Livro de Cultos 320 a 324

320A     Cantor Cristão.   ABRIGO FELIZ
1.Abrigado em meu Jesus, há descando e paz. Tenho alívio quando aflito, paz dará se estou contrito,
abrigado em meu Jesus, há descanso e paz. Confiando em seu amor, tenho paz.

CORO. Tenho paz e perdão e prazer, abrigado no Senhor. Tenho paz e perdão e prazer, confiando em seu amor.

2.Garantido por Jesus, há perdão, perdão. Há perdão real, perfeito, e poder pra andar direito;
garantido por Jesus, há perdão, perdão. Confiando em seu amor, há perdão.

3.Trabalhando por Jesus, há prazer, prazer. É prazer contar a história, de Jesus, o Rei da glória;
trabalhando por Jesus, há prazer, prazer. Confiando em seu amor, há prazer.
Tema: Vida de Amparo e Proteção de Deus
Hino com métrica semelhante ao CC. 52, 55, 305, 320, 495, 574, 

320B     HCC.   ESPERANÇA NA TRIBULAÇÃO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus. Gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Todos... 2.O fruto do Espírito é: o amor, a bondade, o gozo, a fidelidade, a paz, a mansidão, a longanimidade, o domínio próprio; a benignidade, contra estas coisas não há lei.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Leitura bíblica: Rm 5.1-5; Gl 5.22, 23

320C     OH.   TU ME SONDAS
1.Senhor Tu me sondas, e me conheces, Sabes quando assento e levanto.
Esquadrinhas meu andar e o meu deitar, Conheces todos os meus caminhos

2.Ainda a palavra não me chegou à boca não, E Tu já conheces Senhor.
Tu me cercas por trás e por diante, E sobre mim põe Tua mão.

3.Sonda-me oh Deus, conhece o meu coração, Prova-me os pensamentos.
Vê se há em mim algum caminho mal, E guia-me pelo caminho eterno.
Tema: Vida guiada por Deus

320D     DC.   CONSTRUINDO PONTES DO CASAL
Tarefas para os maridos... (1)Faça duas listas, por escrito,: uma dos defeitos e outra das virtudes de sua esposa. Dê uma olhada longa e séria em seus defeitos e, jogue fora essa lista. Não volte a esse assunto. Pense somente em suas virtudes. Recorra a essa lista quando estiver furioso, triste ou alegre. (2)Admire sua esposa todos os dias. Diga-lhe sempre alguma coisa gentil, elogie sua aparência – o penteado, o vestido novo, o sorriso, a simpatia, a bondade, o perfume, etc. (3)Comemore os aniversários, não deixe de festejar a data do seu casamento, e não esqueça nunca o dia do aniversário da esposa. Dê-lhe sempre pelo menos uma pequena lembrança. (4)Leve sua esposa para um passeio, de vez em quando, ela está sempre em casa – podem tomar um sorvete, fazer um pequeno lanche, jantar fora, ou mesmo olhar a paisagem, etc. (5)Peça que ela escreva sobre você, as suas maiores qualidades  e fraquezas. Agradeça-lhe pela utilidade da lista. Não se coloque em posição de defesa ao lê-la. (6)Leve flores ou doces para ela, de vez em quando, basta uma unidade, um cartão, uma bijuteria, etc. (7)Abrace e beija sempre que for ou voltar do trabalho, mesmo que haja pessoas por perto. (8)Não a critique junto a pessoas, evite dar foras nela, humilhá-la, principalmente na presença de outras pessoas. (9)Diga a Deus agora, em oração... Senhor Deus, eu me entrego mais ainda a ti, para que me ajudes a fazer minha esposa ainda mais feliz através de minha vida e do relacionamento comigo. Eu quero te glorificar, também, através da alegria que posso proporcionar a ela, como esposo, como amigo, como companheiro, como cúmplice, como irmão na fé, como homem de sua vida. Me ajude a me superar para que tudo isto aconteça para tua glória. Amém.
Tarefas para as esposas... (1)Aceite seu marido como ele é. Faça, por escrito, duas listas: uma de seus defeitos, outra de suas virtudes. Dê uma olhada longa e séria em seus defeitos, e jogue essa lista fora. Não volte a esse assunto. Pense somente em suas virtudes. Recorra a essa lista quando estiver furiosa, triste ou alegre. (2)Admire seu marido todos os dias. Reporte-se à lista de suas virtudes, se precisar de algo para recomeçar. Diga-lhe sempre alguma coisa gentil. (3)Adapte-se à vida de seu marido, ao modo dele viver, a comida que ele gosta e seu estilo de vida. Peça-lhe que escreva as seis mais importantes mudanças que ele gostaria de ver realizada em sua casa. Leia a lista sozinha, reaja sozinha, e decida-se  a colocar em prática tais modificações com um sorriso. Seja uma mulher “Sim-Vamos?” em algum momento do dia. (4)Aprecie o que ele fizer por você. Sinceramente, diga-lhe “obrigada” com atitudes, ações e palavras. Conceda-lhe atenção integral. (5)Peça que escreva sobre você. Suas três maiores qualidades e fraquezas. Agradeça-lhe pela utilidade da lista. Não se coloque em posição de defesa ao lê-la. (6)Faça bilhetinhos carinhosos para ele, ponha na meia dele, no bolso da camisa, do paletó, etc. (7)Leve seu marido ao portão quando sair para o trabalho, quando ele voltar, vá recebê-lo na porta da frente, estando bem arrumada, penteada, perfumada e cativante. Cuide de sua aparência todos os dias. (8)Faça coisas diferentes. Um doce, arrumações na casa, comida, etc. e diga a ele que fez especialmente para ele. (9)Diga a Deus agora, em oração... Senhor Deus, eu me entrego mais ainda a ti, para que me ajudes a fazer meu marido ainda mais feliz através de minha vida e do relacionamento comigo. Eu quero te glorificar, também, através da alegria que posso proporcionar a ele, como esposa, como amiga, como companheira, como cúmplice, como irmã na fé, como mulher de sua vida. Me ajude a me superar para que tudo isto aconteça para tua glória. Amém.

321A     Cantor Cristão.   ABRIGO SEGURO
1.Confio só em ti, Jesus, meu Salvador; em quem, senão em ti, descansarei, Senhor?
É só no teu excelso amor, que tenho abrigo, ó meu Senhor!

2.Eu, pobre escravo fui, mas tu, ó meu Jesus, do jugo que senti, livraste-me na cruz;
e, preso pelo teu amor, agora sirvo a Ti, Senhor!

3.O dia alegre vem, o Amado voltará, e então a vida além minha alma ganhará;
eu com Jesus descansarei, e seu louvor entoarei.
Tema: Vida de Amparo e Proteção de Deus
Cantado com a melodia do CC. 140, 321, 568
Hino com métrica semelhante ao CC.14, 88, (140, 321), 409, 413,

321B     HCC.   CRISTO É NOSSA ESPERANÇA
1.Cristo é nossa esperança, pois nos veio libertar. Seu amor que nos alcança, é sublime e singular.
Jesus Cristo está presente, para as dores minorar, quando sobre nós se lança, dor que aflige, dor sem par.

2.Cristo é nossa alegria; nele temos luz e paz. Mesmo em noite escura e fria, seu amor calor nos traz.
Nossa vida e nossa força, com poder e amor refaz. Ele é nossa alegria, esperança e muito mais.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 17, 47, 60, 165, 191, 214, 288, 321, 419, 466, 490, 537, 542, 593, 603, 612,

321C     OH.   SONDA-ME
1.Sonda-me Senhor e me conheces. Quebranta o meu coração, Transforma-me conforme tua palavra.
E enche-me até que em mim, Se ache só a Ti; Então usa-me Senhor, Usa-me

2.Como um farol que brilha a noite. Como ponte sobre as águas, Como abrigo no deserto.
Como flecha que acerta o alvo. Eu quero ser usado da maneira que te agrada.
Em qualquer hora, em qualquer lugar; Eis aqui a minha vida. Usa-me Senhor. Usa-me 

3.Sonda-me, Quebranta-me, Transforma-me, enche-me, usa-me, Senhor.
Tema: Vida guiada por Deus

321D     DC.   ENSINOS DA DOUTRINA QUE LIBERTA
A sã doutrina produz libertação à igreja...
   1Tm.4:16 – contra heresias que impedem à vida cristã plena;  que levam religiosos a uma vida de medos em geral
   Jo.8:32 – contra heresias que impedem à salvação eterna, levando pessoas a confiarem em suas religiosidades

Ensinos básicos que nos libertam de toda heresia...
   Nos ajudam a identificar as doutrinas heréticas ensinadas por aí, mesmo que ótimas intenções até para agradar Deus
(1)somente a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus, pois nela se revela a respeito de Jesus Cristo, Hb.1:1-2, Jo.5:39
   Liberta da heresia dos escritos, sonhos, revelações e outras coisas que se acredita como inspirados, por muitos.
(2)somente a Fé no sacrifício vicário de Jesus Cristo, por nós, nos dá salvação e certeza dela, Ef.2:8, Jo.10:28
   Liberta da heresia da perda de salvação por falta de merecimentos num ou noutro momento da vida religiosa.
(3)somente a Graça de Deus nos opera a santificação, nos fazendo parecidos com Jesus, Tito 2:11-12
   Liberta da heresia dos rituais e sacrifícios pseudo-espirituais que muitos ensinam para que nos santifiquemos.

(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
(TODOS) Senhor Deus, não nos deixe acomodar diante de tanta gente conhecida ou desconhecida que estão escravizadas pelo pecado, pelas heresias, pelos enganos, pelos medos e pelas mentiras... Faça-nos ousados para pregar este evangelho que liberta, que tira as pessoas do fanatismo, da extravagância, dos mundanismos e das arrogâncias. Dá-nos oportunidade inteligentes para pregar este evangelho a todos que estão ao nosso redor sob o domínio da condenação religiosa e pagã. (TODOS) Usa-nos para levar luz aos corações. Amém.

322A     Cantor Cristão.   CRISTO VALERÁ
1.Oscilando minha fé, Cristo valerá; perseguido, sem mercê, Ele valerá.

CORO. Ele valerá! Ele valerá! Seu amor por mim não muda, sim, me valerá.

2.Salvo inútil eu serei, se me não valer; nem serviço prestarei, sem o seu poder.

3.Com seu sangue me comprou, não me deixará; vida eterna me outorgou; sim, me valerá.
Tema: Vida de Amparo e Proteção de Deus
Hino com métrica semelhante ao CC. 17, 186, 242, 322, 419, 446, 538,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

322B     HCC.   CANTAI DE JÚBILO VÓS, OS RETOS DE CORAÇÃO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Dirigente: Regozijai-vos sempre no Senhor, outra vez digo, regozijai-vos. Congregação: O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida. Dirigente: Alegrai-vos, ó justos, no Senhor, e rendei graças ao seu santo nome. Congregação: Porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam. Em ti confiam os que conhecem o teu nome. Dirigente: Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos; e cantai de júbilo, todos vós que sois retos de coração.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Leitura bíblica: Fp 4.4; Sl 27.1; 97.12; 9.10; 32.11

322C     OH.   DIVINO COMPANHEIRO
1.Divino companheiro no caminho, Tua presença sinto logo ao transitar
E tu dissipaste toda sombra, já tenho luz, a luz bendita do amor.

CORO.Fica Senhor, já se faz tarde, tens meu coração para pousar
Faz em mim morada permanente, fica Senhor, fica Senhor, meu Salvador

2.A sombra da noite já se aproxima, e com ela o tentador vai chegar
Não, não me deixes, só no caminho, ajuda-me, ajuda-me até chegar.
Tema: Vida guiada por Deus
Tonalidade Do

322D     DC.   SALMO 23... DEUS É NOSSO PASTOR
Ele atua em nós através da Graça (plano de salvação)
   Tt.2:11-14 – que nos prepara completos, neste mundo, para a eternidade, para a convivência co sua santidade.
   Hb.13:20-21 – como Deus, nos fazendo o que Ele deseja que sejamos, nos fazendo agradáveis a ele mesmo.
   Ef.5:25-27 – como noivo que prepara a noiva para que seja como ele quer, pagando todo preço em favor disto.

Nosso grande e verdadeiro Pastor espiritual:
   V2 - nos dando todo sustento espiritual e existencial... nos fazendo fortes e robustos em nossas vidas, Mt.6:25-26
   V3 – nos dando conforto, confiança, descanso na vida... nos fazendo muito felizes como suas ovelhas, Sl.37:5,4,7
   V3 – nos  dando direção pelas veredas da vontade de Deus... nos fazendo agradáveis à sua justiça, Ef.5:25-27
   V4 – nos dando proteção contra três males: o pecado Rm.6:14, o maligno 1Jo.5:18, aflições existenciais Jo.16:33
   V5 – nos dando conforto eterno em sua morada... nos fazendo confiantes quanto à nossa eternidade com ele
   V6 – nos dando uma vida eterna... nos fazendo confiantes de quantidade e qualidade de vida na eternidade

(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
(TODOS) Senhor Deus, nós te louvamos por seres o nosso Pastor eterno... pelo sustento espiritual, pelo conforto paternal, pela direção e proteção que nos dás a todo momento em nossas vidas. (TODOS) Te agradecemos isto em nome de Jesus, amém.

323A     Cantor Cristão.   CASTELO FORTE
1.Castelo forte é nosso Deus, espada e bom escudo, com seu poder defende os seus, em todo transe agudo.
Com fúria pertinaz persegue Satanás, com artimanhas tais e astúcias tão cruéis, que iguais não há na terra.

2.A nossa força nada faz, estamos, sim perdidos; mas nosso Deus socorro traz, e somos protegidos.
Defende-nos Jesus, o que venceu na cruz, Senhor dos altos céus e, sendo o próprio Deus, triunfa na batalha.

3.Se nos quisessem devorar, demônios não contados, não nos podiam assustar, nem somos derrotados.
O grande acusador dos servos do Senhorjá condenado está, vencido cairá por uma só palavra.

4.Sim, que a palavra ficará, sabemos com certeza, e nada nos assustará com Cristo por defesa.
Se temos de perder os filhos, bens, mulher, embora a vida vá, por nós Jesus está, e dar-nos-á seu reino.
Tema: Vida de Amparo e Proteção de Deus
Este hino está recomposto no HCC: 406
Hino com métrica semelhante ao CC. 205, 323, 404, 445,

323B     HCC.   EU ALEGRE VOU NA SUA LUZ
1.Perdido, andei, na escuridão, maS Cristo me encontrou, e com a luz do seu amor, as trevas dissipou.

CORO.Eu alegre vou na sua luz, pois Jesus agora me conduz.
Desde que me achou da morte me livrou. Ando sempre alegre, Cristo me salvou.

2.No caso de escurecer, de nuvens todo o céu, Jesus, bendito Salvador, é luz que rasga o véu.

3.Andando estou na luz de Deus, que doce comunhão! Prossigo sempre com vigor, deixando o mundo vão.

4.E face a face então verei, Jesus, o Salvador, o qual a sua vida deu, por mim, um pecador.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.403
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 33, 125, 213, 312, 323, 336, 367, 393, 447, 525, 577,

323C     OH.   SENHOR, TU ÉS
1. Senhor, Tu és, o meu Deus forte, a minha Rocha e a minha Luz. Por isto cada vez que eu olho para Ti...

CORO.Eu sinto uma água viva, que sai de dentro de mim, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia,

2.Senhor, Tu és, a direção, que minha alma tanto anseia ter. Fazendo o teu querer, seguindo tua voz...

3.Senhor, Tu és, o bom caminho, que nesta vida eu tenho a andar. Querendo o meu bem, fazendo em mim teu bem...
Tema: Vida guiada por Deus

323D     DC.   1CORÍNTIOS 15:58... FIRMES E CONSTANTES NO CULTO E NA OBRA É...
(1)sem trocas com Deus, sem medos de castigos e punições de Deus e sem diversões e entretenimentos pessoais.
(2)sem esperar motivações emocionais interiores e exteriores para isto, além do desejo de adorar e servir a Deus
(3)sem esperar motivações modistas que muitos seguem ou circunstanciais que nos leve a fazer tudo isto para Ele
(4)com alegria, prioridade, comprometimento e exaltação a Deus do primeiro ao último momento do que estiver fazendo

(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
(TODOS) Senhor Deus, nós te exaltamos por que teu Espírito Santo habita em nós e nos guia por tua vontade... Por ele estar nos mudando para te agradar. Por ele estar cada vez mais nos fazendo firmes e constantes no teu culto e na tua obra. (TODOS) Obrigado em nome de Jesus. Amém.

324A     Cantor Cristão.   REFÚGIO VERDADEIRO
1.Seguro estou não tenho temor do mal, sim, guardado pela fé em meu Jesus, não posso duvidar
desse amor leal; Ele em seu caminho sempre me conduz. Não me deixará mas me abrigará,
do pecado vil me vem livrar. A sua graça não me recusará; sim, Jesus é quem me pode sustentar.

CORO. No poder de Cristo, o Mestre, minha vida salva está!
Do perigo que cercá-la, Ele poderá livrá-la: seu poder eterno sempre a susterá.

2.Abrigo eterno tenho no Salvador, Ele esconde a minha vida em seu poder; eu recear não
posso do malfeitor, que procura pertinaz me enfraquecer. Confiado, então, nessa proteção,
sigo a Cristo e quero ser fiel, na minha vida cheio de gratidão; sim, a meu Senhor e Rei Emanuel.

3.Perigo algum me pode causar temor, pois meu Salvador não me abandonará; com sua proteção
e com seu amor, dirigindo minha vida Ele estará. Nunca O deixarei, mas fiel serei,
sempre firme, cheio de fervor; a Cristo, Redentor, meu Senhor e Rei, eu me entregarei, firmado em seu amor.
Tema: Vida de Amparo e Proteção de Deus
Hino com métrica semelhante ao CC. 63, 166, 324, 346, 458, 489,

324B     HCC.   PELO VALE ESCURO
1.Pelo vale escuro seguirei, Jesus, mas por ti seguro, vendo a tua luz,
o meu passo incerto tu dirigirás. Ao sentir-te perto, nunca perco a paz.

2.Os espinhos tantos que nos vêm sangrar, são remédios santos para nos curar.
Onde existe a graça do bondoso Deus, tudo o que se passa nos conduz aos céus.

3.Não há dor que seja sem divino fim. Faze, ó Deus que a Igreja compreenda assim
e apesar das trevas possa ver, Senhor, que tu mesmo a levas com imenso amor.

4.Breve a noite desce, noite de Emaús, e meu ser carece de te ver, Jesus;
companheiro, amigo, ao meu lado vem. Fica, ó Deus, comigo, infinito bem!
Tema: Vida de Paz
Tonalidade... Fá Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 99, 109, 324, 426, 434
Hino com métrica semelhante ao HCC.  9, 63, 99, 109, 140, 277, 324, 366, 426, 434, 472,

324C     OH.   TOMA-ME AS MÃOS
1.Vem, Senhor, me guiar, minha fé sustentar. Fraco’estou, débil sou, sem vigor.
Quero’as trevas deixar, quero’a luz alcançar, Pela mão, vem guiar-me Senhor.

2.Se o meu jornadear exigir batalhar. Laços mil, Satanás me armar.
Socorrer-me’óh vem, meu Senhor, Salvador, Pela mão, vem guiar-me ao lar.
Tema: Vida guiada por Deus
Tonalidade:  Ab
Hino cantado também com a melodia do MV.133, CC.301

324D     DC.   MATEUS 6:33, PRIORIDADE NO REINO DE DEUS É TAMBÉM...
(1)serviço com compromisso e adoração 1Co.15:58       (2)Testemunho de salvo morto para o mundo, Gl.2:20
(3)Evangelizar em todo tempo, lugar e jeito, 2Tim.4:2     (4)Comunhão intensa com Deus, família, igreja e amigos
(5)por reconhecimento, gratidão e obediência a Deus     (6)porque é o mínimo que nos resta ser e fazer para Ele

(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
(TODOS) Senhor Deus, nós te glorificamos pelas transformações que tens operado em nossas almas... Te agradecemos por estar nos levando cada vez mais a dar prioridade ao teu Reino, à tua vontade, ao teu querer. (TODOS) Obrigado por estarmos dispostos a pagar qualquer preço, qualquer prejuízo para que isto seja cada vez mais real em nosso lidar contigo. Obrigado em nome de Jesus. Amém.