Apresentação 2010

Livro de Cultos
Este livro tem o objetivo de auxiliar o culto dos adoradores nos cultos de nossa igreja, tanto no santuário, quanto nos Núcleos de Oação e Testemunho, quanto em outros eventos. São hinários, principalmente o Cantor Cristão, e vários textos em forma de declarações para que a congregação melhor se manifeste na exaltação ao Senhor.

Considerando a importância  e o significado da adoração na vida da igreja e para a vida de cada adorador; considerando a necessidade da letra cantada e declarada estar de acordo com o ensino bíblico; considerando que “tudo é puro para os puros”, mas que cada ritmo, naturalmente, conduz os que cantam e os que ouvem para reações específicas e diferentes entre si, uns para exaltação, outros para sensualismo, outros para agitação, outros para hipnotismo, e etc.; considerando que o que se canta num culto, atrai um tipo de adorador, e afasta outros tipos; considerando que música no culto não é instrumento de entretenimento de pessoas, mas um meio de exaltação ao Senhor; considerando que incrédulos ou hereges não são árvores que produzam bons frutos; considerando que algumas músicas bem originadas já nos lembram ímpios e hereges que estão sempre a cantar; considerando tudo isto e muitas outras circunstâncias, muitos hinos e cânticos foram incluídos neste hinário, outros foram rejeitados, e outros foram alterados em suas letras e arranjos. O trabalho não ficou completo, mas muito foi feito neste sentido.

O Cantor Cristão, hinário histórico dos Batistas Brasileiros, durante muito tempo rejeitado pelos grupos hereges em geral, e atualmente, mais rejeitado, ainda, pela grande maioria dos que se dizem Batistas, é o hinário básico deste Livro de Cultos. Há muitos motivos interessantes para isto: um, é o fato de ser uma grande bênção que Deus nos deu, em nossa história no Brasil; dois, é o hinário que nos identifica com o que somos e cremos; três, meio que Deus sempre usou para abençoar e marcar gerações; quatro, seleção natural dos que querem agradar a Deus ou a si mesmos no culto; cinco, composto com ritmos e estilos musicais apropriados à exaltação e à reflexão; seis, não oferece músicas atrativas às inclinações da carne; sete, ainda não conhecemos tudo que o Senhor nos oferece nele; oito, seu conteúdo histórico, demonstrando os grandes propósitos de Deus em nos levar a tê-lo em nossa vida denominacional; nove, seu poder exorcisador, ele tem o poder de espantar pseudo-adoradores, muitos que vivem em busca de modismos humanistas que lhe sejam agradáveis; dez, a capacidade de demonstrar a todos, o nível de seriedade do que fazemos e de como adoramos. Brilhantemente a nossa igreja canta lindissamente os hinos que fazem parte dele.
Constam, além do Cantor Cristão (CC, na sequencia A de cada número), o Hinário para o Culto Cristão (HCC na sequencia B), o que estamos chamando de “Outros Hinos” (OH na sequencia C), “Declarações Congregacionais” (DC na sequencia D) e “Leituras Coletivizadas” (LC na sequencia E). Cada letra, de cada número, está atendendo, quase exclusivamente, a um tema específico.

Esta primeira edição está pronta, tudo iniciou no começo de Dezembro de 2007. Depois disto, muitas sugestões foram juntadas, muita pesquisa, pela internet, por outros trabalhos semelhantes, por outras igrejas com o mesmo interesse, fazendo comparações e mudanças de letras em hinos e cânticos, aproveitando textos sobre os mais variados temas tratados, e outras atividades nestas pesquisas. Com isto, muito material foi conseguido, e grande parte dele, ficou de fora desta edição.

Estamos fechando este trabalho, entendendo que numa segunda edição, iremos ter melhoramentos no que já está incluído, e acréscimos importantes para que alcancemos melhor os objetivos fundamentais que nos levaram a tudo isto. Assim, com o que já temos, cremos que o Senhor será grandemente exaltado por nossa igreja em suas muitas e várias atividades cotidianas.

Finalmente, este livro faz parte de um processo iniciado na Agenda 2006, e depois, o 2007, da Igreja, quando muito conteúdo foi disponibilizado a pessoas dentro e fora da igreja. Quase 95% daquele material, de uma forma ou outra, está incluído aqui, de forma a ser útil a um ou outro, ou a todos que tiverem recebido este livro. Quase fechando o projeto original, além do conteudo doutrinário e teológico, os hinos do Cantor Cristão, e de outros hinários foram organizados a atender muitos temas que servem e que serão largamente utilizados na vida da igreja, durante este e outros anos. Se não houver alguma novidade, está programado um novo Livro deste, aperfeiçoando tudo que aqui está sendo veiculado, no final de 2014.

Pr.Jônatas David Brandão Mota – Pastor da Igreja Batista Central.cbb
Fevereiro de 2008, Setembro de 2009, Abril de 2010