Livro de Cultos 160 a 164

160A     Cantor Cristão.   A FÉ CONTEMPLADA
1.Deus promete grandes coisas conceder, a qualquer que peça, crendo que há de obter
a resposta, sem na fé enfraquecer. Sua fé Jesus contemplará.

CORO. Sua fé Jesus contemplará; sim, o que Jesus promete, dá.
Ele vê o coração e responde à petição; sua fé Jesus contemplará.

2.Deus tem prometido a quem não duvidar, dar-lhe tudo quanto a ele suplicar;
Ele o prometeu e não irá negar! Sua fé Jesus contemplará.

3.Deus já grandes maravilhas operou, por alguém que, firme, nele confiou,
e que da promessa em nada duvidou! Jesus Cristo a fé contemplará.

4.Sim, creiamos no que Deus nos prometeu, pois jamais desonrará o nome seu;
Ele cumprirá promessas que nos deu! Jesus Cristo a fé contemplará.
Tema: Oração no Culto a Deus
Este hino está recomposto no HCC: 338
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 154, 160

160B     HCC.   UM BOM AMIGO E FIEL ACHEI
1.Um bom amigo e fiel achei, Jesus, meu Salvador. Aquilo que ele já fez por mim, eu conto a todos com fervor.

CORO.Graça real, sem fim, mostra o Senhor por mim. Vivo na luz, meu amigo é Jesus, sou feliz, feliz.

2.Do mal vem sempre me defender, e assim seguro estou. Com forte braço, com seu poder, ampara-me por onde vou.

3.E, quando triste e carente estou, eu posso recorrer, ao seu tesouro celestial, e ricas bênçãos recolher.

4.Com Cristo podes ter comunhão, e andar em plena paz; se aceitas hoje o seu perdão, feliz pra sempre viverás.
Tema: Jesus é nosso amigo
Tonalidade... Lá Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.079
Hino com métrica semelhante ao HCC. 160, 532, 167, 396, 37, 387, 303, 450, 308,

160C     OH.   OH! QUE BENÇÃOS AOS TRISTES
1.Santa hora de’oração quando se vem louvar, A Jesus amigo e Senhor;
Quando se’apega’à fé trazendo paz a si, Grande‘é’a bênção dos tristes sim.

CORO.Como é bom, estar aqui, Ó lugar santo de oração
Eu suspiro por ti, sei que Deus está aqui. Todos sentimos no coração.

2.Santa hora de’oração que bem perto me traz, A Jesus, Mestre que me dá paz
Seu convite de amor que muito já ouvi. Grande’é a bênção dos tristes sim.

3.Santa hora de’oração, que me tira do mal, Me levando’a Cristo’o ideal
Seu cuidado amoroso me faz bem sorrir. Grande’é a bênção dos tristes sim.

4.Santa hora de’oração, a confirmar a fé, De quem busca, quem ouve e vê
E voltando-se’a Jesus diz “me entrego’a ti”. Grande’é a bênção dos tristes sim.
Tema: Oração no culto a Deus
Hino cantado também com a melodia do CC.417

160D     DC.   A ORAÇÃO A DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Orar é o melhor remédio para todas as crises e carências humanas. Sem oração, a vida cristã torna-se árida. Orar é a chave nas mãos da fé que pode abrir o celeiro do Céu, onde estão os inesgotáveis recursos divinos. É pela oração que nós abrimos o coração a Deus, por isso devemos empregar esforços e tácticas para conservar aberta a comunhão entre Ele e nós(1). Através de todos os tempos os homens têm sentido a necessidade de orar, tornando-se piores ou melhores, consoante o grau de intensidade e persistência com que o fazem(2). Ela é a porta pela qual Deus opera a sua vontade soberana em nossas vidas. (TODOS) A vida sem oração é inconcebível: É felicidade ou vitória, sem darmos graças. Esforços diários coroados de êxito, sem Deus partilhar. Problemas difíceis, sem Deus para aconselhar. Impotência e fraqueza, sem pedir auxílio a Deus.... A vida sem oração é desgostos, sem recorremos a Ele para consolação. Aflições, sem o socorro divino. Há muita solidão e tristeza numa vida sem oração. Oração não é um argumento bem idealizado; não é uma imposição; não é um meio de persuasão; não deve ser um rol de pedidos para benefício pessoal. Oração é trabalho e é dedicação. A oração: É uma solene correspondência entre nós e Deus. Leva à mais íntima comunhão e convivência com Deus. É a nossa respiração espiritual vitalizante. (TODOS) Oração é um refúgio para o fraco; e um reforço para o forte. É a chave para a direção divina. É o fator mais importante para moldar o caráter em conformidade com o propósito divino. É um mandamento. É a essência da religião. É o maior privilégio que nós possuímos.... Oração é a expressão de necessidades e gratidão. Um filho de Deus vê mais apoiado nos joelhos do que um filósofo na ponta dos pés. Isto é tão verdade que a própria experiência nos revela o grande alcance e o superior efeito da oração. Jesus iniciou e terminou o seu ministério a orar; e no período que decorreu entre o seu início e o seu término jamais descurou o contacto com o Pai. Não há registros de Jesus ter ensinado os seus discípulos a pregar, mas ensinou-os a orar. (TODOS) Como um pai tem prazer em que o filho o aborde e converse com ele, lhe faça confidências, lhe peça conselhos ou fale dos seus problemas, também Deus tem prazer em que os seus filhos procedam do mesmo modo.... A oração do homem íntegro é o seu contentamento(3). Devemos dar-Lhe frequentemente este prazer. Geralmente as orações são feitas sob o peso das necessidades. Mas, pondo os nossos interesses de parte, oração deverá ser essencialmente desejo de conviver com Deus. O anseio pelas coisas espirituais, a avidez de descobrir os mistérios divinos, a sensação interior que se traduz por fome de Deus, é que determinam a freqüência e intensidade que a oração tem nas nossas vidas (4). Para chegar a Deus, basta que tenhamos por Ele a mesma avidez que o peixe fora de água tem por lá voltar. (TODOS) O salvo tem a sensação permanente da presença de Deus. O mundo está cheio de desassossego, tristeza, sofrimento, ansiedade; e não precisa de mais religião, mas de uma experiência espiritual autêntica com o Senhor.... Quem se apresenta na oração, com a vida tendo por alicerce uma experiência religiosa genuína, poderá resistir a qualquer temporal. A presença de Deus na nossa vida é uma necessidade absoluta. Sem Deus presente na vida coletiva da igreja ou na vida privada de cada membro, é impossível permanecer, prosperar e vencer. E nenhum cristão poderá atingir apreciável crescimento espiritual sem intensiva oração. (TODOS) Que o Senhor continue atento às nossas orações, que ele continue sendo glorificado com as suas respostas às nossas orações... Amém.
(1)Salmo 42:8, (2)Atos 10.1-4, (3)Provérbios 15.8 (4)Salmo 42.1-2

161A     Cantor Cristão.   PODER ESPIRITUAL
1.Senhor Jesus, ó vem me conceder, a plenitude do Consolador;
Dos altos céus me outorga teu poder, poder do Espírito renovador.

2.Senhor, aviva minha tênue fé; ateia em mim o ardor celestial;
o coração meu guia por mercê, extirpa, expulsa tudo o que é carnal.

3.Vem tu fazer em mim habitação, em templo teu transforma-me, Senhor;
aqui me entrego em tua santa mão, a teu Espírito renovador.

4.Outorga força pra testemunhar, no meu viver, falar e proceder;
correta vida, santa, modelar, também repleta de fervor, poder.
Tema: Oração no Culto a Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 16, 137, 161, 291, 578
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

161B     HCC.   DEUS NÃO NOS DECEPCIONA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.O meu próprio amigo íntimo em quem eu tanto confiava, e que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar. Todos... 2.Mas tu Senhor, compadece-te de mim e levanta-me. Por isso conheço eu que te deleitas em mim.
Tema: Jesus é nosso amigo
Leitura bíblica: Sl 41.9-11

161C     OH.   AO SENTIR-ME PERTURBADO
CORO.Ao sentir-me perturbado, em meu coração vou orar. Ao sentir-me perturbado, em meu coração vou orar.

1.Sobre a montanha meu Deus falou, e a chama rubra apareceu, Olhei então ao meu redor, e perguntei se tudo era meu.

2.Quando estou longe do meu Senhor, vontade eu tenho de voltar, Um dia Cristo me vem buscar, então no céu irei morar.
Tema: Oração no culto a Deus
Tonalidade Re

161D     DC.   A ALEGRIA DO NOVO SALVO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
(cantando pela melodia do CC.46) Fui perdido pecador, longe da salvação; minha vida sem vigor, era condenação; Meu estado Cristo viu, com todo o seu amor; Sua mão me estendeu, quis ser meu Senhor. Sempre me amou, sempre esperou; O seu imenso amor, me alcançou; Com seu poder, pra me valer; Cristo, o Salvador, Sim me chamou. (TODOS) Nós lhe demos atenção, ouvimos seu amor; compreendemos o perdão, Ele como Senhor; Nos rendemos a Jesus, fomos pra sua luz; E pra sempre dele ser, vamos viver. Cristo Jesus, nos alcançou; Por sua morte em cruz, nos transformou; Com seu perdão, deu salvação; Somos Felizes, somos cristãos... Minha vida, todo o ser, quero lhe consagrar; Ao seu lado vou viver, o seu amor cantar; A mensagem transmitir, aos que perdidos são; Digo a todos para ouvir, da salvação. Vivo feliz, sou de Jesus; bênçãos e proteção, tenho sua luz; Guiado sou, nada faz mal; Cristo, meu Salvador, só dele sou. (TODOS) Nossa vida, tudo em nós, é para lhe adorar; Nosso tempo, nossos bens, é para lhe agradar; A felicidade que, traz-nos satisfação; É pra Cristo o Senhor, a gratidão. Somos de Deus, salvos pro céu; Vivos pro Salvador, bons servos seus; Nossa alegria, é perenal; indo à casa, celestial... (falando) Nós todos te agradecemos, Senhor, por sermos alcançados pelo teu santo evangelho; nós te agradecemos pela alegria incondicional que tens colocando em nossa alma, em nosso viver. Muito obrigado Senhor, em nome de Jesus Cristo... Amém.

162A     Cantor Cristão.   VIGIAR E ORAR
1.Bem de manhã, embora o céu sereno, pareça um dia calmo anunciar,
vigia e ora; o coração pequeno, um temporal pode abrigar.

CORO. Bem de manhã, e sem cessar, vigiar, sim, e orar!

2.Ao meio dia, e quando os sons da terra, abafam mais de Deus a voz de amor,
recorre à oração, evita a guerra, e tenha paz com o Senhor.

3.Do dia ao fim, após os teus lidares, relembra as bênçãos do celeste amor,
e conta a Deus prazeres e pezares, deixando em suas mãos a dor.

4.E sem cessar, vigia a cada instante, que o inimigo ataca sem parar.
Só com Jesus em comunhão constante, é que o fiel vai triunfar.
Tema: Oração no Culto a Deus
Este hino está recomposto no HCC: 386
Hino com métrica semelhante ao CC. 109, 162, 319, 336, 363,
Melodia também cantada no hino C. 461

162B     HCC.   CRISTO, AMIGO DAS CRIANÇAS
1.Cristo, amigo das crianças, tudo és para mim. Sê a luz no meu caminho até o fim.
Em bondade, cada dia, faze-me crescer; foste uma criança e podes me entender.

2.Pela mão me leva sempre, junto ao lado teu, pois de ti preciso, ó Cristo, amigo meu.
Cristo, amigo das crianças, tudo és para mim; sê a luz do meu caminho até o fim.
Tema: Jesus é nosso amigo
Tonalidade... Ré Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC.  190, 206, 205, 356, 162,

162C     OH.   OLHA PRA CIMA
1.Se dor, desespero e tristezas, vierem atingir teu coração
Lembra-te que tens uma esperança, no poder glorioso da oração.

CORO.Olha pra cima, tem fé em Jesus, Não te desanima, carrega a tua cruz
Jesus que era santo, sua cruz carregou, Foi até o fim, não desanimou.

2.Caminhos de pedra, ferem teus pés, por vezes tu queres desanimar
Olha pra Cristo e tem fé, Ele venceu, tu vencerás.

3.Dobra os joelhos, busca a Jesus, entrega a ele tua aflição
Sente a paz que Cristo dá, pois, ele recebe tua oração.
Tema: Oração no culto a Deus
Tonalidade Sol m

162D     DC.   ARREPENDIMENTO E CONFISSÃO (poesia)
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Envolvido em densas trevas... almejava a luz do céu... bem sentido meus pecados... minha condição de réu. // Ó meu Mestre poderoso... forte e terno Salvador... rompe os laços que arruínam... minha vida, ó meu Senhor! // (TODOS) O Senhor Deus sabe escutar um coração arrependido... o Senhor sabe ouvir uma alma a confessar... Ele entende o nosso choro de perdido... Ele vem, em bom socorro, nos salvar... // Meus talentos tenho gasto... teu querer eu desprezei... mas se tu comigo fores... teu prazer eu cumprirei. // Ó meu Mestre poderoso... forte e terno Salvador... rompe os laços que arruínam... minha vida, ó meu Senhor!... // (TODOS) Pecadores, somos contra contra o Senhor; arrependidos nos chegamos à oração... confessamos, carecemos do seu amor... sem medida, carecemos do seu perdão... Nos teus braços, bem seguro... guarda-me, meu bom Jesus... na vereda justa e santa... que me leva ao céu de luz. // Ó meu Mestre poderoso... forte e terno Salvador... rompe os laços que arruínam... minha vida, ó meu Senhor! // (TODOS) É de Cristo a nossa alma arrependida... com seu perdão, a salvação nos alcançou... Nós queremos muita gente bem querida... alcançada pelo seu perfeito e eterno amor... Amém.

163A     Cantor Cristão.   DESEJOS
1.Eu conhecer desejo o amor do meu Jesus, a glória sempiterna do reino do meu Deus.
Eu aprender desejo a santa e boa lei, cumprir o seu mandato, com toda a sua grei.

2.Reproduzir almejo a vida de Jesus; ser manso, ser humilde, também servir a Deus;
eu aprender almejo com Jesus Cristo orar, sozinho na montanha com o Senhor falar.

3.Amar eternamente desejo a ti, Jesus; pois tu por mim sofreste a maldição da cruz.
Ó Salvador, concede que alcance teu amor; a mim, ovelha tua, contempla com favor!
Tema: Oração no Culto a Deus
Este hino está recomposto no HCC: 362
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 45, 122, 147, 153, 163, 177, 260, 381, 421, 432, 440, 442, 444, 478, 505, 523, 536, 569, 570,
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

163B     HCC.   TODO CORAÇÃO PROCURA
1.Todo coração procura, onde possa descansar. Mas descanso verdadeiro, só Jesus me pode dar.

2.Pois meu coração te entrego, ó Jesus, meu Salvador. Reina sobre a minha vida; sou teu servo, ó meu Senhor.

3.Cristo sempre, e tão – somente, Cristo, meu Pastor e Rei, meu abrigo, meu amigo, vida nova em ti achei.
Tema: Jesus é nosso amigo
Tonalidade... Ré Menor
Este hino é rcomposição do CC.408
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 21, 29, 87, 163, 220, 420, 429, 471, 518, 585, 589,

163C     OH.   QUISERA SEMPRE ORAR
1.Quisera sempre orar, Senhor, quisera sempre orar! Tua voz solene ouvir, quisera sempre orar.

CORO.Meu Senhor, eu quisera, orar! Tua voz solene ouvir! Quisera sempre orar.
(terminando) Quisera sempre orar, quisera sempre orar, Senhor.

2.Dá-me a inspiração, Senhor, para que eu possa orar! E receba os meus louvores, eis porque eu quero orar.
Tema: Oração no culto a Deus
Tonalidade:  Eb

163D     DC.   SEGURA A MINHA MÃO (poesia de Gióia Jr.)
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Ondas, ventos e um céu nervoso que me assombra, e tudo é pranto e tudo é dor e tudo é sombra e parece chegar o fim - sem salvação: (TODOS) por isso, meu Jesus, segura a minha mão!... Vã a glória do mundo - as luzes da cidade - o conforto do amigo é pretensioso e vão - temo a noite da vida e a voz da eternidade: por isso, meu Jesus, segura a minha mão!  Ardo em febre – indeciso, olho o mar e vacilo, escorregam meus pés, falha o meu coração. A Tua mão é firme e o Teu olhar tranqüilo: (TODOS) por isso, meu Jesus, segura a minha mão!... Como Pedro, desejo andar e não consigo - abre-me o imenso mar, o abismo e a escuridão. Este é o dia maior da angústia e do perigo: por isso, meu Jesus, segura a minha mão! Dá que eu possa alcançar a paz que o justo alcança, dá que eu possa sentir o bem da salvação. (TODOS) Teu olhar é de amor, de fé e de esperança: por isso, meu Jesus, segura a minha mão!... Amém

164A     Cantor Cristão.   REVIVIFICAÇÃO
1.Tu que sobre a amarga cruz, revelaste teu amor, tu, que vives, ó Jesus! Vivifica-nos, Senhor!

CORO. Vem, oh! vem Jesus, Senhor, nossas almas despertar!
Com teu puro e santo amor, vem, oh! vem nos inflamar;
Oh! vem! oh! vem! nossas almas inflamar!

2.Eis o mundo tentador, procurando nos trair! Sem teu fogo abrasador, perto estamos a cair.

3.Quantos, que corriam bem, já não mais contigo vão! Outros seguem, mas também, frios, sem amor estão.

4.Vem agora consumir, tudo quanto, ó Salvador, quer, altivo, resistir, ao teu brando e doce amor!
Tema: Oração no Culto a Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 164, 169, 268, 357, 542,

164B     HCC.   UM MANDAMENTO DE AMOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
1.Disse Jesus: O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 2.Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Tema: Jesus é nosso amigo
Leitura bíblica: Jo 15.12-14

164C     OH.   BUSCAR-ME-EIS
1.Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes, quando me buscardes, de todo coração.
Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes, quando me buscardes, de todo coração.

CORO.Invocar-me-eis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei,
Invocar-me-eis e orareis a mim, e eu vos ouvirei,

2.Ó, Senhor Deus, nos altos céus, nós te buscamos, nós te buscamos, de todo coração.
Ó, Senhor Deus, nos altos céus, nós te buscamos, nós te buscamos, de todo coração.

3.Nossa oração, vem do coração, o teu Espírito, o teu Espírito, a nos ajudar.
Nossa oração, vem do coração, o teu Espírito, o teu Espírito, a nos ajudar.
Tema: Oração no culto a Deus

164D     DC.   OH! ROSTO ENSANGUENTADO! (poesia de Gióia Jr.)
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Oh! rosto ensangüentado, o Senhor me tem posto essa chaga perene, esse ferido rosto diante da minha vida, a mostrar, passo a passo, o quanto ele mes fez e o pouco que Lhe faço! (TODOS) Oh! rosto sofredor, olhar parado e enxuto... olheiras de um lilás de permanente luto, boca semifechada a guardar na aflição uma frase de amor, um hino de perdão! Lacerações da dor, vestígios do transporte: cabelos cor de sangue e pele cor da morte. (TODOS) Oh! rosto meigo, oh! rosto amado, oh! rosto triste!... Os males que sofreste e as dores que sentiste pesam dentro de mim, nesta hora vazia de luta e indiferença e inveja e hipocrisia! Oh! não Te posso olhar! Envolva-Te o sudário! Desça a cortina e encerre o drama do Calvário! Quero esquecer... quero fugir... quero... (TODOS) Ah! Senhor, que ingrato sempre fui, que grande pecador!... Como posso esquecer esse rosto que tanto sofreu por meu amor?!... Aceita este meu pranto cheio de mágoa e dor e humildade e aflição, como prece sincera a Te implorar perdão. Que eu sempre possa ver, em momentos como este, o pouco que Te faço e o muito que sofreste! (TODOS) E que eu possa fugir aos laços do pecado, vendo-Te junto a mim, Oh! rosto ensangüentado... Amém.

164E     LC.   JERUSALÉM AMADA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Exaltamos ao Senhor pela eternidade, por nos levar para o céu eterno, por nos preparar para esta eternidade em sua presença... Pastor ou Direção... 1 O fundamento da tua casa está nos montes santos. Congregação... 2 O Senhor ama as portas de sua casa mais do que todas as habitações no mundo. Homens... 3 Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus. Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por sermos considerados por ti, como filhos, teus eleitos, teu povo, tua herança para sempre. Mulheres... 4 Faremos menção de muitos dentre os que nos conhecem; eis que de todos os cantos, se dirá: Estes nasceram ali. Pastor ou Direção... 5 Sim, da cidade de Deus se dirá: Os salvos nasceram ali; e o próprio Altíssimo a estabelecerá. Batizados... Somos salvos, somos de Jesus Cristo, já o obedecemos com nosso batismo, somos alguns dos remidos que viverão eternamente o céu do Senhor Deus Todo-Poderoso. Congregação... 6 O Senhor, ao registrar os povos, dirá: Estes nasceram ali. Convidado... Exaltamos ao Senhor pela eternidade, por nos levar para o céu eterno, por nos preparar para esta eternidade em sua presença... Coro... o fundamento da casa do Senhor está nos montes santos. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pelo que já tens preparados para todos nós em tua eternidade, pelo céu eterno que desfrutaremos contigo, pela vida que nos darás sob a tua bênção e proteção para sempre. Todos... 7 Tanto os cantores como os que tocam instrumentos dirão: Todas as nossas fontes estão em ti. ... Amém
Salmo 87