Livro de Cultos 440 a 444

440A     Cantor Cristão.   A PÁTRIA FELIZ
1.A pátria para Cristo! Esta é minha oração! Ó pátria abençoada, é teu meu coração!
Querido lar paterno, ó pátria, ó meu amor! Ó Deus, de excelsa graça, dispensa-lhe favor!

2.Ó povo brasileiro, oh! contemplai Jesus, o qual por vós foi morto na ensangüentada cruz!
A pena do pecado com grande amor sofreu; seu sangue tão precioso ali por vós verteu!

3.A pátria para Cristo! Oh! seja assim, meu Deus, que todo brasileiro ouça os apelos teus!
E quando nós ouvirmos a tua voz de além, que todo brasileiro atenda e goze o bem!
Tema: Vida de Evangelismo Pessoal
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 45, 122, 147, 153, 163, 177, 260, 381, 421, 432, 440, 442, 444, 478, 505, 523, 536, 569, 570,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

440B     HCC.   VENHO A TI, SENHOR
1.Neste momento eu reflito: Falta paz dentro de mim. Peço-te agora, contrito: Dá tua graça sem fim.

CORO.Venho a ti, Senhor, meu ser dedicar. Venho a ti, Senhor, minha vontade te entregar.
Procurando o amor, a paz e o teu favor, agora venho a ti, meu Cristo.

2.Tenho por Cristo a vitória; tenho a razão pra viver. Vivo na graça e na glória, sua vontade a fazer.
Tema: Vida de Amor e Consagração a Deus
Tonalidade... Lá Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 64, 97, 104, 148, 174, 196, 318, 337, 346, 347, 372, 373, 404, 435, 440, 448, 451, 452, 459, 476, 536, 581, 583,

440C     OH.   ERGUEI-VOS POR JESUS
1.Erguei-vos, ó erguei-vos, soldados de Jesus; Alçai seu estandarte, trazei-o para’a luz.
Vitória após vitória, suas forças obterão, E sobre o mar de vidro a Cristo coroarão.

CORO.Erguei-vos vós irmãos, soldados sois da cruz! Alçai o estandarte, honrai o bom Jesus!
A Bahia para Cristo, nossa determinação! Este é, o estandarte, em nosso coração!

2.Erguei-vos, ó erguei-vos, o toque já soou, Chamando à batalha os fiéis que alistou.
Ó jovens não quereis, a Jesus enaltecer, Em face do inimigo lutar até vencer.

3.Erguei-vos, ó erguei-vos a luta findará, Em breve nesta terra, a verdade triunfará;
Laurel mui glorioso terá o vencedor, E reinará pra sempre com Cristo o Senhor.
Tema: Missões Estaduais
Hino cantado também com a melodia do HCC.66

441A     Cantor Cristão.   GRAÇA E SALVAÇÃO
1.Ide a mensagem ao mundo levar: Salvação do Senhor! Cristo Jesus aos perdidos quer dar, graça e salvação!
Vêde os aflitos nas trevas do mal!, Eis, como aspiram a paz divinal! Ide levar-lhes do amor eternal: Graça e salvação!

CORO. Deste convite de perdão, por todo o mundo a mensagem levai!
Este convite de perdão, antes da vinda do Mestre, pregai!

2.Forte é o braço daquele que dá, salvação do Senhor. Sua palavra declara que há, graça e salvação!
Vós, ó remidos, bem alto cantai! Ide, aos aflitos a paz proclamai! Ide por todo o lugar e mostrai, graça e salvação!

3.Deus a mensagem por nós enviou: Salvação do Senhor. São profundezas que nos revelou: Graça e salvação!
Nós que sabemos da graça e do amor, vamos levá-los ao vil pecador! Todos cantemos em alto louvor: Graça e salvação!
Tema: Vida de Evangelismo Pessoal
Hino com métrica semelhante ao CC. 184, 220, 292, 416, 441,  

441B     HCC.   DEDICANDO NOSSOS DONS AO SENHOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformaivos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Pastores... 2.Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente membros uns dos outros. Todos... 3.De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.
Tema: Vida de Amor e Consagração a Deus
Leitura bíblica: Rm 12.1-8

441C     OH.   O IDE OBEDIENTE
1.Um chamado’agora soa, de Jesus, o Galileu; Ide’avante fiéis salvos, libertai os presos meus.

CORO.Nas montanhas e nos vales, ide’às almas conquistar. Nas cidades da Bahia, vossa fé a partilhar.
Ouvireis a voz de Deus: “ide a todos ensinar. Té ganharmos os recantos, este estado pronto está.”

2.Longe ou perto não importa, toda alma deve ouvir. Cada salvo’a sua parte, obediente a cumprir.
Tema: Missões Estaduais
Hino cantado também com a melodia do CC.310

442A     Cantor Cristão.   O MISSIONÁRIO
1.Desde um a outro polo, da China ao Panamá, e do africano solo até ao Canadá,
por mui longínquas terras, nós vamos sem pavor, por vales e por serras, pregando o Salvador.

2.De Deus as maravilhas, que vemos ao passar, por terras e por ilhas, e pelo argênteo mar,
são tantas; são imensas! Mas, cegos, os pagãos, professam falsas crenças, adoram deuses vãos.

3.Mas nós, que conhecemos a forte luz da fé, nas trevas deixaremos aquele que não crê?
Sem mais demora vamos falar-lhe do perdão, que em Jesus ganhamos: a eterna salvação.

4.Seu nome proclamando a toda geração, iremos exaltando de Cristo a salvação;
que a alma decidida ao lado de Jesus, terá a eterna vida, que promanou da cruz.
Tema: Vida de Evangelismo Pessoal
Cantado com a melodia do CC. 45, 147, 442, 444
Este hino está recomposto no HCC: 540
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 45, 122, 147, 153, 163, 177, 260, 381, 421, 432, 440, 442, 444, 478, 505, 523, 536, 569, 570,
Livro: Se os Hinos Falassem4

442B     HCC.   PERTO, MAIS PERTO
1.Perto, mais perto, ó Deus, de ti, perto de ti eu preciso viver. Perto, mais
perto, ó Deus, de ti, em tua graça desejo crescer. Em tua graça desejo crescer.

2.Perto, mais perto; mui pobre sou, tudo, porém, venho aqui te ofertar. Todo o meu
ser, contrito te dou. Busco o teu reino em primeiro lugar. Busco o teu reino em primeiro lugar.

3.Perto, mais perto; em meu viver, sei que seguro pra sempre hei de estar, e, finda a
luta, quando eu morrer, perto, mais perto de ti vou ficar. Perto, mais perto de ti vou ficar.
Tema: Vida de Amor e Consagração a Deus
Tonalidade... Ré Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 442, 574
Hino com métrica semelhante ao HCC. 369, 417, 291, 552, 443, 438, 76, 424, 572, 241, 442, 574, 

442C     OH.   MEU BRASIL
1. Meu Brasil, grande nação, pátria sublime, Creio ver-te muito breve inda maior.
Combatendo a iniqüidade, o vício, e o crime, Redimido aos pés de Cristo, o Salvador.

CORO.Meu Brasil, meu Brasil, Abre o largo seio e deixa a luz raiar!
Meu Brasil, meu Brasil, O evangelho de Jesus te quer salvar.

2.Debelar a escuridão minh’alma anseia, Desta terra onde’o Cruzeiro prega a paz!
Espalhemos livros, livros, a mão cheia, E a vitória, meu Brasil alcançarás.

3.Não te peço, meu Senhor, poder, riqueza, Nem os faustos deste mundo de ilusão
Dá que eu possa ver fulgindo de beleza, Na coroa de Jesus, minha nação.
Tema: Missões Estaduais
Hinário Vinde Cantai, hino 7

443A     Cantor Cristão.   EIS OS MILHÕES
1.Eis os milhões, que, em trevas tão medonhas, jazem perdidos, sem o Salvador!
Quem lhes irá as novas proclamando, que Deus, em Cristo, salva o pecador?

CORO. "Todo o poder o Pai me deu, na terra, bem assim no céu!
Ide, pois, anunciar o evangelho, e sempre Eu estou convosco!"

2.Portas abertas, eis, por todo o mundo! Servos, erguei-vos, eia avante andai!
Salvos em Cristo, uni as vossas forças, da escravidão os povos libertai!

3."Oh! vinde a Mim!" a voz divina clama, "Vinde!" clamai em nome de Jesus!
Que pra salvar-nos do castigo eterno, seu sangue derramou por nós na cruz.

4.Ó Deus, apressa o dia tão glorioso, em que os remidos todos se unirão
num coro excelso, santo, jubiloso, pra todo o sempre glória a ti darão!
Tema: Vida de Evangelismo Pessoal
Este hino está recomposto no HCC: 528
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 7, 343, 437, 443, 464, 494

443B     HCC.   O QUE FEZ POR MIM
1.Perdido, eu andava nas trevas, té que a luz de Jesus encontrei.
Estendeu sua mão, deu-me ajuda, direção nele então eu achei.

CORO.O que fez por mim, também quer fazer por ti. É só nele crer e aceitá-lo pela fé
e vida nova tu hás de receber, seguindo os passos do Mestre em teu viver.

2.Aflito, sem rumo, eu vivia, té que a voz de Jesus eu ouvi,
me dizendo palavras de vida. Nele cri, sua paz recebi.

3.Tão triste e oprimido me achava, tendo o fardo da vida a levar,
mas Jesus me falou com ternura, e me deu alegria sem par!

4.Em paz e contente hoje vivo, porque Cristo Jesus me encontrou.
É por isso que eu canto louvores, a Jesus, que do mal me salvou.
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Tonalidade... Mi Menor / Mi Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 438, 443
Hino com métrica semelhante ao HCC. 369, 417, 291, 552, 443, 438, 76, 424, 572, 241, 442, 574, 

443C     OH.   ENVIA-ME Ó DEUS
1.Ó Deus de paz, ó Deus de luz, eterno criador! A tua igreja expande além, e mostra teu amor.
Perdoa os que na rude cruz, mataram o Senhor Jesus, E para os maus seja eu clarim: envia, ó Deus, a mim.

2.Da santa Bíblia o espadão, desejo’eu empunhar, E com poder, a tua luz, as trevas derrotar.
E se voltar, com vil temor, alguém que a vida tem amor, Que firme eu fique até o fim: envia, ó Deus, a mim.

3.Que em mim, Senhor, tu possas ver, um lutador fiel, E o mundo veja em ti o amor, ó Pai, Deus de Isarel.
Feliz me sinto ao proclamar que Cristo veio pra salvar, Pois lá no céu dissera assim: envia, ó Deus, a mim.
Tema: Missões Estaduais
Hinário Vinde e Cantai, hino 21

444A     Cantor Cristão.   BRASIL
1.Do vasto Mato Grosso à costa Ceará, por vilas e cidades, do sul ao Grão-Pará,
desse evangelho santo, que nos legou Jesus, ao povo brasileiro levemos nós a luz!

2.Do sul ao Amazonas, do centro até ao mar, a doce nova corre do amor que não tem par.
E muitos foram salvos da morte e perdição, pois, crendo agora em Cristo, já têm a salvação.

3.Mas muitos infelizes que devem ser cristãos, adoram deuses feitos por suas próprias mãos.
De tão fatal pecado, a idolatria vil, unidos no evangelho, salvemos o Brasil!
Tema: Vida de Evangelismo Pessoal
Cantado com a melodia do CC. 45, 147, 442, 444
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 45, 122, 147, 153, 163, 177, 260, 381, 421, 432, 440, 442, 444, 478, 505, 523, 536, 569, 570,

444B     HCC.   CONTA AS BÊNÇÃOS
1.Se da vida as ondas agitadas são; se, desanimado, julgas tudo vão,
conta as muitas bênçãos, conta a cada vez, e hás de ver, surpreso, quanto Deus já fez.

CORO.Conta as bênçãos, dize quantas são, recebidas da divina mão.
Uma a uma, conta a cada vez; hás de ver, surpreso, quanto Deus já fez.

2.Tens acaso mágoas, duro é teu lidar? É pesada a cruz que tens de suportar?
Conta as muitas bênçãos, não duvidarás, e, cantando, alegre os dias passarás.

3.Quando vires outros com riqueza e bens, lembra que tesouros prometidos tens.
Nunca os bens da terra poderão comprar, a mansão celeste em que tu vais morar.

4.Seja teu conflito fraco ou forte aqui, não te desanimes, Deus será por ti.
Seu divino auxílio, derrotando o mal, te dará consolo e paz celestial.
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Tonalidade... Ré Maior
Este hino é rcomposição do CC.329
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 228, 331, 340, 444, 454, 468, 497, 521,

444C     OH.   IDE, OH SERVOS SEUS
1.Cristo divino Rei aos desvalidos, Lauto banquete deseja’outorgar.
Ide, pois, servos seus, ide com pressa, Os convidados faze-os logo entrar.

CORO.Ide, pois servos de Jesus; ide com pressa anunciar! Deixem tudo’e todos, Cristo quer, nosso Brasil fartar.

2.Eles desprezam-vos, tem paciência, Novos convites a eles, levai!
Sede’animosos, sim, inda que zombem, Vosso convite de’amo’renovai.

3.Cristo vos manda ir por nossa pátria, Mancos e cegos à ceia trazer.
Ide, pois, servos seus, ide com pressa!, Cristo nas bodas a todos quer ver.
Tema: Missões Nacionais
Hino cantado também com a melodia do CC.443