(83)Lar e família Cristãos

O lar cristão como organismo, a casa da família como espaço, é um templo permanente da presença de Deus (Js.24:15). Nele, e nas relações que ocorrem, as conjugais, as paternais, as filiais, a obediência a Deus, o desejo de agradá-lo, a demonstração de gratidão, devem ser os motivos principais para que se superem todas as dificuldades, todas as crises, o suportar das falhas uns dos outros. Esposos e esposas devem perdoar e respeitar um ao outro, principalmente por estarem na presença do Senhor para exaltá-lo com estas atitudes (Ef5:22-33, Cl.3:18-19). Os pais devem cuidar dos filhos com disciplina e amor, porque esta é a determinação de Deus (Ef.6:4, Cl.3:21). Os filhos devem honrar e amar seus pais, por ser uma ordem do Senhor (Ef.6:1-3, Cl.4:20). Perdão, amor, respeito, carinho, reconhecimentos, elogios, ajudas, apoios, compreensões, tolerâncias, comunhão e outras atitudes, dentro do lar, devem ocorrer, não porque um ou outro merece, mas porque o Senhor nos manda, e ele, sim, sempre merece qualquer tipo de obediência, mesmo que nos custe caro, já que a pessoa beneficiada pode, necessariamente, aos nossso olhos, não merecer (Rm.12:10).
.
.
CADA ÊNFASE, UMA LIÇÃO DIFERENTE
(1)No dia das mães (Maio)... 
...... O papel delas nos planos de Deus para a família
...... O reconhecimento a elas nos planos de Deus para a família
(2)No dia dos Pais (Agosto)...
...... O papel deles nos planos de Deus para a família
...... O reconhecimento a eles nos planos de Deus para a família
(3)Em relação aos Filhos...
...... O papel deles nos planos de Deus para a família
...... O reconhecimento a eles nos planos de Deus para a família
...... A disciplina deles nos planos de Deus para a família
(4)Em relação aos Cônjuges...
...... O cultivo do amor agape e eros por eles, nos planos de Deus para a família
...... O aprendizado deles, sobre eles, filhos e o mundo, nos planos de Deus para a família
(5)Em relação a todos...
...... Os compromissos com Deus e Seu Reino, no cotidiano da família
...... O respeito ao papel de cada um, nos planos de Deus, para a família
...... Os planejamentos do futuro, nos planos de Deus para a família
.
.
Quanto mais consagrado for o salvo, melhor o Senhor opera sua Graça, fazendo-o agradável aos seus propósitos. (2Co.3:5, Sl.37:5, Tt.2:11-14, Hb.13:20-21) (leia 399D)
Alegria da Família... Amor conjugal, Gn.24:67; Nascimento de filhos, gn.21:6; Presença dos filhos no lar, Jó.29:5, Sl.127:4-5; Bênçãos da esposa e mãe, Pv.31:28; Possessão de um lar, Mq.4:4; Amor maternal e paternal, 1625#
Religião no lar... Josué, Js.24:15; Jó, Jó.1:5; Endemoninhado curado, Lc.8:39; Maria de Betânia, Lc.10:39; André, Jo.1:41; Família do oficial, Jo.4:53; Lídia, At.16:15, Carcereiro de Filipos, At.16:33; O melhor lugar para piedade, 1Tm.5:4.
Pais piedosos... Abraão, Gn.18:19; Isaque, Gn.27:26-27; Jacó, Gn.35:2; Manoá, Jz.13:8; Davi, 1rs.2:1-4; Zacarias, Lc.1:67; Cornélio, At.10:2. Mães piedosas... Sara, Gn.21:6; Ana, 1Sm.1:22; Isabel, Lc.1:41; Maria, Lc.1:46; Eunice, 2Tm.1:5. Orações de pais... Abraão, Gn.17:18; Davi, 2Sm.12:16, 1Cr.29:19; Jó, Jó.1:5; Pai de epilético, Mt.17:15; Mãe siro-fenícia, Mc.7:26.
Adoração em família... 2158-2161#. Exortações aos filhos... Sl.34:11, Pv.10:1, 20:11, 23:22, Ec.12:1, Ez.20:18, Mc.7:10, Ef.6:1-3, Cl.3:20, 1Tm.5:4.
Oração familiar... 2927#. Dos pais... 2161# Obediência aos pais... 2025# Família... 2113#
Amor conjugal... 2113#. Maternal, 2114#. Paternal, 2115#.
Filhos... Presente de Deus, Gn.33:5, 48:9, Js.24:3, Sl.113:9, 127:3, Is.8:18. Altamente estimados, Sl.127:4-5, 128:3, Pv.17:6, Mt.19:14. Filhos presentes na adoração... Js.8:35, 2Cr.20:13, Ed.8:21, Ne.12:43, Mt.21:15. Ajudadores... Samuel ajuda Eli, 1Sm.2:18; menino seriu a Davi e Jônatas, 1Sm.20:36; Menina a Naamã, 2Rs.5:2-3; Menino feito rei, 2Cr.24:1; Menino Jesus nos negócios de Deus, Lc.2:49; Menino dos pães e peixes, Jo.6:9. Exemplo de filhos bons... Isaque, Gn.22:7; Filha de Jefité, Jz.11:36; Samuel, 1Sm.2:26; João Batista, Lc.1:80; Jesus, Lc.2:49; Timóteo, 1Tm.1:5, 3:15; Nomeação de Filhos... Gn.4:25, 5:29, 21:3, 30:8, 41:51, Ex.2:10, Rt.4:17, 1Sm.4:21, 1Cr.2:9, 4:9, Os.1:4, Lc.1:60, 2:21.
Promessas aos filhos... Reverentes, Dt.5:16; Abandonadas, Sl.27:10; Que buscam a Deus, Pv.8:17; Obedientes, Pv.8:32; Cordeiros, Is.40:11; Criancinhas, Mc.10:14; Filhos dos salvos, At.2:39; Mandamento com promessa, Ef.6:2
Problemas na família... Sara e Hagar, Gn.16:5; Rebeca e as noras, Gn.26:34-35, 27:46; Jacó e Esaú, Gn.27:41, José e os irmãos, Gn.37:4; Moisés e os irmãos, Nm.12:1; Davi e esposa, 2Sm.6:16; Davi e família, 2Sm.12:11; Assuero e Vasti, Et.1:12. Causas de problemas... Ódio, Gn.27:41; Falta filhos, gn.30:1, 1Sm.1:6-7; Inveja, Gn.37:11; Filhos ingratos, Dt.21:20, 2Sm.15:6; Maridos indignos, 1Sm.25:25; Avareza, Pv.15:27; Esposas contenciosas, Pv.21:19; Preguiça, Ec.10:18.
Inimigos do lar... Adultério, Ex.20:14, Lv.20:10, Jó.24:15, Mt.5:27, 19:9, Rm.7:3, 1Co.6:9, 2Pd.2:14. Poligamia, Gn.4:19, 16:3, 26:34, 28:9, Dt.17:17, Jz.8:30, 1Sm.1:2, 2Sm.3:3, 1Rs.11:3, 1Cr.4:5, 2Cr.11:18, 13:21, 24:3, Dn.5:2, Ml.2:15, Mt.19:4, 1Tm.3:2, Tt.1:6. Concubinato, Gn.16:3, 22:24, 30:4, 36:12, Jz.8:31, 2Sm.5:13, 1Rs.11:3, 1Cr.2:46, 7:14, 2Cr.11:21. Divórcio... Dt.24:1, Ed.10:3, Jr.3:1, Mt.5:31, 19:7, Lc.16:18, 1Co.7:27.
Filhos... Ingratos... Ex.21:15, Lv.20:9, Dt.21:18, 20-21, Pv.19:26, 28:24, 30:11, 17, Ez.22:7, Mq.7:6, Mc.7:11. Viciados... 2Rs.2:23, Jó.19:18, Is.3:5.
.
.
.
.
.
Questões... (1)Para a harmonia cristã no lar, lembremos 5 atitudes que o marido deve ter em relação à esposa, no cotidiano de sua vida. (2)Lembremos 5 atitudes que a esposa deve ter em relaçãoa o marido, no seu cotidiano. (3)Lembremos 5 atitudes dos pais em relação aos filhos no cotidiano com eles. (4)Lembremos 5 atitudes dos filhos em relação aos pais, no cotidiano de cada um.
.
.
.
Introdução do Tema... Vários irmãos se levantam e cada um menciona um motivo para que devamos reconhecer o valor da família nos planos de Deus para com cada um de nós, e o mundo todo.
Leitura Reflexiva Ef.5:22-6:4, Sl.127. Intróito Declarativo: 404D
Leitura Contextual (Dias das Mães): 1Sm.1:1-28, Pv.23:22-25; 31:10-31, Lc.1:26-56
Leitura Contextual (Dia dos Pais): Pv.4; 20:7, Lc.15:11-32
Abertura do Culto... (Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)... Digno é o nosso Deus eterno, de toda exaltação. Somos indignos de estar perante ele, mas por sua misericórdia, está entre nós. Queremos oferecer-lhe um culto que expresse nossas homenagens espirituais. Glorifica-lo com nossa presença, quando a igreja está reunida para sua exaltação, é nossa prioridade de vida. Entender que ele está aqui, e saber da maneira como seu Espírito Santo opera em cada um de nós, é o verdadeiro sentido do que estamos a fazer. Em Habacuque 2:20, a Bíblia orienta que devemos entrar e estar no culto a Deus com a maior reverência possível, ensina que devemos estar atentos, pois no santuário, estamos presentes para ouvir o Senhor. A preocupação bíblica deste culto é “Lar e Família Cristã” quando pensaremos mais nitidamente sobre o templo de adoração que deve ser a nossa casa, a nossa família, o nosso lar, o aconchego de nossa gente..... NOSSA ORAÇÃO... Digno és, nosso Deus eterno, de toda exaltação. Sejas honrado em nosso culto. Para sempre. Amém. (cântico diferente das estrofes do hino 528A durante momentos apropriados do culto)
.
.
.
Cantor Cristão (hinos A): 115, 363, 528, 538, 539, 543, 556. Hinário para o Culto Cristão (hinos B): 427, 595, 596, 598. Outros Hinos (hinos C): 454 a 467, 614
Leitura Bíblica HCC. (B): 591, 594. Leituras Coletivizadas (E): 91, 254, 251. Declaração Congegacional (D): 26, 75
Nosso culto a Deus: 340D. Responso Congregacional: Manhã, 350D; Noite, 359D. Declaração Final: 416D. Bênção Final: 364D.
Adicionantes... Calendário da Igreja; Dias Comemorativos, 396D; Oração Congregacional, 394D