Livro de Cultos 40 a 44

040A     Cantor Cristão.   AMOR DE CRISTO
1.Qual grande vaga, de um imenso mar, vem o amor de Cristo, minha alma transbordar.

2.Eu sou indigno, um pecador, Vem o amor de Cristo, pra sempre me salvar.
Tema: Vida, Graça e Amor de Jesus
Hino com métrica semelhante ao CC.40, 105, 135, 537

040B     HCC.   AS TUAS MÃOS DIRIGEM MEU DESTINO
1.As tuas mãos dirigem meu destino; ó Deus de amor, é bom que seja assim.
São teus os meus poderes, minha vida. Em tudo, eterno Pai, dispõe de mim.

2.As tuas mãos dirigem meu destino; cravadas na sangüenta e rude cruz;
por meus pecados foram traspassadas, e posso nelas descansar, Jesus.

3.As tuas mãos dirigem meu destino; acasos para mim não haverá.
O grande Pai vigia o meu caminho, e sem motivo não me afligirá.
Tema: Amparo e Direção de Deus-Pai
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.351
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 40, 257, 351, 377, 562, 597

040C     OH.   DEUS TEM UM PLANO
1.Deus tem um plano pra cada criatura, Aos astros ele dá o céu,
a cada rio ele dá um leito, E um caminho para mim traçou.

CORO.A minha vida eu entrego a Deus, Pois o seu Filho entregou por mim
Não importa onde for, seguirei meu Senhor, Sobre terra ou mar, onde Deus mandar, irei.

2.Deus enumera a cada grão de areia, As ondas ouvem seu mandar.
Os ventos em seus rumos lhe obedecem. Seu carinho faz abrir a flor.

3.Em seu querer encontro paz na vida, E bênçãos que jamais gozei,
Embora tenha lutas e tristezas, Tenho fé que Deus me guiará.
Tema: Deus-Pai é o nosso Criador
Hinário Novo Som da Nova Vida, hino49

040D     DC.   NÃO PERMANCEMOS NO PECADO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Somos salvos por Jesus Cristo.  (TODOS) Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus...  e nós o somos pelo sacrifício do filho de Deus. Por isso o mundo não nos reconhece; porque não conhece a Jesus. Agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto completamente, o que havemos de ser na eternidade. Mas sabemos que, quando ele voltar para cada um de nós, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. (TODOS) E nós que temos esta certeza nele, somos levados a purificar-nos a nós mesmos (1) ...  para parecermos cada vez mais com ele que é puro. Todo aquele que vive permanecendo no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia contra Deus. E bem sabemos que ele se manifestou para tirar os pecados de todos os arrependidos; pois nele não há pecado. Nós que estamos nele não permanecemos pecando; mas todos que, entre nós, vivem permanecendo em pecado, na verdade não o viu nem o conhece. (TODOS) Não nos enganemos; quem permanece nas veredas da justiça, levados por Deus (3), é reconhecido espiritualmente como justo, semelhante a Jesus, que é justo...  quem, entre nós, permanece em pecado, é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo na vida de seus salvos. (TODOS) Nós que somos nascidos de Deus, pela fé no sacrifício de Jesus Cristo por nós, não permanecemos em pecado...  porque a semente de Deus, o seu Espírito Santo habita e dirige nossas vidas, e não conseguimos continuar no pecado, porque somos nascidos de Deus. Nisto são manifestos, entre nós, os que são filhos de Deus, e os que são filhos do Diabo: quem não permanece nas veredas da justiça de Deus, não é salvo, e por isto não ama os seus irmãos. (TODOS) Mas nós somos de Deus, por isso não permanecemos no pecado e vivemos trilhando as veredas da Justiça. Amém.
1Jo.3:1-10, (1)Ef.5:25-27, Hb.13:20-21, (3)Sl.23:3

040E     LC.   ORAÇÃO PELO UNGIDO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Adoramos a Deus, por nos fazer seus guiados, por ser nosso condutor através deste mundo de sofrimentos e condenação... Pastor ou Direção... 1 O Senhor nos ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó nos proteja. Diáconos... 2 Envie-nos socorro do seu santuário, e nos sustenha de Sião. Congregação... 3 Lembre-se de todas as nossas ofertas, e aceite as nossas dedicações. Voluntário1... 4 Conceda-nos conforme o desejo do nosso coração, e cumpra todo o nosso desígnio. Todos... 5 Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus levantaremos bandeiras; satisfaça o Senhor todas as nossas petições. Batizados... Somos salvos, somos de Jesus Cristo, já o obedecemos com nosso batismo, em nossa vida cristã temos sido guiados pessoalmente pelo próprio Senhor Deus. Congregação... 6 Agora sabemos que o Senhor salva os seus ungidos; ele lhes responderá lá do seu santo céu, com a força Salvadora da sua mão direita. Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, pela certeza que temos de nossa salvação, por Jesus Cristo, mesmo reconhecendo nossos pecados e a nossa indignidade. Pastor ou Direção... 7 Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Convidado... Adoramos a Deus, por nos fazer seus guiados, por ser nosso condutor através deste mundo de sofrimentos e condenação... Coro... O Senhor nos ouvirá nos dias de angústias, o seu nome sempre nos protegerá. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por nossa vida cristã, por sermos sempre guiados por ti, guiados por tua misericórdia para conosco. Voluntário2... 8 Uns encurvam-se e caem, mas nós nos erguemos e ficamos de pé. Todos... 9 Salva-nos, Senhor; ouça-nos o Rei quando clamarmos. ... Amém
Salmo 20

041A     Cantor Cristão.   RECONHECIMENTO
1.Até a cruz o meu Jesus foi por mim, foi por mim, foi por mim;
até a cruz o meu Jesus foi por mim; minha alma pra salvar!

2.O seu perdão me alcançou com amor, Com amor, com amor;
O seu perdão me alcançou com amor; Minha alma pra salvar!
Tema: Vida, Graça e Amor de Jesus
Hino com métrica semelhante ao CC. 41, 213, 293, 352, 372,    

041B     HCC.   O SENHOR TE GUIARÁ
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Todos: Com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Coro: Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará; e a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Pastor: Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, e estender do dedo, e o falar iniquamente; e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; Coro: então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como meio-dia. Todos: O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham. Coro: Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor desde a extremidade da terra (...) Dêem glória ao Senhor, e anunciem nas ilhas o seu louvor. Pastor: Eu, o Senhor, te chamei em justiça; tomei-te pela mão, e te guardei; e te dei por pacto ao povo, e para luz das nações; Coro: para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas. Todos: Eu sou o Senhor; este é o meu nome. Com alegria saireis, e em paz sereis guiados.
Tema: Amparo e Direção de Deus-Pai
 (Is 55.12; 58.8-11; 42.10, 12, 6-8; 55.12 )

041C     OH.   ASAS DA ALVA
1.Senhor, Tu me sondas-te e me conheces, Conheces o meu deitar e meu levantar, Por onde eu irei do Teu Espírito? E pra onde fugirei da Tua face?

CORO.Se tomar as asas da alva, Se habitar nos extremos do mar
Até ali a Tua mão me guiará, Tua destra me susterá (final... Estarei nos braços de Deus,)

2.Se disser que as trevas me encobrirão, E a noite escurece ao redor, As trevas e a luz são iguais pra ti, Noite brilha como o dia

3.Eu te louvarei, louvarei, Eu te louvarei Senhor, Ó Pai Te louvarei, louvarei Louvarei

4.Tu criaste-me Senhor Formaste-me antes de nascer, Te louvo porque de um modo maravilhoso Tu me formaste
Tema: Deus-Pai é o nosso Criador

041D     DC.   NOSSO PASTOR ETERNO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Somos salvos por Jesus Cristo. (TODOS) O Senhor Deus é o nosso eterno pastor; por isto nada essencial às nossas vidas, nos faltará...  Ele tem nos feito deitar em pastos abundantes e verdejantes; ele nos tem guiado mansamente a águas puras, cristalinas e tranqüilas. Ele tem refrigerado as nossas almas; ele tem nos guiado nas veredas da sua vontade por amor do seu nome. (TODOS) Ainda que andemos pelo vale da sombra das tristezas e da morte, não temeremos mal algum, porque ele sempre está conosco; a sua vara e o seu cajado nos consolam...  Ele nos prepara uma mesa agradável na presença dos nossos inimigos; unge com óleo a nossa cabeça, o nosso cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia nos seguirão todos os dias das nossas vidas, (TODOS) e habitaremos na santa casa do Senhor por longos e eternos dias. Amém.
Salmo 23

041E     LC.   AÇÕES DE GRAÇAS PELA VITÓRIA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Glorificamos ao Senhor pelos muitos motivos que temos para viver uma grande gratidão espiritual, pelas muitas vitórias que tem nos dado, em nossa vida cristã... Pastor ou Direção... 1 Na tua força, ó Senhor, nós, teus ungidos nos alegramos; e na tua salvação quão grandemente nos regozijamos! Diáconos... 2 Concedeste-nos o desejo do nosso coração, e não nos negastes a petição dos nossos lábios. Congregação... 3 Pois nos proveste de bênçãos excelentes; puseste nas nossas cabeças coroas de ouro fino. Homens... 4 Vida pedimos, e nos destes, longura de dias para sempre e eternamente. Mulheres... 5 Grande são as suas glórias pelo teu socorro; de honra e de majestade nos revestes. Batizados... Somos salvos, somos de Jesus Cristo, já o obedecemos com nosso batismo, em nossa vida cristã temos tido muitos motivos para sermos e vivermos profunda gratidão a Deus. Todos... 6 Sim, tu nos fazes para sempre abençoados; tu nos enches de gozo na tua presença.  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por sermos considerados por ti, como filhos, teus eleitos, teu povo, tua herança para sempre. Convidado... Glorificamos ao Senhor pelos muitos motivos que temos para viver uma grande gratidão espiritual, pelas muitas vitórias que tem nos dado, em nossa vida cristã... Coro... Nós nos alegramos na força do Senhor, nós nos alegramos na salvação que ele nos dá. Congregação... 7 Pois nós confiamos no Senhor; e pela bondade do Altíssimo permanecemos inabaláveis. Pastor ou Direção... 8 As tuas mãos alcançarão todos os nossos inimigos, as tuas destras alcançarão todos os que nos odeiam. Homens... 9 Farão qual fornalha ardente quando vieres; o Senhor os consumirá na sua indignação, e o fogo os devorará. Mulheres... 10 A sua prole destruirás da terra, e a sua descendência dentre os filhos dos homens. Voluntário1... 11 Pois intentaram o mal contra nós; maquinaram um ardil, mas não prevalecerão. Congregação... 12 Porque os porás em fuga; contra os seus rostos acertarás o teu arco. Convidado... Glorificamos ao Senhor pelos muitos motivos que temos para viver uma grande gratidão espiritual, pelas muitas vitórias que tem nos dado, em nossa vida cristã... Coro... Nós nos alegramos na força do Senhor, nós nos alegramos na salvação que ele nos dá. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por nossa vida cristã, pela gratidão que há em nosso coração, fruto da nossa convivência contigo. Todos... 13 Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder. ... Amém
Salmo 21

042A     Cantor Cristão.   REALIZAÇÃO
1.Jesus, agora, sim, eu sei, quão grande é teu amor; pois salvação em Ti achei, aceita o meu louvor.

CORO. És Tu, Jesus, meu Salvador, por Ti eu tenho paz; Jesus, a Ti louvor darei, pois tudo Tu me dás.

2.Jamais descanso conheci, inútil sempre sou; mas Cristo se lembrou de mim, de graça me salvou.

3.Comigo, salvos, exaltai, o grande Salvador; pois tudo Cristo me supriu, embora pecador.

4.Louvor, louvor a Ti darei, ó Cristo, meu Senhor; Profeta, Sacerdote e Rei; do mundo o Salvador.
Tema: Vida, Graça e Amor de Jesus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 42, 64, 82, 119, 121, 313, 394, 502, 520, 535,
Melodia também cantada no hino C. 290

042B     HCC.   GUIA, Ó DEUS, A MINHA VIDA
1.Guia, ó Deus, a minha vida, neste mundo de aflição. Frágil sou em minha lida,
mas é forte a tua mão. O meu ser de paz reveste, livra-me da tentação, livra-me da tentação.

2.Abre as fontes da verdade, de onde puras águas vêm. Neste mundo de maldade,
faz-me aproveitá-las bem. Sê o fogo, sê a nuvem, sê libertador também, sê libertador também.

3.E, chegando ao fim da estrada, o Jordão eu vou passar, e acharei no céu morada,
que Jesus foi preparar. E em louvor ao Deus eterno, para sempre vou cantar, para sempre vou cantar.
Tema: Amparo e Direção de Deus-Pai
Tonalidade... Sol Maior
Este hino é rcomposição do CC.482
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 42, 95, 250, 388

042C     OH.   EM ADORAÇÃO
1.Os Teus preceitos Senhor, Alegram o meu coração. O firmamento, as vozes do céu
Declaram Tua glória, As obras das Tuas mãos.

2.Na Tua Palavra está, A luz para o meu caminhar. É mais doce que o mel, me leva ao céu
Perante Tua face eu quero estar, Criaste-me para Te adorar.

3.Sejam agradáveis as minhas palavras, E a meditação do meu coração.
Em adoração para Ti Rocha Eterna, Tudo que sou eu entrego pra Te adorar.
Tema: Adoração e Louvor ao Deus-Filho

042D     DC.   O NOSSO BOM PASTOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Somos salvos por Jesus Cristo. (TODOS) Ele entra no aprisco pela porta, pois é o pastor das ovelhas...  A ele o porteiro abre; e nós, as ovelhas, ouvimos a sua voz; e ele nos chama pelo nosso nome, e assim nos conduz para fora. Depois de conduzir para fora, a todos nós, que lhe pertencemos, vai á nossa frente, e nós o seguimos, porque conhecemos a sua voz; mas de modo algum seguimos o estranho, antes fugimos dele, porque não conhecemos a voz dos estranhos. (TODOS) Jesus é também, a porta das ovelhas. Os outros são ladrões e salteadores; mas nós, as ovelhas, não os ouvimos, nem os seguimos... Jesus é a porta; entramos por ele e estamos salvos; entramos e saímos, e achamos pastagens sadias para nossas almas. Os outros só vem para nos roubar, nos matar e nos destruir; mas Cristo veio para que tenhamos vida com muita abundância espiritual. Jesus é nosso bom pastor; ele deu a sua vida por nós, na cruz. Mas os outros, de quem não somos ovelhas, vendo vir o lobo, deixa-nos e foge; e o lobo nos arrebata e nos dispersa. Eles fogem porque não se importa com conosco. (TODOS) Jesus é o bom pastor; ele nos conhece como suas ovelhas, e nós o conhecemos, assim como o Pai conhece a ele que deu sua vida por nós...  Jesus tem muitas outras ovelhas que não são do nosso aprisco; a essas também Jesus se importa em conduzir, e elas também ouvem a sua voz; e na eternidade haverá um só rebanho e um só pastor. Por isto o Pai ama a Jesus, porque ele deu a sua vida para retomá-la, em nosso favor, na cruz. Ninguém pode tirar dele a sua vida, mas ele de si mesmo nos dá; ele tem autoridade para a dar, e tem autoridade para retomá-la. Esta autoridade ele recebeu de seu Pai eterno. (TODOS) As obras que Jesus fez em nome de Deus davam testemunho dele...  Os que não criam nele, não eram suas ovelhas. Nós, que somos dele, ouvimos a sua voz, e ele nos conhece, e nós o seguimos; e ele nos dá a vida eterna, e jamais pereceremos; e nada e ninguém nos arrebatam da sua mão. Deus, que nos deu a Cristo, é maior do que tudo e todos; e ninguém pode nos separar do amor, da salvação e da poderosa mão de Deus. (TODOS) O Filho e o Pai, são um só Deus, o Todo-Poderoso. Amém.
João 10:1-18, 35-30, Rm.8:38-39

042E     LC.   AÇÕES DE GRAÇAS PELA VITÓRIA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Exaltamos a Deus pelo ano de vitórias que tivemos, exaltamos ao Senhor pelo novo ano de triunfos que está nos dando... Pastor ou Direção... 1 Na tua força, ó Senhor, nós, teus ungidos nos alegramos; e na tua salvação quão grandemente nos regozijamos! Diáconos... 2 Concedeste-nos o desejo do nosso coração, e não nos negastes a petição dos nossos lábios. Congregação... 3 Pois nos proveste de bênçãos excelentes; puseste nas nossas cabeças coroas de ouro fino. Casados... Estamos na presença do Senhor Deus, estamos agradecidos a Ele por todo o ano que passou em nossas vidas, estamos agradecidos pela fé, por todo o novo ano que temos a viver. Queremos estar cada vez mais na presença, na bênção e na direção do nosso Senhor. Homens... 4 Vida pedimos, e nos destes, longura de dias para sempre e eternamente. Mulheres... 5 Grande são as suas glórias pelo teu socorro; de honra e de majestade nos revestes. Todos... 6 Sim, tu nos fazes para sempre abençoados; tu nos enches de gozo na tua presença.  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor, pela salvação que nos deste em teu Filho Jesus Cristo. Por isto, juntos, de cultuamos. Convidado... Exaltamos a Deus pelo ano de vitórias que tivemos, exaltamos ao Senhor pelo novo ano de triunfos que está nos dando... Coro... Nós nos alegramos na força do Senhor, nós nos alegramos na salvação que ele nos dá. Congregação... 7 Pois nós confiamos no Senhor; e pela bondade do Altíssimo permanecemos inabaláveis. Pastor ou Direção... 8 As tuas mãos alcançarão todos os nossos inimigos, as tuas destras alcançarão todos os que nos odeiam. Homens... 9 Farão qual fornalha ardente quando vieres; o Senhor os consumirá na sua indignação, e o fogo os devorará. Mulheres... 10 A sua prole destruirás da terra, e a sua descendência dentre os filhos dos homens. Voluntário1... 11 Pois intentaram o mal contra nós; maquinaram um ardil, mas não prevalecerão. Congregação... 12 Porque os porás em fuga; contra os seus rostos acertarás o teu arco. Convidado... Exaltamos a Deus pelo ano de vitórias que tivemos, exaltamos ao Senhor pelo novo ano de triunfos que está nos dando... Coro... Nós nos alegramos na força do Senhor, nós nos alegramos na salvação que ele nos dá. Casados... Estamos na presença do Senhor Deus, estamos agradecidos a Ele por todo o ano que passou em nossas vidas, estamos agradecidos pela fé, por todo o novo ano que temos a viver. Queremos estar cada vez mais na presença, na bênção e na direção do nosso Senhor. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pelo ano que passa, pelo que vivemos nele, e te agradecemos pelo ano que nasce, o que viveremos nele, para tua glória. Todos... 13 Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder. ... Amém
Salmo 21

043A     Cantor Cristão.   PALAVRAS PRECIOSAS
1.Preciosas as palavras de Jesus, Supremo Rei: "A mim aquele que vier, eu não desprezarei,
Eu não desprezarei, eu não desprezarei; a mim aquele que vier, eu não desprezarei."

2.Preciosas as palavras de Jesus, Supremo Rei: "A porta sou, por mim entrai; descanso vos darei,
descanso vos darei, descanso vos darei; a porta sou, por mim entrai; descanso vos darei."

3.Preciosas as palavras de Jesus, Supremo Rei: "Ó, vinde vós, cansados, já; é suave a minha lei,
é suave a minha lei, é suave a minha lei; ó, vinde vós, cansados, já; é suave a minha lei."

4.Preciosas as palavras de Jesus, Supremo Rei: "Por vós o mundo já venci; por vós a vida dei,
por vós a vida dei, por vós a vida dei; por vós o mundo já venci; por vós a vida dei."
Tema: Vida, Graça e Amor de Jesus
Hino com métrica semelhante ao CC. 43, 85,
Letra: Fanny Jane Crosby (1820 1915) (sua história está no hino 15A)

043B     HCC.   TU ÉS DIGNO
Tu és digno, tu és digno, tu és digno, Senhor; digno de glória, glória e honra, glória e honra e poder.
Porque tu criaste, sim, todas as coisas, todas as coisas, Senhor; por tua vontade foram criadas. Tu és digno, Senhor.
Tema: Deus-Pai é nosso Criador
Tonalidade... Si Bemol Maior

043C     OH.   ELE É EXALTADO
Ele é exaltado, o rei exaltado no céu, eu o louvarei, Ele é exaltado pra sempre exaltado, Seu nome louvarei,
Ele é o Senhor sua verdade vai sempre reinar; Terra e céu glorificam seu santo nome
Ele é exaltado, o rei exaltado no céu, Ele é exaltado, o rei exaltado no céu
Tema: Adoração e Louvor ao Deus-Filho

043D     DC.   NOSSA VIDEIRA VERDADEIRA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Somos salvos por Jesus Cristo. (TODOS) Jesus é a videira verdadeira, e seu Pai é o viticultor...  Todo galho em Jesus dá fruto, e todo galho que dá fruto, ele o limpa (1), para que dê mais fruto. Estamos limpos pela palavra que ele nos tem falado. Permanecemos nele, porque ele permanece em nós (2); como o galho de si mesmo não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também nós, porque ele nos faz permanecer nele (3). (TODOS) Jesus é a santa videira; nós somos seus galhos. Ele permanece em nós, nos fazendo permanecer nele, assim damos muito fruto; porque sem ele nada podemos fazer...  Os que não estão nele são lançados fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas para sempre. Permanecemos em Jesus, e as suas palavras permanecem em nós, assim sabemos pedir nas orações, e ele nos ouve. Nisto é glorificado o Senhor Deus, que produzamos muito fruto; e assim demonstramos que somos seus discípulos. (TODOS) Como o Pai ama a Jesus, assim também ele nos ama; fazendo-nos permanecer no seu amor. Obedecendo aos seus ensinos, permanecemos no seu amor; do mesmo modo que ele obedecia e permanecia no amor do seu Pai...  Ele quer que a sua alegria e paz permaneça em nós, para que nossa vida seja abundante (4). A vontade de Jesus para nós, também é esta: Que desejemos amar uns aos outros, assim como ele nos amou. Ninguém nunca mostrou maior amor do que este mostrado por Jesus a nós, de dar a sua própria vida pelos seus amigos. Nós somos seus amigos, nós fazemos o que ele nos manda. (TODOS) Ele não nos chama de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas nos chama de amigos, porque tudo quanto ouviu de seu Pai nos deu a conhecer...  Nós não o escolhemos a ele, mas ele nos escolheu a nós desde a fundação do mundo (5), e nos nomeou, para que produzamos frutos, e o nosso fruto permaneça eternamente, a fim de que tudo quanto pedirmos ao Pai em seu nome, segundo sua vontade (6), ele nos conceda. (TODOS) Amém
João 15, (1)Ef.5:25-27, (2)Jo.15:6, (3)Hb.13:20-21, (4)Jo.10:10, (5)Ef.1:4, Rm.8:29-30, (6)1Jo.5:14

043E     LC.   SOFRIMENTO E VITÓRIA DO MESSIAS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Glorificamos a Deus pela vida, pela morte, pela paixão, pelos sofrimentos do Messias; glorificamos por Jesus Cristo nos amando e morrendo por nós... Pastor ou Direção... 1 Deus nosso, Deus nosso, por que nos desamparastes? por que estás afastado de nos auxiliar, e das palavras do nosso bramido? Homens... 2 Deus nosso, clamamos de dia, porém tu não ouves; também de noite, mas não achamos sossego. Mulheres... 3 Contudo tu és santo, entronizado sobre os nossos louvores. Congregação... 4 Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. Homens... 5 A ti clamaram, e foram salvos; em ti confiaram, e não foram confundidos. Mulheres... 6 Mas nós somos vermes, e não homens; menores dos homens e desprezados dos povos.  Salvos... Nós te agradecemos, Senhor Deus, por estarmos incluídos entre os teus salvos, pela misericórdia do teu Filho Jesus Cristo. Diáconos... 7 Todos os que nos vêem zombam de nós, arreganham os beiços e meneiam a cabeça, dizendo: Voluntário1... 8 Confiaram no Senhor; que ele os livre; que ele os salve, pois que nele tem prazer. Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Filho, ele deixou o ser Deus e veio a este mundo, relembramos sua paixão e sua morte. Convidado... Glorificamos a Deus pela vida, pela morte, pela paixão, pelos sofrimentos do Messias; glorificamos por Jesus Cristo nos amando e morrendo por nós...  Coro... o Senhor não nos desampara, ele não se afasta de nos auxiliar quando mais precisamos. Todos... 9 Mas tu és o que nos tirastes da madre; o que nos preservaste, estando nós ainda aos seios de nossas mães. Congregação... 10 Nos teus braços fomos lançados desde a madre; tu és o nosso Deus desde o ventre de nossas mães. Pastor ou Direção... 11 Não te alongues de nós, pois a angústia está perto, e não há quem nos acuda. Homens... 12 Muitos touros nos cercam; fortes touros nos rodeiam. Mulheres... 13 Abrem contra nós suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge. Congregação... 14 Como água nos derramamos, e todos os nossos ossos se desconjuntaram; o nosso coração é como cera, derreteram-se no meio das nossas entranhas. Homens... 15 A nossa força secou-se como um caco e a língua se nos pega ao paladar; tu nos puseste no pó da morte. Mulheres... 16 Pois cães nos rodeiam; um ajuntamento de malfeitores nos cercam; transpassaram-nos as mãos e os pés. Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por todos os privilégios que tens nos dado, por termos nos rendido à tua vontade. Todos... 17 Podemos contar todos os nossos ossos. Eles nos olham e ficam a mirar-nos. Voluntário2... 18 Repartem entre si as nossas vestes, e sobre a nossa túnica lançam sortes. Congregação... 19 Mas tu, Senhor, não te alongues de nós; força nossa, apressa-te em socorrer-nos. Pastor ou Direção... 20 Livra-nos da espada, e a nossa vida do poder do cão. Convidado... Glorificamos a Deus pela vida, pela morte, pela paixão, pelos sofrimentos do Messias; glorificamos por Jesus Cristo nos amando e morrendo por nós... Coro... o Senhor não nos desampara, ele não se afasta de nos auxiliar quando mais precisamos. Diáconos... 21 Salva-nos da boca do leão, sim, livra-nos dos chifres do boi selvagem. Todos... 22 Então anunciaremos o teu nome aos nossos irmãos; louvar-te-emos no meio da congregação. Congregação... 23 Vós, que temeis ao Senhor, louvai-o; todos vós, filhos de Jacó, glorificai-o; temei-o todos vós, descendência dos salvos. Homens... 24 Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem dele escondeu o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. Mulheres... 25 De ti vem o nosso louvor na grande congregação; pagaremos os nossos votos perante os que o temem. Congregação... 26 Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao Senhor os que o buscam. Que o nosso coração viva eternamente!  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por todos os privilégios que tens nos dado, por termos nos rendido à tua vontade. Pastor ou Direção... 27 Todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao Senhor, e diante dele adorarão todas as famílias das nações. Homens... 28 Porque o domínio é do Senhor, e ele reina sobre as nações. Mulheres... 29 Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele, os que não podem reter a sua vida. Congregação... 30 A posteridade o servirá; falar-se-á do Senhor à geração vindoura. Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Filho, ele deixou o ser Deus e veio a este mundo, relembramos sua paixão e sua morte. Convidado... Glorificamos a Deus pela vida, pela morte, pela paixão, pelos sofrimentos do Messias; glorificamos por Jesus Cristo nos amando e morrendo por nós... Coro... o Senhor não nos desampara, ele não se afasta de nos auxiliar quando mais precisamos. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por Jesus Cristo, por sua paixão, por sua morte, pelo seu amor por nós, acima de tudo. Todos... 31 Chegarão e anunciarão a justiça dele; a um povo que há de nascer contarão o que ele fez. ... Amém
Salmo 22

044A     Cantor Cristão.   A LINDA HISTÓRIA
1.Cantarei a linda história, de Jesus, o Salvador, que deixou seu lar na glória, pra salvar o pecador.

CORO. Cantarei a linda história, de Jesus, meu Salvador;  cantarei na sua glória, com os santos, com fervor.

2.Eu perdi-me e Ele achou-me, longe, longe do meu lar; abraçou-me então, tomou-me, pra com Ele eu ir morar.

3.Jesus Cristo deparou-me, quando fraco, pra morrer; as feridas Ele untou-me, e livrou-me com poder.

4.Dias negros inda tenho, sofrimento e dissabor; mas a Ele eu tudo exponho, e me livra com amor.
Tema: Vida, Graça e Amor de Jesus
Este hino está recomposto no HCC: 191
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 32, 44, 49, 66, 68, 69, 75, 96, 100, 107, 132, 133, 138, 155, 165, 167, 221, 229, 258, 264, 265, 279, 312, 315, 358, 406, 408, 459, 496, 553, 558,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

044B     HCC.   O MUNDO É DO SENHOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todos... 2.No princípio criou Deus os céus e a terra. (...) O Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Disse Deus: Haja luz. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. Casados... 3.E disse Deus: Haja um firmamento no meio das águas, (...) e separou as águas. (...) Chamou Deus ao firmamento céu. Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Solteiros... 4.E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. (...) Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao
ajuntamento das águas mares. Do Senhor é a terra e a sua plenitude (...) Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
Todos... 5.E disse Deus: Haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite. Vós sois a luz do mundo. (...) Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que (...) glorifiquem a vosso Pai. Homem... 6.E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies. Louvai ao Senhor desde a terra, vós, monstros marinhos e todos os abismos. Mulher... 7.E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Mancebos e donzelas; velhos e crianças! Louvem (...) o nome do Senhor. Todos... 8.Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.
Tema: Deus-Pai é nosso Criador
Leitura bíblica: Jo 1.1, 2; Gn 1.1-3; Jo 1.4; Gn 1.6-8; Sl
19.1; Gn 1.9, 10; Sl 24.1, 2; Gn 1.14; Mt 5.14, 16; Gn 1.24; Sl 148.7; Gn 1.26; Sl 148.12, 13; Gn 2.3.

044C     OH.   QUEREMOS TE EXALTAR
1.Jesus, nós te adoramos, queremos te exaltar, lembrando o que fizeste, para nos vir salvar.
A cruz que enfrentaste, a dor, perseguição, a nossa amarga culpa, que veio suportar.

2.A tua divindade, o teu amor sem par, a tua santidade, o teu perdão nos dar.
Louvamos teu desejo, de vir estar conosco, e numa vez pra sempre, morrer pra nos salvar.

3.A nossa adoração, é mais do que cantar, a nossa vida inteira é pra testemunhar.
Queremos agradar-te com o nosso caminhar, servir-te para sempre, e te glorificar.
Tema: Adoração e Louvor ao Deus-Filho
Hino cantado também com a melodia do CC.381

044D     DC.   ORAÇÃO SACERDOTAL DE JESUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Somos salvos por Jesus Cristo. (TODOS) Ele intercedeu a Deus por nós dizendo que era chegada a hora; que ele fosse glorificado, para que assim pudesse glorificar devidamente ao Pai...  assim como o Senhor lhe dera autoridade sobre toda a carne, para que desse a vida eterna a todos nós, que lhe fomos dados por Deus. E a vida eterna era que conhecêssemos a Deus, como o único verdadeiro, e a ele, Jesus Cristo, como aquele que foi enviado para ser Salvador. Disse que glorificou ao Senhor na terra, completando a obra que lhe fora dado para fazer. Pedindo para ser glorificado pelo Pai, junto a ele mesmo, com aquela glória que tinha no céu antes que o mundo existisse. (TODOS) Manifestou o nome de Deus a nós, os salvos, pertencentes ao Senhor desde o princípio (1) ...  e no mundo, guardamos a sua palavra e sabemos que tudo quanto lhe foi dado provinha da Graça de Deus; nos deu os ensinos divinos, aos quais recebemos e cremos nele como enviado de Deus. Rogou ao Senhor, não pelo mundo, mas por nós que somos de Deus e fomos dados por Deus a ele, a quem glorificamos. Não estava mais no mundo, estava indo para o céu, que o Senhor nos guardasse no seu santo nome, para que fôssemos um, assim como ele era com Deus. (TODOS) Enquanto estava conosco, nos guardava e nos conservava e por isto nenhum de nós havia se perdido...  Estava indo para o céu, e nos dizia isto para que tivéssemos a sua alegria completa em nós mesmos. Disse que havia nos dado a palavra de Deus e o mundo nos desprezou porque não somos do mundo, assim como ele não era do mundo. Mas não rogava que nos tirasse do mundo, mas para que fôssemos guardados do maligno, pois não éramos do mundo, assim como ele não era do mundo. Que nos santificasse na verdade da palavra de Deus. (TODOS) Assim como foi enviado ao mundo, também nos enviava...  Por nós ele se santificava, para que também fôssemos santificados na verdade. Rogou não somente por nós, mas também por todos que pela palavra de Deus cressem nele; querendo que todos sejamos um; assim como o Pai era um com ele, que também todos os salvos sejamos um com Deus e com ele; para que o mundo creia que foi o enviado do Todo Poderoso. (TODOS) Ele nos deu a glória que foi dada a ele, para que sejamos um, como ele e Deus são um; para que sejamos perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que Deus o enviou ao mundo...  e que amou a todos nós, assim como amou a ele, Jesus Cristo. Disse que desejava estar com todos nós, para vermos a sua glória eterna; dada a ele antes da fundação do mundo. O mundo não conhece a Deus, mas ele conhecia muito bem; e nós conhecemos que Jesus foi enviado do Senhor; e ele nos fez conhecer a Deus, e nos faria conhecer ainda mais; para que haja em nós aquele amor que sempre teve, (TODOS) e, também, ele esteja em nós pra sempre. Amém
João 17, (1)Ef.1:4, Rm.8:29-30

044E     LC.   SOFRIMENTO E VITÓRIA DO MESSIAS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Adoramos a Deus por Jesus cristo, adoramos pela humilhação que sofreu, descendo ao mundo e aqui no mundo se submetendo ao sacrifício; mas adoramos, também, pela exaltação que teve por ter se humilhado assim... Pastor ou Direção... 1 Deus nosso, Deus nosso, por que nos desamparastes? por que estás afastado de nos auxiliar, e das palavras do nosso bramido? Homens... 2 Deus nosso, clamamos de dia, porém tu não ouves; também de noite, mas não achamos sossego. Mulheres... 3 Contudo tu és santo, entronizado sobre os nossos louvores. Congregação... 4 Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. Homens... 5 A ti clamaram, e foram salvos; em ti confiaram, e não foram confundidos. Mulheres... 6 Mas nós somos vermes, e não homens; menores dos homens e desprezados dos povos. Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, pela certeza que temos de nossa salvação, por Jesus Cristo, mesmo reconhecendo nossos pecados e a nossa indignidade. Diáconos... 7 Todos os que nos vêem zombam de nós, arreganham os beiços e meneiam a cabeça, dizendo: Voluntário1... 8 Confiaram no Senhor; que ele os livre; que ele os salve, pois que nele tem prazer. Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Filho, ele deixou o ser Deus e veio a este mundo, homenageamos a sua humilhação, homenageamos a sua exaltação. Convidado... Adoramos a Deus por Jesus cristo, adoramos pela humilhação que sofreu, descendo ao mundo e aqui no mundo se submetendo ao sacrifício; mas adoramos, também, pela exaltação que teve por ter se humilhado assim... Coro... o Senhor não nos desampara, ele não se afasta de nos auxiliar quando mais precisamos. Todos... 9 Mas tu és o que nos tirastes da madre; o que nos preservaste, estando nós ainda aos seios de nossas mães. Congregação... 10 Nos teus braços fomos lançados desde a madre; tu és o nosso Deus desde o ventre de nossas mães. Pastor ou Direção... 11 Não te alongues de nós, pois a angústia está perto, e não há quem nos acuda. Homens... 12 Muitos touros nos cercam; fortes touros nos rodeiam. Mulheres... 13 Abrem contra nós suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge. Congregação... 14 Como água nos derramamos, e todos os nossos ossos se desconjuntaram; o nosso coração é como cera, derreteram-se no meio das nossas entranhas. Homens... 15 A nossa força secou-se como um caco e a língua se nos pega ao paladar; tu nos puseste no pó da morte. Mulheres... 16 Pois cães nos rodeiam; um ajuntamento de malfeitores nos cercam; transpassaram-nos as mãos e os pés.  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por sermos considerados por ti, como filhos, teus eleitos, teu povo, tua herança para sempre. Todos... 17 Podemos contar todos os nossos ossos. Eles nos olham e ficam a mirar-nos. Voluntário2... 18 Repartem entre si as nossas vestes, e sobre a nossa túnica lançam sortes. Congregação... 19 Mas tu, Senhor, não te alongues de nós; força nossa, apressa-te em socorrer-nos. Pastor ou Direção... 20 Livra-nos da espada, e a nossa vida do poder do cão. Convidado... Adoramos a Deus por Jesus cristo, adoramos pela humilhação que sofreu, descendo ao mundo e aqui no mundo se submetendo ao sacrifício; mas adoramos, também, pela exaltação que teve por ter se humilhado assim... Coro... o Senhor não nos desampara, ele não se afasta de nos auxiliar quando mais precisamos. Diáconos... 21 Salva-nos da boca do leão, sim, livra-nos dos chifres do boi selvagem. Todos... 22 Então anunciaremos o teu nome aos nossos irmãos; louvar-te-emos no meio da congregação. Congregação... 23 Vós, que temeis ao Senhor, louvai-o; todos vós, filhos de Jacó, glorificai-o; temei-o todos vós, descendência dos salvos. Homens... 24 Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem dele escondeu o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. Mulheres... 25 De ti vem o nosso louvor na grande congregação; pagaremos os nossos votos perante os que o temem. Congregação... 26 Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao Senhor os que o buscam. Que o nosso coração viva eternamente! Salvos... Nós te glorificamos, Senhor, pela salvação que nos deste em teu Filho Jesus Cristo. Por isto, juntos, de cultuamos. Pastor ou Direção... 27 Todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao Senhor, e diante dele adorarão todas as famílias das nações. Homens... 28 Porque o domínio é do Senhor, e ele reina sobre as nações. Mulheres... 29 Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele, os que não podem reter a sua vida. Congregação... 30 A posteridade o servirá; falar-se-á do Senhor à geração vindoura. Convidado... Adoramos a Deus por Jesus cristo, adoramos pela humilhação que sofreu, descendo ao mundo e aqui no mundo se submetendo ao sacrifício; mas adoramos, também, pela exaltação que teve por ter se humilhado assim... Coro... o Senhor não nos desampara, ele não se afasta de nos auxiliar quando mais precisamos. Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Filho, ele deixou o ser Deus e veio a este mundo, homenageamos a sua humilhação, homenageamos a sua exaltação. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por Jesus Cristo, por sua humilhação por nos amar, por sua exaltação por ser teu amado eterno. Todos... 31 Chegarão e anunciarão a justiça dele; a um povo que há de nascer contarão o que ele fez. ... Amém
Salmo 022