Livro de Cultos 485 a 489

485A     Cantor Cristão.   LIVRO DA VIDA
1.As riquezas do mundo pouco valem pra mim; pois, Jesus, no teu reino, dás-me vida sem fim;
e no livro da vida, que conservas aí, certo estou que meu nome foi escrito por Ti.

CORO. Foi escrito por Ti o meu nome no céu; sim, no livro da vida foi escrito por ti.

2.Meus pecados são muitos, como areia no mar; mas Jesus me revela sua graça sem par;
veio para salvar-me, o seu sangue verteu, e as delícias eternas ele me prometeu.

3.Ó cidade festiva, refulgente de luz,és morada dos santos e fiéis de Jesus!
Só verá tua glória o que crer no Senhor, cuja vida foi salva pelo seu Redentor.
Tema: Aspiração pelo Céu Eterno
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 50, 241, 316, 391, 427, 449, 466, 485,

485B     HCC.   AS BEM-AVENTURANÇAS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo ele se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, e ele se pôs a ensiná-los, dizendo: 
Congregação... 2.Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 
Homens... 3.Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. 
Mulheres... 4.Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. 
Direção... 5.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. 
Congregação... 6.Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. 
Homens... 7.Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. 
Mulheres... 8.Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. 
Direção... 9.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 
Pastores... 10.Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 
Todos... 11.Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Leitura bíblica : Mt 5.1-12

485C     OH.   DEUS NOS SANTIFICA EM JESUS
1.Ó Jesus Cristo, nosso Deus, que nos salvou e nos remiu, Novas criaturas, nos faz seus, dirige-nos com mão gentil.
Nos leva a trilhar, virtudes que nos deu, a nos aperfeiçoar, Nos guia rumo ao céu, fazendo-nos brilhar.

2.Por Jesus Cristo, o nosso Deus, nos faz viver o seu querer, Suas vontades para nós, conduze-nos a obedecer.
Nos guia o Espírito, mudança interior, a mente de Jesus, Transformações fatais, que nos modelam para luz.

3.Em Jesus Cristo, o nosso Deus, opera com poder, O que a ele é pra agradar, nos leva à vida do fazer.
Na igreja ou onde for, nos guia como quer, com todo o nosso ardor, vencendo-nos até, que pareçamos com o Senhor.
Tema: Deus-Filho é nosso santificador
Hino cantado também com a melodia do CC.323
Hebreus 13:20-21, Efésios 2:10, Salmo 23:3

486A     Cantor Cristão.   DOCE PORVIR
1.Após as lutas desta vida, com o Senhor eu estarei;
após a minha triste lida, após vitória decidida, com o Senhor eu estarei.

CORO. Doce porvir, meu doce lar! Vem, ó Senhor, sim, vem sem demorar!

2.Depois de dores e gemidos, com o Senhor eu estarei;
após meus dias concluídos, na companhia dos remidos, com o Senhor eu estarei.

3.Depois do têrmo da jornada, com o Senhor eu estarei;
após as urzes desta estrada, após a vida atribulada, com o Senhor eu estarei.
Tema: Aspiração pelo Céu Eterno
Hino com métrica semelhante ao CC.216, 228, 232, 389, 435, 486,

486B     HCC.   O MESTRE NOS CHAMA
1.O Mestre nos chama, devemos seguí-lo; seus passos seguros nos dão direção. Nos vales, nos montes,
caminhos difíceis, Jesus, santo, guia, é luz, proteção. O Mestre nos chama, urgente conclama,
perdidos esperam as novas de amor. Com fé prossigamos, cristãos verdadeiros, falemos a todos de Deus, o Senhor.

2.O Mestre nos chama, devemos ouví-lo, em tempos de lutas e tribulação; com fé e coragem,
guardados estamos; o Espírito Santo dá consolação. O Mestre nos chama, urgente conclama,
seguí-lo devemos em todo o viver. Felizes estamos, alegres levando, mensagem de graça, de paz e poder.
Tema: Vida de Serviço e Recompensa no Reino
Tonalidade... Fá Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC. 90, 283, 486,

486C     OH.   PEDIDOS PERMANENTES DE ORAÇÃO
1.Em oração a igreja está, presente com o Senhor. Com gratidão, unida está, pedindo o seu favor.

2.Por anjos bênçãos entre nós, os que atuantes vão, fazendo a obra com amor, servindo de coração.

3.Por outros anjos entre nós, que deixam de atuar, se voltam pra as razões que tem, perdendo de ganhar.

4.Por esta grande obra que, nós temos a realizar, evangelismo social, no mundo temos que pregar.

5.Por nossa prática e pregação, na Bíblia a se manter, como no tempo foi-se assim, Batistas sempre ser.

6.Por tudo que já planejou, pra nos usar Senhor. Que faças, custe o que custar, na obra, em teu altar.
Hino cantado também com a melodia do CC.143

487A     Cantor Cristão.   PRECIOSO É JESUS
1.Anelo por Cristo, meu Rei Salvador; as honras a Ele darei com louvor,
porque sempre achei nele graça e favor; precioso é Jesus para mim!

CORO. Precioso é Jesus para mim! Precioso é Jesus para mim!
Celeste prazer é Jesus conhecer! Precioso é Jesus para mim!

2.Afável, à porta do meu coração, humilde e mui manso aguardou admissão;
do triste pecado outorgou-me perdão; precioso é Jesus para mim!

3.Firmado em Jesus eu alcanço afinal, futuro de glória na vida eternal;
sem uma desdita, nem nuvem de mal; precioso é Jesus para mim!

4.Na glória, minha alma vai sim desfrutar, e mais com o Amado se identificar;
com todos os salvos servir e adorar; precioso é Jesus para mim!
Tema: Aspiração pelo Céu Eterno
Este hino está recomposto no HCC: 456
Hino com métrica semelhante ao CC. 239, 414, 487, 531, 
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

487B     HCC.   A SEARA É GRANDE
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas suas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos:  
Todos... 2.Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
Tema: Vida de Serviço e Recompensa no Reino
Leitura bíblica : Mt 9.35-38

487C     OH.   CULTO DE ESTUDO DA BÍBLIA
1.Nossa igreja ardente, na presença de Deus, estuda a Palavra, estuda o ensino seu. Queremos o que nos fala,
do jeito que ele nos diz, conforme o que está escrito, com Bíblia, Bíblia entender,
conforme o que está escrito, com Bíblia, Bíblia entender,

CORO.Senhor, buscamos sempre, saber o teu querer, Fugir de todo erro, que muitos querem ser.

2.Todas as terças feiras, deixamos tudo atrás, pra unidos e bem firmes, saber mais do Senhor. Nós cremos que a Palavra,
é toda verdade de Deus, Não temos que termos medo, de questionar o que diz.
Não temos que termos medo, de questionar o que diz.

3.Sempre bem preparados, pra responder até, com mansidão, temor, a razão da nossa fé. Há muitos que nos pedem,
precisam conhecer, Erros que crêem e praticam, são almas a perecer.
Erros que crêem e praticam, são almas a perecer.
Hino cantado também com a melodia do CC.337
1Pedro 3:15

488A     Cantor Cristão.   CADA VEZ MAIS
1.É grato relembrar, que cada dia estou, mais perto do celeste lar, em que morar eu vou.

CORO. Cada vez mais, cada vez mais, perto eu estou do eterno lar, em que morar eu vou.

2.Mais perto estou dos céus, meu lar, meu ideal; mais perto dos amados meus, na casa paternal.

3.Em breve vou partir, para onde não há dor; prazer infindo vou fruir, com Cristo, meu Senhor.

4.Oh! quando ali chegar, serei então feliz! Descanso e paz irei ganhar, naquele bom país.

5.Eu sempre quero estar, ao lado teu, Senhor, até que eu possa descansar, naquele lar de amor.
Tema: Aspiração pelo Céu Eterno
Hino com métrica semelhante ao CC. (3,53), 72, 171, 202, 301, 488, 555, 

488B     HCC.   BRILHA NO MEIO DO TEU VIVER
1.Não somente pra fazer um feito singular, é preciso agir com muito ardor;
mas as coisas mais humildes por executar, deves fazê-las com todo amor.

CORO.Brilha no meio do teu viver. Brilha no meio do teu viver,
pois talvez algum aflito possas socorrer. Brilha no meio do teu viver.

2.Oh, talvez alguma vida possas alegrar, com palavras cheias de calor,
ou quem sabe algumas almas tristes alcançar, com a mensagem do Salvador!

3.Mesmo que agitado seja aqui o teu viver, sê mais firme em tua devoção.
Vê em teu redor que há gente triste a perecer, sem ter certeza da salvação.
Tema: Vida de Serviço e Recompensa no Reino
Tonalidade... Ré Maior
Este hino é rcomposição do CC.417
Hino com métrica semelhante ao HCC. 2, 69, 327, 469, 488, 100, 193, 136,

488C     OH.   NÚCLEOS DE ORAÇÃO E TESTEMUNHO
1.Pelos cantos da cidade, nossa igreja a cultuar. Muitos Núcleos de oração, testemunho a se dar.
Muitos crentes e descrentes, na família ou a visitar, o Senhor está usando, a igreja a pregar.

CORO.Grande Deus, que nos usas, que nos faz bem úteis ser.
Em teu Reino nos envolves, nos levando a obedecer.

2.Em um dia da semana, toda igreja com ardor, deixa tudo e se envolve, nesta obra do Senhor.
Várias casas se transformam, santuários pra adorar, a igreja espalhada, a cidade a cultuar.

3.Perto ou longe não importa, toda a igreja com prazer, todos Núcleos atuantes, o Senhor a merecer.
Nada impede, nossa gente, prioriza o que se faz, para a glória de Jesus, para a glória de Deus-Pai
Hino cantado também com a melodia do CC.439
"Minha Pátria para Cristo, eis a minha petição"

489A     Cantor Cristão.   CÉU PRA MIM
1.Não sei quando Cristo Jesus há de vir, e nem qual o dia em que eu hei de partir; mas eu sei que,
notando o seu rosto luzir, será grande glória pra mim! Será grande glória pra mim! Será grande glória pra mim!
Mas eu sei que, notando o seu rosto luzir, será grande glória pra mim!

2.O canto dos anjos ainda não sei, nem que sinfonias eu lá ouvirei; mas eu sei que
o falar de Jesus, o meu Rei, será sinfonia pra mim! Será sinfonia pra mim! Será sinfonia pra mim!
Mas eu sei que o falar de Jesus, o meu Rei, será sinfonia pra mim!

3.Não sei que morada Jesus me vai dar, e nem qual o nome que eu hei de ganhar; mas eu sei que
o "bem-vindo" dele hei de escutar! Só isso será céu pra mim! Só isso será céu pra mim! Só isso será céu pra mim!
Mas eu sei que o "bem-vindo" dele hei de escutar! Só isso será céu pra mim!
Tema: O Céu antecipado aos Salvos
Hino com métrica semelhante ao CC. 63, 166, 324, 346, 458, 489,

489B     HCC.   O RESULTADO DA NOSSA FÉ
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.
Congregação... 2.Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?
Direção... 3.Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Pastores... 4.Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem. Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril?
Todos... 5.Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tema: Vida de Serviço e Recompensa no Reino
Leitura bíblica : Ef 2.8-10; Tg 2.14-10, 26

489C     OH.   REUNIÃO INTINERANTE DE ORAÇÃO
1.Deus levanta salvos pra sair em oração, e de casa em casa, dão serviço e adoração.
Vão por todo lado, espalhando com amor, confiança e descanso em seu Salvador.

CORO.Abençoa estes teus, faça deles bênçãos, onde forem, ó bom Deus.
Usa a vida e oração, onde forem levem tua proteção.

2.Que o testemunho que eles venham oferecer, sejam baseados só na Bíblia, teu poder.
Que os misticismos, a mentira e o enganar, não procedam, vivam só o que for teu mandar.

3.Nesta obra santa que eles irão a fazer, só a tua vontade eles busquem obter.
Que se escondam bem atrás da tua amarga cruz, sejam submissos, sejam sempre tua luz.
Hino cantado também com a melodia do CC.555