Livro de Cultos 380 a 384

380A     Cantor Cristão.   AMOR
1.Qual o adorno desta vida? É o amor, é o amor. Alegria é concedida pelo amor, pelo amor.
É benigno, é paciente, não se torna maldizente, não se torna maldizente este meigo amor.

2.Com suspeitas não se alcança doce amor, doce amor; onde houver desconfiança, ai do amor, ai do amor!
Pois mostremos tolerância; muitas vezes a arrogância, muitas vezes a arrogância murcha e mata o amor.

3.Inda quando for custoso, nutre amor, nutre amor! Ao irado e mui furioso mostra amor, mostra amor.
Não te dês por insultado, mas responde com agrado, mas responde com agrado, vence pelo amor.

4.Não te irrites, mas tolera com amor, com amor; tudo sofre, tudo espera pelo amor, pelo amor.
Desavenças e rancores não convém a pecadores, não convém a pecadores salvos pelo amor.

5.Pois, irmão, ao teu vizinho mostra amor, mostra amor; o valor não é mesquinho deste amor, deste amor;
o supremo Deus nos ama, Cristo para os céus nos chama, Cristo para os céus nos chama, onde reina o amor.
Tema: Comunhão fraternal na Igreja
Este hino está recomposto no HCC: 569
Hino com métrica semelhante ao CC. 39, 288,  369, 380, 395,

380B     HCC.   COM A MINHA VOZ CLAMO AO SENHOR
CORO.Com a minha voz clamo ao Senhor, com a minha voz ao Senhor suplico.
Diante dele a queixar-me eu estou, diante dele exponho a minha aflição.

1.Quando aqui dentro de mim, esmorece o meu espírito, tu então conheces minha vereda.
Olho à mão direita e vejo: não há quem me conheça, não há lugar onde me refugiar.

2.Ó Senhor, a ti clamei, pois tu és o meu refúgio, e o meu tesouro entre os viventes.
Vem, atende minha prece, estou muito abatido. Livrar-me vem do forte tentador.

3.Tira-me desta prisão, e assim louvarei teu nome, e então os justos me cercarão.
Meu Senhor, eu clamo agora: Oh, vem livrar minha alma, e cantarei que me fizeste bem!
Tema: Vida de Oração e Súplicas
Tonalidade... Ré Maior

380C     OH.   CONTAREMOS A HISTÓRIA
1.Ás nações contaremos a história, Que é capaz de livra-las do mal; Revela a verdade e a vida e dá uma paz real. (bis)

CORO.Raiará novo dia de glória, Quando Cristo Jesus retornar, E as nações pelo mundo inteiro Diante dele vão se curvar

2.Ás nações cantaremos um hino, Pra atrair corações ao Senhor;Dissipa a tristeza e a mágoa, Difunde no mundo amor. (bis)

3.Às nações mostraremos o Cristo, Pois só Ele conduz para os céus; Que assim por Jesus todos venham Humildes servir a Deus. (bis)

4.Às nações pregaremos a nova, que Jesus outra vez há de vir; e salva por fé todo aquele que sua palavra ouvir. (bis)
Tema: Vida de evangelismo pessoal
Hino Oficial das Mensageiras do Rei

380D     DC.   POR QUE “NÃO” AOS CULTOS MODERNOS
(Não embarcamos no culto atraente que tem entusiamado multidões com modismos e pseudo-espiritualidades)
(1)Não é o que recebemos do cristianismo bíblico e sempre sob o domínio do Espírito Santo
(2)Sempre foi a marca de heresias pentecostais, anti-bíblicas, na história da igreja cristã
(3)São culto que só conseguem existir em ambientes onde a Bíblia e a pregação dão muito espaço para a emoção
(4)O tipo de adorador atraído e desenvolvido não tem qualidade ou profundidade bíblica, são almas vazias (por isto, muito barulho)
(5)Cremos que, como sempre, Deus tem o controle de tudo e o crescimento da igreja será adequado ao Evangelho que pregamos
(6)Nos faz confundidos com todo tipo de igreja que, pelos mesmos motivos, praticam tais cultos atraentes
(7)Cremos que os verdadeiros adoradores não precisam destes rituais festivais para manifestar sua adoração solene

381A     Cantor Cristão.   AMOR FRATERNAL
1.Jesus, Pastor amado, contempla-nos aqui; concede que sejamos um corpo só em Ti.
Contendas e malícias que longe de nós vão; nenhum desgosto impeça a nossa comunhão.

2.Pois sendo resgatados por um só Salvador, devemos ser unidos por um mais forte amor;
olhar com paciência os erros de um irmão, e todos ajudá-lo com branda compaixão.

3.Jesus, suave e meigo, ensina-nos a amar, e, como tu, sejamos também no perdoar!
Ah! quanto carecemos de auxílio do Senhor! Unidos, supliquemos a Deus por esse amor!

4.Se tua igreja toda andar em santa união, então será bendito o nome de "cristão".
Assim o que pediste em nós se cumprirá, e todo o mundo inteiro a ti conhecerá!
Tema: Comunhão fraternal na Igreja
Este hino está recomposto no HCC: 566
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 45, 122, 147, 153, 163, 177, 260, 381, 421, 432, 440, 442, 444, 478, 505, 523, 536, 569, 570,

381B     HCC.   BENDITA É SEMPRE A HORA DA PRECE
1.Bendita é sempre a hora, da prece e do louvor, pois nela se devota, meu ser a ti, Senhor.

2.Nem sempre em torno há calma, mas sinto a tua paz. O teu poder, aos poucos, as forças me refaz.

3.Precioso é estar contigo, ó santo Pai de amor; é como a linda aurora, de um dia de esplendor.
Tema: Vida de Oração e Súplicas
Tonalidade... Ré Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 381, 423

381C     OH.   DIREI AO MUNDO
1.Direi ao mundo que eu sou crente, não me envergonho de o dizer. Direi ao mundo que eu
sou crente, e por Cristo, vou viver. Direi ao mundo que ele salva, e nesta vida, o seguirei
E eu bem sei que crendo nele, terás as bênçãos que encontrei.

2.Direi ao mundo que ele ama, que Cristo dá perdão e paz, A minha vida eu lhe entrego, Jesus,
me guia e satisfaz. Direi ao mundo que ele volta, se tarde ou cedo, o que eu não sei
Mas eu vivo esperando, e preparado, eu estarei.

3.Oh! dize ao mundo que tu és crente, não te envergonhes de o dizer. Oh! Dize ao mundo que tu és
crente, e que por Cristo vais viver.
Tema: Vida de evangelismo pessoal
Tonalidade: Eb

381D     DC.   DANÇAS NOS CULTOS DA BÍBLIA
(Manifestações dançantes no Velho Testamento (nunca no Novo Testamento), na exaltação ao Senhor Deus)
(1)Praticada em momentos específicos e não no cotidiano do culto ao Senhor – não era uma prática corriqueira
(2)Não mencionado como existente em nenhuma liturgia do templo ou em qualquer outra manifestação de adoração
(3)Prática natural no culto pagão aos deuses das nações vizinhas a Israel até como meio de se produzir êxtases
(4)Ato que não condiz com o culto sério, bíblico. reflexivo, de exaltação – chama a atenção para o corpo, a sensualidade
(5)Necessidade de almas imaturas, ainda não satisfeitas e acomodadas no Senhor – resquícios das “cebolas do Egito”
(6)Grande promovedora de escândalos dentro e fora da igreja de Cristo – nunca há unanimidade em igrejas bíblicas
(7)Não praticada por Jesus e por nenhum dos seus discípulos, nunca realizada nas igrejas cristãs Neo-Testamentárias.

382A     Cantor Cristão.   VAMOS À IGREJA
1.Tenho graça e alegria celeste, quando vou adorar ao Senhor
com os salvos em Cristo, na igreja, quando juntos rendemos louvor.

CORO. Oh! vem, vem, vem, vem, sim, vem à igreja comigo,
sim, vamos servir ao Senhor! Pois maior alegria não temos, do que ter comunhão em amor.

2.Vamos, salvos em Cristo, à igreja, conversar com o nosso bom Deus;
escutar os seus ricos conselhos, recolher ricas bênçãos dos céus.

3.Com prazer eu aguardo a chegada, desse dia do meu Salvador;
nele, pois, a minha alma contente, se derrama em ações de louvor.

4.Ó meu Mestre divino e amado, eu contigo desejo viver;
tua lei, tua causa e teu povo, quero sempre abraçar, defender.
Tema: Comunhão fraternal na Igreja
Cantado com a melodia do CC. 382, 545
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 314, 349, 382, 473, 545
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

382B     HCC.   SENHOR, SE EM MEU CAMINHO
1.Senhor, se em meu caminho, um dia eu me queixar, ao ver somente espinho, na estrada repontar,
teus pés ensangüentados, mostrar-me vem, Jesus, feridos, traspassados, em meu lugar na cruz.

2.Se em dias nevoentos, de provação e dor, ouvires meus lamentos, subindo a ti, Senhor,
os prantos alivia, mas vem lembrar a mim, tu mesmo em agonia, sozinho, no jardim.

3.Se os fardos me pesarem, e vires, ó Jesus, meus ombros se vergarem, cansados, sob a cruz,
oh, vem, pois, recordar-me, que em Jerusalém, sofreste, carregando, pesada cruz também!

4.Que a cruz iluminada, em que mostraste amor, conserve levantada, a minha fé, Senhor.
Que além de todo pranto, meus olhos possam ver, a ti, Cordeiro santo, razão do meu viver. Amém.
Tema: Vida de Oração e Súplicas
Tonalidade... Fá Sustenido Menor
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 27, 30, 123, 130, 134, 138, 166, 358, 362, 382, 431, 504, 512, 540, 557, 566, 579,

382C     OH.   FALEMOS DE CRISTO
1.Falemos de Cristo, que ele é o Salvador, Senhor tão singular. Do mundo criador.
Que ele foi nos preparar, mansões celestiais. Falemos de Cristo, mais e mais.

2.Vivamos em Cristo, para melhor falar, do seu imenso amor. Que a todos quer salvar.
Que morreu lá na cruz, por todos que quiser. Ganhar seu perdão e a salvação.
Tema: Vida de evangelismo pessoal
Tonalidade Mi b

382D     DC.   MUSICOTERAPIA, AROMOTERAPIA E CROMOTERAPIA
(A ciência comprova efeitos psicológicos e psicosomáticos nas pessoas, a partir das cores, aromas e músicas)
NA CROMOTERAPIA, pela visão... um grande exemplo é o hospital, as cores branco verde água produzem saúde
      promovem paz, tranqüilidade, bem orgânico, sensação de cura e relaxamento nos pacientes submetidos a elas.
      Por sua vez, o vermelho e amarelo produzem euforia; o azul, seriedade, idoneidade; e assim por diante.
NA AROMOTERAPIA, pelo olfato... há cheiros apropriados para incentivar romantismo, consumismo, inquietação,
      a reflexão, a meditação, a paz interior, a paciência, o bom relacionamento com outros; e também a rebeldia e o ódio.
NA MUSICOTERAPIA, pela audição... bolero e axé produzem sensualidade; rock e samba, a adrenalina, dá vício;
      regue, africanidade, tons menores, a hipnose; new age e erudita, o relaxamento; country e sertaneja, o romantismo;
      hino (mesmo os nacionais), valsa e marcha, a exaltação, a reflexão adorativa, submissão contemplativa.
      No cinema, os filmes usam tipos de música e ritmos para provocar reações de euforia, relaxamento, medo, etc.
(usar uma letra de adoração, num ritimo que não produza exaltação, é irresponsabilidade, incoerência, má intenção, carnalidade)

383A     Cantor Cristão.   SATISFAÇÃO
1.Senhor Jesus, eu Te amo mais, que o mundo e seu prazer; pois deste-me perfeita paz, que nunca irei perder.

CORO. Metade nunca se contou, do amor de Deus Jeová! Metade nunca se contou, da paz que aos salvos dá!

2.Senhor, de mim mais perto estás, que amigos meus aqui! Oh! quanto a alma satisfaz, o só pensar em Ti!

3.E de prazer meu coração, eu sinto transbordar; sem ti comigo, os dias são, quais noites sem luar.

4.Ó meu precioso Salvador, que bom é caminhar, aqui contigo, e sem temor, teu rosto contemplar.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Hino com métrica semelhante ao CC. 26, 60,  291, 383,

383B     HCC.   Ó DEUS ETERNO, VEM ME CONCEDER
1.Ó Deus eterno, vem me conceder, a plenitude do Consolador.
Dos altos céus me outorga teu poder, que me renova e enche de fervor.

2.Vem tu fazer em minha habitação. Um templo santo almejo ser, Senhor.
Quero seguir a tua direção, viver no Espírito renovador.

3.Dá-me coragem pra testemunhar, no meu pensar, falar e proceder.
Que eu tenha vida santa e exemplar, também repleta de fervor, poder.

4.Ó Deus, aumenta a minha compaixão, pelos perdidos, sem amor, sem luz.
Que eu mostre a todos tua salvação. Eis minha prece, em nome de Jesus. Amém.
Tema: Vida de Oração e Súplicas
Tonalidade... Sol Maior

383C     OH.   PESCADORES DE HOMENS
1.Pescadores de’homem sereis, de’homens sereis, de’homens sereis. Pescadores de’homens sereis, seguindo’a mim.
Seguindo’a mim, seguindo’a mim. Pescadores de’homens sereis, seguindo’a mim.

2.Muitas almas tu ganharás, tu ganharás, tu ganharás. Muitas almas tu ganharás, seguindo’a mim.
Seguindo’a mim, seguindo’a mim. Muitas almas tu ganharás, seguindo’a mim.

3.Galardão tu receberás, receberás, receberás. Galardão tu receberás, seguindo’a mim.
Seguindo’a mim, seguindo’a mim. Galardão tu receberás, seguindo’a mim.
Tema: Vida de evangelismo pessoal
Hino cantado também com a melodia do MV.108

383D     DC.   IDENTIDADE DE NOSSA IGREJA
Somos uma igreja genuinamente e historicamente batista, em nossas práticas e doutrinas, e disto não arredamos pé, qualquer que seja o preço que havemos de pagar. Somos biblicamente conservadores, tradicionais sem tradicionalismos, usando as ótimas e benéficas comodidades do século XXI, de forma prudente e coerente, como Cristo faria, para pregar o Evangelho do Reino (Mt.24:14), que é atraente a muito poucos (Mt.7:13-14) e nunca conformado com os enganos, ritmos, modismos e agrados que o mundo oferece (Rm.12:1-2).

384A     Cantor Cristão.   A VOZ DE JESUS
1.Que doce voz tem meu Senhor! Voz de amor tão terna e graciosa
que enche o coração, dá consolação, ao salvo é preciosa.

CORO. Qual maior prazer que Lhe ouvir dizer: "Vem, meu filho, vem escutar
o que Eu fiz por ti, tudo que sofri, na cruz pra te resgar"?

2.Chamou-me não só uma vez; tantas té que eu, triste, humilhado,
pude a voz ouvir, pude então sair, das garras do pecado.

3.Jesus me não deixa sofrer, sua voz me ensina o caminho
de vencer o mal, com firmeza tal, que nunca estou sozinho.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Hino com métrica semelhante ao CC.79, 97, 190, 384, 451,  

384B     HCC.   NOSSO PAI QUE ESTÁS NO CÉU
1.Nosso Pai que estás no céu, nome santo seja o teu. O teu reino venha e faze, teu querer, e não o meu.
Nosso pai, nós te imploramos, que nos dês o nosso pão. Dá fartura pra cidade,
manda chuva pro sertão. Dá fartura pra cidade, manda chuva pro sertão.

2.Nosso Pai que estás no céu, nos ajuda a perdoar, pois assim é que tu podes, nossa vida melhorar.
Pois devemos perdoar, ao criado e ao patrão. Nos ajuda, ao que tem fome,
a estender a nossa mão. Nos ajuda, ao que tem fome, a estender a nossa mão.

3.Nosso Pai que estás no céu, guarda-nos da tentação, e nos livra da maldade, com a tua proteção.
Pois é teu somente o reino, o poder é teu também, e a glória é toda tua, para sempre,
sempre, amém. E a glória é toda tua, para sempre e sempre, amém.
Tema: Vida de Oração e Súplicas
Tonalidade... Dó Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC.  53, 79, 307, 305, 226, 251, 384, 299, 108, 189, 255,

384C     OH.   CONVIDADO POR TI
1.Ao entrar eu na bela cidade, Onde não há mais dor como aqui; Eu desejo ouvir de alguém: “Oh, eu fui convidado por ti”

CORO.Convidado, eu fui, Sim, eu fui convidado por ti; Que’emoção, sim ao meu coração, Sim eu fui convidado por ti

2.Quando’os anjos celestes tocarem, Os acordes que’eu nunca ouvi; Eu almejo ouvir de pessoas: “Oh, eu fui convidado por ti”

3.Ao entrar nas mansões lá do altoVendo’os salvos reunidos ali; Eu anseio ouvir de’alguns deles:“Oh, eu fui convidado por ti”
Tema: Vida de evangelismo pessoal
Hino cantado também com a melodia do CC.506

384D     DC.   PALMAS NA EXALTAÇÃO A DEUS
(O uso da palma no canto e em outros momentos no culto ao Senhor Deus trás estas considerações importantes)
(1)Nos Salmos, tinha o sentido de vibração pessoal, não de exaltação à divindade, uma expressão poética de reação
(2)Na poesia dos Salmos, era uma metáfora para reconhecimento da grandeza de Deus ante a pequenez humana
(3)Não foi usado por Jesus em seus momentos de adoração ao Senhor, ninguém foi mais entusiasmado em adorar.
(4)Não foi praticado por ninguém, por igreja alguma, no Novo Testamento, como parte adorativa de um culto
(5)Não foi ensinado, incentivado ou registrado por Jesus, Paulo, ou qualquer outro escritor bíblico no Novo Testamento
(6)Não foi praticado pela Igreja Bíblica em nenhum momento da sua história, só pelos grupos heréticos que surgiam.
(7)Não se ajusta a um culto sério, bíblico, reflexivo, de exaltação; é incoerente a quem quer realmente adorar ao Senhor.