Livro de Cultos 290 a 294

290A     Cantor Cristão.   CRISTO MEU DELEITE
1.Cristo meu Mestre, meu amigo sem igual, tu dás descanso, salvação real.
Quando sou provado, e já vou desfalecer, tu, meu Cristo amado, vens me socorrer.

CORO. Perto, mui perto, eu chegar-me vou a ti; perto, mui perto, vem, Senhor, a mim.

2.Só Tu me amparas: quando perseguido sou, em ti, ó Cristo, socorrer-me vou!
Pois em ti eu posso resistir à tentação, sim, em ti obtenho força, paz, perdão.

3.Cristo meu Mestre, que mais posso eu querer, que no teu reino tua glória ver?
Em teu seio quero minha fronte reclinar, para obter descanso desse labutar.
Tema: Vida Querendo Comunhão com Deus
Hino com métrica semelhante ao CC. 141, 290, 
Letra: Fanny Jane Crosby (1820 1915) (sua história está no hino 15A)

290B     HCC.   ALEGRA O TRISTE CORAÇÃO
1.Alegra o triste coração, do pobre pecador, o nome que lhe dá perdão: Jesus, o Salvador.

2.Bondoso e terno Redentor, tu és Senhor e Rei. Com alegria e com fervor, teu nome louvarei.

3.Bendito sejas, meu Senhor; em ti esperarei. Porque morreste sobre a cruz, em ti confiarei.
Tema: Vida de Perdão Divino
Tonalidade... Fá Maior
Este hino é rcomposição do CC.070
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 38, 72, 82, 120, 187, 190, 290, 304, 314, 316, 339, 437, 510, 515, 524, 567,

290C     OH.   ANDAI COM DEUS
1.Andai com Deus, então vereis, que senda vos será. Bem mais feliz, de doce paz, que muito agradará.
As forças renovar-se-ão, quais águias no vigor; E novas sempre vos serão, as bênçãos do Senhor

2.Andai com Deus, em santas mãos, e puro coração. Assim fazendo alcançareis, a su’aprovação.
A sua vontade obedecer, ajuda lhe dará; Perfeitos como ele é, o eterno pai fará.

3.Andai com Deus, andai com fé, em santidade e amor. Vivei a eterna doce paz, que há no Redentor.
Andai com Deus em direção, ao vosso eterno lar; Buscando sempre a perfeição até no céu entrar.
Tema: Vida querendo comunhão com Deus
Hino cantando também com a melodia do CC.42, e MV.25

290D     DC.   CARTA DE TIAGO
Escrita em 47dC, por Tiago, irmão de Jesus, aos judeus, em estilo provérbico, canonizado em 315dC.

Considerações:(1)época de teologia crescente (2)livro provérbico
Exortações que escreve a ovelhas que moram à distância...
1)pela fé, vibrem de felicidade quando em vários problemas 1:2-18
2)obedeçam a instrução de Deus que está dentro de vocês 1:19-27
3)sejam extremamente cuidadosos uns com os outros irmãos 2:1-13
4)não se enganem com a falsa fé de alguns, joísmo entre vós 2:14-26
5)cuidado com o que conversam por aí com pessoas erradas 3:1-12
6)vivam demostrando sempre a maturidade cristã em vocês 3:13-18
Conclusão: Assumam 4 atitudes em relação a Deus: (cap.4)
(1)reconhecei-vos indignos v1-3, (2)chegai-vos humildes a Ele v4-6,
(3)sujeitai-vos v7-10, (4)submetei-vos aos propósitos dEle v11-17
Recados de última hora: exortações após fechar a carta (cap5)
(1)ricos, humilhai-vos v1-6, (2)aguardem bem a volta do Senhor v7-12
(3)mantenham-se em oração v13-18, (4)cuidem dos fracos na fé v19-20

Sete Ensinos de Tiago, não respaudados no ensino bíblico nem na vida e ensinos de Jesus...
(1)A religião perfeita segundo Deus, é a prática de boas obras, 1:27; ao contrário de Ef.2:10
(2)A salvação é pelas obras, e não somente pela fé, 2:24; ao contrário de Ef.2:8.
(3)Abraão, o pai dos hebreus, foi justificado pelas obras, 2:21; ao contrário de Rm.4:1-5
(4)Pecados são perdoados por levar pessoas à conversão, 5:20; ao contrário de At.2:38.
(5)Oração dos presbíteros para curar doentes, 5:14; ao contrário de todo salvo ter acesso a Deus
(6)Uso de óleo para ungir doentes na igreja, 5:14; ao contrário da prática e ensino de Jesus
(7)Condenação de uma pessoa só por ser rico, 1:10, 5:1-6; ao contrário de uma salvação sem acepção de pessoas.

291A     Cantor Cristão.   COMUNHÃO CELESTE
1.Comigo assiste, ó Deus! A noite vem, as trevas crescem, eis, Senhor, convém
que me socorra a tua proteção; oh! vem fazer comigo habitação!

2.Depressa encontrarei o fim mortal; desaparece a vida terreal;
mudança vejo em tudo, e corrupção; comigo faze eterna habitação!

3.Vem revelar-me teu querer, Senhor! Divino Mestre, Rei, Consolador!
Meu Guia forte, Amparo em tentação! Vem, vem fazer comigo habitação!

4.Presente estás nas trevas e na luz; não há perigo, andando com Jesus;
a morte e a tumba não aterrarão, àquele em quem fizer habitação!

5.Ó morte! em Cristo tenho a redenção! Sepulcro! o pó verá ressurreição!
No reino além não há perturbação; com Deus eu herdo eterna habitação!
Tema: Vida Querendo Comunhão com Deus
Cantado com a melodia do CC. 1, 291
Este hino está recomposto no HCC: 402
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 16, 137, 161, 291, 578
Hino com métrica semelhante ao CC. 26, 60,  291, 383,

291B     HCC.   GRAÇA DE DEUS, INFINITO AMOR
1.Graça de Deus, infinito amor, graça maior que todo o meu mal!
Lá no Calvário, meu Salvador, prova me deu desse amor real.

CORO.Graça, graça, fonte de paz, de perdão e amor! Graça, graça, graça de Deus para o pecador!

2.Todas as manchas do meu pecar, não poderei jamais esconder;
pode Jesus me purificar, e como a neve me embranquecer.

3.Graça insondável é dom de Deus, a quem em Cristo somente crê.
Se tu desejas chegar aos céus, em Jesus Cristo põe tua fé.
Tema: Vida de Salvação
Tonalidade... Sol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 291, 417
Hino com métrica semelhante ao HCC. 369, 417, 291, 552, 443, 438, 76, 424, 572, 241, 442, 574, 

291C     OH.   EM ESPÍRITO E EM VERDADE
CORO.Em espírito e em verdade te adoramos, te adoramos. Em espírito e em verdade te adoramos, te adoramos.
Rei dos reis e Senhor, te entregamos nosso viver. Rei dos reis e Senhor, te entregamos nosso viver

1.Pra te adorar ó rei dos reis, foi que eu nasci, ó rei, Jesus. Meu prazer é te louvar, meu prazer é
estar, nos átrios do Senhor. Meu prazer é viver na casa de Deus, onde flui o amor

2.Pra te servir, ó rei dos reis, foi que eu nasci, ó rei, Jesus. Meu prazer é te agradar, meu prazer é
estar, na obra do Senhor. Meu prazer é viver pro Reino de Deus, e pregar seu amor.
Tema: Vida de amor e consagração a Deus

291D     DC.   CARTA 1 DE PEDRO
Saudação, 1:1-2
Graça significa Segurança... Doxologia, 1:3-9,  Os Profetas e o Evangelho, 1:10-12
Graça significa Sobriedade... Viver em Santidade, 1:13-16, Viver em Temor, 1:17-21, Viver em Amor, 1:22-25, Viver em Crescimento, 2:1-10
Graça significa Submissão... Aos Governos, 2:11-17,  Aos Senhores e Patrões, 2:18-25,  Aos Casados, 3:1-7,  Recapitulando, 3:8-12
Graça significa Sofrimento... Razões do Sofrimento, 3:13-4:6,  Razões para com o Sofrimento,  4:7-19
Graça significa Serviço, 5:1-11
Observações Finais, 5:12-14

292A     Cantor Cristão.   PERTO DE JESUS
1.Meu Senhor, sou teu, tua voz ouvi a chamar-me com amor; mas de Ti mais perto eu almejo estar, ó bendito Salvador!

CORO. Mais perto da tua cruz, quero estar, ó Salvador! Mais perto para a tua cruz, leva-me, ó meu Senhor!

2.A seguir-te só me consagro já, constrangido pelo amor; e meu coração bem contente está, em servir-te a ti, Senhor!

3.Oh! que pura e santa delícia é, aos teus santos pés me achar, e com viva e mui reverente fé, com o Salvador falar!
Tema: Vida Querendo Comunhão com Deus
Este hino está recomposto no HCC: 361
Hino com métrica semelhante ao CC. 184, 220, 292, 416, 441,  
Letra: Fanny Jane Crosby (1820 1915) (sua história está no hino 15A)

292B     HCC.   SALVOS PELA GRAÇA DO SENHOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Dirigente: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou (...) Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Congregação: Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Coro: Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Todos: Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. Dirigente: Vós, porém, não estais na carne mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Coro: Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Dirigente: Porque, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Congregação: O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Coro: E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. Dirigente: Mas Deus, sendo rico em misericórida, pelo seu muito amor com que nos amou (...) nos vivificou juntamente com Cristo. Todos: E nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus. Dirigente: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Tema: Vida de Salvação
Leitura bíblica: Jo 6.29, 33, 40; 1.12, 13; Rm 8.9, 13, 16, 17; Ef 2.4-6, 8

292C     OH.   SENHOR DO UNIVERSO
1.Minha vida entrego a Ti, os meus sonhos entrego a Ti. Faz de mim vaso novo com coração novo,
Vaso de barro em Tuas mãos. Reconheço que posso errar, mas eu sei que existe o perdão.
Por causa do sangue que foi derramado, Por causa do Seu grande amor.

2.Tu és Senhor do universo, És o Filho de Deus. Tu És o Cordeiro Santo que morreste cruz,
Teu sangue precioso, venceste a morte, Estás assentado ao lado de Deus, Deus Pai.
Tema: Vida de amor e consagração a Deus

292D     DC.   CARTA 2 DE PEDRO
Saudações, 1:1-2
A Fé... O Seu Desenvolvimento, 1:3-11,  A Sua Base, 1:12-21, 
Os Mestres Heréticos... O Comportamento Deles, 2:1-3,  A Condenação Deles, 2:4-9,  As Características Deles, 2:10-22
O Futuro do Mundo... Os ímpios zombam, 3:1-7,  Jesus parece demorar, 3:8-9,  Destruição do Mundo, 3:10-13,  Diligências Necessárias, 3:14-18

292E     LC.   CORO DE ALELUIAS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Convidado... Honramos a Deus pela igreja de Cristo, pela comunhão fraternal que há entre os irmãos, por fazermos um coro de aleluias ao Senhor... Pastor ou Direção... 1 Louvemos ao Senhor! Louvemos ao Senhor desde o céu, louvemos a ele nas alturas! Congregação... 2 Louvemos a ele, todos os seus anjos; louvemos a ele, todas as suas hostes! Diáconos... 3 Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes! Todos... 4 Louvemos a ele, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus! Congregação... 5 Louvemos o nome do Senhor; pois ele deu ordem, e logo foram criados. Pastor ou Direção... 6 Também ele os estabeleceu para todo sempre; e lhes fixou um limite que nenhum deles ultrapassará. Mulheres... Estamos na presença de Deus, somos a igreja de Jesus Cristo, somos o corpo atuante do Senhor, nossa comunhão fraternal é fruto da graça divina em nossa existência de salvos. Convidado... Honramos a Deus pela igreja de Cristo, pela comunhão fraternal que há entre os irmãos, por fazermos um coro de aleluias ao Senhor... Coro... Louvamos ao Senhor, louvamos desde o céu, louvamos a ele nas alturas. Homens... 7 Louvemos ao Senhor desde a terra, vós, monstros marinhos e todos os abismos;  Salvos... Nós te glorificamos, Senhor Deus, por todos os privilégios que tens nos dado, por termos nos rendido à tua vontade. Mulheres... 8 fogo e saraiva, neve e vapor; vento tempestuoso que executa a sua palavra; Voluntário1... 9 montes e todos os outeiros; árvores frutíferas e todos os cedros; Voluntário2... 10 feras e todo o gado; répteis e aves voadoras; Diáconos... 11 reis da terra e todos os povos; príncipes e todos os juízes da terra; Congregação... 12 mancebos e donzelas; velhos e crianças! Convidado... Honramos a Deus pela igreja de Cristo, pela comunhão fraternal que há entre os irmãos, por fazermos um coro de aleluias ao Senhor... Coro... Louvamos ao Senhor, louvamos desde o céu, louvamos a ele nas alturas. Pastor ou Direção... Rendemos graças a ti, Senhor Deus, pela igreja de Jesus Cristo, pela comunhão fraternal que vivemos nela. Voluntário1... 13 Louvemos o nome do Senhor, pois só o seu nome é excelso; a sua glória é acima da terra e do céu. Todos... 14 Ele também exalta o poder nosso, o louvor de todos nós, seus santos, dos nossos filhos, nós um povo que lhe é chegado. Louvemos ao Senhor! ... Amém
Salmo 148

293A     Cantor Cristão.   DESEJOS ESPIRITUAIS
1.Em mim vem habitar, oh! vem Jesus, em mim fazer brilhar a tua luz!
Eis a minha ambição: ter e sentir, Senhor, mais gratidão e mais amor!

2.Os passos teus seguir eu quero, sim, servir e bendizer até ao fim;
eis o meu anelar, meu ideal maior, contigo andar, ó Salvador!

3.Em meu interior, vem Tu brilhar, faz-me, com mais ardor, da cruz falar.
Reveste o coração de teu excelso amor, de retidão e de fervor!

4.Oh! que consolação a Cristo amar, pois que com tanto amor me quis salvar!
Nada me alegra mais, graça não há maior, que tua paz, ó Salvador!
Tema: Vida Querendo Comunhão com Deus
Este hino está recomposto no HCC: 366
Hino com métrica semelhante ao CC. 41, 213, 293, 352, 372,    

293B     HCC.   FOI NA CRUZ
1.Quando cego, eu andei, bem perdido e vaguei, sempre longe do meu Salvador,
que da glória desceu, e seu sangue verteu, pra salvar-me por seu imenso amor.

CORO.Foi na cruz, foi na cruz, onde um dia eu vi, meu pecado castigado em Jesus.
Foi ali, pela fé, que meu olhos abri, e eu agora me alegro em sua luz.

2.Eu ouvia falar, dessa graça sem par, que do céu trouxe nosso Jesus.
Mas eu surdo me fiz, converter-me não quis, ao Senhor que por mim morreu na cruz.

3.Mas um dia senti, meus pecados e vi, sobre mim o castigo da lei.
Em Jesus me escondi, seu perdão recebi, e refúgio seguro nele achei.

4.Oh, que grande prazer, inundou o meu ser, quando tudo a Jesus confiei!
Vida eterna me deu, e um lar lá no céu, onde sempre com Cristo habitarei.
Tema: Vida de Salvação
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Este hino é rcomposição do CC.396
Hino com métrica semelhante ao HCC.  10, 112, 132, 230, 293, 460,  465, 492, 596,

293C     OH.   MEU CORAÇÃO TODO TE DOU
1.Meu coração Senhor, Meu coração Senhor; Mestre todo te dou, meu coração Senhor.
Meu coração Senhor, teu para sempre sou, Quero te’exaltar, meu ser vou lhe dar.

2.Cristo é meu, e’eu dele, eternamente assim, Sempre exaltando a ele, seu amor a mim.
Cristo é meu e’eu dele, tudo no seu altar. Quero alegra-lo muito, pra servir’e amar.
Tema: Vida de amor e consagração a Deus
Hino cantado também com a melodia do CC.419

293D     DC.   CARTA 1 DE JOÃO
Escrito em 95dC., por João Evangelista, aos salvos na Ásia Menor, dando ensino pastoral, canonizado em 315dC.

INTRODUÇÃO: O PROPÓSITO PARA ESCREVER
Jesus se manifestou de duas maneiras: Palavra(1:1) e Vida Eterna(1:2). Dois Motivos para escrever a Carta (1:3-4)
I. CONDIÇÕES PARA ESTAR EM COMUNHÃO
Desejo de Andar na Luz - Arrependimento
Declaração maior: Deus é luz (=santidade) (1:5). Duas Afirmativas conseqüentes: (1:6)o falso e (1:7)o verdadeiro
Confiança no perdão perfeito – fé... Todos cometemos pecados  (1:8-10). Um Apelo, Um Ensino, Uma Explicação (2:1-2)
II. CONSEQÜÊNCIAS (1) EM QUEM ESTÁ NA COMUNHÃO
Testemunho... Quem conhece Jesus, dá testemunho (2:3-6). O maior testemunho está em relação ao próximo (2:7-11)
Consagração... O grande motivo para consagração: temos dívida com Jesus (2:12).
Outros motivos para consagração: crentes, pais e jovens (2:13-14). Como acontece a Consagração (2:15-17)
Persistência... persistência é uma marca em quem está na comunhão (2:18-19). a ação da Graça para esta persistência (2:20-21,27-28)
Persistência: (v22-23)ante heresias, (v24-26)o que pregam aos salvos
III. CONSEQÜÊNCIAS (2) EM QUEM ESTÁ NA COMUNHÃO
Pureza Pessoal... Tres motivos para querermos esta pureza (2:29-3:2). Marca espontânea de quem está na comunhão (3:3)
Paz com Deus... A Graça providenciou tudo para isto (3:4-5). Quem está na Comunhão, não permanece no pecado (3:6-9)
Isto é uma das conseqüências principais de quem está na Comunhão (3:10)
Amor Fraternal... Amor é sempre necessário e atual (3:11-14). Amor é vivo e ativo, nunca passivo (3:15-18)
Confianças... A Comunhão nos deixa aptos a elas (3:19-20). Duas confianças fundamentais (3:21-24)
IV. CONSEQÜÊNCIAS (3) EM QUEM ESTÁ NA COMUNHÃO
Amor pelos Irmãos (5:1-3). Vitória Sobre o Mundo (5:4-5). Presença do Espírito de Deus (5:6-12)
Certeza de Vida Eterna (5:13). Descanso na Oração (514-15). Libertação de Pecados Habituais  (5:16-21)
V. CUIDADOS DE QUEM ESTÁ EM COMUNHÃO
No Relacionamento com Heresias (4:1-1-6). No Relacionamento com Deus (4:7-10).
No Relacionamento com o Próximo (4:1-21)

294A     Cantor Cristão.   NECESSITADO
1.De Ti, Jesus Senhor, eu tenho precisão, só teu divino amor, dá paz ao coração.

CORO. Ó meu Jesus, comigo, vem estar agora té que no céu contigo, eu vá morar.

2.Oh! dá-me, meu Jesus, fruir teu rico amor, e andar em tua luz, submisso a Ti, Senhor!

3.Vencendo a tentação, contente viverei, sob tua proteção, Ó meu bendito Rei!
Tema: Vida Querendo Comunhão com Deus
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 92, 263, 294
Livro: Se os Hinos Falassem4

294B     HCC.   SOMOS PURIFICADOS NO SANGUE DE JESUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho, Jesus Cristo. Todos... 2.E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Tema: Vida de Salvação
Leitura bíblica: 1 Jo 1.1-3, 5-7

294C     OH.   DESPERTA MEU SER
1.Desperta meu ser, para amar-Te ó Jesus, Desperta meu ser, para derramar-me diante de Ti, Faze-me entender,
Teu amor por mim, E assim, amar-Te mais; Com o desejo de um coração rendido a ti.

2.Desperta meu ser, para mais te obedecer, Desperta meu ser, para menos te entristecer; Faze-me entender,
Tua compaixão, por minh’ alma ingrata e má; Pondo fé no meu coração, pra te adorar.

3.Desperta meu ser, cria em mim motivação. Para te dar, do meu tempo, da minha atenção; Faze-me entender,
as tuas vontades, e todo o teu querer; Quero ser teu instrumento em meu viver.
Tema: Vida de amor e consagração a Deus