Livro de Cultos 450 a 454

450A     Cantor Cristão.   IGREJA, ALERTA
1.É tempo, é tempo, o Mestre está chamando já! Marchar! Marchar! Confiando em seu amor!
Partir! Partir! A salvação a proclamar, com a palavra santa do bom Salvador!

CORO. Sim, marchar avante! Todos seguindo a divinal bandeira! Sim, marchar avante! Unidos,
firmes sempre no avançar! Glória, glória, eis que canta a multidão! Consagrai-lhe todo
o vosso coração, pra Jesus obedecer! E ao cumprir o seu querer, entoai louvores altos! Avançai!

2."Queremos luz!" é o grito das nações pagãs, que vem atravessando o imenso mar.
Ir já, sim, já levando as novas com amor, sem esquecer também aqui de semear.

3.Desperta, igreja! O teu poder vem exercer; a todos faze Cristo conhecer;
a tua mão estende com paciente amor, da morte eterna esforça-te para os deter.

4.Igreja, alerta! O dia prometido vem, quando aclamado o Salvador será;
por toda parte o bem amado Redentor, eterna glória, honra com louvor terá.
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Hino com métrica semelhante ao CC. 204, 447, 450, 474,
Letra: Fanny Jane Crosby (1820 1915) (sua história está no hino 15A)

450B     HCC.   TRISTE E SOMBRIO FOI MEU VIVER
1.Triste e sombrio foi meu viver, longe de ti, meu Redentor, mas alegria vim conhecer junto de ti, Senhor.
Foi grande a luta e a tentação; tenho sofrido muita aflição. Pra confortar o meu coração, eu venho a ti, Senhor.

2.Minhas vaidades abandonei: são ilusões, não tem valor. Pois teu querer será minha lei, vou te servir, Senhor.
Do teu amor desejo falar. A tua graça vou proclamar. Sempre contigo almejo ficar, teu quero ser, Senhor.

3.E nem a morte recearei: perto de mim tu ficarás; e lá no céu a glória terei, junto de ti, Senhor.
Longe do mal desejo viver, todo pecado vou combater, com alegria te obedecer, meu Rei e meu Senhor
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Tonalidade... Lá Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.287
Hino com métrica semelhante ao HCC. 160, 532, 167, 396, 37, 387, 303, 450, 308,

450C     OH.   NOSSAS VIDAS
1.(noivo)Querida recebo você como a parte, Que Deus prometeu me confiar,
que prazer, cuidar de você, Mostrar bem vivo, o meu amor,

2.(noiva)Querido recebo você por meu braço, E quando o cansaço chegar,
Quero dar-lhe, sim, tudo que tenho em mim, Um sorriso que amenize a dor,

3.(noivo)Creio então, oh sim, que fiel serei, Minha mão estendida estará,

4.(noiva)Querido, recebo você por meu braço, E quando o cansaço chegar,
Quero dar-lhe, sim, tudo que tenho em mim, Um sorriso que amenize a dor,

5.(noivo)Creio então, oh sim, que fiel serei, Minha mão estendida estará,

6.(noiva)Quero dar-lhe sim, tudo que tenho em mim, O carinho que um dia faltar

7.(noivo)Creio então, oh sim, que feliz serei, tendo sempre, o prazer de ser seu

8.(noivos)Tens, ó Senhor, nossas vidas, como sendo tua, a nossa aliança também
Pois teu é todo amor, nós dois pra Teu louvor, Até no céu te encontrar. Amém
Tema: Casamentos Cristão

451A     Cantor Cristão.   OS QUE CONFIAM
1.Ceifeiros da seara santa, sois poucos, débeis sois; porém, é forte vosso Mestre; avante! Avante, pois!

CORO. Os que confiam no Senhor obterão vigor. Forças novas hão de ter, subirão até às alturas,
andarão alegres sempre, correrão sem se cansar; andarão alegres sempre,
correrão sem se cansar. Correrão e sem fadiga, como águias voarão.

2.Cansados, tristes, sem alento, deixai de lamentar; por vós está Jesus, o Mestre; por que desanimar?

3.Jesus está conosco sempre, na luta contra o mal; coragem, pois, irmãos, avante, na obra sem igual!
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Hino com métrica semelhante ao CC.79, 97, 190, 384, 451,  

451B     HCC.   COMO É TRISTE ANDAR EM TREVAS
1.Eu nas trevas vagueava, sem a luz da salvação; eu vivia sempre triste, e sem fé no coração.

CORO.Como é triste andar em trevas, sem o brilho dessa luz! Bela é a vida iluminada, dirigida por Jesus.

2.Mas um dia Deus mostrou-me, sua graça e a doce luz; vi então caminho claro, ao ouvir o meu Jesus.

3.O meu ser pecaminoso, contra a retidão lutou; mas Jesus me deu vitória, e das trevas me livrou.

4.Foi um novo nascimento. Honra e glória ao Redentor! Ele deu-me luz e vida, santidade e seu amor.
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Tonalidade... Si Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.279
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 64, 97, 104, 148, 174, 196, 318, 337, 346, 347, 372, 373, 404, 435, 440, 448, 451, 452, 459, 476, 536, 581, 583,

451C     OH.   AQUI UNIDOS, CELESTE PAI
1.Ó pai, aqui nós reunidos, viemos rogar tua bênção, Sobre esta aliança neste altar, Nova vida que eles devem começar,
Sê cõ’os noivos envolvidos em amor, A felicidade tenham cõ’o Senhor.

CORO.Que tenham’os dois, tua bênção, meu Jesus, Felizes vivam para te’agradar,
Sempre guiados pela tua luz, Que andem juntos neste caminhar.

2.Alegres ou na provação, quando tentados pelo mal, Sempre os proteja com a tua mão, Seja’a Bíblia o melhor manancial!
Que felizes vivam sempre’em teu amor, Submissos sejam sempre’a ti Senhor.
Tema: Casamentos Cristão
Hino cantado também com a melodia do CC.566

452A     Cantor Cristão.   DECISÃO
1.Quem está ao lado do bom Salvador, pronto a dedicar-se, agora ao seu Senhor?
Tudo abandonando pra Jesus seguir,  encarando tudo quanto possa vir?

CORO. Quem de Cristo ao lado sempre quer andar? Quem quer ajudá-lo outros a chamar?
Pela tua graça, pelo tu amor, eis-nos a teu lado, somos teus, Senhor.

2.Não ambicionando glória ou poder, nos erguemos firmes para combater;
quem o amor de Cristo logra conhecer, há de constrangido do seu lado ser!

3.Não com ouro ou prata, ó Jesus, Senhor, fomos redimidos, mas por teu amor;
foi com teu precioso sangue remidor, que nos resgatas-te; somos teus, Senhor!

4.A peleja dura sempre tem de ser; inimigos fortes hemos nós de ter;
mas onipotente é Cristo o Rei dos reis, a vitória é certa para os seus fiéis.
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 208, 452, 567

452B     HCC.   CRISTO SATISFAZ MINHA ALMA
1.Cristo satisfaz minha alma, pois em meu lugar sofreu. Vida, paz e liberdade, plena salvação me deu.

CORO.Cristo satisfaz, Cristo satisfaz, satisfaz completamente. Meu mais puro ideal,
inspirado pela cruz, é servir e honrar o bom Jesus.

2.Cristo satisfaz minha alma, pois que me livrou do mal. Quero sempre obedecer-lhe, sendo mais e mais leal.

3.Quando os dias se findarem, e meu Deus me receber, "Satisfeito estou contigo", ouvirei Jesus dizer.
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Tonalidade... Ré Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 64, 97, 104, 148, 174, 196, 318, 337, 346, 347, 372, 373, 404, 435, 440, 448, 451, 452, 459, 476, 536, 581, 583,

452C     OH.   PROTEGE NOSSA UNIÃO
1.Ó Deus, aqui viemos te adorar, trazendo humildemente o nosso amor
E para as esperanças renovar, como renova o sol as flores.

CORO. Na primavera vem as rosas, sagradas, puras, perfumosas
Tu, Deus, que fazes estas rosas, sagrado faze o nosso amor.

2.Oh, Deus, Senhor, protege nossa união, Que é símbolo eternal de puro amor
Tu, fonte, de alegria e devoção, livra nossas vidas de temores.

3.No outono, vêm os lindos lírios, a flor perfeita dos idílios
Tu, Deus, que aperfeiçoaste os lírios, perfeito faze o nosso amor.
Tema: Casamentos Cristão
Tonalidade Sol m

453A     Cantor Cristão.   À PELEJA
1.Sois vós, irmãos, campeões da cruz? Para a campanha vos alistai;
ide briosos levar a luz; cheios de ardor pelejai!

CORO. Oh! com valor, irmãos, como leais cristãos, pelo Mestre combatendo, na peleja entrai!
Oh! com valor, irmãos, como leais cristãos, pelo Mestre combatendo, na peleja entrai!

2.Quantos procuram vencer o bem, com sementeiras de joio vil!
São inimigos que com desdém, movem-nos guerra sutil!

3.Bem preparados, oh! Resisti, com a Palavra de Deus na mão;
pra combater contra o mal segui, sempre o fiel Capitão!
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 453, 470
Hino com métrica semelhante ao CC. 34, 77, 250, 251, 282, 453,  470, 525,

453B     HCC.   O TESTEMUNHO DO APÓSTOLO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.A minha vida, pois, desde a mocidade, o que tem sido sempre entre o meu povo e em Jerusalém, sabem-na todos os judeus, pois me conhecem desde o princípio e, se quiserem, podem dar testemunho de que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu. Congregação... 2.E agora estou aqui para ser julgado por causa da esperança da promessa feita por Deus a nossos pais, a qual as nossas doze tribos, servindo a Deus fervorosamente noite e dia, esperam alcançar; é por causa desta esperança (...) que eu sou acusado pelos judeus. Homens... 3.Eu, na verdade, cuidara que devia praticar muitas coisas contra o nome de Jesus, o nazareno. Indo com este encargo a Damasco, munido de poder e comissão dos principais sacerdotes, ao meio-dia (...) vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, resplandecendo em torno de mim e dos que iam comigo. Mulheres... 3.E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me dizia em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões. Disse eu: Quem és, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e põe-te em pé; pois para isto te apareci, para te fazer ministro e testemunha tanto das coisas em que me tens visto como daquelas em que te hei de aparecer; Todos... livrando-te deste povo e dos gentios, aos quais te envio, para lhes abrir os olhos a fim de que convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim.
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Leitura bíblica: At 26.4-7, 9, 12-18

453C     OH.   BÊNÇÃO NUPCIAL
1.Sobre’este casal, tua bênção, queremos a ti suplicar, São filhos que nesta’união, se querem um ao outro hoje dar.

CORO.Como’em Caná da Galiléia, presente’aqui sê Senhor, Vem lhes dizer que nesta vida, és Salvador.

2.Senhor, um lar se’estabelece, para viver’em santo’amor, Ao’alto céu se’esgue a prece, a vida dos dois, Redentor.

3.Que um lar de’amor se construa, aponte sempre’o lar do céu, Teus filhos guiados por Cristo, desfrutem a doçura do mel.
Tema: Casamentos Cristão
Hino cantado também com a melodia do HCC.252

454A     Cantor Cristão.   VITÓRIA NAS LUTAS
1.Temos por lutas passado, umas temíveis, cruéis; mas o Senhor tem livrado delas seus servos fiéis.
Força e poder nos tem dado; ele nos tem sustentado, dando-nos sua mão, vida de paz, perdão, Salvação!

CORO. Sim, Deus é por nós! Quem nos vencerá? Dar-nos-á poder real; Deus nos guardará.
Defender-nos-á, livrará do mal; vamos, irmãos, cantar, nosso Senhor louvar, exaltar!

2.Sim, Deus nos tem prometido uma vitória cabal; não se tem ele esquecido que na palavra real
Ele nos tem protegido, tudo nos tem garantido graça e favor sem par, sim, todo o bem estar quer nos dar!
Tema: Vida de Lutas e Vitórias
Hino Oficial as União Mascolina Missionária
Este hino está recomposto no HCC: 502
Hino com métrica semelhante ao CC. 27, 59, 151, 180, 217, 454, 526, 
Livro: Se os Hinos Falassem4

454B     HCC.   EU SOU DE JESUS
1.Mui triste eu andava, aflito e sem paz, mas eu hoje tenho alegria veraz
e constantemente bendigo a meu Deus. É claro o motivo: eu sou de Jesus.

CORO.Eu sou de Jesus, aleluia! Eu sou de Jesus, meu Senhor.
Não quero falhar, mas quero falar, andar e viver com Jesus.

2.Sofrendo vivia nas garras do mal; o mundo atirou-me no abismo fatal.
Agora, qual ave que voa nos céus, eu vivo contente, pois sou de Jesus.

3.Se estás perturbado, por que lamentar? Encontras em Cristo riquezas sem par:
perdão, alegria, amor, salvação. Oh, vem, vem a Cristo sem hesitação!
Tema: Vida de Testemunho Cristão
Tonalidade... Sol Maior
Este hino é rcomposição do CC.401
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 228, 331, 340, 444, 454, 468, 497, 521,

454C     OH.   PAIS QUE FAZEM A DIFERENÇA
1.Criador do mundo inteiro, Deus os pais também criou, Fê-los fortes e seguros, como exemplo a nos dar,
Até mesmo quando fracos, seu modelo vem mostrar, Que Deus quer nosso bem

CORO.Glórias damos ao Senhor, glórias ao bom Criador, 
Pelos homens nossos pais, são bênçãos de amor

2.A família que nós temos, o Senhor abençoou, Nossos pais tomam a frente, nos lideram com amor,
Nos preparam para a vida, pra servirmos ao Senhor, pois Deus quer nosso bem.
Tema: Lar e família cristãos
Hino cantado também com a melodia do CC.112