Livro de Cultos 275 a 279

275A     Cantor Cristão.   CONTENTAMENTO
1.Eu já contente estou; tenho Jesus! Com alegria vou; tenho Jesus!
Paz que o mundo traz, bem cedo se desfaz; tenho a perfeita paz, paz de Jesus.

2.Eu posso envelhecer, nunca Jesus! Eu posso empobrecer, nunca Jesus!
Tudo me suprirá, sempre me valerá, nada me faltará, tendo Jesus.

3.Vai tudo aqui findar, menos Jesus! Quando o Juiz chegar, é meu Jesus!
Bem grato me há de ser, quando meu Rei descer; certo Ele irá dizer: "Sou teu Jesus."
Tema: Alegria do Evangelho no novo Salvo
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 269, 275

275B     HCC.   PERDOA-ME, SENHOR
1.Perdoa-me, Senhor, se eu não vivi pra te servir, se em meu agir o teu amor também não refleti.
Perdoa-me, Senhor, se em teu caminho não segui, se falhas cometi,
se tua doce voz não quis ouvir. Escuta minha oração, Senhor, desejo aqui viver pra teu louvor;
ensina-me a te ouvir e com amor servir, e os santos passos teus aqui seguir.

2.Perdoa-me, Senhor, se eu de ti me afastei, se em meu caminho escuro tua luz não procurei;
perdoa-me, Senhor, se na aflição não te busquei, se eu não te sondei,
se teu querer pra mim não procurei. Escuta minha oração, Senhor, desejo aqui viver pra teu louvor;
ensina-me a voltar e junto a ti estar, e em tua graça sempre confiar.

3.Perdoa-me, Senhor, se frutos eu não produzi, se, indiferente a tudo, a missão eu não cumpri;
perdoa-me, Senhor, se os campos brancos eu não vi, se só pra mim vivi,
se meus talentos não desenvolvi. Escuta minha oração, Senhor, desejo aqui viver pra teu louvor;
ensina-me a agir e meu dever cumprir, e frutos dignos dedicar a ti.
Tema: Vida de Arrependimento e Confissão
Tonalidade... Fá Menor
Hino com métrica semelhante ao HCC. 66, 352, 560, 227, 275, 157, 400, 407

275C     OH.   TU MEU SER INFLAM
1.Tu meu ser inflama, pela santa grei. Para que eu declare teu poder meu Rei
Aos milhões nas trevas, na tristeza e dor, Eu serei o arauto de teu grande amor.

CORO.Tu meu ser inflama, ó Senhor Jesus, E por mim proclama, teu poder e luz
Dá que eu testifique do perdão da cruz. Tu meu ser inflama, ó Senhor Jesus.

2.Tu meu ser inflama, dá-me compaixão, Pelos meus amigos, sem o teu perdão
Rege minha vida, guia o meu andar. Dá-me teu auxílio, no testemunhar.

3. Tu meu ser inflama, quero te servir, Quero sempre honrar-te, hoje e no porvir.
Em minha’alma vive, Mestre, Guia e Rei. Pelos teus desígnios eu te louvarei.
Tema: Vida de aspiração cristã
Hinário Novo Som da Nova Vida, hino44

275D     DC.   CARTA AOS ROMANOS
Escrita em 58dC, por Paulo, no ápce de sua teologia, já canonizada em 80dC.

Introdução: elogios a eles (1:1-15), e o resumo da carta toda (1:16-17)
O que Deus faz pra salvar o maior número possível de pessoas –cap.1-5(v16)
1)na Justiça, judeus e gentios são condenados ao inferno –1:18-3:20
A condenação dos gentios (1:18-32), De todos os homens (2:1-16), Dos judeus (2:17-3:8), De todos os homens (3:9-20), Descrição da Justiça de Deus ((3:21-31)
2)no amor, por Jesus na cruz, Deus salva o maior número –cap. 4-5
Como Deus agiu com Abraão (4:1-25), Ação de Deus traz benefícios aos salvos (5:1-11), Ação de Deus supera toda condenação dos salvos (5:12-21)
O que Deus faz pra preparar bem, o homem para Ele no céu (cap.6-8)(v17)
1)tira o poder dominador do pecado de sobre o seu eleito –cap.6
2)tira o seu eleito de toda condenação que a Lei promove –cap.7
3)pelo Espírito, age no eleito, santificando e dando certezas –cap.8
Parênteses: Israel e gentios estão perdidos, carecem salvação –cap9-11
Preocupação de Paulo com a conversão de Israel (9:1-5, A soberania de Deus em relação à situação espiritual de Israel (9:6-29)
Israel rejeita a salvação de Deus (9:30-10:21), Muitos em Israel serão salvo pela Graça (11:1-10), A rejeição de Israel para o mundo (11:11-24)
Paulo acreditava que grande parte dos judeus se converteriam a Jesus (11:25-32), Doxologia sobre a sabedoria de Deus (11:33-36)
Pastoral: Testemunho que Deus espera do Seu povo transformado, em relação a:
Os irmãos(12:1-2), A igreja(12:3-8), A sociedade(12:9-21), O governo(13:1-14)
Orientações finais, para o crente se relacionar bem com toda Igreja...
1)não julgue os outros irmãos nas suas fraquezas pessoais –14:1-12
2)não prejudique a caminhada e serviço dos outros irmãos –14:13-23
3)conclusão...queira sempre imitar Jesus na vida da Igreja –15:1-13
Final: planos (15:14-33), saudações e exortações de Paulo a todos (16:1-27)

276A     Cantor Cristão.   CORO CELESTE
1.Celeste, estranho coro, jamais ouvido aqui, com seu poder excelso, agora, alegre, ouvi;
é o canto dos arcanjos, louvando o Salvador, dizendo que na terra foi salvo um pecador.

CORO. Sublime e doce canto, da nossa pátria além, só ouve o que, contrito, a Deus por Cristo vem.

2.Tão lenta e branda soa, ao peito dando paz; a voz de Deus, aquela que as ânsias vãs desfaz.
Escuta, irmão, escuta, o doce canto seu, que vibra pelo espaço e ecoa lá nos céus.

3.Da vaga o som bravio, da brisa o ciciar. Na mata o passaredo, cantando ao despertar,
a mãe em doce canto ao pé do filho seu, não tem aquele encanto da linda voz do céu.

4.Ao meu ouvido chega o canto sem igual; tão belo em sonho ouvira jamais qualquer mortal.
Meu canto extasiado, espera, sem cessar, unir-se a voz dos anjos ali no eterno lar.
Tema: Alegria do Evangelho no novo Salvo
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 254, 276, 374, 420, 541,

276B     HCC.   ABANDONANDO OS MAUS CAMINHOS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Congregação... Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Tema: Vida de Arrependimento e Confissão
Leitura bíblica em uníssono: Is 55.6-9

276C     OH.   COMO A CORÇA
1.Como a corça anseia pelas águas, Eu anseio ó Deus; Por viver em tua presença como amado filho teu

CORO.Tu somente és a minha força, Minha rocha de salvação; Tu somente és o bom tesouro que ganhou meu coração

2.O desejo que tem minh’alma é adorar-te oh, Senhor; Eu nasci só para louvar-te meu amado Salvador

3.Eu te quero mais que ouro ou prata, Sim minh’alma satisfaz; Só em ti tenho alegria Deus de glória Deus de paz
Tema: Vida de aspiração cristã

276D     DC.   CARTA 1 AOS CORÍNTIOS
Escrita em 57dC, por Paulo, contra erros na igreja, canonizada em 80dC.

Introdução: saudação (1:1-3), Expressão de elogios nas suas orações a Deus (1:4-9)
O motivo principal da carta: partidarismos pseudo-espirituais (cap.1-4)
O Fato das divisões (1:10-17), 1ª causa: não compreendem a mensagem da cruz (1:18-2:5), 2ª causa: Não compreendem a ação do Espírito Santo (2:6-16)
1ª consequencia: Prejudica o crescimento espiritual (3:1-9), 2ª conseqüência: Não ganham galardões eternos (3:10-4:5), O exemplo de Paulo (4:6-21)
Problemas secundários na igreja; conseqüências do motivo principal
Desordens morais na Igreja: incesto (5:1-13), tribunal (6:1-8), imoralidade (6:9-20)
Discussões sobre celibato ou casamento ante a volta de Jesus –cap.7
Sobre Casamento e Celibato (v1-9), Sobre Casamento e Divórcio (v10-24), Sobre Casamento e o Serviço cristão (7:25-38), Sobre o recasamento (v39-40)
Contendas sobre comer comidas sacrificadas a ídolos –cap.8-10
     Pode mas não deve, escandaliza os mais fracos –8:1-9:27
     Evitar o escândalo, e buscar o bem de todos –10:1-11:1
Três escândalos nos cultos deles, que deveriam evitar –cap.11-14
     Mulheres sem véu, pode mas escandaliza as fracas –11:2-16
     Ceia como jantar egoísta, não testemunha comunhão –11:17-34
     As línguas não era dom, não edificava a igreja –cap.12 e 14
Deus-Trino dá todos os dons espirituais (12:1-6),
Características Principais de todo dom espiritual: não edifica só uma pessoa (12:7), não é um dom pra muitos (12:8-10), não é quando se quer ou se pede (12:11)
Outras Características: Todos são Importantes (12:12-20), Necessários (12:21-24), Atende prioridades de Deus (12:25-31)
As línguas estranhas em Corinto não edificava a igreja (14:1-6), Não falava nada a ninguém (14:7-19), Eram desinformados sobre o assunto (14:20, 12:1)
O Antigo Testamento diz que dom de línguas é idiomas estrangeiros (14:21, Is.28:11-12), são sinal para pregar a não salvos (14:22), fora isto, é escândalo (14:23-25)
Para não haver escândalos nos cultos deles, Paulo dava algumas orientações(14:26-40)
Parênteses:
Amor é motivo para superar os problemas principal e secundários na igreja –cap.13
Mau entendimento deles sobre a “Ressurreição” futura –cap.15
Importância da ressurreição no cristianismo (v1-11), Consequencia de negar a ressurreição (v12-19), A ressurreição promove esperança cristã (v20-34)
O corpo ressurreto do salvo (v34-50), A vitória de todo salvo através de Cristo (v51-58)
Finalizando: conselhos (16:1-4,13-16), ele e outros (16:5-12,17-22),

277A     Cantor Cristão.   CONVENCIDO
1.Já convencido, eis-me, Senhor, que fui remido por teu amor;
eu quero obedecer e graças tributar, a quem na cruz sofreu pra me salvar.

2.Já convencido do meu perdão, que fui remido da escravidão,
corro, Senhor, a ti, cheio de ardente amor; vem habitar em mim, meu Salvador.

3.Já convencido que livre estou, já persuadido que ao céu eu vou;
guiado por Jesus, com ele habitarei, repouso lá no céu encontrarei.

4.Já convencido que Cristo é meu, já persuadido de que sou seu;
amar eu quero, sim, o grande Salvador, porque primeiro amou o pecador.
Tema: Alegria do Evangelho no novo Salvo
Hino com métrica semelhante ao CC. 111, 277, 304, (477, 483), 566

277B     HCC.   ESTOU AQUI, JESUS
1.Estou aqui, Jesus, em confissão; procuro a tua luz e teu perdão. Sim, vem me perdoar e teu favor mostrar.
Oh, queiras me escutar em oração! Oh, queiras me escutar em oração!

2.Cansado e triste estou, meu Redentor. Um pecador eu sou, Cristo, Senhor. Por isso venho a ti; dá-me alegria aqui,
pois já me arrependi, meu Salvador, pois já me arrependi, meu Salvador.

3.Do meu Senhor a voz vem me chamar. Jesus comigo, a sós, quer me falar. Já creio, Salvador, no teu perdão e amor;
e quero a ti, Senhor, me consagrar, e quero a ti, Senhor, me consagrar.

4.Com gratidão, Senhor, eu vou viver. Teu Reino, ó Salvador, vou promover. Pertenço a ti, meu Deus, sou um dos filhos teus;
conduze os passos meus em teu querer, conduze os passos meus em teu querer.
Tema: Vida de Arrependimento e Confissão
Tonalidade... Mi Menor
Este hino é rcomposição do CC.269
Hino com métrica semelhante ao HCC.  9, 63, 99, 109, 140, 277, 324, 366, 426, 434, 472,

277C     OH.   A TI SENHOR
1.A ti, Senhor, meu Deus, levanto’os olhos meus, Ouve’o clamor! Nunca me deixes só
Levanta-me do pó, de mim, Senhor, tem dó, Por teu amor.

2.Concede’ao coração, força’e resolução, Zelo sem fim! Seja’este fraco’amor
Por ti, meu Salvador, meu Rei e bemfeitor, Eterno, sim.

3.Do mundo’a vida’aqui, nem sempre me sorri, Nem satisfaz! Transforma’a’escuridão”
Renove’a tua mão, o’indigno coração, E dá-me paz!.
Tema: Vida de aspiração cristã
Hino cantado também com a melodia do CC.6

278A     Cantor Cristão.   CANTAI
1.O meu coração sofredor, descanso seguro encontrou, seguindo os conselhos de amor, do Pai que do mal me chamou.

CORO. Cantai, cantai no templo, de nosso Senhor! Cantai, cantai! Ao mundo, mostrai seu amor!

2.Nos astros esparsos nos céus, da lua no brando clarão, eu leio poemas de Deus, que outorga aos contritos perdão.

3.No livro bendito encontrei, palavras de amor e de luz; e canto celeste escutei, dos anjos, saudando Jesus.

4.Os males do mundo olvidei, por isso me puz a cantar; com Deus para sempre estarei, irei com Jesus ao seu lar.
Tema: Alegria do Evangelho no novo Salvo
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 47, 230, 233, 236, 278, 317, 407, 426, 462, 529,

278B     HCC.   O SENHOR TUDO CONHECE
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Senhor, tu me sondaste, e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. Vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.
Tema: Vida de Arrependimento e Confissão
Leitura bíblica em uníssono: Sl 139.1-4, 24

278C     OH.   TEMOS LUZ NO CORAÇÃO
1.Toda escuridão hoje é sol, temos luz no coração; vivemos luz num mundo arrebol,  temos luz no coração.

CORO.Sim, temos luz no coração com Jesus; Ele as trevas todas dissipou, e tem nos dado amor...

2.Pode-se ouvir as aves cantar, temos luz no coração, Nosso viver é qual tranqüilo mar, temos luz no coração.

3.Cristo no mundo nos sabe guiar, temos luz no coração. Nossos deveres cumprimos então, temos luz no coração.

4.Nossa vida há infinda alegria, temos luz no coração. Sabemos que vamos morar no céu, temos luz no coração.
Tema: Vida de aspiração cristã
Hino cantado também com a melodia do CC.222

278E     LC.   TODO-PODEROSO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Glorificamos a Deus pelas crianças, pela sua maneira poderosa de criar e nos fazer criar as suas crianças... Pastor ou Direção... 1 Senhor, tu nos sondas, e nos conheces. Congregação... 2 Tu conheces o nosso sentar e o nosso levantar; de longe entendes os nossos pensamentos. Diáconos... 3 Conheces o nosso andar, e o nosso deitar, e conheces todos os nossos caminhos. Todos... 4 Sem que haja uma palavra na nossa língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. Congregação... 5 Tu nos cercaste em volta, e puseste sobre nós a tua mão. Pastor ou Direção... 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para nós; elevado é, não o podemos atingir. Aniversariantes... Estamos na presença do Senhor Deus, estamos agradecidos a Ele por todo o ano que passou em nossas vidas, estamos agradecidos pela fé, por todo o novo ano que temos a viver. Queremos estar cada vez mais na presença, na bênção e na direção do nosso Senhor. Convidado... Glorificamos a Deus pelas crianças, pela sua maneira poderosa de criar e nos fazer criar as suas crianças... Coro... O nosso Deus é poderoso, ele nos sonda e nos conhece. Homens... 7 Para onde iremos do teu Espírito, ou para onde fugiremos da tua presença? Salvos... Nós te agradecemos, Senhor Deus, por estarmos incluídos entre os teus salvos, pela misericórdia do teu Filho Jesus Cristo. Mulheres... 8 Se subirmos ao céu, tu aí estás; se fizermos na morte a nossa cama, eis que tu ali estás também. Parentes da Criança... Estamos apresentando esta criança ao Senhor, estamos entregando esta vida no altar divino, queremos ser usados por Deus na criação e na formação espiritual deste filho do Senhor. Voluntário1... 9 Se tomarmos as asas da alva, se habitarmos nas extremidades do mar, Congregação... 10 ainda ali a tua mão nos guiará e a tua destra nos susterá. Homens... 11 Se dissermos: Ocultem-nos as trevas; tornem-se em noite as luzes que nos circundam; Mulheres... 12 nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa. Convidado... Glorificamos a Deus pelas crianças, pela sua maneira poderosa de criar e nos fazer criar as suas crianças... Coro... O nosso Deus é poderoso, ele nos sonda e nos conhece. Voluntário2... 13 Pois tu formaste os nossos rins; cuidastes de nós no ventre de nossas mães. Todos... 14 Te louvaremos, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fomos formados; maravilhosas são as tuas obras, e a nossa alma o sabem muito bem. Diáconos... 15 Os nossos ossos não te foram encobertos, quando no oculto fomos formados, e perfeitamente feitos nas profundezas da terra. Congregação... 16 Os teus olhos viram a nossa substância ainda sem forma, e no teu livro foram escritos todos os dias que foram ordenados para nós, quando ainda não havia nem um deles. Convidado... Glorificamos a Deus pelas crianças, pela sua maneira poderosa de criar e nos fazer criar as suas crianças... Coro... O nosso Deus é poderoso, ele nos sonda e nos conhece. Pastor ou Direção... 17 E quão preciosos nos são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles! Homens... 18 Se os contássemos, seriam mais numerosos do que a areia; quando acordamos ainda estamos contigo. Mulheres... 19 Oxalá que matasses o perverso, ó Deus, e que os homens sanguinários se apartassem de nós, Congregação... 20 homens que se rebelam contra ti, e contra ti se levantam para o mal. Voluntário1... 21 Desprezamos, ó Senhor, aqueles que te desprezam; e nos afligimos por causa dos que se levantam contra ti.  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por todos os privilégios que tens nos dado, por termos nos rendido à tua vontade. Voluntário2... 22 Desprezamo-los com desprezo completo; temos eles por inimigos. Congregação... 23 Sonda-nos, ó Deus, e conhece o nosso coração; prova-nos, e conhece os nossos pensamentos; Parentes da Criança... Estamos apresentando esta criança ao Senhor, estamos entregando esta vida no altar divino, queremos ser usados por Deus na criação e na formação espiritual deste filho do Senhor. Aniversariantes... Estamos na presença do Senhor Deus, estamos agradecidos a Ele por todo o ano que passou em nossas vidas, estamos agradecidos pela fé, por todo o novo ano que temos a viver. Queremos estar cada vez mais na presença, na bênção e na direção do nosso Senhor. Convidado... Glorificamos a Deus pelas crianças, pela sua maneira poderosa de criar e nos fazer criar as suas crianças... Coro... O nosso Deus é poderoso, ele nos sonda e nos conhece. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por esta vida que te apresentamos agora, aqui, por tudo que esta vida representa para teu reino eterno. Todos... 24 vê se há em nós algum caminho perverso, e guia-nos pelo caminho eterno. ... Amém
Salmo 139

279A     Cantor Cristão.   A DOCE LUZ
1.Eu nas trevas vagueava, sem a luz da retidão; a minha alma estava morta, e eu, sem fé no coração.

CORO. Como é triste andar em trevas, sem perdão do Salvador! Bela é a vida, mas a vida, dominada pelo amor.

2.Mas um dia a sua graça, Deus mandou, e a doce luz; vi então caminho claro, sim, ouvi o meu Jesus.

3.Dentro em mim meu "homem velho", contra a retidão lutou; mas Jesus comigo estava, santamente me guiou.

4.Foi um novo nascimento. Honra e glória ao Redentor! Ele deu-me luz e vida, santidade e seu amor.
Tema: Alegria do Evangelho no novo Salvo
Este hino está recomposto no HCC: 451
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 32, 44, 49, 66, 68, 69, 75, 96, 100, 107, 132, 133, 138, 155, 165, 167, 221, 229, 258, 264, 265, 279, 312, 315, 358, 406, 408, 459, 496, 553, 558,

279B     HCC.   SONDA-ME, Ó DEUS
1.Sonda-me, ó Deus, pois vês meu coração. Prova-me, ó Pai, te peço em oração.
De todo mal liberta-me, Senhor, da transgressão também que oculta for.

2.Limpa meu ser dos vis pecados meus, tua promessa cumpre, meu bom Deus.
Vem consumir o mal com teu amor, pois quero te magnificar, Senhor.

3.Todo o meu ser, que já não chamo meu, quero gastá-lo no serviço teu.
Minhas paixões tu podes dominar; ó Santo Deus, vem sempre em mim estar.

4.Lá do alto céu o avivamento vem, a começar em mim e indo além.
O teu poder, as bênçãos, teu favor, aos que são teus, concede, ó Pai de amor.
Tema: Vida de Arrependimento e Confissão
Tonalidade... Fá Maior
Este hino é rcomposição do CC.578

279C     OH.   TE LOUVAREI
Perto quero estar junto aos teus pés. Pois prazer maior que me render e te adorar
Tudo o que há em mim quero te ofertar. Mas ainda é pouco eu sei
Se comparado ao que ganhei. Não sou apenas servo teu amigo me tornei
Te louvarei não importam as circunstâncias. Adorarei somente a ti, Jesus
Tema: Vida querendo comunhão com Deus

279D     DC.   CARTA AOS EFÉSIOS
Escrita em 61dC, por Paulo, aos salvos, com preocupações teológicas, canonizada em 80dC.

Saudações 1:1-2...
Situação dos salvos no plano de Deus (1:3-3:21):
(1)escolhidos e selados 1:3-23,  (2)salvos pela Graça 2:1-10, 
(3)unidos em um Corpo 2:11-22, (4)iguais no Corpo, o Mistério 3:1-21.
Relacionamentos dos salvos no plano de Deus (4:1-6:9):
(1)com outros crentes 4:1-6, (2)com os dons espirituais 4:7-16, (3)com a vida anterior 4:17-32, (4)com o mal 5:1-17,
(5)com o Espírito Santo 5:18-21, (6)com a família 5:22-6:4, (7)com o trabalho 6:5-9
Proteção aos salvos no plano de Deus (6:10-20):
(1)contra quem 6:10-12, (2)usando o que 6:13-20...
Saudações Finais 6:21-24

279E     LC.   INIMIGOS E PERFÍDIAS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Damos glórias ao Senhor por Jesus Cristo, por sua humilhação e sua exaltação, pelos inimigos e sofrimentos que passou para ser o nosso Salvador... Pastor ou Direção... 1 Livra-nos, ó Senhor, dos homens maus; guarda-nos dos homens violentos, Congregação... 2 os quais maquinam maldades no coração; estão sempre projetando guerras. Homens... 3 Aguçaram as línguas como a serpente; serpentes perigosas estão debaixo dos seus lábios. Mulheres... 4 Guarda-nos, ó Senhor, das mãos dos ímpios; preserva-nos dos homens violentos, os quais planejaram transtornar os nossos passos. Todos... 5 Os soberbos armaram-nos laços e cordas; estenderam uma rede à beira do caminho; puseram-nos armadilhas. Convidado... Damos glórias ao Senhor por Jesus Cristo, por sua humilhação e sua exaltação, pelos inimigos e sofrimentos que passou para ser o nosso Salvador... Homens... Nosso Deus Todo-Poderoso se manifesta também, como Deus-Filho, ele deixou o ser Deus e veio a este mundo, homenageamos a sua humilhação, homenageamos a sua exaltação. Coro... O Senhor nos livra dos maus, ele nos guarda dos homens violentos. Congregação... 6 Dissemos, ao Senhor: Tu és o nosso Deus; dá ouvidos, ó Senhor, à voz das nossas súplicas. Pastor ou Direção... 7 ó Senhor, nosso Senhor, nosso forte libertador, tu cobriste as nossas cabeças no dia da batalha. Homens... 8 Não concedas, ó Senhor, aos ímpios os seus desejos; não deixes ir por diante os seus maus propósitos.  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, pela certeza que temos de nossa salvação, por Jesus Cristo, mesmo reconhecendo nossos pecados e a nossa indignidade. Mulheres... 9 Não levantem a cabeça os que nos cercam; cubra-os a maldade dos seus lábios. Diáconos... 10 Caiam sobre eles brasas vivas; sejam lançados em covas profundas, para que não se tornem a levantar! Voluntário1... 11 Não se estabeleça na terra o caluniador; o mal persiga o homem violento com golpe sobre golpe. Congregação... 12 Sei que o Senhor manterá a nossa causa de aflitos, e o nosso direito de necessitados. Convidado... Damos glórias ao Senhor por Jesus Cristo, por sua humilhação e sua exaltação, pelos inimigos e sofrimentos que passou para ser o nosso Salvador... Coro... O Senhor nos livra dos maus, ele nos guarda dos homens violentos. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por Jesus Cristo, por sua humilhação neste mundo, por sua exaltação neste mundo e todo o universo. Todos... 13 Decerto nós, os justos, louvaremos o teu nome; nós, os retos, habitaremos na tua presença. ... Amém
Salmo 140