Livro de Cultos 445 a 449

445A     Cantor Cristão.   DEVES DIVULGAR
1.Oh! que bela e doce história do bom Pai celestial, que nos vendo extraviados, em perigo sem igual,
enviou seu Filho amado pra todos nós salvar! Tão bela história, salvo, tu deves divulgar!

CORO. Sim, tu, irmão, tens que contar, a história de Jesus; seus feitos e palavras tu deves divulgar!

2.Esta bela história é sempre poderosa pra salvar, transformando e abençoando, quem a Cristo quer chegar.
Mas há muitos infelizes sem compreender a luz; a eles vai e conta a história de Jesus!

3.Oh! não digas que não podes, essa história anunciar; faze tudo ao teu alcance, para a Cristo sempre honrar!
Vamos, salvos, proclamando Jesus, o Salvador, a bela e linda história de Deus e seu amor!
Tema: Vida de Evangelismo Pessoal
Hino com métrica semelhante ao CC. 205, 323, 404, 445,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

445B     HCC.   "O NOSSO SOCORRO ESTÁ NO SENHOR"
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Dirigente: Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso, lado, ora diga Israel: Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, eles nos teriam tragado dos vivos. Todos: Quando a sua ira se acendeu contra nós; as águas nos teriam submergido, e a torrente teria passado sobre nós; sim, as águas impetuosas teriam passado sobre nós. Dirigente: Bendito seja o Senhor, que não nos entregou, como presa, aos dentes deles. Escapamos, como um pássaro, do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos.  Todos: O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra.
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Leitura bíblica: Sl 124

445C     OH.   AVANTE SOLDADOS CRISTÃOS
1.Eia o estandarte, tremulando à luz, Eis’a sua divisa: “coroa’pós cruz”.
Para’a santa guerra ele vos conduz, Quem quer alistar-se sob o rei Jesus?

CORO.Eis o estandarte, o Brasil à luz! Eis’a sua divisa: “coroa’pós cruz”.

2.Guerra contr’as trevas! Guerra contra’o mal; E contra’o pecado, guerra divinal!
Guerra à idolatria! Nela quem entrar, Há de sem reserva, tudo’abandonar.

3.Nesta santa guerra, desejais lutar? A coroa-glória lá no céu ganhar?
A quem quer seguí-lo, eis que diz Jesus: “Negue-se’a si mesmo, tome sua cruz”.

4.Salvador, eu hoje, venho me render. Só por ti vencido, poderei vencer.
Só contigo morto, sempre viverei; Tomo’agora’a tua cruz, meu bondoso Rei!
Tema: Missões Nacionais
Hino cantado também com a melodia do CC.368

446A     Cantor Cristão.   AVANÇAI
1.Confiando no Senhor, avançai! Avançai! Esperando em seu amor; avançai!
A Jesus sempre exaltai, seu poder anunciai, sua graça proclamai, avançai!

2.Se vos chama a trabalhar, avançai! Avançai! Ide as novas proclamar, avançai!
Com sincera fé e amor, combatendo com fervor, e, seguindo ao Salvador, avançai!

3.Cristo avisa que virá, avançai! Avançai! E o seu povo guiará; avançai!
Ele almeja vos levar para o céu, o eterno lar, onde haveis de descansar, avançai!
Tema: Vida de Evangelismo Pessoal
Hino com métrica semelhante ao CC. 17, 186, 242, 322, 419, 446, 538,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

446B     HCC.   BRILHO CELESTE
1.Peregrinando vou pelos montes, e pelos vales, sempre na luz.
Cristo promete nunca deixar-me. "Eis-me convosco", disse Jesus.

CORO.Brilho celeste, glória divina, enche a minha alma com tua paz.
Com alegria sigo cantando, pois Jesus Cristo me satisfaz.

2.Sombras em volta, nuvens em cima, o Salvador não vão ocultar.
Ele é a luz que nunca se apaga. Sempre ao seu lado vou caminhar.

3.Vão me guiando raios benditos, que me conduzem para a mansão.
Mais e mais perto, o Mestre seguindo, canto os louvores da salvação.
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Tonalidade... Fá Maior
Este hino é rcomposição do CC.474
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 215, 248, 330, 350, 446, 478, 595

446C     OH.   IDE E PREGAI
1.Ide e pregai, em nome do Senhor Jesus, Erguei os olhos para ver que é tempo de ceifar.
Ide e confiai que Deus sempre cumpre o que nos diz, Em toda circunstância, graça e força vos dará.

CORO.Para que o mundo creia, ide e pregai a Cristo. Só Nele há perdão, só Nele há poder,
Para que o mundo creia em Deus.

2.Ide e pregai em nome do Senhor Jesus, Secai os olhos, consolai que o mundo triste está.
Ide e restaurai o homem aflito e sofredor, Seu fardo Deus aliviará, Sua graça bastará.
Tema: Missões Mundiais

447A     Cantor Cristão.   NUNCA OUVIR DE CRISTO
1.Não te importa se algum dos amigos morrer, sem ter conhecimento de Cristo?
Deixas que no juízo ele venha a dizer: "A mim nunca falaram de Cristo"?

CORO. Não me falaram de Cristo! Não me falaram de Cristo!
Tantos vi que salvou, mas ninguém se importou, de falar-me da graça de Cristo!

2.Não te importa que as almas, preciosas a Deus, oh! não sejam levadas a Cristo?!
Pois dirão quando Cristo vier outra vez: "A nós nunca falaram de Cristo!"

3.Não te importa se entrares sem jóais no céu, por não teres trazido alma a Cristo?
Oh! não venhas tu ser acusado de réu, por não teres falado de Cristo!

4.Não te cales jamais, pede a Deus graça, irmão, para dar testemunho de Cristo;
pra ninguém no juízo exclamar com razão: "A mim nunca falaram de Cristo!"
Tema: Vida de Evangelismo Pessoal
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 447, 474
Hino com métrica semelhante ao CC. 204, 447, 450, 474,

447B     HCC.   MAS EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO
1.Não sei por que de Deus o amor, a mim se revelou, por que razão o Salvador, na cruz me resgatou.

CORO.Mas eu sei em quem tenho crido, e estou seguro que é poderoso, pra guardar bem o meu tesouro, até o dia final.

2.Ignoro como o Espírito, me convenceu do mal, mostrou-me Cristo, o Salvador, o Verbo divinal.

3.Não sei o que de mal ou bem, é destinado a mim, se bons ou tristes dias vêm, até da vida o fim.

4.E, quando vem Jesus, não sei, se breve ou tarde vem, mas sei que meu Senhor virá, na glória que ele tem.
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Tonalidade... Ré Maior
Este hino é rcomposição do CC.377
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 33, 125, 213, 312, 323, 336, 367, 393, 447, 525, 577,

447C     OH.   O CHAMADO DO CAPITÃO
1.‘Ma taref’há pra fazer! Armas tendes par’usar? O chamado já soou, Voluntários para ir.
Alistai-vos sem tardar, respondei “eu vou, eu vou”. Missionários voluntários, sim na obra do Senhor.

CORO.Cristo à frente vencerá, voluntários a seguir. Ele salvação dará, neste mundo a quem o’ouvir.

2.Quem é guarda não dormita, vive e prega esta fé. O cristão não fica em falha, voluntário ele é.
Preparado sempre está, pronto sempre com amor, Missionário voluntário, sim na obra do Senhor.

3.Já não brada’o inimigo, ‘stá silente o arraial; Foge! Vede! Escutai, voluntário celestial.
Há mais lutas e vitórias, nos convoca’o capitão, Missionários voluntários, obedece de coração.
Tema: Missões Mundiais
Hino cantado também com a melodia do CC.581

448A     Cantor Cristão.   IDE
1.Cristo, divino Rei, para os perdidos, lauto banquete mandou preparar;
ide, pois servos seus, ide apressados, os convidados fazei, pois, entrar.

CORO. Ide, pois, servos seus, ide apressados! Cristo os famintos, quer hoje fartar!

2.Se eles recusam vir, oh! com paciência, novos convites a eles levai!
Sede animosos, sim, ainda que zombem, vosso convite de amor renovai!

3.Cristo vos manda ir pelas estradas, mancos e cegos à ceia trazer;
ide, pois, servos seus, ide apressados! Cristo nas bodas a todos quer ver.
Tema: Vida de Evangelismo Pessoal
Hino com métrica semelhante ao CC. 156, 351, 448, 491, 562,
Letra: Fanny Jane Crosby (1820 1915) (sua história está no hino 15A)

448B     HCC.   QUE MUDANÇA ADMIRÁVEL
1.Que mudança admirável na vida provei, pois Cristo minha alma salvou!
Tenho a luz lá do céu que eu tanto busquei, pois Cristo minha alma salvou.

CORO.Oh, Cristo minha alma salvou! Sim, Cristo minha alma salvou!
Mesmo ali sobre a cruz, foi que Cristo Jesus, da morte minha alma salvou.

2.Já deixei de trilhar as veredas do mal, pois Cristo minha alma salvou.
E feliz eu desfruto o favor divinal, pois Cristo minha alma salvou.

3.Sobre o vale da morte já brilha uma luz, pois Cristo minha alma salvou.
E eu avisto meu lar, no porvir, com Jesus, pois Cristo minha alma salvou.
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Tonalidade... Lá Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 64, 97, 104, 148, 174, 196, 318, 337, 346, 347, 372, 373, 404, 435, 440, 448, 451, 452, 459, 476, 536, 581, 583,

448C     OH.   CRISTO COMANDANTE
1.Cristo comandante sempre nos será, Na peleja santa à frente marchará;
Nunca suas hostes abandonará, Seguiremos té o fim.

CORO.Sempre avante, o General; Num avanço mundial
Firmes, fortes, nunca vamos vacilar, Sempre havemos de ganhar.

2.O pendão glorioso vamos defender, Hostes inimigas sempre combater,
Nosso general o mund’há de vencer. Seguiremos a Jesus.

3.Na feroz batalha temos proteção, E’afinal em coro, junto à multidão,
Entoaremos todos a real canção, Quando nós chegarmos lá.
Tema: Missões Mundiais
Hino cantado também com a melodia do CC.239

449A     Cantor Cristão.   OUSADOS PROCLAMAI
1.Ousados, com firmeza, ó salvos, proclamai, as novas Salvadoras do amor do eterno Pai,
que pra salvar rebeldes, seu Filho ofereceu, o qual sofreu a morte pra resgatar o réu.

CORO. Ó salvos, proclamai, a salvação! O mundo libertai da escravidão! Salvos, proclamai de Jesus
a cruz; a graça, amor e seu perdão, ó salvos, sem cessar apregoai! O seu amor sem par anunciai,
com zelo e com ardor, até raiar o alvor; por Cristo e o reino seu lutai!

2.Oh! nada de desculpas, obreiros de Jesus, eis o inimigo afoito quer derrubar a cruz,
Jesus, porém, garante vencê-lo e ao seu poder, se firmes persistirmos na senda do dever.

3.À luta, pois, ó salvos, por Cristo o Redentor, seu estandarte erguendo, do eterno, imenso amor;
as trevas combatendo, o vício, a corrupção, pregando as Boas Novas de luz e salvação.
Tema: Vida de Evangelismo Pessoal
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 50, 241, 316, 391, 427, 449, 466, 485,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

449B     HCC.   TESTEMUNHANDO DE JESUS EM CASA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Chegaram então ao outro lado do mar, à terra dos gerasenos. E, logo que saíra do barco, lhe veio ao encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo, o qual tinha a sua morada nos sepulcros; e nem ainda com cadeias podia alguém prendê-lo. De dia e de noite, andava pelos sepulcros e pelos montes, gritando, e ferindo-se com pedras. Vendo, pois, de longe a Jesus correu e adorou-o; e, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. Congregação... 2.Pois Jesus lhe dizia: Sai desse homem, espírito imundo. E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu-lhe ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. Direção... 3.Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. Rogaram-lhe, pois, os demônios, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. E ele lho permitiu. Saindo (...) entraram nos porcos; e precipitou-se a manada, que era de uns dois mil, pelo despenhadeiro no mar, onde todos se afogaram. Muitos foram ver o que era aquilo que tinha acontecido. Chegando-se a Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera legião, sentado, vestido, e em perfeito juízo; e temeram. Todos... 4.Entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. Ele se retirou, pois, e começou a publicar em Decápolis tudo quanto lhe fizera Jesus; e todos se admiravam.
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Leitura bíblica: Mc 5.1-3, 5-9, 11-15, 18-20

449C     OH.   SÚPLICA PELOS NOIVOS
1.Ó vem Senhor, nesta hora propícia, A bênção tua aos noivos doar. Faze-a jorrar da fonte de delícias,
Do seio eterno sobre’o jovem par. Une suas almas, com os seus laços, Do’amor que tem, em ti a’inspiração;
Envolva sempre, teus divinos braços, Sê-lhes um pálio de mui proteção.

2.Torna seu lar uma festa divina, Do’amor’e luz que’a fé sempre nos traz.Nele’a verdade que’a treva’ilumina,
Traga’a certeza que fraca se faz. Seja’ele’abrigo’a quem amargurado, Anseia’achar refúgio e calor.
Encontre’ali quem for magoado, Outros dispostos a sanar-lhe’a dor.

3.E quando um dia, a eles viverem, Mágoas e sombras como’a todos vêm. Não lhes permita impedir de verem,
Teu vulto’amado’acenando ao bem. Em ti ligados, na mesma’esperança, Possam na vida unidos lutar
Juntos na dor, na lida’ou bonança, Prossigam juntos para’o’eterno lar.
Tema: Casamentos Cristão
Hino cantado também com a melodia do CC.7