pentecostais e neo-pentecostais, sobre a divindade que está a serviço protetor e abençoador de quem simplesmente declara que confia que ele prometeu e vai cumprir. Tudo isto se torna uma verdade bíblica ao ser um salvo, sem necessariamente ter que fazer a reivindicação como querendo obrigar Deus a cumprir o que prometeu. A felicidade, a vida abundante que o Senhor dá aos seus salvos não se baseia em vitórias, em prosperidades, pois estas coisas, Deus sabe usar bem para o nosso bem.

076D     DC.   O AMOR DE DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
O arco-íris mostra Seu amor. Essa aliança pura, nunca se quebrou. Flor de jasmim, cor de capim, vento que sopra sobre mim. Calor do sol, água do mar, isso é amar. Como é possível sendo eu tão mortal. Receber flores, juras do amor de Deus, não vou deixar Ele passar. Nunca ninguém me amou assim! Tudo criou, tudo formou, pensando em mim. Te quero, pra sempre, olho em volta e Te venero mais. Te amo pra sempre, ao Teu lado nunca é igual. E sempre vem cuidar de mim Nunca ninguém me amou assim! (TODOS) O amor de Deus é sublime, o seu amor por nós é eterno, ele nos alcançou e firme nos dá o calor paterno; somos os salvos do Senhor, somos os protegidos do seu amor, com carinho nos perdoou os pecados, e com misericórdia nos fez seus amados... Quero contar a quem escutar, do amor de Deus por um mortal. Pelo caminho há verde, vento e céu. Amor perfeito, que Deus tem pelos mortais Sou um dos tais que Ele escolheu. Fez aliança de amor. Quero contar a quem escutar, que amo ao Senhor. Recebo flores, juras eternas ao amor de Deus. Eu não sou merecedor Desse tão grande amor; Eu que muitas vezes errei, Tentando por minhas próprias mãos encontrar A paz que só pude encontrar Em ti Senhor Jesus. (TODOS) O amor de Deus é sublime, eterno ele se mostra a todos os homens; com todo o seu poder ele vem ao encontro do coração mais carente; esse amor não tem medidas nem empecilhos, ele é maior que todas as dificuldades, ele é muito maior que todo o pecado que nos separa dele... O amor de Deus, É infinito, É bem maior Do que palavras; O amor de Deus Pode curar feridas Feitas pela vida, no coração. O amor de Deus é mais Que esta canção; Eu sei o seu amor, Vai além desse meus erros mortais. Eu demorei para perceber Que só em ti é possível viver, Hoje sei o que é amor. (TODOS) O amor de Deus é sublime é a razão que nossos corações encontram para estar nesta adoração, para vivermos no desejo de servir e engrandecer sua santidade; o amor de Deus nos alcançou e nos fez filhos perdoados e salvos, nos fez servos e cidadãos do céu eterno. Amém.

076E     LC.   ORAÇÃO PELO LIVRAMENTO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Exaltamos a Deus pela vida cristã que tem nos dado, pela obediência e pela submissão que o seu Espírito Santo tem nos levado trilhar, nos dando livramentos... Pastor ou Direção... 1 Esperamos com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para nós e ouviu o nosso clamor. Homens... 2 Também nos tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os nossos pés sobre uma rocha, firmou os nossos passos. Mulheres... 3 Pôs na nossa boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. Diáconos... 4 Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos. Batizados... Somos salvos, somos de Jesus Cristo, já o obedecemos com nosso batismo, em nossa vida cristã o Senhor nos tem conduzido por obediência e submissão a Ele e à sua vontade para conosco. Congregação... 5 Muitas são, Senhor, Deus nosso, as maravilhas que tens operado e os teus pensamentos para conosco; ninguém há que se possa comparar a ti; quiséramos anunciá-los, e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar. Homens... 6 Sacrifício e oferta não desejas; abriste-nos os ouvidos; holocausto e oferta de expiação pelo pecado não reclamaste. Salvos... Nós te glorificamos, Senhor, pela salvação que nos deste em teu Filho Jesus Cristo. Por isto, juntos, de cultuamos. Convidado... Exaltamos a Deus pela vida cristã que tem nos dado, pela obediência e pela submissão que o seu Espírito Santo tem nos levado trilhar, nos dando livramentos... Coro... Esperamos com paciência pelo Senhor, e ele tem se inclinado para nos ouvir em nosso clamor. Mulheres... 7 Então dissemos: Eis aqui chegamos; no rolo do livro está escrito a nosso respeito: Todos... 8 Deleitamo-nos em fazer a tua vontade, ó Deus nosso; sim, a tua palavra está dentro do nosso coração. Voluntário1... 9 Temos proclamado boas-novas de justiça na grande congregação; eis que não retivemos os nossos lábios; Congregação... 10 Não ocultamos dentro do nosso coração a tua justiça; apregoamos a tua fidelidade e a tua salvação; não escondemos da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade. Pastor ou Direção... 11 Não detenhas para conosco, Senhor a tua compaixão; a tua benignidade e a tua fidelidade sempre nos guardem. Homens... 12 Pois males sem número nos têm rodeado; as nossas iniqüidades nos têm alcançado, de modo que não podemos ver; são mais numerosas do que os cabelos da nossa cabeça, pelo que desfalece o nosso coração. Mulheres... 13 Digna-te, Senhor, livra-nos; Senhor, apressa-te em nosso auxílio. Congregação... 14 Sejam à uma envergonhados e confundidos os que buscam a nossa vida para destruí-la; tornem atrás e confundam-se os que nos desejam o mal. Homens... 15 Desolados sejam em razão da sua afronta os que zombam de nós Convidado... Exaltamos a Deus pela vida cristã que tem nos dado, pela obediência e pela submissão que o seu Espírito Santo tem nos levado trilhar, nos dando livramentos... Coro... Esperamos com paciência pelo Senhor, e ele tem se inclinado para nos ouvir em nosso clamor. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por nossa vida cristã, por nossa obediência à tua vontade, por nossa submissão à tua soberania, pelo teu Espírito Santo que nos leva a tudo isto. Mulheres... 16 Regozijamos e nos alegramos em ti, todos nós que te buscamos. Te louvemos continuamente, nós que amamos a tua salvação: Engrandecido seja o Senhor. Salvos... Nós te agradecemos, Senhor Deus, por estarmos incluídos entre os teus salvos, pela misericórdia do teu Filho Jesus Cristo. Todos... 17 Nós, na verdade, somos pobres e necessitados, mas o Senhor cuida de nós. Tu és o nosso auxílio e o nosso libertador; não te detenhas, ó Deus nosso. ... Amém
Salmo 040

077A     Cantor Cristão.   O MELHOR AMIGO
1.Sei que o amigo melhor é Cristo; quando a tempestade assalta a fé.
Pronto estende a sua mão, tranqüiliza o coração; Sim, o amigo melhor é Cristo.

CORO. Jesus é o melhor amigo, Jesus é o melhor amigo.
Sim, repreende com dulçor, e me anima com vigor. Sim, o amigo melhor é Cristo.

2.Oh! que amigo precioso é Cristo! Nele encontro amor, consolo e paz.
Em seu braço esperarei; nenhum golpe temerei. Sim, o amigo melhor é Cristo.

3.Ao passar pelo vale escuro, e chegando às águas do Jordão,
não receio, pois Jesus, salvo, à pátria me conduz. Sim, o amigo melhor é Cristo.

4.Na mansão eternal eu junto, com os santos, transformados já,
este canto de louvor, entoaremos ao Senhor: Sempre o amigo melhor é Cristo!

CORO. Jesus é o melhor amigo, Jesus é o melhor amigo.
Do pecado me salvou, para os céus me preparou. Sim, o amigo melhor é Cristo.
Tema: Jesus é nosso Amigo
Hino com métrica semelhante ao CC. 34, 77, 250, 251, 282, 453,  470, 525,

077B     HCC.   LUZ DA MINHA ALMA
1.Luz da minha alma és tu, Senhor; noite não há se perto estás. Dissipa as nuvens do temor, e tenho em ti descanso e paz.

2.Qual brando orvalho, o sono vem, minha alma e corpo refrescar. Em ti, Jesus, supremo bem, quão suave e doce é descansar!

3.Fica ao meu lado, Salvador; só tenho vida em teu amor. Do dia esvai-se toda a luz; tu me diriges, ó Jesus.

4.Com os enfermos vem estar, os pobres vem alimentar; aos que no leito sofrem dor, dá teu alívio animador.

5.Sê tu conosco ao despertar, e nosso passo vem guiar; na imensidão do teu amor, dá que habitemos, ó Senhor.
Tema: Louvor e Adoração ao Deus-Filho
Tonalidade... Sol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 77, 127, 300, 394, 412

077C     OH.   CRISTO É MEU AMIGO
1.Cristo é meu amigo, é meu amigo. Segura firme a minha mão.
Cristo é meu amigo, é meu amigo. Segura firme a minha mão.

2. Quando estou doente, Quando só, eu vou, Quando estou contente, ou triste estou. Aleluia...
Cristo é meu amigo, é meu amigo, Segura firme a minha mão.
Cristo é meu amigo, é meu amigo, Segura firme a minha mão.
Tema: Deus-Filho é nosso amigo

077D     DC.   HINO DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Nasce o sol a 2 de julho, Brilha mais que no primeiro, É sinal que neste dia, Até o sol é brasileiro. (TODOS) Nunca mais o despotismo, Regerá nossas ações, Com tiranos não combinam, Brasileiros corações.... Salve, ó rei das campinas, De Cabrito e Pirajá, Nossa pátria hoje livre, Dos tiranos não será. (TODOS) Nunca mais o despotismo, Regerá nossas ações, Com tiranos não combinam, Brasileiros corações.... Cresce, ó filho de minha alma, Para a pátria defender, O Brasil já tem jurado, Independência ou morrer. (TODOS) Nunca mais o despotismo, Regerá nossas ações, Com tiranos não combinam, Brasileiros corações.... Obrigado Senhor Deus pelo Estado da Bahia, sua história, sua gente, essa terra que nos deu. (TODOS) Obrigado Senhor Deus, somos a tua igreja neste lugar de belezas tão celestes... Amém.

077E     LC.   A CALÚNIA E O SOCORRO DE DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Glorificamos ao Senhor pela eternidade que tem nos dado, pela vida espiritual que tem nos dado, pela vida com ele que tem nos dado no socorro contra toda perseguição... Pastor ou Direção... 1 Somos bem-aventurados porque consideramos o pobre; o Senhor nos livrará no dia do mal. Congregação... 2 O Senhor nos guardará, e nos conservará em vida; seremos abençoados na terra; tu, Senhor não nos entregarás à vontade dos nossos inimigos. Diáconos... 3 O Senhor nos sustentará no leito da enfermidade; tu nos amaciarás a cama na nossa doença. Todos... 4 Dissemos da nossa parte: Senhor, compadece-te de nós, sara a nossa alma, pois pecamos contra ti. Homens... 5 Os nossos inimigos falam mal de nós, dizendo: Quando morrerão eles, e perecerão os seus nomes? Batizados... Somos salvos, somos de Jesus Cristo, já o obedecemos com nosso batismo, na nossa eternidade teremos uma vida bem aventurada com o Senhor Deus. Mulheres... 6 E, se algum deles vem ver-nos, diz falsidades; no seu coração amontoa a maldade; e quando ele sai, é disso que fala. Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por todos os privilégios que tens nos dado, por termos nos rendido à tua vontade. Convidado... Glorificamos ao Senhor pela eternidade que tem nos dado, pela vida espiritual que tem nos dado, pela vida com ele que tem nos dado no socorro contra toda perseguição... Coro... Somos bem aventurados porque consideramos o pobre, o Senhor nos tem livrado nos dias maus. Voluntário1... 7 Todos os que nos odeiam cochicham entre si contra nós; contra nós maquinam o mal, dizendo: Voluntário2... 8 Alguma coisa ruim se lhes apega; e agora que estão deitados, não se levantarão mais. Congregação... 9 Até os nossos próprios amigos íntimos em quem tanto confiávamos, e que comiam do nosso pão, levantaram-se contra nós os seus calcanhares. Pastor ou Direção... 10 Mas tu, Senhor, compadece-te de nós e levanta-nos, para que lhes retribuamos. Congregação... 11 Por isso conhecemos que te deleitas em nós, por não triunfar os nossos inimigos Diáconos... 12 Quanto a nós, tu nos sustentas na nossa integridade, e nos colocas diante da tua face para sempre. Convidado... Glorificamos ao Senhor pela eternidade que tem nos dado, pela vida espiritual que tem os dado, pela vida com ele que tem nos dado no socorro contra toda perseguição... Coro... Somos bem aventurados porque consideramos o pobre, o Senhor nos tem livrado nos dias maus. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pela eternidade, pelo céu, por nossa vida eterna contigo. Todos... 13 Bendito seja o Senhor Deus de Israel de eternidade a eternidade... Amém
Salmo 041

078A     Cantor Cristão.   TUDO DE GRAÇA
1. Sim, de graça, Cristo dá-me paz e perdão, inefável alegria, plena salvação.

2.Sim, de graça, Cristo dá-me sua proteção, a certeza de ser salvo, sua comunhão.
Tema: Jesus é nosso Amigo
Hino com métrica semelhante ao CC. 78, 193, 417,

078B     HCC.   TU SABES QUE TE AMO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo.  Disse-lhe ele: Apascenta os meus cordeirinhos. Congregação... Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas. Todos... Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amasme? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.
Tema: Louvor e Adoração ao Deus-Filho
Leitura bíblica: Jo 21.15-17

078C     OH.   JESUS É MELHOR
1.Jesus é melhor, sim que’o’ouro’e bens. Jesus é melhor do que tudo que tens,
Melhor que riquezas e posições. Melhor muito mais do que milhões.

CORO.Pode ser um rei com poder nas mãos. Mas do mal escravo sim.
Mil vezes prefiro o meu Jesus, e servi-lo’até o fim.

2.Jesus é melhor que qualquer valor. Amigo leal no prazer e na dor,
Melhor do que tudo, ele’é pra mim. Melhor que qualquer bom amigo’enfim.

3.Jesus é mais puro que’a linda flor. Jesus é melhor, ele sim, satisfaz;
Jesus é melhor, sim, el’é amor. Caminho, luz, verdade’e paz.
Tema: Deus-Filho é nosso amigo
Hino cantado com a melodia do MV.156

078D     DC.   DEUS CRIOU TODAS AS COISAS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
"No princípio, Deus criou o céu e a terra" (Gênesis 1,1). Assim começa a Bíblia, relata como Deus criou o mundo. Sem utilizar nenhum material pré existente, sem nenhum instrumento, Deus foi criando todas as coisas: o céu e a terra, os animais e as plantas... e por último o homem. Deus criou o mundo do nada. (TODOS) A criação inteira é fruto do amor e onipotência de Deus: as coisas pequenas – ervas e insetos -, e as grandes: o sol, a lua, os sistemas planetários, as nebulosas, os mares.... O ser mais perfeito da criação visível é o homem. E Deus continua cuidando e governando tudo com Suas leis.... Que linda é a Criação! Ao contemplá-la é fácil dar glória e louvor a Deus. Além disso, Ele quer que nós, homens cooperemos com Sua obra com o nosso trabalho. É tanta a dignidade do trabalho humano, que, como diz a Sagrada Escritura, o homem foi criado para que trabalhasse e assim dominasse a criação de um modo inteligente. (TODOS) Só Deus é propriamente eterno, não tem princípio nem fim. Em Deus, não existe passado nem futuro, mas um presente imutável. Houve um momento no qual só Deus existia, mas Ele quis comunicar suas perfeições a outros seres; quis criar o mundo e especialmente, o homem, que à sua imagem e semelhança.... Deus pensou em todos os homens – em cada um de nós – muito antes de nos criar. Não existíamos e já nos amava. E como Deus ama o homem, preparou para ele um lugar celeste: o mundo com todas as suas maravilhas: o mar, as montanhas, os animais, as plantas, o céu e tudo mais. (TODOS) Deus criou o mundo do nada. O homem necessita tempo e esforço para construir um edifício ou fabricar um objeto, além, de um material pré existente. Deus, porém, fez todas as coisas com um só instante de Seu querer e tudo criou do nada. Antes da criação, não existia nada.... Criar não é o mesmo que fabricar. Dizemos que Deus criou o mundo, e não que Deus fabricou o mundo, para indicar que, quando tudo começou a existir, não havia nada, foi Deus quem fez tudo, para que existisse. Criar quer dizer "fazer que exista algo que antes não existia, tirando-o do nada". O homem não pode criar, pode modificar, por exemplo, o curso de um rio, ou fabricar um tecido, usando para isto como matéria prima o algodão ou fibras sintéticas, ou montar um carro, usando peças previamente fabricadas. (TODOS) Deus criou tudo para Sua glória e honra. Quando contemplamos uma obra de arte, nos maravilhamos e louvamos o gênio de seu autor. Aquela obra de arte é uma glória aos que a construíram.... Ao contemplar a grandeza do mundo: os astros, o mar, as plantas; ao ver a perfeição das coisas pequenas: um passarinho, um inseto, nos maravilhamos e louvamos a Deus, autor de tudo. O mundo é uma manifestação da perfeição divina, um reflexo do que Deus é. O mundo canta a glória de Deus. A esta glorificação deve unir-se o homem, não somente por ser criatura de Deus, a mais perfeita da criação visível, mas também porque Deus colocou todas as coisas a seu serviço. (TODOS) Pensando no homem, Deus criou todas as coisas e as colocou em suas mãos. O trabalho e o domínio da terra. Deus podia ter criado todas as coisas tal e como existem; por exemplo, as mesas e as cadeiras, as centrais elétricas... Mas quis que o homem dominasse a criação trabalhando e tirando proveito das mesmas.... Quando o homem trabalha, colabora com Deus para dominar a criação, já que Deus assim o desejou. E como na criação Deus fez tudo muito bem, porque é Deus e porque Lhe move o amor que tem aos homens, assim o homem precisa fazer bem as coisas, por amor a Deus, para que quando Deus veja esse trabalho, possa dizer: "O que faz o homem está bem feito". É necessário fazer tudo com dedicação e esforço, oferecendo-o a Deus. (TODOS) Deus conserva e governa o mundo. Para que as coisas durem, procuramos conservá-las: reparam-se os defeitos, engraxam-se as máquinas, protegem-se do frio ou do calor...; se não cuidamos das coisas, elas se estragam e não servem mais para nada.... Podemos imaginar assim a conservação do mundo, com a diferença de que, se Deus não o conservasse, desapareceria, voltaria ao nada. Além disso, Deus governa o mundo, de maneira especial aos homens, com umas leis que estão impressas em sua natureza, respeitando sempre a liberdade que lhes deu, como um dos grandes presentes. (TODOS) Louvado seja o nosso Deus pela criação do Universo, pela criação de tudo que fez para nos receber neste mundo para a sua eterna glória. Amém.
CC.331

078E     LC.   A ALMA ANELA POR DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Adoramos a Deus, o pai, adoramos ao Senhor pelo pai eterno que tem sido para conosco, por nossa alma estar desejosa dele... Pastor ou Direção... 1 Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a nossa alma anseia por ti, ó Deus! Homens... 2 A nossa alma têm sede de Deus, do Deus vivo; quando entraremos e veremos a face de Deus? Mulheres... 3 As nossas lágrimas têm sido o nosso alimento de dia e de noite, porquanto se nos diz constantemente: Onde está o teu Deus? Congregação... 4 Dentro de nós derramamos a nossa alma ao lembrar-nos de como íamos em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava. Pastor ou Direção... 5 Por que estamos abatidos em nossa alma, e por que estamos perturbados dentro de nós? Esperemos em Deus, pois ainda o louvaremos pela salvação que há na sua presença. Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Pai, ele tem um cuidado paternal para com todos nós, ele é digno de nossa adoração eterna. Todos... 6 ó Deus nosso, dentro de nós a nossa alma está abatida; porquanto nos lembraremos de ti por todos os lugares que estivermos.  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, pela certeza que temos de nossa salvação, por Jesus Cristo, mesmo reconhecendo nossos pecados e a nossa indignidade. Congregação... 7 Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre nós. Homens... 8 Contudo, de dia o Senhor ordena a sua bondade, e de noite a sua canção está conosco, uma oração ao Deus da nossa vida. Convidado... Adoramos a Deus, o pai, adoramos ao Senhor pelo pai eterno que tem sido para conosco, por nossa alma estar desejosa dele... Coro... Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a nossa alma anseiam por ti, ó Deus! Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por seres o nosso Deus-Pai, por seres digno de toda exaltação, por seres merecedor da nossa adoração. Mulheres... 9 A Deus, a nossa rocha, dizemos: Por que te esqueceste de nós? Por que andamos em pranto por causa da opressão do inimigo? Diáconos... 10 Como com ferida mortal nos nossos ossos nos afrontam os nossos adversários, dizendo-nos continuamente: Onde está o vosso Deus? Congregação... 11 Por que estamos abatidos em nossa alma, e por que estamos perturbados dentro de nós? Esperemos em Deus,  Todos... pois ainda o louvaremos, a ele que é o nosso socorro, e o nosso Deus. ... Amém
Salmo 42

079A     Cantor Cristão.   UM BOM AMIGO
1.Um bom amigo, e fiel achei, Jesus, meu Salvador; Contar aquilo que fez por mim, eu quero, sim, e com fervor.

CORO. Graça real, sem fim, mostra Jesus por mim; graça me dá, alegria sem par, que prazer! Prazer!

2.Do mal não deixa de defender, seguro bem estou; com forte braço, com seu poder, ampara-me, contente vou.

3.E quando necessitado sou, eu posso recorrer, ao seu tesouro celestial, e bênçãos ricas recolher.

4.Em Cristo todos encontrarão, amigo sem igual, amigo que lhes concederá, felicidade perenal.
Tema: Jesus é nosso Amigo
Este hino está recomposto no HCC: 160
Hino com métrica semelhante ao CC.79, 97, 190, 384, 451,  

079B     HCC.   Ó JESUS, EU TE AMO
Ó Jesus, eu te amo! Ó Jesus, eu te amo, pois aqui presente estás,
com bondade, graça e paz. Ó Jesus, eu te amo! Eu te amo!

2.Ó Jesus, te agradeço! Ó Jesus, te agradeço, pois aqui presente estás,
com bondade, graça e paz. Ó Jesus, te agradeço! Te agradeço!

3.Ó Jesus, eu te louvo! Ó Jesus, eu te louvo, pois aqui presente estás,
com bondade, graça e paz. Ó Jesus, eu te louvo! Eu te louvo!
Tema: Louvor e Adoração ao Deus-Filho
Tonalidade... Dó Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC.  53, 79, 307, 305, 226, 251, 384, 299, 108, 189, 255,

079C     OH.   NADA SEI SOBRE O FUTURO
1.Nada sei sobre o futuro, desconheço o que haverá. É provável que as nuvens, minha luz venham apagar.
Nada temo do futuro, pois Jesus comigo está, Eu o sigo decidido, seu poder me guiará.

CORO.Muitas coisas não compreendo, o amanhã o que será?
Mas um doce amigo tendo, que minha mão sustentará.

2.Eu não sei sobre o futuro, desconheço o que há de vim. Mas quem cuida dos pardais, cuidará também de mim.
Quando estou em mau caminho, se na prova ou dissabor, Sei que Cristo irá comigo, sua graça e seu amor.
Tema: Deus-Filho é nosso amigo
Tonalidade:  C

079D     DC.   SÓ A FÉ, A BÍBLIA E A GRAÇA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Três doutrinas são fundamentais. Delas todas as outras se posicionam como bíblicas ou heréticas, como fundamentadas no ensino bíblico, na Palavra de Deus, ou fundamentadas em outras fontes fora da Bíblia; (TODOS) Lutero encontrou as respostas de sua alma nestes três fundamentos básicos da fé cristã; deles proclamou suas teses questionando toda teologia católica do seu tempo... Só a Fé, Só a Bíblia e só a Graça. Estes três fundamentos determinam a sã doutrina, o verdadeiro ensino da Bíblia, do Evangelho, do Reino do Senhor Deus no mundo. (TODOS) Só a fé em Jesus Cristo nos salva da condenação eterna; somos uma das poucas igrejas evangélicas que crer que só Cristo salva e por isto não se pode perder salvação... Somente a fé nos salva do inferno, da eternidade sem a presença do Senhor Deus; O arrependido recebe a fé como um dom de Deus (1), Quando um religioso crer em perda de salvação, por algum motivo, demonstra estar fora da graça de Deus (2). A fé comum, a fé religiosa, e a fé milagreira, existem, são poderosas, mudam vidas, mas não salvam (3). Sendo pela fê, a salvação não é pelos merecimentos pessoais, por isso, também, quem a tem, não a perde nunca, por nada, de forma alguma; nada ou ninguém nos tira das mãos de Cristo ou do amor de Deus (4). (TODOS) Só pode ter certeza de salvação, quem tem a fé Salvadora doada por Deus (21) ...  Quem vive sem esta certeza espiritual, demonstra que não crer no sacrifício vicário de Jesus, não é nosso irmão na fé (22); essa pessoa descrê do poder de Deus (23); é como um fariseu  religioso,frustrado,engana a si mesmo e à ingênua fé dos outros condenando-os em suas religiosidades. (24). Por isto surgem sempre, tantas doutrinas não bíblicas bem intencionadas (25). O salvo, de verdade, não permanece em pecado ou heresia (26). Quem conhece a verdade, não consegue permanecer em qualquer mentira (27). Deus nos pré-conheceu, nos elegeu, nos inscreveu no livro da vida, ele não apaga mais os nossos nomes da salvação (28). (TODOS) Só a Bíblia é a Palavra de Deus a todas as pessoas; somos uma das poucas igrejas evangélicas que crer que nada ou ninguém além da Bíblia é a Palavra de Deus ... Antes de Cristo vir ao mundo, Deus falou muitas vezes, aos homens, de muitas maneiras diferentes. Ele falou através de sonhos, de visões, de anjos, de sarça, de jumenta, e de muitos outros jeitos; mas, a partir da vinda de Cristo, ele passou a falar somente através do seu Filho, que veio como a última e máxima revelação do Senhor Deus Todo-Poderoso (5). Jesus afirma que é só na Bíblia que há testificação a seu respeito (6) Por isso que na parábola do rico e de Lázaro, Jesus diz que só a Bíblia é a Palavra de Deus ao mundo (6). Por isto o Livro de Atos diz que os bereanos eram muito nobres, pois confirmavam na Bíblia a autenticidade do ensino e pregação de Paulo (8). (TODOS) Assim é que não temos uma interpretação particular, exclusiva, sobre ensinos da Palavra de Deus; tudo que cremos, todas as igrejas cristãs dizem crer da mesma forma, mesmo que na prática ajam diferentes (15) .... Assim, pregamos que: Deus nos fala só pelo Filho (5), testificado na Bíblia (6); nos guia pelo Espírito Santo (17) que habita e nos dirige perfeitamente (18); nos inspira através  de pessoas, da natureza, e da consciência; nos orienta pelas circunstâncias diárias (19), e nos determina por seus propósitos (20). Na Bíblia, tudo que devemos saber, está fácil nela, sem ajudas (29); ela revela que: Deus age no salvo (30), e que devemos querer ardentemente, o que Ele quer para nós, em relação à Sua vontade, a nós mesmos e a todo mundo (31). (TODOS) Só a Graça de Deus nos transforma e nos protege do maligno; somos uma das poucas igrejas evangélicas que crer na graça como única forma de santificação e proteção espontânea divina... Depois da conversão, o Espírito Santo vem habitar em nossas vidas e assim passa a nos guiar no processo de nos fazer cada vez mais parecidos com Jesus Cristo (9). É neste crescimento que ele nos dá tudo necessário (10) para sermos novas criaturas (11), para sermos agradáveis a ele e suas vontades (12), para não permanecermos em pecados ou em heresias (13). Assim, afirmamos que Deus chama, salva, guia e prepara todo o salvo, seus eleitos, para uma vida santa, de testemunho, serviço e devoção a ele,  no mundo (14).A Graça é o plano completo de salvação, um “kit”, um “pacote”, conjunto de atos programados de Deus, que ajuda e prepara para o céu, os que, voluntários, passam pelo arrependimento (16). (TODOS) A partir destas três doutrinas fundamentais, no ensino bíblico, estimamos muito a nossa doutrina batista (35), pois ela não salva, mas direciona os ímpios ao Evangelho, os salvos à sã doutrina, e todos à verdade que liberta (32) .... A sã doutrina atrai muito pouca gente (33), pois além de não promover fantasias, esoterismos e paganismos atraentes, incomoda os ouvidos, as vontades e os vícios emocionais dos religiosos e não-religiosos perdidos, fazendo-os serem distantes, críticos e provocadores da igreja bíblica de Cristo (34). Sabemos que igreja não salva ninguém; a salvação foi adquirida antes da fundação do mundo (36), pelo arrependimento voluntário de cada salvo (37); ela foi concretizada por Jesus, na cruz (38); o arrependimento pode ocorrer em qualquer igreja, em qualquer lugar, em qualquer situação, só que no passar do tempo, o salvo não consegue ficar numa igreja de ensinos anti-bíblicos e fantasiosos, mesmo que bem intencionada (39). (TODOS) Só a Fé, Só a Bíblia e Só a Graça são a essência da sã-doutrina que nos dão a dimensão da eterna salvação que alcançamos em Jesus Cristo, e que nos libertam de todo ensino herético que escraviza muitas almas religiosa e bem intencionadas, muitas vezes, ao nosso redor. Graças a Deus. Amém.
(1)Mc.1:15, Ef.2:8-9, (2)Rm.11:6, Jo.10:28, (3)Tg.2:19, Jo.3:3, Mt.7:21-23, (4)Rm.1:16s, Ef.1:4, 13s, 2:1,5s, 2Ts.2:13, Mt.25:34// Sl.49:7s, Rm.3:10ss,23// Jo.3:16, Mc.1:15, Jo. 6:37,39, 17:2, Rm.1:17, 11:6, 3:20,26ss, Gl.3:26, 5:4, Ef.2:8s, Fp.3:9, 2Tm.1:9, Tt.3:5// Jo.10:28, Rm.8:38s, Cl.1:5, (5)Hb.1:1-2, (6)Jo.5:39, (7)Lc.16:27-31, (8)At.17:11, (9)Pv.4:18, Rm.8: 14, 29-30, (10)2Pd.1:3, (11)2Co.5: 17s, Gl.2:20, (12)Sl.23:3, Hb.13:20-21, Ef.5:25-27, (13)1Jo.3:6-9, Mt.24:24, (14)Sl. 40:2s, 100:3, Jr.1:5, 31:31-34, 32:38-41, Jo.1:12, 15:5, 17:9,11ss, 15 ,24, At.20:32, Rm. 3: 10-12, 23-26, 6:22, 13:23-26, 15:16, 16:25, 1Co.1:2, 30, 3:6s, 6: 11, 12:6, 2Co.3:5, Ef.1:1, 5s, 2:10, Fp.1:6, 2:13,4:7, Cl.1:21s, 2:13, 1Ts.5:23, 2Ts. 2:13, 16s, 1Tm.1:14, Tt.2:11-14, 3:7, Hb.2:11, 10:10, 14 13:12, 1Pd. 1:2-5, 2Pd.5:10, 1Jo.2:20,27, 5:18,  Jd.24, (15)2Pd.1:20s, (16) 1Co:15:10, (17)Rm.8:14, (18)1Jo.2:20,27, (19)Rm.8:28, 1Co.10:13, (20)Fp.2:13, Hb.13:20s, (21) Ef.2:8, Hb.11:1, (22) 2Pd.3:15, 1Jo.2:19, (23) Rm.1: 16s,8:33s, Lc.1:37, Hb.7:25,9:24, 1Jo.2:1-2, Tt.1:16, (24)como um travesti religioso, quer ser o que não é, se esforça e até exagera, não tem o bom senso de quem realmente é o que ele não é, Mt.15:14, 23:1-7, Cl.2:20-23, (25) Cl.2: 20-23,  2Co.11:3,13ss,1Tm.4:1ss, 2Tm.3:13, 4:3s, (26) Mt.24:24, 1Jo.3:9, 2:19, (27) Jo.8:32, Cl.2:18s, (28) Rm8:29s, Ef.1:4,Jo.10:28, (29)1Jo.2:27,Rm.12:3,Ef.4:7, Jr.31:31-34, (30) Fp.2:13, (31)Fp.2:12, 1Pd.2:2, (32)1Tm.4:16, Jo.8:32, (33)Mt.7:13-14, 24:5,11,24, Lc.13:24, (34)2Tm.4:3s, 1Co.11:19, (35) outras igrejas que crêem nestas três doutrinas fundamentais: Congregacionais, Luteranos, Presbiterianos, e outros muitos grupos espalhados pela Europa e Estados Unidos, (36) Ef.1:5, Rm.8:29, (37)At.2:38, (38)Cl.2:13, 1Jo.2:1-2, (39) 1Jo.2:20,27, 3:9

079E     LC.   A ALMA ANELA POR DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Damos glorias ao Senhor por ter nos conduzido a oferecer este templo para sua adoração... Pastor ou Direção... 1 Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a nossa alma anseiam por ti, ó Deus! Homens... 2 A nossa alma têm sede de Deus, do Deus vivo; quando entraremos e veremos a face de Deus? Mulheres... 3 As nossas lágrimas têm sido o nosso alimento de dia e de noite, porquanto se nos diz constantemente: Onde está o teu Deus? Solteiros... Este é o templo que temos oferecido ao Senhor nosso Deus, este é o lugar que consagramos para a adoração de sua majestade, esta é a casa que dedicamos à reunião dos salvos, dos filhos de Deus para a glorificação do Senhor. Congregação... 4 Dentro de nós derramamos a nossa alma ao lembrar-nos de como íamos em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava. Pastor ou Direção... 5 Por que estamos abatidos em nossa alma, e por que estamos perturbados dentro de nós? Esperemos em Deus, pois ainda o louvaremos pela salvação que há na sua presença. Todos... 6 ó Deus nosso, dentro de nós a nossa alma está abatida; porquanto nos lembraremos de ti por todos os lugares que estivermos.  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por sermos considerados por ti, como filhos, teus eleitos, teu povo, tua herança para sempre. Congregação... 7 Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre nós. Homens... 8 Contudo, de dia o Senhor ordena a sua bondade, e de noite a sua canção está conosco, uma oração ao Deus da nossa vida. Convidado... Damos glorias ao Senhor por ter nos conduzido a oferecer este templo para sua adoração... Coro... Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a nossa alma anseiam por ti, ó Deus! Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pelo templo que temos para tua exaltação, pelo sagrado que temos para o teu culto. Mulheres... 9 A Deus, a nossa rocha, dizemos: Por que te esqueceste de nós? Por que andamos em pranto por causa da opressão do inimigo? Diáconos... 10 Como com ferida mortal nos nossos ossos nos afrontam os nossos adversários, dizendo-nos continuamente: Onde está o vosso Deus? Solteiros... Este é o templo que temos oferecido ao Senhor nosso Deus, este é o lugar que consagramos para a adoração de sua majestade, esta é a casa que dedicamos à reunião dos salvos, dos filhos de Deus para a glorificação do Senhor. Congregação... 11 Por que estamos abatidos em nossa alma, e por que estamos perturbados dentro de nós? Esperemos em Deus, Todos... pois ainda o louvaremos, a ele que é o nosso socorro, e o nosso Deus. ... Amém
Salmo 42