Livro de Cultos 315 a 319

315A     Cantor Cristão.   MEU CLAMOR
1.Neste mundo, mar profundo, não me deixes perecer; sê comigo, bom Amigo, ó Jesus, eterno Ser!
Desta vida minha ida, pouco tardará chegar; e, entretando, Cristo santo, guarda-me pra não pecar.

2.Deus clemente, onipotente, livra-me da perdição, e que goze eternamente, da celeste habitação;
que minha alma em doce calma, frua teu imenso amor; e, exaltando-Te, louvando, viva sempre, Redentor.

3.Meu Jesus, ó meu bom Mestre, sê meu Guia e Protetor; nesta vida, triste lida, dá amparo ao pecador!
Humilhado, consternado, te dirijo o meu clamor, em tormentos, meus lamentos. Oh! escuta, bom Senhor!
Tema: Vida de Amparo e Proteção de Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 32, 44, 49, 66, 68, 69, 75, 96, 100, 107, 132, 133, 138, 155, 165, 167, 221, 229, 258, 264, 265, 279, 312, 315, 358, 406, 408, 459, 496, 553, 558,

315B     HCC.   ÉS MINHA ALEGRIA
1.És minha alegria, meu sustento e guia, Cristo, bom Pastor. Tenho te buscado triste, angustiado, livra-me, Senhor.
Nada mais precioso há; que o Cordeiro vindo ao mundo, em amor profundo.

2.Vãs são as riquezas, pois, mesmo em pobreza, Cristo, és meu prazer! Vãs as falsas honras, glórias e lisonjas;
não as quero ter. Na miséria, mágoa ou dor, ou em grande sofrimento, és o meu alento.

3.Cristo se aproxima, e minha alma anima, dando vida e paz. Aos que a Deus adoram, e seus dons imploram,
ele os satisfaz. Mesmo tendo que sofrer, duro escárnio e zombaria, és minha alegria.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Tonalidade... Dó Menor
Hino com métrica semelhante ao HCC.  6, 18, 80, 124, 223, 235,  315, 360, 505, 600,

315C     OH.   FIRME ALICERCE
1.Que firme alicerce na Santa Escritura, Depara-se aos crentes, em lutas e dor!
Maiores promessas e com mais ternura, Quem há que’as daria senão o Senhor.

2.Se fores chamado a passares pelas águas, Profundas e bravas de angústia e’aflição
Não temas, contigo estarei nessas mágoas, E’em glória perene depois findarão.

3.Se tua vereda passar pela chama, De fogos ardentes, não fujas à dor!
A palha somente cõ’o fogo se inflama; O ouro na chama duplica’o valor.

4.A todo qu’em mim vem buscar o repouso, Confiado no sangue do Filho de Deus
Jamais negarei, participe do gozo, Por certo entrará nas delícias dos céus.
Tema: Vida de conforto de Deus nas aflições
Hino cantado também com a melodia do CC.141

315D     DC.   ORAÇÃO DE FIM DE ANO
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
(TODOS) Obrigado, Senhor, por Jesus Cristo e pela salvação que ele nos deu. Obrigado pela saúde, pela paz, pelo pão, pelos amigos tão bons, pelas vitórias que nos fizeram vibrar e pelas dores que nos fizeste passar, porque, através de tudo isto, nós pudemos ver o teu amor e a tua misericórdia.Obrigado pelo ano que se finda e ajuda-nos a ser cada vez melhores, cada vez mais crentes, cada vez mais fiéis, cada vez mais luz, no ano que se aproxima, para que os nossos parentes, nossos vizinhos, nossos amigos, o nosso próximo, enfim, possam ver o Jesus amado através de nossas vidas e, assim, se entregarem a ele, porque então, Senhor, estaremos cumprindo a tua vontade e nos preparando para, no céu, estarmos juntos com todos eles, gozando a tua paz num lugar onde não haverá, nem dor, nem adeus, nem saudade. Por Jesus, que assim seja, Senhor!. Amém.

316A     Cantor Cristão.   DEUS É POR MIM
1.É Deus por mim, não temo, o mundo e seu furor; minha alma está segura, na graça do Senhor.
Sou, pelo Rei, amado, o meu amigo é Deus. E raivem inimigos, valido sou dos céus.

CORO. Aleluia, aleluia! O meu amigo é Deus!  Aleluia, aleluia! Valido sou dos céus!

2.Firmado na esperança, do Salvador Jesus, por Ele assegurado, jamais me falta luz;
nele é que me glorio, eu, triste pecador; seu sangue mui precioso, tem divinal valor.

3.Se Deus me justifica, quem me condenará? Do grande amor de Cristo, ninguém me apartará;
a morte, a vida, os homens, tristeza e tentação, em vão procuram todos, romper esta união.

4.Celeste luz me inunda, de paz e salvação; de santo regozijo, me pulsa o coração.
O sol que me ilumina, é Cristo, o meu Senhor; a graça que me alegra, é seu constante amor.
Tema: Vida de Amparo e Proteção de Deus
Cantado com a melodia do CC. 316, 513
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 50, 241, 316, 391, 427, 449, 466, 485,

316B     HCC.   SÓ EM PENSAR EM TI, JESUS
1.Só em pensar em ti, Jesus, sinto alegria e paz; é bem melhor teu rosto ver, descanço tu me dás.

2.Nome tão meigo não se ouviu, na terra nem nos céus. É doce o nome de Jesus, Filho do eterno Deus!

3.Ao abatido coração, Cristo esperança traz; ao que faminto vem pedir, bondoso, satisfaz.

4.Nossa alegria és tu, Jesus, prêmio que é dado aos teus. És nossa glória e salvação, agora e lá nos céus.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Tonalidade... Sol Maior
Este hino é rcomposição do CC.070
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 38, 72, 82, 120, 187, 190, 290, 304, 314, 316, 339, 437, 510, 515, 524, 567,

316C     OH.   JESUS SEGURA A MÃO
1.Penoso, muitas vezes, é’o viver. Canto nenhum desfaz a dor’a sofrer
Mas eu prossigo com fé, sem temor. Pois firme Jesus me segura’a mão.

2.Nada me desespera com temor. Quando me guia o bom Salvador
No qual espero com todo’o fervor. Pois firme Jesus me segura’a mão.

3.Não posso as vezes, o fardo levar. E’o coração parece muito hesitar
De minha dor ele vem partilhar. Pois firme Jesus me segura’a mão.

4.Quando chegar da jornada’ao final. Liberto eternamente de todo mal
Certo’entrarei no meu lar celestial. Pois firme Jesus me segura’a mão.
Tema: Vida de conforto de Deus nas aflições
Hino cantado também com a melodia do CC.137

316D     DC.   EU CAMINHO COM ELE (oração de uma esposa de pastor)
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Eu caminho com ele, Senhor, porque tu vais à frente eu caminho com ele. Enquanto socorre os aflitos, ajuda os fracos e oprimidos, conforta os doentes, exorta os rebeldes, consola os tristes, eu quero continuar a caminhar com ele. Enquanto anda sorrindo, pregando e lançando a semente, eu quero continuar com ele. Quando o peito dói, as horas lhe são amargas, as injustiças crescem, os problemas se avolumam, as decisões ficam difíceis, eu quero continuar com ele. Eu quero continuar ao seu lado, oferecer meu ombro, minha fé, meu ouvido e meu amor. Eu quero sempre a humildade de reconhecer que é cristão caminhar com ele, e não à sua frente. Eu quero sempre a ventura de aceitar que é honroso caminhar com ele e não em seu lugar. Eu quero sempre a graça de entender que é divino caminhar com ele e não em outra direção. Eu quero sempre lembrar que ele governa a casa e a igreja, que é despenseiro da graça, Ministro de Cristo, chamado para tal, escolhido por ti. E eu... feliz por ti eleita, para a missão especial de estar ao lado dele, peço força para continuar, e mesmo nas duras lutas, se estiveres à nossa frente, vou com ele caminhar.
(TODOS) Senhor Deus nosso, nós, tua igreja, te agradecemos pela esposa do nosso pastor... te agradecemos pelas esposas de todos os pastores. Obrigado por cada uma delas, obrigado pelos anjos que são na vida dos teus pastores. Continua usando e abençoando estas tuas servas, (TODOS) Continua fazendo delas a tua mão de amparo e conforto na vida deles. Nós te pedimos isto, em nome de Jesus. Amém.

317A     Cantor Cristão.   ABRIGO
1.Refúgio Cristo sempre dá, refúgio, sim, de todo o mal; quem nele crer escapará, de tudo quanto é infernal.

CORO. Sim, Cristo é nosso abrigo no temporal, no temporal, no temporal!
Sim, Cristo é nosso abrigo no temporal, e guarda-nos de todo o mal!

2.Embora ruja o temporal, eu sei que não me alcançará! Seguro estou no vendaval; abrigo meu Jesus será.

3.Enfim no mundo se terá, bonança após a inquietação; pois só Jesus concederá, sossego e paz ao coração.
Tema: Vida de Amparo e Proteção de Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 47, 230, 233, 236, 278, 317, 407, 426, 462, 529,

317B     HCC.   O SENHOR É A NOSSA ALEGRIA
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente. Homens... 2.Portanto com alegria tirareis águas das fontes da salvação. E direis naquele dia: Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei notórios os seus feitos entre os povos, proclamai quão excelso é o seu nome. Mulheres... 3.Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação. Porque, como a terra produz os seus renovos, e como horto faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações. Todos... 4.Cantai ao Senhor; porque fez coisas grandiosas; saiba-se isso em toda a terra. Exulta e canta de gozo, ó habitante de Sião; porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Leitura bíblica: Sl 16.11; Is 12.3, 4; 61.10, 11; 12.5, 6

317C     OH.   SEGURA NA MÃO DE DEUS
1.Se as ondas do mar da vida, quiserem te afogar. Confia na mão de Deus e vai.
Se as angústias da tua lida quiserem te magoar. Segura na mão de Deus e vai.

CORO.Confia na mão de Deus, segura na mão de Deus. Pois ela, com poder te guardará.
Não temas nada adiante, e não olhes para trás. Confia e segura na mão de Deus.

2.Se a jornada é pesada, e te cansa a caminhada. Confia na mão de Deus e vai
Orando, confiando, descansando e se entregando. Segura na mão de Deus e vai.

3.O Espírito do Senhor sempre te dirigirá. Confia na mão de Deus e vai
Jesus Cristo prometeu que jamais te deixará. Segura na mão de Deus e vai.
Tema: Vida de conforto de Deus nas aflições

317D     DC.   O PASTOR DA IGREJA
Pr. Jônatas David Brandão Mota é brasileiro de Itabuna Bahia, filho de Livino Mota e Aidyl Andrade Brandão Mota; crescido convertido, batizado, chamado e ordenado ao santo ministério, na Igreja Batista Teosópolis, em Itabuna; bacharel (1984) e mestrando (1986) em Teologia, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife, Pernambuco; bacharel em Direito (1986) pela Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco; Pós-Graduado em Gestão Educacional (2006), pastoreou a Igreja Batista do Barro em Recife até 1986, a Igreja Batista de Iguaí Bahia até 1991, onde organizou a 2ª Igreja Batista da cidade, e até hoje tem pastoreado a Igreja Batista Central em Teixeira de Freitas onde já organizou a Igreja Batista de Itabatã (1993), Igreja Batista em Vila Caraípe (1995), Igreja Batista Memorial (1997), Igreja Batista Belém (2002), Igreja Batista Esperança (2003), Igreja Batista Getsêmani (2007), Igreja Batista Sião (2008), Igreja Batista Central Bela Vista (2009) e outras em processo de organização.

Isabel Cristina Frazão Nogueira Mota é brasileira de Corrente do Piauí, filha de Josué José Nogueira, Noemi Frazão Nogueira; bacharel em Música Sacra (1985) pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife Pernambuco, bacharel (1997) e Graduada e Pós-Graduada (1999) em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia, Campus Teixeira de Freitas; muito envolvida no ministério do esposo.

O casal tem três filhos: Jônathas David Frazão Nogueira Brandão Mota,  Matheus Levi Frazão Nogueira Brandão Mota,  Jozhué Beni Frazão Nogueira Brandão Mota

318A     Cantor Cristão.   DEUS ME ESCONDE
1.Quando a tempestade ruge, quando vem o furacão, em Jesus abrigo tenho, sob a sua proteção.

CORO. Jesus Cristo me resguarda, onde o mal jamais me atinge. Jesus Cristo me conserva, sob a sua proteção.

2.Mesmo que sofrer eu venha, Deus o permite para o bem. Em amor e não em ira, o castigo seu nos vem.

3.Inimigos me perseguem; Satanás me quer vencer; mas Jesus é poderoso, para bem me defender.

4.Minha cruz vou carregando, nesta peregrinação; nas maiores tempestades, Cristo dá-me proteção.
Tema: Vida de Amparo e Proteção de Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 24, 62, 106, 124, 168, 185, 215, 225, 252, 286, 295, 307, 318, 339, 350, 364, 373, 399, 402, 411, 412, 550, 560,

318B     HCC.   QUE ALEGRIA É CRER EM CRISTO
1.Que alegria é crer em Cristo, em seu nome confiar, observar os seus ensinos, nas promessas descansar!

CORO.Cristo! Cristo! Eu confio, em teu nome em teu poder. Cristo, meu Senhor amado, faze minha fé crescer!

2.Que alegria é crer em Cristo, ter certeza de perdão! Receber de Cristo mesmo, vida, paz e salvação!

3.Que alegria é crer em Cristo, meu amigo e Salvador! Andarei seguro sempre, bem feliz em seu amor.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Tonalidade... Sol Maior
Este hino é rcomposição do CC.406
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 64, 97, 104, 148, 174, 196, 318, 337, 346, 347, 372, 373, 404, 435, 440, 448, 451, 452, 459, 476, 536, 581, 583,

318C     OH.   OH! AMANTE DE MINHA ALMA
1.Oh! amante da minha’alma, deixa-me’em teu peito estar. Quando’o vento rouba’a calma, quando brame, irado’o mar.
Guarda-me’ó bom Salvador, ‘té o temporal passar. Guia-me’em teu terno’amor, para’o eterno e doce lar.

2.Só em ti eu tenho abrigo, aos teus pés jaz’o meu ser. Não me deixes, sê comigo, teu conforto’eu quero ter.
Só confio’em ti Senhor, meu auxílio de ti vem; Tu dissipa o temor, e teu braço me sustem.

3.Tu encerras quanto’almejo, e mais que isto muito mais. Traz a vida o teu bafejo, vida’eterna’a vis mortais.
Justo’e santo’es tu Jesus, só maldade habita’em mim; Quando’o mal meu ser produz, tu semeias bem sem fim.
Tema: Vida de conforto de Deus nas aflições
Hino cantado também com a melodia do CC.155

318D     DC.   SOMOS A IGREJA BATISTA CENTRAL
SOMOS uma igreja com mais de 25 anos de vida... 
Filha da Primeira Igreja Batista da cidade, 1983;                     Organizada pela Igreja Batista Monte Sinai, 1984. 
Iniciada nas árvores do Colégio Castro Alves,                         Dedicamos nosso santuário ao culto a Deus em 1995. 
Começamos o grande Colégio Central em 2001;                     Iniciamos a 1ª sala-studio da UNOPAR em 2003. 
Compramos o terreno ao lado do templo em 2004                   Existimos para fazer uma grande obra nesta cidade. 
Conhecida, respeitada, lembrada, citada: um exemplo;           De culto bíblico, tranqüilo, espiritual, sem êxtases, 
Sem necessidade de emoções pseudo-espirituais,                  Sem modismos na música, na pregação e na convivência 

Motivos para Deus nos trazer, juntar e desafiar nesta igreja
(1)a doutrina bíblica que é pregada, concordando com Só Bíblia, Só Fé, Só Graça e tudo conseqüente disto.
(2)o corpo doutrinário histórico, bíblico, sadio, sem misticismos, fanatismos ou exclusivismos que prega,
(3)as doutrinas hereges que tem rejeitado com a Palavra de Deus em toda história que, como denominação, passamos,
(4)as feitiçarias evangélicas tão normais por aí, que tem rejeitado em seu convívio cristão, e ,
(5)ter as marcas históricas da verdadeira igreja de Jesus Cristo no mundo,
(6)as crenças e práticas bíblicas que tem vivido no seu cotidiano cristão,
(7)a seriedade e compromisso que assume na adoração que presta a Deus,
(8)o compromisso com Deus de sermos e fazermos uma grande diferença, como igreja, na cidade
(9)a união de forças para a realização e sustento do trabalho missionário na cidade, Estado, País e no mundo
(10)envolvimento de todos para o desenvolvimento de um programa de evangelismo e edificação para salvos ou não
(11)cada um ser membro responsável do Corpo de Cristo, fruto do desejo viver para a glória do Senhor.

(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
(TODOS) Nossa Visão:   Trabalhar no Reino de Deus, fazendo uma grande diferença Espiritual, Doutrinária, Evangelística e Social na cidade e no mundo com a pregação viva do santo Evangelho de Jesus Cristo...

(TODOS) Nossa Missão:  Discipular, Edificar e Treinar os salvos trazidos por Deus, para que em grupos ou individualmente, por onde estiverem, testemunhem, evangelizem e contagiem o mundo com o Evangelho e a mutualidade praticada na convivência da igreja...

(TODOS) Nosso Slogan:  Juntando os escolhidos, trazidos por Deus, para fazer uma grande obra

319A     Cantor Cristão.   ABRIGO PERFEITO
1.Deus é meu abrigo em todo vendaval, nele tenho, pois, toda proteção;
vivo confiando em seu poder real, sem qualquer perturbação.

CORO. Deus me guiará, guiará, sim, Deus me guiará; Deus me guardará, o meu Deus me guardará!

2.Os perigos que me cercam muitos são, fortes tentações assaltar-me vêm!
Hostes infernais formadas sempre estão, combatendo todo bem!

3.O meu Deus não me abandonará, porém, onde o mal poder tenha de atacar;
ele me protege como lhe convém, nunca irei desanimar!

4.Eu guardado estou, andando em seu amor, abrigado em seu divinal poder;
sim, prossigo vitorioso, sem pavor, por não ter de que temer!
Tema: Vida de Amparo e Proteção de Deus
Hino com métrica semelhante ao CC. 109, 162, 319, 336, 363,

319B     HCC.   AGORA ESTOU CONTENTE
1.Riquezas não preciso ter, mas sim celeste bem; nem falsa paz, ou vão prazer,
porquanto o salvo tem, eterna paz no Salvador, por desfrutar o seu amor.

CORO.Vivo feliz com Cristo, ele me satisfaz. Com esse amor do Redentor, agora estou contente.

2.Do mundo as honras para mim, perderam seu valor. Já tenho a paz divina, enfim,
servindo ao meu Senhor. E mais feliz, então, serei, ao ver a glória do meu Rei.

3.Até que esteja lá no céu, aonde Cristo entrou, e veja a face já sem véu
de quem me resgatou, desejo só aqui viver, de um modo que lhe dê prazer.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Tonalidade... Dó Maior
Este hino é rcomposição do CC.395
Hino com métrica semelhante ao HCC.  98, 319, 200, 569, 259, 467, 177, 546, 198,

319C     OH.   TU ÉS SOBERANO
1.Tu és soberano sobre a terra, sobre os céus, Tu és Senhor, absoluto. Tudo que existe e acontece,
tu sabes muito bem. És poderoso. Tu és soberano sobre a terra, sobre os céus, Tu és Senhor, absoluto.
Tudo que existe e acontece, tu sabes muito bem. És poderoso.

2.E apesar desta glória que tens. Tu te importas comigo também
E este amor tão grande revela-me, amarra-me a ti. És poderoso.
Tema: Vida de conforto de Deus nas aflições

319D     DC.   CEM ITENS SOBRE A BÍBLIA
(estudos estão nas Declarações 201D a 299 D)
(1)Bíblia, O Livro... (2)Chegou a Nós... (3)Dificuldade 1: os objetivos divinos... (4)Dificuldade 2: os escritores... (5)Dificuldade 3: os acréscimos... (6)Dificuldade 4: os regionalismos... (7)Dificuldade 5: os transliteralismos... (8)Dificuldade 6: os estilos literários... (9)Dificuldade 7: os contraditórios... (10)Dificuldade 8: os progressismos... (11)Dificuldade 9: os textos áureos... (12)Dificuldade 10: os contextos dos textos... (13)Dificuldade 11: O ensino sobre a experiência... (14)Cronologia Bíblica... (15)Velho Testamento... (16)Pentateuco... (17)Gênesis 1a11... (18)Gênesis 12a50... (19)Êxodo... (20)Levíticos... (21)Números... (22)Deuteronômio... (23)Históricos... 24)Josué...  (25)Juízes...  (26)Rute...  (27)1Samuel...  (28)2Samuel...  (29)1Reis...  (30)2Reis...  (31)1Crônicas...  (32)2Crônicas... (33)Esdras... (34)Neemias... (35)Ester... (36)Escritos ... (37)Jó... (38)Salmos... (39)Provérbios... (40)Eclesiastes... (41)Cantares... (42)Profetas Maiores... (43)Isaías 1a39... (44)Isaías 40a66... (45)Jeremias... (46)Lamentações... (47)Ezequiel... (48)Daniel... (49)Profetas Menores... (50)Ozéias... (51)Joel... (52)Amós... (53)Obadias... (54)Jonas... (55)Miquéias... (56)Naum... (57)Habacuque... (58)Sofonias... (59)Ageu... (60)Zacarias... (61)Malaquias... (62)O Período Inter-Testamentário... (63)Novo Testamento... (64)Evangelhos... (65)Mateus... (66)Marcos... (67)Lucas... (68)João... (69)Histórico... (70)Atos... (71)Os Apóstolos... (72)Viagens Missionárias... (73)A partir da viagem para Roma... (74)Cartas Paulinas... (75)Romanos... (76)1Coríntios... (77)2Coríntios... (78)Gálatas... (79)Efésios... (80)Filipenses... (81)Colossenses... (82)1Tessalonicenses... (83)2Tessalonicenses... (84)1Timóteo... (85)2Timóteo... (86)Tito... (87)Filemon... (88)Cartas Gerais... (89)Hebreus... (90)Tiago... (91)1Pedro... (92)2Pedro... (93)1João... (94)2João... (95)3João... (96)Judas... (97)Apocalipse... (98)Deus a criação e o tempo... (99)O pecado, os pecados, embaraços e escândalos... (100)O céu , inferno, o julgamento e juízo final, eternidade e ressurreição... (101)A graça plano de salvação, kit, convence, converte, perdoa, justifica, santifica, protege, prepara, dirige, glorifica... (102)dom, fruto do Espírito, talentos, dons, (103)tipos de dons... (104)o salvo não permanece no pecado nem no engano