Livro de Cultos 185 a 189

185A     Cantor Cristão.   SOMENTE CRISTO
1.Somente Cristo é Salvador, nem outro conhecemos; morreu por nós, em santo amor, e vida nele temos.

CORO. Jesus, Jesus é o Salvador, e nem há outro Mediador; foi ele que por nós morreu, e vivo está por nós no céu.

2.Os homens santos e fiéis, nós sempre respeitamos; mas a Jesus, o Rei dos reis, humildes, adoramos.

3.A Deus fazemos oração, só ele quer e pode, valer-nos na tribulação; aos seus, Deus sempre acode.

4.No santo sangue de Jesus, confia todo o crente; o que ele fez na dura cruz, pra sempre é suficiente.
Tema: Mensagem Salvadora do Evangelho
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 24, 62, 106, 124, 168, 185, 215, 225, 252, 286, 295, 307, 318, 339, 350, 364, 373, 399, 402, 411, 412, 550, 560,

185B     HCC.   MEU BOM PASTOR
1.Meu bom Pastor, sabias que me perdi; meu bom Pastor, querias-me perto de ti.

CORO. Buscaste-me, achaste-me, levaste-me salvo ao teu lar;
do teu amor, meu bom Pastor, jamais poderei me afastar.

2.Meu bom Pastor, guia, Senhor e Rei, meu bom Pastor, pra sempre ao teu lado estarei.
Tema: Jesus é nosso Pastor e Guia
Tonalidade... Ré Maior

185C     OH.   COMER, COMER!
1.Comer, comer prá forte ficar! Correr, pular pra forças ganhar!
Crescendo, crescendo criança feliz, E forte bem forte ficando.

2.Cantar, orar, falar com Jesus! A Bíblia ler e andar nesta luz
Crescendo, crescendo criança feliz, E forte bem forte ficando!
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja

185D     DC.   CÂNTICO DO CEGO BARTIMEU (poesia de Gióia Jr.)
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Era uma noite sem música; as vozes caiam sobre mim, como veios d’água de lugares incertos e múltiplos, o murmúrio do povo era grave como as pisadas sobre areia revolvida, dos pássaros havia o cântico, das árvores a sombra e o estalar de galhos e o farfalhar de asas; dos rios havia a pressão fria e constante arrastando minhas mãos indefinidamente, do imenso dia barulhento e álacre havia o calor, um peso indefinível distendendo a epiderme; da noite havia a imensa presença indestrutível, a vagarosa presença úmida e silenciosa, e dos homens, e das mulheres, e das crianças, havia apenas a voz, e a voz era o rosto, os braços, o andar, o rítimo, a bondade, o intento perverso, a compaixão e o sacarsmo. (TODOS) Era uma noite sem caminhos, uma noite pegajosa e cercada de muros altíssimos... muralhas espessas de resistência secular, uma noite machucada, plena de valas e curvas e distâncias e montanhas. Era uma noite sem equilíbrio, noite plena de quedas e presságios, e o despertar era um sono mais denso, o infeliz despertar era um pesadelo negro tecido em lacerações. Ah! Noite escura, irmã solitária e enferma, despojada de adornos e vestida de misérias! Ah! Irmã noite, perversa e louca! Tu me levavas pela mão aos abismos do medo, onde espinhos e pedras despedaçavam meu rosto, onde caminhos mentirosos se enrodilhavam em meus pés! Tu fizeste brotar dos meus olhos sem vida as lágrimas amargas do desespero sem remédio, meus olhos eram pedras, duas pedras escuras, tumulares, insensíveis, glaciais. (TODOS) Mas um dia ele passou, passou em meio à multidão... e, mesmo sem o ver, eu o pude sentir; seu senti a sua presença como uma carícia leve, em meio a tantas vozes a sua voz era única; eu não poderia deixá-lo passar e clamei em altos brados. A multidão murmurando não abafou o meu clamor, queriam fazer-me calar, mas a minha voz naquele instante era angustiada como a areia do deserto, poderosa como a procela desencadeada, imensa como a própria treva e como a própria luz. (TODOS) Eu pude ouvir, sentir e contemplar Jesus... Um  dia ele passou e tocou em meus olhos com seus dedos suaves e uma luz imensa, indefinida, inédita, radiosa, incendiou meus olhos, banhou-me o rosto como um jorro d’água, uma cascata aquecida, e a terra se povoou de criaturas alegres e houve o céu e houve as flores, e houve as crianças, e as formas desiguais e as infinitas cores, e os caminhos abertos, os imensos caminhos acariciando as distâncias, e as águas e as folhas e a madeira e as pedras e os insetos e os pássaros e a manhã e a luz, a imensa luz, a poderosa luz dos olhos de Jesus, dos dedos de Jesus, do rosto de Jesus. Luz que me invade, que me deslumbra, luz poderosa que não se apaga, luz da presença, luz da lembrança, luz da esperança, luz que encaminha, luz que seduz, brotando, rompendo, inundando o universo! (TODOS) Luz da bondade de Jesus, luz da presença de Jesus, luz da Palavra de Jesus... Amém.

185E     LC.   TRIBUTO À GLÓRIA DE DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Adoramos ao Senhor pelo muito que ele é merecedor de toda exaltação, pelo culto que temos a ofertar à sua majestade... Pastor ou Direção... 1 Cantemos ao Senhor um cântico novo, cantemos ao Senhor, todos os moradores da terra. Congregação... 2 Cantemos ao Senhor, bendigamos o seu nome; anunciemos de dia em dia a sua salvação. Diáconos... 3 Anunciemos entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas. Todos... 4 Porque grande é o Senhor, e digno de ser louvado; ele é mais temível do que todos os deuses. Mulheres... Estamos aqui para exaltar ao Senhor, o nosso culto é de salvos desejosos de louvar, convidamos cada um presente a estar inteiro na adoração ao Senhor. Convidado... Adoramos ao Senhor pelo muito que ele é merecedor de toda exaltação, pelo culto que temos a ofertar à sua majestade... Coro... cantamos ao Senhor um cântico novo, cantamos juntos com todos os moradores da terra. Congregação... 5 Porque todos os deuses dos povos são apenas ídolos; mas o Senhor fez os céus. Pastor ou Direção... 6 Glória e majestade estão diante dele, força e formosura no seu santuário. Homens... 7 Tributemos ao Senhor, ó famílias dos povos, tributemos ao Senhor glória e força. Salvos... Nós de glorificamos, Senhor Deus, pela certeza que temos de nossa salvação, por Jesus Cristo, mesmo reconhecendo nossos pecados e a nossa indignidade. Mulheres... 8 Tributemos ao Senhor a glória devida ao seu nome; tragamos oferendas, e entremos nos seus átrios. Voluntário1... 9 Adoremos ao Senhor vestidos de trajes santos; tremamos diante dele, todos os habitantes da terra. Congregação... 10 Digamos entre as nações: O Senhor reina; ele firmou o mundo, de modo que não pode ser abalado. Ele julgará os povos com retidão. Convidado... Adoramos ao Senhor pelo muito que ele é merecedor de toda exaltação, pelo culto que temos a ofertar à sua majestade... Coro... cantamos ao Senhor um cântico novo, cantamos juntos com todos os moradores da terra. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pelo culto que te oferecemos, pelo convite que és para a nossa melhor adoração. Homens... 11 Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude. Voluntário2... 12 Exultem os campos, e tudo o que neles há; então cantarão de júbilo todas as árvores dos bosques Todos... 13 diante do Senhor, porque ele vem, porque vem julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade. ... Amém
Salmo 096

186A     Cantor Cristão.   É JESUS QUEM SALVA
1.O chorar não salva! Mesmo o lagrimar sem fim, jamais mancha carmesim, poderá lavar em mim; o chorar não salva!

CORO. Foi Jesus que padeceu, sobre a cruz por mim morreu; por seu sangue que verteu, pode assim salvar-me!

2.Obras não me salvam! Meus esforços sem cessar, não me podem transformar, nem meus males expiar; obras não me salvam!

3.Orações não salvam! Apesar do seu fervor, petições não têm valor, pra salvar o pecador; Orações não salvam!

4.É Jesus quem salva! Ele a obra consumou, meus pecados expiou, com seu sangue me lavou; É Jesus quem salva!
Tema: Mensagem Salvadora do Evangelho
Hino com métrica semelhante ao CC. 17, 186, 242, 322, 419, 446, 538,

186B     HCC.   O SENHOR É O MEU PASTOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Como pastor ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente. Homens... 2.O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas. Eis que eu, eu mesmo, procurarei as minhas ovelhas, e as buscarei. Pastores... 3.O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Livrá-las-ei de todos os lugares por onde foram espalhadas, no dia de nuvens e de escuridão. Congregação... 4.O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Sim, tirá-las-ei para fora dos povos, e as congregarei dos países, e as introduzirei na sua terra, e as apascentarei sobre os montes de Israel, junto às correntes dágua, e em todos os lugares habitados da terra. Mulheres... 5.O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Em bons pastos as apascentarei (...) Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor. Todos... 6.O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer; a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; e a gorda e a forte vigiarei. Apascentá-las-ei com justiça.
Tema: Jesus é nosso Pastor e Guia
Leitura bíblica: Is 40.11; Sl 23.1; Ez 34.12, 11, 14-16.

186C     OH.   COM CRISTO NO BARCO
1.Com Cristo no barco tudo vai muito bem, Vai muito bem, vai muito bem.
Com Cristo no barco tudo vai muito bem, E passa o temporal

2.Passa o temporal, passa o temporal. Com Cristo no barco
tudo vai muito bem,  E passa o temporal!
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja

186D     DC.   VIDA GUIADA POR DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
O Senhor é o nosso Pastor, e nada nos faltará. (TODOS) Ele nos guia a deitar em pastos verdejantes... O Senhor é nosso Pastor e nos alimenta em verdes pastos propícios às nossas almas, às nossas necessidades; sendo ovelhas de seu pasto, ele nunca deixa que nos falte o devido alimento às nossa existência cotidiana. (TODOS) Ele nos guia às águas tranqüilas... O Senhor é o nosso Pastor e ele nos conduz às fontes de águas cristalinas, águas puras e sem agitação, águas saudáveis e agradáveis ao nosso paladar; sendo ovelhas de seu pasto, ele nunca deixa que nos falte o devido saciar de nossa sede em nossa existência neste mundo. (TODOS) Ele nos guia ao refrigério de nossas almas... O Senhor é o nosso Pastor e sabe perfeitamente confortar os nossos corações em todas circunstâncias que possamos passar nesta vida de tribulações; sendo ovelhas de seu pasto, ele nunca nos deixa permanecer na angústia e tristezas, está sempre a nos dar refrigério em cada tempo apropriado. (TODOS) Ele nos guia pelas veredas da justiça, por amor do seu nome... O Senhor é nosso Pastor e nos conduz pelos caminhos da vontade Deus, pela justiça do Senhor, pela vida dos salvos, dos que vivem para agradar ao Senhor e sua santidade; sendo ovelhas de seu pasto, somos inteiramente coerentes com os desígnios do Senhor, pela sua atuação pastoral para conosco. (TODOS) Ele nos guia pelos vales da sombra da morte com o seu consolo... O Senhor é o nosso Pastor e nos acompanha, fortalece, abençoa e protege nos momentos de dores e tristezas; sendo ovelhas de seu pasto, ele usa sua vara e seu cajado para não permitir que temamos mal algum. (TODOS) Ele nos guia a uma farta mesa perante nossos inimigos... O Senhor é nosso Pastor e sabe preparar uma grande fartura para nossa vida em família, em sociedade, em fraternidade, sabe nos fazer muito abençoados, mesmo diante das muitas e grandes adversidades; sendo ovelhas de seu pasto, ele sabe nos fazer prósperos até mesmo com os benefícios das dificuldades surgidas. (TODOS) Ele nos guia a uma cabeça ungida e um cálice transbordando... O Senhor é meu Pastor e sabe como nos dar uma maravilhosa hospedagem, sabe como nos limpar dos caminhos andados e como nos alegrar com a melhor bebida; sendo ovelhas de seu pasto, ele sabe como nos dar a atenção que precisamos, depois de angustiadas jornadas. (TODOS) Ele nos guia, com bondade e misericórdia, por todos os dias de nossa vida... O Senhor é nosso Pastor e sabe como nos fazer habitar em sua casa por longos dias, por longos e felizes dias em nossa eternidade; sendo ovelhas de seu pasto, ele sabe nos fazer viver com ele, eternamente, para sempre, sem nunca haver fim. (TODOS) O Senhor é o nosso Pastor e ele guia as nossas vidas para que nada nos venha faltar até chegarmos no céu... Amém.

187A     Cantor Cristão.   TEUS PECADOS
1.Pecador, teus pecados brancos, brancos se farão; Pecador, teus pecados brancos,
brancos se farão; inda que sejam vermelhos, como lã serão; inda que teus pecados
sejam como escarlata, brancos, brancos se farão, como lã se tornarão!

2.Pecador, Deus te chama; ouve já a voz dos céus! Pecador, Deus te chama; ouve
já a voz dos céus! Ele é tão bom quão amável, compassível é; com ardor te convida,
com amor, sim, te abriga! Chega, pois, ao Salvador; ouve já a voz de amor!

3.Desfará tuas culpas; delas não se lembra mais! Desfará tuas culpas; delas
não se lembra mais! "Oh, vinde a mim, vós cansados!" Diz Jesus, Senhor. Mau embora tu sejas,
mau embora tu sejas, seu descanso te dará, e feliz te tornará!
Tema: Mensagem Salvadora do Evangelho
Letra: Fanny Jane Crosby (1820 1915) (sua história está no hino 15A)

187B     HCC.   O MEU PASTOR É O BOM JESUS
1.O meu pastor é o bom Jesus, jamais me deixará. Às águas calmas me conduz, e me protegerá.

2.As minhas forças vem nutrir, em nome do Senhor, e meu caminho dirigir, por seu imenso amor.

3.Se por escuro vale andar, não temerei o mal; com seu cajado a me guiar, prossigo até o final.

4.Banquete farto para mim, vem ele preparar, e os inimigos meus, assim, me podem observar.

5.Com honras vem me receber, sou convidado seu. Completamente vem encher, o copo que me deu.

6.A compaixão certo eu terei, do meu fiel pastor, e eternamente habitarei, na casa do Senhor.
Tema: Jesus é nosso Pastor e Guia
Tonalidade... Fá Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 38, 72, 82, 120, 187, 190, 290, 304, 314, 316, 339, 437, 510, 515, 524, 567,

187C     OH.   PARE!
1.Pare! Eu vou contar-lhe o que Cristo fez por mim, Pare! Eu vou contar-lhe o que Cristo fez por mim!

2.Ele me salvou e me deu perdão, Agora vive em meu coração

3.Pare! Eu vou contar-lhe o que Cristo fez por mim!
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja

187D     DC.   VIDA DE FÉ E ESPERANÇA EM DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Nós temos uma vida de fé e esperanças no Senhor Deus. (TODOS) Nós temos uma vida de fé e esperanças no Senhor Deus... Estamos numa vida de muitas tristezas, de muitas desesperanças, de muita amargura, uma vida que nos trás muitas tristezas e desesperos, este é o mundo em que vivemos.  (TODOS) Nós temos uma vida de fé e esperanças no Senhor Deus... É isto mesmo, são dois pontos bem distantes e reais. Por um lado a vida que temos a enfrentar, o azedume que temos que ingerir todos os dias, e no outro lado, o que somos, o que Deus tem nos feito enquanto vivemos esta vida. (TODOS) Nós temos uma vida de fé e esperanças no Senhor Deus... O Senhor tem agido de forma tão especial, de jeitos tão fenomenais, de modos tão miraculosos, que além da fé, temos visto motivos abençoados para até, agradecer pela vida triste que temos a enfrentar todos os dias, são deles que vêm o que Deus tem feito para nos abençoar com suas providências e vitórias. (TODOS) Nós temos uma vida de fé e esperanças no Senhor Deus... Nós te louvamos ó Deus por tantas maravilhas cotidianas em nossas existências, por tantas alegrias em meio a tanto lodo, por tantas felicidades e realizações, em meio a tantas desgraças e desânimos, em meio a um mundo carregado de tempestades que a todo momento nos alcança. (TODOS) Senhor, nós temos uma vida de fé e esperança em ti, nós te agradecemos por tanta misericórdia para com cada um de nós... Amém.

187E     LC.   MAJESTADE E DOMÍNIO DE DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Glorificamos a Deus por Jesus Cristo, por seu ministério divino no mundo, por sua majestade e domínio sobre todas as coisas... Pastor ou Direção... 1 O Senhor reina, regozije-se a terra; alegrem-se as numerosas ilhas. Congregação... 2 Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e eqüidade são a base do seu trono. Homens... 3 Adiante dele vai um fogo que abrasa os seus inimigos em redor. Salvos... Nós te glorificamos, Senhor, pela salvação que nos deste em teu Filho Jesus Cristo. Por isto, juntos, de cultuamos. Mulheres... 4 Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra os vê e treme. Todos... 5 Os montes, como cerca, se derretem na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra. Congregação... 6 Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos vêem a sua glória. Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Filho, ele deixou o ser Deus e veio viver seu ministério salvador neste mundo, em favor de cada um de nós. Convidado... Glorificamos a Deus por Jesus Cristo, por seu ministério divino no mundo, por sua majestade e domínio sobre todas as coisas... Coro... O Senhor reina, regozijemos todos, alegrem-se todas as terras. Pastor ou Direção... 7 Confundidos são todos os que servem imagens esculpidas, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele, todos os deuses. Homens... 8 Nós, os salvos, ouvimos e nos alegramos, e regozijamo-nos por causa dos teus juízos, Senhor. Mulheres... 9 Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra; tu és sobremodo exaltado acima de todos os deuses. Diáconos... 10 O Senhor ama aos que desprezam o mal; ele preserva a alma dos seus santos, ele nos livra das mãos dos ímpios. Congregação... 11 A luz é semeada para nós, os justos, e a alegria para nós, os retos de coração. Convidado... Glorificamos a Deus por Jesus Cristo, por seu ministério divino no mundo, por sua majestade e domínio sobre todas as coisas... Coro... O Senhor reina, regozijemos todos, alegrem-se todas as terras. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por Jesus Cristo, por seu ministério neste mundo, em nosso favor. Todos... 12 Alegremo-nos, ó justos, no Senhor, e rendamos graças ao seu santo nome. ... Amém
Salmo 097

188A     Cantor Cristão.   O EVANGELHO
1.A nova do evangelho já se fêz ouvir aqui; boas novas tão alegres, elas são pra quem ouvir:
Assim Deus nos amou, sim, a cada pecador, que nos deu seu Filho amado pra sofrer a nossa dor.

CORO. Santa paz e perdão! São as novas lá dos céus! Santa paz e perdão! É bendito o nosso Deus!

2.A nova do evangelho dá-nos todos a saber que fartura há para todos, sim, pra quem com fé comer:
Da vida o pão Eu sou; satisfeito ficarás; teus pecados e tua alma lavarei, e paz terás.

3.A nova do evangelho ora vem nos avisar, do perigo grande e grave, para quem se descuidar:
Salvai-vos desde já; não vos demoreis, então, não vireis os vossos olhos, oh! fugi da perdição!

4.A nova do evangelho jubiloso som nos é, pois o amor de Jesus Cristo dá perdão mediante a fé.
As novas se vos dão que já veio o Salvador, tão bondoso e poderoso, que perdoa o pecador.
Tema: Mensagem Salvadora do Evangelho
Este hino está recomposto no HCC: 299
Letra de Samuel Wesley Martin 1839-?)
As novas mais alegres que há neste mundo são as que nós temos; “as novas do evangelho”. Estas novas de alegria e de perdão, escritas em João 3:16, anunciam que Deus nos amou tanto, que mandou seu Filho amado para ser o Salvador “de todo aquele que nele Crê”, afastam para sempre as trevas e anunciam vida e paz. Levam todos, a saber, que o Pão do Céu veio para nos dar vida, alimentar, sustentar e ser presente em cada em que nele crer. “Como água fresca para o homem sedento, tais são as boas-novas de terra remota” (Provérbios 25:25). Cantemos estas boas-novas! Proclamemos estas boas-novas! Vivamos estas boas-novas! Samuel Wesley Martin escreveu a letra e música deste hino. Sankey publicou-o em Gospel Hymns n° 3 , em 1878, e em Sacred Songs and Solos N° 1 & 2, em 1881. Pelo que sabemos, este é o único hino de Samuel Martin. Certamente escreveu-o celebrando as boas-novas que chegaram a ele e transformaram a sua vida. A única informação disponível sobre Samuel Wesley Martin é que ele nasceu em Plainsfield, Estado de Illinois, EUA, em 1839. Ele pode ter enviado, ou entregue seu hino a Sankey e o evangelista-solista-publicador reconheceu imediatamente o seu valor.
O nome da melodia, THE GOSPEL BELLS (Os Sinos do Evangelho), provém do título e das primeiras três palavras das estrofes do original. Em algumas partes da Europa, e na outra América, as igrejas evangélicas também têm historicamente torres para colocar os sinos. Era muito comum os sinos anunciarem o começo do culto nas igrejas. Porém, isto não se deu, no Brasil onde, durante o período do império era proibido às igrejas não católicas anunciarem seus cultos ou terem aparência de igrejas.
Joseph Jones sabia que as igrejas evangélicas em Portugal e no Brasil não tinham sinos. Ele adaptou o hino em 1887, preservando sua mensagem central. Quem proclama as boas-novas somos nós, que cremos em Cristo. Foi assim que a mensagem chegou até nós, e assim a mensagem chegará aos que não a conhecem!

188B     HCC.   GLÓRIA AO REDENTOR
1.Junto da cruz do meu Salvador, vi demonstrado o mais puro amor. Eu me rendi ao meu bom Senhor. Glória ao Redentor!

CORO.Glória ao Redentor! Glória ao Redentor! Só Jesus Cristo é meu Salvador. Glória ao Redentor!

2.Pelo milagre da salvação, posso com Cristo ter comunhão. É grande a paz do meu coração. Glória ao Redentor!

3.Cristo deseja te perdoar. Vem, hoje mesmo, sem demorar, e bem feliz poderás cantar: "Glória ao Redentor!"
Tema: Jesus é nosso Redentor
Tonalidade... Lá Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.282
Hino com métrica semelhante ao HCC. 234, 530, 342, 511, 343, 252, 137, 110, 538, 188,

188C     OH.   MEU BOM PASTOR
1.Meu Bom Pastor é Cristo, Com Ele andarei, Conduz-me às calmas águas, Com Ele andarei
Sempre, sempre com Ele andarei, Sempre, sempre com Ele andarei

2.Meu Bom Pastor é Cristo, sempre obedecerei, Conduz-me aos verdes pastos, sempre obedecerei
Sempre, sempre, sempre obedecerei, Sempre, sempre, sempre obedecerei.

3.Meu Bom Pastor é Cristo, sempre o seguirei, Conduz-me’às suas veredas, sempre o seguirei.
Sempre, sempre, sempre o seguirei, Sempre, sempre, sempre o seguirei.

4.Meu bom Pastor é Cristo, sempre o agradarei, Me guarda pelos perigos, sempre o agradarei
Sempre, sempre, sempre o agradarei, Sempre, sempre, sempre o agradarei

5.Meu bom Pastor é Cristo, sempre o honrarei, Me cuida em sua casa, sempre o honrarei,
Sempre, sempre, sempre o honrarei, Sempre, sempre, sempre o honrarei
Meu bom Pastor é Cristo, pra sempre o honrarei.
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja
Salmo 23

188D     DC.   ASPIRAÇÃO PELO CÉU ETERNO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Pátria minha, por ti suspiro; quando no teu bom descanso chegarei? Os patriarcas, de Deus amigos, e os bons profetas, fiéis, antigos, já entraram na tua glória, contemplando, em esplendor, o grande Rei. (TODOS) Foi escrito por Ti o meu nome no céu; sim, no livro da vida foi escrito por ti... Os remidos tão perseguidos, pelo sangue já venceram o Dragão; por Jesus Cristo são vencedores, e agora cantam os seus louvores; pátria santa, desejo ver-te, ver com Cristo a redimida multidão. (TODOS) Cada vez mais, cada vez mais, perto eu estou do eterno lar, em que morar eu vou.... Lá, o rio das águas vivas, sai do trono do Cordeiro e do Senhor: é luminoso desde a nascente; como cristal é resplandecente; pela margem daquele rio, andam os remidos com o Salvador. (TODOS) Na glória, minha alma vai sim desfrutar, e mais com o Amado se identificar; com todos os salvos servir e adorar; precioso é Jesus para mim!.... Não há pranto na minha pátria, nela nunca se dará separação; ali o trono de Deus descansa, ali teremos real bonança; os remidos da minha pátria, com Jesus eternamente reinarão. (TODOS) Senhor, nosso Deus, o grande desejo de nossa alma, é ir morar no céu, em tua presença, para sempre.... Amém.

188E     LC.   A JUSTIÇA DO SENHOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Damos glórias ao Senhor Deus Pai, por seu amor e justiça tão muito demonstrados para conosco, por todos os séculos... Pastor ou Direção... 1 Cantemos ao Senhor um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua destra e o seu braço santo nos alcançaram a vitória. Congregação... 2 O Senhor fez notória a sua salvação, manifestou a sua justiça perante os olhos das nações. Diáconos... 3 Lembrou-se da sua misericórdia e da sua fidelidade para com seu povo; todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus. Salvos... Nós te agradecemos, Senhor Deus, por estarmos incluídos entre os teus salvos, pela misericórdia do teu Filho Jesus Cristo. Voluntário1... 4 Celebremos com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra; demos brados de alegria, regozijemo-nos, e cantemos louvores. Todos... 5 Louvemos ao Senhor com instrumentos; com a harpa e a voz de canto. Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Pai, ele tem um cuidado paternal para com todos nós, ele tem vivido um grande amor para com cada um de nós. Congregação... 6 Com trombetas, e ao som de buzinas, exultemos diante do Rei, o Senhor. Pastor ou Direção... 7 Brame o mar e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam; Congregação... 8 batam palmas os rios; à uma regozijem-se os montes. Convidado... Damos glórias ao Senhor Deus Pai, por seu amor e justiça tão muito demonstrados para conosco, por todos os séculos... Coro... Cantamos ao Senhor um cântico novo porque ele tem feito maravilhas nos dando vitória com seu braço santo. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por que tu és o nosso Pai eterno, pelo teu amor para conosco. Todos... 9 diante do Senhor, porque vem julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e os povos com eqüidade. ... Amém
Salmo 098

189A     Cantor Cristão.   GRAÇA INEFÁVEL
1.A graça do Senhor, meu coração venceu, pois para me salvar, seu Filho amado deu.

CORO. Oh! sim, qualquer que, em Cristo crer, perdão eterno vai obter, e vida nova receber.

2.Aquele que pecar, a morte sofrerá; quem aceitar Jesus, a vida alcançará.

3.Seu sangue derramou, afim de nos salvar, e da condenação, nos veio assim livrar.

4.Oh, vinde receber, a vida e o seu perdão, e juntos possuir, Jesus e a salvação!
Tema: Mensagem Salvadora do Evangelho
Hino com métrica semelhante ao CC. 28, 136, 189, 207, 280, 568,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

189B     HCC.   OH, QUE SANGUE TÃO PRECIOSO!
1.Oh, que sangue tão precioso, meu Senhor verteu, quando, para resgatar-nos, padeceu!

2.Oh, que sangue tão precioso! Oferece paz, e ao sedento da verdade, satisfaz.

3.Oh, que sangue tão precioso! Traz-nos salvação. Deus por ele dá aos crentes, o perdão.

4.Oh, que sangue tão precioso, do meu Salvador, pois a todos manifesta, seu amor!
Tema: Jesus é nosso Redentor
Tonalidade... Ré Menor
Este hino é rcomposição do CC.086
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 189, 255
Hino com métrica semelhante ao HCC.  53, 79, 307, 305, 226, 251, 384, 299, 108, 189, 255,

189C     OH.   A PORTA
Eu sou a porta, disse Jesus, Quem entrar por mim salvar-se-á; Outro não houve, nem haverá, Vem entra já!
Tema: A natureza espiritual da igreja de Cristo – Educação Religiosa na Igreja

189D     DC.   VIDA DE ORAÇÃO E SÚPLICA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Dirijo a ti, Jesus, minha oração, a ti que tudo vês no coração. Eu venho te adorar, tua graça suplicar; ó vem me abençoar, vem já, meu Deus! (TODOS) Senhor, nós vivemos uma vida de oração... Dirijo a ti, Jesus, minha oração, do mal que pratiquei, a confissão. Sê tu, ó meu Senhor, propício ao pecador, concede em teu amor, pleno perdão! (TODOS) Senhor, não temos como sobreviver, sem esta vida de oração... Dirijo a ti, Jesus, minha oração a ti que amparo és em aflição. Ó vem me consolar, minha alma confortar, pra nunca me afastar, de ti, Senhor! (TODOS) Senhor, teu Espírito nos ajuda nesta vida de oração... Escuta, meu Jesus, esta oração, que humilde faço a ti com gratidão. Tu és meu Mediador, meu Rei e Salvador; possa eu em teu amor, sempre viver!. (TODOS) Senhor, nós te louvamos pela vida de oração que tens conosco, para sempre... Amém