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Organizar a igreja
Ordens da Igreja, Mecklenburg 1650
Por 1526, Lutero encontrou-se cada vez mais ocupado em organizar uma nova igreja. Seu ideal bíblico de congregações 'escolher os seus próprios ministros se revelou inviável.
[ 104 ] De acordo com Bainton: "dilema de Lutero era que ele queria tanto uma igreja confessional baseada na fé pessoal e experiência e uma igreja territorial incluindo tudo em uma dada localidade Se. ele foi forçado a escolher, ele tomaria sua posição com as massas, e esta foi a direção em que ele se moveu. "
[ 105 ] A partir de 1525-1529, ele criou um órgão de supervisão da igreja, estabeleceu uma nova forma de
culto , e escreveu um resumo claro da nova fé na forma de dois
catecismos . Pensamento de Lutero é revolucionário na medida em que é uma teologia da cruz, a negação de toda afirmação: enquanto a cruz está no centro, a construção de sistema de tendência da razão é mantido em cheque, e construção de sistema não degenerar em Sistema.
[ 106 ]
Para evitar confundir ou perturbar as pessoas, Luther evitado mudança extrema. Ele também não deseja substituir um sistema de controlo com outra. Ele concentrou-se na igreja no
eleitorado de Saxony , agindo apenas como um conselheiro para igrejas em novos territórios, muitos dos quais seguiram seu modelo saxão. Ele trabalhou em estreita colaboração com o novo eleitor,
João Firme , a quem ele se virou para a liderança secular e fundos em nome de uma igreja em grande parte despojados de seus bens e rendimentos após a ruptura com Roma.
[ 107 ] Para Lutero biógrafo Martin Brecht, esta parceria "Foi o início de um desenvolvimento questionável e originalmente não intencional no sentido de um governo da igreja sob a soberania temporal».
[ 108 ] O eleitor autorizado a
visitação da igreja, um poder anteriormente exercido por bispos.
[ 109 ] Por vezes, as reformas práticas de Lutero caiu curta de seus pronunciamentos radicais anteriores. Por exemplo, as
instruções para os Visitantes de Freguesia Pastores na Saxónia Eleitoral (1528), elaborados por Melanchthon com a aprovação de Lutero, salientou o papel de arrependimento no perdão dos pecados, apesar da posição de Lutero de que somente a fé assegura a justificação.
[ 110 ] O
Eisleben reformador
Johannes Agricola desafiou este compromisso, e Lutero condenou-o por ensinar que a fé é separada das obras.
[ 111 ] A
Instrução é um documento problemático para aqueles que procuram uma evolução consistente no pensamento e na prática de Lutero.
[ 112 ]
Evangélica Luterana liturgia e sacramentos da igreja
Em resposta a demandas de um alemão
liturgia , Lutero escreveu uma
Missa alemão , que ele publicou no início de 1526.
[ 113 ] Ele não tinha a intenção lo como um substituto para sua adaptação 1523 da missa em latim, mas como uma alternativa para as "pessoas simples . ", um" estímulo público para as pessoas acreditarem e se tornar cristãos "
[ 114 ] Lutero baseou seu pedido no serviço católica, mas omitido "tudo o que cheira de sacrifício"; ea Missa tornou-se uma celebração onde todos receberam o vinho, bem como o pão.
[ 115 ] Ele manteve a
elevação da hóstia e
cálice , enquanto armadilhas, tais como a massa
vestimentas , altar, e velas foram feitas opcional, permitindo a liberdade de cerimônia .
[ 116 ] Alguns reformadores, incluindo seguidores de
Ulrico Zwinglio , considerado serviço de Lutero também papistic; e estudiosos modernos observe o conservadorismo de sua alternativa à missa católica.
[ 117 ] O serviço de Lutero, no entanto, incluído o canto congregacional de hinos e salmos em alemão, bem como de partes da liturgia, incluindo a definição uníssono de Lutero do
Creed .
[ 118 ] Para alcançar as pessoas simples e os jovens, Luther incorporado instrução religiosa para os serviços de segunda a sexta, na forma do
catecismo .
[ 119 ] Ele também forneceu versões simplificadas dos serviços de baptismo e de casamento.
[ 120 ]
Lutero e seus colegas introduziram a nova ordem de adoração durante sua visitação do
eleitorado de Saxony , que começou em 1527.
[ 121 ] Eles também avaliaram o padrão de cuidado pastoral e educação cristã no território. "Deus misericordioso, que miséria Eu vi", Lutero escreveu: "as pessoas comuns sabendo nada da doutrina cristã ... e, infelizmente, muitos pastores são quase não qualificados e incapaz de ensinar".
[ 122 ]
Catecismos
Um retrato do vitral de Luther
Lutero desenvolveu o catecismo como um método de transmitir os conceitos básicos do cristianismo às congregações. Em 1529, ele escreveu o
grande catecismo , um manual para pastores e mestres, bem como uma sinopse, o
Catecismo Menor , a ser memorizada pelo próprio povo.
[ 123 ] Os catecismos prestados fácil de compreender material de instrução e devocional em os
Dez Mandamentos , o
Credo dos Apóstolos , a
oração do Senhor ,
o batismo ea
Ceia do Senhor .
[ 124 ] Luther incorporada perguntas e respostas do catecismo para que os princípios básicos da fé cristã não seria apenas ser
aprendida de cor , "a forma como os macacos fazê-lo ", mas entendeu.
[ 125 ]
O catecismo é uma das obras mais pessoais de Lutero. "Em relação ao plano para recolher os meus escritos em volumes", ele escreveu: "Eu sou muito legal e não em todos ansiosos sobre isso, porque, despertado por uma fome de Saturno, eu preferiria vê-los todos devorado. Pois eu conheço nenhuma delas para ser realmente um livro meu, exceto, talvez, o
Cativeiro da Vontade e do Catecismo. "
[ 126 ] O
Pequeno Catecismo ganhou uma reputação como um modelo de ensino religioso clara.
[ 127 ] Ele continua em uso hoje, juntamente com hinos de Lutero e sua tradução da Bíblia.
De Lutero
Pequeno Catecismo provou especialmente eficaz em ajudar os pais ensinam seus filhos; da mesma forma o
Catecismo Maior foi eficaz para os pastores.
[ 128 ] O uso do vernáculo alemão, eles expressaram o Credo dos Apóstolos no mais simples, mais pessoal
trinitária idioma. Ele reescreveu cada artigo do Credo para expressar o caráter do Pai, do Filho, ou o Espírito Santo. O objetivo de Lutero era permitir que os catecúmenos a se ver como um objeto pessoal do trabalho das três pessoas da Trindade, cada um dos quais trabalha na vida do catecúmeno. Ou seja, Luther representado não como a Trindade uma doutrina a ser aprendida, mas como pessoas a ser conhecido. O Pai cria, o Filho redime, e os santifica Espírito, a unidade divina com personalidades separadas.A salvação se origina com o Pai e chama o crente para o Pai. Tratamento de Lutero sobre o Credo dos Apóstolos deve ser compreendido no contexto do Decálogo (os
Dez Mandamentos ) ea
oração do Senhor , que também fazem parte do ensino catechical Luterana.
[ 129 ]
Tradução da Bíblia
Ver artigo principal:
Luther Bíblia
Lutero publicou sua tradução alemã do Novo Testamento em 1522, e ele e seus colaboradores concluiu a tradução do Velho Testamento em 1534, quando toda a Bíblia foi publicado. Ele continuou a trabalhar no aperfeiçoamento da tradução até o fim de sua vida.
[ 130 ]Outros tinham traduziu a Bíblia para o alemão, mas Luther sua tradução adaptada à sua própria doutrina.
[ 131 ] Quando ele foi criticado por inserir a palavra "somente" depois de "fé" em
Romanos 3:28,
[ 132 ] , ele respondeu em parte:. "[T] ele próprio texto eo significado de St. Paul e necessitam urgentemente de exigi-lo Pois, quanto a própria passagem ele está lidando com o ponto principal da doutrina cristã, ou seja, que somos justificados pela fé em Cristo sem obras da lei, mas quando as obras são tão completamente cortada -... e isso deve significar que somente a fé justifica - quem iria falar claramente e claramente sobre esse corte de distância das obras terá que dizer: 'Somente a fé nos justifica, e não funciona "."
[ 133 ]
Tradução de Lutero usou a variante do alemão falado na chancelaria Saxon, inteligível para ambos os alemães do norte e do sul.
[ 134 ]Ele pretendia que seu vigoroso, linguagem direta para tornar a Bíblia acessível a alemães nosso cotidiano ", para estamos removendo impedimentos e dificuldades para que outras pessoas podem lê-lo sem obstáculos. "
[ 135 ]
Publicado em um momento de crescente demanda por publicações de língua alemã, versão de Lutero tornou-se rapidamente uma tradução popular e influente Bíblia. Como tal, ele fez uma contribuição significativa para a evolução da língua alemã e literatura.
[ 136 ] Mobilado com notas e prefácios por Lutero, e com xilogravuras por
Lucas Cranach que continham imagens anti-papal, que desempenhou um papel importante na disseminação da doutrina de Lutero por toda a Alemanha.
[ 137 ] A Bíblia Luther influenciaram outras traduções vernáculas, tais como
William Tyndale do Inglês Bible (1525 para a frente), um precursor da
Bíblia King James .
[ 138 ]
Hinos
Lutero era um hino-escritor prolífico, hinos de autoria como "Ein feste Burg ist unser Gott" ("
Castelo Forte é Nosso Deus "), com base no
Salmo 46 , e "
Vom Himmel hoch, da Komm ich-la "(" From Céu Acima à Terra I Come "), baseado em Lucas 2: 11-12.
[ 139 ] Luther conectado alta arte e música folk, também todas as classes, clérigos e leigos, homens, mulheres e crianças. Sua ferramenta de escolha para esta ligação foi o canto de hinos alemães em conexão com a adoração, escola, casa, e na arena pública.
[ 140 ] Ele sempre acompanhou os hinos cantados com um alaúde, depois recriados como o
waldzither que se tornou um
instrumento nacional da Alemanha no século 20.
[ 141 ]
Hinos de Lutero eram frequentemente evocada por eventos específicos em sua vida e da Reforma desdobramento. Este comportamento começou com o seu aprendizado da execução de
Johann Heinrich Esch e Voes , os primeiros indivíduos a serem mártires pela Igreja Católica Romana para vistas luteranos, levando Luther para escrever o hino "
Ein neues Lied wir heben um "(" Uma nova canção nós levantamos "), que é geralmente conhecido em Inglês pela tradução de John C. Messenger, o título ea primeira linha" atiradas ao vento negligente "e cantado com a melodia
Ibstone composta em 1875 por Maria C. Tiddeman.
[ 142 ]
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O texto alemão de Ein feste Burg (Castelo Forte ) cantada ao isométrica, mais conhecido arranjo de sua melodia tradicional.
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De Lutero 1524 hino credo "
Wir glauben tudo um einen Gott "(" Nós todos acreditamos em um Deus verdadeiro ") é uma confissão de três estrofe de fé prefigurando 1529 três partes explicação de Lutero do Credo dos Apóstolos no
Pequeno Catecismo . hino de Lutero , adaptado e ampliado a partir de um hino de credo anterior alemã, ganhou o uso generalizado nas liturgias luteranas vernáculas tão cedo quanto 1525. hinários XVI-século Luterana também incluiu "Wir glauben tudo" entre os hinos de catequese, embora hinários do século 18 tendiam a rotular o hino como
trinitária , em vez de catequese, e do século 20 luteranos raramente usam o hino por causa da dificuldade percebida de sua melodia.
[ 140 ]
1538 versão de hinos de Lutero da
Oração do Senhor , "
Vater unser im Himmelreich ", corresponde exatamente à explicação de Lutero da oração no
Catecismo Menor , com uma estrofe para cada um dos sete pedidos de oração, além de abertura e fechamento estrofes. O hino funcionou tanto como um contexto litúrgico da Oração do Senhor e como um meio de examinar os candidatos sobre questões específicas de catecismo. O manuscrito sobrevivente mostra várias revisões, o que demonstra a preocupação de Lutero para clarificar e reforçar o texto e para fornecer uma sintonia adequada de oração. Outros 16th- e do século 20 versificações de Oração do Senhor adotaram sintonia de Lutero, embora textos modernos são consideravelmente mais curto.
[ 143 ]
Lutero escreveu "
Aus tiefer Não schrei ich zu dir "(" From profundezas da miséria clamo a ti ") em 1523 como uma versão de hinos do
Salmo 130 e enviou-o como um exemplo para encorajar os colegas evangélicos para escrever salmo-hinos para uso em adoração alemão. Em uma colaboração com Paul Esperado, este e outros sete hinos foram publicados no
Achtliederbuch , o
primeiro hinário luterano . Em 1524, Lutero desenvolveu seu original é de quatro estrofe salmo paráfrase em uma estrofe de cinco Reforma hino que desenvolveu o tema da "graça" mais plenamente. Porque ele expressou doutrina essencial da Reforma, esta versão expandida de "Aus tiefer Não" foi designado como um componente regular de várias liturgias luteranas regional e foi amplamente usado em funerais, incluindo o próprio Lutero. Junto com a versão de hinos de Erhart Hegenwalt do
Salmo 51 , hino expandido de Lutero também foi aprovada para uso com a quinta parte do catecismo de Lutero, relativa confissão.
[ 144 ]
De Lutero 1541 hino "
Cristo, unser Herr, zum Jordan kam "(" Para Jordan veio a Cristo, nosso Senhor ") reflete a estrutura e substância de suas perguntas e respostas sobre o batismo no
Pequeno Catecismo . Lutero aprovou uma preexistente
Johann Walter sintonia associado a uma configuração de hinos do
Salmo 67 oração 's para a graça;Configuração de quatro partes do Lobo Heintz do hino foi usada para introduzir a Reforma Luterana em Halle em 1541. Preachers e compositores do século 18, incluindo
JS Bach , usou essa rica hino como um assunto para o seu próprio trabalho, embora a sua teologia objetivo baptismal foi deslocado por hinos mais subjetivos sob a influência de Lutheran-final do século 19
pietismo .
[ 140 ]
Lutero escreveu "
Ach Gott, vom Himmel sieh darein "(" Oh Deus, olhe para baixo do céu "). "
Nun komm, der Heiden Heiland "(Agora venha, Salvador dos gentios), com base em
Veni redemptor gentium , tornou-se o principal hino (Hauptlied) para
o Advento . Ele transformou
Um cardine Ortus solus para "
Christum wir sollen Loben schon "(" Agora devemos louvar Cristo ") e
Veni Creator Spiritus para "
Komm, Gott Schöpfer, Heiliger Geist "(" Vinde, Espírito Santo, Senhor Deus ").
[ 145 ] Ele escreveu dois hinos sobre os
Dez Mandamentos , "Dies sind die heilgen Zehn Gebot" e "Mensch, willst du leben seliglich". Seu "
Gelobet seist du, Jesu Christ "(" Louvado seja Ti, Jesus Cristo ") tornou-se o principal hino para o Natal. Ele escreveu para
Pentecostes "
Nun wir den Heiligen Geist mordido ", e aprovou para a Páscoa"
Christ ist erstanden "(Cristo ressuscitou), com base em
Victimae laudes Paschali . "
Mit Fried und ich Freud fahr dahin ", uma paráfrase de
Nunc dimittis , foi destinado para
purificação , mas também se tornou um hino funeral. Ele parafraseou o
Te Deum como "
Herr Gott, dich Loben wir "com uma forma simplificada da melodia. Tornou-se conhecido como o Te Deum alemão.
Hinos de Lutero inspirados compositores a escrever música.
Johann Sebastian Bach incluiu vários versos como
corais em suas
cantatas e baseados
cantatas coraisinteiramente sobre eles, ou seja,
lag Cristo em Todes Banden , BWV 4 , o mais cedo possivelmente 1707, em seu segundo ciclo anual (1724 para 1725)
Ach Gott, vom Himmel sieh darein , BWV 2 ,
Cristo unser Herr zum Jordan kam , BWV 7 ,
Nun Komm, der Heiden Heiland , BWV 62 ,
Gelobet seist du, Jesu Cristo , BWV 91 , e
Aus tiefer Não schrei ich zu dir , BWV 38 , depois
Ein feste Burg ist unser Gott , BWV 80 , e em 1735
guerra Gott mit uns nicht diese Zeit , BWV 14 .
Na alma após a morte
Em contraste com os pontos de vista de
John Calvin [ 146 ] e
Philipp Melanchton ,
[ 147 ] ao longo de sua vida Lutero sustentou que não era falsa doutrina a acreditar que a alma de um cristão dorme depois de ser separada do corpo na morte;
[ 148 ] e , em conformidade, e disputava a interpretações tradicionais de algumas passagens bíblicas, como a parábola do
homem rico e Lázaro .
[ 149 ] Isso também levou Lutero a rejeitar a ideia de tormentos para os santos: "É o suficiente para nós saber que as almas não deixe que seus corpos sejam ameaçadas pelos tormentos e castigos do inferno, mas entrar em um dormitório preparada em que eles dormem em paz. "
[ 150 ]Ele também rejeitou a existência de
Purgatory , que envolveu almas cristãs submetidos a sofrimento penitencial após a morte.
[ 151 ] Ele afirmou a continuidade da identidade pessoal de cada um para além da morte. Em seus
artigos Smalcald , ele descreveu os santos como residindo atualmente "em suas sepulturas e no céu".
[ 152 ]
De Lutero
Comentário sobre o Gênesis contém uma passagem que conclui que "a alma não dorme (
anima não sic dormit ), mas acorda (
vigilat sed ) e experiências visões ".
[ 155 ] Francis Blackburne em 1765 argumentou que
John Jortin descaracterizou essa e outras passagens de Lutero,
[ 156 ] enquanto
Gottfried Fritschel apontou em 1867 que, na verdade, refere-se à alma de um homem "nesta vida" (
enim homo em vita hac ) cansado do seu trabalho diário (
defatigus diurno labore ) que, à noite entra em seu quarto de dormir (
intrat sub noctem em cubiculum suum ) e cujo sono é interrompido por sonhos.
[ 157 ]
Tradução Inglês Henry Eyster Jacobs 'de 1898 lê-se:
- "No entanto, o sono desta vida e que da vida futura diferem, pois nesta vida , o homem, cansado de seu trabalho diário, ao cair da noite vai para o seu sofá, como na paz, para dormir lá, e goza de resto, nem a ele sabe alguma coisa do mal, quer de incêndio ou de assassinato. " [ 158 ]
Controvérsia Sacramentarian eo Colóquio Marburg
Em outubro de 1529,
Filipe I de Hesse , convocou uma assembléia de teólogos alemães e suíços no
Colóquio Marburg , para estabelecer unidade doutrinária nos estados protestantes emergentes.
[ 159 ] acordo foi alcançado em quatorze pontos em quinze, sendo a excepção a natureza da
Eucaristia - o
sacramento da Ceia do Senhor, uma questão crucial para Lutero.
[ 160 ]
Os teólogos, incluindo
Zwingli ,
Melanchton ,
Martin Bucer , e
Johannes Oecolampadius , divergiam sobre o significado das palavras ditas por Jesus na
Última Ceia : "Isto é o meu corpo que é por vós" e "Este cálice é a nova aliança no meu sangue "(
1 Coríntios 11 : 23-26).
[ 161 ] Luther insistiu na
presença real do corpo e sangue de Cristo no pão e vinho consagrados, que ele chamou de
união sacramental ,
[ 162 ] enquanto seus adversários creu em Deus para ser apenas espiritualmente ou simbolicamente presente.
[ 163 ] Zwingli, por exemplo, negou a habilidade de Jesus para estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, mas Luther salientou a
onipresença de sua natureza humana.
[ 164 ] De acordo com as transcrições, o debate às vezes tornou-se confronto. Citando as palavras de Jesus "A carne para nada aproveita" (
João 6,63), Zwingli disse: "Esta passagem quebra seu pescoço". "Não seja tão orgulhoso", Lutero respondeu: "pescoços alemães não quebram facilmente. Este é Hesse, não a Suíça."
[ 165 ] Em sua mesa de Lutero escreveu as palavras "
Hoc est corpus meum "(" Este é meu corpo ") em giz, para indicar continuamente sua posição firme.
[ 166 ]
Epistemologia
Alguns têm afirmado que Lutero ensinou que a fé ea razão eram a antítese no sentido de que as questões de fé não poderia ser iluminada pela razão. Ele escreveu: "Todos os artigos de nossa fé cristã, que Deus nos revelou em Sua Palavra, estão em presença de razão sheerly impossível, absurdo e falso."
[ 168 ] e "[Isso] Razão não contribui em nada para . fé [...] Pelo motivo é o maior inimigo que a fé tem, mas nunca vem em auxílio das coisas espirituais ".
[ 169 ] No entanto, apesar de aparentemente contraditoriamente, ele também escreveu no último trabalho que a razão humana "não se esforça contra a fé, quando iluminado, mas sim faz Avançar e avança-la ",
[ 170 ] trazendo reivindicações ele era um fideísta em disputa. Contemporâneo Luterana bolsa de estudos, entretanto, tem encontrado uma realidade diferente em Lutero. Lutero, em vez pretende separar a fé ea razão, a fim de honrar as esferas separadas de conhecimento que cada entender. Bernhard Lohse por exemplo demonstrou em sua obra clássica "Fides Und Ratio" que Lutero, em última análise procurou colocar os dois juntos. Mais recentemente Hans-Peter Grosshans demonstrou que a obra de Lutero na desaprovação bibilical salienta a necessidade de coerência externa no método exegético direita. Isto significa que, para Lutero é mais importante do que a Bíblia seja razoável de acordo com a realidade fora das escrituras do que a Bíblia faz sentido para si mesmo, que ele tem coerência interna. A ferramenta certa para a compreensão do mundo fora da Bíblia para Lutero não é outro senão Razão que para Lutero denotado ciência, filosofia, história e observação empírica. Aqui uma imagem diferente é apresentada de uma Luther que valorizava profundamente a fé ea razão, e realizou-los em parceria dialético. A preocupação de Lutero, portanto, em que os separa é honrar as suas diferentes esferas epistemológicas.
No Islã
A batalha entre os turcos e os cristãos, no século 16
No momento do Colóquio de Marburgo,
Suleiman, o Magnífico, era
sitiar Viena com uma vasta
Otomano exército.
[ 171 ] Lutero argumentou contra resistindo os turcos em seu 1518
Explicação das Noventa e cinco teses , provocando acusações de derrotismo. Ele viu os turcos como um
flagelo enviado para punir os cristãos por Deus, como agentes da bíblica
apocalipse que destruiriam o
anticristo , a quem Lutero acreditava ser o papado e da Igreja Romana.
[ 172 ] Ele sempre rejeitou a ideia de um
Santo Guerra ", como se o nosso povo era um exército de cristãos contra os turcos, que eram inimigos de Cristo. Isto é absolutamente contrário à doutrina e nome de Cristo".
[ 173 ] Por outro lado, de acordo com sua
doutrina dos dois reinos , Lutero apoiou a guerra não-religiosa contra os turcos.
[ 174 ] Em 1526, ele argumentou em
Quer soldados podem estar em um estado de graça que a defesa nacional é motivo para uma guerra justa.
[ 175 ] Por 1529, em
Da Guerra contra o Turk , ele estava insistindo ativamente imperador
Charles V e ao povo alemão para lutar uma guerra secular contra os turcos.
[ 176 ] Ele deixou claro, no entanto, que a guerra espiritual contra uma fé alienígena era separado, a ser travada através da oração e arrependimento .
[ 177 ] Na época do cerco de Viena, Lutero escreveu uma oração para a libertação nacional dos turcos, pedindo que Deus "dê ao nosso imperador vitória perpétua sobre os nossos inimigos".
[ 178 ]
Em 1542, Lutero leu uma tradução latina do
Alcorão .
[ 179 ] Ele passou a produzir vários panfletos críticos sobre o Islã, o que ele chamou de "o islamismo" ou "Turk".
[ 180 ]Embora Lutero viu a fé muçulmana como uma ferramenta do diabo, ele era indiferente à sua prática: "Deixe o Turk crer e viver como ele quiser, assim como um permite que o papado e outros falsos cristãos vivem."
[ 181 ] Ele se opôs a proibição da publicação do Alcorão , querendo isso exposta ao escrutínio.
[ 182 ]
Controvérsia Antinomian
No início de 1537,
Johannes Agricola (1494-1566) - servindo na época como pastor no local de nascimento de Lutero, Eisleben - pregou um sermão no qual ele afirmou que de Deus
evangelho , não a lei moral de Deus (os
Dez Mandamentos ), revelou a ira de Deus para os cristãos . Com base neste sermão e outras por Agricola, Luther suspeitava que estava por trás de certas Agricola anônimos
antinomianas teses que circulam em Wittenberg. Estas teses afirmou que a lei não é mais a ser ensinado aos cristãos, mas pertencia apenas a prefeitura.
[ 183 ] Lutero respondeu a estas teses com seis séries de teses contra Agricola e os antinomianos, quatro dos quais se tornaram a base para
disputas entre 1.538 e 1540.
[ 184 ] Ele também respondeu a estas afirmações em outros escritos, como seu 1539
carta aberta para Güttel C.
Contra os Antinomianos ,
[ 185 ] e seu livro
Sobre os Conselhos ea Igreja do mesmo ano.
[ 186 ]
Em suas teses e disputas contra os antinomianos, Lutero comentários e reafirma, por um lado, o que tem sido chamado de "segundo uso da lei", isto é, a lei como instrumento do Espírito Santo para trabalhar tristeza sobre o pecado no coração do homem , preparando-o assim para o cumprimento da lei oferecida no evangelho de Cristo.
[ 187 ] Lutero afirma que tudo o que é usado para trabalhar tristeza sobre o pecado é a chamada lei, mesmo que seja a vida de Cristo, a morte de Cristo pelo pecado, ou a bondade de Deus com experiência em criação.
[ 188 ] Simplesmente recusando-se a pregar os Dez Mandamentos entre os cristãos - assim, por assim dizer, a remoção da lei com três cartas da igreja - não elimina o direito acusando.
[ 189 ] Afirmar que a lei - sob qualquer forma -. não deve ser pregado aos cristãos mais seria o mesmo que afirmar que os cristãos não são mais pecadores em si mesmos e que a Igreja é composta apenas de pessoas, essencialmente santos
[ 190 ]
Por outro lado, Lutero também aponta que os Dez Mandamentos - quando considerado não como julgamento condenando de Deus, mas como uma expressão de sua vontade eterna, ou seja, da lei natural - também ensinar positivamente como o cristão deve viver.
[ 191 ] Este tem sido tradicionalmente chamado de "terceiro uso da lei."
[ 192 ] Para Lutero, também a vida de Cristo, quando entendida como um exemplo, é nada mais do que uma ilustração dos Dez Mandamentos, que um cristão deve seguir em sua ou suas
vocações em uma base diária.
[ 193 ]
Os Dez Mandamentos, e os inícios da vida renovada de cristãos que lhes são conferidos pelo sacramento do
batismo , são um presente prenúncio do futuro dos crentes
anjo -como a vida no céu em meio a esta vida.
[ 194 ] de ensino de Lutero os Dez Mandamentos, portanto, tem claras
escatológicas conotações, que, caracteristicamente, para Lutero, não incentivam mundo-voo, mas dirigem o cristão ao serviço ao próximo, nas ocupações diárias comuns deste mundo que perece.
A bigamia de Filipe de Hesse
De dezembro de 1539, Lutero tornou-se implicado na
bigamia de
Filipe I de Hesse , que queria se casar com um dos de sua esposa damas-de-espera. Philip solicitou a aprovação de Lutero, Melanchthon, e Bucer, citando como precedente a poligamia dos patriarcas. Os teólogos não estavam preparados para fazer uma decisão geral, e eles relutantemente aconselhou o
landgrave que, se ele estava determinado, ele deveria se casar secretamente e manter o silêncio sobre o assunto.
[ 195 ] Como resultado, em 4 de Março de 1540, Philip se casou com uma segunda esposa, Margarethe von der Venda, com Melanchthon e Bucer entre as testemunhas. No entanto, Philip foi incapaz de manter o segredo do casamento, e ele ameaçou tornar público o conselho de Lutero. Lutero disse-lhe para "contar uma boa, mentira forte" e negar o casamento completamente, o que Philip fez durante a controvérsia pública subseqüente.
[ 196 ] Na opinião do biógrafo de Luther
Martin Brecht , "dando conselhos confessionário para Filipe de Hesse foi um dos os piores erros que Lutero fez, e, ao lado do próprio landgrave, que foi diretamente responsável por ela, a história principalmente detém Luther responsável ".
[ 197 ] Brecht alega que o erro de Lutero não era que ele deu conselhos pastoral privado, mas que ele calculou mal a implicações políticas.
[ 198 ] O caso causou danos à reputação de Luther duração.
[ 199 ]
Antijudaísmo e anti-semitismo
Lutero escreveu sobre os judeus em toda sua carreira, embora apenas algumas de suas obras tratadas diretamente com eles.
[ 200 ] Lutero raramente encontrado judeus durante sua vida, mas suas atitudes refletiu uma tradição teológica e cultural que viu os judeus como um povo rejeitado culpados de o assassinato de Cristo, e ele viveu dentro de uma comunidade local que havia expulsado os judeus alguns 90 anos anteriores.
[ 201 ] Ele considerou os judeus blasfemos e mentirosos porque rejeitaram a divindade de Jesus, ao passo que os cristãos acreditavam que Jesus era o
Messias .
[ 202 ] Mas Lutero acreditava que todos os seres humanos que se puseram contra Deus eram igualmente culpados.
[ 203 ] Já em 1516, ele escreveu que muitas pessoas "estão orgulhosos com a estupidez maravilhosa quando eles chamam os cães judeus, malfeitores, ou o que eles gostam, enquanto eles também, e de igual modo, não se dão conta de quem ou o que eles são, aos olhos de Deus ".
[ 204 ] Em 1523, Lutero aconselhou bondade para com os judeus em
que Jesus Cristo nasceu judeu e também teve como objetivo de convertê-los ao cristianismo.
[ 205 ] Quando seus esforços na conversão falhou, ele cresceu cada vez mais amargo em direção a eles.
[ 206 ] Em seu 2010 livro
Bonhoeffer: Pastor, Mártir, Profeta, Spy , autor cristão
Eric Metaxas alegou que a atitude de Lutero em relação aos judeus "desvendados juntamente com sua saúde . "
[ 207 ]
Outras grandes obras de Lutero sobre os judeus eram a sua 60,000-palavra tratado
Von den Juden und Ihren Lügen (
Sobre os judeus e suas mentiras ), e
Vom Schem Hamphoras und vom Geschlecht Christi (
Por Nome Santo e do Lineage de Cristo ), ambos publicados em 1543, três anos antes de sua morte.
[ 208 ] Lutero argumentou que os judeus não eram mais o povo escolhido, mas "o povo do diabo", e se refere a eles com violência, linguagem vil.
[ 209 ] [ 210 ] Citando Deuteronômio 13, em que
Moisés ordena o assassinato de idólatras ea queima de suas cidades e da propriedade como uma oferenda a Deus, Lutero pediu um "
Scharfe Barmherzigkeit "(" misericórdia sharp ") contra os judeus" para ver se podemos salvar pelo menos algumas de das chamas ardentes. "
[ 211 ] Lutero defendeu a criação sinagogas em chamas, destruindo judeus
livros de orações , proibindo rabinos de pregar, apreender bens e dinheiro dos judeus, e destruindo suas casas, para que estes "vermes envenenados" seriam forçados ao trabalho ou expulsos "de todos os tempos".
[ 212 ] Na visão de Robert Michael, palavras de Lutero "Estamos em falta em não matá-los" equivalia a uma sanção por assassinato.
[ 213 ] "a ira de Deus com eles é tão intensa", Lutero concluiu, "que a misericórdia gentil só tendem a agravá-las, enquanto a misericórdia nítida reformá-los, mas pouco. Portanto, em qualquer caso, embora com eles! "
[ 211 ]
Lutero falou contra os judeus na Saxónia, Brandenburg e Silésia.
[ 214 ] Josel de Rosheim , o porta-voz judaica que tentou ajudar os judeus da Saxônia em 1537, mais tarde culpou sua situação em "que padre cujo nome era Martin Luther-may seu corpo e alma estar ligada no inferno! -que escreveu e publicou muitos livros heréticos na qual ele disse que quem iria ajudar os judeus estava condenado à perdição ".
[ 215 ] Josel pediu a cidade de Estrasburgo para proibir a venda de anti de Lutero obras -Jewish: eles se recusaram inicialmente, mas fê-lo quando um pastor luterano em
Hochfelden . utilizado um sermão para instar seus paroquianos para assassinar judeus
[ 214 ] A influência de Lutero persistiu após sua morte. Ao longo da década de 1580, os motins levaram à expulsão dos judeus de vários estados luterano alemão.
[ 216 ]
Lutero foi o autor mais lido de sua geração, e na Alemanha, ele adquiriu o status de um profeta.
[ 217 ] De acordo com a opinião dominante entre os historiadores,
[ 218 ] sua retórica anti-judaica contribuíram significativamente para o desenvolvimento do anti-semitismo na Alemanha ,
[ 219 ] e em 1930 e 1940 forneceu um "alicerce ideal" para ataques dos nazistas contra os judeus.
[ 220 ] Reinhold Lewin escreve que quem ", escreveu contra os judeus por qualquer motivo acreditava que ele tinha o direito de justificar-se por triunfalmente referindo-se a Lutero ". De acordo com Michael, apenas sobre cada livro anti-judaica impressa no
Terceiro Reich continha referências e citações de Lutero.
Heinrich Himmler escreveu com admiração de seus escritos e sermões contra os judeus em 1940.
[ 221 ] A cidade de Nuremberg apresentou uma primeira edição de
Sobre os judeus e suas mentiras para
Julius Streicher , editor do jornal nazista
Der Stürmer , em seu aniversário, em 1937; o jornal descreveu-o como o trato mais radicalmente anti-semita que já foi publicado.
[ 222 ] Foi exibido publicamente em uma caixa de vidro nos
comícios de Nuremberg e citado em uma explicação de 54 páginas da Lei ariana pelo Dr. EH Schulz e Dr. R. Frercks.
[ 223 ]
Em 17 de dezembro de 1941, sete protestantes confederações regionais da Igreja emitiram uma declaração concordando com a política de forçar os judeus a usar o
emblema amarelo ", já que depois de sua amarga experiência Luther já tinha sugerido medidas preventivas contra os judeus e sua expulsão do território alemão." De acordo com
Daniel Goldhagen , Dom Martin Sasse, um clérigo protestante líder, publicou um compêndio de escritos de Lutero logo após a
Kristallnacht , para o qual
Diarmaid MacCulloch , Professor de História da Igreja na Universidade de Oxford argumentou que a escrita de Lutero era um "projeto. "
[ 224 ] Sasse aplaudiu a queima de sinagogas ea coincidência do dia, escrever na introdução, "Em 10 de novembro de 1938, no aniversário de Luther, as sinagogas estão queimando na Alemanha". O povo alemão, ele pediu, deveria prestar atenção a essas palavras "anti-semita da maior parte de seu tempo, a warner do seu povo contra os judeus."
[ 225 ]
Judensau na igreja de Wittenberg, construída 1300-1470.
No centro do debate dos acadêmicos sobre a influência de Lutero é se é
anacrônico para ver seu trabalho como um precursor do anti-semitismo racial dos nazistas. Alguns estudiosos vêem influência de Lutero como limitada e uso dos nazistas de seu trabalho como oportunista. O biógrafo
Martin Brecht assinala que "Há um mundo de diferença entre sua crença na salvação e uma ideologia racial. No entanto, sua agitação equivocada teve o resultado do mal que Lutero fatalmente tornou-se um dos" pais da igreja "de anti-semitismo e assim previstas material para o ódio moderna dos judeus, ocultando-o com a autoridade do reformador. "
[ 226 ] Johannes Wallmann argumenta que os escritos de Lutero contra os judeus foram amplamente ignorados nos séculos 18 e 19, e que não houve continuidade entre o pensamento de Lutero e da ideologia nazista.
[ 227 ] Uwe Siemon-Netto concordou, argumentando que era porque os nazistas eram anti-semitas já que reviveu a obra de Lutero.
[ 228 ] [ 229 ] Hans J. Hillerbrand concordaram que se concentrar em Lutero foi adotar uma perspectiva essencialmente a-histórica do anti-semitismo nazista que ignorou outros factores que contribuem na
história alemã .
[ 230 ] Da mesma forma,
Roland Bainton , observou historiador da igreja e Lutero biógrafo, escreveu "Pode-se desejar que Lutero tinha morrido antes mesmo [
Sobre os judeus e suas mentiras ] foi escrito. Sua posição foi inteiramente religiosa e em nenhum aspecto racial ".
[ 231 ] [ 232 ]
Outros estudiosos afirmam que, mesmo se suas opiniões eram meramente
anti-judaica , isto é, em oposição ao judaísmo e sua aderência ao invés de os judeus como um grupo sua violência étnica emprestou um novo elemento à suspeita Christian padrão do judaísmo. Ronald Berger escreve que Lutero é creditado com "germanizar a crítica cristã do judaísmo e anti-semitismo, que estabelece como um elemento fundamental da cultura alemã e da identidade nacional."
[ 233 ] Paul Roseargumenta que ele causou uma "mentalidade histérica e demonização" sobre os judeus para introduzir o pensamento alemão e do discurso, uma mentalidade que poderia ter estado ausente.
[ 234 ]
Alguns estudiosos, como Mark Edwards U. Em seu livro
últimas batalhas de Lutero: Politics and Polêmicas 1531-1546 (1983), sugerem que, desde pontos de vista cada vez mais anti-semitas de Lutero desenvolveu durante os anos de sua saúde se deteriorou, é possível que eles foram, pelo menos em parte, a produto de um estado de espírito em declínio. Edwards também comenta que Lutero muitas vezes deliberadamente utilizada "vulgaridade e violência" para o efeito, tanto em seus escritos condenando os judeus e em diatribes contra os "turcos" (muçulmanos) e os católicos.
[ 235 ]
Desde os anos 1980, denominações Lutheran Church repudiaram as declarações de Martin Luther contra os judeus e rejeitaram o uso deles para incitar o ódio contra os luteranos.
[ 236 ] [ 237 ] Strommen et 1970 levantamento dos luteranos 4.745 norte-americanos do al. envelhecido 15 65 descobriram que, em comparação com os outros grupos minoritários em consideração, luteranos foram os menos prejudicados em relação aos judeus.
[ 238 ]
Representação de Luther
Na década de 1530 e 1540, as imagens impressas de Luther que enfatizavam seu tamanho monumental foram cruciais para a propagação do protestantismo. Em contraste com imagens de santos católicos frágeis, Lutero foi apresentado como um homem corpulento com um "queixo duplo, boca forte, penetrante profundos olhos, rosto carnudo e pescoço agachamento." Ele mostrou-se fisicamente imponente, um igual em estatura aos príncipes seculares alemães com quem ele iria unir forças para espalhar o luteranismo. Seu grande corpo também deixar o espectador sabe que ele não shun prazeres terrenos como beber-comportamento que era um contraste gritante com a vida ascética das ordens religiosas medievais. Imagens famosas deste período incluem as xilogravuras por
Hans Brosamer (1530) e
Lucas Cranach, o Velho, e
Lucas Cranach the Younger (1546).
[ 239 ]
http://en.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther