Livro de Cultos 280 a 284

280A     Cantor Cristão.   FIQUEI CURADO
1.Para Jesus Senhor, olhando pela fé, curado já fiquei, e foi real mercê;
pois Deus assim o mundo amou, que o próprio Filho lhe mandou.

2.Oh! de Jesus as chagas comoventes são! Afirmam que na cruz existe o meu perdão.
O meu resgate vejo assim, pois que Jesus morreu por mim.

3.Reconciliado estou, a voz de Deus ouvi; seu filho me tornou, salvou-me para si;
seu Santo Espírito me deu, penhor e guia para o céu.
Tema: Alegria do Evangelho no novo Salvo
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 136, 280, 568
Hino com métrica semelhante ao CC. 28, 136, 189, 207, 280, 568,

280B     HCC.   SE SOFRIMENTOS EU CAUSEI, SENHOR
1.Se sofrimentos eu causei, Senhor; se o meu exemplo fez alguém cair;
se em teus caminhos eu não quis andar, perdão, Senhor!

2.Se vão e fútil foi o meu falar; se a meu irmão não demonstrei amor;
se ao sofredor não estendi a mão, perdão, Senhor!

3.Se indiferente foi o meu viver; tranqüilo, calmo, sem lutar por ti,
devendo estar mui firme no labor, perdão, Senhor!

4.Escuta, ó Deus, a minha petição, e vem livrar-me de incertezas mil.
Transforma este pobre pecador. Amém, Senhor!
Tema: Vida de Arrependimento e Confissão
Tonalidade... Fá Menor
Hino com métrica semelhante ao HCC. 182, 244, 399, 379, 371, 549, 280,

280C     OH.   ABRE-ME OS OLHOS
1.Abre-me os olhos para ver, algo do bem que tens pra mim; Põe-me nas mãos aquele poder, que me desate e solte, enfim!

CORO.Quero silente, sim, ficar, te meu Senhor a mim falar; Abre-me os olhos (o ouvido, a boca), dá-me luz, meu bom Jesus

2.Abre-me o ouvido, para ouvir, toda verdade que me dás. Quando essas jóias eu discernir, tenho certeza e tenho paz.

3.Abre-me a boca, então darei, novas de vida, paz, perdão; Abre minh’alma, então eu irei, paz repartir com a multidão.
Tema: Vida querendo comunhão com Deus
Tonalidade C

280E     LC.   SANTIFICAÇÃO E PROTEÇÃO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Dignificamos ao Senhor por Jesus Cristo, pela santificação e proteção que faz acontecer em nosso coração e alma ... Pastor ou Direção... 1 ó Senhor, a ti clamamos; dá-te pressa em nos acudir! Dá ouvidos à nossa voz, quando a ti clamamos! Congregação... 2 Suba a nossa oração, como incenso, diante de ti, e seja o levantar das nossas mãos como o sacrifício da tarde! Diáconos... 3 Põe, ó Senhor, uma guarda à nossa boca; vigia a porta dos nossos lábios! Todos... 4 Não inclines o nosso coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com aqueles que praticam a iniqüidade; e não comamos das suas gulodices! Congregação... 5 Fira-nos, será isso uma benignidade; e repreenda-nos, isso será como óleo sobre a nossa cabeça; não o recuse o nosso rosto; mas continuaremos a orar contra os feitos dos ímpios. Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por sermos considerados por ti, como filhos, teus eleitos, teu povo, tua herança para sempre. Pastor ou Direção... 6 Quando os seus juízes forem arremessados duma penha abaixo, saberão que as palavras do Senhor são verdadeiras. Voluntário1... 7 Como quando alguém lavra e sulca a terra, são os nossos ossos espalhados à boca da morte. Congregação... 8 Mas os nossos olhos te contemplam, ó Senhor, nosso Senhor; em ti temos buscado refúgio; não nos deixes sem defesa! Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Filho, ele deixou o ser Deus e veio a este mundo, ele nos santifica, nos faz a noiva que quer para a eternidade com ele. Convidado... Dignificamos ao Senhor por Jesus Cristo, pela santificação e proteção que faz acontecer em nosso coração e alma ... Coro... O Senhor nos acode quando clamamos, ele nos dá ouvido quando clamamos. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por Jesus Cristo, pela santificação que ele opera em nossa vida contigo. Voluntário2... 9 Guarda-nos do laço que nos armaram, e das armadilhas dos que praticam a iniqüidade. Todos... 10 Caiam os ímpios nas suas próprias redes, até que tenhamos escapado inteiramente. ... Amém
Salmo 141

281A     Cantor Cristão.   FONTE DIVINA
1.Achei a fonte carmezim, que meu Jesus abriu, na cruz, morrendo ali por mim, minha alma redimiu.

CORO. Eu creio, sim, eu creio, sim, Jesus por mim morreu; e sobre a cruz, pra me salvar, castigo padeceu.

2.Na cruz meu Cristo já pagou, o mal que cometi; e pela morte que passou, a vida eu consegui.

3.Assim, pois, fez-me com amor, Andar no trilho seu; Confio sempre com fervor, Em que por mim morreu.
Tema: Alegria do Evangelho no novo Salvo

281B     HCC.   O DESEJO DE UM CORAÇÃO CONTRITO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Dirigente: Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Congregação: Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Coro: Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos. Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; Dirigente: faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Congregação: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Dirigente: Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha língua proclamará o teu louvor. O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Tema: Vida de Arrependimento e Confissão
Leitura bíblica: Sl 51. 1, 2, 4, 6, 9, 10, 12, 15, 17

281C     OH.   EU QUERO SENTIR
1.Senhor, eu quero sentir, a tua presença no meu coração. Senhor, desejo sentir, a tua presença no meu coração.
Oh! Faz-me um salvo sincero, a ti sempre obedecer. Senhor, eu quero sentir, a tua presença em todo o meu ser.
Senhor, desejo sentir, a tua presença em todo o meu ser.

2.Senhor, já posso sentir, a tua presença no meu coração. Senhor, estou a sentir, a tua presença no meu coração.
Eu sou um salvo sincero, a ti vou obedecer; Senhor, já posso sentir, a tua presença em todo o meu ser
Senhor, estou a sentir, a tua presença em todo o meu ser
Tema: Vida querendo comunhão com Deus
Tonalidade Si b

282A     Cantor Cristão.   MARAVILHA
1.Chegado à cruz do meu Salvador, prostados aos pés do meu Redentor, ele atendeu logo o meu clamor; Glória ao Salvador!

CORO. Glória ao Salvador! Glória ao Salvador! Agora sei que ele me salvou. Glória ao Salvador!

2.Que maravilha, Jesus me amou! Tudo de graça me perdoou! Quebrou meus laços e me livrou! Glória ao Salvador!
Tema: Alegria do Evangelho no novo Salvo
Este hino está recomposto no HCC: 188
Hino com métrica semelhante ao CC. 34, 77, 250, 251, 282, 453,  470, 525,

282B     HCC.   TEM MISERICÓRDIA DE MIM, SENHOR
1.Apaga, Senhor, minhas transgressões; do mal limpa meu coração.
Diante de ti quero puro estar, viver em perfeita união.

CORO.Tem misericórdia de mim, Senhor, segundo a tua bondade, e dentro de mim faze dominar, a tua perfeita verdade.

2.A ti eu confesso os pecados meus: Meu Deus, contra ti eu pequei;
mas, purificado por teu amor, mais alvo que a neve serei.

3.Restaura em mim a alegria, ó Deus, porque tu salvaste o meu ser.
Meus lábios, agora, vem pois abrir; de alegre louvor vem me encher.
Tema: Vida de Arrependimento e Confissão
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC. 606, 390, 203, 361, 514, 197, 282, 102, 543, 553,

282C     OH.   QUERO ANDAR COM MEU JESUS
1.Quero andar com meu Jesus, cada dia em meu viver. Quero andar em sua luz, e servi-lo sempre com prazer.

CORO.Com Jesus eu quero andar, com Jesus sempre viver; A Jesus sempre agradar, a Jesus servir e obedecer.

2.Quero honrar a meu Jesus, cada dia, em meu viver, Quero amar sempre a Jesus, quero a ele sempre dar prazer.

3.Em Jesus eu tenho paz, vida eterna graça e luz, Minha vida satisfaz, caminharei confiado em sua cruz
Tema: Vida querendo comunhão com Deus
Tonalidade:  C

282E     LC.   SANTIFICAÇÃO E PROTEÇÃO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Adoramos a Deus pela vida cristã que tem nos dado, pelo trabalho e toda recompensa que temos desfrutado, pela santificação que nos faz viver... Pastor ou Direção... 1 ó Senhor, a ti clamamos; dá-te pressa em nos acudir! Dá ouvidos à nossa voz, quando a ti clamamos! Congregação... 2 Suba a nossa oração, como incenso, diante de ti, e seja o levantar das nossas mãos como o sacrifício da tarde! Diáconos... 3 Põe, ó Senhor, uma guarda à nossa boca; vigia a porta dos nossos lábios! Todos... 4 Não inclines o nosso coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com aqueles que praticam a iniqüidade; e não comamos das suas gulodices! Congregação... 5 Fira-nos, será isso uma benignidade; e repreenda-nos, isso será como óleo sobre a nossa cabeça; não o recuse o nosso rosto; mas continuaremos a orar contra os feitos dos ímpios.  Salvos... Nós te agradecemos, Senhor Deus, por estarmos incluídos entre os teus salvos, pela misericórdia do teu Filho Jesus Cristo. Batizados... Somos salvos, somos de Jesus Cristo, já o obedecemos com nosso batismo, em nossa vida cristã estamos empenhados no trabalho espiritual confiados na recompensa que teremos na eternidade. Pastor ou Direção... 6 Quando os seus juízes forem arremessados duma penha abaixo, saberão que as palavras do Senhor são verdadeiras. Voluntário1... 7 Como quando alguém lavra e sulca a terra, são os nossos ossos espalhados à boca da morte. Congregação... 8 Mas os nossos olhos te contemplam, ó Senhor, nosso Senhor; em ti temos buscado refúgio; não nos deixes sem defesa! Convidado... Adoramos a Deus pela vida cristã que tem nos dado, pelo trabalho e toda recompensa que temos desfrutado, pela santificação que nos faz viver... Coro... O Senhor nos acode quando clamamos, ele nos dá ouvido quando clamamos. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por nossa vida cristã, pelo trabalho que fazemos na tua obra, pela recompensa que tens preparado para todos nós. Voluntário2... 9 Guarda-nos do laço que nos armaram, e das armadilhas dos que praticam a iniqüidade. Todos... 10 Caiam os ímpios nas suas próprias redes, até que tenhamos escapado inteiramente. ... Amém
Salmo 141

283A     Cantor Cristão.   MAIS PERTO
1.Mais perto quero estar,meu Deus, de ti, inda que seja a dor que me una a ti!
Sempre hei de suplicar: Mais perto quero estar, mais perto quero estar, meu Deus, de Ti!

2.Andando triste aqui, na solidão, paz e descanso a mim, teus braços dão.
Sempre hei de suplicar: Mais perto quero estar, mais perto quero estar, meu Deus, de Ti!

3.Minha alma cantará a Ti, Senhor, cheia de gratidão por teu amor.
Sempre hei de suplicar: Mais perto quero estar, mais perto quero estar, meu Deus, de Ti!

4.E quando a morte enfim me vier chamar, com serafins nos céus irei morar.
Então me alegrarei perto de ti, meu Rei, perto de ti, meu Rei, meu Deus, de Ti!
Tema: Vida Querendo Comunhão com Deus
Cantado com a melodia do CC. 283, 518
Este hino está recomposto no HCC: 399
Hino com métrica semelhante ao CC. 1, 110, 283, 376, 418, 

283B     HCC.   EU CREIO, SENHOR, NA DIVINA PROMESSA
1.Eu creio, Senhor, na divina promessa. Vitórias já tive nas lutas aqui.
Contudo é verdade que a gente tropeça; por isso, Senhor, eu preciso de ti.

2.A luz que me guia no escuro caminho, fulgura de cima, do sol criador.
Contudo não posso seguí-la sozinho; por isso eu preciso de ti, meu Senhor.

3.Bem sei que nas preces eu posso buscar-te; jamais dessa bênção na vida eu descri.
Contudo é possível que dela me aparte; por isso, Senhor, eu preciso de ti.

4.Esforços da terra, precário destino, empenho dos homens, riqueza, o que for,
não valem a bênção do reino divino; por isso eu preciso de ti, meu Senhor.
Tema: Vida de Arrependimento e Confissão
Tonalidade... Ré Menor
Hino com métrica semelhante ao HCC. 90, 283, 486,

283C     OH.   CONTIGO QUERO ANDAR, SENHOR
1.Ó Deus, contigo, quero andar, Sim, como Enoque contigo andou. Toma’entre as tuas, a minha  
mão, pois sabes, débil sou. E se’o caminho muito escuro for, contigo quero sempre andar, Senhor;
E se’o caminho escuro for, contigo quero andar.

2.Não posso andar, sozinho, ó Deus; a tempestade ruge hostil, Mil laços se’armam
entre meus pés, surgem’inimigos mil. Para’rrastar-me pela perdição, em ti só tenho toda’a salvação;
Para tirar-me da perdição, tenho tua salvação.

3.Podendo andar com o meu Jesus, do mundo, a vida é sem valor; Eu tomo pois o
poder da cruz, avanço sem temor. E em fim, no meu eterno lar, contigo’ainda eu desejo andar,
E quando enfim, lá no céu morar, contigo eu quero andar.
Tema: Vida querendo comunhão com Deus
Hino cantado também com a melodia do CC.525

284A     Cantor Cristão.   COMPANHIA DIVINA
1.Ó meu querido Salvador, vem conceder-me teu favor; nuvem nenhuma terreal, tire-me a luz celestial.

2.Quando eu do leito despertar, tua presença quero achar; ao dar começo ao meu labor, sê tu meu Guia e Protetor.

3.Vem conceder-me teu poder, só poderei assim vencer; as seduções do tentador; fica comigo, Salvador.
Tema: Vida Querendo Comunhão com Deus
Cantado com a melodia do CC. 261, 284
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 11, 21, 90, 178, 261, 266, 284, 572, também 47, 230, 233, 236, 278, 317, 407, 426, 462, 529,

284B     HCC.   OUVE E PERDOA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Pastor: Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia e o perdão. Congregação: Ouve então do céu, lugar da tua habitação, perdoa, e age, retribuindo a cada um conforme todos os seus caminhos, segundo vires o seu coração. Todos: Sim, ouve tu do lugar da tua habitação no céu; ouve, e perdoa. Pastor: Quando o teu povo Israel for derrotado diante do inimigo, por ter pecado contra ti; se eles voltarem a ti, e confessarem o teu nome, e orarem e fizerem súplicas a ti nesta casa, Todos: ouve então do céu, e perdoa o pecado dos teus servos e do teu povo Israel, ensinando-lhes o bom caminho em que devem andar. E torna a levá-lo à terra que deste a seus pais.
Tema: Vida de Perdão Divino
Leitura bíblica: Dn 9.9; 1 Rs 8.39, 30, 33, 36, 34

284C     OH.   CÂNTICO NOTURNO
1.Senhor, não te vais, pois o dia declinou, e a treva me assaltou. Se vais com o sol, toda a noite;
vou sentir, em minh’alma cair? Tu sabes pois assim, provaste no jardim, o horror da escuridão.
Só ficarei aqui, esperando por ti, na negra solidão.

2.Senhor, não te vais, pois o dia delcinou, no ocaso se apagou; Mas ouço no céu, cada estrela
a murmurar, que o sol há de voltar. Porque comigo estás, para mim vencerás, a treva, dor e o mal.
Deixando a mágoa vã, saudarei a manhã, num hino triunfal.
Tema: Vida querendo comunhão com Deus
Tonalidade:  Am