Livro de Cultos 355 a 359

355A     Cantor Cristão.   LUZ BENIGNA
1.Na escuridão, oh! brilha, meiga luz! Guiar-me vem! Na negra noite brilha, e me conduz:
guiar-me vem! Não peço luz a fim de longe ver: somente luz em cada passo ter.

2.Em outro tempo não queria luz pra me guiar; não quis seguir, o que me impõe a cruz:
quis vacilar. Sem luz eu não desejo mais andar; oh! vem, Senhor; oh! vem meus pés guiar!

3.Guardou-me até aqui o teu poder, e guardará. Teu braço, vai-me ainda defender,
e guiará. E finda minha vida terreal, irei morar no lar celestial.
Tema: Vida Guiada por Deus
Hino com métrica semelhante ao CC. 81, 355, 393, 479, 517, 

355B     HCC.   AFLITO? POR QUE AFLITO?
1.Aflito? Por que aflito? Cansado? Por que cansado? Ninguém escuta teu grito? Ninguém te tem escutado?

CORO.Descansa em Deus o cuidado, põe nele tua esperança, e vai dormir descansado,
como dorme uma criança, como dorme uma criança.

2.Sozinho? Por que sozinho? Oprimido? E abandonado? Ninguém te mostra carinho? Ninguém te tem amparado?

3.Perdido? Por que perdido? Abatido e perturbado, mais cansado que oprimido, tão oprimido e cansado?
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Tonalidade... Lá Menor

355C     OH.   AINDA QUE EU FALE
1.Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos,
Mas se eu não tiver amor serei como um metal ou um címbalo que retine.

CORO.Nada serei, sim, nada serei se eu não tiver amor.

2.Ainda que eu tenha o dom de profetizar, E conheça todos os mistérios, toda a ciência,
Ainda que eu tenha tamanha fé que transporte os montes
Tema: Vida de testemunho cristão
I Coríntios 13

355D     DC.   RESPONSO CONGREGACIONAL  8
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Reconhecemos que o Senhor tem nos usado para a pregação e divulgação de sua mensagem Salvadora. Reconhecemos que Ele tem usado tudo que somos e tudo que temos para que o Evangelho de Jesus Cristo seja pregado todo o tempo. Que Ele tem usado nossa fidelidade, nossa lealdade, nossa dedicação, para que mais gente tenha acesso a este amor especial que Ele tem para com a humanidade. Reconhecemos que cada dízimo que devolvemos, cada oferta que entregamos, cada serviço que dedicamos, cada momento que participamos da Igreja, do Reino e da Obra, é o mínimo que oferecemos pelo muito que Ele já tem feito conosco e através de todos nós.... EM ATITUDE SUBMISSA DE ORAÇÃO... Ó Deus, continua nos dando novas oportunidades para que cada vez mais, estejamos bem parecidos com o que Tu pretendes para nossa vida, nosso tempo e nossa existência. Continua nos amando e nos transformando nos santos dedicados que Tu queres que sejamos até o fim de nossa vida neste mundo.. Amém...

356A     Cantor Cristão.   JESUS COMO GUIA
1.Meu Jesus me guia sempre. Que mais posso desejar? Duvidar do meu Amado?
Do meu Deus desconfiar? Paz perfeita, graça infinda tenho, e sua proteção; pois eu sei que
por mim vela, seu bondoso coração. Pois eu sei que por mim vela, seu bondoso coração.

2.Meu Jesus me guia sempre, ensinando-me a viver, concedendo graça e força,
para me desenvolver. Perecer jamais eu posso, pois quem pode resistir, ao Deus forte,
Pai eterno, que minha alma quis remir? Ao Deus forte, Pai eterno, que minha alma quis remir?

3.Meu Jesus me guia sempre, pelo seu tão terno amor! Vida santa, glória eterna,
me garante o Salvador. Oh! mui breve vem o dia, o da grande redenção, quando salva,
transformada, há de ser a criação! Quando salva, transformada, há de ser a criação!
Tema: Vida Guiada por Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 356, 515
Letra: Fanny Jane Crosby (1820 1915) (sua história está no hino 15A)
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

356B     HCC.   MEU SENHOR DE TUDO SABE
1.Meu Senhor de tudo sabe, certamente sim. Sua graça imensurável, me protege a mim.
Tudo quanto Deus permite, pra meu bem será; ao sentir-me vacilante, forças Deus dará.

2.Sei que Deus o meu futuro, tem na sua mão. Seus cuidados e ternura, incontáveis são.
Mesmo que eu na vida encontre, provação e dor, por detrás das negras nuvens, brilha o seu amor.

3.Gosto de contar-lhe tudo, quanto sofro aqui. Sou seu filho pela graça, nele renasci.
Sei que sua providência, há de me valer, e eu o louvarei por tudo, que me acontecer.
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Tonalidade... Dó Menor
Este hino é rcomposição do CC.332
Hino com métrica semelhante ao HCC.  190, 206, 205, 356, 162,

356C     OH.   PECADOR EU FUI
1. Pecador outrora, fui, porém,    Graça eu encontrei em Jesus.
Deu-me prontamente Seu perdão,  Deu-me vida, paz e luz.

CORO: Há um novo nome lá na glória: É o meu, sim, é o meu! Santos anjos cantam essa história: O pródigo volveu! 
Há um novo nome lá na glória: É o meu, sim, é o meu!  Pois fui perdoado, levado sou ao Céu;  E lá morar eu vou.

2. Junto à cruz prostrei-me com temor, Ao sentir-me um vil pecador.
Mas o Céu abriu-se e então eu vi,  O meu nome escrito ali!

3. Glória, aleluia, salvo estou! Foi Seu sangue que me livrou!
Pela eterna graça, louvo a Deus! Para o lar celeste vou!
Tema: Vida de testemunho cristão

356D     DC.   RESPONSO CONGREGACIONAL  9
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Reconhecemos que somos muito acomodados, muito indiferentes ao desejo de Deus em salvar o maior número de pessoas. Reconhecemos que temos perdido muitas ótimas oportunidades de pregar o evangelho de salvação. Reconhecemos que muita gente tem ido para o inferno, por causa do nosso silêncio, por causa de nossa indiferença. Com isto, Deus tem perdido muitas almas, tem deixado de ter muitas festas espirituais no céu, por pessoas arrependidas e convertidas pelo Seu Espírito Santo.... EM ATITUDE SUBMISSA DE ORAÇÃO... Senhor, na verdade, não queremos isto, não queremos ser motivo de tuas tristezas... o que queremos é Te dar muitas alegrias. Senhor, nos livra do dinhiero, das pessoas, do trabalho e até da saúde, de tudo que tem impedido que assim sejamos para a Tua glória, neste mundo e em toda eternidade. Amém

357A     Cantor Cristão.   GUIA-ME
1.Guia-me, meu Salvador, sempre me conduz, Senhor; certo, firme e forte estou, pois, contigo andando vou.

CORO. Guia, guia, sempre guia, Salvador; com ternura, com amor, guia-me, meu Redentor.

2.Confiado sempre em Ti, bom auxílio consegui. Oh! dirige-me, Senhor, neste mundo enganador!

3.Tu me guiarás a mim, té chegar da vida o fim, para a terra do fulgor, na presença do Senhor.
Tema: Vida Guiada por Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 164, 169, 268, 357, 542,

357B     HCC.   O SEGREDO DO VIVER
1.Quando me cercar o mal, ao rugir o temporal, em Jesus vou confiar, pois jamais irá falhar.

CORO.O segredo do viver, o segredo do vencer, é em Cristo confiar, pois jamais irá falhar.

2.Quando a dor ou aflição, perturbar meu coração, é preciso confiar, e a Jesus tudo entregar.

3.Quando fraco me sentir, quando o mundo me oprimir, e pesar a minha cruz, "Crê somente!", diz Jesus.

4.Quer nas trevas, quer na luz, sempre perto está Jesus, perto e pronto pra salvar, quem somente confiar.
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.330
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 46, 173, 246, 357, 364
Hino com métrica semelhante ao HCC.  46, 508, 217, 247, 146, 439, 135, 173, 246, 364, 357, 607, 516, 334, 598, 210,

357C     OH.   A MELHOR ORAÇÃO
1.A melhor oração é o amar, a melhor oração é o amar,
Se não podes amar, tu precisas orar, a melhor oração é o amar.

2.A melhor oração é o perdão, a melhor oração é o perdão
Se não sabes perdoar, tu precisas orar, a melhor oração é o perdão

3.Todos frutos do Espírito Santo, todo salvo tem muito a viver
Se não vive os tais, tu não tens conversão, tu precisas é de salvação.
Tema: Vida de testemunho cristão

357D     DC.   RESPONSO CONGREGACIONAL  10
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
EM ATITUDE SUBMISSA DE ORAÇÃO... Senhor Deus...Entre as pessoas que trouxestes ao culto desta noite, existem aquelas que precisam de uma consagração pessoal, precisam manter suas almas, suas mentes, seus olhos, suas bocas, seus ouvidos limpos de pecados; existem aqueles que precisam assumir maior comunhão contigo, com o culto doméstico, com a Bíblia, com a oração no cotidiano dos dias que Tu tens dado a eles; existem aqueles que precisam assumir bom testemunho cristão na igreja, na família, no trabalho, na escola, entre os amigos, e todos os lugares que sempre estão; existem aqueles que são crentes, mas tem negligenciado a Tua obra, a Tua Igreja, o Teu culto, tem trocado o domingo por atividades que não são para Tua glória; existem aqueles que são crentes, mas têm ficado afastados do Teu Reino e da Tua Igreja, vivem como se não fossem Teus filhos amados e guiados pelos Espírito Santo.  existem aqueles, neste lugar, em nosso culto, que ainda não são crentes, que amam a Jesus, temem o Teu Nome, mas ainda não se entregaram para a nova vida comprometida com Teu Filho Jesus Cristo. Senhor Deus, agora, neste momento, toca no coração de cada um de Teus filhos, neste lugar; faz um milagre em cada um de nós; muda a nossa alma; não deixe que saiamos daqui sem assumirmos as mudanças que Tu queres que cada um de nós assumamos para a Tua glória em nossas vidas. Faz a Tua obra, Senhor.. Em nome de Jesus, Amém.

358A     Cantor Cristão.   NÃO HÁ PERIGO
1.Muitos falam dos perigos, do caminho em que estou; mas não vêem a luz que brilha, ao redor, por onde vou.

CORO. Meu Jesus, me guia os passos, e já veio em mim morar; neste mundo perigoso, só por mim não posso andar.

2.Falam mais de desenganos, e de dura provação; mas Jesus me ampara sempre, e me dá consolação.

3.Sei que meu amor é fraco, e propendo pra pecar; mas, com seu divino auxílio, hei de sempre triunfar.
Tema: Vida Guiada por Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 32, 44, 49, 66, 68, 69, 75, 96, 100, 107, 132, 133, 138, 155, 165, 167, 221, 229, 258, 264, 265, 279, 312, 315, 358, 406, 408, 459, 496, 553, 558,

358B     HCC.   Ó CRISTO, PÃO DA VIDA
1.Ó Cristo, pão da vida, descido lá do céu, ó pão de nossas almas, que o Pai de amor nos deu!
Em ti nos alegramos, vivendo mesmo aqui, do alento e da ternura, que achamos sempre em ti.

2.Da santa e terna vida, da qual tu és autor, sustento e fortaleza, és tu também, Senhor.
Sem teu constante amparo, ficamos sem poder. De ti, nosso alimento, queremos nós viver.

3.Ó Cristo, pão da vida, a ti louvamos nós, e ao Pai também erguemos, a nossa alegre voz.
Agradecemos sempre, eterno Redentor, a tua graça e vida, e teu imenso amor.
Tema: Vida de Certeza e Segurança em Deus
Tonalidade... Sol Menor
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 27, 30, 123, 130, 134, 138, 166, 358, 362, 382, 431, 504, 512, 540, 557, 566, 579,

358C     OH.   PODE O MUNDO VER CRISTO EM TI?
1.Vencido o tirano e a morte também, liberto já sou por Jesus.
Mas ele voltou para a glória de além, e o mundo ficou sem a luz.

CORO.Pode o mundo ver Cristo em ti? Pode o mundo ver Cristo em ti?
Perdido e coberto de trevas, pode o mundo ver Cristo em ti?

2.A lua ilumina a noite no céu, do sol refletindo essa luz
O mundo está sempre coberto dum véu, e em nós é mister ver Jesus.

3.O farol não clareia, se sujo estiver, se a fumaça seu brilho embaçar.
E como este mundo a Jesus há dever, se o pecado essa luz ocultar?

4. Na rosa se vê o poder do Senhor, seu cheiro perfuma o jardim
Jesus, como rosa, é a mais bela flor, em mim será visto, e em ti?
Tema: Vida de testemunho cristão
Tonalidade A

358D     DC.   RESPONSO CONGREGACIONAL  11
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
EM ATITUDE SUBMISSA DE ORAÇÃO... Senhor Deus...Entre as muitas pessoas que mandastes ao culto desta noite, existem aqueles que estão vivendo um namoro ou um noivado fora da Tua presença, fora da Tua proteção, fora da Tua direção espiritual nos sentimentos e atitudes tomadas; existem aqueles que estão precisando reassumir os compromissos conjugais; reassumir o desejo espiritual de buscar a felicidade do cônjuge que Tu destes a eles; existem os que estão precisando refazer contigo, as obrigações familiares, como pais, como filhos, como irmãos, como casados, como parentes, para Tua glória em cada família. existem aqueles que são crentes, mas tem negligenciado a Tua obra, a Tua Igreja, o Teu culto, tem trocado o domingo por atividades que não são para Tua glória; existem aqueles que são crentes, mas têm ficado afastados do Teu Reino e da Tua Igreja, vivem como se não fossem Teus filhos amados e guiados pelos Espírito Santo. existem aqueles, neste lugar, em nosso culto, que ainda não são crentes, que amam a Jesus, temem o Teu Nome, mas ainda não se entregaram para a nova vida comprometida com Teu Filho Jesus Cristo. Senhor Deus, agora, neste momento, toca no coração de cada um de Teus filhos, neste lugar; faz um milagre em cada um de nós; muda a nossa alma; não deixe que saiamos daqui sem assumirmos as mudanças que Tu queres que cada um de nós assumamos para a Tua glória em nossas vidas. Faz a Tua obra, Senhor.. Em nome de Jesus, Amém.

359A     Cantor Cristão.   JESUS COMO GUIA
1.Jesus me guia, que prazer! Palavra de consolação. Em todo transe em que estiver, me guia sempre a sua mão.

CORO. Jesus me guia, que prazer! É sua mão que me conduz. Em cada passo que é mister, que me dirija meu Jesus.

2.Às vezes, quando em aflições, no meio de perigo e dor, por água mansa ou bravo mar, me guia a mão do meu Senhor.

3.Ajuda-me a não murmurar, qualquer que for a condição; contente vou, pois guiarás, por tua mui bondosa mão.

4.E quando a morte a mim viver, e a minha vida aqui ceifar, por Ti guardado, meu Senhor, contigo espero então morar.
Tema: Vida Guiada por Deus
Este hino está recomposto no HCC: 181
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 22, 58, 87, 125, 128, 134, 182, 232, 297, 341, 353, 359, 424, 490, 492, 501, 503,

359B     HCC.   DESEJO DO CONHECIMENTO DE CRISTO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.O que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; Todos... 2.pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé.
Tema: Vida Aspiração Cristã
Leitura bíblica: Fp 3.7-9

359C     OH.   QUERO SER UM CRISTÃO
1.Quero ó Deus, ser um cristão, de coração, de coração! Quero ó Deus, ser um cristão,
de coração. De coração, de coração, Quero ó Deus ser um cristão, de coração.

2.Quero ó Deus, ser mais amável, de coração, de coração! Quero ó Deus, ser mais amável,
de coração. De coração, de coração, Quero ó Deus ser mais amável, de coração.

3.Quero ó Deus, ser mais humilde, de coração, de coração! Quero ó Deus, ser mais humilde,
de coração. De coração, de coração, Quero ó Deus ser mais humilde, de coração.

4.Quero parecer com Cristo, de coração, de coração! Quero parecer com Cristo,
de coração. De coração, de coração, Quero parecer com Cristo, de coração.
Tema: Vida de testemunho cristão
Tonalidade:  Eb

359D     DC.   RESPONSO CONGREGACIONAL  12
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
EM ATITUDE SUBMISSA DE ORAÇÃO... Senhor Deus...Entre as muitas pessoas que mandastes ao culto desta noite, existem aqueles que precisam assumir atitudes cristãs diante das adversidades, diante de inimigos que surgem, diante dos problemas, diante dos sofrimentos; existem aqueles que precisam assumir  a Tua ordem de serem ganhadores de almas, proclamadores do Teu amor, pregadores da Tua salvação; instrumentos Teus para alcançar amigos, vizinhos, colegas, parentes, conhecidos e desconhecidos que surgem em todo o tempo, em cada dia; existem  aqueles que precisam assumir o sustento missionário com suas orações e ofertas;  sustentadores de missões em nossa cidade, na Bahia, no Brasil e no mundo; existem aqueles que são crentes, mas tem negligenciado a Tua obra, a Tua Igreja, o Teu culto, tem trocado o domingo por atividades que não são para Tua glória; existem aqueles que são crentes, mas têm ficado afastados do Teu Reino e da Tua Igreja, vivem como se não fossem Teus filhos amados e guiados pelos Espírito Santo. existem aqueles, neste lugar, em nosso culto, que ainda não são crentes, que amam a Jesus, temem o Teu Nome, mas ainda não se entregaram para a nova vida comprometida com Teu Filho Jesus Cristo. Senhor Deus, agora, neste momento, toca no coração de cada um de Teus filhos, neste lugar; faz um milagre em cada um de nós; muda a nossa alma; não deixe que saiamos daqui sem assumirmos as mudanças que Tu queres que cada um de nós assumamos para a Tua glória em nossas vidas. Faz a Tua obra, Senhor.. Em nome de Jesus, Amém.