Livro de Cultos 190 a 194

190A     Cantor Cristão.   PARA SALVAR-TE
1.Veio Jesus a este mundo vil para buscar-te a ti;  foi rejeitado por gente hostil, para salvar-te a ti.
Glórias ali no céu deixou, ingratidão no mundo achou, tudo ele fez porque te amou, para salvar-te a ti.

CORO. Glória, glória, demos ao Salvador! Glória, glória, por seu tão grande amor!
Glória, glória! Temos a paz com Deus! Glória, glória, vamos cantar nos céus!

2.O teu castigo Jesus levou para salvar-te a ti; tudo na cruz ele consumou para remir-te a ti.
Quem dentre os homens compreendeu, todas as dores que sofreu, a condição em que morreu para salvar-te a ti?

3.Tudo isto Deus fêz em teu favor para salvar-te a ti; chama-te agora com terno amor para perdoar-te a ti.
Deves chegar em contrição tendo certeza do perdão; Cristo te estende a sua mão para salvar-te a ti.

4.Oh! que alegria, que graça e paz ter salvação de Deus, e nova vida que satisfaz a alma que busca os céus!
Livre das culpas do pecar, longe da dor e do chorar, tendo certeza de ganhar a redenção de Deus!
Tema: Mensagem Salvadora do Evangelho
Este hino está recomposto no HCC: 114
Hino com métrica semelhante ao CC.79, 97, 190, 384, 451,  

190B     HCC.   POR MEUS PECADOS PADECEU
1.Por meus pecados padeceu, Jesus, que é vida e luz. Ele o castigo meu sofreu, na ensangüentada cruz.

2.Jamais terei tão fraca a voz, que hesite em confessar, a quem, com morte tão atroz, minha alma quis salvar.

3.Pois eu desejo aqui cantar, ao grande Salvador. E, quando for no céu morar, louva-lo-ei melhor.

4.Oh, faz-me forte em confessar, a ti, Jesus, Senhor! Oh, faz-me pronto a confiar, em teu excelso amor!
Tema: Jesus é nosso Redentor
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.119
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 38, 72, 82, 120, 187, 190, 290, 304, 314, 316, 339, 437, 510, 515, 524, 567,
Hino com métrica semelhante ao HCC.  190, 206, 205, 356, 162,

190C     OH.   ALÔ, ALÔ
Alô! Alô! Aqui estamos nós! Alô, alô! Pra ouvir de Cristo a voz. Quietinhos vamos pois ficar,
E a bíblia estudar E aprender a Jesus amar!
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja

190D     DC.   CERTEZA E SEGURANÇA ETERNA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
(CANTANDO hino CC.376) Livres do mêdo temos ficado, Cristo morreu, por nosso pecado. Eis o resgate: o pacto se fêz; fomos remidos de uma vez! De uma vez! Sim, acreditamos! Somos seus salvos, e nisto fiamos! Tudo Jesus, por nós, satisfez! Cristo salvou-nos de uma vez! (TODOS) Nós confiamos do amor de Deus, e no que Cristo fez por nós lá na cruz... (CANTANDO hino CC.376) Nós malfeitores, que a pena merece, vida e perdão el’ nos oferece;
tudo de graça com avidez. Cristo nos salva de uma vez! De uma vez! Sim, acreditamos! Somos seus salvos, e nisto fiamos! Tudo Jesus, por nós, satisfez! Cristo salvou-nos de uma vez! (TODOS) Nós descansamos no perdão que Deus nos deu, e na fidelidade que o Espírito nos ajuda a ter... (CANTANDO hino CC.376) Graça real! Não há mais castigo! Temos a paz sem medo e perigo! Vestes reais, não triste nudez; Cristo enriquece de uma vez! De uma vez! Sim, acreditamos! Somos seus salvos, e nisto fiamos! Tudo Jesus, por nós, satisfez! Cristo salvou-nos de uma vez! (TODOS) Nós esperamos, com fé, o dia da nossa ida para a eternidade com o Senhor... (CANTANDO hino CC.376) "Filhos de Deus!" favor inaudito! Deus nos amou em grau infinito! Nesta clemência não há dobrez; há segurança de uma vez! De uma vez! Sim, acreditamos! Somos seus salvos, e nisto fiamos! Tudo Jesus, por nós, satisfez! Cristo salvou-nos de uma vez! (TODOS) Nós te louvamos ó Senhor, por nos salvar por teu amor, e nos ajudar a assim viver, com toda certeza e segurança ter... Amém.

191A     Cantor Cristão.   EIS A NOVA
1.Oh! que mensagem cheia, da compaixão de Deus, a do evangelho santo, que nos conduz aos céus!

CORO. Eis a nova: Quem em Jesus confia, dele há de ter verdadeira luz, vida, perdão e alegria!

2.Incomparável graça, cheia de santo amor, que ao pecador perdido, trouxe o bom Salvador!

3.Pois o pecado avilta, enche de escuridão, a alma rebelde e errada, sob sua maldição!

4.Temos na cruz de Cristo, bênção e salvação; porta da vida aberta; única redenção!
Tema: Mensagem Salvadora do Evangelho
Este hino está recomposto no HCC: 296
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 191, 224, 289, 300, 390, 457, 465, 549,
Melodia também cantada no hino C. 052

191B     HCC.   CANTAREI A LINDA HISTÓRIA
1.Cantarei a linda história, de Jesus, meu Salvador, que deixou seu lar na glória para ser meu Redentor.
Eu, perdido, Cristo achou-me, longe, longe do meu lar; compassivo então guiou-me, para junto dele andar.

2.Minhas mágoas, meus temores, Cristo sempre dissipou. Ele sente as minhas dores; crendo nele, firme estou.
Dias maus ainda tenho, sofrimento e dissabor; quando triste, a ele eu venho, me conforta o seu amor.

3.Cristo é meu, seu forte braço, pela vida me conduz; dia a dia, passo a passo, vivo em paz, amor e luz.
Cantarei a linda história, muito grato a meu Senhor; cantarei da sua glória, entre os santos, com fervor.
Tema: Jesus é nosso Redentor
Tonalidade... Fá Maior
Este hino é rcomposição do CC.044
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 17, 47, 60, 165, 191, 214, 288, 321, 419, 466, 490, 537, 542, 593, 603, 612,

191C     OH.   EU AMO AO MEU SENHOR
1.Eu amo ao meu senhor, meu Senhor, meu Senhor. Eu amo ao meu Senhor, sim, sim, sim.

2.Ele se deu por mim, sim por mim, sim por mim. Ele se deu por mim, sim, sim, sim.

3.Servir a Cristo eu vou, sim eu vou, sim eu vou. Servir a Cristo eu vou, sim, sim, sim.
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja

191D     DC.   OBEDIÊNCIA E SUBMISSÃO A DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
A Ti seja consagrada, minha vida, ó meu Senhor;  meus momentos e meus dias, sejam só em teu louvor. (TODOS) Eu quero fazer o que queres, Senhor; serei sustentado por ti. E quero dizer o que queres, Senhor, que o servo teu deva dizer... Sempre minhas mãos se movam, com presteza e com amor, e meus pés velozes corram, ao serviço do Senhor. (TODOS) Faze-me vaso de bênção, Senhor,  vaso que leve a mensagem de amor! Eis-me submisso pra teu serviço, tudo consagro-te agora, Senhor!... Minha voz pra sempre toma, para o teu louvor cantar; toma os lábios meus, fazendo-os, a mensagem proclamar. (TODOS) No serviço do meu Rei, minha vida empregarei; graça, paz, felicidade, tem quem serve a meu bom Rei... Tua prata e ouro toma, nada quero Te esconder; minha inteligência guia, só e só por teu saber. (TODOS) Tudo entregarei! Tudo entregarei! Sim, por Ti, Jesus bendito, tudo deixarei!... A vontade minha toma, sujeitando-a a Ti, Senhor, do meu coração fazendo, o teu trono, ó Salvador. Meu amor e meu desejo, sejam só teu nome honrar; faze que meu corpo inteiro, eu Te possa consagrar. (TODOS) Senhor, queremos ser mais obedientes, queremos ser mais submissos à tua vontade, para tua glória... Amém.

191E     LC.   A SANTIDADE DE DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Adoramos a Deus por Jesus Cristo, pela santificação que opera em nosso coração, nos trazendo a santidade do Senhor... Pastor ou Direção... 1 O Senhor reina, tremam os povos; ele está entronizado sobre os querubins, estremeça a terra. Congregação... 2 O Senhor é grande, e exaltado acima de todos os povos. Homens... 3 Louvemos o seu nome, grande e poderoso; pois é santo. Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por sermos considerados por ti, como filhos, teus eleitos, teu povo, tua herança para sempre. Mulheres... 4 És Rei poderoso que amas a justiça; estabeleces a eqüidade, executas juízo e justiça. Diáconos... 5 Exaltemos o Senhor nosso Deus, e prostremo-nos diante dos seus pés; porque ele é santo. Voluntário1... 6 Moisés e Arão entre os seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocavam o seu nome, clamavam ao Senhor, e ele os ouvia. Congregação... 7 Na coluna de nuvem lhes falava; eles guardavam suas vontades, e as ordens que lhes dera. Pastor ou Direção... 8 Tu os ouviste, Senhor nosso Deus; tu foste para eles um Deus perdoador, embora vingador dos seus atos. Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Filho, ele deixou o ser Deus e veio a este mundo, ele nos santifica, nos faz a noiva que quer para a eternidade com ele. Convidado... Adoramos a Deus por Jesus Cristo, pela santificação que opera em nosso coração, nos trazendo a santidade do Senhor... Coro... O Senhor reina, tremam todos os povos, ele está entronizado entre os querubins, estremeça toda a terra. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por Jesus Cristo, pela santificação que Ele opera em nossa vida contigo. Todos... 9 Exaltemos o Senhor nosso Deus e o adoremos no seu santo monte, porque o Senhor nosso Deus é santo. ... Amém
Salmo 099

192A     Cantor Cristão.   SÓ POR JESUS
1.Cristo veio dos santos céus, veio do mal salvar-nos;
dado foi, pelo amor de Deus, em nossa redenção. Por Jesus somente, salvo está o crente.

CORO. Só por Jesus, só por Jesus, é que nós somos salvos.
Só por Jesus, só por Jesus, é que nós somos salvos.

2.Oh! que graça nos revelou quando ele veio ao mundo!
Compaixão sem igual mostrou, a todo pecador. Sim, por sua morte, temos vera sorte.

3.Nem as lágrimas, nem a dor, podem a paz ganhar-nos.
Nossas obras são sem valor, para o perdão comprar. Sem pagarmos nada, vida nos é dada.

4.Confiados em Cristo, já, pleno perdão nós temos;
fêz-nos, nosso Pai, Deus Jeová, filhos por adoção! Salvos nele estamos, glória a Deus rendamos.
Tema: Mensagem Salvadora do Evangelho
Hino com métrica semelhante ao CC. 192,  397, 467, 480, 493,
Melodia também cantada no hino C. 420

192B     HCC.   O SACERDÓCIO DE CRISTO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Cristo não entrou num santuário feito por mãos (...) mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; nem também para se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote de ano em ano entra no santo lugar com sangue alheio. Congregação... 2.Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Todos... 3.Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais sublime que os céus; que não necessita, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; Pastores... 4.porque isto fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo. Todos... 5.E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Tema: Jesus é nosso Redentor
Leitura bíblica: Hb 9.24,25; 7.25-27; 9.27,28

192C     OH.   JESUS GOSTA TANTO DE MIM
1.Jesus gosta tanto de mim, de mim, de mim, de mim, sem fim, Eu sei que Ele gosta de mim, Porque a Bíblia diz!

2.Jesus gosta tanto de mim, de mim, de mim, de mim, sem fim. Que veio morrer numa cruz por mim, Pra me salvar.

3.Jesus gosta tanto de mim, de mim, de mim,de mim, sem fim, Que veio morar no meu coração, Meu Salvador!
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja

192D     DC.   SERVIÇO E RECOMPENSA NO REINO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Há muitas razões para um salvo prestar muito e excelente serviço ao Reino do Senhor Deus. Há motivos fundamentais para que um salvo se envolva diretamente na obra de Deus. (TODOS) Senhor, Deus, nós queremos estar envolvidos e comprometidos com tua vontade e tua obra... O primeiro grande motivo é que o salvo é um servo, um serviçal, um súdito, um escravo, alguém que está para servir, para fazer o que o Senhor lhe mandar fazer. (TODOS) Senhor, nos apresentamos como teus servos, nos apresentamos como filhos desejosos de te servir... O segundo grande motivo é que serviço é uma questão de obediência, depois é que é questão de reconhecimento, adoração, gratidão e tudo mais. (TODOS) Senhor, nós te servimos não só por obediência, mas por reconhecimento, adoração, gratidão e tudo mais... O terceiro grande motivo é que o serviço nos realiza, nos satisfaz, nos proporciona o bem estar de ser útil ao Reino do Senhor. Não nos sentimos parasitas da glória do Senhor, mas parte integrante deste Reino atuante no mundo, ao nosso redor, e através de nós. (TODOS) Faça-nos cada vez mais parte da tua obra, ó Deus... A Bíblia fala de Recompensa, galardão, retribuição pelos serviços prestados ao Reino do Senhor. Deus saberá nos recompensar por nossa dedicação à sua vontade, aos seus planos para conosco. (TODOS) O Senhor saberá nos recompensar por nosso serviço no seu Reino... Amém.

192E     LC.   A SANTIDADE DE DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Exaltamos ao Senhor por nossa vida cristã, pela evangelização e missões que exercemos na nossa existência sob a direção do Espírito Santo... Pastor ou Direção... 1 O Senhor reina, tremam os povos; ele está entronizado sobre os querubins, estremeça a terra. Congregação... 2 O Senhor é grande, e exaltado acima de todos os povos. Homens... 3 Louvemos o seu nome, grande e poderoso; pois é santo. Salvos... Nós te glorificamos, Senhor, pela salvação que nos deste em teu Filho Jesus Cristo. Por isto, juntos, de cultuamos. Mulheres... 4 És Rei poderoso que amas a justiça; estabeleces a eqüidade, executas juízo e justiça. Diáconos... 5 Exaltemos o Senhor nosso Deus, e prostremo-nos diante dos seus pés; porque ele é santo. Voluntário1... 6 Moisés e Arão entre os seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocavam o seu nome, clamavam ao Senhor, e ele os ouvia. Congregação... 7 Na coluna de nuvem lhes falava; eles guardavam suas vontades, e as ordens que lhes dera. Pastor ou Direção... 8 Tu os ouviste, Senhor nosso Deus; tu foste para eles um Deus perdoador, embora vingador dos seus atos. Batizados... Somos salvos, somos de Jesus Cristo, já o obedecemos com nosso batismo, em nossa vida cristã estamos comprometidos com a evangelização e com a obra de missões no mundo. Convidado... Exaltamos ao Senhor por nossa vida cristã, pela evangelização e missões que exercemos na nossa existência sob a direção do Espírito Santo... Coro... O Senhor reina, tremam todos os povos, ele está entronizado entre os querubins, estremeça toda a terra. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por nossa vida cristã, pela evangelização que praticamos, por missões que testemunhamos. Todos... 9 Exaltemos o Senhor nosso Deus e o adoremos no seu santo monte, porque o Senhor nosso Deus é santo. ... Amém
Salmo 099

193A     Cantor Cristão.   PROCLAMAÇÃO
1.Proclamai a todo o mundo que Jesus é Rei! Proclamai! Proclamai! Proclamai que suave e santa é sua magna lei!
Proclamai! Proclamai! Proclamai que Ele é o nosso Salvador Jesus, pois sofreu por nós, pregado na sangrenta cruz,
que Ele, ao reino eterno, os salvos em amor conduz! Proclamai! Proclamai!

2.Proclamai que reina sempre nosso Salvador! Proclamai! Proclamai! Que por cetro do seu reino tem o santo amor!
Proclamai! Proclamai! Proclamai aos infelizes que ele vive lá, e aos cansados e contritos, que descanso dá;
proclamai aos pecadores que ele os salvará! Proclamai! Proclamai!

3.Proclamai que em breve sobre as nuvens descerá! Proclamai! Proclamai! E com todos os seus santos em fulgor virá!
Proclamai! Proclamai! E, que sem demora venham todos se render, e fiéis e dedicados servos dele ser;
sim, estejam prontos quando o Rei dos reis vier! Proclamai! Proclamai!
Tema: Mensagem Salvadora do Evangelho
Hino com métrica semelhante ao CC. 78, 193, 417,

193B     HCC.   MARAVILHOSA GRAÇA
1.Maravilhosa graça! Graça de Deus, sem par! Como poder cantá-la? Como hei de começar?
Ela me dá certeza, e vivo com firmeza, pela maravilhosa graça de Jesus.

CORO.Graça! Que maravilhosa graça! É imensurável e sem fim. É maravilhosa, é tão grandiosa, é suficiente para mim.
É maior que a minha iniqüidade, é revelação do amor do Pai. O nome de Jesus engrandecei, e a Deus louvai!

2.Maravilhosa graça! Traz vida perenal. Por Cristo perdoado, vou à mansão real.
Hoje eu sou liberto; vivo de Deus bem perto, pela maravilhosa graça de Jesus.

3.Maravilhosa graça! Que ricas bênçãos traz! Por ela Deus transforma, dá vida eterna e paz.
Sendo por Cristo salvo, faço do céu meu alvo, pela maravilhosa graça de Jesus.
Tema: Jesus é nosso Redentor
Tonalidade... Dó Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC. 2, 69, 327, 469, 488, 100, 193, 136,

193C     OH.   POR MIM MORREU JESUS
1.Por mim morreu Jesus, Cravado numa cruz, No monte do Calvário, Por mim morreu Jesus

2.Por mim ressuscitou, Vitória se tornou, E ao lado do Senhor está, Por mim ressuscitou.
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja

193D     DC.   LUTAS E VITÓRIAS NA VIDA CRISTÃ
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Temos por lutas passado, umas temíveis, cruéis; (TODOS) mas o Senhor tem livrado delas seus servos fiéis... Força e poder nos tem dado; ele nos tem sustentado, dando-nos sua mão, vida de paz, perdão, Salvação! (TODOS) Sim, Deus nos tem prometido uma vitória cabal;... não se tem ele esquecido que na palavra real, Ele nos tem protegido, tudo nos tem garantido graça e favor sem par, sim, todo o bem estar quer nos dar! (TODOS) Sim, Deus é por nós! Quem nos vencerá?...  Dar-nos-á poder real; Deus nos guardará... Defender-nos-á, livrará do mal; vamos, irmãos, cantar, nosso Senhor louvar, exaltar! (TODOS) Sim, Deus é por nós! Ninguém nos vencerá... Amém.

194A     Cantor Cristão.   A MENSAGEM CELESTE
1.A mensagem vem de Deus, que Jesus é Salvador! Ó clamai, vós filhos seus: é Jesus o Salvador!
Proclamai com grande ardor que Deus ama ao pecador, que seu Filho ao mundo deu para ser o Salvador!

2.Ó vós, povos, eis o dom: é Jesus o Salvador! Por seu sangue dá perdão! É Jesus o Salvador!
Ilhas todas, exultai, seu amor considerai; e vós, anjos, proclamai, que Jesus é Salvador!

3.Ó vós, santos, já bradai: é Jesus o Salvador! Vós nações, oh! jubilai! É Jesus o Salvador!
Salvação de graça dá hoje a todo pecador. Glória! Glória a Deus Jeová, pois Jesus é Salvador!
Tema: Mensagem Salvadora do Evangelho
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 194, 326
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

194B     HCC.   O REI DA GLÓRIA, O REI DOS REIS
1.O Rei da glória, o Rei dos reis, Senhor dos senhores, soberano Deus, é Jesus, é Jesus, é Jesus.

CORO.Desceu da glória, e homem se fez, varão de dores, servo sofredor, padeceu, sim, Jesus, padeceu.

2.Sim, Cristo entregou sua vida; de forma espontânea ele a deu; ninguém poderia obrigá-lo;
foi seu próprio amor que o moveu.

3.Por isso reina acima dos céus, e tem um nome capaz de nos salvar: é Jesus, é Jesus, só Jesus.

4.Virá em breve o Rei dos reis, vestido em glória, com todo o seu poder. Voltará, sim, Jesus voltará.
Tema: Jesus é nosso Rei
Tonalidade... Mi Bemol Maior

194C     OH.   CRISTO O CAMINHO
1.Cristo, o Caminha, a verdade e a vida, Cristo, Jesus Cristo, sim tudo Ele é pra mim!

2.Há só um meio de chegar a Deus! Há só um nome em que podemos crer!
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja

194D     DC.   PEREGRINAÇÃO CRISTÃ
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Peregrinos, quais estrangeiros, nós seguimos pelo mundo a viajar; aqui há trevas e iniqüidade, aqui há luta contra a maldade; peregrinos quais estrangeiros, nós seguimos pelo mundo a viajar. (TODOS) Guia, ó Deus, a minha vida, nesta peregrinação; frágil sou, mas Tu és forte, não me largue a tua mão.... Do adversário, aqui é o reino, é com ele que nós temos de lutar. Astucioso, é também malvado, e nos incita para o pecado. Quais bons servos, quais bons soldados, nosso Rei manda sempre pelejar. (TODOS) Nesta terra de inimigos, ando às vezes com pavor; pelo meio dos perigos, guia-me meu Salvador... E na pátria, para onde vamos, nem ciladas nem contendas haverá: só alegria, só caridade, e só descanso na santidade. Animosos e esperançosos, nós seguimos pelo mundo a transitar. (TODOS) Nutre com maná celeste, meu faminto coração; o meu ser de paz reveste, livra-me da tentação... Quão glorioso o lugar ditoso, onde vamos nós estar com Cristo, o Rei, pra seu semblante na luz fitarmos, e a presença de Deus ganharmos! Cidadãos, pois, daquela pátria, nós seguimos pelo mundo a caminhar. (TODOS) Fonte cristalina abriste, de onde as vivas águas vêm; nesta luta amarga e triste, faz-me aproveitá-las bem... Amém.