Livro de Cultos 490 a 494

490A     Cantor Cristão.   COM CRISTO É CÉU
1.Depois que Cristo me salvou, em céu o mundo se tornou; até no meio do sofrer, é céu a Cristo conhecer.

CORO. Oh! Aleluia! Sim, é céu, fruir perdão que concedeu! Em terra ou mar, seja onde for, é céu andar com o Senhor.

2.Pra mim mui longe estava o céu, mas, quando Cristo me valeu, feliz, senti meu coração, entrar no céu da retidão.

3.Bem pouco importa eu ir morar, em alto monte, à beira-mar, em casa ou gruta, boa ou ruim, com Cristo aí é céu pra mim.
Tema: O Céu antecipado aos Salvos
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 22, 58, 87, 125, 128, 134, 182, 232, 297, 341, 353, 359, 424, 490, 492, 501, 503,

490B     HCC.   DEUS NOS CHAMA A SER SEU POVO
1.Deus nos chama a ser seu povo, sua graça a demosntrar; pelo Espírito unidos, esperança ao mundo dar.
Vida nova, pois, vivamos, com fervor e devoção, e mostremos sua glória, com amor e comunhão.

2.Deus nos chama a ser seu povo, servos do Senhor Jesus, obedientes ao mandado, de levar a nossa cruz.
Dediquemos nossas vidas, e talentos ao Senhor, repartindo com os outros, sua graça e seu amor.

3.Deus nos chama a ser povo, seus profetas em ação, a justiça promovendo, combatendo a opressão.
Corajosos, proclamemos, o perdão do Redentor, e, fiéis, obedeçamos, à chamada do Senhor!
Tema: Vida de Serviço e Recompensa no Reino
Tonalidade... Ré Menor
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 17, 47, 60, 165, 191, 214, 288, 321, 419, 466, 490, 537, 542, 593, 603, 612,

490C     OH.   TOQUE, TOQUE, TOQUE
1.Bate, bate e chama, quem será? Bate, bate e chama, quem será? É a voz do tentador, chamando com horror,
chamando as criancinhas para a perdição. Fujamos criancinhas, fujamos criancinhas, o chão é tão lindo,
cheio de pedrinhas. Fujamos criancinhas, fujamos criancinhas, o chão é tão lindo, cheio de pedrinhas.

2.Bate, bate e chama, quem será? Bate, bate e chama, quem será? É a voz do bom Pastor, chamando com amor,
chamando as criancinhas para a salvação. Ouçamos criancinhas, ouçamos criancinhas, o céu é tão lindo,
cheio de estrelinhas. Ouçamos criancinhas, ouçamos criancinhas, o céu é tão lindo, cheio de estrelinhas.
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja

491A     Cantor Cristão.   COMO HÁ DE SER
1.Como há de ser, conclusa a longa lida, finda a peleja da paixão mortal, quando, avistando além da escura vida,
a porta do prazer celestial, dos pés varria a última poeira, do rosto enxuto seu final suor,
deixarmos esta cena passageira, entrando ao santo lar de eterno amor?

2.Como há de ser, nos céus por Deus banhados, dos raios da divina e excelsa luz, oh! que alegria! isentos de pecados,
estarmos nós diante de Jesus! E pela vez primeira em harmonia, com os santos cidadãos dos altos céus,
unindo-nos, sem medo, à companhia, que cerca o trono do supremo Deus?

3.Como há de ser, com sentimento ouvindo, o coro dos remidos do Senhor, as áureas harpas, sempre retinindo,
louvores ao Cordeiro, ao Salvador; e quando, dentro de átrios espaçosos, entoarmos gratos salmos, sem cessar,
e, como incenso, os hinos fervorosos, subirem junto do celeste altar?

4.Como há de ser, quando o Juiz chamar-nos: "Benditos, vinde, para os céus entrai!" E o Salvador dignar-se revelar-nos,
a glória em que Ele habita com o Pai? Ali, não tem, jamais, a morte entrada, nem dor nem pranto estorvam o prazer.
A vista não se ofusca, e em volta nada, pode a ditosa festa entristecer?

5.Como há de ser, quando a pasmosa história, da triste e indigna vida que findou, com lucidez se espelhe na memória,
todo pecado ou mal que então passou, o nosso aprêço de Jesus aumente, e da clemência deste Benfeitor;
e de contínuo a gratidão se alente, por seu insigne e milagroso amor?

6.Como há de ser? Oh! nunca foi pensado, por mente ou coração humano aqui, o bem-estar por Deus determinado,
para os que entrarem com triunfo ali! Avante, irmãos! avante no caminho, que nos conduz à graça tão real!
Se aqui nós temos um quinhão mesquinho, marchamos para a glória divinal.
Tema: O Céu antecipado aos Salvos
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 351, 491, 562
Hino com métrica semelhante ao CC. 156, 351, 448, 491, 562,

491B     HCC.   NO SERVIÇO DO MEU REI
1.No serviço do meu Rei eu sou feliz, satisfeito, abençoado; proclamando do meu Rei a salvação, no serviço do meu Rei.

CORO.No serviço do meu Rei, minha vida empregarei. graça, paz, felicidade, tem quem serve a meu bom Rei.

2.No serviço do meu Rei eu sou feliz, obediente, corajoso; na tristeza ou na alegria sei sorrir, no serviço do meu Rei.

3.No serviço do meu Rei eu sou feliz, jubiloso, consagrado. Ao seu lado desafio todo mal, no serviço do meu Rei.

4.No serviço do meu Rei eu sou feliz, vitorioso, decidido. Quanto tenho, no serviço gastarei, no serviço do meu Rei.
Tema: Vida de Serviço e Recompensa no Reino
Tonalidade... Lá Maior
Este hino é rcomposição do CC.410
Hino com métrica semelhante ao HCC. 233, 1, 436, 256, 295, 491, 35, 482,

491C     OH.   AS CLASSES EBD DA IGREJA
1.Nossa EBD, cada classe em especial, tem beleza sem igual, tem vivido pra o Senhor, vida divinal.
Liderança com ardor, compromisso de amor, toda a igreja nela está, Bíblia a estudar.

2.Pré-Adolescentes, que não mais crianças são, já entendem o coração, entregaram a Cristo sim, são de oração.
Já deixaram para trás, tudo que criança faz, imitando a Jesus, brilham com sua luz.

3.Adolescentes, a primeira classe aqui, preciosos para Deus, que sabe cuidar dos seus, são especiais.
Descobrindo o mundo em si, questionando a vida assim, querem só obedecer, sabem no que crer.

4.Adolescentes, os irmãos com mais razão, mostram mais dedicação, fazem a obra do Senhor, mostram mais amor.
Vão então a descobrir, vão com garra a enfrentar, esta vida que estão, com muita emoção.

5.Nossos jovens um, alegria em todos nós, bons exemplos de cristãos, são a nossa gratidão, servos de Jesus.
Descobrindo o que fazer, entendendo o que é viver, são as jóias do Senhor, marcas de amor.

6.Nossos jovens dois, tão maduros e leais, compassivos muito mais, sabem agradar a Deus, sabem ser dos seus.
Já se descobriram até, vencem a vida com sua fé, sabem o que querem então, vivem solução.

7.Os Casados um, já desfrutam com fervor, suas vidas com o Senhor, filhos novos pra cuidar, em Jesus criar.
Sabem até se superar, pra na igreja atuar, e com garra bem servir, sempre a sorrir.

8.Os Casados dois, outras bênçãos entre nós, vivem a vida a desfrutar, sabem os filhos ajudar, são determinados.
Se convencem a agir, para o Reino a servir, com amor se dão demais, gozam santa paz.

9.Os Casados três, mais vividos como são, sabem tudo de oração, de como servir a Deus, junto com os seus.
Já desfrutam o viver, sabem como proceder, seus filhos aconselhar, Deus pode contar.

10. Os casados quatro, os irmãos mais paternais, conselheiros conjugais, animados bem demais, são especiais.
Sabem a vida desfrutar, seus filhos acompanhar, na igreja bênção são, com dedicação.

11.Nossa EBD, um grandioso hospital, um lugar celestial, onde Deus usa os seus, outros ajudar.
Os que salvos já estão, batizados como são, prontos para obedecer, fazem com prazer.
Hino cantado também com a melodia do CC.186

492A     Cantor Cristão.   MEU CANTO CELESTIAL
1.Já muitas vezes eu pensei, qual há de ser o canto meu; indo eu saudar Jesus, meu Rei, quando eu chegar ali no céu.
Oh! que alegria a desfrutar, assim que o seu "benvindo" ouvir! Que canto alegre há de emanar, do impulso que eu então sentir!

CORO. Ali, eu cantarei do amor, de meu Jesus, o qual sofreu, por mim, tão grande pecador, a quem a vida concedeu.

2.E quando, enfim, eu penetrar, no céu de eterno amor e luz, os anjos vão preludiar, o meu cantar ao bom Jesus.
Quando eu, feliz, me apresentar, seu rosto eu hei de ver então, e ecoará o meu cantar, de um salvo e puro coração.

3.Oh! quão mavioso ali será, meu canto! Sim, meu coração, transbordará, exultará, por ter completa salvação!
Encontrarei palavras que, explimam minha dita ali? Ser dos remidos! Oh! eu sei, que nunca tal eu mereci!
Tema: O Céu antecipado aos Salvos
Pode ser cantando com a melodia do... CC. 22, 58, 87, 125, 128, 134, 182, 232, 297, 341, 353, 359, 424, 490, 492, 501, 503,

492B     HCC.   MÃOS AO TRABALHO
1.Mãos ao trabalho, crentes, com incessante ardor; vamos, enquanto temos, nossa vida em flor.
Vamos, enquanto é dia, com força trabalhar, pois, quando chega a noite, já não há lidar.

2.Mãos ao trabalho, crentes, antes que fuja a luz; temos agora tempo, de servir Jesus.
Vamos à sua causa, hoje nos dedicar, pois, quando chega a noite, já não há lidar.

3.Mãos ao trabalho, crentes, vem já o anoitecer; firmes, enquanto a morte, não nos abater.
Vamos, irmãos, à obra, por Cristo trabalhar, pois, quando chega a noite, vamos descansar.
Tema: Vida de Serviço e Recompensa no Reino
Tonalidade... Fá Maior
Este hino é rcomposição do CC.419
Hino com métrica semelhante ao HCC.  10, 112, 132, 230, 293, 460,  465, 492, 596,

492C     OH.   O NOIVADO CRISTÃO
1.Na presença do Senhor, dois seus filhos vêm estar, confiantes no amor, que Deus quer lhes ofertar.

CORO.Ó Senhor, abençoai, os teus filhos, que guiais. Querem tua direção, te servir com o coração.

2.Superaram o namoro, se preparam pra casar, já planejam o futuro, querem tua voz honrar.

3.Os anseios de casados, já lhes cobram atenção, te agradar nestas esperas, é a grande devoção.

4.Que a igreja e o teu Reino, contribuam com os dois, ajudando no que podem, e assim os abençoe.
Hino cantado também com a melodia do CC.307

493A     Cantor Cristão.   NO PARAÍSO
1.No paraíso do cristão, prazeres santos há; e muitos meus queridos lá estão, os quais me esperam já.

CORO. Esperam lá, esperam lá, meus queridos lá no céu me esperam já;
Esperam lá, esperam lá, meus queridos lá no céu me esperam já.

2.Às portas de Jerusalém, meu Salvador está; seus ternos braços sempre abertos tem, os quais me esperam lá.

3.Coroa linda eu lá terei, que nunca murchará, a qual do meu Senhor receberei, e que me espera lá.

4.Naquele belo e doce lar, meu coração já está. Oh! como almejo os rostos contemplar, dos que me esperam lá!
Tema: Os Remidos no Céu Eterno
Hino com métrica semelhante ao CC. 192,  397, 467, 480, 493,
Letra de João Dieners (1889-1963) (Sua história está no hino 259A)

493B     HCC.   OS SEUS INTENTOS CUMPRE DEUS
1.Os seus intentos cumpre Deus, no decorrer dos anos. Ele executa o seu querer
de acordo com seus planos, pois aproxima-se o final. Bem perto o dia vem,
quando a glória de Deus há de o mundo inundar, como as águas cobrem o mar.

2.Desde o distante Norte ou Sul, em todos os recantos, sai a mensagem do Senhor
da boca dos seus santos. Nações e povos, atendei, o seu apelo ouvi,
para a glória de Deus vir o mundo inundar, como as águas cobrem o mar.

3.Com a bandeira de Jesus, unidos caminhemos; seu evangelho, a salvação,
ao mundo anunciemos. Contra o pecado e todo mal, lutemos com vigor,
para a glória de Deus vir o mundo inundar, como as águas cobrem o mar.

4.Nosso trabalho vão será, se Deus não for presente. Os frutos vão aparecer
um dia, certamente, pois aproxima-se o final. Bem perto o dia vem,
quando a glória de Deus há de o mundo inundar, como as águas cobrem o mar.
Tema: Vida de Serviço e Recompensa no Reino
Tonalidade... Lá Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 493, 494
Hino com métrica semelhante ao HCC. 406, 513, 107, 493, 494, 199, 15, 274, 271, 89,

493C     OH.   NOVOS IRMÃOS NA EBD
1.Seja bem vindo irmã(o), na Classe EBD, o Senhor Deus stá trazendo, filho(a)s como você.
Anjos que vão se somando, vindo juntar-se a nós, para melhor o servirmos, vai nos auxiliar.

2.Se Deus está lhe trazendo, é que ajudarás, nossa igreja ser bênção, que lhe satisfará.
O menos anjo conosco, ainda assim será, bênção, instrumento divino, vai muito lhe ajudar.

3.Gratos nós somos com Cristo, por lhe trazer aqui, nossa família celeste, ama quem vem assim.
Nosso abraço é aberto, vamos lhe cativar, nosso sorriso espontâneo, vai muito conquistar.
Tema: A comunhão fraternal na Igreja: recepção a visitantes
Hino cantado também com a melodia do CC.386

494A     Cantor Cristão.   ALÉM
1.Uma cidade mui feliz existe, além das brumas e da cerração;
somente as almas por Jesus remidas, com regozijo ali penetrarão.

CORO. Da nossa vista além, além, do mundo e dos gemidos, eis a morada que Deus tem, pra todos os remidos!

2.Habitação no céu receberemos, que para nós Jesus já preparou;
lá resplandece a luz, a glória, a vida; lá, cantam hinos a quem nos salvou.

3.Doridas almas de aflições terrenas, ao céu de luz o vosso olhar erguei;
deixai o mundo que vos turba a calma, e, enfim, ao lar do céu vos recolhei.
Tema: Os Remidos no Céu Eterno
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 7, 343, 437, 443, 464, 494

494B     HCC.   OS SEUS INTENTOS CUMPRE DEUS
1.Os seus intentos cumpre Deus, no decorrer dos anos. Ele executa o seu querer
de acordo com seus planos, pois aproxima-se o final. Bem perto o dia vem,
quando a glória de Deus há de o mundo inundar, como as águas cobrem o mar.

2.Desde o distante Norte ou Sul, em todos os recantos, sai a mensagem do Senhor
da boca dos seus santos. Nações e povos, atendei, o seu apelo ouvi,
para a glória de Deus vir o mundo inundar, como as águas cobrem o mar.

3.Com a bandeira de Jesus, unidos caminhemos; seu evangelho, a salvação,
ao mundo anunciemos. Contra o pecado e todo mal, lutemos com vigor,
para a glória de Deus vir o mundo inundar, como as águas cobrem o mar.

4.Nosso trabalho vão será, se Deus não for presente. Os frutos vão aparecer
um dia, certamente, pois aproxima-se o final. Bem perto o dia vem,
quando a glória de Deus há de o mundo inundar, como as águas cobrem o mar.
Tema: Vida de Serviço e Recompensa no Reino
Tonalidade... Fá Menor
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 493, 494
Hino com métrica semelhante ao HCC. 406, 513, 107, 493, 494, 199, 15, 274, 271, 89,

494C     OH.   VISITANTES TRAZIDOS POR DEUS
1.O bom Senhor, nos trouxe aqui, conosco trouxe, outros irmãos, e neste culto ele está, a nos falar do seu amor.
Bem vindos ó irmãos, conosco a cultuar, nós vamos dar as mãos, o abraço vamos dar,
Pedimos ao Senhor, que queira lhe trazer, pra juntos com vontade, seu Reino obedecer.

2.O coração, do bom Senhor, nos trouxe para cultuar, trouxe também, outros irmãos, e nos alegra o coração.
Bem vindos, ó irmãos, Jesus lhe trouxe aqui, nos deu contemplação, e faz o seu querer
Tomara que o Senhor, lhe queira entre nós, fazendo esta igreja, mais bênção em seu amor.

3.Com seu amor, a nos guiar, o bom Senhor, nos fez chegar, Junto conosco, outros irmãos, a este culto, em devoção.
Bem vindos ó irmãos, que estão conosco aqui, que muito nos alegram, muito dão de si.
Oramos ao Senhor, lhes tragam a esta grei, pra muito bom serviço, a Jesus o nosso Rei.
Tema: A comunhão fraternal na Igreja: recepção a visitantes
Hino cantado também com a melodia do CC.426