Livro de Cultos 480 a 484

480A     Cantor Cristão.   FAVOR
1.Deus de paz, aos peregrinos, 
ouve com benigno amor,
e protege os pequeninos, 
dando-lhes favor. 
E protege os pequeninos, 
dando-lhes favor.

2.Jesus Cristo, luz divina, 
bênçãos dá ao pecador;
traze-o à fonte cristalina, 
dá-lhe teu favor. 
Traze-o à fonte cristalina, 
dá-lhe teu favor.

3.Verbo eterno, Deus bondoso, 
ao cansado viajor;
manifesta amoroso, 
dando-lhe favor. 
Manifesta amoroso, 
dando-lhe favor.

4.Rei divino, Rei amado, 
sê o nosso protetor;
guarda-nos do vil pecado; 
dá-nos teu favor.  
Guarda-nos do vil pecado; 
dá-nos teu favor.
Tema: Vida de Peregrinação Cristã
Hino com métrica semelhante ao CC. 192,  397, 467, 480, 493,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

480B     HCC.   SEGUIR A CRISTO NÃO É SACRIFÍCIO
1.Seguir a Cristo não é sacrifício, 
mas é serví-lo em todo o teu viver.
Seguir a Cristo não é sacrifício, 
é caminhar à luz do seu querer.

CORO.Não nos promete honras 
nem riquezas, mas ele diz: 
"Convosco eu estarei."
Seguir a Cristo não é sacrifício, 
é triunfar com Deus, é ser feliz.

2.Seguir a Cristo não é sacrifício, 
pois alegria traz ao coração.
Seguir a Cristo não é sacrifício, 
é fruir bênçãos e satisfação.

3.Negar a Cristo, sim, é sacrifício. 
É existir sem seu perdão e amor.
Se queres ser feliz, ter paz perfeita, 
entrega a tua vida ao Salvador.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Tonalidade... Sol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 25, 32, 52, 116, 411, 480, 541, 582

480C     OH.   QUEM ENTRARÁ NO SANTUÁRIO
1.Senhor, quem entrará, 
no santuário pra te louvar. 
Senhor quem entrará 
no santuário pra te louvar.
Quem tem as mãos limpas, 
o coração puro, não tem vaidade, 
e saiba amar.
Quem tem as mãos limpas, 
o coração puro, não tem vaidade, 
e saiba amar.

2.Senhor, podemos entrar, 
no santuário pra te louvar. 
Senhor, podemos entrar 
no santuário pra te louvar
Já temos mãos limpas, 
o coração puro, não temos vaidade, 
sabemos amar.
Já somos teus salvos, 
perdoados por Cristo, o Espírito nos guia, 
já temos a fé.

3.Senhor, vê entre nós, 
quem enganado, não entrará. 
Senhor, vê entre nós, 
quem enganado, não entrará.
Não tendo mãos limpas, 
o coração puro, vive na vaidade, 
não sabe amar.
Não é um teu salvo, não tem teu perdão, 
por ti não guiado, não tem tua fé.
Tema: Responsos e Doxologias no Culto a Deus
Salmo 15

481A     Cantor Cristão.   AO LAR CELESTIAL
1.À pátria abençoada vou, 
ansioso peregrino sou, 
em busca do feliz lugar, 
no qual eu hei de descansar.

CORO. Oh! bela terra de esplendor, 
querida herança do Senhor; 
olhando, vejo, além do mar,
que breve eu hei de atravessar, 
a praia áurea, perenal, 
do lindo lar celestial.

2.Comigo vai o meu Senhor, 
do mal me guarda com amor, 
de paz inunda o coração, 
e dá-me eterna salvação.

3.Na vastidão celestial, 
ressoa o canto angelical, 
da triunfante multidão, 
feliz por sua redenção.
Tema: Vida de Peregrinação Cristã
Hino com métrica semelhante ao CC. 19, 54, 148,  333, 481,

481B     HCC.   ABRÃO, PELA FÉ OBEDECEU
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. 

Pastores... 2.Partiu, pois, Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram. 

Todos... 3.Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: À tua semente darei esta terra. Abrão, pois edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Leitura bíblica: Gn 12.1-5, 7

481C     OH.   EXISTE PARA OBEDECER
1.A existência desta igreja, 
nós devemos ao Senhor, 
para a pregação ousada, 
neste mundo pecador.
Com Missões e testemunhos, 
com presença singular, 
nós cumprimos a tarefa, 
que o Senhor nos tem a dar.

CORO.Somos corpo do Senhor, 
temos muito o que fazer, 
a Central com todo o amor, 
só existe pra obedecer.

2.Guardiã da Sã Doutrina, 
igreja Batista sim. 
Com o desprezo que nos chamam, 
querem ao mundo se igualar.
Isso não nos incomoda, 
a história é sempre assim. 
Nosso grande testemunho, 
é viver o que pregar.

3.Uma grande diferença, 
neste mundo somos luz, 
Não estamos por acaso, 
nesta igreja de Jesus.
Só’os trazidos pelo Cristo, 
ficam para o bem servir. 
Só’os comprados lá na cruz, 
que se juntam pra servir.
Hino Oficial do 23º aniversário da Igreja em Dezembro de 2008, 2012, 2016, 2020
Hino cantado também com a melodia do CC.456

482A     Cantor Cristão.   GUIA, Ó DEUS
1.Guia, ó Deus, a minha vida, 
nesta peregrinação; 
frágil sou, mas Tu és forte, 
não me largue a tua mão.

2.Nesta terra de inimigos, 
ando às vezes com pavor; 
pelo meio dos perigos, 
guia-me meu Salvador.

3.Nutre com maná celeste, 
meu faminto coração; 
o meu ser de paz reveste, 
livra-me da tentação.

4.Fonte cristalina abriste, 
de onde as vivas águas vêm; 
nesta luta amarga e triste, 
faz-me aproveitá-las bem.
Tema: Vida de Peregrinação Cristã
Cantado com a melodia do CC. 482, 527
Este hino está recomposto no HCC: 042
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 80, 84, 157, 271, 296, 311, 482, 527, 559

482B     HCC.   EU QUERO FAZER O QUE QUERES, SENHOR
1.Nem sempre será
 pra o lugar que eu quiser, 
que o Mestre me vai enviar. 
É tão grande a seara, 
já pronta a colher,
na qual eu irei trabalhar. 
E se, por caminhos que nunca segui, 
a tua chamada eu ouvir,
feliz certo irei, dirigido por ti, 
a tua vontade cumprir.

CORO.Eu quero fazer 
o que queres, Senhor. 
Por ti sustentado serei.
E quero dizer o que queres, Senhor, 
e assim meu dever cumprirei.

2.Há tantas palavras 
de amor e perdão, 
que aos outros eu posso levar, 
porque nos caminhos 
dos vícios estão,
perdidos que devo ir buscar. 
Senhor, se com tua presença real, 
tu fores pra fortalecer,
darei a mensagem de servo leal, 
com zelo, fervor e prazer.

3.Eu quero encontrar 
um obscuro lugar, 
na tua seara, Senhor. 
Enquanto viver, eu irei trabalhar,
com fé e coragem e amor. 
De ti meu sustento 
bem sei que virá, 
eu nada preciso temer.
A tua vontade, sim, minha será; 
um servo fiel quero ser.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Tonalidade... Fá Maior
Este hino é rcomposição do CC.298
Hino com métrica semelhante ao HCC. 233, 1, 436, 256, 295, 491, 35, 482,

482C     OH.   JESUS ME AMA E QUER-ME BEM
1.Jesus me ama e quer salvar-me, 
Jesus me ama e quer-me bem

CORO.Por isso eu canto, sempre ele ama, 
Jesus me ama, é meu Salvador.

2.Castigo duro que eu mereço, 
Jesus sofreu em meu lugar.

3.Agora quero em minha vida, 
ao meu amigo sempre agradar.
Tema: O amor do Deus-Filho

483A     Cantor Cristão.   PÁTRIA CELESTIAL
1.Pátria minha, por ti suspiro; 
quando no teu bom descanso chegarei? 
Os patriarcas, de Deus amigos,
e os bons profetas, fiéis, antigos, 
já entraram na tua glória, contemplando, 
em esplendor, o grande Rei.

2.Os remidos tão perseguidos, 
pelo sangue já venceram o Dragão; 
por Jesus Cristo são vencedores,
e agora cantam os seus louvores; 
pátria santa, desejo ver-te, 
ver com Cristo a redimida multidão.

3.Lá, o rio das águas vivas, 
sai do trono do Cordeiro e do Senhor: 
é luminoso desde a nascente;
como cristal é resplandecente; 
pela margem daquele rio, 
andam os remidos com o Salvador.

4.Não há pranto na minha pátria, 
nela nunca se dará separação; 
ali o trono de Deus descansa,
ali teremos real bonança; 
os remidos da minha pátria, 
com Jesus eternamente reinarão.
Tema: Aspiração pelo Céu Eterno
Cantado com a melodia do CC. 477, 483
Hino com métrica semelhante ao CC. 111, 277, 304, (477, 483), 566

483B     HCC.   ESFORÇA-TE E TEM BOM ÂNIMO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Falou o Senhor a Josué (...) dizendo: Esforça-te, e tem bom ânimo. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo. Não aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 

Todos... 2.Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Leitura bíblica em uníssono: Js 1.1, 6-9

483C     OH.   JESUS NOS SANTIFICA
1.Jesus Cristo amou a nós, 
a igreja que comprou, 
e pra isto se entregou,
por querer-nos para si. 
Só pra nos santificar, 
sua noiva no altar.

2.Sua Palavra nos lavou, 
temos purificação. 
Ele mesmo a nos cuidar
Nos apresentando a si, 
com beleza divinal, 
sua noiva no altar.

3.Nos querendo ele nos fez, 
gloriosa em perfeição, 
sem defeitos, sem odor
Irrepreensível até, 
muito santa por amar, 
sua noiva no altar.

4.Te louvamos, ó Senhor, 
por cuidados que nos tem, 
nos fazendo com ardor
Do teu jeito, Redentor. 
Santificas todos nós, 
tua noiva no altar.
Tema: Deus-Filho é nosso santificador
Hino cantado também com a melodia do CC.139
Efésios 5:25-27

484A     Cantor Cristão.   SAUDADE
1.Da linda pátria estou mui longe, 
triste eu estou; 
eu tenho de sua luz saudade; 
quando será que vou?
Passarinhos, belas flores, 
querem me encantar. 
Oh! vãos terrestres esplendores, 
não quero aqui ficar!

2.Jesus me deu fiel promessa, 
vem-me buscar; 
meu coração está com pressa, 
quero no céu estar.
Meus pecados são mui grandes, 
e culpado sou; 
mas o seu sangue põe-me limpo, 
e para a pátria vou.

3.Qual filho, de seu lar saudoso, 
eu quero ir; 
qual passarinho para o ninho, 
eu quero o céu fruir.
Sua vinda ao mundo é certa, 
quando, não o sei; 
mas ele me achará alerta, 
e para o céu irei.
Tema: Aspiração pelo Céu Eterno

484B     HCC.   ONDE QUER QUE FOR, IREI
1.Se eu tiver Jesus ao lado, 
e por ele auxiliado, 
se por ele for mandado, 
a qualquer lugar irei.

CORO.Seguirei a meu bom Mestre, 
seguirei a meu bom Mestre, 
seguirei a meu bom Mestre. 
Onde quer que for, irei.

2.Seja meu caminho duro, 
espinhoso ou inseguro, 
em seus braços bem seguro, 
aonde me mandar, irei.

3.Males poderão cercar-me, 
ou perigos assustar-me, 
mas se Cristo segurar-me, 
aonde me mandar, irei.

4.Quando terminar a vida, 
e a batalha for vencida, 
tenho a glória prometida; 
eu pra meu Senhor irei.
Tema: Vida de Obediência e Submissão
Tonalidade... Sol Maior
Este hino é rcomposição do CC.308
Hino com métrica semelhante ao HCC. 458, 180, 285, 484,

484C     OH.   A GRAÇA NOS SANTIFICA
1.Ó Jesus, a tua graça, 
se manifestou ao mundo, 
trouxe salvação eterna, 
quis a todos alcançar.
Nos chamou para a renúncia, 
das paixões que há no pecar, 
nos mudando os corações, 
para nos santificar.

CORO.Tua graça em nós opera, 
nos fazendo do Senhor, 
Pra vivermos neste mundo, 
sóbrios, justos em amor.

2.Ó Jesus, a tua graça, 
nos faz cheios de esperança, 
para a vinda da tua glória, 
neste mundo de horror.
Nos prepara pra tua vinda, 
Jesus Cristo, nosso rei, 
para nos levar contigo, 
nosso Deus e Salvador.

3.Ó Jesus, em tua graça, 
deu-se a si pra nos remir, 
perdoando iniqüidades, 
nos santificando assim.
Nos fazendo sua noiva, 
povo seu especial, 
nos levando a boas obras, 
na justiça divinal.
Tema: Deus-Filho é nosso santificador
Hino cantado também com a melodia do CC.229
Tito 2:11-14