Livro de Cultos 475 a 479

475A     Cantor Cristão.   LUTAR
1.Vamos batalhar, juntos pelejar, todos guerrear, vamos já!
O inimigo que com as hostes vem, tão feroz e mau, quem vencerá?

CORO. Vamos, salvos, vamos já avante, firmes sempre contra Satanás!
Jesus Cristo é nosso Comandante, vai conosco o General capaz.

2.Vamos avançar, sem temor alçar, e fazer brilhar nossa luz!
Trevas vão fugir, glórias hão de vir, venham todos proclamar Jesus!

3.Ó glorioso Pai, o fiel não cai, sempre avante vai, vencedor!
Quando o fim chegar desse batalhar, vem-nos coroar, por teu amor!
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Hino com métrica semelhante ao CC. 91, 226, 471, 475, 564,    
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

475B     HCC.   VEM ME ENSINAR, SENHOR
1.Vem me ensinar, Senhor, a tua santa lei. Os teus preceitos tão fiéis, meus próprios eu farei.
Na senda que eu trilhar, derrama a tua luz. Desejo ter a doce paz, que o teu amor produz.

2.Vem me ensinar, Senhor, pois quero, ó Pai, crescer, contigo o dia todo estar, fazendo o teu querer.
Prepara-me, bom Deus, para eu testemunhar. Aqui e além a Cristo, o Rei, desejo anunciar.

3.Vem me ensinar, Senhor, a espalhar a luz. Que todos, ricos e plebeus, conheçam a Jesus.
Vem avivar em mim, o zelo e o fervor. Que todos venham adorar, a ti, ó Deus de amor.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 45, 195, 475
Hino com métrica semelhante ao CC. 91, 226, 471, 475, 564,   
Hino com métrica semelhante ao HCC.  14, 45, 195, 207, 222, 310, 392, 475, 507, 563,

475C     OH.   MISSÕES MUNICIPAIS
1.Senhor Jesus, o teu mandar, queremos muito obedecer, Teu Evangelho sempre pregar, de tua graça, testemunhar.

2.A pregação do teu amor, vamos fazer, seja onde for, Em nossa terra e com ardor, sob tua bênção, ó Senhor.

3.Igrejas-Filhas a espalhar, ousadas firmes no proclamar, E todo mundo irá saber, que Jesus Cristo, veio salvar.

4.Muitas frentes de pregação, e muitas outras que virão, É Deus chamando a todos nós, com desafios, galardão.

5.Nos dá, Senhor, mais condição, de muito mais poder fazer, Desperta-nos com as nossas mãos, a obedecer, teu querer.
Tema: Vida de evangelismo pessoal – Missões Municipais
Hino cantando também com a melodia do CC.8

476A     Cantor Cristão.   BRILHO CELESTE
1.Peregrinando vou pelos montes, e pelos vales sempre na luz!
Cristo promete nunca deixar-me; "Eis-me convosco," disse Jesus.

CORO. Brilho celeste, brilho celeste! enche a minha alma, a glória de Deus!
Com alegria sigo cantando, canto louvores, indo pra os céus!

2.Sombras à roda, nuvens em cima, o Salvador não hão de ocultar;
Ele é a luz que nunca se apaga, junto a seu lado sempre hei de andar.

3.Vão me guiando raios benditos, que me conduzem para a mansão;
mais e mais perto, o Mestre seguindo, canto louvores da salvação.
Tema: Vida de Peregrinação Cristã
Hino com métrica semelhante ao CC. 256, 476, 498, 506,
Letra de Henry J.Zelley (1859-1942)
Um dia, em 1899, o Pr. George Harrison Cook foi ao Pr. Henry J.Zelley com um pedido. "Meu amigo, quero que me ajude", disse o hinista-compositor, "Deus me deu uma linda melodia, mas não consigo escrever as palavras certas para ela. Posso toca-la para o irmão?" "Claro", foi a resposta de Zelley, "deixe-me ouvi-la". Deste encontro dos dois pastores–hinistas surgiu o feliz e altamente cantável hino Brilho Celeste, que expressa a grande alegria do crente que tem a certeza: "Ele nunca me deixará.Nem sombras nem nuvens podem apagar a sua luz sobre o meu caminho! Meu Salvador me guiará bem de perto em todo o meu caminho para a 'mansão', por isso, 'com alegria sigo cantando, pois Jesus Cristo me satisfaz'." Em 1900, o hino apareceu no hinário Gospel Praises (Louvores Gospel), uma das dezenas de coletâneas de gospel hymns editadas por Kirkpatrick e Gilmour. O estribilho de Brilho Celeste dos anos 1931 a 1981, soava pela rádio cada domingo à tarde em todos os Estados Unidos e alguns outros países. Tornou-se conhecidíssimo e amado, quando Charles E. Fuller, o famoso e profícuo evangelista americano de rádio usou-o, com o seu próprio arranjo, em todos os seus programas de The Old Fashioned Revival Hour (A Hora do Avivamento no Estilo Antigo). A possante voz do barítono do evangelista e da sua congregação de aproximadamente 4.000 pessoas, podiam ser ouvidos do grande auditório de Long Beach, CA. Estas pessoas, como milhões de outros ouvintes, não gostavam de perder esse programa com as mensagens simples do evangelho e as "cartas dos ouvintes que 'Honey', a esposa de Fuller, lia". Isto, e a impressionante música, com Rudy Atwood ao piano e Donald P. Hustad ao órgão, com o famoso quarteto e o coro, tornaram o programa o precursor e modelo para os futuros programas evangelísticos na TV. Foi o instrumento para a salvação para milhares de pessoas. Após a morte do evangelista em 1968, seu filho Daniel, continuou este ministério por mais treze anos. Ele também ensinou e serviu como Reitor no Fuller Theological Seminary (Seminário Teológico Fuller),fundado pelo pai.
O autor de Brilho Celeste, Henry J. Zelley nasceu em Mount Holly, Estado de nova jersey, em 15 de março de 1859. Fez o mestrado em Artes e Doutorado em Filosofia (phD) na Univesidade Taylor em Upland, Estado de Indiana. Estudou Teologia no Seminário Pennington, NJ. Consagrado ao ministério metodista, entrou na Convenção do seu Estado natal, onde serviu, ao longo dos anos em dezenove diferentes igejas. Ativo no trabalho da Conferência dos Estado, serviu em diversas áreas, inclusive na junta do seu Seminário. "Pregador e pastor de grande sucesso, o ministério de Zelley foi marcado de fervor evangelístico. Foi autor de mais de 1.500 poemas, hinos e gospel songs". Este é o único em uso mundial, hoje.
O nome da melodia, SUNLIGHT (Brilho do Sol), às vezes chamda HEAVENLY SUNLYGHT (Brilho Celeste), provém do título do hino no original e do seu tema.
O Pr. George Harrison , convertido aos quatorze anos, desde cedo dedicou-se à música. "Teve uma longa vida de ministério que inclui pregar, cantar tocar, compor, reger coros, organizar bandas e orquestras e treinar gospel singers (cantores de gospel hymns)". Passou seus últimos anos em Ocean Grove, estado de Nova Jersey, onde veio a falecer em 1948.

476B     HCC.   "SEGUIREIS?", PERGUNTA O MESTRE
1."Seguireis", pergunta o Mestre, "o caminho desta cruz?", Respondemos com firmeza; "Seguiremos, sim, Jesus."

CORO.Sim, seguiremos teus passos, Senhor, na vida ou morte, por onde for.
O compromisso contigo, ó Jesus, é sermos fiéis, andando em tua luz.

2."Seguireis?", ainda o Mestre, nos pergunta com dulçor. Novamente asseguramos: "Seguiremos, ó Senhor!"
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Tonalidade... Si Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 64, 97, 104, 148, 174, 196, 318, 337, 346, 347, 372, 373, 404, 435, 440, 448, 451, 452, 459, 476, 536, 581, 583,

476C     OH.   RESPONSABILIDADE SOCIAL

Juntando os escolhidos de Deus, pra fazer uma grande obra. Porta aberta aos filhos de Deus.
Sendo na cidade o melhor pr’as famílias. Fazendo uma grande, diferença real
Promovendo bênçãos sociais. Querendo fazer muito mais. Igreja Batista Central.
Tema: Responsabilidade Social da Igreja
Hino da Igreja para divulgações

477A     Cantor Cristão.   COMO ANDAR
1.Peregrinos, quais estrangeiros, nós seguimos pelo mundo a viajar; aqui há trevas e iniqüidade,
aqui há luta contra a maldade; peregrinos quais estrangeiros, nós seguimos pelo mundo a viajar.

2.Do adversário, aqui é o reino, é com ele que nós temos de lutar. Astucioso, é também malvado,
e nos incita para o pecado. Quais bons servos, quais bons soldados, nosso Rei manda sempre pelejar.

3.E na pátria, para onde vamos, nem ciladas nem contendas haverá: só alegria, só caridade,
e só descanso na santidade. Animosos e esperançosos, nós seguimos pelo mundo a transitar.

4.Quão glorioso o lugar ditoso, onde vamos nós estar com Cristo, o Rei, pra seu semblante na luz fitarmos,
e a presença de Deus ganharmos! Cidadãos, pois, daquela pátria, nós seguimos pelo mundo a caminhar.
Tema: Vida de Peregrinação Cristã
Cantado com a melodia do CC. 477, 483
Hino com métrica semelhante ao CC. 111, 277, 304, (477, 483), 566

477B     HCC.   OS DEZ(ONZE) MANDAMENTOS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito,da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. 
Congregação... 2.Não farás para ti imagem esculpida. 
Homens... 3.Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso. Uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. 
Mulheres... 4.Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão. 
Direção... 5.Lembra-te do dia para o descanso, para o santificar. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia para o descanso, e o santificou. 
Congregação... 6.Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. 
Homens... 7.Não matarás. 
Mulheres... 8.Não adulterarás. 
Homens... 9.Não furtarás. 
Mulheres... 10.Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 
Todos... 11.Não cobiçarás.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Leitura bíblica: Êx 20.1-8, 11-17; neste texto, pelos pontos finais, há onze mandamentos, enquanto em Deuteronômio 5, pelo mesmo critério, Moisés arrumou tudo em dez mandamentos.

477C     OH.   DIA TODO DA IGREJA NO TEMPLO
1.Alegria nos domina quando vamos nos reunir, e na casa do Senhor por todo o dia vamos estar.
Nossos pés dentro das portas, nossas vidas a sorrir, vamos a Deus louvar. (Salmo 122)

CORO.Nossa igreja, o dia todo, fora da tribulação, deixa tudo, todos longe, vem viver comunhão.

2.Nossa alma se agrada com os átrios do Senhor, Vale mais um dia todo neste lugar de oração;
Do que muito tempo em festa a viver outro calor, Queremos estar aqui (Salmo 84)

3.Bem-aventurados somos, por aqui hoje habitar, teu louvor continuado nós iremos ofertar.
Como o pardal e andorinhas nossos ninhos em teu altar, amável é o lugar. (Salmo 84)

4.Neste monte de Sião, na presença do bom Deus, alegria para o mundo, este dia com os seus.
O palácio onde estamos, um refúgio de amor, estamos com o Salvador. (Salmo 48)

5.É a Cidade do Senhor, onde estamos a viver, o Refúgio e Fortaleza, o Socorro viemos ter.
Este rio que nos alegra e nos dá conforto e paz, o Senhor conosco está. (Salmo 46)

6.Nós entramos nesta casa ansiosos para estar, muita sede em nossas almas para Cristo adorar.
Como cervo pelas águas, o Senhor queremos ter, aqui na adoração. (Salmo 42)

7.Pela Graça, o Redentor, nos prepara para estar, em sua tenda, em seu culto, nós podemos habitar
Seu Espírito nos leva, novas criaturas ser, nos faz nunca abalar. (Salmo 15)
Tema: A comunhão fraternal na Igreja: Dia Todo no Templo
Hino cantando também com a melodia do CC.112

478A     Cantor Cristão.   O PEREGINO
1.Eu sou um peregrino, da estrada pouco sei; e dizem que perigos, eu sempre encontrarei,
apertos e trabalhos, penosos para mim; mas quero andar com Cristo, até da vida ao fim.

2.As dores e tristezas, que posso aqui provar, ao meu querido Mestre, eu logo vou contar.
Jesus dará conforto, e cuidará de mim. Se nele vou confiado, até da vida ao fim.

3.Com ele, nunca os males, me poderão vencer; com Ele, nem perigos, precisarei temer;
e mesmo quando a noite, eu enfrentar, no fim, além da morte, a glória, encontrarei, enfim.
Tema: Vida de Peregrinação Cristã
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 45, 122, 147, 153, 163, 177, 260, 381, 421, 432, 440, 442, 444, 478, 505, 523, 536, 569, 570,

478B     HCC.   TUA VOZ ESCUTO A CONVOCAR-ME
1.Tua voz escuto a convocar-me; pronto estou e vou te obedecer.
Nesta senda vou seguir teus passos, mesmo que eu precise padecer.

CORO.O que sou e tudo o que possuo, eu entrego para te servir.
Quero ser um instrumento usado por ti. Senhor, eis-me aqui, eis-me aqui.

2.Minha vida quebra, molda e usa. Quero ser um vaso em tuas mãos.
Que também eu seja como espelho, refletindo sempre o teu padrão.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Tonalidade... Fá Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 215, 248, 330, 350, 446, 478, 595

478C     OH.   COMPROMISSOS COM DEUS
1.Senhor, em tua presença, humildes nos prostramos, a ti oferecemos, o de melhor em nós. Estamos assumindo,
mudanças e melhoras, queremos ti exaltar. Aceita, o que nós juntos, estamos a declarar, não temos outro bem,
do que o coração. Nós a ti ofertamos, nossa consagração, esta é, nossa oração.

2.O que ti oferecemos, diante do altar, será muito difícil, fazer pra te agradar. Teremos que vencer,
a nós e muito mais, mas vamos conseguir. Com tua forte ajuda, nossa dedicação, nada impedirá,
vencer com devoção. É mesmo, o que queremos, mereces por demais, nós vamos conseguir.
Hino cantando também com a melodia do CC.28

479A     Cantor Cristão.   VOU À PÁTRIA
1.Vou à pátria, eu, peregrino, a viver eternamente com Jesus,
que marcava feliz destino, no dia quando por mim morreu na cruz.

CORO. Vou à pátria, eu, peregrino, a viver eternamente com Jesus.
Vou à pátria, eu, peregrino, a viver eternamente com Jesus.

2.Dor e pena, tristeza e morte, nunca mais conseguirão ferir-me lá,
pois Jesus Cristo será meu norte, e ao Deus bendito minha alma louvará.

3.Terra santa, formosa e pura, salvo por Jesus, eu cantarei em ti;
felicidade, paz e doçura, terei na glória! Ah! Quando irei daqui?
Tema: Vida de Peregrinação Cristã
Hino com métrica semelhante ao CC. 81, 355, 393, 479, 517, 

479B     HCC.   RESPONDENDO AO CONVITE DE JESUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram. E, passando mais adiante, viu outros dois irmãos - Tiago (...) e seu irmão João, no barco com seu pai (...) e os chamou. Estes, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Leitura bíblica: Mt 4.19-22

479C     OH.   CAFÉ COM AMIGOS E IRMÃOS
1.Sob a Graça de Deus, reunimos com fé, com amigos, irmãos, num café.
E cantando ao Senhor, conhecemos com amor, muita gente que Deus enviou.

CORO.Esta festa que nós vivemos, é pra glória de Deus entre nós.
Gente amável que convivemos, é pra glória de Deus entre nós.

2.Cada um com seu jeito, o Senhor a nos trazer, nosso Deus sabe bem o que faz
Cada canto que estamos, lugar de oração, ele age como lhe apraz.

3.Num café bem gostoso, fraterno a fartar, estudamos a Bíblia de Deus.
Sua vontade, e planos, o que com cada um, proteger e salvar todos seus.
Hino cantando também com a melodia do CC.31