Livro de Cultos 410 a 414

410A     Cantor Cristão.   FELICIDADE NO SERVIÇO
1.No serviço do meu Rei eu sou feliz, satisfeito, abençoado; proclamando do meu Rei a salvação, no serviço do meu Rei.

CORO. No serviço do meu Rei, minha vida empregarei; graça, paz, felicidade, tem quem serve a meu bom Rei.

2.No serviço do meu Rei eu sou feliz, obediente e corajoso; na tristeza ou na alegria sei sorrir, no serviço do meu Rei.

3.No serviço do meu Rei eu sou feliz, jubiloso e consagrado; ao seu lado desafio a todo o mal, no serviço do meu Rei.

4.No serviço do meu Rei eu sou feliz, venturoso e decidido; quanto tenho no serviço gastarei; no serviço do meu Rei.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Este hino está recomposto no HCC: 491
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 410, 499
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

410B     HCC.   "TODA A NATUREZA LHE OBEDECE"
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Coro: Ora, aconteceu certo dia que entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos à outra margem do lago. E partiram. Congregação: Enquanto navegavam, ele adormeceu; e desceu uma tempestade de vento sobre o lago; e o barco se enchia de água, de sorte que perigavam. Chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Todos: Mestre, Mestre, estamos perecendo. Coro: E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. Congregação: Então lhes perguntou: Onde está a vossa fé? Eles, atemorizados, admiraram-se, dizendo uns aos outros: Todos: Quem, pois, é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?
Tema: A Certeza de Salvação Eterna
Leitura bíblica: Lc 8.22-25

410C     OH.   ESPLÊNDIDA ALVORADA
1.Tens abatido, teu coração, Sem ter ninguém de compreensão;
‘Stás a sofrer’em mui aflição, Sem ter ninguém que te’estenda a mão.

CORO.Maravilhosa, a alvorada, dia santo de grande perfeição; Tudo’alegria, na alvorada, dia de graça, de salvação.

2.Teu céu turbado, ele há de vir, O trilho mau, rude o fardo será;
Os teus cuidados, logo’a fugir, Na luz do dia que vai surgir.

3.Aquela’aurora, já presto vem, Não mais tristeza ou dor haverá.
Eia minh’alma! A treva’em luz, Vai transformar-se com meu Jesus.
Tema: O céu antecipado aos salvos
Hino cantado também com a melodia do CC.235

410D     DC.   INTRÓITO DECLARATIVO 9
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Invocamos solenemente o nome do Senhor nosso Deus. Reverentemente nos apre-sentamos a Ele para o santo culto que lhe prestamos neste lugar. Deixamos os nos-sos lares, e todos os nossos lidares, para estarmos aqui, em comunhão, para exaltar o santo Nome do nosso Deus. Abrimos mão de nossas vidas, de nossas existências, de tudo que somos e de tudo que temos, para estarmos na presença amorosa do Se-nhor Todo-Poderoso. Este é o nosso lugar, este é o nosso momento de estar exal-tando ao nosso Criador, ao nosso Salvador, ao nosso Santificador. Glorificamos a Deus com nossa presença, com nosso melhor culto, com o reconhecimento que nossos corações demonstram durante tudo que fazemos nesta adoração. Que o nosso Deus seja exaltado em tudo que vivemos neste lugar, em tudo que fazemos no culto que prestamos à sua eterna santidade. Amém.

411A     Cantor Cristão.   DIA FESTIVO
1.Que alegria neste dia, nós podemos desfrutar! Neste ensejo bom desejo, temos: só a Deus louvar.

CORO. Oh! cantemos, pois, com alegria, neste grande e mui festivo dia! Vê! Vê! o que nos fez o Rei dos reis!

2.Que alegria neste dia, enche-nos o coração! Inimigos e perigos, já venceu o Capitão.

3.Que alegria neste dia, têm os salvos em Jesus; reunidos os remidos, fazem tudo em sua luz!

4.Deus glorioso, Deus bondoso, abençoa-nos aqui; que esta igreja sempre seja, consagrada só a Ti!
Tema: Alegria da Vida Cristã
Este hino está recomposto no HCC: 611
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 24, 62, 106, 124, 168, 185, 215, 225, 252, 286, 295, 307, 318, 339, 350, 364, 373, 399, 402, 411, 412, 550, 560,

411B     HCC.   MINHA ESPERANÇA, JESUS, ASSEGURAS
1.Minha esperança, Jesus, asseguras, dando-me forças na luta feroz.
Firme em teu braço, eu alcanço as alturas, onde consigo escutar tua voz.

CORO.Com tua paz, com teu poder, dá-me conforto e graça. Todos os dias, em meu viver, tua vontade se faça.

2.Triste, procuro refúgio ao teu lado; volta-me a paz, o sossego me vem.
Quando na terra me achar desprezado, eu pensarei nessa pátria de além.

3.Quando cercar-me da morte a tristeza, finda a jornada do mundo cruel,
receberei lá no céu, com certeza, prêmio que dás ao teu servo fiel.
Tema: A Certeza de Salvação Eterna
Tonalidade... Dó Maior
Este hino é rcomposição do CC.343
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 25, 32, 52, 116, 411, 480, 541, 582

411C     OH.   JESUS ACHOU-ME
1.Um di’a Jesus achou-me, mui longe do meu lar, Perdido já no mundo, sem mais poder voltar
Tomou-me em seus braços, salvou-me seu olhar, Agora andamos juntos, de volta para’o lar.

CORO.A presença de Jesus, enche’a vida e da-nos luz; Cada dia cresce, mais se enriquece, Esta vida com Jesus

2.Atravessamos montes, pra minha fé provar, Tão densas são as trevas, não posso caminhar
Não há menor perigo, pois Cristo está comigo, E este grande amigo conduz-me para’o lar.

3.Passamos pelos vales, ó quão é bom lembrar, Despertam as saudades, do meu paterno lar
Ó quão delicioso, sentir tão alto gozo, O amigo precioso conduz-me para’o lar.
Tema: O céu antecipado aos salvos
Hino cantado também com a melodia do MV.186

411D     DC.   INTRÓITO DECLARATIVO 10
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Cheios de muita felicidade, invocamos solenemente o nome do Senhor nosso Deus. Reverentemente nos apresentamos a Ele para o santo culto que vamos lhe prestar neste lugar. Deixamos os nossos lares, e todos os nossos lidares profanos, para estarmos aqui, juntos, para exaltar o santo Nome do nosso Deus. Com convicção, abrimos mão de nossas vidas, de nossas existências, de tudo que somos e de tudo que temos, para estarmos na presença da magestade do Senhor Todo-Poderoso. Este é o nosso lugar abençoado, este é o nosso momento de estar em adoração ao nosso Criador, ao nosso Salvador, ao nosso Santificador. Exaltamos a Deus com nossa presença, com nosso melhor culto, com o reconhecimento que nossas almas querem demonstrar durante tudo que vamos fazer nesta adoração. Que Deus seja exaltado em tudo que vamos viver neste lugar santo, em tudo que vamos experimentar no culto que prestaremos à sua paterna santidade. Amém.

412A     Cantor Cristão.   A MÚSICA DOS SALVOS
1.Ah! que canto que, soando, enche os ares de dulçor! São os salvos, entoando, hinos ao seu Redentor.

CORO. Ouve as vozes da vitória, em caminho para a glória, proclamando a doce história,
de Jesus e seu amor! Proclamando a doce história, de Jesus e seu amor!

2.Ele, o Deus excelso, amou-nos, dignos nós da perdição; com poder real salvou-nos, da perpétua maldição.

3.Graça excelsa! Deus aceita, os rebeldes com favor! Nunca o Salvador rejeita, o contrito pecador.

4.Vinde todos! Sem limite, é a sua compaixão! Eis o divinal convite! Abraçai a salvação!
Tema: Alegria da Vida Cristã
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 24, 62, 106, 124, 168, 185, 215, 225, 252, 286, 295, 307, 318, 339, 350, 364, 373, 399, 402, 411, 412, 550, 560,

412B     HCC.   DEUS É NOSSO PAI AMADO
1.Deus é nosso Pai amado, que nos guarda em seu cuidado; dia a dia nos sustenta, na bonança, na tormenta.

2.Deus preserva a nossa vida, dando bênçãos sem medida. Da maldade vem livrar-nos, com seus braços amparar-nos.

3.Nem a vida, nem a morte, nos separam do Deus forte. E se o mal nos ameaça, há vitória em sua graça.

4.Com fervor a Deus louvemos, pois a vida nova temos. Ao seu nome eterno e santo, ofertemos nosso canto.

5.Se choramos ou sorrimos, confiantes prosseguimos. Na fornalha mais ardente, Deus aperfeiçoa o crente.
Tema: A Certeza de Salvação Eterna
Tonalidade... Ré Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 77, 127, 300, 394, 412

412C     OH.   LINDO PAÍS
1.Há um país além de um grande rio, cheio de flores, de prazer e luz, É destinado às almas resgatadas,
ali não há mais pranto nem mais cruz. Lá onde a morte não mais entrará, nem mais pecado o brilho tirará.
Jesus o Rei destas mansões tão lindas, os salvos todos com prazer receberá

2.Lindo país, eu vejo a brisa mansa, acariciar campinas e jardins, A embalar as palmas prateadas,
dos vales perfumados por jasmins. E quando o sol se põe no horizonte, eu busco ver em sonhos este lar.
Vejo os amigos já ressuscitados, e todos nós, o nosso bom Jesus louvar.
Tema: Os remidos no céu eterno
Tonalidade:  Eb

412D     DC.   DECLARAÇÃO FINAL 1
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Nosso culto a Deus, termina aqui, com sua bênção, ao mundo vamos sair
Levaremos o sabor de sua presença, o contato carinhoso de suas mãos
Seremos suas luzes por onde passarmos, teremos muita alegria no coração.
Estamos alimentados por sua Palavra, agraciados com tudo que cantamos
O seu Espírito nos acompanha, nos guia, nos usa, nos faz úteis por onde passamos.
Estamos saindo com Deus, seremos sua igreja no mundo lá fora,
Com a família, com os amigos e com todos que estiverem conosco também
Vamos testemunhar a misericórdia infinita do nosso Senhor.... Amém.

413A     Cantor Cristão.   LEALDADE
1.É ordem do Senhor, selada com amor: fiéis, leais, prossegui, mesmo até morrer!
Não fraquejeis, irmãos, deveis ser bons cristãos, e ser fiéis e leais a Cristo, Salvador!

CORO. Seu amor pregai, almas conquistai! Manda-nos Jesus, Senhor!
Avante, avante, irmãos, sim, como bons cristãos, fiéis e sempre leais a Cristo, Salvador!

2.Oh! vinde vos unir, dispostos para agir,  fiéis, leais no labor, mesmo até morrer,
o mal a derrotar, a luz fazei brilhar, fiéis e sempre leais a Cristo, Salvador!

3.Eis-nos, Senhor, aqui, consagra-nos a ti; queremos pois ser fiéis, mesmo até morrer!
A causa defender, teu reino promover, fiéis e sempre leais a Cristo, Salvador!
Tema: Vida de Serviço e Recompensa no Reino
Hino com métrica semelhante ao CC.14, 88, (140, 321), 409, 413,

413B     HCC.   OUVI O SALVADOR DIZER
1.Ouvi o Salvador dizer: "Vem descansar em mim, e nos meus braços hás de ter, consolação sem fim.",
Então eu fui e lhe entreguei, meu triste coração. Abrigo, paz e graça achei, achei consolação.

2.Ouvi o Salvador dizer: "Da vida a fonte sou. Das águas vivas vem beber, de graça eu sempre dou."
Fui a Jesus e me prostrei, das águas eu bebi. Sedento nunca ficarei, enquanto estou aqui.

3.Ouvi o Salvador dizer: "A luz da vida sou; a quem com fé me receber, a vida eterna dou.",
Fui a Jesus e nele achei, o sol que brilha em mim; e nessa luz eu andarei, até da vida o fim.
Tema: A Certeza de Salvação Eterna
Tonalidade... Sol Menor / Sol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 48, 92, 121, 413, 520

413C     OH.   PÁTRIA CELESTIAL
1.Preciosa as promessas que Jesus me deu, “Guardarei teu tesouro no céu”.
Minha vida entregue, e’ele já me salvou, Para o céu preparado estou.

CORO. Pátria celestial, um tesouro és pra mim, Meu anseio contigo está.
Pátria celestial, é a casa do Pai, sigo Cristo o meu rei, para lá.

2.Quando falta a fé, olho para o céu, Me conforto em ouvir “filho meu”.
Jesus Cristo comigo pra sempre estará, Tudo pronto no céu já está

3.Esta doce certeza’o meu Pai já me deu, Que Jesus me acompanha ao céu;
Este tempo no mundo vai logo passar, Este céu co Jesus já é meu.
Tema: Os remidos no céu eterno
Hino cantado também com a melodia do CC.114

413D     DC.   DECLARAÇÃO FINAL 2
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Estamos encerrando, sob a bênção do Senhor, o culto que oferecemos a Deus, por seu amor.
Sua graça nos ajudou, nos deu direção, nos deu consolação, e, neste lugar, ainda mais nos mudou.
Chegamos gratos, pelo muito que nos amparou, findamos o culto, e ainda mais grata, nossa alma ficou.
Estamos radiantes, estivemos o tempo todo com nosso Deus, Ele aceitou a exaltação dos filhos seus.
Estamos saindo deste santo lugar, voltando para o mundo, e lá vamos muito testemunhar.
Em nosso cotidiano, viveremos o nosso Jesus, no mundo em trevas, lá fora, seremos a sua luz.
O Senhor estará conosco, ele saberá, perfeitamente, cuidar de cada um de nós, todos os dias.
Milagres vão continuar acontecendo em nossas vidas, por onde passarmos, em nossas lidas.
Glorificado o nosso Deus será, com a vida santa que viveremos, em seu divino altar... Amém

414A     Cantor Cristão.   ACORDAI
1.Eis que vamos para aquele bom país, onde o salvo, sim, é Cristo quem o diz, com seu Salvador, pra sempre ali feliz,
vai viver e descansar. Trabalhemos, pois, com zelo e com vigor, constrangidos pelo seu imenso amor;
trabalhemos pelo nosso Salvador; eis que a vida vai findar!

CORO. Acordai! Acordai! Despertai! Despertai! E cantai! Sim, cantai! O Senhor não tardará!
Eis que vamos para aquele país, onde o salvo, sim, é Cristo quem o diz,
com seu Salvador, pra sempre ali feliz, vai viver e descansar.

2.Eis conosco nosso insigne Capitão, que nos assegura a eterna salvação! Eis da santa fé o invicto pavilhão!
Vamos, vamos trabalhar! Eia, avante! Nada temos que temer; por Jesus havemos sempre de vencer;
trabalhemos juntos sem desfalecer, para a obra completar.

3.Revestidos da couraça de Jesus, como servos seus, e filhos, sim, da luz, gloriando-nos em Cristo e sua cruz,
vamos, vamos trabalhar! Os perdidos vamos com amor buscar, aos desesperados vamos declarar
que Jesus deseja os homens transformar! Oh! sim, vamos trabalhar!
Tema: Vida de Serviço e Recompensa no Reino
Hino com métrica semelhante ao CC. 239, 414, 487, 531, 

414B     HCC.   O PAI CELESTIAL CUIDA DE NÓS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o  alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Congregação... 2.Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Homens... 3.Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua altura? Mulheres... 4.E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Direção... 5.Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Pastores... 6.Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Todos... 7.Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Tema: A Certeza de Salvação Eterna
Leitura bíblica: Mt 6.25-34

414C     OH.   FELIZ MANHÃ
1.Já cansados seguimos de noite’a penar, Na jornada da vida cristã
Mas será para nós tão brilhante’o raiar, Da gloriosa’e feliz manhã.

CORO.Findarão as agruras da vida, Quando’a névoa do mal passar.
Há de’a noite fugir, ante’o vivo luzir, Quando’o dia’eternal raiar.

2.Há tão grandes mistérios na trilha’a seguir, E prenúncios de lutar e dor
Mas de nós fugirão quando virmos luzir, Su’a face em real fulgor.

3.Mesmo que nos pareça’o caminho sem fim, Tendo’os olhos’a lacrimejar
Recompensas gloriosas teremos enfim, No bendito e’eterno lar.
Tema: Os remidos no céu eterno
Hino cantado também com a melodia do MV.190

414D     DC.   DECLARAÇÃO FINAL 3
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Findamos o nosso culto a Deus, na santa presença do Senhor estivemos aqui
Cantamos, Oramos, Dizimamos, Lemos sua Palavra, glorificamos ao Senhor assim.
O Espírito Santo esteve conosco nos ajudando, preparando nossa mente e nossa alma
Nos dando a pureza, pelo perdão de Cristo na cruz, nos dando sua paz e sua calma.
Crescemos nos momentos que cultuávamos, enquanto adorávamos ao Senhor
Crescemos em sua graça, no seu conhecimento, na sua santidade, e no seu amor.
Agora, voltaremos para o mundo, onde as trevas exigem que sejamos luz
Saimos na companhia do Mestre, nosso Salvador, o nosso bom e amado Jesus. Amém.