Livro de Cultos 140 a 144

140A     Cantor Cristão.   DOMINGO
1.Domingo, é de amor, tão cheio de prazer! Almejo, ó meu Senhor,
a graça e teu poder; honrar-te, sim, glorioso Rei, fazer Tua vontade em mim.

2.Encher-me vem, Senhor, de graça e muita fé; ó grande Benfeitor,
concede-me a mercê, de pecadores despertar, e tua igreja estimular!

3.Espírito de luz, oh! dá-me o dom do amor, que vejo em meu Jesus,
o meigo e bom Pastor. Ensina-me, pois, meu dever, dirige todo o meu viver.
Tema: Domingo, dia do Senhor ser cultuado
Cantado com a melodia do CC. 140, 321, 568
Hino com métrica semelhante ao CC.14, 88, (140, 321), 409, 413,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

140B     HCC.   DA SEPULTURA SAIU
1.Foi morto o Salvador, e sepultado, mas com poder, vigor, ressuscitou.

CORO.Da sepultura saiu. Com triunfo e glória ressurgiu. Ressurgiu, vencendo a morte e seu poder;
pode agora a todos vida conceder. Ressurgiu! Ressurgiu! Aleluia! Ressurgiu!

2.Tomaram precaução, com seu sepulcro, mas tudo foi em vão, para o reter.

3.Da morte triunfou. Oh, que vitória! Vida nos outorgou, vida eternal.
Tema: Ressurreição e Ascensão de Jesus
Tonalidade... Si Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.099
Hino com métrica semelhante ao HCC.  9, 63, 99, 109, 140, 277, 324, 366, 426, 434, 472,

140C     OH.   EU QUERO SER
1.Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do oleiro
Quebra a minha vida, e faze-a de novo, eu quero ser, eu quero ser, um vaso novo.

2.Como tu queres, Senhor amado, eu sou o vaso, tu és o oleiro
Quebra a minha vida, e faze-a de novo, eu quero ser, eu quero ser, um vaso novo.

3.Minha oração, Senhor amado, é viver, pra fazer, tua vontade.
Quebra o que sou, começa de novo, desejo ser, é o meu querer, ser um vaso novo.
Tema: Responsos e Doxologias no Culto a Deus

140D     DC.   O NOSSO SANTIFICADOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, (TODOS) Tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e  irrepreensível... Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus. Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição. (TODOS) Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do pacto eterno tornou a trazer dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre... Assim diz o Senhor Deus: Eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; e as nações saberão que eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando eu for santificado aos seus olhos. Pois vos tirarei dentre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra. (TODOS) Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente...  aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,  que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras. Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. (TODOS) Mas o fruto da presença do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências... Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis. E habitarei na terra que eu dei a vossos pais, e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. (TODOS) Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade... Amém.

140E     LC.   DEUS É JUIZ
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Damos glórias ao Senhor por Jesus Cristo, pela exaltação que lhe é devida por seus títulos eternos e celestiais; por ele ser o nosso justo juiz... Pastor ou Direção... 1 Damos-te graças, ó Deus, damos-te graças, pois o teu nome está perto; nós que invocamos o teu nome anunciamos as tuas maravilhas. Congregação... 2 Quando chegar o tempo determinado, Deus julgará retamente. Diáconos... 3 Dissolve-se a terra e todos os seus moradores, mas o Senhor lhe fortaleceu as colunas. Todos... 4 Disse Deus aos arrogantes: Não sejais arrogantes; e aos ímpios: Não levanteis a fronte; Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Filho, ele deixou o ser Deus e veio ser reconhecido por todos os títulos eternos entre os homens de todos os tempos. Congregação... 5 não levanteis ao alto a vossa fronte, nem faleis com arrogância. Pastor ou Direção... 6 Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação. Homens... 7 Mas Deus é o que julga; a um abate, e a outro exalta. Salvos... Nós te glorificamos, Senhor, pela salvação que nos deste em teu Filho Jesus Cristo. Por isto, juntos, de cultuamos. Mulheres... 8 Porque na mão do Senhor há um cálice, cujo vinho espuma, cheio de mistura, do qual ele dá a beber; certamente todos os ímpios da terra sorverão e beberão os seus males. Convidado... Damos glórias ao Senhor por Jesus Cristo, pela exaltação que lhe é devida por seus títulos eternos e celestiais; por ele ser o nosso justo juiz... Coro... Damos graças a Deus pois o seu nome está perto, nós invocamos o seu nome e as suas maravilhas. Congregação... 9 Mas, quanto a nós, exultaremos para sempre, cantaremos louvores ao Deus. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por Jesus Cristo, pela exaltação que lhe é devida diante de todos os seus títulos eternos. Todos... 10 E quebrantaremos todas as forças dos ímpios, mas as nossas forças serão exaltadas. ... Amém
Salmo 075

141A     Cantor Cristão.   DESCANSO AOS DOMINGOS
1.Na terra, aos domingos, Jesus, descansamos, mas tens lá no céu um descanso melhor;
se aqui reunidos nós já desfrutamos, contigo teremos a graça maior.

2.Mais paz e alegria no céu viveremos, que aquelas que temos aqui, com Jesus;
sem dores, sem prantos, alegres veremos, aquele que para a mansão nos conduz.

3.Sem medo de ataques de vis inimigos, e sem os cuidados mundanos daqui,
sem sombra de noite, sem nuvens de dia, contigo seremos ditosos ali.

4.Jesus, eu bem sei que tu tens preparado, a aurora de graças eternas pra mim;
exausto na senda de dor e pecado, eu quero o descanso contigo sem fim.
Tema: Domingo, dia do Senhor ser cultuado
Hino com métrica semelhante ao CC. 141, 290, 
Melodia também cantada no hino C. 315

141B     HCC.   A TROMBETA SOARÁ E OS MORTOS RESSUSCITARÃO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Declarou-lhes Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá. Pastores... 2.Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Congregação... 3.Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; Todos... 4.porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Tema: Ressurreição e Ascensão de Jesus
Leitura bíblica: Jo 11.25; 6.40; 1 Co 15. 51, 52.

141C     OH.   MAIS QUE UMA VOZ
Eu queria ter mais que uma voz, mais que um amor. E uma vida pra te oferecer,
pois tu és muito mais. Que eu possa ter em meu ser. Tu és o autor, aquele que pintou
com perfeição a vida. Tu és o Senhor, aquele que me amou. E és o meu Deus, meu Senhor.
Minha vida é pra teu louvor. Meu Deus, meu Senhor, minha vida é pra teu louvor
Tema: Louvor e Gratidão no Culto a Deus

141D     DC.   DEUS ESTÁ ENTRE NÓS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
O Senhor está aqui. (TODOS) Seu Espírito está conosco... Não precisamos ter medo. (TODOS) Seu Espírito está conosco... Permaneçamos na paz. (TODOS) Seu Espírito está conosco... Perseveremos no amor. (TODOS) Seu Espírito está conosco... Continuemos na esperança. (TODOS) Seu Espírito está conosco... Alegremo-nos na fé. (TODOS) Seu Espírito está conosco. (...Silêncio...) Senhor, ajuda-nos a descansar em ti. Retira de nós a tensão que faz a paz impossível. Retira de nós o medo que não permite nos tornemos disponíveis. Retira de nós as preocupações que cegam nosso discernimento. Retira de nós a  angústia que oculta a tua alegria. (TODOS) Ajuda-nos a experimentar que estamos contigo, que estamos aos teus cuidados, Que estamos em teu amor, que Tu e nós somos um... (...Silêncio...) Nós te agradecemos, Senhor, pelo grande privilégio de no culto em tua adoração. Lembramos nossa grande responsabilidade neste momento. (TODOS) Amém... Rogamos-te nos concedas uma mente tranqüila e um coração responsivo. (TODOS) Amém... Oramos por todo o teu povo que aqui se reúne, - incluindo os que não puderam estar juntos conosco, - especialmente os aflitos, os perturbados,  os que estão em necessidade, e os que estão sós. (TODOS) Amém... Louvamos pela presença bendita do teu Espírito Santo e a direção que tem dado às nossas vidas, para que estejamos todos aqui muito interessados em te exaltar com nossa adoração. (TODOS) Ajuda-nos, Senhor, a conhecer que  em Ti habitamos,  e Tu habitas em nós, hoje e para sempre... Amém.

141E     LC.   DEUS É JUÍZ
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Dignificamos o Senhor pela igreja de Cristo, pela sua responsabilidade social, pelo seu compromisso com o mundo e suas carências, por Deus nos fazer justos num mundo injusto... Pastor ou Direção... 1 Damos-te graças, ó Deus, damos-te graças, pois o teu nome está perto; nós que invocamos o teu nome anunciamos as tuas maravilhas. Congregação... 2 Quando chegar o tempo determinado, Deus julgará retamente. Diáconos... 3 Dissolve-se a terra e todos os seus moradores, mas o Senhor lhe fortaleceu as colunas. Todos... 4 Disse Deus aos arrogantes: Não sejais arrogantes; e aos ímpios: Não levanteis a fronte; Congregação... 5 não levanteis ao alto a vossa fronte, nem faleis com arrogância. Pastor ou Direção... 6 Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação. Homens... 7 Mas Deus é o que julga; a um abate, e a outro exalta. Salvos... Nós te agradecemos, Senhor Deus, por estarmos incluídos entre os teus salvos, pela misericórdia do teu Filho Jesus Cristo. Mulheres... 8 Porque na mão do Senhor há um cálice, cujo vinho espuma, cheio de mistura, do qual ele dá a beber; certamente todos os ímpios da terra sorverão e beberão os seus males. Convidado... Dignificamos o Senhor pela igreja de Cristo, pela sua responsabilidade social, pelo seu compromisso com o mundo e suas carências, por Deus nos fazer justos num mundo injusto... Coro... Damos graças a Deus pois o seu nome está perto, nós invocamos o seu nome e as suas maravilhas. Mulheres... Estamos na presença de Deus, somos a igreja de Jesus Cristo, somos o corpo atuante do Senhor, temos responsabilidade social como testemunho de nossa fé. Congregação... 9 Mas, quanto a nós, exultaremos para sempre, cantaremos louvores ao Deus. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pela Igreja, por sermos a igreja, pela responsabilidade social que temos, como igreja. Todos... 10 E quebrantaremos todas as forças dos ímpios, mas as nossas forças serão exaltadas. ... Amém
Salmo 75

142A     Cantor Cristão.   PÃO DA VIDA
1.Pão da vida, pão dos céus, pão de Deus, nosso Jesus;
pão que dá ao coração, alegria, paz e luz. Pão que dá ao coração, alegria, paz e luz.

2.Sangue que Jesus verteu, é divino, é eficaz;
este sangue ao coração, força, amor e vida traz. Este sangue ao coração, força, amor e vida traz.

3.Santa Ceia do Senhor, em sua presença, em temor; nossa igreja em comunhão,
teu sacrifício vem lembrar. Nossa igreja em comunhão, teu sacrifício vem lembrar.

4.Queira, Jesus, nos abençoar; enche-nos de ti, Senhor;
pois almejamos te servir, e te honrar, ó Salvador. Pois almejamos te servir, e te honrar, ó Salvador.
Tema: Ceia do Senhor
Este hino está recomposto no HCC: 516
Hino com métrica semelhante ao CC. 101, (117, 150), 142,  
Melodia também cantada no hino C. 046
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

142B     HCC.   FINDOU-SE A LUTA DE JESUS
1.Findou-se a luta de Jesus. O Salvador venceu na cruz, e neste mundo raia a luz, e neste mundo raia a luz.

CORO.Aleluia, aleluia, Aleluia, aleluia, Aleluia, aleluia, Aleluia, glória a Deus.

2.Vencida a morte e seu horror, subiu à glória o Redentor. Cantai louvores ao Senhor. Cantai louvores ao Senhor.

3.Com majestade sem igual, firmou o reino divinal. Cantai um hino triunfal. Cantai um hino triunfal.
Tema: Ressurreição e Ascensão de Jesus
Tonalidade... Ré Maior

142C     OH.   DE TODAS AS TRIBOS
1.De todas as tribos povos e raças muitos virão te louvar.
De tantas culturas línguas e nações no tempo e no espaço, Virão te adorar

CORO.Bendito seja sempre o cordeiro filho de Deus raiz de Davi
Bendito seja seu santo nome, Cristo Jesus presente aqui

2.Remidos comprados do mundo inteiro muitos virão te louvar
Teus filhos eleitos povo especial no tempo e no espaço, Virão te adorar
Tema: Louvor e Gratidão no Culto a Deus

142D     DC.   LOUVOR E GRATIDÃO A DEUS (poesia)
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Louvamos-te, ó Senhor Deus... pelo dom de Cristo Jesus... que por nós maus pecadores... foi morto na ensanguentada cruz. // Aleluia, a ti, toda a glória... te rendemos, eternamente sem fim... Aleluia, tua magnificente graça... imploramos em adoração. Amém! (TODOS) Louvamos ao Senhor, adoramos o nome do Senhor; nós que somos servos do Senhor o exaltamos como demonstração de nossa melhor gratidão. Amém... Louvamos-te, ó amado Deus... e ao teu Santo Filho de amor... que foi morto na cruz, mas vive... supremo, soberano Senhor. // Aleluia, todo louvor e glória... te rendemos aqui, sem fim... Aleluia e glórias à tua graça... imploramos humildes. Amém! (TODOS) Com nossa voz, louvamos ao Senhor; com nossa voz ao Senhor exaltamos; a Ele toda a nossa adoração motivada pela gratidão que há em nossas almas... Louvamos-te, ó Grandioso Deus... pelo Espírito Santo, luz... que nos tira das terríveis trevas... e a Cristo Jesus nos conduz. // Aleluia e louvores, toda a glória... te rendemos alegres, sem fim... Aleluia, tua perfeita graça... imploramos agradecidos. Amém! (TODOS) Ó Senhor, a ti adoramos; a ti dedicamos nossas vidas, e toda a nossa exaltação. A ti glorificamos por nossa gratidão eterna... Amém.

142E     LC.   MAJESTADE E PODER
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Honramos a Deus por Jesus, por seu nascimento, por sua encarnação, por sua maneira profunda de demonstrar amor por todos nós... Pastor ou Direção... 1 Conhecido é Deus entre nós, grande é o seu nome conosco, os salvos. Diáconos... 2 Em Jerusalém está a sua tenda, e a sua morada em Sião. Congregação... 3 Ali quebrou ele as flechas do arco, o escudo, a espada, e a guerra. Homens... 4 Glorioso és tu, mais majestoso do que os montes eternos. Mulheres... 5 Os ousados de coração foram despojados; dormiram o seu último sono; nenhum dos homens de força pôde usar as mãos. Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Filho, ele deixou o ser Deus e veio nascer como homem, entre nós, homens, por isto celebramos o seu natal. Convidado... Honramos a Deus por Jesus, por seu nascimento, por sua encarnação, por sua maneira profunda de demonstrar amor por todos nós... Coro... Deus é conhecido entre nós, grande é o seu nome entre nós. Voluntário1... 6 á tua repreensão, ó Deus, cavaleiros e cavalos ficaram estirados sem sentidos. Todos... 7 Tu, sim, tu és poderoso; e quem subsistirá à tua vista, quando te irares? Congregação... 8 Desde o céu fizeste ouvir o teu juízo; a terra tremeu e se aquietou, Pastor ou Direção... 9 quando Deus se levantou para julgar-nos, para salvar-nos, os mansos da terra. Salvos... Nós te agradecemos, Senhor Deus, por estarmos incluídos entre os teus salvos, pela misericórdia do teu Filho Jesus Cristo. Voluntário2... 10 Na verdade a cólera do homem redundará em teu louvor, e do restante da cólera tu te cingirás. Congregação... 11 Façamos votos, e paguemo-los ao Senhor, nosso Deus; tragamos presentes, nós que estamos em redor dele, àquele que deve ser temido. Convidado... Honramos a Deus por Jesus, por seu nascimento, por sua encarnação, por sua maneira profunda de demonstrar amor por todos nós... Coro... Deus é conhecido entre nós, grande é o seu nome entre nós. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por Jesus Cristo, pelo natal, seu nascimento que demonstra todo seu amor por nós. Todos... 12 Ele ceifará o espírito dos príncipes; é poderoso para com os reis da terra. ... Amém
Salmo 76

143A     Cantor Cristão.   A CEIA DO SENHOR
1.Será possível esquecer, o teu amor, Senhor? A tua graça em conceder, perdão ao pecador?

2.Será possível esquecer, o teu sofrer, Senhor? A vida que vieste ter, vivida em tanta dor?

3.Será possível esquecer, a grande salvação, que tu vieste nos trazer, que muda o coração?

4.Nós vamos hoje celebrar, em santa comunhão, o teu sofrer, o teu penar, sim, nossa redenção.
Tema: Ceia do Senhor
Este hino está recomposto no HCC: 520
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 70, 94, 103, 143, 145, 365, 516,

143B     HCC.   A ASCENSÃO DE CRISTO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Por que estais perturbados? E por que surgem dúvidas em vossos corações? Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho. Homens... 2.E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer? Mulheres... 3.Então lhe deram um pedaço de peixe assado, o qual ele tomou e comeu diante deles. Depois lhes disse: Todos... 4.São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Pastores... 5.Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações começando por Jerusalém. Todos... 6.Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou. E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-se deles; e foi elevado ao céu. E, depois de o adorarem, voltaram com grande júbilo para Jerusalém; e estavam continuamente no templo bendizendo a Deus.
Tema: Louvor e Gratidão no Culto a Deus
Leitura bíblica: Lc 24.38-47, 50-53.

143C     OH.   CELEBRAI COM JÚBILO AO SENHOR
1.Celebrai com júbilo ao Senhor, Todos os moradores da Terra. Servi ao Senhor com alegria,
E apresentai-vos a Ele com cânticos. Porque o Senhor é bom, e eterna a Sua bondade,
E a Sua fidelidade, De geração a geração

CORO.Aleluia, glória, aleluia amém. Aleluia, glória, aleluia amém.
Aleluia, glória, aleluia amém. Aleluia, glória, aleluia.

 2.Celebrai com júbilo ao Senhor, Todos os moradores da Terra. Vivei pro Senhor com alegria,
vivei pra Ele com a nova vida. Porque o Senhor é bom, o seu cuidado nos alcança,
e a Sua grande paciência, De geração a geração.

143D     DC.   OFERTÓRIO AO SENHOR 1
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Roubará o homem ao Senhor Deus? Todavia vós, povo de Israel, me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas que podeis dar. Vós sois amaldiçoados com a maldição da desonestidade; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. (TODOS) Nós somos filhos de Deus. Somos dizimistas por obediência, por gratidão, por reconhecimento e por adoração... Trazei todos os meus dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. (TODOS) Nós somos servos do Senhor. Somos dizimistas por amor, por alegria, por consagração e por louvor... Também por vossa honestidade reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos. (TODOS) Louvamos a Deus, neste culto, também com nossa mordomia; com a entrega dos nossos dízimos, com a dádiva de nossas ofertas. Somos sustentadores da obra do Senhor, neste mundo... Amém.

144A     Cantor Cristão.   VERA PÁSCOA
1.Ó Jesus! Ó vera páscoa! Suspirada dos antigos! Ó Cordeiro eterno e meigo, digna-te assistir aqui!

2.Bom Jesus, ó pão divino! Pela fé te apropriamos; és das almas o alimento, que sustenta o nosso amor.

3.Bom Jesus, ó vinho puro! Fonte de perene graça! Faze que nossa alma viva, para ti, de ti, em ti.
Tema: Ceia do Senhor
Cantado com a melodia do CC. 144, 423
Hino com métrica semelhante ao CC. (65, 514), (144, 423), 146, 308,

144B     HCC.   FINDOU-SE A LUTA DE JESUS
1.Findou-se a luta de Jesus. O Salvador venceu na cruz, e neste mundo raia a luz. Aleluia.

2.Vencida a morte e seu horror, subiu à glória o Redentor. Cantai louvores ao Senhor. Aleluia.

3.Com majestade sem igual, firmou o reino divinal. Cantai um hino triunfal. Aleluia.
Tema: Ressurreição e Ascensão de Jesus
Tonalidade... Ré Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 144, 586

144C     OH.   COM ALEGRIA
Com alegria vou devolver o que pertence ao Senhor. Com alegria vou também depositar meu amor
Tudo o que tenho e tudo o que sou coloco em teu altar. Com gratidão em meu coração eu vou te ofertar
Tema: Dedicação do ofertório no Culto a Deus

144D     DC.   OFERTÓRIO AO SENHOR 2
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Pode uma pessoa ser desonesto com o Senhor Deus? Todavia o povo de Israel, me é desonesto, e dizem: Em que te somos desonestos? Nos dízimos e nas ofertas que podeis dar a mim. Vós sois amaldiçoados com a maldição da desonestidade; porque a mim me são desonesto, sim, vós, a nação toda. (TODOS) Senhor Deus, somos teus filhos. Somos dizimistas por obediência, por gratidão, por reconhecimento e por adoração a ti... Trazei todos os meus dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. (TODOS) Nosso Senhor, somos servos do Senhor. Somos dizimistas por amor, por alegria, por consagração e por louvor... Também por vossa honestidade reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos. (TODOS) Senhor Deus, te louvamos neste culto, também com nossa mordomia; com a entrega dos nossos dízimos, com a dádiva de nossas ofertas. Somos sustentadores da obra do Senhor, neste mundo... Amém.

144E     LC.   AS GRANDES OBRAS DE DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Adoramos a Deus por sua sabedoria e poder, pela criação do universo e de todos nós... Pastor ou Direção... 1 Levantamos a Deus a nossa voz; a Deus levantamos a nossa voz, para que ele nos ouça. Congregação... 2 No dia da nossa angústia buscamos ao Senhor; de noite as nossas mãos ficam estendidas e não se cansam; a nossa alma recusa ser consolada. Todos... 3 Lembramo-nos de Deus, e nos lamentamos; queixamo-nos, e nosso espírito desfalece. Homens... 4 Conservas vigilantes os nossos olhos; estamos tão perturbados que não podemos falar. Salvos... Nós de glorificamos, Senhor Deus, pela certeza que temos de nossa salvação, por Jesus Cristo, mesmo reconhecendo nossos pecados e a nossa indignidade. Mulheres... 5 Consideramos os dias da antigüidade, os anos dos tempos passados. Diáconos... 6 De noite lembramo-nos do nosso cântico; consultamos com nosso coração, e examinamos o nosso espírito. Congregação... 7 Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? Pastor ou Direção... 8 Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se a sua promessa para todas as gerações Voluntário1... 9 Esqueceu-se Deus de ser compassivo? Ou na sua ira encerrou ele as suas ternas misericórdias? Homens... Nosso Deus é o único Deus, em todo o universo, ele é o Todo-Poderoso, ele é o nosso Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo, ele é o Senhor Criador do céu e da terra, criador de tudo e de todos. Convidado... Adoramos a Deus por sua sabedoria e poder, pela criação do universo e de todos nós... Coro... levantamos a Deus a nossa voz, a ele levamos a nossa voz para que nos ouça. Congregação... 10 E dizemos: Isto são nossas enfermidades; acaso se mudou a mão direita do Altíssimo? Todos... 11 Recordaremos os feitos do Senhor; sim, nos lembraremos das tuas maravilhas da antigüidade. Congregação... 12 Meditaremos também em todas as tuas obras, e ponderaremos os teus feitos poderosos Pastor ou Direção... 13 O teu caminho, ó Deus, é em santidade; que deus é grande como o nosso Deus? Voluntário2... 14 Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu tens feito notória a tua força entre os povos. Congregação... 15 Com o teu braço nos remiste como teus filhos. Homens... 16 As águas te viram, ó Deus, e tremeram; os abismos também se abalaram. Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por sermos considerados por ti, como filhos, teus eleitos, teu povo, tua herança para sempre. Mulheres... 17 As nuvens desfizeram-se em água; os céus retumbaram; as tuas flechas também correram de uma para outra parte. Diáconos... 18 A voz do teu trovão estava no redemoinho; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu. Voluntário1... 19 Pelo mar foi teu caminho, e tuas veredas pelas grandes águas; e as tuas pegadas não foram conhecidas. Convidado... Adoramos a Deus por sua sabedoria e poder, pela criação do universo e de todos nós... Coro... levantamos a Deus a nossa voz, a ele levamos a nossa voz para que nos ouça. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por tua triunidade, pelo teu poder criador, pelo teu domínio pelos séculos dos séculos. Todos... 20 Nos guiaste como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão. ... Amém
Salmo 077