Livro de Cultos 250 a 254

250A     Cantor Cristão.   QUASE INDUZIDO
1."Quase induzido" a crer em Jesus; "Quase induzido" a andar na luz!
Não queiras replicar: "Quando tiver vagar, espero então chegar para Jesus!"

2."Quase induzido!" Ó coração! "Quase induzido!" Faz decisão.
Hoje o bom Salvador, com voz de terno amor, convida o pecador; escuta e vem!

3."Quase induzido!" Decide já! "Quase induzido!" Tarde será!
"Quase" te enganará, "Quase" não servirá, "Quase" te lançará na perdição!
Tema: Advertência e Insistência do Evangelho
Cantado com a melodia do CC. 250, 251
Hino com métrica semelhante ao CC. 34, 77, 250, 251, 282, 453,  470, 525,

250B     HCC.   VINDE, AFLITOS PECADORES
1.Vinde, aflitos pecadores, cheios de tristeza e dor, a Jesus, que vos convida, com instante e terno amor.
Ele é forte, ele é forte; confiai em seu favor. Ele é forte, ele é forte; confiai em seu favor.

2.Vinde, pobres e famintos, e o perdão de Deus buscai; fé bendita e toda a graça; só em Cristo procurai.
Sem dinheiro, sem dinheiro, vinde a Cristo e já comprai. Sem dinheiro, sem dinheiro, vinde a Cristo e já comprai.

3.A consciência diz bem claro: és indigno de favor. Diz Jesus: Eu pelo indigno; já morri, sou fiador.
Vinde logo, vinde logo, aceitai seu rico amor. Vinde logo, vinde logo, aceitai seu rico amor.

4.Eis Jesus, Deus humanado; ele é o Servo Sofredor! Eis ferida a fronte e o lado; mostra o sangue Redentor!
Isso basta, isso basta. Vinde, vinde sem temor. Isso basta, isso basta. Vinde, vinde sem temor.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Este hino é rcomposição do CC.244
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 42, 95, 250, 388

250C     OH.   NASCIDOS DE DEUS
1.Arrependidos buscamos a Deus, o seu perdão, ele nos deu. A salvação que ele nos prometeu, já nos deu a fé.
A nova vida a nos envolver, novas criaturas passamos a ser, O seu Espírito a nos dirigir, somos, pois, de Deus.

CORO.Somos nascidos do Senhor, não conseguimos viver a pecar,
Esta semente do Senhor, se encarrega de nos libertar.

2.Nós não vivemos no mundo a pecar, o Senhor, nos mudou. Novas criaturas querendo agradar, ao bom Salvador.
Nossos pecados a encomodar, o que queremos é testemunhar, Que Jesus Cristo nos veio salvar, somos, pois de Deus.

3.Nós confessamos ofensas ao Pai, contra Deus, a pecar. Mas confiamos da cruz o perdão, que veio nos dar.
Livres estamos da condenação, e do pecado a escravidão, As nossas vidas pertencem ao Senhor, por seu grande amor.
Tema: Vida de arrependimento e confissão
1João 3:6-9
Hino cantado também com a melodia do CC. 441

250E     LC.   O BEM VEM DE DEUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Damos glórias ao Senhor por todo bem que nos tem proporcionado, por usar tudo que somos e tudo que temos para o desenvolvimento do seu reino neste mundo... 
Pastor ou Direção... 1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 
Congregação... 2 Inútil nos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele nos supre, como seus amados, enquanto dormimos. 
Pastor ou Direção... 3 Eis que os nossos filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do nosso ventre o seu galardão. 
Congregação... 4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os nossos filhos da mocidade.  
Salvos... Nós te glorificamos, Senhor, pela salvação que nos deste em teu Filho Jesus Cristo. Por isto, juntos, de cultuamos. 
Mulheres... Estamos aqui para exaltar ao Senhor, o nosso culto é de salvos desejosos de louvar, nele demonstramos sujeição, também, através da fidelidade dos nossos dízimos e ofertas. 
Convidado... Damos glórias ao Senhor por todo bem que nos tem proporcionado, por usar tudo que somos e tudo que temos para o desenvolvimento do seu reino neste mundo... 
Coro... o Senhor edifica a casa, não é vão o trabalho dos que a edificam, o Senhor guarda a cidade, não é vão os que a vigiam. 
Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por termos muito o que oferecer para o sustento e para o desenvolvimento da tua obra neste mundo. 
Todos... 5 Bem-aventurados somos, quando enchemos deles as nossas aljavas; nunca seremos confundidos, quando falarmos com os nossos inimigos à porta. ... Amém
Salmo 127

251A     Cantor Cristão.   QUASE ACHEGADO
1.Quase achegado ao bom Salvador? Chega mais perto, sim, pecador!
Não penses em dizer: "Hoje não pode ser; Vou amanhã fazer a decisão."

2.Se resolveste a Cristo seguir, hoje é o tempo de decidir.
Ouve essa voz de amor que diz, ó pecador: "Tempo não há melhor pra salvação."

3."Quase" não basta: faz perigar tua esperança de ao céu chegar.
"Quase" não valerá, nunca te salvará, mas, sim, te levará à perdição.
Tema: Advertência e Insistência do Evangelho
Cantado com a melodia do CC. 250, 251
Hino com métrica semelhante ao CC. 34, 77, 250, 251, 282, 453,  470, 525,

251B     HCC.   SALVAÇÃO JESUS ME DÁ
1.Salvação Jesus me dá, com amor me guiará, para o céu me levará. Tu não queres a Cristo seguir?

CORO.Cristo Jesus, meu Salvador, cuida de mim, cuida de ti. Cristo Jesus, meu Salvador, tudo o que é bom fará por ti.

2.Seu poder me dá Jesus, para andar em sua luz, e levar a minha cruz. Tu não queres a Cristo seguir?

3.Cristo já por mim morreu, todo o mal na cruz venceu, seu perdão me ofereceu. Tu não queres a Cristo seguir?

4.Eu no céu irei morar, com os anjos vou cantar, a Jesus irei louvar. Tu não queres a Cristo seguir?
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Tonalidade... Lá Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.361
Hino com métrica semelhante ao HCC.  53, 79, 307, 305, 226, 251, 384, 299, 108, 189, 255,

251C     OH.   NOS PERDOE
1.Muito temos para não pecar, o Senhor tem nos dado demais.
Nos dá força, vem nos ajudar, mesmo assim ofendemos o Pai.

CORO.Ó Senhor, Deus de amor, nos perdoe porque somos assim, Continua em nós, nos fazendo viver no porvir.

2.O Espírito Santo a guiar, essa fé que nos veio mudar.
Nossa alma, nosso coração, que demonstra só ingratidão.

3.Este mundo contrário a Deus, já não tem mais o que nos chamar
Os prazeres que sempre nos deu, o Senhor já nos veio livrar.
Tema: Vida de arrependimento e confissão
Hino cantado também com a melodia do CC. 508

252A     Cantor Cristão.   A PORTA FRANCA
1.Franqueada a porta a nós está, da perenal morada; e Cristo nos concederá a triunfal entrada.

CORO. Oh! quanto amor Jesus sentiu, pois ele a porta já me abriu! A mim, a mim; a porta já me abriu.

2.Se queres, pecador, entrar, a porta está aberta! Ali no céu terás lugar, que Cristo a ti oferta.

3.Oh! vinde pecadores, já, sim, vinde sem demora; o tempo próprio passará, oh! vinde entrar agora!
Tema: Advertência e Insistência do Evangelho
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 24, 62, 106, 124, 168, 185, 215, 225, 252, 286, 295, 307, 318, 339, 350, 364, 373, 399, 402, 411, 412, 550, 560,
Letra - Lydia Baxter (1809 - 1874)   Música - Silas Jones Vail (1818 - 1884)
A Srª Lydia Baxter, nascida em Petersburgo, Nova York, em 1809, foi inválida por muitos anos. Mas, seu interesse pelo bem estar espiritual dos que a rodeavam foi manifesto de muitas maneiras. Ela escreveu “A Nós a Porta Franca Está” mais ou menos três anos antes de sua morte, na cidade de Nova York, em 1874, quando já havia passado dos sessenta anos. Ira David Sankey, conhecido hinista americano, diz em seu livro My Life and the Story of the Gospel Hymns (Minha Vida e a História dos Hinos Evangélicos): Este cântico, muito usado na Inglaterra, em nossas reuniões de 1873-74, foi cantado no culto da noite de vigília, em 1873 e na véspera do Ano Novo no Free Assembly Hall em Edimburg. Uma jovem que estava presente, Maggie Lindsay, de Aberdeen, Escócia, ficou muito impressionada com este cântico, e as pessoas que estavam sentadas próximo dela ouviram-na exclamar: -“Oh meu Pai, é verdade que a porta está aberta para mim? Se for assim, eu entrarei.” Nessa noite ela tornou-se discípula de Jesus Cristo. No dia seguinte ela visitou o seu pastor, o Rev. J. H. Wilson, ministro da Igreja de Barclay, e falou-lhe a respeito da sua decisão. Ele ficou muito contente e a aconselhou a relatar sua experiência aos seus colegas da escola. Ela o atendeu e conseguiu guiar muitos para a Luz. Menos de um mês mais tarde, a 28 de janeiro, Maggie tomou um trem para a sua casa, e nunca chegou lá com vida. Em “Manual Junction” houve uma colisão entre um trem de minério e o que ela ocupava. Muitos passageiros foram mortos, e Maggie, foi encontrada entre os destroços muito ferida, e com muitas fraturas. Em uma de suas mãos estava uma cópia de “Sacred Songs and Solos”, aberta no seu cântico predileto: “A Nós a Porta Franca Está”, cuja pagina estava manchada com sangue do seu coração.
Maggie foi levada a uma cabana próxima à estação, onde viveu por uns poucos dias, e freqüentemente podia ser ouvida cantando em seu leito de moribunda o coro deste cântico que ela tanto amava: “A mim, a mim, do céu, a porta abriu!” Em memória a este acontecimento, que me tocou profundamente, escrevi meu primeiro cântico: “Finalmente no Lar, cuja música também compus” diz Sankey. Um tocante incidente foi relatado a Sankey por um dos colportores da Associação Cristã de Colportores da Inglaterra: “Fui em uma casa em B., onde viviam duas pessoas de idade, que eram inválidas. Já havia estado lá várias vezes antes, mas nunca conseguira vender-lhes qualquer livro, ou interessá-los em qualquer das boas novas que eu trazia. Nesta ocasião comecei a cantar ‘A Nós a Porta Franca Está’. Quando cheguei ao coro: ‘Oh, quanto amor Jesus sentiu’, vi lagrimas nos olhos da idosa senhora, e parei, mas ela disse: - ‘Continue: este é um belo cântico!’ Continuei, mas antes de terminara ela rompeu em prantos e perguntou: - ‘É este amor para mim também?’ Falei-lhes então de Jesus e orei com eles. Compraram um hinário contendo o cântico e me imploraram que voltasse logo que pudesse. Tenho-os visitado mensalmente; na ultima semana quando lá estive, a pobre senhora estava morrendo, mas quando o marido lhe contou que eu estava lá ela disse: - ‘Quero vê-lo, diga-lhe que entre. ‘Ela quase não podia falar, mas, murmurou num cochilo: - ‘Cante meu predileto!’ Eu sabia a que ela se referia e cantei suavemente: ‘Oh, quanto amor Jesus sentiu/  Do Céu, a porta já me abriu!”.  Ela tentou cantar comigo, mas não conseguiu; estava exausta. Não pude quase falar com ela, pois estava muito fraca, mas, ela segurou minha mão firmemente, repetindo ainda: ‘Oh, quanto amor Jesus sentiu!’ Acabo de receber a notícia de que ela faleceu feliz no amor de seu Salvador, e cantando o melhor que podia este belo cântico.”
Lord Shaftesbury contou certa vez a seguinte estória: “Uma jovem havia se afastado do seu lar e dos seus pais. Certo dia enquanto ouvia o evangelho, ficou tão impressionada, que resolveu voltar para casa. Ao chegar em casa, encontrou a porta apenas encostada; entrou e subiu as escadas para encontrar sua mãe. Ao vê-la perguntou: -‘Mamãe, por que é que eu chego e encontro a porta aberta?!’ - ‘Minha filha,! ‘respondeu a mãe, ‘esta porta nunca foi fechada desde que você saiu de casa. Eu pensei que alguma noite minha pobre menina iria voltar para casa’.”

252B     HCC.   AMIGO, NÃO SAIA SEM CRISTO
1.Amigo, não saia sem Cristo; não saia daqui sem Jesus, pois quer hoje mesmo salvá-lo, por isso morreu numa cruz.
Não siga a vida que estavas, aceite de Cristo o perdão. Amigo, não saia sem Cristo, no seu coração.

2.Amigo, não rejeites Cristo, negando ou querendo depois, Voltando aos pecados de antes, vivendo bem longe da luz.
Assume mudança de vida, agrada portanto a Jesus. Amigo não rejeites Cristo, no coração.

3.Amigo, é Cristo que chama, deseja ser o teu Senhor, Ordena que deixe o mundo, se volte a sevi-Lo com amor.
O Espírito Santo te ajuda, a vir merecer salvação. Amigo, é Cristo que chama, no coração.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Tonalidade... Fá Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC. 234, 530, 342, 511, 343, 252, 137, 110, 538, 188,
Melodia também cantada no hino C. 453
Letra de Lawrence (Laurie) Forbes Taylor
Lawrence (Laurie) Forbes Taylor, escreveu este cântico de apelo, em 1932, para uma campanha evangelítica em que ele cooperava com seu irmão, Charles Forbes Taylor. Publicou-o, em 1940, na conta-capa da coletânea Cary Away a Song (Leve Consigo um Cântico), publicada para as campanhas evangelísticas dos irmãos Taylor, na qual Laurie incluiu 12 dos seus hinos e cânticos. Não há outras informações disponíveis sobre este evangelista-compositor no momento. Este hino, cujo tradutor é desconhecido, tem sido cantado no Brasil há muito tempo. O maestro Fred Spann incluiu um simples arranjo do hino pelo saudoso prof. Osires Macedo no primeiro volume do Coral sinfônico no fim dos anos sessenta. Diversos coros de igrejas batistas apresentaram um arranjo coral dele nos anos setenta. 

252C     OH.   PERDÃO SENHOR
1.Conforme a tua infinita graça, ó Pai perdoa a minha transgressão
Faz-me sentir mais uma vez a graça, e dá-me tua paz no coração

CORO.Mais uma vez eu sinto o meu pecado; Que é contra ti, ó Pai, ó Pai de amor!
Minha’alma pede tua alegria. Renova em mim o teu amor, ó meu Senhor

2.Meu coração a ti eu ofereço, perdão imploro, meu Senhor e Rei
Faz-me sentir, mais uma vez, a graça! Misericórdia, sim alcançarei.

3.Deus de bondade, a ti eu agradeço. Teu paternal cuidado sobre mim.
Todo meu ser a ti eu ofereço, louvar-te quero sempre até o fim.
Tema: Vida com o perdão divino
Tonalidade:  G
Salmo 51

253A     Cantor Cristão.   NÃO HAVIA LUGAR
1.Não teve um palácio no mundo, o Senhor,  nem honras lhe deram de Rei, Salvador;
mas a manjedoura só pode encontrar, porque não havia mais outro lugar.

CORO. Não há lugar pra Cristo, em tua vida e lar? Terás então de ouvir dizer: "No céu não tens lugar."

2.Aqui, nos prazeres tu queres viver, gastando os talentos e todo o teu ser?
Por que continuas no triste pecar? Por que não concedes a Cristo lugar?

3.Oh! quão infelizes as almas sem luz,  ingratas, perdidas, sem paz, sem Jesus!
Sim, Cristo hoje mesmo deseja habitar, em ti, meu amigo. Oh! dá-lhe lugar!
Tema: Advertência e Insistência do Evangelho
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 15, 51, 237, 253, 299, 329, 335, 401, 455, 461, 512, 563,

253B     HCC.   A PORTA DA SALVAÇÃO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Dirigente: Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, 
Todos: e muitos são os que entram por ela; 
Dirigente: e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, 
Todos: e poucos são os que a encontram. 
Dirigente:Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e achará pastagens.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Leitura bíblica: Mt 7.13, 14; Jo 10.9

253C     OH.   ESSE É O NOSSO DEUS
1.Difícil de entender, o amor do Criador. Que conheceu a todos, e mesmo assim amou
Como podemos compreender, o que no mundo veio ser.

CORO.Esse é o nosso Deus, com o seu perdão; Não podemos bem lhe compreender, mas carentes precisamos ter.

2.Nossos pecados todos, em Cristo perdoou. Nos deu a sua paz, o que nos satisfaz.
Nos cuida com prazer, e sabe bem nos proteger.

3.Esse perdão mavioso, o mundo quer ganhar. Nos quer usar com Graça, a todos quer salvar
Qualquer pessoa que quiser, pode o perdão vim desfrutar
Tema: Vida com o perdão divino
Hino cantado também com a melodia do CC.37

254A     Cantor Cristão.   NÃO VENHAS TARDE
1.Depressa vem, amigo, pois é bem tarde já, nas bodas preparadas, lugar pra todos há.
Talvez, tu demorando, o Esposo vá chegar, e quando então bateres não poderás entrar.

CORO. Então com que tristeza, ó alma, hás de chorar, ouvindo a voz de Cristo: "É tarde para entrar."

2.Se só te despertares, na vinda de Jesus, tu não terás entrada, por te faltar a luz.
Oh! considera a mágoa, que tu terás então! A porta já fechada, e tu batendo em vão!

3.Prepara-te, ó amigo, pra a vinda do Senhor. Se salvo, pois, tu fores, terás o seu favor;
no céu, então, cantando, irás de certo entrar; mas se te descuidares, não hás de ali chegar.
Tema: Advertência e Insistência do Evangelho
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 254, 276, 374, 420, 541,

254B     HCC.   CRISTO, SÓ CRISTO!
1.Sem Cristo eu nada seria, sem Cristo não sei andar; sem Cristo eu vagaria, qual barquinho no imenso mar.

CORO.Cristo, só Cristo! Queres hoje aceitar, este amigo sem par? Só Cristo, só Cristo! Sem ele não há salvação.

2.Sem Cristo eu morreria, sem Cristo preso eu estou; sem Cristo eu desistiria, mas, com ele, salvo e livre sou.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Tonalidade... Fá Maior

254C     OH.   NOSSA JUSTIFICAÇÃO
Porque o fim da Lei é Cristo, pra justiça de todo o que crê, A justiça que vem pela fé
no Filho de Deus. A quem Deus ressuscitou para a nossa justificação, Aleluia! Grande salvação!
Tema: Vida de Salvação

254E     LC.   FELICIDADE NO LAR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Glorificamos a Deus pela família, pela felicidade no lar que tem a nos dar... 
Pastor ou Direção... 1 Bem-aventurados todos nós que tememos ao Senhor e andamos nos seus caminhos. 
Pais... Somos salvos, filhos de Deus, somos pais, de famílias abençoadas, somos assim por causa do Senhor e para a glória dele. 
Congregação... 2 Pois comeremos do trabalho das nossas mãos; feliz seremos, e tudo nos irá bem. 
Casados... Somos salvos, filhos de Deus, casados, de casamentos abençoados, somos assim por causa do Senhor e para a glória dele. 
Homens... 3 As nossas mulheres serão como videiras frutíferas, no interior das nossas casas; os nossos filhos como plantas de oliveira, ao redor das nossas mesas. 
Solteiros... Somos salvos, filhos de Deus, solteiros, queremos que nossos casamentos sejam abençoados, queremos assim por causa do Senhor e para a glória dele.  
Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por todos os privilégios que tens nos dado, por termos nos rendido à tua vontade. 
Mulheres... 4 Eis que assim seremos abençoados como homens que temem ao Senhor. 
Filhos... Somos salvos, de Deus, somos filhos, de famílias abençoadas, somos assim por causa do Senhor e para a glória dele. 
Congregação... 5 O Senhor nos abençoará; veremos a nossa prosperidade como povo de Deus, por todos os dias das nossas vidas, 
Convidado... Glorificamos a Deus pela família, pela felicidade no lar que tem a nos dar... 
Coro... Somos bem aventurados por que tememos ao Senhor e andamos nos seus caminhos. 
Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por nossas famílias, pelos lares espirituais que tens nos dado neste mundo. 
Todos... 6 e veremos os filhos de nossos filhos. A paz seja sobre nós, o povo de Deus. ... Amém
Salmo 128