Livro de Cultos 430 a 434

430A     Cantor Cristão.   EM CADA LUGAR
1.Se já estás salvo por Cristo, o Senhor, dize-o em cada lugar!
E, se Ele, perdido, te achou, pecador, dize-o em cada lugar!

CORO. Irmão! Irmão! Dize-o em cada lugar! Se tu os perdidos quiseres salvar, dize-o em cada lugar!

2.Se Cristo expiou tua culpa na cruz, dize-o em cada lugar!
Se sabes que te ama e que ao céu te conduz, dize-o em cada lugar!

3.Se queres servir a Jesus, por amor, dize-o em cada lugar!
Se tens boas novas do teu Salvador, dize-o em cada lugar!

4.Se tu és herdeiro com Cristo nos céus, dize-o em cada lugar!
Até a presença chegares, de Deus, dize-o em cada lugar!
Tema: Vida de Evangelismo Pessoal
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 183, 222, 272, 430

430B     HCC.   O QUE DAREI A CRISTO?
1.O que darei a Cristo, que se entregou por mim? Como hei de meu amor mostrar a quem me amou assim?
Darei minha alma a Cristo, e alegre entregarei; o meu futuro em suas mãos, e nada temerei.

2.Darei meus dons a Cristo, e sempre o louvarei; os meus talentos, minha voz, assim consagrarei.
Darei meu corpo a Cristo, a mente, o coração; por onde quer que me mandar, meus pés o seguirão.

3.Darei meus bens a Cristo. O pouco que eu tiver, aceita e abençoa,ó Deus. É teu também meu ser.
O que darei a Cristo, que se entregou por mim? Darei a minha vida, a quem me amou assim.
Tema: Vida de Amor e Consagração a Deus
Tonalidade... Ré Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 335, 430
Hino com métrica semelhante ao HCC.  117, 168, 169, 175, 229, 335, 430, 462, 506, 534, 601,

430C     OH.   ANIVERSÁRIO FELIZ
1.Aniversário feliz, bem feliz, hoje transcorre de Deus ricos dons.
Assim foi feito, como ele quis, a fim de sabermos, que ele é bom.

CORO.Oh! que alegria, seu natal, a um novo dia, lhe conduz.
Nossos desejos, contar os seus dias, na fé no serviço, de Jesus.

2.Nossa igreja também a cantar, louva ao Senhor, vem comemorar.
Juntos vivemos, todo esse amor, que Deus lhe concede com favor.

3.Que muitas festas, venha a ter, por muitos anos, com o Senhor.
E no seu Reino, servindo obediente, confiando no bom Salvador.
Tema: Aniversários cristãos

430D     DC.   TEMPERAMENTOS HUMANOS
Combinação de características congênitas que consciente ou inconsciente, afetam o procedimento humano. São basicamente quatro os temperamentos reconhecidos; o fleumático, o sangüineo, o colérico e o melancólico. Um dos frutos de Espírito (Gl.5:23) é o Domínio Próprio, auto-controle, é a superação dos defeitos que cada temperamento apresenta como mau testemunho de um salvo em Jesus Cristo, dirigido pelo Espírito do Senhor, sob a bênção da Graça de Deus.
FLEUMÁTICO... Um dos quatro temperamentos humanos; é calmo, frio e bem equilibrado, raramente explode em riso ou raiva, mantendo sempre suas emoções sobre controle. É o único tipo de temperamento coerente, mas tem muito mais emoção do que demonstra.
Por gostar do convívio social, não lhe faltam amigos, mas sempre encontra algo de engraçado nos outros. É simpático e tem bom coração. Não se envolve nas atividades alheias, sendo muito capaz e eficiente.
É conciliador e pacificador. São bons diplomatas, administradores, professores e técnicos.
Partes positivas: Calmo, cumpridor, eficiente, conservador, prático, líder, diplomata, bem humorado,
Partes negativas: calculista, Temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido, desmotivado
Fraquezas: ser indiferente ao que o cerca, indolência, sabe como provocar os outros.
Problemas causados: magoa as pessoas através das suas piadas, não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo satisfatório.
Exemplo... Abraão – o Fleumático... As pessoas de mais fácil convivência são as fleumáticas. Sua natureza calma e sossegada faz com que sejam benquistas por todos. Por ser um tanto introvertido, suas fraquezas e virtudes não são tão perceptíveis. Um de seus maiores problemas é a falta de motivação. Tem a tendência de olhar a situação como mero espectador, evitando a todo custo envolver-se em atividades; o medo de errar perante as outras pessoas, gera relutância em lançar-se a algum projeto. Vários homens dos tempos bíblicos parecem ter possuído boa parcela deste temperamento: Noé, Samuel, Daniel, José (esposo de Maria), Natanael, Felipe e Tiago, porém, o melhor exemplo é Abraão.
Características do Abraão Fleumático
Cauteloso – a hesitação, indecisão e o medo, naturais no fleumático, são vistos em Abraão em Gênesis 12, ao receber o chamado do Senhor, era tão dependente de seus pais que em vez de obedecer inteiramente a ordem de Deus, levou consigo seus familiares o que lhe causou sérios problemas. Muitos cristãos fleumáticos relutam diante das oportunidades, não pela falta de capacidade, mas pela hesitação de aventurarem-se pelo desconhecido.
Pacífico – uma das características mais admiráveis é o seu amor à paz. Tendem a demonstrar serenidade e calma, seu desejo de paz e harmonia é, em geral, maior do que o de possuir bens pessoais. Em Gn 13:8-9 na discussão entre os pastores de Ló e Abraão, este intervém de maneira ordeira, dando ao sobrinho o direito de escolha.
Leal – sua atitude quando pressionado, revela sua personalidade. De todos os tipos de temperamentos, os fleumáticos são os que melhor trabalham sob pressão, demonstram calma e eficiência em tempos de crise. Em Gn 14, ao saber que a terra de Ló estava em guerra e que este havia sido levado cativo, Abraão age como seu defensor demonstrando características latentes de liderança e que sua amizade ao sobrinho estava acima de suas diferenças pessoais.
Passivo – junto à sua inclinação natural para a paz, há a passividade face aos conflitos. Em Gn 16 vemos a exagerada influência de Sara sobre Abraão, o que resultou em sérias conseqüências que permanecem até os dias de hoje. Uma das lições que os fleumáticos precisam aprender é que nada se consegue pela acomodação.
Temeroso – o fleumático possui doses generosas de medo e Abraão tinha grande problema com seus temores íntimos. Por causa da grande fome que assolava a terra, Abraão deixou de lado a vontade de Deus e foi para o Egito; por causa de seu temor a Faraó, nega que Sara era sua esposa. A covardia de Abraão resultou em sua expulsão da terra, dando um péssimo testemunho do Senhor naquela terra pagã (Gn 12). Abraão negou a Sara novamente para conseguir os favores de Abimeleque. Se não fosse a intervenção divina, os dois teriam sido envolvidos em um pecado trágico (Gn 20). Os nossos pretextos e as nossas concessões jamais melhoram o plano e a provisão de Deus.
A transformação de Abraão... O crescimento de Abraão na fé mostra-nos um crescimento gradual que Deus dá a todo crente. Uma das maiores provas deste crescimento está no sacrifício de Isaque (Gn 22). O resultado desta fé está na confiança que Abraão depositou na Palavra de Deus, agindo conforme sua promessa. A fé não precisa de respostas, só de direção.
SANGUÍNEO... Um dos quatro temperamentos humanos; é sempre cordial, eufórico e vigoroso. Receptivo por natureza, toma suas decisões pelos sentimentos e não através dos pensamentos ponderados.
Pela natureza apaixonada e envolvida que possui, contagia um ambiente repleto de pessoas pela sua presença.
Por não gostar de solidão e Ter grande convívio social, o sangüíneo sempre tem amigos. E são alvo de inveja de pessoas de temperamentos mais tímidos.
São bons vendedores, funcionários de locais de atendimento ao público, professores, conferencistas, atores, operadores, pregadores e ocasionalmente bons chefes.
Partes positivas: Comunicativo, Destacado, Entusiasta, Afável, Simpático, Companheiro, Compreensível, Crédulo, e outras neste gênero.
Partes negativas: volúvel, indisciplinado, impulsivo, barulhento, inseguro, egocêntrico, exagerado, medroso
Fraquezas: tomar atitudes baseadas em seus sentimentos, ser impaciente, Ter vontade fraca e dificuldade para terminar o que começa.
Problemas causados: É uma pessoa precipitada, se distrai com facilidade, desperdiça tempo e conversa, irrita-se facilmente, instabilidade financeira e profissional, não é persistente.
Exemplo... Pedro – O Sangüíneo – Mt 16:13-20... Depois do Senhor Jesus Cristo, Pedro é uma pessoa que mais sobressai nos evangelhos, característica típica de um sangüíneo de clamar atenção por onde passa. Dentre os discípulos é o que deixa seus defeitos visíveis a todos, num momento é amável e alegre, no outro assusta com suas atitudes: (a)Falava mais que os outros discípulos, (b)O Senhor conversava muito amiúde com ele, (c)Teve a ousadia de repreender o Mestre, (d)Testemunhou outro recebeu louvor tão pessoal do Salvador
Quando experimentou a plenitude do Espírito Santo não só foi o homem de maior influência na Igreja dos primeiros tempos e um desafio para os cristãos exemplificando o que o Espírito Santo pode fazer com uma vida entregue a Ele.
Características do Pedro Sangüíneo
Impulsivo: Mt 4:20 – no modo como atendeu ao chamado de Jesus; Mt 14:28-29 – sua reação ao ver Jesus andando sobre o mar; Mt 17:1-13- sua atitude diante da transfiguração; Jo 18:10 – ao reagir à prisão do Senhor Jesus; Mt 28:6; Jo 20:6 – ao saber da ressurreição do Senhor Jesus; Jo 21:1-11 – ao encontrar-se com o Senhor após a ressurreição
Desinibido: Lc 5:1-11 – sua atitude reveladora na pesca maravilhosa;
Falante: Mt 16:13-20, Jo 6:66-69 – o efeito positivo do seu testemunho acerca da identidade de Jesus
Egoísta: Mt 16:22 – sua motivação egoísta valeu-lhe a repreensão mais severa feita pelo Senhor
Interesseiro: Mt 19:27-30 – seus questionamentos quanto aos favores por seguir ao mestre
Fanfarrão: Mt 26:33 – sua tendência a gabolice
Pedro cheio do Espírito Santo: “O que Deus fez por seu apóstolo sangüíneo, Ele fará por você, desde que esteja disposto a cooperar com o Espírito Santo permitindo que o seu poder o fortaleça em suas fraquezas”. At 1:15 – o primeiro sinal de uma transformação: Pedro, um homem sangüíneo e iletrado, agora, cheio do Espírito Santo torna-se um grande pregador do Evangelho. At 3:1-7 – a ousadia de Pedro é convertida em glorificar o Senhor Jesus e não a si mesmo. At 4:5-13 – o Pedro que antes negara o Senhor Jesus, agora confessa abertamente que Ele é o Salvador. At 5:40-42 – a constância de Pedro é evidente ao ser açoitado severamente pelo oficial do Sinédrio. At 9:36-42 – a humildade e dependência de Deus. 2 Pe 3:15 – a maturidade de Pedro.
COLÉRICO... Um dos quatro temperamentos humanos; é ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independente. Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz freqüentemente obter sucesso. Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória.
Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos. São sempre bons gerentes, planejadores, produtores ou ditadores.
Partes positivas: energético, resoluto, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso,
Partes negativas: intolerante, vaidoso, auto-suficiente, insensível
Fraquezas: É impaciente, não tem compaixão, é inflexível, impetuoso, incontrolável.
Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.
Exemplo.... Paulo – O Colérico. Personagem bíblico que melhor ilustra o temperamento colérico é o apóstolo Paulo. Ele é de fato excelente exemplo da maneira como o Espírito Santo modifica uma pessoa de vontade férrea, após sua conversão. Saulo de Tarso era um colérico de aprimorada educação e muita religiosidade. Aparece no cenário bíblico, participando do apedrejamento de Estevão (At 7:54-58). As testemunhas deixaram suas vestes aos seus pés de um jovem chamado Saulo, o que indica ser ele o líder do grupo. Estudiosos afirmam que ele era membro do Sinédrio - o conselho dos setenta anciões de Israel. E Saulo que era jovem na época, isto seria um privilégio fora do comum.
Características do Paulo Colérico
Cruel – a Bíblia descreve Saulo como “respirando ameaças e morte contra os discípulos do Senhor”(At 9:1-2). A maioria dos coléricos tem forte tendência a astúcia e a ardilosidade quando motivados pelo ódio ou pela intolerância. Antes de sua conversão era por instinto um líder zeloso e ativo, implacavelmente cruel com os que o contrariavam.
Força de vontade – uma das maiores vantagens do indivíduo com este temperamento é sua força de vontade, o que pode fazer dele uma pessoa muito bem sucedida. Paulo se refere a isso em 1 Co 9:24-27. Suas atitudes tinham metas definidas, Paulo sabia o que queria e para onde ia. Ele sabia que autodisciplina começa ne mente. Se você não resolver em sua mente que faça determinada coisa, provavelmente jamais conseguirá fazê-la (2 Co 10). Esta imensa força de vontade fez dele um líder com capacidade de dirigir e motivar outras pessoas.
Agressivo – ira e agressividade são características deste temperamento. Vimos que tais sentimentos o influenciaram antes de sua conversão, mas depois desta, raramente aquelas aparecem. Um desses casos é relatado em At 15, sua discussão com Barnabé. Paulo mostrou-se intolerante e inflexível. Outra erupção de ira do apóstolo se encontra em At 23, ao ser levado preso perante o Sinédrio. Isto mostra que um colérico, mesmo cristão, tem na ira um problema.
A transformação de Paulo
Apesar do grande potencial, ele é, provavelmente por natureza, o mais carente das características proporcionadas pela plenitude do Espírito Santo do que qualquer dos outros temperamentos. A carta aos Gálatas 5:22-23 – revela-nos as características necessárias ao temperamento colérico. Todas elas se encontram na vida do apóstolo após sua conversão.
Amor – o Espírito Santo, de maneira maravilhosa, transformou um indivíduo irado, amargo e perseguidor, em uma pessoa calorosa e compassiva (Rm 10:1, 9:1-3).
Paz – O Espírito Santo de Deus fez com que Paulo compreendesse que a paz não depende de circunstâncias ideais. Quando o apóstolo foi encarcerado, um sentimento sobrenatural de paz tomou conta de seu ser (Fp 4:11-12; 6,7)
Humildade – O Espírito Santo conhecia bem a necessidade que Paulo tinha de humildade, pois após sua visão do céu relatada em 2 Co 12, foi-lhe posto um espinho na carne (Rm 8:28). Paulo tinha necessidade de sempre relembrar sua dependência de Deus.
Conclusão: Paulo entregou sua férrea vontade ao Senhor Jesus na estrada de Damasco. Quando tomou esta decisão parecia ter muito a perder, porém, sua vida é um exemplo claro das palavras de Jesus “Quem perder a sua vida por minha causa, achá-la há (Mt 10:39).
MELANCÓLICO... Um dos quatro temperamentos humanos; é analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Isto o faz admirar as belas artes.
É introvertido por natureza. Mas as vezes é levado por seu ânimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil. É amigo fiel, mas não faz amigo facilmente, por ser desconfiado. Tem habilidade de analisar os perigos que o envolve. Força-se a sofrer e sempre escolhe uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal. Muitos dos grandes gênios do mundo, artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores e teóricos, eram melancólicos. Podemos ver estas características em personagens bíblicos de projeção como, Moisés, Elias, Salomão, o apóstolo João e muitos outros.
Partes positivas: habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado,
Partes negativas: egoísta, Amuado, Pessimista, teórico, confuso, antisocial, crítico, vingativo, inflexível
Fraquezas: é uma pessoa crítica, voluntariosa em excesso.
Problemas causados: espera muito das pessoas, em troca do que faz. Intromete onde não deve, gasta tempo com o que não deve, atrapalhando seu serviço, tem aversão as pessoas que tem ponto de vista diferente, entra em atrito com as pessoas que se opõe ao seu caminhar.
Exemplo... Moisés – O Melancólico
O melancólico Moisés nos fornece excelente material para um estado analítico do temperamento porque as Escrituras nos dão muitas informações a seu respeito. O melancólico líder de Israel ilustra claramente a diferença que o poder de Deus faz na vida de um homem. Depois de educado aprimoradamente durante quarenta anos na sede da cultura egípcia, este brilhante melancólico passou 40 anos cuidando de animais num deserto distante. Com 80 ouviu o chamado de Deus da sarça ardente, e durante os 40 anos seguintes foi um dos maiores líderes do mundo. Como qualquer cristão dos dias de hoje, Moisés só foi produtivo para Deus quando controlado pelo Espírito Santo.
Características do Moisés Melancólico
Talentoso – em At 7:22, Estevão, 1º mártir do cristianismo, nos informa que Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras. O Egito era na época o centro da civilização e ele absorveu todo o conhecimento dos egípcios sem se deixar dominar. A habilidade de Moisés em conduzir três milhões de pessoas através do deserto; como juiz, profeta reflete sua natureza excepcionalmente bem dotada.
Abnegado – os indivíduos melancólicos têm dificuldades em desfrutar do conforto ou do sucesso sem sentir alguma culpa. Têm freqüentemente a inclinação de se dedicar a causas que exijam sacrifício. Na vida de Moisés isto é visto claramente em Hb 11:23-27, seu exemplo de abnegação e renúncia é prova de que homem algum sai perdendo quando dá sua vida a Deus.
A lealdade de Moisés – um dos traços mais admiráveis do melancólico é a sua lealdade e fidelidade. Embora não seja fácil fazer amigos, é intensamente leal àqueles que adquire. Esta característica fez com que tivesse facilidade em ser de maneira especial devotado a Deus. A devoção de Moisés cresceu durante os 40 anos no deserto. Quando os problemas surgiram, buscava direção divina e como líder deu várias provas de sua fidelidade ao Senhor (Ex 14;16;17). Isto não significa que Moisés era perfeito. Você encontrará diversas falhas em sua vida indicando que era muito humano, durante os anos em que serviu a Deus.
Complexo de inferioridade – os talentos de Moisés são negligenciados devido ao seu excessivo sentimento de inferioridade. As desculpas que Moisés deu ao Deus Todo-Poderoso quando conversaram junto à sarça ardente são um exemplo clássico da depreciação que os melancólicos fazem de si mesmos: (1). Não tenho talento – “quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?”
(Ex 3:11). Moisés depreciava suas habilidades pessoais e recuava diante da idéia de colocar seus talentos à disposição do Senhor. A resposta de Deus a Moisés é válida para todos os cristãos: “Certamente Eu serei contigo”(Ex 3:12) Do que mais Moisés precisava?, (2)Ninguém acredita em mim – “Mas eis que não crerão nem acudirão à minha voz”(Ex 4:1). O medo de ser rejeitado faz parte do complexo de inferioridade do melancólico. Este temor é totalmente egoísta, e quanto mais cedo for reconhecido como pecado, mais depressa experimentaremos o poder transformador de Deus em nossas vidas. (3)Não sei falar em público – “Nunca fui eloqüente...pois sou pesado de boca e pesado de língua”(Ex 4:10). A resposta de Deus a Moisés é hoje tão pertinente quanto foi o passado: “Quem fez a boca do homem?... Eu serei com tua boca e te ensinarei o que hás de falar” (Ex 4:11). Pregar e ensinar a palavra de Deus não tem nada a ver com eloqüência e sim com obediência. A resposta do Senhor a Moisés esclarece que o êxito espiritual é alcançado pelo poder de Deus e não pelo nosso potencial e nossos talentos. (4)ira de Moisés – além do medo, a ira reprimida freqüentemente espreita o temperamento melancólico. Sua incapacidade de controlar essa emoção o impediu de entrar na terra prometida (Ex 16:20; 32:19). A ira auto-indulgente desagrada a Deus e leva a graves pecados. Nenhuma pessoa compreensiva criticaria Moisés por se irritar com aquele povo ingrato, mas Deus, O Todo-Poderoso, assim o fez, pois o Senhor lhe tinha oferecido toda orientação e poder necessário. (5)A depressão de Moisés – Moisés é um dos três grandes servos de Deus que ficaram deprimidos a ponto de se desesperar e pedir a Deus que lhes permitisse morrer. Os outros dois foram Elias (1 Rs 19) e Jonas (Jn 4:1-3). De todos os temperamentos, o maior problema das pessoas melancólicas é a depressão. O relato da depressão de Moisés é dado em Nm 11:1-15. Deus jamais pediu a Moisés que suportasse a todo aquele peso de responsabilidade, os quais eram Dele. Porém Moisés cultivou de tal forma a auto-piedade que pediu ao Senhor: “Se assim me tratas mata-me de uma vez, eu Te peço, se tenho achado favor aos Teus olhos”. Lembre-se de que a reação de Moisés, face aos acontecimentos, foi o que causou a sua depressão, e não as circunstâncias em si mesmas.

431A     Cantor Cristão.   ACODE EM TEMPO
1.Acode em tempo! Depressa, ó irmão! Vale aos incautos na vil tentação;
eis como lutam, sem ter mais vigor! Oh! vem, vem livrá-los de sorte pior!

CORO. Acode em tempo! Acode em tempo! Depressa vem socorrer!
Acode em tempo! Acode em tempo! Vem, vem depressa valer!

2.Acode em tempo! Não vês teu irmão, agonizante na vil corrupção?
Nosso inimigo o procura laçar, e sua alma ansiosa, no mal arrojar.

3.Acode em tempo! Com dedicação, leva a mensagem de Deus - salvação!
Por Cristo, o Mestre, sim, vamos lutar; vai passando o tempo, oh! vem ajudar!

4.Em breve o mundo terá de acabar, e almas no abismo terão de tombar.
Acode em tempo! Sim, faze luzir, a luz Salvadora do eterno porvir!
Tema: Vida de Evangelismo Pessoal
Hino com métrica semelhante ao CC. 38, 431, 354,   
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

431B     HCC.   EU RESOLVI SEGUIR-TE
1.Eu resolvi seguir-te, Jesus, até o fim, pois tu, Senhor, prometes, guiar-me sempre a mim.
Conheço que sou fraco, e o bem não sei fazer, mas pela tua graça, eu sempre irei vencer.

2.O mundo já venceste, e as suas obras más; e sobre tudo reinas, ó Principe da Paz.
No céu e aqui na terra, impera o teu poder, e pela tua graça, eu sempre irei vencer.

3.A todos que te seguem, e tomam a tua cruz, prometes que contigo, irão morar, Jesus;
descansarão na glória, contigo, ó vencedor, pois pela tua graça, venceram sem temor.
Tema: Vida de Amor e Consagração a Deus
Tonalidade... Ré Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 27, 30, 123, 130, 134, 138, 166, 358, 362, 382, 431, 504, 512, 540, 557, 566, 579,

431C     OH.   QUEREMOS MAIS
1.Mais um ano vem para o nosso viver, na bênção do Salvador.
Deus conosco está, no bom caminhar, ele sabe nos dar amor.

CORO.Novo ano com o Senhor, novo ano pra obedecer.
Nós queremos mais, do que o ano atrás. Nós queremos muito fazer.

2.Não queremos mais o que já se passou, queremos servir melhor.
Nova chance Deus, está a nos dar, nós devemos aproveitar.

3.Bem melhores nós, nesta vida de luz, iremos testemunhar.
E o mundo atrós, a sentir Jesus, ouvirá pelo nosso andar.
Tema: Culto de ano novo
Hino cantado também com a melodia do CC.306

431D     DC.   GRÁFICO DA PRESCIÊNCIA DE DEUS
Deus conheceu antecipadamente tudo e todos e por isto nos salvou e regenerou eternamente para Ele
Efésios 1:4... Deus nos excolheu pra Si, antes da criação de tudo no mundo
Mateus 7:13-14... Pouquíssimos são os que passam pela Porta Estreita
Romanos 8:29-30... Primeiro conheceu, e depois nos predestinou para Ele
João 3:3, 16, 18... Só há salvação para quem confia só em Jesus Cristo
Colossenses 2:13... Antes da conversão, perdoou a todos os arrependidos
Apocalipse 21:27... Só entra no Céu, quem tiver seu nome no Livro da Vida
(1)Deus, antes de criar o mundo, já sabia, por Sua Onisciência, sobe tudo que criara, e as muitas consequencias de cada criação.
(2)Ele ficou sabendo de todas as pessoas que nasceriam e viveriam no mundo em cada tempo da história da humanidade.
(3)Ele ficou sabendo, também, de todos os poucos que passariam pelo Arrependimento, e teriam suas “vestes brancas”, lavadas na cruz.
(4)Para isto, Ele perdoou todos os pecados dos arrependidos, na cruz, com a morte inoscente de Jesus, fazendo-os ser “sem pecados”.
(5)Depois, inscreveu o nome de todos os perdoados no Livro da Vida, como garantia de quem nada e ninguém nos tira da salvação.
(6)Eu sou um destes “Vestes Brancas”, minha vida tem duas partes, uma nas trevas, antes do arrependimento e outra na luz.

432A     Cantor Cristão.   AVANTE COM DEUS
1.Ó salvos brasileiros, firmai-vos no Senhor, o seu pendão erguendo, pendão do seu amor.
"A pátria para Cristo!" Bem alto apregoai, e a graça do evangelho na vida proclamai.

2.Oh! quantos infelizes, sem Deus, sem salvação, no abismo estão caindo da eterna perdição!
A salvação perfeita, a vida, o amor e a paz, dá Cristo, nosso Mestre, pois a alma satisfaz.

3.Tremenda resistência havemos de sofrer: Satã e suas hostes procuram nos deter.
Coragem, pois, ó salvos, Jesus triunfará! Nos lares brasileiros Jesus dominará.

4.Ó salvos brasileiros, o Mestre tem poder, de aos nossos conterrâneos a vida conceder!
Na luta prossigamos com zelo e com ardor: "A Pátria para Cristo!" Avante com fervor!
Tema: Vida de Evangelismo Pessoal
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 45, 122, 147, 153, 163, 177, 260, 381, 421, 432, 440, 442, 444, 478, 505, 523, 536, 569, 570,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

432B     HCC.   OS MEUS LÁBIOS PROCLAMAM BOAS NOVAS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Tenho proclamado boas novas de justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios.
Tema: Vida de Amor e Consagração a Deus
Leitura bíblica: Sl 40.8, 9

432C     OH.   NOVO ANO BOM
1.Mais um ano chega ao fim pra todos nós. Muito se ganhou, muito se perdeu.
Em todo momento Cristo foi Senhor, nos dando o seu calor.

CORO.Novo ano bom, Deus nos dá, conosco estará. Novas atenções, o Senhor vai mais nos dar.

2.O que aprendemos no ano que vai, nos ajudará, fortalecerá.
Menos erros contra Deus iremos ter, ele vai nos ajudar.

3.Neste novo ano vamos mais servir. No Reino de Deus, vamos mais agir.
Nossa igreja e o mundo sentirá, então, mudamos o coração.
Tema: Culto de ano novo
Hino cantado com a melodia do CC.319

432D     DC.   GRÁFICO DA GRAÇA DE DEUS
Plano de Deus para salvar, regenerar, santificar e preparar Seus salvos para o céu eterno com Ele.
(1)Estamos num mundo tenebroso com muitas aflições, tentações, provações, todo o tempo agindo contra nós e nossa salvação, João 16:33
(2)Mesmo estando no mundo, o salvo está guardado, como que numa redoma de vidro, protegido e sendo preparado para o Céu, João 17:15
(3)A única porta para se sair do mundo e entrar para esta Graça, é estreita, chamada “Arrependimento”, que poucos querem, Mateus 7:13-14
(4)Ao querer arrepender-se, Deus ajuda poderosamente o arrependido, fazendo com que passe por este novo nascimento, Atos 11:18
(5)Ao entrar por esta estreita porta, a pessoa recebe o perdão para todos os pecados, isso lhe dá toda condição para salvação, Colossenses 2:13
(6)Então passa a ter e ser operado pela Fé salvadora, pelo Espírito Santo e pelo processo de santificação, Efésios 2:8, Romanos 8:14, Efésios 5:25-27
(7)Com tudo isto simultaneamente, mesmo estando no mundo, o salvo vive a Vida Eterna imperdível concedida por Deus, João 3:16, 10:10, 28

433A     Cantor Cristão.   A COLHEITA ALÉM
1.Cai a semente no bom frescor, é semeada, sim, no calor,
é semeada na viração, é semeada na escuridão.

CORO. Oh! qual há de ser, além, a ceifa do mal ou bem? Sempre lançada com força ou langor, com ousadia,
com medo e tremor! Já, ou nos dias do certo porvir, messe bendita e gloriosa tem de vir!

2.Sobre os rochedos irá murchar, ou nas estradas se esperdiçar,
entre os espinhos vai se perder, ou nas campinas há de crescer.

3.Há sementeira, pois, de amargor, há de remorso e de negro horror,
há de vergonha e de confusão, há de miséria e de perdição.

4.Vale-me Tu, grande Semeador! Faz prosperar todo o meu labor;
quero servir-te, meu Rei, Jesus, quero contigo ceifar em luz.
Tema: Vida de Evangelismo Pessoal
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 433, 504, 508, 571

433B     HCC.   USA, SENHOR
1.Usa, Senhor, todo o meu ser pra teu louvor. Mãos, pés e voz, tudo consagro a ti. Não há no mundo nada melhor,
que dia a dia trabalhar por Jesus. Por isso tudo te entrego, ó Deus, enquanto neste mundo eu viver.
Usa, Senhor, todo o meu ser pra teu louvor. Mãos, pés e voz, tudo consagro a ti.

2.Usa, Senhor, todo o meu ser pra teu louvor. Vida e tudo mais, eu ofereço a ti. O meu desejo é te agradar,
Com o meu tempo, meus talentos e bens. Não quero nada que não seja assim, enquanto neste mundo eu viver.
Usa, Senhor, todo o meu ser pra teu louvor. Vida e tudo mais, eu ofereço a ti.

3.Usa, Senhor, a tua igreja em teu louvor. Faz cada um, tua vontade viver. Somos teu povo é pra servir,
Nossa missão é o que devemos cumprir, e nesta vida a fazer teu querer, enquanto este mundo existir.
Usa, Senhor, a tua igreja em teu louvor. Faz cada um, tua vontade viver.
Tema: Vida de Amor e Consagração a Deus
Tonalidade... Fá Maior

433C     OH.   DEDICAÇÃO DO TEMPLO
1.A ti, Senhor, um templo mais, estamos a ti dedicar. Ouve do céu nossa’oração, vem este lugar aceitar.

CORO.Ouve, Senhor, lá do teu trono de’amor, A petição, vem abençoar, Salvador.

2.A quem vir aqui pra orar, da-lhe teu conforto, Senhor; A fim de poder, sim, gozar, a bênção do teu santo amor.

3.Se for cruel a provação, em que’estiver o filho teu; Aviva’aqui’a devoção, o’escape Jesus prometeu.

4.Que este lugar de’oração, seja uma honra’ao Senhor; Venha’a trazer a salvação, a muitos carentes de’amor.
Tema: Consagração do templo
Hino cantado também com a melodia do CC.278

433D     DC.   GRÁFICO DO SÓ A BÍBLIA
Só as Escrituras Sagradas são a Palavra de Deus, e mais nada, e mais ninguém
Hebreus 1:1-2... Antes, no Antigo Testamento, Deus falou muitas vezes de muitas maneiras ao mundo, agora fala somente pelo Seu Filho Jesus Cristo
João 5:39... a Bíblia é a única e suficiente maneira onde este Filho de Deus é testificado de maneira inspirada divinamente, ao mundo em geral
Lucas 16:28-31... Só ela é capaz de levar pessoas a encontrar a salvação eterna, somente pela fé no sacrifício vicário de Jesus Cristo
Atos 17:11... Para os salvos, Ela é a única regra de prática e fé, capaz de auxiliar no discernimento do que seja realmente a Vontade do Senhor.
2Pedro 1:20-21... Por isto, a Bíblia não pode ser usada em interpretações particulares, como se Deus abrisse os olhos só de um grupo para entender
2Pedro 3:15-16... Fazendo isto é que muitos, bem intencionados ou não, torcem Seus ensinos, engamanm muitos, e promovem suas condenações

O que atrapalha o entendimento das pessoas, ou a multiplicidade de religiões a partir de uma mesma Bíblia, não é sua disponibilidade ao alcance de todos, como também, não é o estudo particular que cada um pode fazer dela e de Seus ensinos; o próprio Jesus mandou que se examinasse os Seus conteúdos. Na verdade o que atrapalha é que as religiões crêem nEla e em outras maneiras de Deus se revelar aos homens, conforme o gráfico acima.



434A     Cantor Cristão.   ONDE OS OBREIROS
1.Oh! onde os obreiros pra trabalhar, nos campos tão vastos a lourejar?
A causa requer prontidão, vigor, oh! quem quer ceifar com desvelo e ardor?

CORO. Onde os obreiros? Oh! quem quer ir, nos campos tão vastos a escassez suprir
Quem quer decidir hoje a se entregar, e os frutos benditos arrecadar?

2.O joio do mal a proliferar, o trigo do Mestre quer sufocar.
Ceifeiros, avante, no campo entrai, o dia declina, ceifai, ceifai!

3.Eis portas abertas à pregação! Nações suspirando por salvação!
Oh! onde os obreiros pra anunciar, de Deus o perdão de um amor sem par?
Tema: Vida de Evangelismo Pessoal
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 36, 83, 218, 367, 434, 500
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

434B     HCC.   TEU SANTO AMOR, JESUS
1.Teu santo amor, Jesus, veio me alcançar; meu ser, aos pés da cruz, quero consagrar.
Aceita, ó Salvador, de um grato pecador, tributo de louvor, dado com fervor.

2.Atende, meu Jesus, essa petição; teu, e somente teu, é meu coração.
Teu nome a exaltar, aos outros vou falar, do teu amor sem par; vem me habilitar!

3.Dá-me, Senhor, mais fé, e um amor real, pra te servir e ser, muito mais leal.
As almas a ganhar, sempre na luz andar, e meus irmãos amar; vem me habilitar! Amém.
Tema: Vida de Amor e Consagração a Deus
Tonalidade... Fá Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 99, 109, 324, 426, 434
Hino com métrica semelhante ao HCC.  9, 63, 99, 109, 140, 277, 324, 366, 426, 434, 472,

434C     OH.   DEDICAÇÃO DO TEMPLO
1.Tua glória, celeste Deus Pai, neste culto queremos cantar;
E humildes vamos consagrar, este templo que’é pra te’adorar.

CORO.Esta casa, o lugar, ela’é  para o culto’ao Senhor. Consagramos’aqui, pra’adorar e servir com amor.

2.O conforto preciso nos dá, para’as lutas da vida vencer;
Os louvores viemos cantar, o teu nome sempre’enaltercer.
Tema: Consagração do templo
Hino cantado também com a melodia do CC.504

434D     DC.   GRÁFICO DA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO
No tempo, a formação, o desenvolvimento da igreja de Cristo e das principais heresias que surgiram nela