Livro de Cultos 240 a 244

240A     Cantor Cristão.   VEM A CRISTO
1.Jesus, lá na glória, de retidão vestido, por meu advogado se constituiu;
e sempre sustenta e defende o redimido. Oh! podes dizer que também te remiu?

CORO. Oh! vem a Jesus! Oh! vem a Jesus!  Eterna ventura, terás pela cruz!

2.Minha alma tem paz; tudo é calmo como um rio; é a paz que no céu tem o seu manancial;
é Deus quem a deu por Jesus, em quem confio. E tu inda não tens a paz divinal?

3.Vestidos tão alvos eu tenho, já lavados, no sangue tão puro do meu Redentor;
os salvos em Cristo por Deus são perdoados, também tu serás, crendo já no Senhor!

4.Morada já tenho com todos os remidos, por Cristo aprontada na casa de Deus;
ali não há morte, nem mágoa, nem gemidos, também tu terás um lugar lá nos céus.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Hino com métrica semelhante ao CC. 20, 240, 548,

240B     HCC.   CRISTO, NÓS TE ADORAMOS
Cristo, nós te adoramos, com gratidão te louvamos. Cristo, nós te adoramos,
com gratidão te louvamos, pois pela tua morte sobre a cruz, remiste o mundo.
Cristo, nós te adoramos, com gratidão te louvamos. Cristo, nós te adoramos.
Tema: Responsos e Doxologias no Culto a Deus
Tonalidade... Si Bemol Maior

240C     OH.   OFERTA DE AMOR
1.Venho Senhor minha vida oferecer. Como oferta de amor e sacrifício.
Quero minha vida, a ti entregar. Como oferta viva em teu altar

CORO.Pois, pra te adorar foi que eu nasci. Cumpra em mim o teu querer, Faça o que está
em teu coração. E que a cada dia eu queira mais e mais. Estar ao teu lado, Senhor!
Estar ao teu lado, estar ao teu lado. Estar ao teu lado, Senhor!

2.Reconheço que sou pecador, e que não mereço, tua salvação.
Abro mão do mundo, em que eu estou, como oferta viva em teu altar.
Tema: Arrependimento e Decisão para o Evangelho

240D     DC.   LIVRO DE ECLESIASTES
I- PRÓLOGO 1.1-2... a) Identificação do Livro 1.1, b) Resumos das investigações do Pregador 1.2
II- ESTABELECIMENTO DO PROBLEMA 1.3-11
a) Estabelecimento do problema: Pode-se encontrar algum valor verdadeiro nesta vida? 1.3
b) Exposição do problema: Uma refutação das soluções humanísticas 1.4-11
III- TENTATIVAS DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA 1.12-2.26
a) A refutação da razão pura: sabedoria humana, só, é inútil. 1.12-18       b) O fracasso do hedonismo: prazer não tem sentido em si. 2.1-11
c) fracasso da compensação: sábio e tolo encaram fim comum 2.12-17  d) O fracasso da materialismo. 2.18-26
IV- DESENVOLVIMENTO DO TEMA 3.1 - 6.12
a) Inutilidade do esforço humano em mudar a ordem criada. 3.1-15         b) Inutilidade de um fim igual a criaturas desiguais. 3.16-22
c) Inutilidade de um vida oprimida 4.1-3                           d) Inutilidade da inveja. 4.4-6
e) Inutilidade de ser sozinho. 4.7-12                                 f) Inutilidade de uma monarquia hereditária. 4.13-16
g) Inutilidade do fingimento numa religião formal. 5.1-7    h) Inutilidade de sistemas de valores materialistas. 5.8-14
i) Inutilidade de deixar atrás (morte) os produtos do trabalho 5.15-20       j) Inutilidade da futilidade de uma vida despojada. 6.1-9
l) Inutilidade do determinismo da natureza.  6.10-12
V- A SABEDORIA PRÁTICA E OS SEUS USOS. 7.1 - 8.9
a) Provérbios moralizantes sobre vida e morte, bem e mal. 7.1-10           b) A sabedoria e as suas aplicações. 7.11-22
c) Observações sábias variadas. 7-23 - 8.1                      d) A sabedoria na corte do rei. 8.2-9
VI- UM RETORNO AO TEMA. 8.10 - 9.18
a) Inutilidade da compensação (novamente) 8.10 - 9.12    b) Inutilidade da natureza instável do homem (novamente) 9.13-18
VII- MAIS SOBRE A SABEDORIA E SEUS USOS 10.1 - 11.6
VIII- O ÚNICO VALOR É TEMER A DEUS E OBEDECÊ-LO. 11.7 - 12.7
a) O primeiro resumo das conclusões 11.7-10                  b) O segundo resumo: alegoria da velhice e morte 12.1-7
IX- EPÍLOGO: CONFIRMAÇÃO DA CONCLUSÃO 12.8-14
a) Resumo das conclusões do Pregador 12.8                  b) Resumo das conclusões do pregador por um discípulo. 12.9-14

241A     Cantor Cristão.   PALAVRA ABENÇOADA
1.Palavra abençoada, convite que contém, promessa e cumprimento com infinito bem.
Eis, cheio de ternura, Jesus vos chama a Si, escravos do pecado, e diz-vos: "Vinde a Mim."

CORO. Vinde, vinde a Mim! Vinde, vinde a Mim! Tristes, carregados, vinde, vinde a Mim!
Vinde, vinde a Mim! Vinde, vinde a Mim! Fracos e cansados, vinde, vinde a Mim!

2.Por que viver tão longe dos braços de Jesus? Por que vagar nas trevas, podendo andar na luz?
Da vida sem proveito, da culpa e da aflição, corramos para a senda da eterna salvação.

3.Em tempo de amargura, de desalento e dor, ou quando nos persegue doloso tentador,
Jesus, com voz maviosa, nos dá abrigo em Si, e dissipando o medo, segreda: "Vinde a Mim!"

4.Em tudo e para sempre ouçamos ao Senhor, achando doce alívio no seu profundo amor.
Assim conheceremos a graça que produz, no coração submisso, o "vinde" de Jesus.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 50, 241, 316, 391, 427, 449, 466, 485,

241B     HCC.   ACEITA, AGORA, SENHOR, MEU DEUS
1.Aceita, agora, Senhor, meu Deus, todos os bens que são meus, e são teus.
Tudo o que eu tenho venho ofertar, pois quero, assim, te servir e honrar.

2.Com alegria venho entregar, minhas ofertas a ti sobre o altar.
Pois nada, Mestre, tenho em haver: "Melhor é dar, sim, do que receber."

3.O meu tesouro entregarei, a Jesus Cristo, Senhor, Deus e Rei.
Seu Reino santo quero manter, e a ele só dedicar o meu ser.
Tema: Dedicação do Ofertório no Culto a Deus
Tonalidade... Ré Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC. 369, 417, 291, 552, 443, 438, 76, 424, 572, 241, 442, 574, 

241C     OH.   FELIZ SERÁS
1.Se em teu viver, existe, um vazio. E se não podes, cantar, com os que cantam, pra Jesus
Não te detenhas, não chores, meu amigo, Cristo transforma, tuas trevas, em plena luz.

CORO.Feliz serás, jamais verás, tua vida, em prantos, se findar. Feliz serás, se ao Senhor, teu coração entregar.

2.Contempla agora, as bênçãos de Cristo. Quando em sorriso, tuas lágrimas, ele vai transformar
Pra sempre guiará, os seus caminhos, E com amor, ao céu, te levará.
Tema: Arrependimento e Decisão para o Evangelho
Tonalidade Fa

241D     DC.   LIVRO DE CANTARES
I. CENAS DE ABERTURA 1.1-2.7
Lembrando o amor do rei de bom nome 1.1-4    A morena e agradável guarda de vinhas 1.5,6                    Procura amor nor pisar do rebanho 1.7,8
Removendo as marcas da escravidão 1.9-11                               A linguagem do amor 1.12-17 O espírito e a árvore 2.1-6                     A primeira súplica 2.7
II. A BUSCA POR ABERTURA 2.8-3.5
Começando a busca 2.8-15    alegria do amor no frescor do dia 2.16,17    A procura determinada pelo objetivo principal 3.1-4    A segunda súplica 3.5
III. A BUSCA POR MUTUALIDADE 3.6-5.8
Carruagem matrimonial real do amor da aliança 3.6-11                                                        Conhecendo sulamita 4.1-7       Uma visão sobre a terra de cima do monte Hermom 4.8
Uma vida de união íntima num banquete no jardim 4.9-5.1     A queda da sulamita 5.2-7         A terceira súplica 5.8
IV. A BUSCA POR UNIDADE 5.9 –8.4
Conhecendo Salomão 5.9-6.3                      A glória triunfante da sulamita 6.4-10              O nobre povo da sulamita 6.11-12
A dança memorial de Maanaim 6.13-7.9      O início do novo amor de iguais 7.9 –8.3        A quarta súplica 8.4
V. ÚLTIMAS CENAS COM RESUMO DE REALIZAÇÕES 8.5-14
alcançando o objetivo principal 8.5                             Alcançando o amor autêntico 8.6,7      Alcançando ao maternidade e a paz 8.8-10
Obtendo uma vinha igual a de Salomão 8.11-12        Obtendo a herança 8.13-14

242A     Cantor Cristão.   VINDE JÁ
1.Vinde já, vinde já, ao bendito Salvador; confiai, pois Ele vos salvará, e a todo pecador.

CORO. Oh! não crês? Oh! não crês neste grande, imenso bem?
O Senhor Jesus te dará perdão; aceita pois, e vem.

2.Meu Jesus, meu Jesus, quero em Ti só confiar; Eu te peço só teu amor e luz; desejo-me salvar!

3.Creio em Ti, creio em ti; pois tu és meu Redentor! Eu a minha grande miséria vi. Oh! vale-me, Senhor!

4.Meu Senhor, meu Senhor, já conheço o teu amor; graças eu Te dou, ó meu Benfeitor, por todo o teu favor!
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Hino com métrica semelhante ao CC. 17, 186, 242, 322, 419, 446, 538,

242B     HCC.   O EXEMPLO DO REI
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... Veio Gade [o profeta] a Davi, e lhe disse: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu. Subiu, pois, Davi, conforme a palavra de Gade, como o Senhor havia ordenado. Congregação... E olhando Araúna, viu que vinham ter com ele o rei e os seus servos; saiu, pois, e inclinou-se diante do rei com o rosto em terra. Perguntou Araúna: Por que vem o rei meu senhor ao seu servo? Homens... Respondeu Davi: Para comprar de ti a eira, a fim de dedicar nela um altar ao Senhor. Mulheres... Então disse Araúna a Davi: Tome e ofereça ao rei meu senhor o que bem lhe parecer; eis aí os bois para o holocausto, e os trilhos e os aparelhos dos bois para lenha. Tudo isto, ó rei, Araúna te oferece. Disse mais Araúna ao rei: O Senhor teu Deus tome prazer em ti. Todos... Mas o rei disse a Araúna: Não! antes to comprarei pelo seu valor, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Comprou, pois, Davi, a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata.
Tema: Dedicação do Ofertório no Culto a Deus
Leitura bíblica: 2 Sm 24.18-24

242C     OH.   CELEBRAI AO SENHOR
1.A minha alegria é crer no bom Deus, E sempre com ele andar. Eu vivo pra Cristo ele vive em mim,
E sinto esse amor singular. Só Deus conhece meu triste passado. Vergonha e dor já passei
Mas do meu pecado Jesus já limpou, Quando a ele eu clamei. Quero a Deus cantar celebrai ao Senhor.
Celebrai ao Senhor, celebrai ao Senhor. Ele é bom

2.Sou grato pois sinto seu grande amor. Sou grato por seu perdão
A minha esperança está no Senhor. Deus vive em meu coração

3.Celebrai ao Senhor, celebrai ao Senhor. Celebrai ao Senhor Ele é bom
Tema: Alegria do Evangelho no novo salvo

243A     Cantor Cristão.   VIDA ETERNA
1.Oh! vinde ver Jesus, o Salvador! Da morte eterna salva o pecador,
a todo o que confia em seu amor, sim, vida eterna dá!

CORO. Graça, paz, salvação, vida eterna dá!  Luz, amor e perdão, vida eterna dá!
A todo o que confia em seu amor, sim, vida eterna dá!

2.Necessitado fui ter com Jesus, minhas fraquezas todas eu lhe expus;
Ele apontou-me para os altos céus, pois vida eterna dá.

3.Das minhas culpas ele me livrou, pois que na cruz resgate consumou;
todo o pecado meu me perdoou, e vida eterna dá.

4.Bem sei que nada posso merecer; cumpri tão poucas vezes meu dever;
a Cristo, pois, eu vou-me submeter, pois vida eterna dá.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 200, 243
Hino com métrica semelhante ao CC. 89, 110, 200, 214, 243,  
Letra de Salomão Luis Ginsburg (1867-1927) (sua história está no hino 7A)

243B     HCC.   Ó DEUS, VENHO TE AGRADECER
1.Ó Deus, venho te agradecer, as bênçãos que vêm só de ti; de tudo o que tenho que eu possa
trazer, o melhor, sem medir; e assim ao irmão ajudar, também as missões sustentar,
e a minha igreja manter. Que o coração eu possa abrir, e a ti, ó Pai, engrandecer.

2.Ó Deus, venho te agradecer, o amor, salvação que nos dás; A vida e o tempo a te
oferecer, a alma se compraz; Melhor tua obra fazer, e com alegria mostrar,
que temos prazer em servir. Que seja assim o meu viver, e a ti, ó Pai, engrandecer.
Tema: Dedicação do Ofertório no Culto a Deus
Tonalidade... Dó Maior

243C     OH.   PUDESSE CONTAR TODA A GLÓRIA
1.Pudesse contar toda a glória, que brilha no meu coração. Pudesse contar do meu Mestre,
e o mundo prestasse atenção. Iria então às cidades, correria até o sertão;
Contando os ensinos de Cristo, o seu grande amor e perdão.

CORO.Melhor que contar é viver, a vida de Cristo Jesus; E os homens hão de receber, as novas que dão vida e luz

2.Pudesse contar do meu Cristo, do Santo poder remidor. Pudesse contar da agonia,
que teve por mim, pecador. Iria, até me escutarem, pregando com todo o fervor,
Contando a história mui terna, de Cristo e do seu grande amor.
Tema: Alegria do Evangelho no novo salvo
Tonalidade Bb

243D     DC.   LIVRO DE ISAÍAS
I. PROFECIA DE DENÚNCIA E CONVITE 1.1-35.10
Mensagem de Julgamento e promessas 1.1-6.13     Mensagem sobre o Emanuel 7.1-12.6     Mensagem de Julgamento sobre as nações 13.1-24.23
Mensagem de Julgamento, louvor, promessa 25.1-27.13    Os infortúnios dos descrentes imorais em Israel 28.1– 33.24    Resumo 34.1-35.10
II. O PROCEDIMENTO DE DEUS COM EZEQUIAS 36.1-39.8
Deus liberta Judá 36.1-37.38     Deus cura Ezequias 38.1-22      Deus censura Ezequias 39.1-8

244A     Cantor Cristão.   GRAÇA ADMIRÁVEL
1.Vinde, aflitos pecadores, cheios de tristeza e dor, a Jesus, que vos convida, com instante e terno amor.
Ele é forte, Ele é forte; confiai em seu favor. Ele é forte, Ele é forte; confiai em seu favor.

2.Vinde, pobres, e famintos, e o favor de Deus buscai; fé bendita, toda a graça, só em Cristo procurai.
Sem dinheiro, sem dinheiro; vinde a Cristo e já comprai. Sem dinheiro, sem dinheiro; vinde a Cristo e já comprai.

3.A consciência diz bem claro: És indigno de favor. Diz Jesus: Eu pelo indigno, já morri, sou fiador.
Vinde logo, vinde logo; aceitai seu rico amor. Vinde logo, vinde logo; aceitai seu rico amor.

4.Eis Jesus, Deus humanado, sobre o trono de esplendor; eis ferida a fronte e o lado, mostra o sangue Redentor.
Isso basta, isso basta; vinde, vinde sem temor. Isso basta, isso basta; vinde, vinde sem temor.
Tema: Convite ao Pecador no Culto a Deus
Este hino está recomposto no HCC: 250
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 152, 244
Hino com métrica semelhante ao CC. 56, 152, 199, 244,

244B     HCC.   OH, TRAZEI À CASA DO TESOURO!
1.Oh, trazei à casa do tesouro, dízimos e ofertas com amor!
Consagrai-vos como bons mordomos, desfrutando as divinais promessas.

CORO.Sim, provai-o, confiantes, dedicai-vos já ao Senhor, que grandes bênçãos, sobre vós derramará.

2.Quando minha fé vacila e falha, tudo se escurece ao meu redor;
com ternura meu Senhor me ampara; pelo seu amor então prossigo.

3.Eu lhe dediquei a minha vida, todos os talentos, tempo e bens.
Com mil bênçãos ele me sustenta; nele achei perdão e paz perenes.
Tema: Dedicação do Ofertório no Culto a Deus
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Hino com métrica semelhante ao HCC. 182, 244, 399, 379, 371, 549, 280,

244C     OH.   TE AGRADEÇO
1.Por tudo o que tens feito, por tudo o que vais fazer, Por tuas promessas e tudo o que és,
Eu quero te agradecer com todo o meu ser.

CORO.Te agradeço, meu Senhor! (Te agradeço...) Te agradeço, meu Senhor! Te agradeço por me libertar e salvar,
Por ter morrido em meu lugar. Te agradeço, Jesus te agradeço! Eu te agradeço, te agradeço.

2.Por tudo que tens feito, em mim e no meu viver, na vida que hoje eu vivo com Deus,
Eu quero te agradecer com todo o meus ser.

3.Por tudo que tens feito, aos outros por meio de mim, o jeito que usas o meu conviver
Eu quero te agradecer com todo o meu ser.
Tema: Alegria do Evangelho no novo salvo

244D     DC.   LIVRO ISAÍAS (II)
III. PROFECIA DE CONSOLO E PAZ 40.1-66.24
A garantia de consolo e paz 40.1-48.22     O Servo do Senhor, o Autor do consolo e da paz 49.1-57.21      A realização do consolo e da paz 58.1-66.24

244E     LC.   FÉ INABALÁVEL
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Dignificamos a Deus por nossa vida cristã, pela fé inabalável que temos, pelo testemunho que damos... Pastor ou Direção... 1 Nós que confiamos no Senhor somos como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre. Congregação... 2 Como estão os montes ao redor de Jerusalém, assim o Senhor está ao nosso redor, o seu povo, desde agora e para sempre. Pastor ou Direção... 3 Porque o cetro da impiedade não repousará sobre a nossa sorte como justos,  para que não estendamos as nossas mãos para cometer as iniqüidades. Congregação... 4 Faze o bem, ó Senhor, a nós, os bons e retos de coração. Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por sermos considerados por ti, como filhos, teus eleitos, teu povo, tua herança para sempre. Convidado... Dignificamos a Deus por nossa vida cristã, pela fé inabalável que temos, pelo testemunho que damos... Batizados... Somos salvos, somos de Jesus Cristo, já o obedecemos com nosso batismo, em nossa vida cristã temos sido levados pelo Espírito de Deus a um testemunho cristão de glórias ao Senhor. Coro... Confiamos no Senhor, somos como o monte Sião que não pode ser abalado e permanece para sempre. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, por nossa vida cristã, pelo testemunho que teu Espírito nos leva a viver neste mundo. Todos... 5 Mas aos que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o Senhor juntamente com os que praticam a maldade. Que haja paz sobre nós, o povo de Deus. ... Amém
Salmo 125