Domingo é o Dia do Senhor (Ser Cultuado) - Pr. Clemente Neto Pereira Penha


Tema: Domingo é o Dia do Senhor (Ser Cultuado)

CIMG2853 por f1155b.

Texto: Romanos 12:1

Folha de São Paulo 09/09/2007 publicou o artigo:

Domingo é "Dia do Senhor", e não só tempo livre, diz Bento 16

Publicidade

JUAN LARA
da Efe, em Viena

O papa Bento 16 disse hoje que o domingo é o "Dia do Senhor", denunciou que este dia se transformou em "fim de semana" na sociedade ocidental, e afirmou que, embora o tempo livre seja necessário, "se não tiver um centro, que é o encontro com Deus, acaba sendo um tempo perdido".

Bento 16 fez essa declaração na homilia da missa celebrada na Catedral de São Estevão, em Viena. Milhares de pessoas --cerca de 15 mil, segundo a polícia-- participaram da cerimônia, a maioria da praça e das ruas adjacentes, sob uma incessante chuva.

O sumo-pontífice começou a homilia lembrando a frase dos primeiros cristãos: "Sem o dia do Senhor, não podemos viver". Bento 16 afirmou que as palavras continuam em vigor, já que o homem precisa de um "centro, uma ordem interna e uma relação com Aquele que sustenta nossa vida".

Segundo o papa, sem isso a vida está vazia, pois o domingo não é só um dia de preceito para os cristãos, mas uma necessidade.

Bento 16, que durante sua estada na Áustria falou dos problemas que afetam a sociedade ocidental, acrescentou hoje que a "vida desvairada" de hoje "não dá tranqüilidade às pessoas" e acaba "perdida".

"Em nossa sociedade ocidental, o domingo se transformou em fim de semana, em tempo livre. O tempo livre, especialmente com a pressa com que se vive, é certamente uma coisa necessária", disse.

No entanto, "se esse tempo não tem um centro interior, do qual saia uma orientação, acaba por ser um tempo perdido, que não nos reforça nem nos muda", acrescentou.

O papa disse que o domingo tem que ser um dia de gratidão e de alegria pela criação e que, na época atual, "na qual as intervenções do homem colocam o mundo em perigo", é necessário mais do que nunca dar dimensão a esse dia da semana.

Os textos geralmente citados em defesa da observância do domingo


- “Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana (no Domingo)” (Mar.16:9).
- No Domingo Jesus apareceu para os seus discípulos (Mar.16:14).
- No Domingo, Ele os encontrou em diferentes lugares e em repetidas vezes (Mar.16:1-11; Mat.28:8-10; Luc.24:34; Mar.16:12-13; João 20:19-23).
- No Domingo Jesus os abençoou (João 20:19).
- No Domingo Jesus repartiu sobre eles o Espírito Santo (João 20:22).
- Ele primeiro comissionou para pregarem o evangelho a todo o mundo (João 20:21 e Mar.16:9-15).
- O Domingo tornou-se o dia de alegria e regozijo para os discípulos (João 20:20).
[Adicionalmente, há o argumento de que o Pentecoste ocorreu num domingo (Atos 2:1ss)].

PARA MIM NÃO IMPORTA O DIA, SE É DOMINGO, SÁBADO, OU QUALQUER OUTRO DIA DA SEMANA, O IMPORTANTE E QUE O SENHOR SEJA EXALTADO, SEJA ADORADO, NO CORAÇÃO DAS PESSOAS.

Romanos 12:1 Irmãos peço-vos pelo amor de Deus que se ofereçam a ele como ofertas vivas, santas e agradáveis. É este o verdadeiro culto que lhe devem prestar.

Este texto de Paulo é bastante interessante. Ele fala sobre o verdadeiro culto ao Senhor que nós individualmente temos que prestar. A nossa visão de culto em nossos dias está um tanto quanto fora deste foco que o Apóstolo expressou, vejamos:

Culto é apenas uma reunião de membros as terças, quintas, sábados e domingos.

Infelizmente é essa a visão de muitos membros de nossa igreja sobre o culto. Eles imaginam que o culto é apenas uma reunião qualquer e que cabe a eles freqüentar estas reuniões, muitas vezes apenas para cumprir tabela ou para que o pastor da congregação veja que eles estão presentes e se lembre disto quando houver vacância de algum cargo na Igreja. Outros que tem esta visão usam o culto apenas para se encontrar com os amigos e discutir as últimas novidades. Desta forma eles se portam como os Atenienses por volta do ano 55 AD que desperdiçaram a grande chance que Deus estava lhes dando de ouvirem a Palavra e receberem a Salvação.

Atos 17:21 De fato, tanto os atenienses como os estrangeiros que viviam em Atenas passavam o tempo a ouvir e a contar as últimas novidades.

Essas pessoas têm a capacidade de passar O DOMINGO TODO NAS CASAS, SEM FALAR No culto inteiro conversando como se estivessem em suas casas e muitas destas conversas são frívolas e inapropriadas para um ambiente cristão. Pior, conversam durante a mensagem, negando assim o meio pelo qual Deus escolheu para falar com os homens e se prejudicando a si mesmos por não quererem ouvir a Palavra da Verdade do Evangelho.

1 Coríntios 1:21 Pois, uma vez que Deus fez com que os homens não o reconhecessem pela sabedoria humana, ele achou por bem salvar os crentes por meio da mensagem que anunciamos, mesmo se ela parece uma loucura.

João 8:47 Quem é de Deus escuta as palavras de Deus. Por isso, vocês não me escutam, porque não são de Deus.

O importante do Culto é apenas o Louvor

Muitos têm este pensamento equivocado também. O louvor é importante para preparar os corações para a ministração da Palavra de Deus.

2 Reis 3:15 Agora, tragam-me um músico! Quando o músico começou a tocar o instrumento, o poder do Senhor veio sobre Eliseu;

Portanto o louvor é muito importante, mas a Palavra de Deus mais ainda. Por isso devemos tomar cuidado para não sobrecarregar o culto de louvores e deixarmos pouco tempo para a Palavra. Veja a recomendação de Paulo aos Pastores:

2 Timóteo 4:1, 2 Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há-de vir julgar os vivos e os mortos, e em nome da sua vinda e do seu reino, uma coisa te peço encarecidamente:Prega a palavra; insiste a tempo e fora de tempo; avisa, repreende, exorta com muita paciência e dedicação ao ensino.

Cabe aos ministros de louvor ter o cuidado com a escolha dos hinos que devem se basear na Palavra de Deus e na adoração a Deus e terem cuidado com as suas vidas. Para Deus, mais vale obedecer a sua Palavra, ou seja, ter uma vida pautada pela fidelidade à sã doutrina do que sacrifícios, ensaios, técnicas de voz que de nada adiantarão se o louvor não for recebido nas alturas.

Culto Autêntico

No domingo nós vimos para a igreja somente para cultuar a Desu, O culto autêntico tem como base a nossa disposição voluntária de adorarmos a Deus pela sua misericórdia demonstrada em nós. E isto não necessariamente na Igreja, mas em todos os lugares. Podemos adorar a Deus em nossas casas, no caminho para o trabalho, andando, levantando, quando vamos dormir ou ao fazermos alguma atividade doméstica. Precisamos entender que o nosso culto é constante e perpétuo, pois assim, Deus é adorado nos céus.

Apocalipse 4:8 Cada um dos quatro tinha seis asas e estavam cobertos de olhos por toda a parte, tanto por dentro como de fora. Cantam de dia e de noite sem nunca parar: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir."

Cultuamos a Deus também por meio do nosso testemunho como luz do mundo e sal da terra. A vontade de Deus é que as pessoas ao nosso redor vejam as nossas boas obras e glorifiquem a Deus. E isto é importante também na Igreja onde muitos cristãos não se preocupam de darem bom testemunho se colocando em intrigas, contendas, soberbas e coisas que Deus não se agrada. Veja o que Deus diz sobre o nosso comportamento na Igreja:

Filipenses 2:2 então peço-vos que me dêem a grande satisfação de viverem em harmonia. Estejam unidos pelo mesmo amor numa só alma e nos mesmos sentimentos.

Efésios 5:1, 3e4 Sigam, portanto, o exemplo de Deus, uma vez que são seus filhos queridos. Como crentes em Deus, não consintam que a devassidão ou qualquer espécie de imoralidade ou ganância sejam sequer nomeadas no vosso meio. Também não fica bem dizerem palavras inconvenientes, insensatas ou grosseiras. Palavras de agradecimento a Deus é que devem dizer.

E agora o que Deus diz sobre o nosso comportamento no mundo (comportamento = culto que ministramos com a nossa vida diante de Deus):

"Mateus 5:16 Do mesmo modo, façam brilhar a vossa luz diante de toda a gente, para que vejam as vossas boas ações e dêem louvores ao vosso Pai que está nos céus."

1 Pedro 2:12 Tenham bom comportamento no meio dos que não conhecem a Deus. Desse modo, se eles agora vos acusam como malfeitores, hão de ver o bem que fazem e hão de louvar a Deus no dia do juízo.

Portanto, meus amados, vamos entender que o verdadeiro culto é muito mais profundo do que cantarmos ou tocarmos ou regermos bem ou participarmos assiduamente de um departamento ou fazermos uma visita de vez em quando ou não faltarmos na igreja. O verdadeiro culto envolve a nossa vida e a nossa entrega diária a Deus como o texto básico da nossa meditação em Romanos 12:1 nos ensina. E que devemos já nos reunirmos como Igreja em qualquer culto já com o coração aquecido em nossos lares a bíblia também nos ensina:

Efésios 5:19, 20 Recitem uns com os outros salmos, hinos e cânticos que inspirem devoção. Cantem e louvem ao Senhor com o vosso coração. Dêem graças a Deus, nosso Pai, por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Portanto, meus irmãos, vamos prestar ao Senhor um verdadeiro culto para a nossa edificação e para que o Nome dele seja Glorificado! Amém!